• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRICO DA IES UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRICO DA IES UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

HISTÓRICO DA IES

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Em 1970, um grupo de publicitários instalou em São Paulo a Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Um ano mais tarde, outro grupo, formado por engenheiros e arquitetos, fundou a Faculdade de Turismo do Morumbi, com o primeiro curso superior de Turismo no Brasil a formar graduados na área. Em 1982, as duas instituições se uniram e surgiu a Faculdade Anhembi Morumbi, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngue e Administração.

Na década de 90 foram lançados cursos superiores inéditos no Brasil: Negócios da Moda; Pedagogia, com habilitações em Tecnologia Educacional e Desenvolvimento na Empresa; Farmácia, com ênfase em Cosmetologia; Design Digital, entre outros. Em 1997, a Instituição se credenciou como Universidade. No ano seguinte, fundou o Campus Centro, no prédio que abrigava a fábrica da São Paulo Alpargatas no bairro do Brás, um marco da industrialização do Estado. O novo campus abrigou vários cursos da instituição, e expandindo a área de saúde com a criação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Quiropraxia. Em 1999 tiveram início vários cursos sequenciais, que ofereciam diploma de Formação Específica em dois anos.

Em 2001 foi implantada a Graduação Modulada, inspirada no modelo americano dos community colleges, formando o estudante em dois anos e fornecendo um certificado de nível superior em período intermediário à conclusão do curso de graduação, antecipando assim seu ingresso no mercado profissional. No mesmo ano a Universidade instalou o programa de mestrado em Hospitalidade, inédito no País e recomendado pela Capes, implementado no ano seguinte. Ainda em 2001, foi criado o curso de Aviação Civil, primeiro na área e único em São Paulo. Em 2002 inaugurou o Campus Morumbi que abriga os cursos nas áreas de design e moda, e o Campus Vale do Anhangabaú, que passou a sediar o novo curso de Direito, entre outros da área de Negócios. Em 2005 foi criado o curso de Cinema e implantado o mestrado em Design. Em 2006 foi a vez do mestrado em Comunicação. Em 2005, depois de ampliar sua gama de cursos com muita criatividade, a Universidade Anhembi Morumbi passa a pertencer à Rede Internacional de Universidades Laureate - a maior e mais importante rede de universidades do mundo. Os estudantes da Anhembi Morumbi passaram a ter oportunidade de formação e atuação mundial, por meio de programas exclusivos de intercâmbios para complemento da matriz curricular, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Em 2013 teve foi aprovado o doutorado em Hospitalidade, em 2014 os cursos de doutorado em Comunicação e em Design, e em 2015 o mestrado profissional em Alimentos e Bebidas.

A Anhembi Morumbi tem como missão: “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social e ambiental com espírito empreendedor e valores éticos”.

A visão da Universidade é: “Consolidar nossa posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atuamos, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores estão baseados em: Paixão, Respeito à Diversidade, Trabalho em Equipe, Inovação, Foco em Resultado, Responsabilidade Corporativa, Compromisso Social, Ética e Transparência. A Anhembi Morumbi atende atualmente mais de 44 mil estudantes, distribuídos nos cursos de graduação, superiores de curta duração e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

(3)

3 SOBRE O CURSO

Em um tempo em que as informações percorrem o globo numa velocidade impressionante, ao mesmo tempo em que surgem formas plurais de pensar e vivenciar o mundo, a Fisioterapia não pode estar alheia aos múltiplos processos de transformação, pelos quais passa a sociedade.

A Fisioterapia, calcada em preceitos teóricos científicos se manifesta por meio de técnicas e tecnologias na abordagem à saúde, e por isso não pode se isentar diante dessa multiplicidade de tendências. Inúmeras tendências e conceitos permeiam a estrutura social e influem sobre a forma de pensar o corpo, a saúde, a doença. Também plurais são as formas com as quais se organizam os saberes e o conhecimento.

