• Nenhum resultado encontrado

ESPORTES. Vereador cobra atividades físicas em tempos de pandemia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESPORTES. Vereador cobra atividades físicas em tempos de pandemia"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

VALE DO RIO PIRANGA

Sexta-feira

23 de abril de 2021

Edição n° 434 - Ano 9

Ponte Nova - MG

LEIA NESTA EDIÇÃO

SAÚDE

BARRA LONGA

Página 3

Página 7

Matadouro municipal está pronto, mas

sem data para entrar em operação

POLÍCIA MILITAR

Página 14

PM apreende 501

pinos de cocaína

em Viçosa que eram

guardados por menor

Justiça julga

improcedente

ação contra

o Prefeito

Ponte Nova saiu da Onda Roxa e terá comércio flexibilizado

Depois de solicitar à secretaria munici-pal de Esporte, Lazer e Juventude, o relatório de atividades esportivas e físicas desenvol-vidas pela pasta neste período de pandemia do coronavírus, o vereador Wagner Gomides quer atividades físicas monitoradas por videoconferência. Página 16

físicas em tempos de pandemia

anos em 19 de abril. Catito Pescador possui todos

os discos do Rei e não vende a coleção por preço nenhum Página 11 O médico psiquiatra Viniciu Expedito Martins, de 42 anos, morreu num acidente no quilômetro 108 da rodovia MG-265, entre Urucânia e Jequeri, na Zona da Mata, quando o carro que dirigia bateu de frente contra um cami-nhão que transportava porcos. Ele havia termina-do o atendimento em Vi-çosa e se dirigia para casa.

Página 13 Psiquiatria Vinícius Expedito Martins morreu entre as ferragens de seu carro, que ficou totalmente destruído

Psiquiatra morre entre as ferragens, após seu

carro colidir com caminhão de porcos em Jequeri

O Plano Minas

Consci-ente anunciou na

quinta-feira, 22 de abril que 13

das 14 regiões de Minas

Gerais poderão migrar

para a Onda Vermelha,

in-cluindo Ponte Nova. Isto

Ponte Nova vai para Onda

Vermelha nos próximos dias

significa que haverá maior

fllexibilização na

abertu-ra do comércio, incluindo

bares e restaurantes, que

poderão atender clientes

presencialmente.

Página 6

Os profissionais do Gru-po Líder de Comunicação, Ricardo Motta (editor do Líder Notícias) e Batista da

Profissionais do Grupo Líder de Comunicação

são vacinados contra a COVID-19

Rádio

supera TV

e mídias

sociais

quando se

trata de

engajamento

publicitário

Ricardo Motta estava ao lado da sua filha Vivyane quando foi vacinado pela enfermeira Luzia. Batista da Silva foi vacinado no mesmo dia

Silva, apresentador do pro-grama Acorda Vale (Rádio Montanhesa AM 670 Khz) foram vacinados contra

COVID-19 no dia 21 de abril, nas dependências do IFMG. A 2ª dose está marcada para 07 de julho. Página 3

(2)

REDAÇÃO:

Av. Dr. Otávio Soares, 108 - 7º andar Salas 709 a 712 - Edifício Milla Center Palmeiras - Ponte Nova – MG CEP: 35.340-229

FALE COM A REDAÇÃO:

mottaricardo998@gmail.com

Comercial: (31) 3881-9393 (31) 98634-3515

liderpontenova@radiolider.fm.br

EXPEDIENTE:

Editor: Jornalista Ricardo Motta de Almeida

Registro Profissional nº 08902 - DRT/MG

Diagramação: Walter Portela (31) 99147-1949

Ricardo Motta*

JURIDICANDO

Marconi Cunha*

(*) Ricardo Motta é jornalista, escritor e poeta. Ambientalista desde 1977

Adilson Bombassaro

Analista de Economia e Política

OPINIÃO

MEIO AMBIENTE

O coronavírus é letal: cuide-se!

A mulher está sem máscara e passa a ideia de que sorri. O líder do movimento, Glauco Martins, retira a sua para se comunicar com os que tiveram coragem de participar do movimento. O mote do protesto era: “igreja aberta também salva”. Embora tenha a cer-teza de que foi um ato fora de propósito, eu sou a favor da manifestação, pois faz parte da democracia e não deve ser reprimida. A pluralidade de opiniões deve ser mantida. “Prefeito, por favor, pense com carinho. No mínimo, porta aberta sem culto presencial. Só pra atendimento. Tiramos as cadeiras”, relatou Glauco Martins que é Apostolo da Igreja Filhos de Deus.O prefeito Wagner Mol Guimarães manteve-se irredutível vel e ain-da disse: “o verain-dadeiro encontro de Deus com as pessoas acontece no coração”.

O mais preocupante é que os participan-tes do manifesto traziam bandeiras de Israel, país governado por um primeiro-ministro denunciado por corrupção, além de ser um país conhecido por matar seus irmãos pales-tinos sem dó nem piedade. Pior: tinha uma bandeira brasileira com metade do símbolo de Israel cortando o celeste da pátria brasi-leira. Vendo a manifestação, não tive dúvida de que o fundamentalismo religioso chegou a Ponte Nova!

Em decisão assinada na quinta-feira, 15 de abril, 02 (dois) dias antes do protesto em Ponte Nova,o ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, revogou liminar concedida por ele próprio, em 03 de abril, que autorizava práticas religiosas em tem-plos e igrejas durante a pandemia da COVID-19, desde que atendidos os protocolos sanitá-rios.

Em 08 de abril, o plenário do STF, por 9 x 2, havia cassado a sua liminar e dias depois ele (Nuno Marques) entendeu que deveria

Fundamentalismo religioso chega a Ponte Nova

com protestos para reabertura de templos

adotar o critério de que abertura de templos é competência de estados e municípios, por causa da pandemia do coronavírus, que já matou mais de 135 pessoas em Ponte Nova e mais de 380 mil em todo país.

A questão da abertura do comércio ou outro local, me parece uma discussão cada vez mais acalorada. Do meu lado, já escrevi que os governantes fizeram a população de cobaia e eles próprios foram cobaias, por não entenderem nada do que estava acontecen-do: o coronavírus é realmente letal.

Por exemplo: desrespeitaram a Constitui-ção e leis nacionais em pelo menos 02 (duas) ocasiões: proibiram idosos de andar gratui-tamente nos ônibus, colocando os “velhos” como párias e perigosos, pois eram do grupo de risco. E hoje, eles não são? Estão morrendo mais pessoas entre 29 ano e 50 anos.

Outro desrespeito flagrante, arremeten-do o país à época da Ditadura Militar foi o decreto do Toque de Recolher, ato típico de ditadores, só que com votos. Outras besteiras: proibir vendas de bebidas, proibir consumo em público, exigência de CPFs e proibir visitas de familiares. E agora, vem este pro-testo para reabrir templos religiosos, local de aglomerações.

Olá.

Ainda na análise das novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sancionadas em outubro de 2020 através da Lei Federal 14.071/2020, hou-ve outras mudanças, a começar pelo exame toxicológico para as categorias C, D e E, que obri-ga os condutores com idade inferior a 70 anos a realizar o exame a cada dois anos e meio e, os superiores de 70 anos, a cada três anos, antes da reno-vação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além dis-so, se o exame der positivo, o condutor terá a suspensão do direito de dirigir por três me-ses, sem contar que, ao renovar a CNH, se o condutor não hou-ver feito o exame ou for pego dirigindo em tal situação, após 30 dias do fim do prazo, a multa é gravíssima e bem salgada.

Uma novidade: agora a CNH pode ser utilizada tanto em meio físico ou digital, bastan-do baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Ainda nas novas regras de trânsito!

Em relação às crianças,

no-vas regras. Crianças com até 10 anos e com altura inferior a 1,45 m devem seguir no banco de trás e em cadeira adequada, sob pena de multa de R$ 299,43 e mais sete pontos na habilita-ção. Em motocicletas, o trans-porte de crianças menores de 10 anos é proibido. Além dis-so, agora é obrigatório que o motociclista transite com o fa-rol aceso, o tempo todo, além do capacete com viseira ou com óculos de proteção.

Quanto ao instituto da ad-vertência, esta deve ser por escrito e aplicada aos que co-metem infrações leves ou mé-dias, desde que seja a primeira em 12 meses, e não depende da autoridade de trânsito.

Outra novidade: os órgãos

de trânsito deverão implantar o Sistema de Notificação Ele-trônica (SNE) sendo que, caso o condutor opte por utilizar tal serviço, o mesmo será notifica-do eletronicamente e terá des-conto de até 40% no pagamen-to das multas.

Agora os motoristas e moto-ciclistas deverão reduzir a ve-locidade ao ultrapassar ciclis-ta em via pública. Nestes tem-pos de pandemia, os ciclistas aumentaram e muito. Portan-to, cuidado!

Por fim, o prazo para iden-tificação do condutor infrator passou de 15 para 30 dias, as-sim como o prazo para defesa prévia de notificações, conta-dos da data da expedição da notificação. Ficamos por aqui. Abraço!

