• Nenhum resultado encontrado

Adenir Brocco. Arquivo Diário do Sudoeste

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Adenir Brocco. Arquivo Diário do Sudoeste"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

REGIONAL

SEGURANÇA

Novo presidente do

Pato Futsal confirma

participação na Liga

Em entrevista coletiva realizada na

manhã de quarta-feira (27), no Largo

da Liberdade, Luiz Sérgio Lavarda

anunciou sua saída da presidência do

Pato Futsal, após dez anos de muitas

conquistas. O novo presidente é Alcir

Camozzato (Paraguai), que confirmou o

clube na Liga Nacional de Futsal (LNF) e

prometeu montar um time competitivo

para a temporada.

PÁG. 15

Volta às aulas será de forma

remota em Pato Branco

Uma reunião definiu que até toda a estruturação, a rede municipal de ensino vai adotar o sistema remoto. Com as

adaptações, os estudantes passarão a compor o regime escalonado, algo que se compara com o sistema híbrido

proposto pelo governo do Estado, quando a presença dos alunos em sala de aula é alternada com dias em casa.

PÁG. 4

PR-280: OBRAS DE MELHORIA E PRIVATIZAÇÃO

Ao mesmo tempo em que o governo do Estado se prepara para a ordem de serviço na principal rodovia do Sudoeste,

ela será tema de uma audiência pública para tratar de sua federalização e por consequência privatização.

PÁG. 7

Palmas registra

mais três

casos de febre

amarela

Com os novos macacos

contaminados, o município

chega a um total de

quatro animais mortos

pelo vírus.

PÁG. 5

Jovem é morto a

golpes de faca em

Mangueirinha

PÁG. 14

Adenir Brocco

(2)

A2

Política

Estadão Conteúdo

Um grupo de sete pro-curadores, entre eles inte-grantes e ex-membros da

Operação Lava Jato, enviou ao ministro Ricardo Lewan-dowski, do Supremo Tribu-nal Federal (STF), um

pedi-do de reconsideração das decisões que garantiram à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acesso

ao material apreendido na Operação Spoofing - inves-tigação que mira grupo de hackers que invadiu celula-res de autoridades.

Representado pelos advogados Marcelo Kno-pfelmacher e Felipe Locke Cavalcanti, o grupo é inte-grado pelos mesmos procu-radores que pediram para participar como assistentes de acusação na ação penal contra os hackers que tra-mita junto à 10ª Vara Fe-deral Criminal do Distrito Federal - Januário Paludo, Laura Gonçalves Tessler, Or-lando Martello Júnior, Júlio Carlos Motta, Paulo Roberto Galvão de Carvalho, Athay-de Ribeiro Costa e o ex-che-fe da força-tarefa em Curiti-ba Deltan Dallagnol.

Caso Lewandowski não

reconsidere as decisões questionadas, os procurado-res pedem ainda que o tema seja incluído na pauta do Plenário do Supremo. O gru-po quer que a corte declare todo o acerco da Spoofing “como prova ilícita e impres-tável para fins de comparti-lhamento, sendo sua utiliza-ção proibida”.

Ao pedir a revogação do compartilhamento, os in-tegrantes da Lava Jato e ex--membros da força-tarefa argumentam que o ex-pre-sidente “não é vítima (dos hackers) e que aquilo que lhe diz respeito já consta em investigações e proces-sos formais”.

Investigadores acredi-tam que Lula vai utilizar o material para turbinar a ação em que acusa o ex-juiz

Sérgio Moro de agir com parcialidade ao condená-lo no caso do tríplex do Gua-rujá (SP), levando ao STF indícios de que o magistra-do e os procuramagistra-dores man-tiveram contatos fora dos autos que podem contami-nar a operação. A análise do caso ainda não foi con-cluída pela Segunda Turma da Corte.

O grupo de integrantes da Lava Jato também sus-tenta que “não há demons-tração de integridade ou au-tenticidade nem da cadeia de custódia” das mensagens interceptadas pelos hackers, alegando ainda que “o even-tual acesso ao material am-plia a lesão à intimidade das vítimas e seus familiares e coloca em risco a sua vida, integridade e segurança”.

Procuradores pedem que Lewandowski revogue decisão que garante dados a Lula

Agência Brasil

O governo federal infor-mou nessa quarta-feira (27) que não se envolveu em qualquer negociação para aquisição de vacinas con-tra a covid-19 por empresas privadas. Em nota conjun-ta, o Ministério das Comuni-cações, o Ministério da Saú-de, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia--Geral da União (AGU) disse-ram que não fazem objeção a que grupos privados com-prem os imunizantes, desde que respeitem a legislação brasileira e cumpram

algu-mas exigências específicas. “O governo federal foi procurado por um grupo de empresários na semana de 18 a 22/01/2021, sen-do informasen-do acerca de tra-tativas de empresas priva-das para a aquisição de 33 milhões de doses da vaci-na contra a covid-19, pro-duzidas pela empresa As-traZeneca. Porém, não há e não houve o envolvimento do governo nessas negocia-ções”, diz um trecho da nota. A nota ressalta que o gover-no federal não possui con-trato oneroso com

empre-sas privadas nacionais para aquisição de vacinas em seu nome e que, por isso, não há dinheiro público envolvido na eventual negociação en-tre o empresariado brasilei-ro e a empresa AstraZeneca. “Por não apresentar obje-ções à negociação ou à com-pra das vacinas, desde que respeitados os trâmites e es-pecificidades normativos im-postos pela legislação brasilei-ra, inclusive os regulamentos de importação, alfandegários, sanitários e, sobretudo, a per-missão da Anvisa, o governo federal emitiu carta

eviden-ciando não ter nenhuma objeção à hipótese”, infor-ma o texto, em seguida.

De acordo com a nota conjunta, no último dia 22 de janeiro, uma carta assi-nada pelo secretário execu-tivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, e pelos minis-tros da AGU, José Levi, e da CGU, Wagner Rosário, esta-belecia condições para que uma eventual compra de vacinas pudesse ser efeti-vada entre a AstraZeneca e um grupo de empresas pri-vadas. Entre as exigências, está a doação de pelo

me-nos metade do volume de doses adquiridas, cerca de 16,5 milhões, para o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que se-riam aplicadas conforme o calendário estabelecido pela pasta. Outra condição exigi-da pelo governo seria a de que a imunização pelas em-presas deveria se restrin-gir apenas aos funcionários, respeitando os grupos prio-ritários já estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“Ademais, as empresas eventualmente envolvidas devem garantir a

rastreabi-lidade das doses aplicadas em seus funcionários, man-tendo, insista-se, a vedação quanto à comercialização da vacina”, diz a nota.

Na terça-feira (26), o pre-sidente Jair Bolsonaro disse que o seu governo apoia a ini-ciativa de empresários de im-portar, por conta própria, va-cinas contra a covid-19 para imunizar seus funcionários. A afirmação ocorreu durante participação, por videoconfe-rência, em um seminário so-bre investimentos na Amé-rica Latina, realizado pelo banco Credit Suisse.

Governo federal diz que não se envolve em compras privadas de vacina

Estadão Conteúdo

Após se reunir na ma-nhã dessa quarta-feira (27), em um café da manhã, com deputados do PSL no Palá-cio da Alvorada, o presiden-te Jair Bolsonaro disse espe-rar ter influência na eleição para a presidência da Câma-ra dos Deputados. “Vamos, se Deus quiser, participar e influir na presidência da Câ-mara com esses parlamen-tares (do PSL)”, destacou, argumentando que espera com isso construir “um rela-cionamento pacífico e pro-dutivo para o Brasil”.

O café da manhã ocor-reu após a maioria dos de-putados da sigla consegui-rem assinaturas necessárias para levar o PSL para o blo-co de Arthur Lira (Progres-sistas-AL), candidato do

Pa-lácio do Planalto na disputa. “Viemos fazer uma reunião aí com 30 parlamentares do PSL. Vamos, se Deus quiser, participar e influir na presi-dência da Câmara com es-ses parlamentares, de modo que possamos ter um rela-cionamento pacífico e pro-dutivo para o nosso Brasil”, disse Bolsonaro.

Com a segunda maior bancada da Câmara — 52 deputados — o PSL ha-via anunciado apoio públi-co a Baleia Rossi (DEM-SP) em dezembro. Parlamenta-res bolsonaristas, contudo, se uniram para obter maio-ria e mudar o posicionamen-to da sigla na semana passa-da. Hoje, Bolsonaro recebeu os deputados no Palácio da Alvorada junto do ministro Luiz Eduardo Ramos, da

Se-cretaria de Governo. Na reta final das elei-ções na Câmara, marcadas para 1° de fevereiro, Bolso-naro intensificou a campa-nha por Lira. Na sexta-feira, 22, o presidente promoveu um café da manhã com par-lamentares da bancada ru-ralista, grupo que Bolsona-ro cobBolsona-rou mais de uma vez para que apoiasse Lira.

Após o encontro de on-tem, o ex-líder do governo na Casa, deputado Major Vi-tor Hugo (PSL-GO), disse que a sigla tem uma lista consoli-dada de 36 deputados e es-pera ampliar o apoio a Lira. “A gente imagina, nas nossas contas, que podemos che-gar próximo de até 50 votos dentro do PSL, independen-temente de terem assinado a lista formalmente.”

