• Nenhum resultado encontrado

CONTROLES DE NÍVEL ELETROMECÂNICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTROLES DE NÍVEL ELETROMECÂNICOS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

DADOS TÉCNICOS

CONTROLES DE NÍVEL ELETROMECÂNICOS

Os controladores de nível eletromecânicos da

DIGIMEC são utilizados para controle do nível

durante processos de armazenamento ou transporte de materiais sólidos ou granulados, em indústrias de

plásticos, cimento, minérios, alimentícias, químicas, etc.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

INTRODUÇÃO

Algumas utilizações são típicas para esse tipo de pro-duto, tais como, silos de armazenamento de materiais

sólidos ou granulados, esteira de transporte, etc.

INSTALAÇÃO

O controle de nível deve ser fixado em local onde o conjunto eixo e pá rotativa fique fora da entrada de material e onde o mesmo movimente-se com facili-dade afim de se evitarem acúmulos que acarretariam falsas indicações de nível. Em aplicações nas quais a temperatura do material é elevada deve-se utilizar a montagem lateral. Aconselha-se o uso de protetor quando o peso do material sobre o conjunto eixo e pá for considerável ou quando o desligamento é difícil ocasionando movimentos em blocos. Para o controle ou sinalização do nível máximo recomenda-se a mon-tagem do aparelho na parte superior e para o nível

mínimo a montagem na lateral do reservatório. Para materiais leves (de baixo peso específico) deve-se uti-lizar uma pá com maior área de contato. Para evitar-se risco de vazamento de material é recomendado que o aparelho seja fixado em superfície plana. Apa-relhos com eixo superior a 1500 mm recomenda-se o uso na vertical, para evitar empenamento do mesmo. Para fixação do aparelho tipo APNP-1 é necessário fazer-se um furo com diâmetro de 57mm para encaixar o “alojamento”, lembrando que a medida que irá penetrar no silo será a soma do comprimento do eixo com o comprimento do “alojamento”.

FUNCIONAMENTO

TIPO APNP-1 e APNF-1: Um motor síncrono

man-tém em rotação constante um eixo de aço inox mon-tado sobre rolamentos blindados com retentor, onde em sua extremidade há uma pá acoplada. Quando a mesma tiver seu movimento bloqueado pela presença de material, o mecanismo interno aciona um micro interruptor cujos contatos podem ser utilizados no circuito de alarme ou controle do nível do reser-vatório. Um segundo micro interruptor é acionado

após o primeiro e tem como função desligar o motor, evitando que o mesmo permaneça energizado com a pá bloqueada. Ambos os micros permanecem aciona-dos até que o movimento seja liberado.

TIPO APNM-7 e APNL-7: Quando a membrana

flexível é pressionada pelo material, um micro inter-ruptor é acionado e seus contatos podem ser utiliza-dos para alarme ou controle do nível do reservatório.

Alimentação -15% + 10% APNP-1 e APNF-1: 110 - 220 Vca

Frequência da rede APNP-1 e APNF-1: 50 - 60 Hz

Contatos de saída 250Vca APNP-1 e APNF-1: 5A máx.

carga resistiva APNM-7 e APNL-7: 3A máx.

Consumo APNP-1 e APNF-1: 3 VA

Temperat. máx.do material APNP-1 e APNF-1: 175°C

APNM-7 e APNL-7: 70 °C

Temperatura ambiente 50°C

Material da membrana APNM-7 e APNL-7: Neoprene

Força de acionamento APNM-7: 110 a 260g (regulável)

APNL-7: 140g

Velocidade da pá APNP-1 e APNF-1: 2 RPM

Material da pá APNP-1 e APNF-1: Alumínio fundido (aço inox sob pedido)

Material do eixo APNP-1 e APNF-1: Aço inox 303

Comprimento do eixo APNP-1 e APNF-1: 70 mm (outras medidas sob pedido)

APNF-1 APNP-1

APNM-7

(2)

TIPOS APNF-1, APNP-1, APNM-7 e APNL-7

A DIGIMEC RESER V A-SE O DIREIT O DE AL TERAR QU ALQUER INFORMAÇÃO

TÉCNICA SEM PRÉVIO

A

VISO

.