Taxa de comodidade

é abusiva

Dia desses fiz pedido a super-mercado para en-trega delivery. Compras no valor de 162 reais. No cupom foram acres-cidas as taxas de entrega 7 reais e 5 reais de taxa de comodidade. Não conhecia essa proeza e até que me expliquem a que se destina, permaneço indignado. Expli-co: neste momento o que mais se prega é o fique em casa, evite aglomeração, álcool gel etc. Quando o estabelecimento não colabora para que o consumi-dor não saia de casa, a taxa de comodidade é um despropósi-to. O valor de 13 reais de taxas é equivalente a 2 kg de feijão ou 3 de arroz, ou óleo de cozinha, um 1 kg de filezinho de frango congelado etc., que leva o consu-midor a sair para as compras por questões econômicas. Mi-lhões de brasileiros passam por dificuldades. A falta de renda atinge 25 milhões de trabalha-dores informais e quase 15 mi-lhões de desempregados.

A pandemia ainda vai du-rar bom tempo. A solidarieda-de não posolidarieda-de ser relegada a plano secundário. Existe mui-ta gente passando necessida-de. Adaptar-se ao novo cenário é mais do que obrigação. O momento sugere que fornece-dores estejam imbuídos do es-pírito solidário e de cidadania. Se não há cortesia por parte do supermercado para a entrega grátis, é justo que se pague o motoboy. Ele está se expondo para defender o sustento da família. Mas engolir essa taxa de comodidade, não dá!

Sou defensor do compre aqui para gerar emprego/ren-da e tributos para a ciemprego/ren-dade. A crise gerada pelo coronavírus vem mudando o perfil do con-sumidor. Pesquisa da

“Spen-ding Pulse”, um in-dicador de vendas no varejo que abrange todos os tipos de pagamen-tos, indica que no ano passado o e-commerce brasi-leiro teve um cres-cimento de 75% quando comparado ao ano anterior. Isso se deu após o início do isolamento social. Se os negócios desanda-ram para a maioria dos lojistas, abriu novas oportunidades para o comércio eletrônico. Atu-almente nesse tipo de atendi-mento se compra de tudo com frete grátis. Se for produto de consumo regular o fornecedor oferece o serviço de entrega programada mediante cadas-tro do produto, prazo e forma de pagamento. As entregas são rápidas e os preços são compe-titivos quando comparados aos praticados no comércio local.

Esse é o desafio do momen-to e dos próximos dois anos. Dinheiro pouco leva o consu-midor a buscar as melhores alternativas para as compras. O comércio eletrônico precisa ser entendido e enfrentado com estratégias que motivem o con-sumidor a buscar localmente opções de escolha, preço e pa-gamento. Buscar sensibilizar o consumidor para a importân-cia de prestigiar o comércio local, por si só, é pouco. É pre-ciso mais que isso. Boa parte da grande massa consumidora está sem renda. Voltar a ter ganho regular pode levar um tempo. Quando a pandemia for controlada nada maia será igual. É preciso começar a reinventar a economia e torcer para que a política não afunde o barco. O dinheiro está curto e o consumidor arredio. Neste momento o consumidor luta com o que tem, e resiste até a taxa de comodidade.

(3)

Teófilo e Fernando de Zé de Teca carregam a bandeira de Barra Longa, cidade que vão administrar até 31 de dezembro de 2024

Galpão do IFMG receberam os nascidos entre 1954 e 1956 para serem vacinados

Empresários foram ao gabinete do prefeito em busca de alternativas em tempos de pandemia

A juíza da 225ª Zona Elei-toral, Dayse Mara Sillveira Baltazar julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pela coligação “Barra Longa de Amor -Tansparente e Compe-tente” (PSDB-Cidadania-Patri-ota), do candidato a prefeito Mário Antônio Coelho contra a coligação “De mãos dadas com o Povo” que venceu as eleições tendo como prefeito eleito e empossado Fernando José Car-neiro Magalhães, o Fernando de Zé Teca (PDT-PTB-MDB..

A coligação que perdeu as eleições argumentava que houve compra de votos, inclu-sive com distribuição de gaso-lina. A magistrada sentenciou que os autores não consegui-ram provar nada e que os vídeos juntados na ação apenas mos-travam pessoas amontoadas, mas nada de concreto ficou comprovado. “isto posto, não tendo os autores feito prova da alegada captação ilícita

Justiça julga improcedente pedido da oposição de Barra

Longa contra o atual prefeito Fernando de Zé de Teca

Barra Longa tem cerca de 06 mil habitantes e é banhada pelos rios do Carmo e Gualaxo do Norte

de sufrágio, torna-se inviável a imposição das duras penas do Inciso XIV do artigo 22 da Lei Complementar nº 64/90, sob pena de amesquinhar a higidez do processo demo-crático”, sentenciou.

Os advogados de Fernando de Zé de Teca, Marconi Cunha e Gilson Alves Freitas conse-guiram convencer com fatos e depoimentos de envolvidos. Os vídeos foram considerados “imprestáveis para análises judiciais, que levou a juíza de Ponte Nova, que responde pela 225ª Zona Eleitoral, na qual a cidade de Barra Longa está inserida, que os autores agiram com má-fé.

Fernando de Zé de Teca, do

Mais 100 pessoas (cálculo aproximado dos organizado-res), fiéis de igrejas evangéli-cas e possivelmente alguns católicos, realizaram protesto no Centro Histórico, nas pro-ximidades da Prefeitura de Ponte Nova. O fato aconteceu em 17/04, pela manhã sob o lema “Igrejas também salvam vidas” eles seguiram em carreata partindo do Bairro Palmeiras.

Um dos organizadores do protesto, Glauco Martins Fernandes/Apóstolo da Igre-ja Filhos de Deus, disse que a intenção do ato era sensibi-lizar o prefeito Wagner Mol Guimarães da importância da reabertura dos templos. “Prefeito, por favor pense com carinho. No mínimo

Protestos de evangélicos pedem reabertura

dos templos, mas o prefeito ficou irredutível

porta aberta sem culto presen-cial. Só pra atendimento. Ti-ramos as cadeiras”, relatou Glauco com publicação da jor-nalista Clarissa Guimarães (Facebbok).

O prefeito Wagner Mol Guimarães argumentou que a decisão de manter os templos fechados é uma decisão im-portante e que não fere dispo-sitivos constitucionais.O pre-feito disse que os templos per-manecerão fechados e que, agora, não é o momento. “Man-teremos apenas as lives. Ain-da não é momento para aber-tura. Consciência, isolamen-to, uso de máscaras e lava-gem das mãos. O verdadeiro encontro de Deus acontece no coração”. Veja artigo de Ricardo Motta na página 2

Manifestantes exibiam a bandeira brasileira dividindo o azul com a Estrela de Davi, da bandeira de Israel

A Prefeitura de Ponte Nova promoveu, nessa quarta-fei-ra (14/04), reunião com os empresários para fomentar uma agenda de trabalho para o reconhecimento do Estado de Minas Gerais de cadeias produtivas existentes no Mu-nicípio, que são denomina-das Arranjos Produtivos Lo-cais/APL.

Com o reconhecimento pelo Estado desta cadeia produtiva, o APL consegue apoio e suporte de vários seguimentos e insti-tuições públicas e financeiras para o desenvolvimento e o avanço desta cadeia no Muni-No dia 21 de abril, feri-ado nacional em homena-gem ao herói mineiro e nacional, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, a secretaria municipal de Saúde (Semsa) procedeu nova rodada para imuni-zação contra a COVID-19 para as pessoas com idade entre 65 e 68 anos, 1ª e segunda doses. Os profis-sionais de saúde fizeram a aplicação das doses de Astrazeneca (1ª dose) e CoronaVac (2ª doses), no campus do Instituto Fede-ral de Minas Gerais (IFMG), localizado na Praça José Emiliano Dias, parte baixa

Profissionais do Grupo

Líder de Comunicação são

vacinados contra a COVID-19

do Centro Histórico (Cen-tral).

Os profissionais do Gru-po Líder de Comunicação, Ricardo Motta (editor do Líder Notícias) e Batista da Silva, apresentador do pro-grama Acorda Vale (Rádio Montanhesa AM 670 Khz), estiveram no local e rece-beram a 1ª dose e só retor-nam para a 2ª dose em 07 de julho, conforme procedi-mento adotado pela Semsa. No local, que recebeu mais de 100 pessoas, o Rotary Clube fazia coleta de produ-tos alimentícios para con-fecção de cestas básicas para pessoas carentes.

cípio, atraindo novas empre-sas e investimentos, agregan-do cursos para formação de mão de obra especializada no local e gerando empregos e renda para o Município.

Estiveram presentes o Pre-feito Wagner Mol, a Secretaria de Planejamento e Desenvol-vimento Econômico Sandra Brandão e os empresários e representantes das empresas: Carlos Mafia (Laticínios Porto Alegre), Desidério Custódio (Frigorífico Saudali), Carlos Bartolomeu e Rafael Bartolo-meu (BCR), José Bueno (comer-cial Bueno e hospitais).

Empresários reúnem-se

com prefeito com vistas aos

Arranjos Produtivos Locais

PDT, foi eleito com teve 56,47% dos votos. Foram 2.342 votos no total. O candidato derrotou Mario Antônio Coelho, que fi-cou em segundo lugar com 43,53% (1.805 votos). A elei-ção em Barra Longa, ocorrida em 15 de novembro do ano passado (2020) teve 20,43% de abstenção, 1,95% votos brancos e 6,12% votos nulos. Fernando de Zé de Teca tem 56 anos, é solteiro e declarou ao TSE a ocupação de trabalha-dor rural. Ele não declara ne-nhum bem como patrimônio. O vice é Teófilo (PTB), que tem 66 anos. Os 02 (dois) fazem parte da coligação “De Mãos Dadas Com o Povo”, formada pelos partidos PDT, PTB e MDB.

(4)

@paroquiasantoantonio – Bem-vin-do Padre João!