‘Vamos participar e influir na presidência da

Câmara’, diz Bolsonaro

Wilson Dias/ agência Brasil

(3)

Da Redação ADI-PR Curitiba jornalismo@adipr.com.br

A3

Política

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Etapa concluída

O secretário de Saúde, Beto Preto, informou que foi con-cluída no Paraná a vacinação de índios aldeados e dos ido-sos em instituições de longa permanência, grupos prioritários como previsto no Plano Nacional de Imunização. Receberam a primeira dose da proteção os 10.565 índios que residem em terras demarcadas e 12.224 idosos, com 60 anos ou mais, re-sidentes em instituições de longa permanência para idosos (ILPI).

IPVA

Termina na sexta-feira o prazo de pagamento à vista do IPVA. As datas finais para o pagamento à vista acontecem des-de o dia 25 até 29 des-de janeiro, conforme o número final da pla-ca do veículo. Essa opção conta com um desconto de 3%. No dia 19 de janeiro, a Receita Estadual do Paraná havia prorro-gado o prazo de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) devido uma instabilidade no site da Secretaria da Fazenda, que causou lentidão no sistema.

Atendimento online

O atendimento presencial nos fóruns e cartórios eleito-rais do Paraná permanece suspenso como medida preventiva à pandemia de Covid-19. Os serviços da Justiça Eleitoral estão disponibilizados pela internet. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná conta também com o Disque-Eleitor 0800-640-8400 ou diretamente com o cartório eleitoral por telefone, e-mail ou WhatsApp.

Cidade industrial

Ponta Grossa é sede de mais uma indústria, a gaúcha Per-vale. A empresa escolheu a cidade nos Campos Gerais para montar a sua terceira unidade, as outras duas estão nas cida-des de Novo Hamburgo e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A indústria é fabricante de componentes para a construção ci-vil, têxtil e agricultura. A planta de Ponta Grossa irá fabricar principalmente materiais filtrantes para serem aplicados nas fábricas de biodiesel e óleos. A unidade deve gerar 30 empre-gos diretos.

Nas alturas

Petrobras anuncia novo aumento no preço dos combus-tíveis. Depois da disparada de 7,6% em 18 de janeiro, o preço voltou a subir pela segunda vez no ano. Com o novo reajuste, o preço médio da gasolina passa a ser de R$ 2,08, uma alta de R$ 0,10 por litro repassado ao consumidor. O diesel também terá aumento, o avanço no preço médio é de R$ 0,09, com a alta de 4,4%, passando para R$ 2,12 nas refinarias.

Reformas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a decla-rar que apenas com a imunização contra a Covid-19 e o an-damento da agenda de reformas o país poderá alcançar uma retomada. Para que a economia possa voar novamente, nós precisamos acelerar essa vacinação em massa , afirmou. Gue-des também apelou para que o Congresso empenhe-se no andamento das privatizações e das reformas administrativas e tributária.

Congresso do agro

O Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) promove a primeira edição do Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, no dia 31 de março de 2021. O evento conta-rá com participação presencial e online e também teconta-rá trans-missão virtual pelo site oficial. Na programação estará o deba-te sobre as Reformas e a Competitividade; Susdeba-tentabilidade e Segurança Alimentar; Participação do Investimento Estrangei-ro; e Sistema de Financiamento Privado.

Sisu

O Ministério da Educação (MEC) informou que as institui-ções públicas de educação superior têm de 8 a 12 de feverei-ro para fazer a adesão ao primeifeverei-ro pfeverei-rocesso seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A seleção dos candida-tos às vagas disponibilizadas serão exigidos, exclusivamente, os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.

Agência Brasil

O Governo Federal pu-blicou ontem (27), no Diá-rio Oficial da União (DOU), um decreto instituindo a Política Nacional de Moder-nização do Estado (Moder-niza Brasil) e o Fórum Na-cional de Modernização do Estado.

Segundo o decreto, a política tem por objeti-vo direcionar os esforços governamentais para au-mentar a eficiência e mo-dernizar a administração pública, a prestação de

ser-viços e o ambiente de ne-gócios para melhor aten-der às necessidades dos cidadãos.

A atuação se dará por meio da integração de ações de modernização já existen-tes, com coordenação, arti-culação, adequação, moni-toramento e avaliação das políticas, programas, ações e iniciativas do Poder Exe-cutivo Federal, em parce-rias da União com estados, Distrito Federal e iniciativa privada.

Entre os princípios da

política estão o foco nas necessidades dos cidadãos; a simplificação normativa e administrativa; a confia-bilidade na relação Estado--cidadão e a competitivi-dade dos setores público e privado.

Caberá ao Fórum Na-cional de Modernização do Estado propor a adoção de modelos e estratégias na-cionais ou internana-cionais que envolvam a temática de modernização do Estado, auxiliar na elaboração de um plano de modernização

e traçar as diretrizes para a concessão de um selo de modernização do estado criado com a política.

O fórum será presidi-do pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presi-dência da República e con-tará com representantes dos ministérios da Econo-mia; Comunicações; Ciên-cia, Tecnologia e Inovações; da Controladoria-Geral da União; da Secretaria de Go-verno da Presidência da Re-pública, e da Advocacia-Ge-ral da União.

Estadão Conteúdo

O vice-presidente Ha-milton Mourão afirmou, ontem (27), que a divulga-ção pela imprensa dos gas-tos da administração federal com alimentação em 2020 é pura fumaça e faz par-te das pressões em cima do governo . Mourão minimi-zou a repercussão do mon-tante de mais de R$ 1,8 bilhão com gastos alimentí-cios do governo federal, dos quais R$ 15 milhões com leite condensado. Segundo o vice-presidente, as despesas são previstas no Orçamento.

Pura fumaça. Todos esses gastos são orçamen-tários, previsto aí alguns com despesa obrigatória, outros com despesa discri-cionária e foram efetuados dentro do que estava pre-visto do desembolso do or-çamento do ano passado , disse. Ele sugeriu ainda que despesas do mesmo tipo ti-veram valores semelhantes em anos anteriores.

Se pegar o que foi gasto em anos anteriores, estará mais ou menos no mesmo patamar. Então é isso, faz parte dessa pres-são que está sendo feita em cima do nosso governo , disse. O portal de notícias Metrópoles, que revelou o montante gasto, indicou que o valor é 20% maior do que o de 2019. Sobre o au-mento, Mourão comentou que tem que olhar isso aí e reforçou que são gastos orçamentários.

O vice-presidente ci-tou ainda a Operação Verde Brasil 2, das Forças Arma-das, para combater o des-matamento e as queimadas na Amazônia. Segundo ele, a força-tarefa exigiu a

libera-ção de crédito extraordiná-rio, bem como os esforços para o combate à covid-19. Talvez aí esteja os 20% , acrescentou.

Os gastos de altos valo-res, como mais de R$ 15 mi-lhões em recursos públicos

para comprar leite conden-sado e até R$ 2,2 milhões em chicletes, motivaram parlamentares a formali-zar nesta terça, 26, uma re-presentação no Tribunal de Contas da União (TCU) pe-dindo a abertura de

investi-gação sobre as compras do Executivo. Mourão minimi-zou a iniciativa. A Controla-doria-Geral da União acom-panha esses gastos o tempo todo, isso não tem nada a ver, (é) gasto orçamentário , disse.

Mourão afirma que notícias sobre gastos do governo

com alimentos é pura fumaça

Governo institui política

para modernizar a

(4)

A4

Cidade

Júlia Heimerdinger redacao@diariodosudoeste.com.br

Em 9 de novembro do ano passado, o Hospital do Câncer de Pato Branco pro-tocolou um pedido de ho-mologação de um aparelho

de alta tecnologia, denomi-nado de acelerador linear para a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A CNEN realiza a ava-liação de toda a documen-tação de implemendocumen-tação que já foi enviada, para

as-sim realizarem a análise para liberação do equipa-mento, a instalação e a libe-ração da operacionalização. No momento o hospi-tal se encontra em fase final dos trâmites, aguardando a liberação da operacionaliza-ção da CNEN.

“Já foi tudo instalado e montado, nós só depen-demos da liberação, como eles possuem um prazo nor-mal de 60 dias para nos dar uma resposta”, informa Os-mar Gabriel, presidente do Conselho de Instituidores do Hospital do Câncer.

A comissão também re-aliza exigências técnicas e administrativas, que segun-do Gabriel já estão sensegun-do cumpridas na instituição. O prazo para resolver todas as condições é de 30 dias.

“Já começamos [as ade-quações] no momento que recebemos essa resposta, nós já começamos a traba-lhar para regulamentar es-sas cinco exigências, que são exigências plausíveis”, relata acrescentando que a é meta é realizar em até dez dias toda a documentação.

Visto que a CNEM é um órgão muito exigente, por-que o equipamento emite radioatividade e pode ser nocivo para os pacientes e funcionários, por isso a se-gurança é tão cobrada nos

protocolos.

Avanço para a

radioterapia

Atualmente a radiote-rapia do hospital atende em média 35 pacientes por dia, e com o novo equipa-mento, a capacidade tende a dobrar nos atendimentos, pois é uma máquina de alta performance.

De acordo com Gabriel o valor do acelerador

line-ar está estimado em US$ 1,3 milhão, o aparelho foi doado pela Itaipu Binacio-nal, e teve forte apoio do deputado federal Fernando Giacobo.

