• Nenhum resultado encontrado

COMÉRCIO E SERVIÇOS COMÉRCIO E SERVIÇOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMÉRCIO E SERVIÇOS COMÉRCIO E SERVIÇOS"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)
(2)

SANTA CATARINA

EM NÚMEROS

Comércio e Serviços

SEBRAE

2010

(3)

© 2010 SEBRAE/SC

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina.

Todos os direitos reservados e protegidos por lei de 19/02/1998. Nenhuma parte deste material, sem autorização prévia por escrito do Sebrae, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os

meios empregados: eletrônicos, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.

CONSULTORIA TÉCNICA

Borba Capacitação e Consultoria Empresarial Ltda.

CAPA

Meer Marketing e Comunicação

S491s Sebrae/SC

Santa Catarina em Números: comércio e serviços / Sebrae/SC . -- Florianópolis: Sebrae/SC, 2010. 37 p.

1. Estudos e Pesquisas. 2. Sebrae. I. Cândido, Marcondes da Silva. II. Ferreira, Cláudio. III. Grapeggia, Mariana. IV. Silva, Jackson André da. V. Três, Douglas Luiz. VI. Título.

CDU

(4)

CONSELHO DELIBERATIVO:

Presidente - José Zeferino Pedrozo – FAESC Vice-Presidente - Alcantaro Corrêa – FIESC

Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina – BADESC Banco do Brasil S.A.

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE Caixa Econômica Federal - CAIXA

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina

-FAMPESC

Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina - FCDL

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina - FECOMÉRCIO

Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras - CERTI Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/DR-SC

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DIRETORIA DO SEBRAE/SC:

Carlos Guilherme Zigelli - Diretor Superintendente

Anacleto Ângelo Ortigara - Diretor Técnico

José Alaor Bernardes - Diretor Administrativo Financeiro

COORDENAÇÃO TÉCNICA SEBRAE/SC:

Marcondes da Silva Cândido Cláudio Ferreira

Mariana Grapeggia Douglas Luis Três Jackson André da Silva

(5)

APRESENTAÇÃO

A criação da série “Santa Catarina em Números” teve origem na necessidade do SEBRAE/SC em refinar suas ações de planejamento, com o levantamento de um conjunto de informações sobre aspectos econômicos e sociais que permitam caracterizar os recortes territoriais, onde estão inseridas as Micro e Pequenas Empresas (MPE) do estado.

A experiência adquirida pela instituição em projetos voltados ao segmento das MPE, e a adoção de um modelo de gestão orientado para os resultados, têm demonstrado a importância de se conhecer com amplitude os territórios de sua atuação.

A série traz a evolução dos indicadores estudados, com números nacionais, estaduais, regionais e municipais, permitindo avaliar a representatividade, os avanços e o perfil de cada município e coordenadoria regional. Desta forma, os dados coletados, pela sua abrangência e possibilidades de comparação, contribuem para o planejamento de projetos do SEBRAE/SC, além de colaborar com outros agentes/instituições interessadas em promoverem políticas públicas ou ações de desenvolvimento local, e apoiar futuros empresários/empreendedores de pequeno porte.

Paralelamente realizou-se um estudo a cerca de oito setores produtivos que integram oito das onze prioridades estratégicas locais do SEBRAE/SC. São elas:

Atuar em grupos e redes de MPE e de empreendimentos rurais do setor de alimentos do Oeste Catarinense.

Atuar em grupos e redes de MPE dos setores têxtil e de confecção da região do Vale do Itajaí e do Sul Catarinense.

Atuar em grupos e redes de MPE do setor metal mecânico da região Oeste e Norte Catarinense.

Atuar em grupos e redes de MPE dos setores de turismo e artesanato das regiões da Grande Florianópolis, Serrana Catarinense e Vale do Itajaí.

Atuar em grupos e redes de MPE do setor madeira-moveleiro das regiões Oeste e Norte Catarinense.

Atuar em grupos e redes de MPE dos setores de aquicultura e pesca das regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Atuar em grupos e redes de MPE dos setores do comércio e serviços do Estado.

Atuar em grupos e redes de MPE do setor de tecnologia das regiões metropolitanas de Blumenau, Florianópolis e Joinville.

Com esta perspectiva, a presente publicação é parte do nosso esforço em atender a missão de “promover a competitividade e desenvolvimento sustentável das MPE e fomentar o empreendedorismo” com a geração, utilização e disseminação do conhecimento como fator gerador de riqueza, valor e equidade social.