@jardelcarvalholocutor – Hoje tem

o tricampeão! @julioalmeidamg – Davi no estilo! @ramiresmiro – Feriado

Parabéns Lulu

Ao lado de amigos e familiares, o simpático Luiz Ricardo (Lulu) feste-jou mais um ano de vida. Na foto, ele aparece ao

lado da sua amiga, Bell Araújo, que organizou a confraternização. Deseja-mos muitos anos de vida, saúde e felicidades!

Fred Brum

Quem soprou as velinhas em 20 de abril foi o ex-prefeito de Urucânia e advo-gado, Fred Brum. Ao lado dos amigos e familiares, Fred comemorou a data com muita felicidade. Desejamos muita paz, saúde e inúmeras conquistas. Parabéns, Fredão!

Reconhecida pela sua humildade, carisma e tra-balho pelos mais necessita-dos, a vice-prefeita de Rio Casca, Leidinha Mucida, comemorou mais um ani-versário em 20 de abril. Ela recebeu o abraço do amigo e prefeito Adriano, dos servi-dores municipais e da po-pulação de Rio Casca, Para-béns, Leidinha!

Leidinha

Mucida

Selma Cristina

Nossos parabéns para vereadora

de Rio Doce e profissional de

enfer-magem, Selma Cristina, pela

passa-gem do seu aniversário em 20 de

abril. Além do trabalho com

vereadora, Selma atua na linha de

frente de combate ao coronavírus

como enfermeira da rede municipal

de saúde de Rio Doce. Desejamos

muitos anos de vida e sucesso!

(5)

Por causa da pandemia da COVID-19, alunos do Colégio Municipal estão participando de videoconferência com a Escola da Legislativo

Vereador Zé Osório continua fazendo requerimentos para melhorar a infraestrutura do Bairro Nova Copacabana

Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Ponte Nova promoveu na primeira semana de abril uma videoconferência que contou com a participação de cerca de 120 estudantes dos 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fun-damental do Colégio Municipal (Escola Municipal José Maria da Fonseca) A iniciativa partiu da professora Maria Madalena, que está desenvolvendo com os alu-nos conteúdos relacionados aos 03 (três) poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Participaram da videoconfe-rência os vereadores Wagner Gomides, coordenador técnico da EL e Antônio Carlos Pracatá (MDB), presidente da Câmara, e Coordenador de Ensino da EL, o

Escola do Legislativo tem atendimento

virtual para escolas de Ponte Nova

servidor Ricardo de Melo. Além da professora Maria Madalena, pela Escola Municipal José Maria da Fonseca participaram tam-bém o supervisor pedagógico Frances Lopes e a vice-diretora Andreiza Irias.

Entre as abordagens feitas com os estudantes foram trata-dos assuntos relacionatrata-dos às funções do Poder Legislativo e dos vereadores e a tripartição dos poderes. Houve também a apresentação dos 13 vereadores e do site do Legislativo ponte-novense.

“Estudar a forma como o espaço é controlado pelas insti-tuições políticas do nosso país, no caso os três poderes e enten-der as funções específicas de

atuação em cada esfera de poder é um grande salto para formar cidadãos ativos, participativos e críticos”. Disse a professora Ma-ria Madalena, quando agrade-ceu participação dos alunos, dos seus colegas super-visores e dos palestrantes.

O projeto intitulado “Câmara em Movimento: Bate Papo com a Escola” já havia acontecido nos mesmos moldes com alu-nos da Escola Nossa Senhora Auxiliadora e tem solicitações de novos atendimentos e maniftação de interesse de outras es-colas. A programação de novas edições será feita de acordo com a compatibilidade de agenda dos vereadores e das escolas soli-citantes.

Um novo estudo realizado pela Edison Research em parceria com a NPR mostra que os ouvintes de rádio (AM /FM) estão mais envolvidos com uma mensagem publicitária transmitida pelo veículo do que os telespectadores e usuários de mídias sociais em anúncios presentes nessas outras pla-taformas. 64% dos entrevistados afirmaram ter ouvido rádio e costumam ficar atentos à publicida-de. Apenas os ouvintes de podcasts contam com um índice aproximado ao rádio nesse quesito.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 13 e 21 de janeiro de 2021 e é relacionada a todo o território dos Estados Unidos, ou seja, tem alcance nacional. Entre os consumidores que estão atentos à publi-cidade, apenas o podcasts (com 65%) e a audiência específica da NPR (que é uma rádio pública dos EUA, com 67%) superaram os valores apresenta-dos pelo rádio. A Edison destaca que o áudio em geral superou o streaming de TV e clipes on-line (58%), televisão ao vivo ou gravada (56%) e mídia social (51%) quando o assunto é atenção à men-sagem comercial.

A publicidade no Rádio brasileiro A publicidade veiculada no Rádio brasileiro, sem qualquer sistematização e, principalmente, sem considerar as características da linguagem do

Rádio supera TV e mídias sociais quando

se trata de engajamento publicitário

veículo, mostrava-se enfadonha, talvez por isso chamada de “reclames”. As agências de publicida-de passaram a elaborar textos específicos para o Rádio e mais adequados à divulgação dos produ-tos de seus clientes..

Com o investimento publicitário as emissoras de rádio começam a desenvolver e popularizar sua programação, contratando “corretores de recla-mes”, responsáveis por “alugar” o tempo publicitá-rio dos programas aos comerciantes e industriais que se instalavam no país a almejavam progresso. O vereador Dr. Wellerson

Mayrink (PSB) usou a Palavra Livre da reunião plenária virtual de segunda-feira dia 19/04, para comentar sobre requerimento de sua autoria. No documento, o parlamentar solicita ao presi-dente da Mesa Diretora a disponi-bilização da interpretação em Libras (Língua Brasileira de Si-nais) em todas as reuniões públi-cas da Câmara.

“Os surdos são um público-alvo de grande importância para nós, social e econômico, e na ver-dade, ele merece é a inclusão social, para nós. Eu gostaria muito

Interpretação de Libras em todas

as reuniões da Câmara Municipal

que sejamos exemplo para todas as outras repartições públicas. Mediante isso, presidente, eu re-forço o pedido de avaliação desse investimento”, reiterou.

Ainda durante a Palavra Li-vre, o parlamentar disse que existem várias denúncias de descumprimento do atendimen-to prioritário das pessoas porta-doras do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nas filas de vacinação no município. “Eles têm a possibilidade e o direito de passarem na frente”, lembrou o vereador. Por fim, informou que as reuniões Comissão Espe-cial COVID-19 serão realizadas de 15 em 15 dias, para possibili-tar que o Poder Executivo tenha prazo para resposta dos ofícios do grupo.

Cobrada a extensão de rede de

esgoto no Bairro Nova Copacabana

Durante a Palavra Livre da reunião plenária virtual da úl-tima segunda-feira (19), o ve-reador Zé Osório (PSB) contou que se reuniu com o diretor do DMAES (Departamento Muni-cipal de Água, Esgoto e Sane-amento) para tratar sobre di-versos assuntos, entre eles a necessidade de ampliar a ca-pacidade da rede de esgoto da Rua José Paulo dos Santos, no bairro Progresso.

Zé Osório pediu a substitui-ção de canos das redes do DMAES que estão quebrados no Bairro Nova Copacabana e também comentou sobre as outras demandas da região. “Visitamos as ruas Maria Ignácia de Almeida e Profes-sor Marçal Antônio Coelho, conversamos com os

morado-res, levamos para eles que nos-sa luta em prol da comunida-de do Nova Copacabana vem desde o primeiro mandato

nos-so: a questão da extensão de rede, a questão da finalização do calçamento de algumas ruas”, explica.

(6)

po

nte nov

a e va

le do rio piranga

Em Viçosa, moradores poderão obter até 90¢ de descontos no IPTU ou renegociar dívida em 36 meses

Em tempos de pandemia, Semash reforça quadro de profissio-nais assistenciais

O plenário virtual da Câmara de Ponte Nova aprovou, após 02 (duas) reuniões em 15/04, proje-to de auproje-toria do Poder Executivo, que autoriza a Prefeitura de Pon-te Nova a repassar R$ 300 mil ao Hospital Nossa Senhora das Do-res. De acordo com a exposição de motivos da proposta, o recur-so é destinado a ações de vigilân-cia, alerta e resposta à emergên-cia de COVID-19.

Naquela data, comissões co-meçaram a análise de outro pro-jeto do Poder Executivo pedindo autorização para o repasse de R$ 540 mil ao mesmo hospital para a complementação do cus-teio de leitos clínicos destinados ao atendimento de pacientes contaminados pelo coronavírus. O recurso, segundo a exposi-ção de motivos do projeto, será para despesas com água, ener-gia, internet, celular, materiais

Câmara aprova repasse de R$ 300 mil

para o Hospital Nossa Senhora das Dores

de escritório, materiais de lim-peza, materiais descartáveis, materiais de consumo, alimen-tação, exames de COVID-19,ser-viços de terceiros, serCOVID-19,ser-viços de frete, pagamento de pessoal,

insumos, plantões da equipe médica, plantões da equipe de fisioterapia, medicamentos, equipamentos de proteção indi-vidual, equipamentos e materi-al permanentes.

Foram publicados em 20 de abril, terça-feira passada no site da Prefeitura de Ponte Nova, os editais 01, 02 e 03 que correspondem aos processos

Semash de Ponte Nova publica

edital para contratação de

profissionais da área assistencial

seletivos para preenchimento de vagas de Educador/Cuidador, assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais na secreta-ria municipal de Assistência

So-cial e Habitação. Objetivo, se-gundo informações, é reforçar o quadro destes profissionais para atendimentos às pessoas de baixa renda que sofrem com a pandemia.