“Na área de radiotera-pia, é um aparelho de últi-ma geração. É um aparelho preciso, e que vai ajudar a salvar muitas vidas, é uma esperança, é uma moder-nização muito grande que está acontecendo dentro da nossa unidade de

oncolo-gia”, reflete o presidente do hospital.

Todos os funcionários da instituição já foram trei-nados para manusear o apa-relho da maneira correta, relata Gabriel.

“É um momento muito especial para nós da funda-ção, porque o nosso proto-colo começou a andar, então está indo para a fase final. É uma vitória para nós do hos-pital e para os pacientes”, fi-naliza Gabriel.

Aparelho de alta tecnologia está em fase final homologação no Hospital de Câncer

Com o novo aparelho a estimativa é que os atendimentos na radioterapia dobrem

Arquivo Diário Do SuDoeSte

Marcilei Rossi

marcilei@diariodosudoeste.com.br A realidade do ensino remoto ficou ainda mais evi-denciada no mundo com a pandemia do novo corona-vírus. O que antes era ape-nas conhecido como educa-ção a distância e voltada a adultos foi inserido no uni-verso da alfabetização, e se estendeu por todos os ciclos de formação.

Com o início de um novo ano, a preocupação de mui-tos pais é para que os filhos voltem para as salas de aula para dar continuidade em seus estudos. Assim o tema vem sendo amplamente de-batido e de certa forma é uma das grandes preocupa-ções dos novos gestores mu-nicipais, quando o assunto é rede municipal de ensino.

Em Pato Branco, uma reunião realizada na tar-de tar-dessa quarta-feira (27), onde participaram repre-sentantes da Secretaria Mu-nicipal de Educação e Cul-tura, Núcleo Regional de Educação, de cada uma das escolas da rede privada, Vi-gilância Sanitária e o

pro-motor da Vara da Infância e Juventude de Pato Branco, Raphael Adalberto Soares.

Em linhas gerais os te-mas definidos na reunião serão apresentados em uma coletiva, em data a ser defi-nida pelo Município, contu-do, a secretária de Educa-ção, Simone Painin revelou ao Diário do Sudoeste que as aulas da rede municipal de ensino vão retornar em Pato Branco de forma remo-ta no dia 18.

Um segundo encami-nhamento é para a volta às aulas presenciais. Isso deve acontecer em 1º de março, ou seja, o Município terá seis dias úteis para adequar os ambientes escolares para receber os estudantes para o Simone chamou de ensino escalonado. “A partir do dia 1º de março, depois que as escolas estiverem todas es-truturadas, precisamos do aval da Vigilância Sanitária”, afirmou Simone dando ênfa-se que as adaptações passa-rão por vistoria do órgão li-gado a Secretaria da Saúde.

De acordo com a secre-tária somente com o aval da Vigilância o modelo de

esca-lonamento será implemen-tado no município. Simone ainda faz uma ressalva, “os alunos que os pais não auto-rizarem a virem para as es-colas, vamos estar

atenden-do de maneira remota.”

Cmeis

A mesma reunião tam-bém tratou da situação dos Centros Municipais de

Edu-cação Infantil (Cmeis), que Simone revelou a intenção da secretaria de retomar com as atividades, contudo, tam-bém após todas as adapta-ções que serão necessárias.

Simone afirmou que as matrículas foram realizadas seguindo o cadastro de va-gas, e que no momento, to-das as vagas ofertato-das fo-ram preenchidas.

Retorno às aulas em Pato Branco será remoto

em 18 de fevereiro as aulas serão de forma remota

(5)

A5

Regional

Jéssica Procópio

reportagem@diariodosudoeste.com.br Mais três macacos mortos fo-ram diagnosticados com febre amarela em Palmas, levando a um total de quatro casos da doença no município. Os dados são do último boletim epidemiológico, emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nessa quarta-feira (27).

Ao todo, o Sudoeste — líder no ranking de febre amarela no Para-ná — já soma 11 casos confirma-dos da doença, distribuíconfirma-dos entre os municípios de Clevelândia [2], Coronel Domingos Soares [3], Ho-nório Serpa [1] e Mangueirinha [1]. Além das localidades

perten-cente a 7ª Regional de Saúde, o município de Dois Vizinhos, que faz parte da 8ª Regional de Saúde, conta com uma amostra de ma-caco morto sendo analisada pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). Se confirmado, o número de animais com febre amarela na região subirá para 12.

Desde julho de 2020, de acor-do com daacor-dos acor-do boletim epide-miológico, 42 macacos foram en-contrados mortos no Sudoeste. Deste total, além dos 11 positiva-dos para a doença, 31 foram de-terminados, pelo Lacen, como amostras inválidas — que não ti-nham condições de ser analisadas por conta de seu estado de

dete-rioração.

Em relação à febre amarela em humanos, o período não apre-senta casos confirmados. Foram 15 notificações; 11 já descartadas e quatro seguem em investigação. Nenhum dos casos suspeitos é da região Sudoeste.

Vacinas: Única forma

de combate

Na microrregião da 7ª Regio-nal de Saúde, 89,51% das crianças menores de um ano de idade es-tão vacinadas contra a febre ama-rela. Esse índice, de acordo com o Ministério da Saúde, está abaixo da cobertura estipulada como ide-al [acima de 95%] para que o vírus

não se dissemine.

A médica veterinária da Divi-são de Doenças Transmitidas por Vetores, Emanuelle Gemin Pouza-to, reforça que a vacina é a única forma de prevenção contra a do-ença e é totalmente segura.

“Nas áreas onde sabemos que existe circulação do vírus, por-que a morte dos macacos está sinalizando isso, é muito impor-tante que toda comunidade ve-rifique suas carteiras de vacina-ção. A vacina é a melhor forma de se prevenir com relação a fe-bre amarela”, disse.

População alerta

A vigilância dos municípios

só consegue verificar a presença do vírus na região quando recebe a notificação de macacos mortos. Por isso, é de extrema importância que a população comunique os ór-gão de vigilância ambiental quanto ao aparecimento dos animais. “Se verificar que tem um macaco mor-to em uma propriedade rural, por exemplo, ou em áreas de mata den-tro das suas propriedades, e puder notificar a vigilância de seus mu-nicípios, essa já é uma forma bem grande de visualizarmos essa circu-lação viral.”

Febre amarela continua no Sudoeste

Nesta semana, mais três macacos mortos foram encontrados na região, no município de Palmas, e positivaram para a doença

Assessoria

A prefeitura de São Louren-ço do Oeste fez a reversão de uma área de terra na comunidade de São Paulinho para que, a partir de agora, possa ser usada como par-que industrial. A referida área ha-via sido doada ao Governo do Es-tado de Santa Catarina para a construção de uma Unidade Pri-sional Avançada (UPA) na gestão 2009/2012.

Segundo o prefeito, Rafael Ca-leffi, como o Governo do Estado não construiu a Unidade Prisional Avançada no prazo acordado, o

município está reavendo este ter-reno. “As gestões anteriores que-riam colocar presos na nossa ci-dade. Mas, nós queremos colocar empresas e gerar mais emprego e renda”, enfatizou Caleffi.

O terreno está avaliado em R$ 278.845,60 e a escritura de rever-são foi assinada na tarde de terça--feira (27), no Tabelionato de No-tas e Protestos de São Lourenço do Oeste. Agora, a prefeitura re-alizará os devidos processos para que a área de terra possa ser des-tinada para a instalação de novas empresas.

Assessoria

Na manhã dessa quarta-feira (27), o prefeito e o vice de Coro-nel Domingos Soares, Jandir Ban-diera (PT) e Liomar Antônio Brin-ghentti (PSB), se encontraram com a deputada estadual, Lucia-na Rafagnin (PT). A reunião foi acompanhada pelos diretores de departamentos, partidários e pe-los vereadores.

A deputada, que está visitan-do os prefeitos da região nesse iní-cio dos novos mandatos, destacou o comprometimento de Bandiera e Lio com o desenvolvimento do

município e com o povo e as clas-ses mais carentes de assistência.

No encontro, além do prefei-to e do vice, partidários e verea-dores também aproveitaram para apresentar demandas à parlamen-tar em prol da população, como poços artesianos, apoio à forma-ção de agroindústrias, estrutura para abrigar as barracas da feira do produtor, calcário, calçamento para estradas rurais entre outras, que serão analisadas pela deputa-da. “Existe uma lei federal, que até 2030 toda a merenda escolar de-verá ser orgânica e aqui tem

mui-tas famílias que já estão organi-zadas, existe um potencial muito grande, tanto por parte da agricul-tura quanto no perímetro urbano, que só precisa de um incentivo”, comentou a deputada.

De acordo com o prefeito, a visita de Luciana foi muito impor-tante para estreitar os laços en-tre a administração municipal e o mandato da deputada. “Isso nos deixa contentes e esperançosos, porque sabemos que temos uma grande representante do nosso município e da nossa gente”, dis-se Bandiera, agradecido.

Prefeito e o vice de Coronel Domingos

Soaresse encontram com deputada

estadual Luciana Rafagnin

São Lourenço recebe de volta

terreno destinado à construção da

Unidade Prisional Avançada

Macacos mortos

diagnosticados com

febre amarela no

Sudoeste

(6)

A6

Regional

Redação com assessoria redacao@diariodosudoeste.com.br

A Prefeitura de Coronel Vivida comu-nica à população que os boletos do alvará de licença e funcionamento já estão sen-do entregues.