A estrutura curricular adotada está organizada de modo a fornecer os instrumentais básicos para a compreensão da temporalidade e espacialidade das situações de saúde. O ciclo básico obrigatório permite ao aluno estar em contato com importantes vertentes do pensamento e conhecimento humano, abrangendo a visão filosófica, sociológica e psicológica, ao mesmo tempo em que fornece subsídios específicos da área das ciências biológicas, oferece conhecimentos acerca da organização da produção e do trabalho.

Esta formação é veiculada por unidades de conteúdos como Desenvolvimento Humano e Social, Princípios da Fisioterapia, Saúde Coletiva, Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente, Ética Profissional entre outras que trazem em conteúdos transversais a discussão das questões de saúde a partir de um prisma interdisciplinar. Mas não basta apenas apresentar essas unidades de conhecimento, este curso objetiva fazer com que os conteúdos tratados sejam retomados nas unidades de conteúdo de conhecimentos fisioterapêuticos, evidenciando o cunho prático desses conteúdos na abordagem prática e no estágio supervisionado.

A partir dos conhecimentos básicos, a universidade oferece unidades de conteúdo específicas, teórico-práticas, além de oferecer espaço para a atualização e aproximação com novas técnicas e percepções da abordagem fisioterapêutica, sistematicamente.

A aplicação e vivência profissional iniciam-se com as práticas clínicas desde o primeiro semestre do curso e culminam no estágio supervisionado. Nesse momento o aluno pode discutir os casos clínicos e a relação terapeuta com seus professores, funcionando como suporte à ação. A ênfase na interdisciplinaridade e interprofissionalidade ganha nos estágios e nas ações de extensão a vivência do dia-a-dia, com outros profissionais e estudantes. Esse momento viabiliza a participação direta do discente e docente da Universidade Anhembi Morumbi junto à comunidade, tanto na efetivação de abordagem terapêutica, quanto na investigação científica.

A investigação científica, realizada com trabalhos de conclusão de curso e ações comunitárias, pretende conhecer mais profundamente a população atendida e sua problemática, bem como propor soluções adequadas às suas necessidades e expectativas.

O curso de Fisioterapia tem como proposta pedagógica assegurar uma formação generalista do profissional fisioterapeuta, aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com uma visão ampla e global, respeitando os princípios bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade com o objetivo de preservar, desenvolver, restaurar a integridade dos órgãos, sistemas e funções, sendo um profissional voltado ao desenvolvimento científico, preparado a adquirir, por iniciativa própria, conhecimento que possa garantir uma educação continuada e permanente.

Este projeto foi desenvolvido dentro da concepção do Projeto de Desenvolvimento Institucional da Anhembi Morumbi, procurando elaborar normas e diretrizes para formar um fisioterapeuta segundo os padrões exigidos pela Universidade, capaz de destacar no contexto profissional e social brasileiro, não só pela sua capacitação profissional, mas também pelo seu posicionamento moral, ético e humano. O egresso da Anhembi Morumbi deve, ao se graduar, possuir o potencial de se desenvolver em qualquer área de atuação, buscando seus ideais e revelando-se para o mundo.

(4)

4 OBJETIVO GERAL DO CURSO

Os objetivos estabelecidos estão relacionados às habilidades e competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), bem como nas habilidades e competências definidas no âmbito institucional e da Escola a que pertence o curso.

Sendo assim, os objetivos gerais do curso direcionam-se à compreensão dos fatos e dos fenômenos ligados à Ciência da Fisioterapia, tais como:

I - Formar um profissional consciente de sua função e responsabilidades, capaz de assumi-las legal e integralmente, impondo-se como membro qualificado e competente dentro de uma equipe multidisciplinar de saúde e de educação;

II - Oferecer condições ao aluno para - com sua criatividade - num movimento constante de avaliação dos métodos e das técnicas específicas do fisioterapeuta - integrar a teoria às práticas adquiridas e refletir sobre uma realidade concreta relacionada com o trinômio: fisioterapeuta - saúde – sociedade. COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE CONHECIMENTO E DO CURSO