(6)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 7

2 PANORAMADOSETORDECOMÉRCIOESERVIÇOS ... 9

3 EMPRESASEEMPREGOS ... 10

3.1 EVOLUÇÃO DO ESTOQUE DE EMPRESAS E EMPREGOS ... 11

3.2 SALDO DE ADMISSÕES E DESLIGAMENTOS ... 14

3.3 SALÁRIO DE OCUPAÇÃO MÉDIO ... 15

4 VALORADICIONADOFISCAL-VAF ... 17

5 PROJETOSAPOIADOSPELOSEBRAE/SC ... 18

REFERÊNCIAS ... 20

CONCEITOS,NOTASEXPLICATIVASELISTADESIGLAS ... 22

CONCEITOS E NOTAS EXPLICATIVAS ... 22

APÊNDICEA- Relação de empresas e empregos do setor, segundo os municípios catarinenses ... 25

LISTADEGRÁFICOSETABELAS ... 38

LISTADEGRÁFICOS... 38

(7)

1 INTRODUÇÃO

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE/SC) é uma instituição de cunho técnico que tem por finalidade apoiar e aprimorar o desenvolvimento das atividades empresariais de pequeno porte no estado. Em sua atuação estratégica e inovadora busca constantemente fazer com que o universo dos pequenos negócios tenha as melhores condições para uma evolução sustentável.

Para atingir seu objetivo, a organização volta sua atenção para o fomento e difusão de programas e projetos que visam à promoção e o fortalecimento das micro e pequenas empresas catarinenses. Neste contexto, o SEBRAE/SC tem atuado no processo de apoio ao desenvolvimento empresarial catarinense, focalizando ações voltadas a diversificação econômica, agregação de valor à produção e adensamento das cadeias produtivas, como fator de sucesso e aumento da competitividade.

A série “Santa Catarina em Números – 2010” representa o desejo dessa instituição de reunir uma base de informações consistente, que permita orientar os pequenos empresários na tomada de decisões, bem como ser uma referência de pesquisa para estudiosos a respeito do perfil sócio-econômico dos 293 municípios catarinenses e do recorte geográfico das nove Coordenadorias Regionais de atuação do SEBRAE/SC.

O desenvolvimento econômico espacialmente equilibrado tem sido fator determinante para análise de potencialidades regionais e desenvolvimento de uma visão de futuro para cada setor econômico estratégico para a economia catarinense. O estado de Santa Catarina apresentou nestes últimos anos um crescimento expressivo em relação a sua consolidação econômica, baseado na integração competitiva de uma economia que se destaca pela diversificação, sustentada pelo espírito empreendedor, condições sociais e institucionais de alta qualidade e valorização do capital humano.

Em virtude desse dinamismo e diversificação da economia estadual, o SEBRAE/SC elencou oito setores econômicos que permitem traçar linhas de ação para todas as regiões de Santa Catarina.

O presente Estudo objetiva traçar um diagnóstico dos setores do comércio e de prestação de serviços, configurando-se como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, permitindo antecipar oportunidades e definir potencialidades, para maior assertividade no desenvolvimento de ações que busquem o fortalecimento e crescimento da atividade.

Este Relatório setorial permite que seja efetuado o comparativo regionalizado do setor em Santa Catarina, destacando o dinamismo de cada regional de atuação do SEBRAE/SC, a partir da evolução das seguintes variáveis:

a) Número de empresas e empregos.

b) Saldo de admissões e desligamentos no setor. c) Salário de ocupação médio do setor.

d) Representatividade no Valor Adicionado Fiscal.

Todas as informações coletadas no decorrer deste trabalho foram extraídas de fontes fidedignas e de acesso público junto a órgãos federais, estaduais e municipais. Além dos dados, houve a preocupação em realizar-se uma análise dos mesmos, fazendo comparativos com outras referências, mapeando, assim, as diferentes regiões de acordo com sua evolução e representatividade estadual.

(8)

considerada essencial para os cidadãos formarem uma idéia do cenário atual do setor de comércio e serviços em Santa Catarina.

(9)

2 PANORAMA DO SETOR DE COMÉRCIO E SERVIÇOS

O setor terciário é o setor que mais cresce no mundo e também no Brasil, em 2006, respondia por 65,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Fazem parte deste setor, o ramo do comércio (varejo e atacado) e o de prestação de serviços que integra setores como o turismo, os serviços financeiros, jurídicos, de informática, comunicação, arquitetura, engenharia, auditoria, consultoria, publicidade e propaganda, seguro, corretagem, transporte e armazenagem, além das atividades públicas e privadas de defesa, segurança, saúde e educação, entre outros.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego relativos a 2008, o setor de comércio e serviços brasileiro totalizava 28.477.715 empregos, o equivalente a 72,2% dos empregos formais do país. Neste ano, as atividades de administração pública, defesa e seguridade social responderam por 29,3% dos empregos do setor terciário.

