• Nenhum resultado encontrado

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Nome do produto: ADE-TEC SOLUÇÃO INJETÁVEL

Nome da Empresa/Fabricante: SESPO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

Rua Manoel Joaquim Filho, 303, CEP. 13148-115 – Paulínia / SP Contato de emergência: 0800 770 0355 ou (19) 3833-7709

e-mail: cevabrasil@ceva.com

sac@ceva.com

2- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Tipo de produto: Este produto é uma mistura.

Grupo químico: Anti-helmíntico

Ingredientes que apresentam perigo: Ivermectina CAS: 70288-86-7

Nome químico ou genérico de cada ingrediente que contribua para o perigo:

Ivermectina 1,0 %

3- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

PRINCIPAIS PERIGOS: O produto pode ser tóxico ao homem e ao meio ambiente se não utilizado conforme as recomendações

Efeitos nocivos à Saúde

Efeitos adversos á saúde humana: o produto pode ser absorvido pelas vias respiratória, dérmica e oral, produzindo estimulação do Sistema Nervoso Central. O contato com o produto pode provocar irritações na pele e nos olhos causando dermatites e queimaduras na pele.

Efeitos ambientais: produto tóxico para peixes. A água contaminada não deve ser usada. Evitar a contaminação dos cursos d’ água, esgoto e subsolo com o produto.

Perigos específicos: produto não inflamável Principais sintomas

Contato com a pele: Pode provocar sensações na pele, além de parestesias em trabalhadores expostos, sintomas que normalmente desaparecem em 24 horas. Entre os sintomas cutâneos mais freqüentes, encontramos: dormência,

(2)

coceira, formigamento e queimação. Os sintomas em intoxicações podem incluir alergias respiratórias e cutâneas, além de sintomatologia neurológica nos casos graves com tremores e convulsões. A inalação de vapores pode causar vertigens, distúrbios na visão, sonolência, irritação respiratória e irritação da mucosa, olhos e pele.

Contato com os olhos: pode causar irritação ocular.

4- MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Inalação: Remover a vítima para local arejado. Se necessário, efetuar respiração artificial, se respirar com dificuldade consultar um médico levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário do produto.

Contato com a pele: Remover as vestes e os sapatos contaminados. Lavar as partes afetadas com água corrente e sabão em abundância. Ocorrendo efeitos/sintomas consultar um médico levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário do produto. Lavar as roupas contaminadas antes de reutilizá-las e descartar os sapatos contaminados.

Contato com os olhos: lavar com água corrente em abundância durante 15 minutos, persistindo a irritação consultar um médico levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário do produto.

Ingestão: Procure um médico imediatamente levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário do produto. É possível que o vômito ocorra espontaneamente, não devendo ser evitado; neste caso, deite o paciente de lado para evitar que aspire o resíduo.

Ações que devem ser evitadas: não efetuar respiração boca a boca se o paciente tiver ingerido o produto. Usar um Ambu para tal procedimento.

Instruções para o médico: A intoxicação em caso de ingestão do produto pode ser reduzida, provocando o vômito dentro do prazo de meia hora da exposição. Se a intoxicação avançar a ponto de causar seria ocorrência de vômito, o grau de desequilíbrio eletrolítico deve ser avaliado. Suporte apropriado de líquido eliminado deve ser administrado por via parenteral, juntamente com outras medidas de suporte exigidas, como acompanhamento da pressão sanguínea, conforme indicado por sinais clínicos, sintomas e medidas. Nos casos graves, as observações deverão prosseguir por pelo menos vários dias até que a condição clínica do paciente fique estável e normal. Considerando que a Ivermectina estimula a liberação do ácido gama aminobutírico GABA em animais de laboratório, é aconselhável que se evite medicamentos que estimulem o efeito do GABA, tais como Barbitúricos, benzodiazepinas, ácido valpróico, em pacientes com risco de estarem intoxicados com Ivermectina.

(3)

Meios de extinção Apropriados: CO2 ou pó químico.

Meios de extinção inapropriados: Não utilizar jato d’água.

Proteção aos combatentes: Usar roupa de proteção total e aparelho de respiração autônoma.

6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precauções individuais: Utilizar macacão impermeável, óculos protetores, botas de borracha e luvas de nitrila ou PVC. A proteção respiratória deverá ser realizada dependendo das concentrações presentes no ambiente ou da extensão do vazamento/derramamento, para tanto, deverá se optar por máscaras semifaciais ou faciais inteiras.

