• Nenhum resultado encontrado

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF)"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

(ECF)

(2)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

Agenda

Considerações Iniciais;

Obrigatoriedade de Transmissão;Penalidades (Multas);

Informações a serem Transmitidas;

Recuperação de Dados da Escrituração Contábil Digital (ECD);Apresentação das Fichas da Escrituração Contábil Fiscal (ECF);

Fichas de Aberturas;

Mapeamento Contábil / Referencial;

• Contas Contábeis e Centros de Custos; • Balanço e Demonstração de Resultado;

IRPJ e CSLL;

• Informativo da Composição dos Custos;

• Demonstração do Resultado do Lucro Líquido Fiscal;

• LALUR / LACS;

• Cálculo do IRPJ e da CSLL;

(3)

Considerações Iniciais

Normativa n° 1.422/2013 dispôs acerca da Escrituração Contábil Fiscal, substituindo, para tanto, referida escrituração em face da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) a partir do ano calendário de 2014, assim como a dispensa ao Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR) em meio físico.

Na Escrituração Contábil Fiscal além de todas as informações contempladas anteriormente na DIPJ, será permitido o controle e validação das partes A e B do e-LALUR e do e-LACS, especialmente no que diz respeito a parte B, onde será realizado confronto entre os saldos contábeis com o ano calendário anterior.

Por fim, para as pessoas jurídicas obrigadas à transmissão da Escrituração Contábil Digital, as informações atinentes às contas e saldos contábeis serão migradas para a Escrituração Contábil Fiscal como preenchimento inicial dos lançamentos contábeis.

(4)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

Obrigatoriedade de Transmissão

Sujeitam-se a transmissão do arquivo no ambiente SPED (Receita Federal) as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro presumido, lucro real, lucro arbitrado assim como as imunes ou isentas, conforme disciplinado na legislação tributária.

Ocorre, no entanto, a dispensa de transmissão da referida escrituração para as sociedades: (i) optantes pelo Simples Nacional;

(ii) órgãos públicos, autarquias e fundações públicas; (iii) pessoas jurídicas inativas; e

(iv) pessoas jurídicas imunes ou isentas que, no ano calendário não tenham sido obrigadas à apresentação da EFD-Contribuições (fatos ocorridos atinentes à contribuição ao PIS e à COFINS).

• A Escrituração Contábil Fiscal será transmitida anualmente até o último dia útil do mês de setembro do ano seguinte ao ano calendário correspondente.

(5)

Obrigatoriedade de Transmissão

• No caso de pessoas jurídicas que foram sócias ostensivas de Sociedades em Conta de Participação (SCP), a ECF deverá ser transmitida separadamente, para cada SCP, além da transmissão da ECF da sócia ostensiva;

• Para o ano-calendário 2014, no caso das empresas não optantes pelo novo regime tributário (art. 75 da Lei nº 12.973/14 e art. 160 da IN nº 1.151/14), além da ECF, deverá ser enviado o FCONT;

(6)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

Penalidades (Multas)

Nos termos do artigo 8º-A da Lei n° 12.973/14, a não apresentação da ECF pelos contribuintes, no prazo fixado, ou sua apresentação com incorreções, omissões ou informações inexatas, acarretará a aplicação das seguintes penalidades, a saber:

(7)

Penalidades (Multas)

(8)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

Das Penalidades (Multas)

(9)

Das Informações a serem Transmitidas

A sociedade deverá informar todas as operações que impactem a composição da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Melhor dizendo, conforme descrito inicialmente, a Sociedade deverá informar todas os ajustes do lucro líquido, sejam eles adições e exclusões assim como demais ajustes a serem realizados na base de cálculo dos referidos impostos, assim como:

à recuperação do plano de contas contábil e saldos das contas, para pessoas jurídicas

obrigadas a entregar a Escrituração Contábil Digital (ECD) relativa ao mesmo período da ECF;

•à associação das contas do plano de contas contábil recuperado da ECD com plano de contas referencial, definido por Ato Declaratório Executivo da Coordenação-Geral de Fiscalização (Cofis);