DIAGRAMAS DE LIGAÇÃO

DIMENSÕES

( mm )

TIPO: APNP-1, APNF-1

TIPO: APNP-1 TIPO: APNF-1

TUBO DE PROTEÇÃO

TIPO: APNM-7 TIPO: APNL-7

(3)

RELÉS DE NÍVEL ELETRÔNICOS

Os relés de nível eletrônicos tipos DPN-1, MPN-1 e MPS-70 foram desenvolvidos para controle e/ou supervisão automática do nível de líquidos condu-tores de corrente elétrica, comandando solenóides, contatores de moto-bombas ou simplesmente alarmes luminosos e/ou sonoros. Montados em caixas

plásticas de ABS, são aparelhos compactos, apresen-tando alta resistência à choques, vibrações e alta imunidade à ruídos elétricos, além de possuirem um sistema de fácil fixação em trilho DIN ou por parafu-sos.

Um circuito eletrônico compara a corrente que circu-la entre dois eletrodos conectados ao aparelho, com um valor selecionado no frontal, através de um potenciômetro. Quando o líquido condutor cobrir ou descobrir os 2 eletrodos condutores, com relação ao eletrodo de referência (Er) o relé de saída será ener-gizado ou desenerener-gizado.

FUNCIONAMENTO

DIAGRAMA DE FUNCIONAMENTO

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

INTRODUÇÃO

TIPO DPN-1 e MPN-1

Exemplo A: Usando o eletrodo de referência Er e o eletrodo superior Es, o relé de saída estará energiza-do enquanto o líquienergiza-do cobrir os energiza-dois eletroenergiza-dos e desenergizado na situação contrária.

Exemplo B: Se usarmos além dos eletrodos já citados, também o eletrodo Ei, o relé energizará quando o líquido cobrir Es e assim ficará até que o líquido des-cubra Ei. Esses aparelhos são utilizados para proteção de bombas submersas de poços artesianos e também para controlar o esvaziamento automático de um reservatório.

TIPO MPS-70

Este controle de nível, possui o mesmo princípio de funcionamento do modelo MPN-1, porém com um ajuste de sensibilidade menor, para evitar detectar a presença de espuma dentro do equipamento.

Es Ei Er

Bombas submersas Esvaziamento e Controlede Nível de Reservatório

DPN-1

MPN-1

(4)

TIPOS DPN-1, MPN-1 e MPS-70

A DIGIMEC RESER V A-SE O DIREIT O DE AL TERAR QU ALQUER INFORMAÇÃO

TÉCNICA SEM PRÉVIO

A VISO .

DIMENSÕES

( mm )

DADOS TÉCNICOS

DIAGRAMAS DE LIGAÇÃO

Alimentação ( -15% +10% ) 12 ou 24 Vcc / 110, 220, 380 ou 440 Volts ( especificar )

Freqüência da rede DPN-1: 50 - 60 Hz

MPN-1 e MPS-70: 50 ou 60 Hz (especificar)

Ajuste de sensibilidade DPN-1 / MPN-1 : 3 a 50 KΩ (outras sob pedido)

MPS-70 : 700 Ω a 6 ΚΩ

Consumo 3 VA

Contatos de saída 5 A. máx. em 250 Vca carga resistiva

Temperatura ambiente 0 a +50°C

Tensão nos eletrodos 24 Vca

DPN-1 MPN-1 e MPS-70

(5)

RELÉS DE NÍVEL ELETRÔNICOS

Os relés de nível eletrônicos tipos DPS-2 e MPS-2 foram desenvolvidos para controle e/ou supervisão automática do nível de líquidos condutores de cor-rente elétrica, comandando solenóides, contatores de moto-bombas ou simplesmente alarmes luminosos e/ou sonoros. Montados em caixas plásticas de ABS,

são aparelhos compactos, apresentando alta resistên-cia à choques, vibrações e alta imunidade à ruídos elétricos, além de possuirem um sistema de fácil fi-xação em trilho DIN ou por parafusos.

Um circuito eletrônico compara a corrente que circu-la entre dois eletrodos conectados ao aparelho, com um valor selecionado no frontal, através de um potenciômetro. Quando o líquido condutor cobrir ou descobrir os 2 eletrodos condutores, com relação ao eletrodo de referência (Er), o relé de saída será ener-gizado ou desenerener-gizado.

FUNCIONAMENTO

DIAGRAMA DE FUNCIONAMENTO

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

INTRODUÇÃO

Exemplo A: Usando o eletrodo de referência Er e o eletrodo superior Es, o relé de saída estará desener-gizado enquanto o líquido cobrir os dois eletrodos e energizado na situação contrária.