Coincidentemente os verea-dores Guto Malta (PT); Suellenn Fisioterapeuta e Wagner Gomides, ambos do PV; Sérgio Ferrugem (Republicanos), Zé Roberto Júnior Rede); Wellerson Mayrink (PSB) e Antônio Carlos Pra-catá (MDB) protocolaram requerimento em 19/04, que foi aprovado pelo plenário da Câ-mara Municipal, em que solici-tam ao Poder Executivo infor-mações sobre a existência de estudos para a inserção de as-sistentes sociais e psicólogos na rede municipal de Educação Básica.

O prefeito de Viçosa, Rai-mun-do Nonato CarRai-mun-dos (PSD), sancio-nou na sexta-feira passada, 16 de abril, a Lei 2.891/2021, que insti-tuiu o Programa de Recuperação Fiscal do Município de Viçosa (Refis). A medida referente ao Imposto Predial e Territorial Ur-bano (IPTU) foi tomada por cau-sa da pandemia da COVID-19. A aprovação pela Câmara ocorreu no dia anterior, 15/04.

O PL nº 006/2021 é de auto-ria do próprio chefe do Executivo e permite o refinanciamento de dívidas pela população mais afe-tada economicamente pela crise financeira que ocorre durante o período de pandemia. Além dis-so, de acordo com o Executivo, o Refis tem o objetivo de facilitar a quitação de débitos do Municí-pio com o Fisco Municipal.

Conforme estabelece a Lei

Câmara de Viçosa aprova projeto que reduz

valor do IPTU com descontos até de 90%

2.891/2021, a opção pelo Refis pode ser feita até o dia 29 de junho e o pagamento pode ser feito à vista ou em até 36 vezes, com descontos que variam de 30% a 90% nos juros e nas

multas. Os contribuintes inte-ressados em aderir ao Refis IV devem procurar a secretaria municipal de Fazenda ou entra-rem em contato pelo telefo-ne (31) 3892-8219.

A partir deste sábado, 13 das 14 macrorregiões de Saúde do Estado esta-rão na Onda Vermelha do plano “Minas Consciente”. A decisão foi tomada on-tem, dia 22/04, durante reunião do Comitê Extra-ordinário COVID-19, gru-po que se reúne semanal-mente para avaliar a situ-ação da pan-demia no es-tado. Com isso, Ponte Nova entra para a Onda Verme-lha e decreto municipal deverá ser editado nesta sexta-feira, 23/04.

O grupo decidiu pelo avanço para a Onda Ver-melha das macrorregiões Centro, Centro-Sul, Leste, Leste do Sul, Oeste e Vale do Aço. Assim, permanece-rá por mais uma semana na onda roxa - com funciona-mento apenas dos serviços essenciais - somente a macror-região Nordeste, que está com 99% de ocu-pação da UTI. Desde sába-do, dia17/04, 07 (sete) das 14 macror-regiões do Esta-do já haviam progrediEsta-do para a onda vermelha.

Do ponto de vista das

Ponte Nova entra para a

Onda Vermelha conforme

o Plano Minas Consciente

microrregiões, 09 (nove) das 89 continuam na Onda Roxa. Além das 04 (qua-tro) micros que compõem a região Nordeste, metade da região Centro segue com medidas mais rígidas. São elas: Guanhães, Itabira, João Monlevade, Ouro Pre-to e Sete Lagoas. Outras micro poderão avançar para a faixa amarela. São elas: Manga/Januária, Araçuaí, Diamantina, Ser-ro, Patrocínio/Monte Car-melo, São Sebastião do Pa-raíso.

Volta às aulas O Comitê Extraordiná-rio COVID-19 também dis-cutiu a volta às aulas no Estado. A deputada esta-dual Laura Serrano (PSDB) participou da reunião e apresentou estudo sobre os benefícios da abertura das escolas. Ela defendeu que o mesmo ocorra o mais breve possível pensando no benefício dos estudan-tes a longo prazo, desde que seguidas as normas sa-nitárias.

(7)

Mônica Cheloni e o prefeito Wagner Mol Guimarães com a licença ambiental do Matadouro Municipal, liberada em junho de 2019

Prefeitura terminou as obras, mas pendências atravancam a entrada em operação

Dia 24 de outubro de 2020, às 11 h, o Líder Notíci-as e o Canal Reis, empresNotíci-as do Grupo Líder de Comuni-cação, entrevistaram o pre-feito Wagner Mol Guima-rães, que era candidato à reeleição. Era a última da série prevista para todos os candidatos. Coincidente-mente, Wagner, que seria último por ordem alfabéti-ca, também ganhou no sor-teio o direito de encerrar a programação que havia co-meçado com no dia 13 de outubro, com o candidato

Quase vinte anos depois, Matadouro

Municipal ainda não entrou em operação

Associação dos Comerciantes de Carnes alega pendências, mas Prefeitura contesta

do Partido Trabalhista Bra-sileiro (PTB), Carlos Tiago. Entre as perguntas for-muladas pela editoria do Líder Notícias, foi indaga-do ao chefe indaga-do Poder Execu-tivo, qual era a situação das obras do Matadouro Muni-cipal. Ele (Wagner) respon-deu que as obras estavam prontas e que ele (o Mata-douro Municipal) entraria em operação, “nos próximos dias, antes do fim ano”. Dis-se ainda que o contrato com a Associação dos Comerci-antes de Carnes de Ponte

Nova (ACCPN), presidida pela empresária do ramo de açougues, Mônica Cheloni, seria assinado (e foi) para que a operação ficasse sob sua responsabilidade.

A história não teve fim em 2020 e ainda está longe de terminar. É o que garan-tiu Mônica Cheloni em con-tato que teve com a editoria do Líder NotíciasLíder NotíciasLíder NotíciasLíder NotíciasLíder Notícias no sába-do passasába-do, 17 de abril. “Hou-ve um erro no licenciamento ambiental do poço artesia-no, pois sua profundidade atestada pelo Instituto

Mi-neiro de Gestão das Águas (IGAM) era maior do que a descrita no projeto. Tive que contratar técnicos para re-solver os problemas. O maquinário para que o Matadouro Municipal en-tre em funcionamento já foi adquirido pela ACCPN, mas temos que aguardar”, disse apreensiva a presidente da entidade.

Em 2002, com inter-me-diação do promotor de Jus-tiça, Sérgio de Castro Mo-reira dos Santos do Minis-tério Público de Minas Ge-rais, começaram as negoci-ações e os debates para a construção da obra, que teve o local (Ribeirão) defi-nido pelo Conselho Munici-pal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema). O MP promoveu 02 (duas) audiências públicas com a comunidade do Ribeirão, zona rural de Ponte Nova, à direita do KM 1 do Anel Ro-doviário, sentido Ponte Nova a Belo Horizonte.

O Líder Notícias entrou em contato com a assesso-ria de comunicação da Pre-feitura de Ponte Nova que mandou a seguinte nota: “o escopo de responsabili-dade da Prefeitura, que foi acordado com a

Associa-ção, está disponível para iniciar o funcionamento. Toda construção foi acom-panhada por membros da ACCPN. O empreendimento encontra-se licenciado e com projeto pré-aprovado

pelo SIM (Serviço de Inspe-ção municipal), condicio-nado a ajustes, que não fo-ram feitos pois a Prefeitura está aguardando definição e momento da instalação dos equipamentos”.

Herdeiro da Fazenda Massangano coordena

recuperação de nascentes com apoio da Renova

De forma online e gratuita, o Instituto Abrapala-vra está promovendo em Santa cruz do Escalvado o projeto “Contos de Lá nos Cantos de Cá” desde o dia 21 de abril, quarta-feira passada, com apresentações artísticas, bate-papo e cursos de formação para os atingidos pela Barragem de Fundão (Caso Samarco). O projeto foi aprovado através do edital Doce e conta com apoio da Fun-dação Renova. Todas as ativi-dades contam com emissão de certificado.

No dia 21 de abril, às 19h30min foi transmitido através do Youtube (Instituto Cultural Abrapalavra) e pelo Facebook (Aline Cântia), o evento “Uma prosa sobre Edu-cação e Cultura Popular”, com participação da contadora de histórias e pesquisadora Ali-ne Cântia e do contador Sebas-tião Farinhada.

Amanhã, 24 de abril, às 19h30min, Aline Cântia e os músicos Chico do Céu e Sebas-tião Farinhada apresentam “Histórias, cantigas e prosa boa”, também através do Youtube (Instituto Cultural Abrapalavra) e Facebook (Ali-ne Cântia). Será uma noite de

“Contos de Lá, Cantos de Cá” chega a Santa

Cruz do Escalvado pelas mãos da Renova

narração de histórias, música brasileira e conversas sobre a tradição oral do nosso povo. Para estas duas primeiras ati-vidades, o público poderá dei-xar o email para receber o cer-tificado de participação.

Em 28 de abril, às 19h, ha-verá o workshop de elaboração de projetos culturais e sociais com instrução de Fernando

Chagas, Aline Cântia e Tatiane Soares. As inscrições são reali-zadas pelo link https:// bityli.com/projetosculturais e os participantes inscritos ga-nharão certificado. As ativida-des continuam em maio, com rodas de conversa sobre pro-dução cultural, divulgação de podcasts, oficina de narração de histórias, entre outros.