“O vencimento da cota única ou pri-meira parcela será no dia 15 de março de 2021”, informa.

Este ano foram impressas a cota única e a primeira parcela. Quem optar pelo par-celamento, por sua vez, precisará imprimir as vias, disponíveis no site do Município, em www.coronelvivida.pr.gov.br.

O alvará de funcionamento consiste em um documento, que tem como objetivo au-torizar para que a empresa possa exercer suas atividades. Estabelecimentos comer-ciais, indústrias ou prestadores de

servi-ços necessitam desse documento para po-der atuar.

O alvará é concedido pelo Município, porém necessita de licenças de outros ór-gãos, para que possa exercer certas ativida-des em determinados locais, afirmando que o ponto está de acordo com as normas em questão.

De acordo com o site Abertura Sim-ples, “esse documento exige atenção do empreendedor antes mesmo de iniciar a sua empresa, ao montar o seu plano de negócios. Isso porque, antes de alugar ou comprar o imóvel onde será localizada a sua empresa, é preciso saber se você po-derá atuar ali”.

Dúvidas ou mais informações sobre o alvará de licença e funcionamento podem ser obtidas junto à Prefeitura de Coronel Vi-vida, pelo telefone: (46) 3232-8300.

Rede de supermercados do Paraná anuncia

investimentos R$ 40 milhões em Beltrão

Assessoria

Uma rede supermercadista anunciou, nessa quarta-feira (27), que construirá um ataca-rejo em Francisco Beltrão. Serão investidos R$ 40 milhões e gerados 300 empregos diretos. “Recebemos esta notícia com muita satisfação, pois se trata de uma empresa de renome nacional, que vem gerar recursos, renda e empregos em nosso município”, comenta o pre-feito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

De acordo com a rede, a obra da loja de atacado e varejo começa em breve. Falta ape-nas definir alguns detalhes em relação ao local onde será construída. A meta é colocar em funcionamento ainda neste ano.

Prefeitura de Coronel Vivida

orienta população quanto ao

alvará de licença e funcionamento

Paloma Stedile

paloma@diariodosudoeste.com.br

Com três opções de graduações em di-ferentes áreas, a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama) abre o período de inscrições para o processo seletivo vestibular, para o ano letivo de 2021.

Ao todo, são 160 vagas disponíveis, distribuídas entre os cursos de Adminis-tração [60], Pedagogia [60] e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Siste-mas [40].

Todos são ofertados na modalida-de presencial, no período noturno, sendo que, com exceção de Análise e Desenvol-vimento de Sistemas, que tem duração de três anos, os outros dois cursos têm dura-ção mínima de quatro anos.

Conforme o Edital Nº 02/2021, dispo-nível no site da instituição em www.fama-pr.edu.br, as inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro, também por meio do site da Fama.

Já as provas estão previstas para se-rem aplicadas no dia 10 de fevereiro, das 19h às 23h, compostas por redação e 40 questões de múltipla escolha, divididas entre Língua Portuguesa, Literatura, Lín-gua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Ma-temática e Conhecimentos Gerais.

A lista com os aprovados será divul-gada no prédio da Fama e no site da insti-tuição no dia 13 de fevereiro, a partir das 17h, enquanto que o início das aulas está previsto para ocorrer em 24 de fevereiro.

Mais informações podem ser obtidas junto ao site da faculdade ou, ainda, pelo telefone: (46) 3252-3399.

Fama abre processo

seletivo para três

graduações em

Clevelândia

Graduações disponíveis na Fama:

Curso Duração mínima Turno Vagas

Administração...4.anos...Noturno... 60 Pedagogia...4.anos...Noturno... 60 Tecnologia.em.Análise.e Desenvolvimento.de.Sistemas...3.anos...Noturno... 40 As.aulas.na.Fama.estão.previstas.para.iniciar.no.dia.24.de.fevereiro. GuiA.ClevelâNDiA

(7)

A7

Regional

Marcilei Rossi e Mariana Salles

marcilei@diariodosudoeste.com.br Simultaneamente a PR-280 vem sendo alvo de ações públicas, uma que é do governo estadual para a recuperação de sua pavi-mentação e condições de trafegabilidade, que é moti-vo inclusive de duas licita-ções, — a primeira no tre-cho de Palmas ao trevo do Horizonte, com pavimenta-ção de concreto; e a segun-da em uma grande extensão da via, com implementação de terceiras faixas e outras melhorias —, e outra que envolve o governo do Es-tado, mas que é trabalhada pelo governo Federal, e que trata da federalização e por consequência, privatização da via.

Com relação a recupe-ração da rodovia, segundo o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, a previsão do Palá-cio Iguaçu é que o trecho de Palmas ao trevo do Ho-rizonte receba a ordem de

serviço no mês de feverei-ro, enquanto que para as in-tervenções de terceiras fai-xas, a ordem de serviço deve ocorrer em março.

Federalização

Integrante da Fren-te Parlamentar do Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o depu-tado estadual, Luiz Fernan-do Guerra Filho, avalia que não tem como dissociar as melhorias propostas pelo Estado, com a intenção de federalização. “O governo [Ratinho], quando assumiu em conversa com o governo federal entendeu, e a União demonstrou interesse de fe-deralizar algumas rodovias no Paraná. E o levantamen-to feilevantamen-to na época de algumas rodovias, colocou a [PR] 280 neste processo.”

Guerra lembra que ini-cialmente o objetivo era de repassar para a União toda a rodovia, e por consequência a implantação do regime de privatização, uma vez que esta é a ferramenta utilizada em um processo como este.

Contudo, o deputado acre-dita que algo tenha desmo-tivado uma possível privati-zação por completo da via, o que envolveria principal-mente o trecho entre o tre-vo do Horizonte a Palmas, o que no entendimento do parlamentar se estenderia até o trevo de acesso a Abe-lardo Luz (SC), conhecido como trevo do Rincão, com a suposição de que o fluxo de veículos não sustente a privatização.

Com este novo enten-dimento, o que se cogita no momento, em sua essência na esfera federal e assim en-volvendo deputados fede-rais, é um possível interesse da União na PR-280 de Pato Branco em sentido a Vito-rino e demais municípios onde a via está inserida.

“Está definido que vai ser assim? Não. Precisa de uma aprovação inclusive na Alep para fazer esta federa-lização”, pontua Guerra lem-brando que a Frente Par-lamentar do Pedágio está acompanhando todos os en-caminhamentos de

federali-zação e ainda estudando as novas praças de pedágio.

É em meio a este

cená-rio de novas praças de pedá-gios no Estado, uma vez que outras rodovias também

es-tão no processo para serem federalizadas, que a Frente vem trabalhando para a rea-lização de novas audiências públicas, com o objetivo de que a sociedade paranaense demonstre o que compreen-de sobre a temática.

As primeiras audiên-cias estão previstas para o início de fevereiro na re-gião Oeste (Foz do Iguaçu e Cascavel), em seguida deve ser realizada em Guarapua-va e assim no dia 18, na As-sociação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Am-sop), ser debatido os rumos da PR-280.

“Queremos debater e decidir os trechos que se-rão federalizados, se será fe-deralizado de Pato Branco para frente, ou a 280 intei-ra e quais e quantas pintei-raças de pedágio haverão”, diz o deputado, afirmando ainda haver a preocupação com a modalidade de privatiza-ção, se no regime de outor-ga, quando a concessionária deposita determinado valor para a exploração do servi-ço, ou pelo menor preço.

Modelo de privatização da PR-280 será

debatido em audiência pública

Data prevista para debate é 18 de fevereiro e tem a coordenação da Frente Parlamentar do Pedágio

Arquivo Diário Do SuDoeSte

Audiência pública da Pr-280 está prevista para o dia 18 de fevereiro

(8)

A8

Geral

Governo suspende exigência

de prova de vida de

aposentados federais

Agência Brasil

O Ministério da Economia suspendeu, até 31 de mar-ço, a exigência do recadastramento de aposentados e pen-sionistas da administração federal e de anistiados políti-cos civis, como medida de proteção para o enfrentamento da pandemia de covid-19. Assim, a falta da prova de vida não afetará o recebimento dos proventos ou pensões pe-los beneficiários.

A instrução normativa foi publicada ontem (27) no Diá-rio Oficial da União e não se aplica ao recadastramento da-queles que já estão com o pagamento suspenso na presen-te data.

Os beneficiários que, porventura, tiverem o pagamen-to suspenso a partir de ontem, poderão solicitar o restabe-lecimento excepcional por meio da página do Sigepe (o sis-tema de gestão de pessoal do governo federal), pelo módulo de Requerimento do Sigepe, tipo de Documento “Restabele-cimento de Pagamento – COVID19”. O beneficiário será co-municado por e-mail do deferimento de seu requerimento.

Encerrado o período de suspensão, a comprovação de vida deverá ser realizada para continuidade do pagamento de proventos e pensões e recebimento de eventuais retro-ativos. Na ocasião, o Ministério da Economia estabelecerá um cronograma.

Até 31 de março também fica suspensa a realização de visitas técnicas para fins de prova de vida.

Covid-19: OMS aponta

presença da variante de

Manaus em oito países

Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou em seu informe epidemiológico sobre a covid-19 que a variante do coronavírus identificada em Manaus já chegou a oito pa-íses: Brasil, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Ale-manha, Coreia do Sul e Irlanda.