Precauções com o meio ambiente: Em caso de derrame, estanque o escoamento, não permitindo que o produto entre em bueiros, corpos d’ água ou drenos. Em caso de corpos d’ água, interromper imediatamente a captação para o consumo humano e animal. Contate o Órgão ambiental mais próximo.

Remoção de fontes de ignição: interromper a energia elétrica e desligar as fontes geradoras de faíscas. Métodos de limpeza

PISO PAVIMENTADO: absorver o produto com serragem ou areia, recolha o material com o auxílio de uma pá e coloque em recipiente devidamente identificado e lacrado. Lave o local com grande quantidade de água

SOLO: retire as camadas de terra contaminada até atingir o solo não contaminado recolha o material com o auxílio de uma pá e coloque em recipiente devidamente identificado e lacrado.

7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO MANUSEIO

Procedimentos técnicos: manter o produto e eventuais sobras em suas embalagens originais adequadamente fechadas.

Precauções:

No caso de armazéns deverão ser seguidas as instruções constantes da NBR 9843 da Associação Brasileira de Normas técnicas – ABNT.

Conservar o produto longe do alcance de crianças e animais

Durante a aplicação não devem permanecer no local pessoas ou animais. Não aplicar sobre alimentos e utensílios de cozinha, plantas e aquários. Não fumar durante aplicação

Durante a manipulação e aplicação use vestimentas adequadas (roupa de mangas compridas, botas, chapéu e máscara com filtro adequado, cobrindo nariz e boca).

(4)

Use óculos de proteção durante manuseio e aplicação, pois o produto pode ser irritante para os olhos.

Em caso de intoxicação contate o Centro de intoxicações ou serviço de saúde, levando a embalagem ou o rótulo do produto.

Em caso de acidente durante o uso consulte o item 4 MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Conselho de utilização: LEIA ATENTAMENTE AS RECOMENDAÇÕES DA EMBALAGEM ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO.

ARMAZENAMENTO

Condições de Armazenamento

- Recomendações: mantenha sempre o produto em sua embalagem original, guarde-o em local próprio para o armazenamento de produtos químicos, evitando o contato com alimentos, bebidas e etc. O local deve ser ventilado, e o acesso deve ser apenas a pessoal autorizado. No caso de problemas com a embalagem original o produto deve ser envolto por recipientes adequados

Materiais incompatíveis: Substâncias oxidantes Condições de embalagem:

No caso de problemas com a embalagem durante o manuseio original o produto deve ser envolto por recipientes adequados

Materiais de embalagem:

Embalagem primária: frascos ampola de 50, 250, 500 e 1000 mL

Embalagem secundária: 06 cartuchos de papelão acondicionados em caixas de papelão ondulado.

8- CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL Parâmetros de controle

Valor limite de Exposição: ND

Equipamentos de Proteção individual

- proteção respiratória: máscara com de borracha ou silicone com filtro para pesticidas - proteção das mãos: luvas de borracha impermeáveis (nitrila ou PVC)

- proteção dos olhos: Óculos de segurança para produtos químicos tipo ampla visão. - proteção da pele e do corpo: roupas protetoras e botas de borracha

(5)

Precauções especiais: manter os EPI´s devidamente limpos e em condições adequadas de uso, realizando periodicamente inspeções e possíveis manutenções/substituições de equipamentos danificados.

Medidas de higiene: tomar banho e trocar a roupa após o uso do produto. Lavar as roupas contaminadas em separado, evitando contato com outros utensílios de uso pessoal.

9- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS Estado físico: Líquido

Aspecto: límpido Cor: amarelo Odor: característico Densidade: 0,92 g/cm3 Ponto de fusão: ND Características de inflamabilidade - Ponto de fulgor: ND Características de explosividade Produto não inflamável.

Nota: Os valores aqui apresentados são valores típicos, determinados experimentalmente, podendo variar de amostra para amostra. Assim sendo, estes valores podem ser ligeiramente diferentes daqueles constatados para determinado lote do produto.

10- ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade: Produto estável á temperatura e ao ar durante seu prazo de validade, sob condições normais de uso e armazenagem.

Produtos perigosos de decomposição: ND.

11- INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS Toxicidade Aguda

(6)

DL50 dermal: > 2000 mg/KG ( em ratos) CL50 (inalação): ND

Efeitos locais: irritação dérmica moderada e irritação ocular leve em animais de experimentação

Sensibilização: as avermectinas podem causar sensibilização cutânea. Pessoas com doenças de pele e respiratórias, principalmente asma podem ser mais susceptíveis aos efeitos adversos das ivermectinas.