Juba, Sr. Sebastião e Leo Massangano, na Fazenda Massangano Ao fundo, o burro Curió carregando os mourões em uma carroça

Leonardo Fernandes Ro-drigues Caetano é graduado em Administração pela Uni-versidade Veiga de Almei-da e pós-graduado em meio ambiente pela UFRJ (Univer-sidade Federal do Rio de Ja-neiro-Coppe). Leo Massanga-no, como gosta de ser chama-do, mora na sede da antiga Fazenda Massangano, onde dedica seu tempo na recupe-ração de nascente, após apoio

da Fundação Renova que ce-deu 250 mourões de euca-lipto imunizado, grampos de cerca e arames farpado e liso. Segundo Leo Massanga-no, a recuperação da área começou ainda em 2011 com apoio do Codema e da secre-taria municipal de Meio Am-biente (Semam), que cedeu mudas para a recuperação de área degradada, com a cessão de mudas de árvores

nativas. “A área que era uma voçoroca (grandes bu-racos) está recuperada e agora estamos cerando o polígono da parceria para proteger definitivamente as nascentes”, disse entusias-mado Leo Massangano, neto de Dimas Massangano.

O serviço está sendo al-cançado com apoio de um homem de 80 anos (Sebasti-ão) e Juba, dono do burro Curió, que transportou os mourões até ao local do cercamento. A Fazenda Mas-sangano fica após o Povoado Massangano, área rural de Ponte Nova, à direita da BR 120, a 09 quilômetros do Gavetão.

Leo Massangano é servi-dor público lotado na coorde-nação de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária da UFRJ. Tem formação técnica de nível médio em Edificações pelo Centro Federal de Edu-cação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET) de Ouro Pre-to. Leo Massangano trabalhou na Prefeitura de Ponte Nova, antes de ir para o Rio de Ja-neiro. Atualmente ele está cedido ao campus de Ponte Nova do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

(8)

DERMATOLOGIA

Deborah Torres*

(*) Deborah Torres é Médica e Psicóloga, atua na área de Dermatologia Clínica e Estética

(31) 3891-9552

deborahpctorres@gmail.com deborahpctorres

Crianças já estão sendo vacinadas nos PSFs de Ponte Nova

COVID-19 E VACINA CONTRA A GRIPE

Vacinação contra a gripe Influenza: crianças

têm prioridade em relação aos idosos

Começou no dia 12 de abril a campanha nacional de vaci-nação contra a gripe na rede pública de saúde. A campa-nha busca prevenir a conta-minação pelo vírus influenza, um dos principais causado-res de doenças causado-respiratórias no país, e deve se estender até 09 de julho. Cada municí-pio fica responsável por defi-nir o Dia D, como foi o caso de Ponte Nova que começou no dia 14 de abril, mas seguindo a determinação do Ministé-rio da Saúde.

Este ano, porém, o Ministé-rio da Saúde alterou a ordem dos grupos prioritários para evitar conflitos com o calendá-rio de vacinação contra a COVID-19. Em 2021, serão 03 três) fases. A 1ª começou em 12/04 a termina em 10 de maio, quando são vacinadas as crian-ças de 06 meses a menores de 06 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes,

Por não existirem estudos sobre a aplicação conjunta da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 é recomendado que os imunizantes sejam aplica-dos com um intervalo de, no mínimo, 14 dias. Se houver a possibilidade, a vacina contra o novo coronavírus deve ser priorizada – sem esquecer a da gripe após o período indicado. No contexto atual, a vacina

puérperas, povos indígenas e profissionais da saúde. Na se-gunda fase,que começa em em 11 de maio, com término em 08 de junho serão vacinados os idosos e professores.

Pelo calendário, há a previ-são de uma 3ª fase que vai começara em 09 de junho e terminar em 09 de julho. Neste perído receberão a imuniza-ção contra a Influenza mpessoas com comorbidades, pessoas

com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodovi-ário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros da For-ças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas, funcio-nários do sistema prisional, população privada de liberda-de e adolescentes e jovens en-tre 12 e 21 anos em medidas socioeducativas.

Os idosos têm prioridade para vacinar contra COVID-19 e depois de 14 dias podem se vacinar contra a gripe Influenza

contra a influenza é ainda mais importante para evitar a ocorrência de duas epide-mias ao mesmo tempo, visto que o sistema de saúde brasi-leiro já está bastante sobre-carregado. Além disso, pode facilitar o diagnóstico de COVID-19, considerando que os sintomas das duas doenças são bem parecidos.

Na hora de tomar a vacina,

o ideal é evitar horários de pico nos postos de saúde, levar ape-nas um acompanhante (se ne-cessário) e manter o distancia-mento social, o uso de másca-ra e a higienização das mãos com álcool gel. No período da campanha, as unidades de va-cinação também farão a atuali-zação da caderneta de imuni-zação.

Conforme definido no in-forme técnico do Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, que totaliza mais de 79,7 milhoÞes de pessoas, até 9 de julho de 2021. Em 2020, a ação chegou superar essa meta, atingindo 95,7% do grupo prioritário.

O que vai dentro da vaci-na? Todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) in-vestiga quais são os tipos de vírus Influenza que estão cir-culando pelo mundo para de-finir as cepas que a vacina da-quele período vai combater. É por isso que o imunizante pre-cisa ser dado anualmente.

Esse é o termo dado às dores e às linhas hori-zontais que se formam no pescoço pelo posicio-namento cervical quan-do ficamos com o celular na mão.

Então fique atento(a) à sua postura enquanto

Você já ouviu falar

em “tech neck” ou

“pescoço tecnológico”?

estiver acessando o Ins-ta-gram, Facebook, no-tícias, WhatsApp... são tantas as demandas ho-je em dia que esse tem-po olhando para baixo pode realmente influen-ciar na forma como o seu pescoço envelhece!

(9)

CANAL REIS ESTÁ NO AR DE SEGUNDA A SÁBADO - De: 08h até 12h

QUADROS DO PROGRAMA CANAL REIS

Secretária Legal; Medicina Geral com Dr. Bransildes Terra; Horóscopo com previsões astrológicas

de seu signo; Aniversariantes do Dia e Sorteio de Brindes.

Broncas e reclamações de qualquer órgão nós respondemos. É só ligar para 3881-5339: DMAES,

Pre-feitura, Polícia, Correios, operadoras de telefonia, lojas, DEER, Governo do Estado, cartão de crédito e bancos.

Estes classificados são divulgados de segunda a sábado no horário de 8h até 12 horas em 03

(três) blocos no programa Canal Reis, apresentado

pelo radialista/jornalista Afonso Reis, com produ-ção técnica e sonoplastia de Pedro Luiz, o Pedrão.

SECRETÁRIA LEGAL DA SEMANA

Vende-se terreno no Bairro Anna Florência - 99931-6441 Vende-se restaurante no Centro Histórico - 98510-5317 Vende-se casa Bairro São Judas Tadeu - 98102-2860 Vende-se casa na Vila Oliveira - 99610-4433 Vende-se casa Bairro Novo Horizonte - 98370-9237 Vende-se máquina de lavar - (31) 3881-7289 Vende-se máquina de costura - 98478-6257 Vendem-se janelas - 98708-1384 Vende-se bicicleta - 97167-1040 Vendem-se telhas - 99747-8570 Vende-se cama - 98845-0600 Vende-se guarda-roupas - 98663-6440

O ano era 1997, o jovem Fernando Drumond, que atual-mente é o repórter do Líder Notí-cias, morava no Rio de Janeiro e fazia curso de teatro com Luciano Bastos, hoje artesão na mística São Tomé das Letras, cidade do Sul de Minas, e Vanesa Goulart, neta da famosa Nicete Bruno (morreu de COVID-19) e do ator Paulo Goulart. Fernando atuou em várias peças de teatro em Ponte Nova, nos anos 1990, antes de ir conhecer as praias cariocas.

Vanesa Goulart, Fernando Drumond e o artesão Luciano Bastos em foto de 1997

Resgate histórico e cultural

com Fernando Drumond

Vanesa Goulart é atriz, atuou em várias novelas e filmes e rece-beu da Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (APETESP) o prêmio de revelação em 1985, por sua atuação em A Cegonha Boa de Bico. Ainda jovem atuou na tele-novela Ti Ti Ti, da Rede Globo). “Tenho muita saudade daqueles tempos do curso de teatro, mas minha vida agora é de repórter e.. pronto!”, disse Fernando Dru-mond.

(10)

As redes para a captação do esgoto estão sendo construídas pelo DMAES

Em sua terceira reporta-gem sobre a zona rural de Ponte Nova, o Líder Notícias traz importantes informações sobre a comunidade rural de Santa Helena, que depois de receber água tratada, com cai-xa d’água cercada, plantio de árvores no seu campo em 2020, iluminação e calçamen-to, agora terá esgoto captado, com fossa séptica, pelo Depar-tamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES). Começou em 13 de abril, os serviços de captação de esgo-tamento sanitário das casas dos moradores do (*) Povoado Santa Helena, zona rural de Ponte Nova. Os resíduos serão enviados, inicialmente para o ribeirão que corta o local. Em tempo ainda não definido, os esgotos serão tratados em fos-sa séptica, segundo informa-ções da direção do DMAES. As redes de captação atenderão cerca de 20 residências e o prazo para o término é de cer-ca de 20 dias.