No documento, a OMS manifestou preocupação com a evolução da disseminação da variante, por seu risco de maior transmissibilidade e reinfecção. Estudos adicionais são necessários ainda para entender melhor o impacto da variante, especialmente da resistência dela a vacinas con-tra a covid-19.

A variante encontrada no Reino Unido (202012/01) foi detectada em 70 países, tendo atingido 10 novas na-ções na última semana. Já a variante notificada inicialmen-te na África do Sul (501Y.V2) foi deinicialmen-tectada em 31 países, com oito novos tendo informado a presença desse tipo na última semana.

Segundo a OMS, a circulação das variantes evidencia a importância das pessoas, mesmo aquelas já infectadas an-teriormente, aderirem às medidas de prevenção (como dis-tanciamento social e higienização das mãos e superfícies).

Também é necessário que os países ampliem a capaci-dade de diagnóstico e de sequenciamento do vírus onde for possível. No Brasil, o Ministério da Saúde segue distri-buindo testes RT-PCR, os realizados em laboratório, mas passou a recomendar os diagnósticos clínicos, sem exa-mes laboratoriais.

Ranking de novos casos

O Brasil foi o segundo país com mais casos novos de covid-19 na última semana (360.428, aumento de 5% so-bre a semana anterior), atrás apenas dos Estados Unido (1,25 milhão, decréscimo de 20% sobre a semana anterior).

Em todo o mundo, foram registrados 4,1 milhões de no-vos casos. O resultado marcou uma queda de 15% sobre a semana anterior. Foi a segunda semana seguida de redução dos novos casos, após um alto acréscimo decorrente da vi-rada do ano. As Américas seguem como a região com maior número de novos casos, seguida pela Europa e pelo Sudes-te Asiático.

Já o número de novas mortes confirmadas foi de 96.000, o mesmo desempenho da semana anterior. Nas Américas, foi reportado aumento de 4%. Já na Europa, no Sudeste Asiático e no Pacifico Ocidental houve queda nos novos óbitos.

Agência Brasil

Depois de encerrar 2020 levemente acima de R$ 5 trilhões e em nível re-corde, a Dívida Pública Fe-deral (DPF) deverá chegar ao fim de 2021 entre R$ 5,6 trilhões e R$ 5,9 tri-lhões. Os números foram divulgados nessa quarta--feira (27) pelo Tesouro Nacional, que apresentou o Plano Anual de Financia-mento (PAF) da dívida pú-blica para 2021.

De acordo com o PAF, que apresenta metas para a dívida pública para este ano, o governo criou um es-paço para aumentar a fatia de títulos prefixados (com taxas de juros fixas e defi-nidas antecipadamente) e reduzir a participação dos papéis corrigidos pela taxa Selic (juros básicos da

eco-nomia). Isso ajudaria a aco-modar a perda de interesse dos investidores nos títulos vinculados à Selic, que está no menor nível da história, em 2% ao ano, e abaixo da inflação acumulada em 12 meses (4,52%).

Segundo o documento,

a fatia dos títulos prefixa-dos deverá encerrar o ano entre 38% e 42% da DPF. A parcela vinculada à Selic deverá cair para uma fai-xa entre 28% e 32%. Atu-almente, cada um dos dois tipos de papéis registra participação de 34,8%.

A proporção da dívi-da pública corrigidívi-da por ín-dices de preços deverá fi-car entre 24% e 28%. Hoje está em 25,3%. Já a parti-cipação da dívida corrigida pelo câmbio, consideran-do a dívida pública externa, deverá encerrar o ano en-tre 3% e 7%. O percentual atual está em 5,1%. Os nú-meros não levam em con-ta as operações de com-pra e venda de dólares no mercado futuro pelo Banco Central, que interferem no resultado.

No ano passado, o PAF inicialmente previa que a Dívida Pública Federal po-deria encerrar 2020 em R$ 4,75 trilhões. Por causa do impacto da pandemia de covid-19, o limite foi eleva-do para R$ 4,9 trilhões em agosto.

Estadão Conteúdo

O Instituto Butantan informou nessa quarta-fei-ra (27) que se o Ministério da Saúde não sinalizar até o fim desta semana que irá adquirir um lote de 54 mi-lhões de doses da vacina Coronavac, feita pelo insti-tuto em parceria com o la-boratório chinês Sinovac, os imunizantes terão de ser exportados e não ficarão disponíveis para atendi-mento dos cidadãos brasi-leiros. O presidente da ins-tituição, Dimas Covas, vem cobrando publicamente a equipe do ministro Eduar-do Pazuello sobre o tema há pelo menos uma semana.

As 54 milhões de do-ses seriam de um segundo lote de produção da vaci-na pelo Butantan, fabrica-dos a partir de insumos importados da China. Co-vas afirmou que já há ne-gociações com os países vi-zinhos, e citou a Argentina, como possível destinatário dos imunizantes.

O contrato que o Bu-tantan fez com o Ministé-rio da Saúde, assinado no dia 7 de janeiro, prevê que a instituição, vinculada ao governo João Doria (PSDB), forneceria 46 milhões de doses da vacina ao Siste-ma Único de Saúde (SUS), que as repassariam a to-dos as unidades da federa-ção. Esse repasse seria feito de forma escalonada entre

janeiro e abril (o montan-te de janeiro já foi repassa-do). Após esse período, en-tretanto, não há nenhuma garantia de novos repasses.

“Nosso contrato com o Ministério da Saúde é de 46 milhões de doses. Não temos contrato adi-cional”, disse Covas. “Esta-mos aguardando uma ma-nifestação do Ministério da Saúde em relação a um au-mento do contrato para 54 milhões (de doses) adicio-nais, mas ainda não tive-mos nenhum aceno neste sentido”, disse Covas.

“Isso me preocupa um pouco porque está na hora de decidir. E, se demorar-mos, não vademorar-mos, de fato, conseguir ampliar esse nú-mero. O Butantan tem com-promissos com outros

pa-íses, tem já acordos de entrega de vacinas para outros países e, se o Brasil declinar desses 54 milhões, vamos priorizar os demais países com os quais temos acordos.”

O presidente do Butan-tan afirmou também que “tudo indica” que os diri-gentes do ministério “es-tão ávidos por vacinas”, mas que “precisamos ago-ra da definição”. “O tempo neste momento é funda-mental”, acrescentou. “To-dos os países aos quais o Butantan tem obrigação de fornecer a vacina, que são da América e da América do Sul, estão cobrando os cronogramas. Precisamos dar resposta a esses países e dependemos da respos-ta do Ministério”,

comple-mentou Covas. Os contra-tos com os demais países começarão a ser fechados na semana que vem, ainda de acordo com o presiden-te do Butantan.

O governador João Do-ria disse que era “inacre-ditável que, diante de uma pandemia em um País que tem 215 milhões de habi-tantes, que precisa de va-cinas para imunizar os bra-sileiros, salvar vidas, nós tenhamos o distanciamen-to entre aquilo que o minis-tério deveria agir, solicitan-do mais vacinas que lhe são oferecidas, e esta resposta não é dada. Não serão com 2 milhões de vacinas da As-traZeneca que vamos sal-var os brasileiros”. “Pre-cisamos de mais vacinas”, afirmou.

Butantan diz que terá de exportar

54 milhões de doses se Saúde

não indicar compra

Divulgação/ instituto Butantan

Dívida pública pode alcançar até R$ 5,9 trilhões em 2021

Marcelo casal Jr./agência Brasil

números da dívida pública foram divulgados pelo tesouro nacional

as 54 milhões de doses seriam de um segundo lote de produção da vacina pelo Butantan, fabricados a partir de insumos importados da china

(9)

A9

Geral

Reeleição na Faep

A FAEP reelegeu, na última segunda-feira (25) a diretoria que ficará à frente da entidade pelos próximos três anos: de 2021 a 2024. Presidida por Ágide Meneguette, a chapa tem como prin-cipal plataforma o fortalecimento do sistema sindical e, por con-seguinte, dos sindicatos rurais, por meio de uma série de ações, programas e políticas. Uma das prioridades será o Programa de Sustentabilidade Sindical, lançado em 2018, após o fim de con-tribuição sindical obrigatória. No total de 138 sindicatos habili-tados a votar, a chapa teve 125 votos a favor, dois contra, um em branco e 10 ausências. A eleição foi realizada durante Assem-bleia Geral realizada na sede da entidade, em Curitiba. Em razão da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez na história, o evento foi realizado de forma online.

Novas empresas

Apesar do impacto da pandemia na área econômica, a aber-tura de empresas se manteve em alta no Paraná em 2020. O Es-tado fechou o ano passado com um saldo de 159.398 novas em-presas, um crescimento de 26,82% com relação a 2019. O saldo representa a diferença entre as constituições e as baixas dos em-preendimentos no sistema da Junta Comercial do Paraná. No ano passado, 229.891 empresas foram constituídas e 70.493 fo-ram extintas no Estado. O número absoluto de novos empre-endimentos foi 17% superior ao ano anterior, quando houve a inclusão de 196.510 CNPJs no sistema da Junta Comercial. Ao mesmo tempo, menos empresas foram fechadas em compara-ção a 2019, ano que registrou 70.829 baixas.