Exemplo B: Se utilizarmos também o eletrodo inferior Ei, o relé permanecerá desenergizado enquanto o líquido estiver cobrindo o eletrodo superior Es, e assim ficará até que o líquido descubra o eletrodo inferior Ei. Esses aparelhos são utilizados para con-trole de nível em caixas d’água.

Es Ei Er Controle de nível de caixa d’agua DPS-2 MPS-2

(6)

TIPOS DPS-2 e MPS-2

A DIGIMEC RESER V A-SE O DIREIT O DE AL TERAR QU ALQUER INFORMAÇÃO

TÉCNICA SEM PRÉVIO

A VISO .

DIMENSÕES

( mm )

DADOS TÉCNICOS

DIAGRAMAS DE LIGAÇÃO

Alimentação ( -15% +10% ) 12 ou 24 Vcc / 24, 110, 220, 380 ou 440 Vca ( especificar )

Freqüência da rede DPS-2: 50 - 60 Hz

MPS-2: 50 ou 60 Hz (especificar)

Ajuste da sensibilidade 3 ΚΩ a 50 ΚΩ

Consumo 3 VA

Contatos de saída 5 A. máx. em 250 Vca - carga resistiva

Temperatura ambiente 0 a +50ºC

Tensão nos eletrodos 24 Vca

DPS-2 MPS-2

(7)

CONTROLES DE NÍVEL ELETRÔNICOS E FALTA DE FASE

Os relés de nível e falta de fase eletrônicos tipos DPS-107, DPS-108, MPS-107 e MPS-108 foram desenvolvidos para controle e ou supervisão automática de nível de líquidos condutores de cor-rente elétrica, comandando principalmente cotac-tores de moto-bombas trifásicas e que não podem

operar com falta de fase na alimentação. Montados em caixas plásticas de ABS, apresentam alta resistên-cia a choques e vibrações, alem de possuírem um sis-tema de fácil fixação em trilho DIN ou por parafusos.

Nível : Um circuito eletrônico compara a corrente

que circula entre dois eletrodos conectados ao apa-relho, com um valor selecionado no frontal, através de um potenciômetro. Quando o liquido condutor cobrir ou descobrir os dois eletrodos condutores, com relação ao eletrodo de referência (Er) o relé de saída será energizado ou desenergizado. O potenciômetro permite um ajuste de sensibilidade de acordo com a resistividade do liquido monitorado.

Falta de Fase : O relé de saída só entra em operação

se as três fases, R , S e T estiverem alimentando o aparelho.(led "FALTA F"apagado ). Faltando qualquer uma destas três fases na alimentação do aparelho os contatos do relé de saída voltam para a posição de repouso com um retardo de 3 segundos aproximada-mente (led "FALTA F" acende informando a ocorrên-cia ).

FUNCIONAMENTO

DIAGRAMAS DE FUNCIONAMENTO

INTRODUÇÃO

DPS-107 e MPS-107 DPS-108 e MPS-108 DPS-107 DPS-108 MPS-107 MPS-108

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

Nível: DPS-107 ou MPS-107

Exemplo A : Usando o eletrodo de referência Er e o eletrodo superior Es. O relé de saída estará energiza-do enquanto o liquienergiza-do cobrir os energiza-dois eletroenergiza-dos e dezenergizado na situação contrária.

Exemplo B : Se usamos além dos eletrodos já citados, também o eletrodo Ei, o relé energizará quando o lí-quido cobrir Es e assim ficará até que o lilí-quido des-cubra Ei.

Assim, estes aparelhos são utilizados para proteção de bombas submersas de poços artesianos e também para controlar o esvaziamento automático de um reservatório.

Nível: DPS-108 ou MPS-108

Exemplo A : Usando o eletrodo de referência Er e o eletrodo superior Es, o relé de saída estará desener-gizado enquanto o líquido cobrir os dois eletrodos e energizado na situação contrária.

Exemplo B : Se utilizarmos também o eletrodo inferi-or Ei, o relé permanecerá desenergizado enquanto o liquido estiver cobrindo o eletrodo superior Es, e assim ficará até que o liquido descubra o eletrodo inferior Ei.

Assim estes aparelhos são utilizados para controle de nível em caixas d'agua.

Falta de Fase

Em todos os modelos, se houver falta de uma das fases o relé de saída é desenergizado. Se estiver liga-do o motor de uma bomba, este será desligaliga-do após três segundos.

(8)

TIPOS DPS-107, DPS-108, MPS-107 e MPS-108

A DIGIMEC RESER V A-SE O DIREIT O DE AL TERAR QU ALQUER INFORMAÇÃO

TÉCNICA SEM PRÉVIO

A VISO .