“Com isso, a

probabilida-PONTE NOVA RURAL

Vereador Zé Osório e os servidores do DMAES conversam com moradores em Santa Helena

DMAES interliga redes de esgotos na

comunidade rural de Santa Helena

(*) Dalessandra Delvaux “ A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procu-re à sua volta”. (Buda)

Talvez esse seja o grande aprendizado da vida, enten-der que o nosso equilíbrio só depende de nós. Somos se-res complexos e nos deixa-mos envolver por emoções que desestabili-zam todo nosso organismo, abrindo brechas para que doenças físicas e emocionais se ins-talem. Gostamos de estar no controle e por isso temos o hábito de culpar as pessoas por nossa incapacidade de manter o equilíbrio.

Decepcionamo-nos com facilidade, muitas vezes por criar expectativas, idealizan-do o outro. É preciso enten-der que somos únicos e por isso cada um só pode ofere-cer aquilo que tem. As expec-tativas fazem parte apenas do nosso ponto de vista, sem considerar o do outro.

A nossa natureza é divi-na, existe uma centelha de amor dentro de cada um, ou seja, na forma primária so-mos todos iguais, feitos da mesma matéria. São as esco-lhas e atitudes que nos tor-nam diferentes. Ser leve, gentil e empático permite que a paz nos preencha por-que atraímos por ressonân-cia o que vibramos.

Este momento é uma in-crível oportunidade de re-flexão, a vida oferecendo

Nas ondas da Paz

uma pausa, nos desafiando a compreender o sentido da existência. Nunca precisa-mos tanto uns dos outros, mesmo quando estamos iso-lados. As orações, terapias, o diálogo, a paciência, o amor ao próximo, a frater-nidade se tornaram ferra-mentas essenciais para se-guir em frente. Estamos aprendendo a olhar além de nós mesmos, respeitan-do as dificuldades e desafi-os que cada ser tem. Somdesafi-os todos um, e juntos podemos muito.

Estar em paz é compre-ender a individualidade, ser você em sua essência e respeitando a individuali-dade dos outros. Não dê a ninguém o poder de tirar a sua paz!

Amor, serenidade e paz!

(*) Dalessandra Delvaux é mestre em Reiki (Usui), mestre em Karuna Reiki, Barras de Access, regenera-ção celular, auriculoterapia, terapeuta floral e aromate-rapia. Escreve na quarta semana de cada mês.

de de proliferação de ratos, pernilongos e muriçocas di-minui consideravelmente, melhorando a qualidade de vida dos mais de 100 mora-dores. Nosso objetivo é pre-servar o meio ambiente, pro-movendo desenvolvimento sustentável em todo municí-pio, disse o Diretor-geral (DMAES), Anderson Roberto Nacif Sodré.

Nas redes sociais, o verea-dor Zé Osório (PSB), informou que esteve na comunidade e agradeceu ao Diretor-geral do DMAES, Anderson Sodré, ao diretor de Distribuição, Jessé França, e a todos os servidores que estavam trabalhando na construção. “Agradeço a toda equipe do DMAES que reali-za a canalireali-zação de todo esgoto. Este é o resultado do meu trabalho como verea-dor desde o ano passado”, disse Zé Osório.

O parlamentar municipal disse que a próxima etapa será a regularização fundiária para que todos os moradores

pos-sam registrar seus imóveis em cartório. Zé Osório aproveitou para informar que o local já tem água tratada, iluminação da via pública e calçamento das 02 (duas) colônias exis-tentes, após indicações feitas por ele na Câmara Municipal. (*) O Povoado Santa Hele-na fica a 08 (oito) quilômetros do perímetro urbano de Ponte

Nova, na margem esquerda da BR 120. São mais 04 (quatro) quilômetros de estrada de chão. Os moradores eram per-tencentes a uma das colônias de trabalhadores da antiga Fazenda Vau Açu ou Usina Santa Helena. A fazenda era propriedade do Padre João do Monte de Medeiros, o funda-dor de Ponte Nova.

A importância da internet nos dias de hoje está cada vez mais evidente. Justamente por isso, o Sebrae preparou uma pesquisa, com mais de 04 (quatro)mil produtores rurais de todo o Brasil, para enten-der os hábitos digitais desse público. A partir das 22 ques-tões realizadas, foi possível entender mais sobre a utiliza-ção dos meios digitais pelos produtores rurais compreen-dendo que tipo de meio de acesso é utilizado (computa-dor ou celular), a disponibili-dade para realização de cur-sos online e utilização da internet para controle admi-nistrativo do seu negócio e divulgação por meio das re-des sociais.

O objetivo da pesquisa foi identificar o grau de acesso à tecnologia da informação e

co-O produtor rural e as tecnologias de informação

municação (tic) por parte do agronegócio, com 4.467 pro-dutores rurais entrevistados. Os dados foram coletados atra-vés de entrevistas por telefone (C.A.T.I.). O período de campo da pesquisa aconteceu entre os dias 29 de março e 12 de abril de 2017, com atualizações anu-ais.. A amostra foi distribuída

entre as 27 Unidades Federati-vas; o erro amostral máximo é de 1,5% para resultados naci-onais e o Intervalo de Confian-ça é de 95,0%.

A pesquisa foi motivada pela sanção da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, ainda em 2006, que traz be-nefícios para o produtor

ru-ral. Assim como os demais profissionais, tanto o agricul-tor, quanto o produtor pode-rão optar pela formalização. No entanto, a atividade rural deve ser mantida, como prin-cipal ofício.

Anote aí os artigos 6º e 7º,que permitem: artigo 6º: permite que tanto o agri-cultor quanto o produtor pos-sam licenciar suas atividades apenas apresentando ao ór-gão competente os dados pes-soais, sem que precise apre-sentar documentação que comprove a atividade; artigo 7º: explica que os municípios devem emitir o Alvará de Fun-cionamento Provisório ao agri-cultor e ao produtor, para que estes iniciem suas atividades após se formalizarem. Isso, se o grau de risco da atividade não for considerado alto.

(11)

Alberto Catito Emerick Serrano com o LP original Roberto

Carlos, o Inimitável, que ele ganhou do pai há 53 anos

Recorte de jornal da época mostra fotos e textos sobre a realização do Show Liberdade

Tiradentes é um exemplo de

como heróis são construídos

O passado não abre a sua porta e não pode entender a nossa pena. Mas, nos campos sem fim que o sonho corta, vejo uma forma no ar subir serena: vaga forma, do tempo desprendida. É a mão do Alferes, que de longe acena. Eloquência da simples despedida: “Adeus! que trabalhar vou para todos!…” (Esse adeus estremece a minha vida.)

Cecília Meireles

Em 1953, a escritora Cecília Meireles imortalizou o sonho de liberdade dos Inconfidentes na obra literária Romanceiro da Inconfidência. A populari-dade e uso da imagem de Tiradentes foi reforçada em 1960, quando o presiden-te Juscelino Kubitscheck ofici-alizou a cerimônia do dia 21 de abril que ocorre todos os anos em Ouro Preto, mas antes ele inaugurou Brasília. Dia 21 de abril tornou-se feriado nacio-nal há 56 anos: 1965 em diante.

Entre tantos personagens históricos brasileiros, a figura, ou, pelo menos o nome de Tiradentes, talvez seja a mais conhecida entre a população brasileira. Afinal, ninguém mais possui um feriado nacio-nal em homenagem à sua morte. Joaquim José da Silva Xavier era dentista, tropeiro, minerador, comerciante, mili-tar e ativista político brasileiro. Ele vivia entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, onde foi enfor-cado em 21 de abril de 1792, no Campo da Lampadosa, hoje denominado Praça Tiradentes.

Ninguém simplesmente nasce um herói. São as ações realizadas em prol de uma causa que transformam uma pessoa comum em um perso-nagem histórico digno de lem-brança e homenagens. No caso de Tiradentes, mais do que a sua participação na In-confidência Mineira, foi o fato de ter sido o único punido com a morte que o colocou visível aos olhos da história.

Quando foi enforcado e esquartejado, em 1792, o Bra-sil ainda era colônia de Portu-gal. Por isso, seus atos e os dos demais inconfidentes eram tidos como subversivos. Isso por que, segundo a lei do perí-odo, haviam cometido o cri-me gravíssimo de lesa-majes-tade (traição ao rei). “Em 1792, já se dizia, não abertamente, que os inconfidentes de Minas eram qualificados como trai-dores porque perderam. Caso tivessem vencido, seriam he-róis”, explica o professor Luiz Carlos Villalta, do departamen-to de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na celebração dos 200 anos da Inconfidência Minei-ra, ocorrida em 21 de abril de 1992, a extinta Rádio Visão, hoje Rádio Montanhesa AM 670 Khz, promoveu o “Show Liberdade”, mas por proble-mas políticos, o show com artistas de Ponte Nova, expo-sição e leituras de poemas so-bre o herói brasileiro aconte-ceu em Santa Cruz do Escal-vado, após negociações do diretor da emissora Ricardo Motta com o prefeito Luiz Cláu-dio Vasconcellos.

Na biblioteca da respeitá-vel Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, repousa um raro exemplar de um livreto em francês, publicado em 1892 por ocasião do primeiro cente-nário da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o mártir da Incon-fidência Mineira. Foi escrito pelo brasileiro Montenegro Cordeiro, nascido em 1861, em

200 anos da morte de Tiradentes: extinta

Rádio Visão promoveu “Show Liberdade”,

mas em Santa Cruz do Escalvado

Campos, no Norte Fluminen-se, mas que desde cedo fixou residência em Paris. Na con-tra-capa, a informação de que a obra fez parte da coleção de Alphonse Aulard, professor da Sorbonne, considerado um dos maiores estudiosos da Revolução Francesa.