Toxicidade crônica: podem ocorrer dermatites e alergias respiratórias.

12- INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Ecotoxicidade

Efeitos sobre organismos aquáticos: é tóxico para peixes. A água contaminada não deve ser utilizada. Mobilidade: a ivermectina apresenta pequeno potencial para movimento no solo ou entrada no lençol freático. Bioacumulação: a ivermectina apresenta baixo potencial de bioconcentração.

Ecotoxicidade:

Toxicidade para peixes: CL50 (7 dias) = 0,025 ppb ( Ivermectina)

Toxicidade para Daphnia: CL50 oral = 3,0 ppb ( Ivermectina). (Daphnia magna)

A Ivermectina liga-se facilmente ao solo e torna-se inativo durante o decorrer do tempo, sendo também degradada em componentes inativos com o efeito da luz do sol.

13- CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

Produto: Se o produto se tornar impróprio para utilização entre em contato com a empresa fabricante. No tratamento e disposição do produto, de seus restos e embalagens usadas, observar as legislações municipal e estadual e/ou federal pertinentes.

Restos do produto: Embalar e fechar restos de produto etiquetá-los e levá-los para uma central de incineração adequada. Manter as eventuais sobras dos produtos e ou com validade vencida em suas embalagens originais adequadamente fechadas.

Embalagem usada: as embalagens vazias deverão ser submetidas à tríplice lavagem. Não queime nem enterre as embalagens. Observe Legislação Estadual e Municipal específicas. Consulte o Órgão Estadual ou Municipal de meio ambiente.

(7)

Regulamentações Nacionais e Internacionais

Transporte rodoviário no Brasil: Produto não perigoso para o transporte conforme legislação vigente.

15- REGULAMENTAÇÕES Lei 6360 de 23/09/1976 Decreto 79.094 de 05/01/77 Portaria 321 de 28/07/97

Nota: As informações indicadas nesta seção correspondem às principais regulamentações especificamente aplicáveis ao produto objeto desta FISPQ. Chama-se a atenção do utilizador sobre a possível existência de outras regulamentações e recomenda-se levar em consideração outras medidas ou disposições, internacionais, nacionais ou locais, de possível aplicação.

16- OUTRAS INFORMAÇÕES

Uso recomendado: vide rótulo do produto

Referências Bibliográficas: RELATÓRIO TÉCNICO DO PRODUTO Atualização: Vide versão na data do cabeçalho

Nota: As informações aqui contidas, referentes ao produto puro, são meras orientações e são dadas de boa fé, sem que incorra em responsabilidade, expressa ou implícita. Caso haja necessidade de esclarecimentos ou informações adicionais do uso específico deste produto, consulte a Sespo Indústria e Comércio (Divisão Vetbrands Saúde Animal), citada no item 1 desta ficha.

17- HISTÓRICO DE REVISÃO

Revisão Data Descrição da Modificação

01 18/0/8/2003 Inicial

02 21/01/2010 Introdução do Cabeçalho em todas as páginas.

03 22/07/2010

Mudança do logo para SESPO, retirada nos itens que citava Vetbrands. Mudança de cabeçalho. Mudança do contato de emergência e e-mail para emergência. Inclusão do histórico de revisão.

Referências

Documentos relacionados

A decisão ora posta em debate, em especial a emanada pelo Supremo Tribunal Federal em sede do Mandado de Injun- ção 4733, em apertada síntese, dividiu a corte em duas correntes: a

4) PROCEDIMENTOS DE LAVAGEM, ARMAZENAMENTO, DEVOLUÇÃO, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE EMBALAGENS VAZIAS E RESTOS DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU

Ao final da venda de cada lote a Paulo Horto Leilões Ltda promoverá a emissão do contrato de compra e venda, bem como das NOTAS PROMISSÓRIAS RURAIS referentes a cada

O herbicida glyphosate aplicado de forma isolada nas duas doses testadas, ou em mistura com saflufenacil proporcionou um excelente controle das plantas de

Quando propomos pensar o deserto como experiência estética do modelo da morte pretendemos abrir a possibilidade de considerá-lo como paisagem, isto é, como

• Áreas de conhecimento: Gestão da Integração; Início de um Projeto; Gestão do Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Qualidade; Gestão de Recursos

It occurs in Colombia, Ecuador, Peru, Brazil (Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ba- hia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São

Assim, declarada a nulidade por força de disposições processuais, extingue-se a relação processual, mas o direito pode voltar a ser pleiteado, em outra ação, depois de sanada