PÚBLICO ALVO

O Fisioterapeuta formado pela Universidade Anhembi Morumbi deve possuir conhecimento técnico científico, estar em constante busca por novos desafios, ser investigativo e intelectual com conhecimentos teóricos aplicados à prática, respeitando os princípios éticos da profissão. Também deve possuir entre outros requisitos pessoais, ética profissional, responsabilidade, versatilidade e criatividade, autocrítica, organização, capacidade para interagir com equipe multidisciplinar. Deve estar capacitado a atuar em todas as áreas da Fisioterapia, com base no rigor científico e intelectual. Deter visão ampla e global, respeitando os princípios éticos e culturais.

Como fundamentação deste trabalho, e de acordo com as características essenciais de atuação, habilidades fins e requisitos pessoais, o fisioterapeuta deverá ser consciente de suas atribuições e da necessidade de seu constante aperfeiçoamento profissional acompanhado e evolução científica e

(5)

5 tecnológica. Ser capacitado a atuar em todas as áreas concernentes à profissão; respeitando sempre o código de ética, apor meio do cultivo de personalidades íntegras, dignificantes à profissão, por meio de uma postura compatível com o equilíbrio moral ético.

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, como profissional da saúde, uma vez que compreende e reconhece os fatores que comprometem a qualidade de vida, respeitando os princípios éticos inerentes da profissão. Deverá participar de atividades relacionadas com o estudo, pesquisa, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento que promovem a saúde, o bem estar e a qualidade de vida do ser humano, desenvolvendo estudos relacionados com planejamento que facilitem a integração de componentes sociais, gerenciamento de ações que visam à prática de atividades voltadas à promoção de saúde, prevenção e recuperação de doenças, requerendo novas técnicas e o desenvolvimento de práticas adaptadas à realidade. Deverá promover organizar e supervisionar ações em saúde, gerir negócios, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classes em projetos nas áreas de saúde. Atuar em equipes multidisciplinares no desenvolvimento de ideias inovadoras e ações estratégicas.

Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/habilidades: Competências Gerais

a) Atenção à saúde: os profissionais de Fisioterapia, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, proteção, promoção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços de saúde dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

b) Tomada de decisões: o Fisioterapeuta deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficaz e análise custo-benefício da força de trabalho, de métodos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

c) Comunicação: os profissionais de Fisioterapeuta devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura, o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os fisioterapeutas deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

e) Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto dos recursos humanos, físicos e materiais e de informação, da

(6)

6 mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

f) Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os Fisioterapeutas formados pela Universidade Anhembi Morumbi devem ter responsabilidade e compromisso com a educação e os treinamentos/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros educadores e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.

Competências e Habilidades específicas

O egresso do curso de Fisioterapia deverá apresentar as seguintes competências e habilidades específicas:

Valores Profissionais, Atitudes, Comportamentos e Ética

a) Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

b) Exercer a profissão de forma responsável e comprometida com a sociedade e o mundo do trabalho, identificando suas limitações e restrições, procurando a atualização permanente;

c) Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na prevenção de doenças e na promoção da saúde individual e coletiva, baseado na convicção científica, de cidadania e da ética, assim, o ideal da profissão define-se pela prestação de um atendimento melhor e mais qualificado a um número cada vez maior de pessoas, tendo como referência um conjunto de princípios, normas e valores éticos livremente assumidos, individual e coletivamente, pelos Profissionais de Fisioterapia;

d) Ter atitude pró ativa diante da vida, dos problemas e dos desafios, buscando soluções criativas e inovadoras no exercício da profissão e no cenário futuro;

e) Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integridade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

f) Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, reconhecendo o indivíduo na dimensão holística, respeitando as diversidades éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;

g) Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação, transformando e promovendo o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas;

h) Reconhecer suas próprias limitações e as necessidades de manter-se atualizado.

Fundamentos Científicos

a) Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes modelos de intervenção.