Montenegro Cordeiro valo-riza os últimos dias de Tiradentes, sem perder de vista o contexto que o levou à forca. Preso na noite de 10 de maio de 1789, numa casa na Rua dos Latoeiros no Rio de Janeiro, atual Gonçalves Dias, o alferes foi imediatamente levado para uma fortaleza na Ilha das Co-bras. Ficou preso e incomuni-cável em uma pequena cela, de onde só sairia 1.072 dias de-pois, em 17 de abril de 1792, para a Cadeia da Relação, de-pois demolida para dar lugar à Câmara dos Deputados, hoje Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio.

Ele é pescador, tem o mes-mo nome do pai, Alberto, mas ganhou o apelido de Catito. Herdou do pai, Serrano, o mes-mo gosto pelas músicas de Roberto Carlos, o Rei. “Ganhei o primeiro disco em 1968: Roberto Carlos, O Inimitável, das mãos do meu pai. Eu ti-nha apenas 03 (três) anos de idade e jamais deixei de ouvir e colecionar os discos de Roberto Carlos. Para mim, ele é o melhor do mundo”, disse Catito que mora no Bair-ro Copacabana, onde foi cria-do. A entrevista foi realizada na praça do bairro no dia 18 de abril, um dia antes de Roberto Carlos completar 80 anos.

No Brasil, Roberto Carlos ganhou homenagens em to-das as redes de TV e Rádio pelo e pelo mundo afora. Três livros chegam ao mercado neste ano em que o cantor com-pleta 80 anos. A construção da imagem de ídolo desde a Jo-vem Guarda e o olhar da im-prensa sobre a carreira são analisados nos livros: Roberto Carlos - Por isso essa voz ta-manha, de Jotabê Medeiros;

ROBERTO CARLOS 80 ANOS

Ponte Nova tem um dos maiores colecionadores dos

discos do Rei: Alberto Serrano, o Catito Pescador

de cultura, indagou dele como se pode conservar discos de mais de 50 anos. Catito disse que todos os Lps (vinil) e ou-tros de 78 rotaçlões, em goma-laca, têm plásticos protetores nas capas e nos discos. “peri-odicamente dou uma geral nos discos, uso silicone e faço trabalho com aspiradores de pó e ventiladores, além de usar material para combater fungos e carunchos. Meus dis-cos não têm preço, enquanto eu for vivo, pode escrever: não vendo, não dou e nem empresto. Depois que eu mor-rer, aí é com minha filha”, sinaliza Catito.

Roberto Carlos chegou no dia 19 de abril de 2021, aos 80 anos com obra indestrutível na memória musical brasilei-ra. Poucos compositores no Brasil e no mundo são donos de cancioneiro do qual se pode tirar – sem esforço – 80 músi-cas cantaroláveis pelo públi-co. No caso de Roberto Carlos , um público que viveu nos anos 1960, 1970 e 1980 – décadas em que os lançamen-tos dos álbuns anuais do can-tor mobilizavam a audiência nacional. Segundo dados extraoficiais, Roberto Carlos vendeu mais de 140 milhões de discos (entre vinis e cds).

Aqui ele aparece com uma caixa de Lps do Rei e seu último lançado em 2018, mantendo o vinil

Os novos livros sobre a trajetória de Roberto Carlos vai agitar o mercado editorial e atiçar os fãs

Querem acabar comigo - Da Jovem Guarda ao trono, a trajetória de Roberto Carlos na visão da crítica musical, de Tito Guedes e Roberto Carlos Outra Vez, de Paulo César Araújo.

Alberto Emerick Serrano, o Catito, é um sujeito simples, mas sua predileção pelo can-tor Roberto Carlos é mesmo de quase fanatismo. Quem costu-ma sentar na praça ao lado de sua casa, Rua Copacabana, nos fins de semana, pode ouvir durante horas o desfile musi-cal do Rei, com direito a músi-cas gravadas em italiano, fran-cês, inglês. E, pasmem: em ára-be! “Isso mesmo, Roberto Carlos gravou um disco em ára-be. Gravou também em latim (músicas sacras) e espanhol. Ele ganhou tantos festivais. Por isso, acho que ele mesmo o Rei da Música”, afirma categórico o fã de carteirinha do autor nascido em Cachoeiro do Ita-pemirim, cidade do interior do Espírito Santo e autor de mais de 600 músicas.

O editor do Líder NotíciasLíder NotíciasLíder NotíciasLíder NotíciasLíder Notícias e responsável por esta página

(12)

po

nte nov

a

e va

le do piranga

Menores infratores são assistidos em unidades socioeducativas, como a de Juiz de Fora

Secretário Rogério Greco (à frente) visita obras na unidade

prisional de Ubá Em Ponte Nova, a Onda Roxa permanece com o comércio em sistema porta afora

COMÉRCIO

A secretaria de estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lançou em 16/04 o edital para concurso de Assis-tente Executivo de Defesa So-cial-Auxiliar Educacional. São 211 vagas de nível médio para cargos efetivos nas unidades socioeduca-tivas de todo o Estado, sendo 21 delas reser-vadas a pessoas com deficiên-cia. O salário é de R$ 1.750,10 para 40 horas de trabalho se-manais, podendo ser cumpri-das em escalas de plantão. A seleção ocorre em 02 (duas) etapas: uma prova objetiva de

EMPREGO À VISTA

Secretaria de Justiça de MG lança concurso

com 211 vagas para unidades socioeducativas

Está previsto para este ano (2021) concurso para policiais penais (ex-agentes penitenciários)

múltipla escolha e uma avali-ação psicológica.

As inscrições só se inici-arão em 16 de junho e vai até dia 16 de julho por meio do site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pes-quisa (IBGP), empresa orga-nizadora do cer-tame. Dúvidas devem ser enca-minhadas, exclusivamente, para contato@ibgp.org.br. O valor de inscrição é de R$ 73,97. Candidatos desempre-gados ou com limitações fi-nanceiras poderão requerer a isenção da taxa, entre 09 h de 16 de junho e 23h59 de 18 de

junho pelo site www.ibgp-concursos.com.br.

Este é o primeiro de 03 (três) concursos previstos pela Sejusp em 2021. Estão autorizados, pela secretaria de estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), outros 02 (dois) cer-tames para cargos efetivos de policiais penais (ex-agentes penitenciários) e de agentes socioeducativos para as uni-dades que cuidam de meno-res infratomeno-res em recolhimen-to provisório determinado pela Justiça.

A conclusão da nova unidade de Ubá ampliará em 11% o total de vagas de toda a região. A capacidade do local será de 388 presos. Toda a estrutura de alve-naria está pronta e a obra está na fase de acabamento, faltando detalhes como pintura, piso, guaritas, muralha, instalações elétricas e hidráulicas.

O valor total do investimento é de R$ 23,9 milhões, provenien-tes do Tesouro Estadual com su-pervisão da secretaria de estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A previsão de finaliza-ção da unidade é para dezembro deste ano, disse o titular da Sejusp, Rogério Greco, que visitou a obra na semana passada, 15/04. A unidade prisional fica na zona rural do município de Ubá, cidade a110 km de Ponte Nova via BR 120, passando antes por Viçosa. Em Juiz de Fora, o secretário participou de nova vistoria no Ceresp (Centro de Remaneja-mento do Sistema Prisional) em busca de soluções para a recupe-ração do local. Acompanhado do supervisor do Grupo de

Monitora-Presídio de Ubá fica pronto este ano e

Ceresp de Juiz de Fora tem recursos do TJ

mento e Fiscalização do Sistema Prisional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Júlio Gutierrez, quando ficou acer-tado que o TJ será parceiro na execução de um estudo de solo do local, que poderá determinar as causas das fissuras em algumas paredes.

Presos do Ceresp foram retira-dos e transferiretira-dos para outras

unidades prisionais da região nos dias 31/3 e 1/4. A transferência foi decidida tendo por base docu-mento da Defesa Civil que apon-tou diversas avarias na estrutura da unidade prisional, advindas de um abatimento de terra. Os servidores administrativos tam-bém foram removidos e realo-cados em unidades pri-sionais de Juiz de Fora e cidades adjacentes.

O grupo, investigado pelo Ministério Público de Minas Ge-rais (MPMG) por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regio-nal da Zona da Mata, praticava fraudes relacionadas ao empla-camento de veículos, falsificação de documentos públicos e priva-dos e falsidade ideológica. A Ope-ração True-False (Verdadeiro-Falso),que teve a parceria dos Gaecos do Espírito Santo e de São Paulo e com as Promotorias de Justiça de Carangola foi defla-grada na manhã de16 de abril.

Foram cumpridos 09 (nove) mandados de busca e um man-dado de prisão, sendo o líder da organização criminosa preso em Campinas, em São Paulo. Há um indivíduo foragido, da cidade de Guaçuí (Espírito Santo). Na ação,

MP da Zona da Mata desarticula organização

criminosa que falsificava documentos de carros

foram apreendidos diversos do-cumentos, celulares, computado-res e outros objetos de intecomputado-resse da investigação, além de R$7 mil na residência de um dos alvos.

O objetivo é apurar a prática de crimes por uma das principais organizações criminosas de âm-bito interestadual, especializada em esquemas relacionados à con-fecção de certificados de registros de veículos (CRVs) falsos, empla-camentos de veículos inexistentes e emissão de documentos públi-cos e privados em nome de tercei-ros, os chamados “laranjas”.