• aos registros de controle de todos os valores a excluir, adicionar ou compensar em exercícios subsequentes, inclusive prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL; e

• aos registros, lançamentos e ajustes que forem necessários para a observância de preceitos da lei tributária relativos à determinação do lucro real e da base de cálculo da CSLL, quando não devam, por sua natureza exclusivamente fiscal, constar da escrituração comercial, ou sejam diferentes dos lançamentos dessa escrituração;

(10)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

Recuperação de Dados da Escrituração Contábil

Digital (ECD)

Antes de adentrarmos na apresentação das principais fichas a serem preenchidas na Escrituração Contábil Fiscal (ECF), vale ressaltarmos, por oportuno, e sob a ótica de cruzamento das informações a serem transmitidas à Receita Federal do Brasil (RFB), a possibilidade de migração das informações constantes na Escrituração Contábil Digital para preenchimento automático do Balanço e DRE da Sociedade, assim como demais campos.

(11)

Fichas de Abertura

Registro 0000 – Abertura

Neste registro serão preenchidas as informações iniciais de cadastro, tais como Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ), Nome Empresarial, Data correspondente à ECF e o tipo de ECF. Especificamente quanto à este último item, destacamos que nos casos de pessoas jurídicas que forem sócias ostensivas de Sociedades em Conta de Participação (SCP), a ECF deverá ser transmitida separadamente, para cada SCP, além da transmissão da sócia ostensiva.

(12)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

Fichas de Abertura

Registro 0010 – Parâmetros de Tributação

No Registro 0010 são preenchidas as informações atinentes à opção pelo regime de tributação do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social (CSLL), se optante pelas disposições contidas na Lei n° 12.973/2014, forma de tributação no período, isto é dizer, no caso de empresas optantes pelo Lucro Real, a Sociedade deverá marcar a opção, mensalmente, para a apuração sob a receita bruta e acréscimos ou quando levantar balancete de suspensão ou redução.

(13)

Fichas de Abertura

Registro 0020 – Parâmetros Complementares

As informações complementares assemelham-se às opções constantes na Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), tais como Participações no Exterior, Operações com Pessoas Vinculadas ou cuja Sociedade esteja constituída em país com tributação favorecida, Royalties Recebidos do Brasil e do Exterior, Pagamentos ou Remessas de a Título de Serviços, Dividendos e Juros a Beneficiários no Brasil e no Exterior, dentre outros.

(14)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

Mapeamento Contábil / Referencial

Registros J050 – Plano de Contas e J100 – Centro de Custos

Conforme já informado inicialmente, a ECF possibilita a migração dos dados escriturados na ECD, dessa forma, referidos registros serão preenchidos automaticamente quando a Sociedade optar pela referida recuperação de dados da ECD.

(15)

Mapeamento Contábil / Referencial

Registros

k155

– Detalhes dos Saldos Contábeis (Depois do

Encerramento) e K355

– Saldos Finais das Contas Contábeis de

Resultado antes do Encerramento

(16)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

IRPJ e CSLL

Registro L210 – Informativo da Composição dos Custos

Neste Registro são informados os custos incorridos pelas Sociedades. Em comparativo com a extinta Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), corresponderia às informações contidas na Ficha 04 “Custos dos Bens e Serviços Vendidos”.

(17)

IRPJ e CSLL

Registro L300 – Demonstração do Resultado do Lucro Líquido Fiscal

Neste Registro são informados as receitas auferidas pelas Sociedades. Em comparativo com a extinta Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), corresponderia às informações contidas na Ficha 06 “Demonstração do Resultado”.

(18)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

IRPJ e CSLL

Registros M300 e M350 – Lançamentos do e-Lalur e LACs (Parte A)

Nestes Registros são preenchidas as adições e exclusões que impactam a base de cálculo do Lucro Real e da Contribuição Social. Em comparativo com a extinta Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), corresponderia às informações contidas nas Fichas 09 “Demonstração do Lucro Real” e 17 “Cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido”.