(7)

7 b) Compreender e reconhecer a estrutura e função do corpo humano, a nível molecular, celular, tissular, orgânico e dos sistemas em todas as etapas do ciclo da vida;

c) Compreender e reconhecer os efeitos, mecanismos e manifestações das enfermidades sobre o corpo humano;

d) Compreender e reconhecer os agentes causais e os fatores de risco que determinam a saúde e a doença;

e) Compreender o desenvolvimento humano enquanto fenômeno processual, mediado por múltiplas e complexas influências;

f) Reconhecer e saber discernir as ações em Fisioterapia, suas indicações, contraindicações e sua eficácia baseado em evidência científica.

Habilidades Clínicas

a) Atuar na promoção de estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos pacientes e quanto às da comunidade, atuando como agente de transformação social;

b) Atuar em todos os níveis de saúde, gerenciando, planejando, orientando e supervisionando intervenções fisioterapêuticas preventivas, promocionais, protetoras e reabilitadoras, tanto em nível individual quanto multiprofissional e social;

c) Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente, colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando e decidindo pela alta fisioterapêutica;

d) Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;

e) Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;

f) Desenvolver atividades de educação, assessoria, consultoria e gestão de negócios em saúde, pautadas em uma visão empreendedora, sintonizada com as mudanças nas relações de trabalho; g) Participar da equipe de saúde, contribuindo para o desenvolvimento de programas integrados aptos a gerar, com eficiência, a cobertura e a satisfação das demandas por saúde;

h) Atuar de maneira eficiente em situações de emergência, aplicando conhecimentos e práticas de primeiros socorros e de suporte básico de vida.

Habilidades de Comunicação

a) Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais e o público em geral;

b) Encaminhar o cliente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;

(8)

8 c) Comunicar-se de modo claro e efetivo, tanto de forma oral como escrita com os clientes e pacientes, os familiares e outros profissionais que possam compor uma equipe interdisciplinar;

d) Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico;

e) Gerar empatia e boa comunicação interpessoal;

f) Denotar sensibilidade e continência, sem deixar de conduzir com discernimento e critério; g) Ter capacidade de vincular-se terapeuticamente de modo a lidar com níveis diferenciados de atendimentos.

Saúde Coletiva e Sistemas de Saúde

a) Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;

b) Reconhecer os determinantes da saúde da população, levando em consideração o estilo de vida e os aspectos demográficos, geográficos, ambientais, sociais, culturais, econômicos e psicológicos; c) Atuar em programas de promoção, prevenção de enfermidades, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, tanto no nível individual como comunitário; enfatizando o fisioterapeuta como profissional de atenção primária à saúde;

d) Compreender os conceitos fisiológicos, métodos e técnicas de investigação, indicadores de saúde, análise de tendências e riscos em saúde coletiva;

e) Conhecer as organizações nacionais e internacionais de saúde e os diferentes sistemas e métodos aplicados no Brasil e no mundo.

Manejo da Informação

a) Manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;

b) Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

c) Saber organizar as informações para compor sua estratégia de atuação profissional;

d) Saber organizar as informações obtidas dos registros com informações dos clientes e pacientes para análise e investigação;

e) Ter competência na área de tecnologia de informação e nas ferramentas utilizadas nas atividades em saúde.

Análise Crítica e Investigação

(9)

9 b) Ter pensamento crítico e reflexivo sobre os assuntos relacionados ao contexto socioeconômico, político e da saúde;

c) Assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO

Estrutura e Função Humana

Abordagem dos aspectos da estrutura dos órgãos que compõem o corpo humano e de seus mecanismos de regulação, integrando o conhecimento da morfologia e fisiologia do organismo normal. Estudo do aparelho locomotor, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino, bem como os tecidos fundamentais.

Aparelho Locomotor

Abordagem do desenvolvimento intrauterino do aparelho locomotor, da estrutura macro e microscópica e da função dos órgãos que o compõem, promovendo uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste aparelho.

Processos Biológicos

Abordagem sobre a organização, estrutura e função dos seres vivos de forma integrada, com ênfase nos componentes celulares e moleculares. Discussão sobre a dinâmica das principais vias metabólicas bioquímicas e a transmissão das informações genéticas.