Microempreendedores

Como é tendência em todos os meses, a maioria dos novos negócios registrados é de Microempreendedores Individuais, que responderam por 76,38% das constituições do ano passado, um total de 175.599 novos empreendedores. Também houve o registro de 35.975 empresas com natureza jurídica de sociedade limitada; 11.515 empresários, 5.838 Eirelis (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada); 514 sociedades anônimas fechadas; 249 cooperativas; 103 sociedades anônimas abertas; 77 consór-cios e 21 de outros tipos jurídicos. O que mais foi aberto no ano passados foram os comércios de reparação de veículos automo-tores e motocicletas, com 60.600 novos estabelecimentos.

Exportações paranaenses

Segundo dados de dezembro divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia, as exporta-ções paranaenses somaram US$ 16,429 bilhões em 2020. A queda em relação a 2019 (US$ 16,454) foi de apenas 0,16%. Já as importa-ções registraram queda de 15,4% no ano, num total de US$ 10,740 bilhões negociados. Assim, o saldo da balança comercial parana-ense em 2020 somou US$ 5,7 bilhões, 51,3% maior do que o acu-mulado em 2019. Complexo soja foi o principal produto vendido, que representa 37% do total exportado pelo Paraná em 2020, cer-ca de US$ 6 bilhões. Crescimento de 25% em relação ao ano ante-rior. Depois vêm as carnes, que somam US$ 2,1 bilhões e respon-dem por 13% da pauta, mas que registraram queda de 24% em relação ao total vendido em 2019.

Importações paranaenses

Por conta da instabilidade econômica gerada pela Covid 19, a compra de insumos, produtos e serviços de fora foi redu-zida em 15,4% no Paraná em relação a 2019. Produtos quími-cos – adubos, fertilizantes e inseticidas utilizados na agroindús-tria – tiveram pequena queda de 4,5%, mas representam 35,2% da pauta de importações do estado. Depois, em valores mais ex-pressivos, vêm produtos derivados do petróleo, com retração de 39%; produtos mecânicos (-5%); materiais elétricos e eletrônicos (-8%); e material de transportes (-56%).

Direito do Agronegócio

A Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) pro-move a primeira edição do Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, no dia 31 de março de 2021. O evento híbrido (pre-sencial e online) será realizado no Espaço Cultural Brasil 21 e terá transmissão virtual pelo site oficial. Com o objetivo de debater os temas mais atuais e relevantes no contexto jurídico e de apoio à formação de políticas públicas na relação com os mercados agrí-colas e sistemas agroindustriais, o Congresso terá uma progra-mação abrangente, composta por quatro painéis: As Reformas e a Competitividade; Sustentabilidade e Segurança Alimentar; Participação do Investimento Estrangeiro; e Sistema de Financia-mento Privado. Mais informações: congressodireitoagro.com.br AEN

O Governo do Esta-do enviou nesta semana uma nota técnica ao Minis-tério da Saúde solicitando uma reavaliação no núme-ro de doses da vacina con-tra a Covid-19 que está sen-do encaminhasen-do ao Paraná. De acordo com o governa-dor Carlos Massa Ratinho Junior, um dos critérios usa-dos pelo Governo Federal para validar a divisão dos imunizantes é o número de trabalhadores da saúde.

Segundo ele, pelo fato de o Estado ter apenas um equipamento federal, o Hos-pital de Clínicas, em Curiti-ba, estaria em desvantagem em relação a outras unida-des da Federação com pro-porção populacional seme-lhante, como é o caso do Rio Grande do Sul. O gover-nador falou sobre o assunto nessa quarta-feira (27) du-rante entrevista para a rádio Jovem Pan e a RIC TV.

“Estamos em contato permanente com o Ministé-rio da Saúde para ampliar o repasse de doses para o Paraná. Pelo nosso cálculo, recebemos um pouco me-nos. Telefonei para o minis-tro Eduardo Pazuello no sá-bado (23) e ele se mostrou solícito. Disse que se existir qualquer tipo de erro, o Pa-raná será recompensado au-tomaticamente”, explicou o governador.

O documento disponibi-lizado ao MS revelou, após recontagem por parte da Se-cretaria da Saúde com base na ampliação do leque feita pelo próprio ministério, que o Paraná conta com aproxi-madamente 303 mil profis-sionais da saúde. O número é 11,5% superior à primei-ra versão, que continha 272 mil trabalhadores.

Até o momento, o Go-verno do Estado recebeu 391.700 doses, divididas em dois lotes da Corona-vac e um da AstraZeneca. Já o Rio Grande do Sul ga-rantiu 511,2 mil vacinas no mesmo período. Em relação à população, de acordo com a mais recente estimativa do Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE), o Paraná soma 11.516.840 habitantes, pouco superior ao estado vizinho, que tem 11.422.973 moradores.

“O nosso quadro da saú-de é bem diluído justamen-te pelo fato de não justamen-ter tan-tos hospitais federais. É essa a conta que mostramos ao Ministério para ter acesso a

mais doses como forma de fazer justiça a uma distri-buição de forma igualitária”, ressaltou.

Logística

Ratinho Junior desta-cou, também, a agilidade da equipe da Secretaria de Estado da Saúde no repas-se dos imunizantes para os 399 municípios paranaen-ses. A primeira remessa com vacinas produzidas pela far-macêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, lembrou ele, che-gou a todas as regionais em 27 horas.

O lote da AstraZeneca/ Oxford foi distribuído de forma ainda mais rápida, em menos de oito horas. Uma terceira parte, também da Coronavac, começou a ser entregue nesta quarta-feira (27) às Regionais de Saúde.

“Somos referência para o Brasil pela rapidez e agi-lidade. Temos 1.850 salas de vacinação à disposição da população. Quanto mais imunizantes nos forem re-passados, melhor será essa logística. Reforçando que a prioridade neste momen-to é vacinar os profissionais da linha de frente, gente

que está há mais de 10 me-ses presa em UTI para sal-var vidas”, afirmou Ratinho Junior.

Ele lembrou, ainda, que o Paraná vacinou 76.517 pessoas contra a Covid-19 até as 17h de terça-feira (26). O número representa 34,8% das 219.271 doses distribuídas pelo Governo do Estado até o momento. A conta leva em consideração as 132.771 doses da Coro-navac que chegaram na se-gunda-feira (18) – aproxi-madamente a metade do primeiro lote 265.600 apli-cações – e as 86.500 desen-volvidas pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZene-ca que desembarAstraZene-caram em Curitiba no sábado (23). A aplicação é feita pelos mu-nicípios. “A população indí-gena e os idosos que moram em asilos, por exemplo, fo-ram 100% vacinados”, disse. Essa fatia da população re-presenta pouco mais de 22 mil pessoas.

Estado solicita que Ministério

da Saúde reavalie quantidade

de vacinas ao Paraná

Jonathan Campos/aEn

(10)

Indicadores Econômicos: elaboração da agência

Dossiê:Dinheiro. Fone: (41) 99632-7866

Índices em % jul ago set out nov dez ano 12m INPC (IBGE) 0,44 0,36 0,87 0,89 0,95 1,46 5,45 5,45 IPCA (IBGE) 0,36 0,24 0,64 0,86 0,89 1,35 4,52 4,52 IPCA-15 (IBGE) 0,30 0,23 0,45 0,94 0,81 1,06 4,23 4,23 IPC (FIPE) 0,25 0,78 1,12 1,19 1,03 0,79 5,62 5,62 IGP-M (FGV) 2,23 2,74 4.34 3,23 3,28 0,96 23,14 23,14 IGP-DI (FGV) 2,34 3,87 3,30 3,68 2,64 0,76 23,08 23,08 IPA-DI (FGV) 3,14 5,44 4,38 4,86 3,31 0,68 31,72 33,89 IPC-DI (FGV) 0,49 0,53 0,82 0,65 0,94 1,07 5,17 5,17 INCC-DI (FGV) 1,17 0,72 1,16 1,73 1,28 0,70 8,81 8,81

nov dez jan

TJLP (%) 4,55 4,55 4,39 Sal. mínimo 1.045,00 1.045,00 1.100,00 FGTS (%) 0,2466 0,2466 0,2466 UPC 23,54 23,54 23,54 TAXA SELIC ANUAL: 2,0%

Facultativo

Contribui com 20% sobre qualquer valor entre R$ 1.045,00 (R$ 209,00) a R$ 6.101,06 (R$ 1.220,21), através de carnê. Empregados - taxas de desconto

Taxa até R$ 1.045,00 (sal. mínimo) 7,5% Taxa entre R$ 1.045,01 e R$ 2.089,60 9% Taxa entre R$ 2.089,61 e R$ 3.134,40 12% Taxa entre R$ 3.134,41 e R$ 6.101,06 14% COMO EFETUAR O CÁLCULO: é preciso calcular o valor da taxa para cada intervalo de salário, e depois somar os va lores obti-dos.

EMPREGADOR Pessoas físicas e empresas não optantes do Simples pagam uma taxa de 12%

BASE (R$) Alíquota Parc. a % deduzir Até 1.903,98 - -De 1.903,99 até 2.826,65 7,5 142,80 De 2.826,66 até 3.751,05 15 354,80 De 3.751,06 até 4.664,68 22,5 636,13 Acima de 4.664,68 27,5 869,36 Deduções: a) Assalariados: 1-R$ 189,59 por dependente; 2 - pensão alimentícia; 3 - contribuição à Prev. Social; 4 - R$ 1.903,98 por aposentado a partir de 65 anos; 5 - contri bui ções à previdência privada e aos Fapi pagas pelo contribuinte; b) Carne Leão:itens de 1 a 3 mais as despesas escrituradas no livro-caixa.