(19)

IRPJ e CSLL

Registro M010

– Identificação da Conta no Parte B do e-Lalur e do

LACs

Detalhamento da conta contábil a ser controlada na Parte B do e-Lalur e do LACs. Ressaltamos, por oportuno, os encargos de depreciação, amortização e exaustão gerados por bem objeto de arrendamento mercantil, na pessoa jurídica arrendatária; valores decorrentes do ajuste a valor presente, de que trata o inciso III do caput do art. 184 da Lei no 6.404, de 1976; Realização da perda decorrente de avaliação de ativo ou passivo com base no valor justo, dentre outros.

(20)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

IRPJ e CSLL

Registro M410

– Lançamento na conta da Parte B do e-Lalur e do LACs

sem reflexo na Parte A

Detalhamento da conta contábil a ser controlada na Parte B do e-Lalur e do LACs, incluindo o indicador de lançamento e respectiva contrapartida.

(21)

IRPJ e CSLL

Registro M500

– Controle de Saldos das Contas do e-Lalur e do LACs

(Parte B)

Neste registro estão contempladas as informações de saldos inicias e finais da contas objetos de adição/ exclusão da apuração do Lucro Real (IRPJ) e da Base de Cálculo da Contribuição Social (CSLL).

(22)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

IRPJ e CSLL

Base de Cálculo do IRPJ e da CSLL sobre o Lucro Real

Neste Registro são informados a base de cálculo mensal para apuração do Lucro Real (IRPJ) e da Contribuição Social (CSLL). Em comparativo com a extinta Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), corresponderia às informações contidas nas Fichas 11 “Cálculo do Imposto de Renda Mensal por Estimativa” e 16 “Cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Mensal por Estimativa.

(23)

Demais Informações

Informações Complementares

Abaixo, listamos os registros básicos para preenchimento das informações complementares constantes da ECF, a saber:

Informações Econômicas

• Registro X291 - Operações com exterior – Pessoa vinculada/ Interposta/ País com tributação favorecida

• Registro X292 - Operações com exterior – Pessoa não vinculada/ não Interposta/ País sem tributação favorecida

• Registro X300 e 320 - Operação com exterior – Exportação e importação • Registro X340 - Participações no exterior

(24)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

Demais Informações

Informações Complementares

Abaixo, listamos os registros básicos para preenchimento das informações complementares constantes da ECF, a saber:

Informações Gerais

• Registro Y540 – Discriminação da Receita de Vendas dos Estabelecimentos por Atividade Econômica;

• Registro Y570 – Demonstrativo do Imposto de Renda e CSLL Retidos na Fonte; • Registro Y600 – Identificação de Sócios ou Titular;

• Registro Y611 – Rendimento de Dirigentes, Conselheiros, Sócios ou Titular; • Registro Y665 – Demonstrativo das Diferenças na Adoção Inicial; e

(25)

Demais Informações

Informações Complementares

• Retirada a Ficha 70 da DIPJ, que agora fará parte E-Social

(26)

©2015 Grant Thornton International Ltd. All rights reserved

Contatos

Edson Neves de Souza

Sócio Líder de Impostos Diretos

Email:

edson.neves@br.gt.com

(27)

Obrigado

5ª maior firma de

auditoria nos

Referências

Documentos relacionados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função

A orientação da prática de Ensino Supervisionada é realizada por um docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, adiante denominado orientador

O filme fitoprotetor, desenvolvido na Embrapa Clima Temperado (Campos et al., 2012) para uso em pulveri- zação, é uma solução de ácido pirolenhoso destilado em baixa

Y es que, al analizar diversos microorganismos de pozos de petróleo, entre otros lugares ricos en este “oro negro” como también se le conoce, se puede lograr la degradación

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

c) ter revelado comportamento exemplar, não tendo sofrido nenhuma punição disciplinar; e, d) ter cumprido o curso no prazo mínimo de integralização. 2o O controle da média

  Directrizes para planeamento, gestão e monitorização   Perspectivas do público e autoridades das questões.