Práticas em Fisioterapia I

Aborda aspectos legais bem como o contexto histórico da Fisioterapia, discutindo especificidades da atuação profissional e formas de pesquisa científica em saúde. Além disso, introduz conceitos básicos profissionais, tais como valores, atitudes e competências. Introduz a terapia manual e oferece a observação na atuação prática em diferentes áreas da profissão.

Sistema Cardiorrespiratório

Abordagem do desenvolvimento intra-uterino dos sistemas circulatório e respiratório, da estrutura e da função de seus componentes, promovendo uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia destes sistemas.

Sistema Nervoso

Abordagem do desenvolvimento intrauterino do sistema nervoso central e periférico, da estrutura macro e microscópica e da função dos órgãos que o compõem, promovendo uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste sistema.

Mecanismos de Agressão e Defesa

Estudo de aspectos da Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Exploração dos mecanismos de virulência dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) e sua interação com o sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença.

(10)

10 Práticas em Fisioterapia II

Aborda a semiologia para a prática da avaliação fisioterapêutica, incluindo anamnese, exame físico detalhado, testes específicos e exames complementares do sistema musculoesquelético, levando à elaboração do diagnóstico cinético funcional do paciente.

Ética e Profissionalismo em Fisioterapia

Aborda temas relacionados à Bioética na promoção, proteção e recuperação da saúde, dando ênfase na relação entre os documentos normativos que sustentam o tema e os dilemas da vida real. Apresenta a aplicabilidade das ferramentas que sustentam a ética na prática profissional contextualizando os campos de atuação.

Aparelho Urogenital

Abordagem do desenvolvimento intrauterino do aparelho urogenital, da estrutura macro e microscópica e da função dos órgãos que o compõem, promovendo uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste aparelho.

Biomecânica e Cinesiologia

Abordagem do estudo do movimento humano desde os fundamentos até a análise mecânica quantitativa e qualitativa dos movimentos de um organismo sadio. Discussão dos mecanismos das lesões músculo-esqueléticas e o planejamento de atividades esportivas ou de reabilitação.

Terapêutica Medicamentosa

Estudo dos conceitos básicos de farmacocinética e farmacodinâmica, relacionados com a biodisponibilidade, posologia e interações medicamentosas. Discussão sobre a terapêutica medicamentosa aplicada para reparar as disfunções bioquímicas e fisiológicas do organismo.

Práticas em Fisioterapia III

Aborda a semiologia para a prática da avaliação fisioterapêutica, incluindo anamnese, exame físico detalhado, testes específicos e exames complementares dos sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso, levando à elaboração do diagnóstico cinético funcional do paciente.

Fundamentos de Nutrição

Conceitos básicos sobre alimentos e nutrição, bem como estratégias que podem ser incorporadas ao seu dia-a-dia para manter uma alimentação saudável. Princípios de digestão e absorção, função dos nutrientes, prevenção de doenças, atividade física, gestão de peso e segurança dos alimentos. Efeitos das escolhas alimentares e nutricionais feitas diariamente.

Fisiologia do Exercício

Abordagem das respostas e adaptações fisiológicas dos sistemas corporais como resultado do exercício físico, aliando os métodos de avaliação e performance, tanto em atletas como em indivíduos sedentários, sadios e doentes, além da prescrição de exercício em todos os níveis de atenção à saúde. Interação Clínico-Patológica

Abordagem do conceito de saúde e doença, estimulando o estudante a compreender as respostas celulares frente às disfunções orgânicas, processo inflamatório, reparativo, neoplásico e alterações

(11)

11 hemodinâmicas. Aborda as doenças mais prevalentes na população, suas manifestações clínicas, diagnóstico laboratorial, etiologia, patogenia e princípios terapêuticos.

Recursos Hídricos

Aborda o recurso hídrico como agente físico utilizado na reabilitação, relacionando os quadros clínicos e sintomatológicos das doenças com as devidas indicações terapêuticas segundo as propriedades e fenômenos físicos particulares e consequentes benefícios terapêuticos.