Período POUP POUP TR ANTIGA NOVA 27/11 a 27/12 0,5000 0,1159 0,0000 28/11 a 28/12 0,5000 0,1159 0,0000 1/12 a 1/1 0,5000 0,1159 0,0000 2/12 a 2/1 0,5000 0,1159 0,0000 3/12 a 3/1 0,5000 0,1159 0,0000 4/12 a 4/1 0,5000 0,1159 0,0000 5/12 a 5/1 0,5000 0,1159 0,0000 6/12 a 6/1 0,5000 0,1159 0,0000 7/12 a 7/1 0,5000 0,1159 0,0000 8/12 a 8/1 0,5000 0,1159 0,0000 9/12 a 9/1 0,5000 0,1159 0,0000 10/12 a 10/1 0,5000 0,1159 0,0000 11/12 a 11/1 0,5000 0,1159 0,0000 12/12 a 12/1 0,5000 0,1159 0,0000 13/12 a 13/1 0,5000 0,1159 0,0000 14/12 a 14/1 0,5000 0,1159 0,0000 15/12 a 15/1 0,5000 0,1159 0,0000 16/12 a 16/1 0,5000 0,1159 0,0000 17/12 a 17/1 0,5000 0,1159 0,0000 18/12 a 18/1 0,5000 0,1159 0,0000 19/12 a 19/1 0,5000 0,1159 0,0000 20/12 a 20/1 0,5000 0,1159 0,0000 21/12 a 21/1 0,5000 0,1159 0,0000 22/12 a 22/1 0,5000 0,1159 0,0000 23/12 a 23/1 0,5000 0,1159 0,0000 24/12 a 24/1 0,5000 0,1159 0,0000 25/12 a 25/1 0,5000 0,1159 0,0000 26/12 a 26/1 0,5000 0,1159 0,0000 27/12 a 27/1 0,5000 0,1159 0,0000 28/12 a 28/1 0,5000 0,1159 0,0000 1/1 a 1/2 0,5000 0,1159 0,0000 TR MÊS % ano 12 m Novembro/20 0,00 0,00 0,00 Dezembro/20 0,00 0,00 0,00

Fonte: Sinduscon/PR e Sinduscons regionais - R8N

R$/m2 NOV DEZ %m %ano %12m

Paraná 1.696,22 1.720,00 1,40 7,94 7,94 Norte 1.755,40 1.765,20 0,84 10,94 10,94 Noroeste 1;529,92 1.564,08 2,23 5,95 5,95 Oeste 1.736,45 1.758,75 1,46 9,48 9,48 SOJA - saca 60kg PRAÇA R$ SEM 30 d. Paranaguá 169,00 1,2% 8,3% Ponta Grossa 167,00 0,6% 15,2% Maringá 164,00 1,2% 13,9% Cascavel 164,00 1,2% 13,9% Sudoeste 164,00 1,2% 13,9% Guarapuava 164,00 1,2% 13,9% MILHO - saca 60kg Paranaguá 83,00 -1,2% 18,6% Sudoeste 81,00 -1,2% 12,5% Cascavel 81,00 -1,2% 12,5% Maringá 80,00 -1,2% 14,3% Ponta Grossa 81,00 -1,2% 12,5% Guarapuava 81,00 -1,2% 12,5% TRIGO - saca 60kg PRAÇA R$ SEM 30 d. Curitiba 85,00 0,0% 6,3% Ponta Grossa 83,00 0,0% 5,1% Maringá 78,00 0,0% 4,0% Cascavel 78,00 0,0% 4,0% SALÁRIO FAMÍLIA 2020 - Salários até R$ 1.425,56 48,62

Venc.: empresas 20/1, pes.físicas 15/1, emp. do més ticos 6/1. Atraso gera multa 4% a 100%+juros. Empresário/empregador

Contribui com 11% sobre o pró-labore, en tre R$ 1.045,00 (R$ 114,95) e R$ 6.101,06 (R$ 671,12), através de GPS. Autônomo

1)Quem só recebe de pessoas físicas: recolhe por carnê 20% sobre os limites de R$ 1.045,00 (R$ 209,00) a R$ 6.101,06 (R$ 1.220,21).

2)Quem só recebe de pessoas jurídicas: a empresa recolhe 11% sobre o máximo de R$ 6.101,06 (R$ 671,12) e desconta do autônomo

3)Quem recebe de jurídicas e físicas: des conto de 11% sobre as jurídicas, até R$ 6.101,06 (R$ 671,12). Se não atingir este teto, reco lhe 20%, via carnê, sobre a dife rença até R$ 6.101,06.

4) Aut. especial: sobre R$ 1.045,00, recolhe 5% (donas de casa, Lei 12.470/2011) ou 11% (demais especiais), mas a aposenta-doria é por idade..

SOJA- US$cents por bushel (27,216 kg) Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS mar/21 1.374,75 4,50 0,4% 8,7% mai/21 1.373,25 3,75 0,4% 8,8%

MILHO- US$cents por bushel (25,4 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS mar/21 534,00 1,75 2,3% 18,4% mai/21 535,25 1,50 2,1% 18,5% FARELO- US$ por tonelada curta (907,2kg)

mar/21 436,60 0,10 -1,3% 5,4% mai/21 433,70 -0,10 -1,1% 5,6%

TRIGO- US$cents por bushel (25,4 kg)

mar/21 658,25 -7,00 -1,4% 5,0% mai/21 657,75 -6,50 -1,5% 5,1% Ações % R$ Petrobras PN +1,41% 27,38 Vale ON -2,78% 89,20 ItauUnibanco PN -0,07% 28,23 Bradesco PN +1,60% 24,80 Cielo ON +13,35% 4,16 Azul PN +5,49% 39,95 Suzano ON -5,89% 62,30 Totvs ON -4,55% 28,74 INDICE BOVESPA Baixa: 0,50% 115.882 pontos Volume negociado: R$ 35,59 bilhões

*Diferença sobre dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 na soja, milho e trigo e US$ 1,00 no farelo

IR 2020 - A 8ª parcela do IR 2020 ven ce em 29/01, com taxa de juros Selic de 1,98%.

MÊS TAXA SELIC Out/20 0,16% Nov/20 0,15% MÊS TAXA SELIC Dez/20 0,16% *Jan/21 1,00% *No mês corrente a Selic é sempre 1,00%

CÂMBIO

27/01/21

Indicadores Econômicos

Mercado Agropecuário

BOVESPA

27/01/21

IR

POUPANÇA, TR

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

LOTES - ATACADO

27/01/21

Soja, milho e trigo: fonte Dossiê:Dinheiro; Cepea/Esalq: mais informações em www.cepea.esalq.usp.br

PREVIDÊNCIA

COMPETÊNCIA DEZEMBRO

SELIC/IR

REAJUSTE ALUGUÉIS

SAL. MÍNIMO - PARANÁ OUTROS INDICADORES

Índice nov dez jan

INPC (IBGE) 1,0477 1,0520 1,0545 IPCA (IBGE) 1,0392 1,0431 1,0452 IGP-M (FGV) 1,2093 1,2452 1,2314 IGP-DI (FGV) 1,2212 1,2428 1,2308

* Correção anual. Multiplique valor pelo fator acima

CUB PARANÁ

POUP. ANTIGA % ano 12 m

Novembro/20 0,5000 5,64 6,17 Dezembro/20 0,5000 6,17 6,17

NOVA POUPANÇA % ano 12 m

Novembro/20 0,1159 1,99 2,29 Dezembro/20 0,1159 2,11 2,11

Produto unidade média var. var. var. F Belt. Pato B. PR - R$ diária 7 dias 30 dias R$ R$

SOJA saca 60 kg 154,47 0,0% -0,7% 15,9% 155,00 155,50 MILHO saca 60 kg 72,71 0,0% -3,2% 15,5% 74,00 74,20 TRIGO saca 60 kg 75,00 0,4% 3,9% 11,1% 75,00 74,00 FEIJÃO CAR. saca 60 kg 260,45 0,0% -2,1% -3,7% - 240,00 FEIJÃO PRETO saca 60 kg 280,04 0,0% 0,2% 0,3% - 280,00 BOI GORDO arroba, em pé 281,08 0,7% 2,5% 8,9% 280,00 275,00 SUÍNO kg, vivo 6,27 -4,4% -9,4% -5,3% 6,00 6,00 ERVA MATE arroba 22,39 0,0% 0,0% 12,6% - 19,00

FRANGO kg, vivo 2,80 0,0% 0,0% 0,0% - -

PREÇO AO PRODUTOR

27/01/21

MERCADO FUTURO

INDICADORES CEPEA/ESALQ PRODUTO 26/01 DIA MÊS Bezerro (1) 2.788,57 -0,83% 11,56% Boi gordo (2) 298,00 1,03% 11,55% Café (3) 655,25 -0,34% 8,00% Algodão (4) 455,56 1,72% 19,59%

1- preço médio no MS, unidade de 8 a 12 meses; 2 -média à vis ta da arroba no Estado de SP; 3 - valor à vista saca 60kg posto SP Capital, arábica, bica corrida, tipo 6; 4 - em pluma, cent/R$ por libra peso (453 gr), posto SP Capital.