DIMENSÕES

( mm )

DADOS TÉCNICOS

DIAGRAMAS DE LIGAÇÃO

Alimentação 110, 220, 380 ou 480 Vca (especificar )

Freqüência de rede 50 - 60 Hz

Retardo no desligamento 3 seg (aproximadamente)

Ajuste de sensibilidade(nível) 3 a 50 KΩ (outras sob pedido)

Consumo 3 VA

Contatos de saída 5 A max. 250 Vca carga resistiva

Tensão nos eletrodos 24 Vca

Temperatura ambiente 0 a +50°C

PROCEDIMENTO PARA AJUSTE

Nível: DPS-107 ou MPS-107

Gire totalmente o potenciômetro no sentido anti-horário para que o led “SAÍDA” se apague (relé desenergizado). Para ajustar o ponto ideal gire o potenciômetro no sentido horário até que o led “SAÍDA” acenda (relé energizado).

Nível: DPS-108 ou MPS-108

Gire totalmente o potenciômetro no sentido anti-horário para que o led “SAÍDA” acenda (relé

ener-gizado). Para ajustar o ponto ideal gire o poten-ciômetro no sentido horário até que o led “SAÍDA” apague (relé desenergizado).

Falta de Fase

Com o aparelho energizado com as fases R, S e T, e com o ajuste de sensibilidade no mínimo, o relé de saída estará energizado. Gira-se, então, o poten-ciômetro de ajuste no sentido horário, até que o relé seja desenergizado, nesse ponto VT será

ligeira-mente inferior a VR. Gira-se novaligeira-mente o poten-ciômetro no sentido anti-horário até que o relé seja novamente energizado. O quanto se deverá voltar o potenciômetro dependerá da variação da tensão da rede e do equilíbrio da mesma. Normalmente tal ajuste ocorre com cerca de 1/8 do curso total.

DPS-107 e DPS-108 MPS-107 e MPS-108

(9)

RELÉS DE NÍVEL ELETRÔNICOS COM SEGURANÇA

Os relés de nível MPS-1 e EPS-1 foram desenvolvidos para controle e/ou supervisão automática do nível de líquidos condutores de corrente elétrica, comandando solenóides, contatores de moto-bombas ou simples-mente alarmes luminosos e/ou sonoros. Montados

em caixas plásticas de ABS, apresentam alta resistên-cia à choques, vibrações e alta imunidade à ruídos elétricos, além de possuirem um sistema de fácil fi-xação em trilho DIN ou por parafusos.

Um circuito eletrônico compara a corrente que cir-cula entre os eletrodos conectados ao aparelho, com um valor selecionado no frontal através de um poten-ciômetro. O aparelho comuta seus contatos de saída para a posição de trabalho quando o líquido desco-brir o eletrodo inferior, e para a posição de repouso quando o líquido cobrir o eletrodo superior. Este apa-relho possui também, um outro potenciômetro de ajuste com uma saída a relé independente, denomi-nado “segurança”, o qual comuta seus contatos para a posição de repouso sempre que o líquido descobrir o eletrodo de segurança. Este eletrodo deverá ser colocado sempre abaixo do eletrodo inferior.

FUNCIONAMENTO

DIAGRAMA DE FUNCIONAMENTO

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

INTRODUÇÃO

São utilizados para controle de nível e proteção de caldeiras, podendo ser também utilizados para con-trole de nível de reservatórios, caixas d’agua, etc.

Controle de nível de caixa d’agua Es Ei Eseg. Er MPS-1 EPS-1

(10)

TIPOS MPS-1 e EPS-1

A DIGIMEC RESER V A-SE O DIREIT O DE AL TERAR QU ALQUER INFORMAÇÃO

TÉCNICA SEM PRÉVIO

A VISO .

DIMENSÕES

( mm )

DADOS TÉCNICOS

DIAGRAMAS DE LIGAÇÃO

Alimentação ( -15% +10% ) 24 Vcc / 110, 220, 380 ou 440 Vca (especificar )

Frequência da rede 50 ou 60 Hz ( especificar )

Ajuste de sensibilidade 3 a 50 ΚΩ (outras sob pedido)

Consumo 3 VA

Contatos de saída 5 A. máx. em 250 Vca carga resistiva

Temperatura ambiente 0 a +50ºC

Tensão nos eletrodos 24 Vca

MPS-1 EPS-1

(11)
(12)
(13)

FUNCIONAMENTO

DIAGRAMA DE FUNCIONAMENTO

RELÉ DE NÍVEL MICROPROCESSADO PARA LÍQUIDOS VISCOSOS

O controle de nível microprocessado tipo OPS-4 foi desenvolvido para aplicações industriais, onde segu-rança, repetibilidade e confiabilidade são fundamen-tais para a aplicação deste aparelho em serviços con-tínuos sob as mais rígidas condições de trabalho.

Opera com sensores indutivos, capacitivos, fotoelétri-cos ou contato seco em suas entradas e possue um relé de saída. Montados em caixas plásticas padronizadas com fixação através de trilhos DIN.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

INTRODUÇÃO

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Os relés de nível microprocessados OPS-4 encon-tram aplicação na indústria alimentícia, automotiva, etc, no controle de nível de líquidos viscosos como, por exemplo, chocolate, mel, óleo, graxa, etc. Com o reservatório e a tubulação por onde circula o líquido cujo nível será controlado vazios, o OPS-4 comuta seu contato de saída para a posição de traba-lho e o mantém nesse estado até que seja atingido o nível superior. Nesse instante o relé de saída comuta seu contato para a posição de repouso e assim per-manece até que o material volte a ficar abaixo do

nível inferior, repetindo então, essa operação

enquanto o equipamento estiver energizado. Caso o aparelho detecte o sensor superior atuado e o inferi-or não atuado, a saída permanecerá desligada. Quando os sensores detectarem presença de materi-al, tanto no nível superior quanto no nível inferior, o

relé comutará seu contato após um intervalo de 100ms. Um botão externo ligado a uma das entradas do OPS-4, força a comutação do relé de saída para a posição de trabalho independentemente do nível do material no equipamento. Isso serve para ajustes dos níveis se for o caso ou para simples checagem do sis-tema de enchimento do circuito de carga do equipa-mento.

Quatro LEDs sinalizam: a presença de energia alimen-tando o aparelho, o estado dos sensores no nível superior e inferior e, ainda, o estado do relé de saída comutado para a posição de trabalho.

Alimentação por fonte chaveada (vide dados téc-nicos).

Entrada para 2 sensores com saída NPN ou conta-to seco

1 saída a relé com contato reversor.

Sinalizações do estado das entradas, saída e apa-relho energizado através de led’s.

Nível superior

(14)

TIPO OPS-4

A DIGIMEC RESER V A-SE O DIREIT O DE AL TERAR QU ALQUER INFORMAÇÃO

TÉCNICA SEM PRÉVIO

A VISO .

DADOS TÉCNICOS

DIAGRAMA DE LIGAÇÃO

DIMENSÕES

( mm )

IMPORTANTE: Aconselhamos complementar a aplicação deste aparelho com outros dispositivos (consulte as normas de segurança). Os circuitos de comando

(sen-sores e botão) devem estar separados dos dutos de acionamento de contactores, válvulas solenóides, etc., para evitar interferências. Contactores e solenóides quan-do acionaquan-dos podem provocar transientes. Para evitá-los use filtros supressores em paralelo com as bobinas destes componentes. Vide nossos modelos STRC-1 e STRC-2 em nosso catálogo geral.

Sensores de fabricação DIGIMEC que podem ser aplicados com o OPS-4 : LOS-100 18NAP/ NO134 ( sensor optico por difusão )

LOS-300 18NAP/ NO134 ( sensor optico por difusão ) LCM-618 NAP/ NO134 ( sensor capacitivo ) LIM-518 NP/ NO134 ( sensor indutivo )

Alimentação 22 - 60 Vcc / 20 - 48 Vca / 90 - 240 Vca (especificar)

Freqüência da rede 50 - 60 Hz

Consumo 5VA

Contato de Saída 5 A máx. - 220 Vca - carga resistiva

Temperatura ambiente De trabalho: 0 a +50ºC

De armazenagem: -10 a +65ºC

Entradas 2 NPN ( 24Vcc / 200 mA máx. ) e 1 por botão NA

Saída Atraso 100 ms

(15)

DADOS TÉCNICOS

CONTROLES DE NÍVEL ELETROMECÂNICOS

Os controladores de nível eletromecânicos da Digimec, tipos RP-10, RP-11 e RP-80 foram desen-volvidos para aplicações industriais onde segurança, repetibilidade e confiabilidade são fundamentais. Projetados para serviços contínuos sob as mais

rígi-das condições de trabalho, assim, são utilizados para controle de nível durante processos de armazena-mento ou transporte de materiais sólidos ou granula-dos, em industrias de plásticos, cimento, alimentícias. químicas, etc.

Um motor síncrono mantém em rotação constante um eixo de aço inox montado sobre rolamentos blindados com retentor, onde em sua extremidade há uma pá acoplada. Quando a mesma tiver seu movi-mento bloqueado pela presença de material, o mecanismo interno aciona um micro interruptor cujos contatos podem ser utilizados no circuito de alarme ou controle de nível do reservatório. Um segundo micro interruptor é acionado após o primeiro e tem como função desligar o motor, evitando que o mesmo permaneça energizado com a pá bloqueada. Ambos os micros permanecem acionados até que o movi-mento seja liberado.

Resumindo : Quando não houver material bloquean-do a pá, os terminais bloquean-do micro interruptor 1 que acionam o motor e os terminais do micro interruptor 2 (C e L) estão fechados. O motor gira. Quando

hou-ver material bloqueando a pá os terminais do micro interruptor 2 (C e L ) abrem e comutam fechando (C e H ). Após os terminais do micro interruptor 1 abrem e o motor pára. Um novo ciclo recomeça quando o material desbloqueia a pá.

FUNCIONAMENTO

AJUSTE NO MECANISMO DE TORQUE

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

INTRODUÇÃO

Os aparelhos dispõem de 4 posições de ajuste da mola de regulagem de torque que deve ser ajustado conforme o pêso específico do material a ser monitorado ( +alto, alto, baixo,+baixo ). O ajuste de

fábrica é "baixo". Mude de posição quando necessário. visto que o bom desempenho dos apare-lhos dependerá do ajuste correto desta mola. Herméticamente fechados e próprios para

apli-cações exteriores.

Anel de vedação projetado para impedir a pene-tração de sujeira para dentro de carcaça através do eixo.

Torque ajustável.

Performance de torsão estável e confiável. Embreagem para prevenir quebra do mecanismo

interno se houver sobrecarga na pá rotativa. Design racional, os mecanismos internos são ra-pidamente extraíveis para verificação,manutenção ou substituição. Não é necessário retirar o aparelho com-pleto do recipiente.

Apropriados para pequenos recipientes e materi-ais de baixo peso específico.

RP-10

RP-11

RP-80

Alimentação 110, 220 ou 24 Vca (especificar )

Freqüência 50-60 Hz

Consumo RP-10 e RP-11: 3W

RP-80: 1,5W

Contatos de Saída 5 A /250 Vca (carga resistiva)

Velocidade de rotação 1 RPM

Torque RP-10 e RP-11: 0,5 a 1,0 kg-cm

RP-80: 30 a 100kg/cm

Conexão ao processo RP-10: rosca 1" BSP

RP-11: flange RP-80: rosca ¾" BSP

Conexão ao conduíte RP-10 e RP-11: prensa cabo ½" BSP

RP-80: cabo 6x0.5mm²

Temperatura de operação RP-10 e RP-11: -10 a +70° C

RP-80: -20 a +70° C

Material da carcaça RP-10 e RP-11: Alumínio

RP-80: Plástico e Alumínio

Peso específico recomendado RP-10 e RP-11: 0,5g/cm³

RP-80: 0,3g/cm³

Grau de proteção IP 65

Peso aproximado RP-10 e RP-11: 1,2 kg

(16)

TIPOS RP-10, RP-11 e RP-80

A DIGIMEC RESER V A-SE O DIREIT O DE AL TERAR QU ALQUER INFORMAÇÃO

TÉCNICA SEM PRÉVIO

A

VISO

.

DIMENSÕES

( mm )

DIAGRAMAS DE LIGAÇÃO

AJUSTE NO MECANISMO DE TORQUE

Os aparelhos devem ser fixados em locais onde o conjunto eixo mais pá rotativa fique fora da entrada de material para permitir que se movimentem com facilidade afim de se evitarem interrupções que acarretariam falsas indicações de nível.

Só devem ser instalados na posição horizontal e na lateral dos recipientes com o conector prensa cabo voltado para baixo. Na parte superior do recipiente

para nível máximo e na parte inferior para nível mí-nimo.

Evitar instalar em :

Recipientes com vibração excessiva. Ambientes que exalam gases corrosivos. Temperaturas superiores à suportável pelo apare-lho.

RP-10 e RP-11 RP-80

RP-10

RP-11

(17)

SENSORES DE NÍVEL MECÂNICOS À BÓIA

Os sensores de nível tipos RF-OH, RF-OV e RF-300 são dispositivos eletromecânicos compactos, livres de potencial, para serem montados em reservatórios de

líquidos detectando níveis para fins de controle e automação.

INTRODUÇÃO

INSTALAÇÃO RF-OH21D

O RF-OV21D é montado através de furo passante na parede do reservatório, de forma que seu flutuante se movimente na vertical. Seu contato opera como

NOR-MAL ABERTO ou NORNOR-MAL FECHADO girando-se o sen-sor de 180º. Detecta, desta forma, nível máximo ou mínimo.

INSTALAÇÃO RF-OH31D e RF-OH41D

O RF-OV31D e RF-OV31D são montados através de furo passante na parede do reservatório, de forma que seus flutuantes se movimentem na vertical. Seus

contatos operam como NORMAL ABERTO ou NORMAL FECHADO girando-se o sensor de 180º. Detectam, desta forma, nível máximo ou mínimo.

INSTALAÇÃO RF-3001D e RF-OV11F

O RF-3001D e RF-OV11F são montados através de furos passante no topo ou no fundo dos reservatórios, de forma que seus flutuantes se movimentem na

ver-tical. Seus contato operam como Normal Fechado, inver-tendo-se a posição do flutuador. Detectam desta forma, nível máximo ou mínimo.

INSTALAÇÃO RF-OV31D e RF-OV41D

O RF-OV31D é montado através de furo passante no topo ou no fundo do reservatório, de forma que seu flutuante se movimente na vertical. Seu contato opera

como Normal Fechado, invertendo-se a posição do flutu-ador. Detecta desta forma, nível máximo ou mínimo.

RF-OH21D RF-OH31D RF-OH41D RF-OV11F RF-OV31D RF-OV41D RF-3001D

Tensão máxima de comutação RF-OV11F: 125 Vca

Demais modelos: 220 Vca - 200 Vcc

Potência máxima de comutação RF-OV11F: 10 W

Demais modelos: 50 W

Cabo de ligação 2 x 22 AWG x 30 cm

Grau de prot. da saída elétrica IP66

Material RF-3001D: aço inox 304

Demais modelos: Polipropileno (PP)

Temp. máx. @ 1 bar RF-OH21D, RF-OV11F: 60ºC

RF-3001D: 120ºC Demais modelos: 80ºC

Pressão máx. @ 50ºC RF-OV11F: ATM

RF-3001D: 10 Kg/cm² Demais: 4 Kg/cm²

Densidade do líquido RF-OH21D e RF-OH31D: 0,65

RF-OV11F: SG 0,8 RF-3001D: SG <0,7 Demais: SG 0,55

Vedação RF-OH21D e RF-OV41D: borracha EPDM

Peso RF-OH21D: 21,6 g RF-OH31D: 20,8 g RF-OH41D: 20 g RF-3001D: 35 g RF-OV11F: 12 g RF-OV31D: 15 g RF-OV41D: 35 g

Montagem RF-OH21D e RF-OV41D: Furo Ø 16 mm

RF-OH31D e RF-OH41D: Rosca ½ “ NPT

RF-OV11D, RF-3001D e RF-OV31D: Furo Ø 10 mm

Contato N.A. ou N.F.

N.A. Contato normalmente aberto N.F. Contato normalmente fechado

DADOS TÉCNICOS

v

(18)

TIPOS RF-OH21D, RF-OH31D, RF-OH41D, RF-3001D, RF-OV11F, RF-OV31D e RF-OV41D

A DIGIMEC RESER V A-SE O DIREIT O DE AL TERAR QU ALQUER INFORMAÇÃO

TÉCNICA SEM PRÉVIO

A

VISO

.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES E EXEMPLOS DE INSTALAÇÃO

DIMENSÕES

( mm )

São aplicações típicas dos sensores de nível RF:

Controle e supervisão do nível em reservatórios de água; Controle e supervisão do nível em reservatórios de produtos químicos;

Controle e supervisão do nível em tanques de lubrificantes; Controle e supervisão do nível em reservatórios de com-bustíveis;

Controle e supervisão do nível em destiladores, etc.