Recursos Terapêuticos

Aborda a aplicação dos principais recursos fisioterapêuticos nas áreas de traumato-ortopedia, neurologia, cardiovascular, respiratória e ergonômica, contemplando as indicações e contraindicações, bem como formas de aplicação baseadas em evidências científicas.

Práticas Complementares

Aborda a aplicação dos recursos fisioterapêuticos que abrangem o universo das terapias alternativas e complementares, contemplando suas principais indicações e contraindicações, bem como suas formas de aplicação.

Metodologia Científica

A disciplina discute o conhecimento e o método científico. O enfoque recai nas etapas de pesquisa científica e nas normas e apresentação de trabalhos acadêmicos. Versa ainda sobre os gêneros textuais científicos e aspectos éticos na pesquisa.

Programa de Integração Saúde Comunidade

Desenvolvimento do conhecimento de diferentes áreas de atenção em saúde e bem-estar e aprendizado em grupos interprofissionais, contribuindo para a formação integral do estudante. Exploração da integração teórico-prática na promoção de saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida a partir da prática colaborativa em instituições e comunidades.

Fisioterapia Dermatofuncional

Aborda o sistema tegumentar, os principais distúrbios físico-estéticos-funcionais, propedêutica e semiologia nas disfunções dermatofuncionais e queimados, em diferentes fases, para condução da análise cinesiológica funcional, com fins de diagnóstico e elaboração dos programas terapêuticos visando desenvolver e/ou restaurar a integridade da saúde.

Fisioterapia Musculoesquelética

Aborda o tratamento clínico e fisioterapêutico das disfunções musculoesqueléticas nas diferentes faixas etárias, desde a avaliação, diagnóstico cinético funcional e prescrição de condutas fisioterapêuticas adequadas, incluindo a promoção, prevenção e reabilitação.

Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia

Aborda as alterações decorrentes do processo de envelhecimento, disfunções crônicas e situações peculiares aos idosos, além das implicações clínicas-funcionais sobre o controle de postura e movimento. Proporciona conhecimento da fisioterapia na prevenção, reabilitação e manutenção das condições físicas do idoso nos diferentes aspectos da gerontologia.

(12)

12 Aborda os aspectos biológicos, neuroevolutivos, psíquicos e socioculturais envolvidos na organização e integração da motricidade e corporeidade humana. Aborda todas as fases do desenvolvimento motor e suas implicações no tratamento fisioterapêutico.

Saúde Coletiva

Aborda as políticas de saúde, os sistemas de saúde no Brasil e as características das modalidades de atenção à saúde. Discute os desafios num contexto de mudanças demográfica e epidemiológica, as crescentes demandas de saúde e as novas expectativas das populações. Apresenta uma visão global de prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde e melhoria da qualidade de vida das populações.

Fisioterapia Urogenital

Aborda o tratamento clínico e fisioterapêutico das alterações do sistema uroginecológico em todas as faixas etárias e gêneros, desde a avaliação, diagnóstico e prescrição de condutas adequadas às disfunções urológicas, ginecológicas e obstétricas, incluindo a promoção, prevenção e reabilitação. Fisioterapia Neurológica

Aborda o tratamento clínico e fisioterapêutico das alterações do sistema nervoso nas diferentes faixas etárias, desde a avaliação, diagnóstico cinético funcional e prescrição de condutas fisioterapêuticas adequadas às disfunções neurológicas, incluindo a promoção, prevenção e reabilitação.

Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular

Aborda o tratamento clínico e fisioterapêutico das alterações do sistema respiratório e cardiovascular nas diferentes faixas etárias, desde a avaliação, diagnóstico cinético funcional e prescrição de condutas fisioterapêuticas adequadas às disfunções cardiopulmonares e metabólicas, incluindo a promoção, prevenção e reabilitação.