BOLSA DE CHICAGO (CBOT) 27/01/21

BOLSA DE NOVA YORK (NYBOT) 27/01/21

CAFÉ- US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS mar/21 125,50 1,00 0,2% -0,4% mai/21 127,55 0,95 0,2% -0,2%

BOLSA DE MERCADORIAS DE SÃO PAULO (BM&F) 29/08/17

*Diferença s/ dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 no café e algodão.

120.636 119.646 118.328 117.380 116.464 115.882

SOJA Fin. Cross Listing- US$ saca 60 kg Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊS nov/17 20,66 -0,09 0,0% -7,5% mai/18 21,25 -0,07 0,2% -6,2%

MILHO- R$/saca 60 kg

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊS set/17 27,29 0,02 -2,4% 4,5% nov/17 28,91 0,09 -0,7% 2,9% BOI GORDO- R$/arroba

ago/17 141,88 1,62 2,3% 8,5% set/17 142,98 0,89 2,8% 7,8%

CAFÉ- US$/saca 60 kg (arábica)

set/17 151,25 -3,45 -0,2% -8,2% dez/17 156,90 -2,20 0,3% -7,8%

19/01 20/01 21/01 22/01 26/01 27/01

Fonte: Sima/Deral/Seab. Os preços nas praças referem-se aos valores “mais comuns” apurados

OURO - BM&F var. dia

27/01 R$ 318,00 /grama +0,95%

DÓLAR COMERCIAL

Alta: 1,50% Var. janeiro: +4,20%

Compra R$ 5,406

Venda R$ 5,407

DÓLAR PTAX (Banco Central)

Baixa: 0,08% Var. janeiro: +3,57%

Compra R$ 5,3818

Venda R$ 5,3824

DÓLAR PARALELO

Alta: 1,24% Var. janeiro: +4,20%

Compra R$ 5,14

Venda R$ 5,70

DÓLAR TURISMO

Alta: 1,25% Var. janeiro: +4,22%

Compra R$ 5,14

Venda R$ 5,68

EURO

Baixa: 0,73% Var. janeiro: +1,78%

Compra R$ 6,5061

Venda R$ 6,5073

EURO TURISMO

Alta: 0,73% Var. janeiro: +2,99%

Compra R$ 6,10

Venda R$ 6,88

OUTRAS MOEDAS X REAL

Iene R$ 0,0517 Libra esterlina R$ 7,38 Peso argentino R$ 0,06 US$ 1 É IGUAL A: Iene 104,12 Libra esterlina 0,73 Euro 0,83 Grupo 1 R$ 1.383,80 Trab.s na agricultura. Grupo 2 R$ 1.436,60 Serviços administrati vos,

domésticose ge rais, ven -dedores e trab. de reparação.

Grupo 3 R$ 1.487,20 Trab. produção de bens e serviços industriais Grupo 4 R$ 1.599,40 Técnicos nível médio. *Valores válidos de 01/01/20 a 31/12/20

Poupança antiga: depósitos até 03/05/12 Nova poupança: dep. a partir de 04/05/12

ALGODÃO- US$cents/libra peso (0,453 kg) Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS mar/21 80,84 -0,87 -0,9% 6,1% mai/21 81,99 -0,82 -0,6% 6,7% BOLSAS NO MUNDO % Dow Jones 30.303,17 -2,05 Londres 6.567,37 -1,30 Frankfurt 13.620,46 -1,81 Tóquio 28.635,21 +0,31

A10

Economia

46 - 3220 - 2066

Agência Brasil

As contas externas registraram sal-do negativo de US$ 12,517 bilhões em 2020, ou 0,87% do Produto Interno Bruto (PIB - a soma de todas as riquezas produ-zidas pelo país), o melhor resultado desde 2007, quando houve um pequeno superá-vit anual de US$ 408 milhões.

Em 2019, o déficit havia sido de US$ 50,697 bilhões (2,70% do PIB) nas tran-sações correntes, que são as compras e vendas de mercadorias e serviços e trans-ferências de renda do Brasil com outros países.

Este recuo deveu-se, principalmen-te, às reduções dos déficits em renda pri-mária, US$ 19,1 bilhões, e em serviços, US$ 15,1 bilhões. Adicionalmente, o supe-rávit comercial de bens cresceu US$ 2,8 bilhões, e o superávit em renda secundá-ria aumentou US$ 1,2 bilhão , informou o Banco Central (BC), em relatório divulga-do ontem (27), em Brasília.

Segundo o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, os re-sultados do ano são bastante diretos e fo-ram impactados pela pandemia de co-vid-19. A pandemia global causou uma recessão no país, na demanda por bens e serviços importados, e gerou redução no déficit de transações correntes, principal-mente em serviços e renda, com a redu-ção em viagens internacionais e em lucros e dividendos, nesse último caso, por causa do impacto na atividade comercial , disse.

Os dados foram apresentados jun-to com as estatísticas do sejun-tor externo de dezembro de 2020. De acordo com o BC, após oito meses consecutivos de superá-vit, as transações correntes foram defici-tárias em US$ 5,393 bilhões no mês pas-sado, ante déficit de US$ 4,653 bilhões em dezembro de 2019.

Balança comercial

As exportações de bens totalizaram

US$ 210,669 bilhões em 2020, com re-cuo de 6,7% em relação a 2019. As im-portações somaram US$ 167,439 bilhões, queda de 9,7% na comparação com o ano passado. Com esses resultados, a balança comercial teve superávit de US$ 43,230 bilhões no ano passado.

O déficit na conta de serviços (via-gens internacionais, transporte, aluguel de investimentos, entre outros) atingiu US$ 19,923 bilhões em 2020, redução de 43,2% em relação do déficit de US$ 35,066 bilhões em 2019.

No caso das viagens internacionais, as receitas de estrangeiros em viagem ao Brasil chegaram a US$ 3,044 bilhões, en-quanto as despesas de brasileiros no exte-rior ficaram em US$ 5,394 bilhões. Com isso, a conta de viagens fechou o ano com déficit de US$ 2,350 bilhões, o menor dé-ficit desde 2006, quando foi de US$ 1,4 bilhão.

Desde abril do ano passado, a

redu-ção em viagens ficou na faixa de 80% a 90%. Os voos internacionais foram um dos setores mais afetados pela pandemia e até agora estamos tendo notícias de res-trições , disse Rocha. Também contribui para isso [resultado da balança comer-cial] a desvalorização cambial. Isso torna os gastos de residentes no Brasil, os gas-tos que fazem no exterior, mais caros , completou.

Rendas

Em 2020, o déficit em renda primária (lucros e dividendos, pagamentos de juros e salários) chegou a US$ 38,181 bilhões, 33,3% inferior aos US$ 57,272 bilhões em 2019.

A conta de renda secundária (gerada em uma economia e distribuída para ou-tra, como doações e remessas de dólares, sem contrapartida de serviços ou bens) teve resultado positivo de US$ 2,358 bi-lhões contra US$ 1,168 bilhão em 2019.

Contas externas têm saldo negativo de

US$ 12,5 bi em 2020

(11)

A11

Social

Muitas vezes os anjos não tem asas, mas estão entre

nós, todo o tempo. Esta é a Melina fi lha de Aline e

Paulo, irmã de Ana Júlia, Gabriela e Davi. Foto Casulo

Baby Fotografi a

Enzo Gabriel

Reis está

completando 1

aninho hoje (28),

ele é fi lho de

Adrieli e Tiago.

Foto Chicoski

Digital

A majestosa beleza da espera de Ravi. Um amor que assim ilumina

tudo! Ele é o amor maior na vida dos papais Paloma Lohany Pereira

Mendes
e Pedro Junio Loiola Cardoso. Registro Estúdio Francieli Dias

Quem estará

passando a faixa

de Miss Eco

Paraná nos dia 4,

5 e 6 de fevereiro

em Campo

Mourão é a

nossa linda Nicoli

Monique Tschá.

Ela que está se

preparando para

o Miss Eco Brasil

que em breve

terá data defi nida

e local. Nossos

agradecimentos

a ela por

representar tão

maravilhosamente

nossa cidade e

nosso Estado.

Obrigada Nicoli.

(Eva Marchesi

coordenadora

regional Miss Eco

Paraná)

Referências

Documentos relacionados

Para inserir ou (re)definir uma hiperligação há que seleccionar o texto/imagem e activar o botão de hiperligação da barra de ferramentas padrão (ou em.. Núcleo Minerva

Nº DE VAGAS Marketing Digital e Comércio Eletrônico Graduação na área ou em áreas afins; Especialização na área ou em áreas afins.. 01 (uma) DISCIPLINA EMENTA

O RESPOND-2 (P05101) foi um estudo randomizado e duplo-cego, que comparou dois esquemas terapêuticos de VICTRELIS™ 800 mg VO três vezes ao dia em combinação com

Será solicitado ao Departamento de Migração, no Paraguai, um “permiso” para você entrar no país, para isso você deve enviar por e-mail os seguintes documentos:.. ▪ Fotocópia

seu papel como “mensageiro” em levar, na forma de genes, as instruções necessárias para a produção de proteínas ainda era um mistério para a ciência.. No

Nesta base, este trabalho tem como objetivo primário fazer uma avaliação comparativa da fadiga cíclica de três sistemas de limas diferentes utilizados em

Prospective, randomized comparison of transperitoneal versus retroperitoneal laparoscopic adrenalectomy..

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de