RF-OH21D RF-OH31D

RF-OH41D RF-OV31D

RF-3001D RF-OV41D

(19)

DADOS TÉCNICOS

ELETRODOS DE NÍVEL

Os eletrodos de nível SNH, SNP, SNS-1, SNS-2 e SNS-3 foram desenvolvidos para serem utilizados com os diversos relés de nível eletrônicos. O eletrodo haste tipo SNH, possui uma haste de aço inox 303/304 iso-lada por PTFE, sua fixação é feita através de uma rosca de 3/4” BSP ou outras sob pedido. O eletrodo

pêndulo tipo SNP é constituído por uma haste de aço inox 303/304, isolada elétricamente por um invólucro de ABS. Os eletrodos SNS-1, 2 e 3 possuem além da(s) haste(s) um cabeçote com tampa para o(s) borne(s) de ligação.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

INTRODUÇÃO

Eletrodo Haste tipo SNH e SNS-1 : estes

eletro-dos são utilizaeletro-dos principalmente em reservatórios, como por exemplo: autoclaves, caldeiras, etc. Sua fi-xação pode ser lateral ou superior. Os modelos SNS-2 e SNS-3 incorporam duas e três hastes respectiva-mente, com comprimentos diferenciados, facilitando e simplificando sua instalação.

Eletrodo Pêndulo tipo SNP: usado tipicamente

na proteção de bombas submersas de poços arte-sianos, controle de nível de caixa d’agua, reser-vatórios, etc. Uma vez que os eletrodos ficam pen-durados no reservatório, aconselha-se instalar os mesmos dentro de uma proteção de PVC (por exem-plo, tubo perfurado), evitando que os eletrodos

sofram a turbulência do líquido. Aconselha-se envolver a tampa e o furo de passagem do fio, com um material vedante (ex.: borracha de silicone, araldite, etc.) para se evitar falsa detecção pela retenção do líquido no interior da tampa do eletrodo.

OBS.: A fiação dos eletrodos devem estar separadas, cerca de 10cm de fiações de potência, que podem interferir no bom funcionamento dos relés de nível eletrônico (ex.: alimentação de motores CA/CC, solenóides, bobinas de contatores, etc).

Material da haste Aço Inox 303/304

Número de hastes SNH e SNS-1: 1

SNS-2: 2 SNS-3: 3

Comprimento da(s) haste(s) SNH: 200 mm (*)

Demais: à determinar

Temperatura máxima SNH, SNS-1, SNS-2 e SNS-3: +260ºC

SNP: + 60 °C

Rosca de fixação SNH e SNS-1: ¾ “ BSP (*) ( ½ opcional)

SNS-2 e SNS-3 :¾ “BSP (*)

Pressão máx. da rosca 50 Kg/cm²

Bitola mín. do condutor elétrico 1 mm ²

Cabeçote tipo KNP-A (**) SNH e SNP: Não

SNS-1, SNS-2 e SNS-3: Sim

Isolador SNH, SNS-1, SNS-2 e SNS-3: PTFE

SNP: ABS

* Outras sob consulta SNH - Eletrodo Haste

SNP - Eletrodo Pêndulo

(20)

TIPOS SNH, SNP, SNS-1, SNS-2 e SNS-3

A DIGIMEC RESER V A-SE O DIREIT O DE AL TERAR QU ALQUER INFORMAÇÃO

TÉCNICA SEM PRÉVIO

A VISO .

DIMENSÕES

( mm )

SNS-1 SNS-2 SNS-3

Eletrodo Pêndulo Tipo SNP Eletrodo Haste Tipo SNH

Referências

Documentos relacionados

aquilo e comentou na semana passada na palavra livre que a administração começou perdendo tirando a EPAGRI daqui, e acha que perdeu bastante, quando a gente coloca

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

O presente trabalho tem como objetivo geral caracterizar as comunidades de invertebrados terrestres associadas a nove cavidades naturais localizadas no município

A partir da análise das Figuras 5.20, 5.21, 5.22 e 5.23 pode-se afirmar que a variação do início da altura de queda do bloco não alterou os resultados da energia cinética e alturas

Próximo à desembocadura e seguindo pelo estuário inferior, no estuário médio bem como em grande parte do estuário superior se observa, igualmente, a concentração de areias

Então, em Belém, há principalmente duas situações que podem provocar eventos extremos: Na estação chuvosa, quando a grande escala (ZCIT) está atuando sobre a região, e

As relações hídricas das cultivares de amendoim foram significativamente influenciadas pela a deficiência hídrica, reduzindo o potencial hídrico foliar e o conteúdo relativo de

Este trabalho tem como objetivos apresentar os problemas ocasionados pelo recebimento de mensagens não solicitadas e pesquisar técnicas variadas no combate ao spam, em especial,