Fisioterapia Esportiva

Aborda a atuação do fisioterapeuta no processo promocional, preventivo e de reabilitação em todas as faixas etárias do atleta, a fim de preservar, desenvolver e/ou restaurar a integridade da saúde. Possibilita o diagnóstico cinético-funcional para a tomada de decisão dos procedimentos fisioterapêuticos apropriados.

Bioestatística e Epidemiologia

Discute aspectos epidemiológicos de doenças e agravos no Brasil. Vigilância epidemiológica. Desenhos de estudo em Epidemiologia e Indicadores de saúde. Conceitos de estatística e bioestatística. Estatística descritiva. Medidas de dispersão. População e mostra.

Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho

Aborda a atuação do fisioterapeuta no processo promocional, preventivo e de reabilitação do indivíduo trabalhador, a fim de preservar, desenvolver e/ou restaurar a integridade da saúde. Possibilita o diagnóstico cinético-funcional para a tomada de decisão dos procedimentos fisioterapêuticos apropriados.

(13)

13 Atuação clínica e profissional sob supervisão docente nas áreas de atuação profissional de Audiologia, Clínica Fonoaudiológica e Voz consolidando habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso.

Gestão de Clínicas e Consultórios

Estudo do ambiente de negócios na saúde, regulamentação, princípios de marketing estratégico, empreendedorismo, operação de clínicas e consultórios, sustentabilidade, planejamento financeiro, gestão de pessoas e liderança, responsabilidade social e ética em saúde, saúde suplementar no Brasil, qualidade e segurança do paciente.

Educação e Comunicação em Saúde

Concepção de educação em saúde, ações educativas para a promoção da saúde. Estilo de vida saudável e autocuidado. Educação em saúde nos diferentes contextos socioculturais. Princípios da comunicação interpessoal e interprofissional.

Trabalho de Conclusão de Curso

Aborda as fases do desenvolvimento de investigação científica, passando pela revisão de literatura, análises das informações e elaboração de um projeto de pesquisa com foco na publicação científica. Prepara o estudante para analisar, selecionar e elaborar relatos científicos baseado em evidências e na ética profissional de Fisioterapia.

Estágio Supervisionado II

Desenvolvimento dos princípios básicos da assistência e da orientação farmacêutica focada no cuidado, na verificação da prescrição, seleção e orientação na escolha adequada de medicamentos. Enfoque na orientação à população quanto ao uso de medicamentos nos cenários de prática do Sistema Único de Saúde, nos diversos níveis de complexidade.

Gestão em Serviços de Saúde

Visão geral de alto nível das organizações de saúde, sua estrutura de pessoal e gerenciamento. Conceitos e teorias nas práticas de gerenciamento de saúde. Exames do sistema financeiro dentro de uma organização de saúde, bem como a responsabilidade da organização em termos de coleta e uso de informações do paciente.

Atividades Complementares

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do estudante, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

(14)

14 UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Universidade oferece.

São diversos campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais.

 Campus Mooca – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134  Campus Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630  Campus Paulista – Av. Paulista, 2.000

 Campus Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266

 Campus Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487

(15)

Referências

Documentos relacionados

A Reitoria da Universidade Anhembi Morumbi, por meio do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento Científico da Universidade Anhembi Morumbi, torna público o Edital para seleção de

A disciplina aborda a introdução das técnicas radiológicas dos exames de imagem simples e avançados, explora desde a revisão anatômica aplicada a imagenologia clínica até

Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Diversidade Biológica Vegetal, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em

O curso de Graduação em Biomedicina da Universidade Anhembi Morumbi, conta com uma matriz curricular que valoriza as diferentes áreas de atuação do profissional Biomédico,

 Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação

A disciplina aborda os conceitos elementares de sistemas de equações lineares e suas técnicas de solução, introduzindo ainda ideias fundamentais de vetores,

Deverá participar de atividades relacionadas com o estudo, pesquisa, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento que promovem a saúde, o bem estar e a qualidade de vida

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - Arquitetura e Urbanismo Universidade Anhembi Morumbi - Arquitetura e Urbanismo. Universidade Anhembi Morumbi