• Nenhum resultado encontrado

Cidades Inteligentes através das árvores são possíveis? Uma revisão sistemática de literatura.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cidades Inteligentes através das árvores são possíveis? Uma revisão sistemática de literatura."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1º Simpósio Brasileiro Cidades + Resilientes

28 a 30 de outubro de 2020

Trabalho Inscrito na Categoria de Resumo Expandido 978-65-86753-09-7

507

EIXO TEMÁTICO:

( ) Tópico Especial: A Cidade e o Isolamento Social (x) Cidades Inovadoras

( ) Mobilidade Urbana Sustentável

( ) Geotecnologias e Investigação Geotécnica das Cidades ( ) Gestão e Tecnologias Aplicadas aos Sistemas de Saneamento

Cidades Inteligentes através das árvores são possíveis? Uma revisão

sistemática de literatura.

Are Smart Cities through trees possible? A systematic literature review.

¿Son posibles las ciudades inteligentes a través de los árboles? Una revisión sistemática

de la literatura.

Maria Inês Corrêa de Paula Santos

Mestranda, UFSCar, Brasil. mmsantoos@icloud.com

Gabriel de Assis Furquim

Graduando, UFSCar, Brasil. gaf.florestal@gmail.com

Cláudio Roberto Thiersch

Professor Doutor, UFSCar, Brasil. crthiersch@ufscar.br

(2)

1º Simpósio Brasileiro Cidades + Resilientes

28 a 30 de outubro de 2020

Trabalho Inscrito na Categoria de Resumo Expandido 978-65-86753-09-7

508

1. Introdução

Desde o início da construção das primeiras cidades, passando por seus processos de crescimento e desenvolvimento, realizados única e exclusivamente para atender a população, a arquitetura urbana foi sempre voltada para valorizar os espaços construídos, deixando de lado a vegetação natural e o quanto ela pode auxiliar positivamente no meio urbano, tanto no âmbito paisagístico, quanto refletindo na qualidade de vida da população (PAULA-SANTOS, 2019). Vegetações em áreas urbanas podem cumprir diversas funções quando bem conservadas, sendo elas social, estética, educativa e psicológica além de ecológica (BARGOS & MATIAS, 2011) facilmente aplicada para controle climático, de poluentes e conservação do solo, como em trocas de radiação, fluxo de ar e velocidade de ventos, evaporação, temperatura, erosão, escoamento superficial, ventilação de poluentes do ar e ainda diminuição de ruídos (MARTELLI, 2015; OKE et al., 2017; TONG et al., 2017). Apesar de tantos benefícios muitos fragmentos florestais urbanos ainda são tratados de maneira superficial, sem instrumentos legais de proteção efetivos (KUDO, PEREIRA & SILVA, 2016).

A presença de árvores e uma arborização bem planejada é um fato importante para qualificar o espaço urbano, beneficiando ruas e bairros e diminuindo problemas ambientais urbanos (PATRÍCIO, 2017), sendo importante dentro desse processo conhecer o objeto a ser trabalhado. Todavia, conhecer com totalidade o objeto em questão, ou seja, cada árvore de uma área verde, é um desafio muito grande e, num primeiro momento, muito trabalhoso. Por este motivo, a tecnologia da informação se apresenta como um instrumento que permite reduzir tal complexidade, permitindo maior compreensão sobre os objetos e auxiliando em um melhor manejo dessas áreas (JUNIOR, 2015).

Tal redução da complexidade pode ser realizada através de mapas, tabelas e gráficos, juntamente a um banco de dados, que permitem uma rápida visualização dos dados e auxiliam em uma tomada de decisão mais efetiva e, atualmente um termo que se refere a esses métodos é o “Big Data”, um conjunto de dados maior e mais complexo que não pode ser processado ou analisado usando os processos ou ferramentas tradicionais (ZIKOPOULOS; EATON; DEROOS, 2012). Nesse sentido, ferramentas como os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) vêm sendo utilizada em trabalhos como o de REZENDE et al. (2020).

Mesmo com tecnologias a favor e os sistemas de gerenciamento e controles informatizados tendo um custo significativamente menor que o custo futuro de modificação dos espaços públicos devido à falta de planejamento, softwares que auxiliam no planejamento da arborização urbana ainda são poucos (ADAM et al., 2001).

2. Objetivo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão sistemática da literatura referente às tecnologias que são ou já foram empregadas nas áreas verde urbanas, principalmente para a arborização urbana, seja para melhoria da gestão, planejamento ou manejo dessas áreas e ainda observar o quanto avançamos nesse quesito.

(3)

1º Simpósio Brasileiro Cidades + Resilientes

28 a 30 de outubro de 2020

Trabalho Inscrito na Categoria de Resumo Expandido 978-65-86753-09-7

509

3. Metodologia

Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, ou seja, consiste na elaboração de uma questão ou de escolha de palavras-chaves para orientar a pesquisa de busca de informações. Ela também pauta a variedade de fontes para a localização de estudos, critérios de inclusão e exclusão de artigos e na avaliação metodológica de produções recuperadas (BERWANGER, 2007; NORONHA & FERREIRA, 2000).

O levantamento dos artigos foi realizado em três bases de dados: SciELO, Web Of Science e Scopus a partir da inserção das palavras-chave: “urban forest technology” e “smart cities and

trees”, não sendo traduzidas para o português para abranger todos os artigos relacionados ao

uso de tecnologia em florestas urbanas.

Na busca, empregou-se intencionalmente termos mais amplos para poder identificar o maior número de produções, evitando assim que algum estudo importante não fosse excluído do levantamento. Também foram incluídos trabalhos somente com focos em tecnologias utilizadas nas florestas urbanas, eliminando IOT para mobilidade, por exemplo, ou focados no setor florestal e nunca testados em áreas verdes.

Não houve restrição em relação a data de publicação ou ao idioma de divulgação dos trabalhos, porém como critérios de exclusão foram desconsiderados capítulos de livros editoriais, entre outros formatos de textos, por não passarem por processo rigoroso de avaliação por pares, como ocorre com os artigos científicos.

4. Resultados

O levantamento bibliográfico localizou 1138 resultados. Mediante a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão previamente elaborados, foram excluídas 1102 publicações. Os 36 artigos restantes compuseram o corpus de análise da revisão. A Figura 1 apresenta o fluxograma com as etapas de identificação, seleção e inclusão dos textos. As Tabelas 1, 2 e 3 mostram o número de artigos encontrados em cada base durante todo o processo.

(4)

1º Simpósio Brasileiro Cidades + Resilientes

28 a 30 de outubro de 2020

Trabalho Inscrito na Categoria de Resumo Expandido 978-65-86753-09-7

510

Figura 1: Fluxograma da seleção dos artigos revisados.

Fonte: Autoria Própria

Tabela 1. Resultados do número de publicações encontradas por palavras-chave na primeira parte da pesquisa.

Base de dados Resultados encontrados por palavra-chave

Urban forest technology Smart cities and trees

Scopus 88 271

Scielo 11 1

Web of Science 551 216

(5)

1º Simpósio Brasileiro Cidades + Resilientes

28 a 30 de outubro de 2020

Trabalho Inscrito na Categoria de Resumo Expandido 978-65-86753-09-7

511

Tabela 2. Resultados do número de publicações encontrados por palavras-chave após a primeira exclusão, deixando somente as publicações estilo artigo.

Base de dados Resultados encontrados por palavra-chave após 1ª exclusão

Urban forest technology Smart city and trees

Scopus 55 52

Scielo 11 1

Web of Science 326 124

Fonte: Autoria Própria.

Tabela 3. Resultados do número de publicações encontrados por palavras-chave após a última exclusão, deixando somente as publicações estilo artigo referentes a tecnologias usadas na arborização urbana.

Base de dados Resultados encontrados por palavra-chave após 2ª exclusão

Urban forest technology Smart city and trees

Scopus 8 9

Scielo 1 0

Web of Science 14 4

Fonte: Autoria Própria.

Desta pesquisa a maioria dos artigos eram sobre sensoriamento remoto, principalmente sobre LiDAR e foram encontrados poucos artigos falando especificamente sobre o uso de IOT (Internet

Of Things - Internet das coisas) e de softwares específicos para uso na arborização urbana.

Houve também durante o processo de revisão sistemática, o encontro de artigos voltados às áreas verdes urbanas e a saúde humana, principalmente sobre a questão psicológica, que foram retirados por não fazerem parte do foco da pesquisa, mas que mostram uma linha muito interessante a ser explorada, além de muitas publicações sobre o aspecto climático das cidades, mostrando a importância de se estudar as mudanças climáticas para se avaliar uma cidade.

5. Conclusão

Através desta pesquisa com as palavras-chave mais genéricas encontradas para o tema pudemos observar a escassez de artigos relacionados e que a maioria dos encontrados tratam

(6)

1º Simpósio Brasileiro Cidades + Resilientes

28 a 30 de outubro de 2020

Trabalho Inscrito na Categoria de Resumo Expandido 978-65-86753-09-7

512

de pesquisas voltadas à sensoriamento remoto, sendo pesquisas sobre novos tipos de sensores, IOT (“Internet das coisas”) e softwares para auxiliar nos processos do desenvolvimento das florestas urbanas quase que inexistentes. Conseguimos observar com isso um gap e grande importância nesse tipo de pesquisa tão essencial para uma gestão efetiva das áreas verdes urbanas e que as tecnologias que estão surgindo devem ser testadas para nos auxiliar cada vez mais para uma geração de cidades sustentáveis e tecnológicas, as verdadeiras “cidades inteligentes”, inteligentes não somente pelo uso da tecnologia, mas também pela inteligência trazida pela atenção e pelo cuidado com a natureza.

6. Referência Bibliográfica

ADAM, E.; GUEDES JÚNIOR, A.; HOCHHEIM, N. Geoprocessamento para o inventário das espécies arbóreas na região de Florianópolis. In: GISBRASIL 2001, Curitiba. Anais… Curitiba: Fator GIS, 2001

BARGOS, D. C.; MATIAS, L. F. Áreas verdes urbanas: um estudo de revisão e proposta conceitual. REVSBAU, Piracicaba, v.6, n.3, p.172-188, 2011.

BERWANGER, O. Como avaliar criticamente revisões sistemáticas e metanálises? Rev. Bras. Ter. Intensiva, p.475-480, 2007.

JUNIOR, R.V. ArbVias – método de avaliação da arborização no sistema viário urbano. Paisagem e Ambiente: ensaios - n. 35 - São Paulo - p. 89 - 117 – 2015.

KUDO, S. A.; PEREIRA, H. S.; SILVA, S. C. P. A proteção jurídica dos fragmentos florestais urbanos: um estudo da paisagem e da legislação ambiental e urbanística da cidade de Manaus. DEMA Desenvolvimento e Meio Ambiente, Manaus, v.38, p.521 - 540, 2016.

MARTELLI, A.; JR, A. R. S. Arborização Urbana do município de Itapira – SP: perspectivas para educação ambiental e sua influência no conforto térmico. REGET/UFSM, Itapira, v.19, n.2, p.1018 - 1031, 2015. NORONHA, D.P.; FERREIRA, S.M.S.P. Revisões de Literatura. In: Campello BV, Kremer JM, organizadores. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 191-198, 2000.

OKE, T. R.; MILLS, G.; CHRISTEN, A.; VOOGT, J. A. Urban Climates. 1ª Edição.Reino Unido – Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

PAULA-SANTOS, M.I.C. Desenvolvimento de um modelo computacional para auxílio na gestão da arborização urbana. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba, 35 f., 2019.

REZENDE, J. H.; ARONI, L. R.; RODRIGUES, V. L. Avaliação e classificação de praças com o uso de veículos aéreos não tripulados (VANT). REVSBAU, Curitiba – PR, v.15, n.2, p.75-89, 2020.

TONG, S.; WONG, N. H.; TAN, C. L.; JUSUF, S. K.; IGNATIUS, M.; TAN, E. Impact of urban morphology on microclimate and thermal comfort in northern China. Solar Energy, Singapura, v.155, p.212-223. 2017. ZIKOPOULOS, P.; EATON, C.; DEROOS, D. Understanding big data: Analytics for Enterprise Class Hadoop and Streaming Data. New York City, USA: McGrawHill, 2012.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com a revisão da literatura, a presente revisão sistemática é a primeira revisão que sintetiza possíveis interações avaliadas em termos de segurança

Pode-se apontar dois aspectos: pelo fato da autora trabalhar na Secretaria da Segurança Pública do Estado, à disposição da 2ª Superintendência Regional de Polícia Civil, lotada na

pares ordenados de objetos de outros pares ordenados porque as componentes dos pares diferenciados satisfazem alguma relação que os outros não satisfazem..  Uma

Caso os responsáveis legais pelo aluno não concordem com a designação e posterior matrícula, os mesmos poderão interpor recurso na Central Municipal de

Os encontros de formação acontecerão no turno da tarde das 13h30min às 17h, no salão de eventos do Simpasso e Faculdade IMED, conforme cronograma estabelecido (Quadro 3).. Quadro 3

São c.-las as qneslO. coscçnsosi cõmiiiura a todos qs.dp. por qualquer motivo, definhem o sequem, eomo para riuo eiiiiiiiiiii.mni..t,ti. Vimos agora ãs linhas

Os critérios para exclusão de estudos da pesquisa foram: estudos publicados anteriormente a 2006 ou posteriormente a 2016; estudos que abordassem a atuação feminina de outra forma

A utilização do marketing dentro deste evento se faz através das maneiras mais corriqueiras e naturais, ou seja, por meio de propagandas via rádio, outdoors espalhados pela