Os mandados de busca e apre-ensão foram cumpridos nos municípios de Carangola, Reduto e Manhuaçu, cidades mineiras; Guaçui, no Espírito Santo e Cam-pinas, em São Paulo. Também foram cumpridos mandados de

prisão preventiva nas cidades de Campinas e Guaçuí. De acordo com as investigações, o grupo criminoso fomentou o “comér-cio ilícito de CRVs” em Minas Gerais, Espírito Santo e São Pau-lo, atuando, inclusive, junto a outras organizações criminosas. A organização tinha diversas finalidades, entre elas: “esquen-tar” carros que foram objeto de crimes contra o patrimônio, em especial furtos e roubos; praticar “golpes do seguro”, consistentes na comunicação falsa de delitos às seguradoras para recebimento dos prêmios; praticar os chamados “golpes do financiamento”, em que há a realização de financia-mentos de veículos inexis-tentes; e realizar empréstimos bancários com oferta de garantia lastreada nos documentos fraudados.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, se reuniu na quinta-feira da semana passada, 15/ 04, com lideranças empresa-riais para discutir a possibili-dade de intermediar diálo-go que possa auxiliar na bus-ca de uma alternativa para minimizar os impactos provo-cados pela COVID-19 nas ativi-dades de comércio.

A reunião ocorreu em for-mato semipresencial, por meio de videoconferência. Partici-param do encontro o superin-tendente administrativo ad-junto do TJMG, desembargador José Arthur Filho, o desem-bargador Catta Preta, da 2ª Câmara Criminal, e o presi-dente da Câmara dos Diretores Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza. Participaram de forma vir-tual o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), Frank Sinatra; o segun-do-secretário da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Rony Anderson de Andrade Rezen-de; e o presidente da Federa-ção das Associações Comerci-ais e EmpresariComerci-ais de Minas

Comerciantes de Minas

Gerais reuniram-se com o

TJ para resolver abertura

Lideranças da Fecomércio, da Federaminas e da FCDL participaram remotamente da reunião com TJMG

Foto: Riva Moreira/TJMG

Gerais (Federaminas), Valmir Rodrigues.

O presidente Gilson Lemes ouviu a exposição dos repre-sentantes das entidades: au-mento do desemprego e de falências penalizam princi-palmente os pequenos em-presários, criando desalento e desespero. Afirmam que es-ses estabelecimentos não re-presentam grandes riscos de contágio do coronavírus, pois recebem poucos clientes por vez. Eles afirmaram, ainda, que regiões e municípios têm características distintas, o que deve ser considerado na fixa-ção de normas e restrições.

(13)

Carro do psiquiatra ficou inteiramente destruído depois de bater de frente em caminhão

Cocaína e maconha apreendidos

501 pinos de cocaína rendem mais de R$ 25 mil

VIÇOSA

Expedito Martins, de 42 anosO médico psiquiatra Vini-cius morreu num acidente no quilô-metro 108 da rodovia MG-265, entre Urucânia e Jequeri, na Zona da Mata, quando o carro que dirigia, um Golf preto, placa PXC 1715, bateu de frente contra um caminhão Volkswagen 24.250 CNC 6 x2 ,placa NYD 5579, que transportava porcos. Ele havia terminado o

atendi-Psiquiatra morre na estrada de Jequeri:

seu carro colidiu-se com caminhão de porcos

Vinicius havia terminado o atendimento em viçosa e retornava para casa, quando aconteceu o acidente

mento em Viçosa, onde tem con-sultório, e retornava para casa. O local do fato, a localidade de Bálsamo, é bem próxima a Jequeri.

Segundo o Boletim de Ocor-rência de militares do Pelotão do Corpo de Bombeiros Ponte Nova ,o médico ficou preso às ferra-gens de seu carro, que ficou intei-ramente destruído. A perícia compareceu ao local e o corpo foi

encaminhado para a perícia téc-nica. Vinícius Expedito Martins Gomes morreu no dia 19 de abril por volta das 15h30min, quan-do invadiu a contramão da pista e colidiu frontalmente com um caminhão guiado por Tiago Ferreira Martins, de 34 anos. A PM de Jequeri também registrou a ocorrência.

A Polícia Rodoviária

Estadu-al foi acionada pelo plantão da 21ª Cia Independente da PM para o registro de do acidente. O motorista do caminhão de por-cos, disse que transitava com seu veículo quando se deparou com o Gol que transitava no sentido oposto, que entrou na contramão e veio na sua dire-ção, não tendo como evitar a colisão frontal.

Uma mãe, moradora do Bair-ro São PedBair-ro chamou a PM de Ponte Nova para o atendimento de uma ocorrência de queixa de agressão corporal praticada por seu filho menor de idade, no dia 15/04, por volta das 03h da ma-drugada na Rua São Lourenço. O garoto chegou de madrugada e agrediu a socos a sua mãe, que apenas havia lhe perguntado onde estava.

A mulher (nome não revela-do) relatou que quando o seu filho chegou em casa, de madrugada, ele ficou nervoso e raivoso com a pergunta dela, iniciando uma dis-cussão, que logo após agravou-se

para uma agressão, onde o me- O menor mora na Rua São Lourenço, no Bairro São Pedro

No Bairro São Pedro, filho menor de idade agride a mãe

nor de idade desferiu socos nela, causando-lhe lesões corporais. A mãe disse aos policiais no mo-mento do atendimo-mento que esta-va sentido dores por todo corpo. Ao realizar uma busca pesso-al no agressor, os militares en-contraram 15 buchas de maco-nha na cintura do menor, que disse ter o hábito de vender por R$10,00 cada bucha. O menor também disse que o casaco ver-melho que estava usando, reco-lhido pelos militares, havia sido adquirido pelo valor de R$80,00 na rua Jari, em função de dívidas de drogas. O menor foi encami-nhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil.

Um menor de 16 anos foi apreendido pela PM, em Viço-sa, com 501 pinos de cocaína, no dia 14/04, por volta das 13h19min, na Rua Elvira Santana. A mãe do menor, uma mulher de 37 anos, en-controu a droga guardada em sua casa e acionou os milita-res. A mulher de nome Sara, de 37 anos, avistou a viatura policial que realizava opera-ção de combate ao crime or-ganizado e disse que estava procurando um objeto entre os pertences do filho quando encontrou uma sacola cheia de pinos de cocaína.

No local, os militares cons-tataram a veracidade da in-formação. A mãe do menor disse aos policiais que sempre que sai para trabalhar vários

Mãe encontra em

casa 501 pinos de

cocaína do seu filho

amigos de seu filho frequen-tam a sua casa, contra a von-tade dela. Ela acredita que um desses frequentadores tenha deixado tal substância para seu filho para guardar. Os 501 pinos de cocaína renderiam mais de R$ 25 mil.

Os militares conduziram a mãe até o local onde o seu filho poderia ser encontrado. O menor foi localizado e abor-dado. Foi submetido a busca pessoal pelos militares e nada de ilícito foi encontrado com ele. Questionado pelos milita-res, o menor disse que a subs-tância encontrada realmente se tratava de cocaína e que estaria “segurando” para um indivíduo, o qual mal conhe-ce, mas que sabe morar que mora para os lados de Mariana.

No dia 18/04/2021, por volta das 16h10min, uma guarnição da Polícia Militar, com o objetivo de verificar uma denúncia anô-nima sobre posse de drogas, foi para a Rua Renato Barsante, no Bairro São Geraldo. Os militares obtiveram autorização da mãe de um homem de 36 anos, pos-sivelmente dono da droga en-contrada, para entrar na casa. Durante as buscas no interi-or da residência, assim como

PM apreende drogas no Bairro São Geraldo

No dia 15/04/2021, por volta das 10h35min, durante patrulhamento na Rua Cipriana de Jesus, no Bairro Triângulo, em Ponte Nova uma guarni-ção da Polícia Militar encontrou 02 (dois) homens, um de 26 e o outro de 20 anos, que ao avistarem os militares, fugiram no sentido da escadaria de acesso à Avenida Getúlio Vargas.

Durante a fuga, os homens se desequilibraram e caíram no chão, mas se levantaram e continu-aram a correr. Durante a fuga jogcontinu-aram fora materiais que foram apreendidas, logo após a contenção dos envolvidos. Ante o exposto, os materiais apreendidos: 09 (nove) buchas de ma-conha; 42 pedras “doladas”, de cor âmbar, seme-lhante a crack; 01 (um) aparelho celular e R$ 20,00 foram encaminhados à Delegacia Regional da Polícia Civil (DRPC) junto com os detidos.

nas áreas ao redor do imóvel, os policiais encontraram 04 (qua-tro) pinos com cocaína; 18 pinos vazios e 02 (duas) buchas de maconha. O material encontra-do foi apreendiencontra-do e encaminha-do à Delegacia Regional da Polí-cia Civil de Ponte Nova e apre-sentados à autoridade de polícia judiciária. O homem, suposta-mente proprietário dos entorpe-centes, não se encontrava na residência e não foi localizado.

PM prende homens após encontrar drogas no Triângulo

PM apreendeu a droga, celular e dinheiro que foram para a DRPC

Referências

Documentos relacionados

No entanto, após 30 dias de armazenagem, o teor de fármaco nas suspensões decaiu para valores próximos a 50 % nas formulações que continham 3 mg/mL de diclofenaco e núcleo

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

introduzido por seus orifícios e daí se descarrega no difusor secundário e depois no difusor principal, e a seguir para o coletor de admissão e cilindros... 8-C

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA