• Nenhum resultado encontrado

VESTIBULAR TEMPORÃO JULHO DE 2010 ESCOLA SUPERIOR EM MEIO AMBIENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VESTIBULAR TEMPORÃO JULHO DE 2010 ESCOLA SUPERIOR EM MEIO AMBIENTE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

VESTIBULAR TEMPORÃO

JULHO DE 2010

ESCOLA SUPERIOR EM MEIO AMBIENTE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL VALE DO SÃO FRANCISCO - faz saber aos interessados que estarão abertas, no período de 01 de julho a 17 de julho de 2010, as inscrições para o Vestibular Temporão– Julho 2010, da Escola Superior em Meio Ambiente, organizado sob a forma de concurso público, realizado segundo as regras aqui dispostas que a Instituição se obriga a cumprir e os candidatos, ao nele se inscreverem, declaram, implicitamente, conhecer e com elas concordar, para os Cursos de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Bacharelado em Administração - Gestão Ambiental e Bacharelado - Biomedicina. O Vestibular realizar-se-á em 18 de julho de 2010, com validade para o 2º semestre letivo de 2010.

1. CURSOS OFERECIDOS

O quadro 1 mostra as características dos cursos ofertados pela Escola Superior em Meio Ambiente, mantida pela Fundação Educacional Vale do São Francisco

QUADRO 1

Curso Número de Vagas

Licenciatura Plena Ciências Biológicas 30 vagas Reconhecido

Bacharelado – Administração

Gestão Ambiental 40 vagas Reconhecido

Bacharelado – Biomedicina 40 vagas Autorizado

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES No ato da matrícula o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio, não podendo ter dependência em nenhuma disciplina.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO

a) As inscrições para o Vestibular Temporão– JULHO de 2010 estarão abertas no período de 01 de julho a 17 de julho de 2010.

b) O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até 17 de julho de 2010. 3.2 DO PROCEDIMENTO E DOS LOCAIS DE INSCRIÇÃO

a) A inscrição será feita pela Internet, no sítio www.esma.edu.br.

Caso não disponha dos recursos tecnológicos para efetivar a matrícula por meio eletrônico, o candidato poderá comparecer a Secretaria da Faculdade, situada à Rua 155, nº 253, Bairro Bela Vista, em Iguatama (MG), 01 de julho a 17 de julho, sendo de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17: 00 horas.

b) É de inteira responsabilidade do candidato e/ou seu responsável legal o correto preenchimento on-line da ficha de inscrição, do questionário socioeconômico e a observância de todas as informações contidas.

c) O candidato com necessidades especiais, permanentes ou provisórias, deverá prestar informações no ato da inscrição para que a Comissão Permanente de Vestibular (COPEVE)

(2)

tome as providências cabíveis para realização da prova.

d) Ao efetuar a inscrição para os cursos superiores, o candidato, que tiver interesse de utilizar a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM - 2009), deverá indicar a opção por utilizar sua nota do ENEM - 2009 e o respectivo número de inscrição (obrigatoriamente).

3.3 DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

No ato da inscrição, o candidato deverá informar os seguintes documentos:  Carteira de Identidade (RG) do candidato;

 CPF do candidato. 3.4 DA TAXA DE INSCRIÇÃO

A taxa de inscrição é de R$ 25,00 (Vinte e Cinco reais).

4. DA ESTRUTURA DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS SUPERIORES

a) Serão realizadas provas de conhecimentos gerais, com 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha com quatro alternativas, e uma redação.

b) Cada questão de múltipla escolha possui o valor de 2 (dois) pontos, totalizando 100 (cem) pontos.

c) A redação terá o valor de 100 (cem) pontos.

d) A nota final atribuída ao candidato será definida da seguinte forma:

 pela soma entre a nota da prova de conhecimentos gerais e a nota da redação do vestibular

d1) Para efeito de distribuição das questões de conhecimentos gerais, serão considerados os seguintes critérios, de acordo com o quadro 2.

QUADRO 2

Área de Saber Disciplina Nº de Questões

Ciências da Natureza e Matemática Química 6

Física 6

Biologia 6

Matemática 7

Linguagens e Códigos Língua Portuguesa 5

Literatura Brasileira 5

Língua Estrangeira (Inglês) 5

Ciências Humanas História 5

Geografia 5

d2) Todos os candidatos serão submetidos a todas as partes do processo, exceto aqueles que optarem pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM

e) A referência para a elaboração da prova de conhecimentos gerais será aquela preconizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Disponível no sítio:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=841&Itemi d=

(3)

f) O candidato que obtiver nota zero em pelo menos uma das áreas de saber ou na redação estará eliminado do concurso.

5. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS 5.1 DA DATA E HORÁRIO DAS PROVAS

As provas do Vestibular T e m p o r ã o – JULHO de 2010 serão realizadas no dia 18 de julho de 2010, na parte da manhã, das 07:30 às 12:00 horas.

5.2 O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início das provas.

5.3 Durante a realização de todas as provas, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos que constará de verificação da Carteira de Identidade (RG) informada no ato da inscrição e da coleta da assinatura.

5.4 O candidato somente terá acesso ao local das provas mediante apresentação do comprovante de inscrição quitado e da Carteira de Identidade (RG) com a qual fez a inscrição, e estes deverão ficar disponíveis sobre a carteira para os fiscais de prova de cada sala, durante todo o período de realização das provas.

5.5 O candidato deverá permanecer no local de realização das provas por 60 (sessenta) minutos, no mínimo, a partir do horário de início das provas.

5.6 De acordo com a legislação vigente, não será permitido aos candidatos fumar durante a realização das provas.

5.7 Somente será permitido ao candidato o uso de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha durante a realização das provas.

5.8 Durante a realização da prova é vedada ao candidato a utilização de relógio, telefone celular, pager, beep, calculadora, controle remoto, alarme de carro ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, mesmo que desligados, além de armas de qualquer natureza, sob pena de ser retirado do local e ter sua prova anulada.

5.9 É vedado também ao candidato o uso de bolsas, bonés, chapéus e similares durante a realização da prova.

5.10 Os candidatos deverão preencher completamente a área correspondente à resposta na Folha de Respostas.

5.11 Para preencher a Folha de Respostas, o candidato deverá usar apenas caneta esferográfica azul ou preta.

5.12 O candidato deverá assinar a folha de presença e a Folha de Respostas.

5.13 A COPEVE não se responsabilizará por perda ou extravio de bolsas, objetos, documentos ou quaisquer materiais não autorizados nos locais das provas.

5.14 Os últimos três candidatos restantes em cada sala deverão sair juntos.

5.15 Em caso de anulação de questão, o ponto a ela destinado será atribuído a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

(4)

A Escola Superior em Meio Ambiente aceitará a nota obtida pelo candidato na prova de do ENEM 2009 para substituir a nota do Vestibular Temporão - JULHO de 2010.

7. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O resultado do Vestibular T e m p o r ã o - JULHO de 2010 será divulgado, a partir do dia 20 de JULHO de 2010, no sítio www.esma.edu.br e na Faculdade.

8. DA MATRÍCULA 8.1 DO PERÍODO

a) A matrícula dos candidatos aprovados ocorrerá no dia 26 de julho de 2010, das 14:00 às 17:00 e das 19:00 às 21:00 horas, na Secretaria da Faculdade, situada à Rua 155, nº 253, Bairro Bela Vista, em Iguatama (MG).

8.2 DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

a) O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula:

1 Requerimento em formulário próprio disponível na Secretaria da ESMA;

2 Certificado de conclusão de curso médio ou estudo equivalente ao Ensino Médio, original e cópia para autenticação;

3 Histórico escolar do ensino médio ou estudo equivalente, original e cópia para autenticação;

4 Certidão de registro civil, original e cópia para autenticação;

5 Prova de quitação das obrigações com o Serviço Militar, original e cópia para autenticação;

6 Título de eleitor, original e cópia para autenticação;

7 Prova de quitação com as obrigações eleitorais, original e cópia para autenticação;

8 Carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial, original e cópia para autenticação;

9 Cadastro de pessoa física (CPF), original e cópia para autenticação; 10 01 (uma) fotografia, 3x4, recente;

11 Comprovante de pagamento, correspondente ao valor da primeira mensalidade escolar.

b) Somente será aceita a cópia do histórico escolar acompanhada do documento original, sendo que este não será retido, em hipótese alguma.

c) O requerimento de matrícula poderá ser feito e assinado pelo próprio candidato, quando maior de 18 anos, ou por terceiros, sendo que estes deverão apresentar procuração registrada em cartório, assinada pelo candidato, com firma reconhecida, e documento de identidade com foto.

d) Quando o requerimento de matrícula for feito por terceiros, a procuração ficará em poder da Instituição de Ensino.

e) Quando o candidato for menor de 18 anos, o requerimento de matrícula somente poderá ser assinado pelos pais ou responsáveis legais, com apresentação de documentação comprobatória e fotocópia do documento de identidade.

f) Quando o requerimento de matrícula não for feito pelos pais ou responsáveis legais, deverá ser apresentada procuração registrada em cartório assinada por estes com firma reconhecida (ficará em poder da Instituição de Ensino) e documento de identidade com foto.

g) No ano/semestre de ingresso do aluno novato, não será permitido o trancamento de matrícula.

(5)

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

a) Havendo empate, será levada em conta a seguinte ordem de critérios:  Maior nota na Redação;

 Maior nota na área de Linguagens e Códigos da prova de conhecimentos gerais;  Maior idade

b) Em nenhuma outra hipótese o valor da taxa de inscrição pago será restituído.

c) Vaga não preenchida por não comparecimento de classificado à matrícula, no prazo estabelecido, implicará a convocação de candidato imediatamente colocado na lista de classificação, por meio de contato telefônico, no primeiro dia útil subsequente ao encerramento da matrícula.

d) Havendo vagas remanescentes, pelo não preenchimento dos candidatos da lista de classificados a Faculdade poderá realizar um segundo concurso vestibular para seu preenchimento, respeitando o prazo mínimo entre um concurso e outro de 20 dias.

e) A FEVASF reserva-se o direito de decidir sobre a instalação ou não de turmas e turnos, tendo em vista o número de candidatos classificados.

f) Os casos omissos serão resolvidos pela COPEVE.

Iguatama, 01 de julho de 2010.

Inez Morais Macedo Cunhas Presidente da FEVASF

(6)

ANEXO I – INFORMAÇÃO DE NECESSIDADES ESPECIAIS PERMANENTES OU PROVISÓRIAS

Nome Completo:

Local em que fará a prova:

Necessidade Especial: Física Auditiva Visual Múltipla Outras: No caso de Necessidade Especial Física:

Necessita realizar prova oral? Sim Não

Utiliza cadeira de rodas? Sim Não

Necessita de auxilio para ir ao banheiro? Sim Não

No caso de Necessidade Especial Visual:

Necessita de prova em Braille? Sim Não

Necessita de prova com texto ampliado? Sim Não

Necessita de uma pessoa para ler a prova?

Sim Não

Para todos os candidatos portadores de Necessidades Especiais:

Informe abaixo que tipo de recurso será necessário para auxiliá-lo na realização das provas:

Necessidades Especiais Visuais: utilização de textos ampliados, lupas ou outros recursos óticos especiais para portadores de visão subnormal ou reduzida. Utilização de recursos e de equipamentos específicos para cegos: provas orais, gravadas ou em Braille, sorobã, máquina de datilografia comum ou Perkins/Braille ou outras ferramentas adequadas que atendam às necessidades do portador de necessidades especiais visuais, como sistemas de leitura de texto digital com saída de voz. Necessidades Especiais Físicas: adaptação de espaços físicos, mobiliários e equipamentos. Utilização de provas orais gravadas, computadores ou outros recursos. Necessidades Especiais Auditivas: presença de intérpretes de língua de sinais para viabilizar a compreensão dos comandos da prova. Necessidades Especiais Múltiplas: combinação de procedimentos de acordo com o tipo das necessidades especiais associadas. Em caso de obesidade ou gravidez, o(a) candidato(a) poderá reivindicar cadeira separada da carteira. AVISO PARA TODOS OS CANDIDATOS: deve ser apresentado laudo médico ou documento equivalente comprobatório até o último dia de inscrição ou, em caso de necessidade especial adquirida após o período de inscrição, até 48 (quarenta e oito) horas antes da data de realização das provas.

Referências

Documentos relacionados

guindo Cristo, a segunda Obra vai chegando ao fim. Os outros volumes, surgidos ao longo do caminho, representam ramifica- ções dos conceitos fundamentais, onde se fazem exposições

Reduzir a intensidade energética e o desperdício são, portanto, condições essenciais para mitigar os efeitos negativos do consumo de energia elétrica do setor resi- dencial sobre o

SHANGHAI PINCHENG PLASTICS CO.,LTD.. ZHEJIANG ZHAOXIN SPECIAL SLING

No entanto, conforme apontado no relatório efetivado pela KPMG (fls. 324/342), o balanço patrimonial e demonstrativo de resultado do exercício referente aos anos de 2011, 2012 e

Material Instrumento Unid... Material

Ministério Público e Magistratura, da União, dos Estados e do Distrito Federal: 3 (três) pontos por cada período mínimo de 6 (seis) meses até o limite de 15 pontos. Outros

• Número de horas atribuídas (C - horário completo, de acordo com o grupo de recrutamento; número de horas do horário atribuído); • Componente letiva do/a docente, no grupo

O resultado da análise encontra-se na Figura 33 que permite identificar os níveis dos fatores investigados que produzem máximo rendimento fermentativo na faixa investigada para