Em Santa Catarina, tomando-se por referência dezembro de 2008, o comércio e a prestação de serviços (excluídas as atividades da administração pública, defesa e seguridade social e as de organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais) eram responsáveis por 80,2% das empresas do estado. Estes dois setores respondiam por cerca de 47% dos postos formais de trabalho de Santa Catarina.

No estado, os micro e pequenos empreendimentos deste setor somam 99,4% dos estabelecimentos. Por sua vez, as empresas deste porte são responsáveis por 64% dos empregos do setor.

A Coordenadoria Regional Norte abriga a maior parcela dos estabelecimentos ligados ao setor terciário catarinense, aproximadamente, 18%. Por outro lado, o maior volume dos empregos gerados pelo setor (25%) está na Grande Florianópolis.

As seções a seguir apresentam um detalhamento do perfil do setor de comércio e prestação de serviços em Santa Catarina.

(10)

3 EMPRESAS E EMPREGOS

Para efeitos deste estudo, realizou-se a análise dos códigos de atividades econômicas da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), implementada pela Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), um órgão colegiado do Ministério do Planejamento e Orçamento.

Deste modo, a apresentação do estoque de empresas e empregos, saldo de admissões e desligamentos, renda média dos trabalhadores e o valor adicionado fiscal das atividades selecionadas dos setores de comércio e serviços foram realizados em dois momentos. Primeiramente, os dados foram expostos de forma unificada, o que possibilitou o delineamento do panorama geral do setor alvo do estudo. Em paralelo, realizou-se a segmentação das atividades relacionadas aos setores do comércio e de prestação de serviços, permitindo desta forma, um melhor delineamento de cada um destes estratos.

De acordo com a segmentação proposta, a avaliação do setor de comércio e serviços contemplou a análise de 13 seções de atividades econômicas, agrupadas conforme segue:

Atividades relacionadas ao comércio:

o Seção G - Comércio; Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas.

Atividades relacionadas à prestação de serviços: o Seção H - Transporte, Armazenagem e Correio. o Seção I - Alojamento e Alimentação.

o Seção J - Informação e Comunicação.

o Seção K - Atividades Financeiras, de Seguros e Serviços Relacionados.

o Seção L - Atividades Imobiliárias.

o Seção M - Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas. o Seção N - Atividades Administrativas e Serviços

Complementares. o Seção P - Educação.

o Seção Q - Saúde Humana e Serviços Sociais. o Seção R - Artes, Cultura, Esporte e Recreação. o Seção S - Outras Atividades de Serviços. o Seção T - Serviços Domésticos.

Em relação ao setor de prestação de serviços, compete mencionar que a Seção O - Administração pública, defesa e seguridade social e a Seção U - Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais, foram excluídas da análise pelo fato de sua vinculação ao poder público.

A caracterização do porte empresarial utilizou como critério a classificação por número de funcionários, utilizada pelo Sistema SEBRAE.

(11)

3.1 EVOLUÇÃO DO ESTOQUE DE EMPRESAS E EMPREGOS

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, Santa Catarina possuía em 2008, um total de 300.519 empresas formais atuando no setor de comércio e serviços. Estas empresas, tomando como referência o mês de dezembro de 2008, foram responsáveis por 834.146 empregos com carteira assinada.

Juntos, o setor de comércio e serviços respondem por respectivamente, 80,2% e 46,9% dos estabelecimentos e empregos formais de Santa Catarina.

Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC a partir de dados do MTE, Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Nota: Considera o somatório das atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G) e Serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

Segundo o critério adotado para a definição do porte, as micro e pequenas empresas representam, respectivamente, 94,8% e 4,7% dos estabelecimentos do setor de comércio e serviços do estado. As micro e pequenas empresas juntas geraram 533.010 empregos, o equivalente a 63,9% dos postos formais de trabalho.

Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC a partir de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Nota: Considera o somatório das atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G) e Serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

As figuras 1 e 2 apresentam, respectivamente, o estoque de empresas e empregos nos setores do comércio e de prestação de serviços no ano de 2008, segundo as coordenadorias regionais.

2006 2007 2008 280.652 290.315 300.519 Empresas 2006 2007 2008 733.449 772.658 834.146 Empregos 94,8% 4,7% 0,3% 0,2% Empresas 2008

Micro Pequenas Médias Grandes

33,2%

30,7% 8,5%

27,6%

Empregos 2008

Micro Pequenas Médias Grandes

Gráfico 1 - Número de empresas e empregos formais no setor de comércio e serviços de Santa Catarina – 2006-2008

Gráfico 2 – Porte das empresas do setor de comércio e serviços de Santa Catarina - 2008

(12)

Figura 1: Localização das empresas e empregos do comércio em Santa Catarina. Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC a partir de dados do MTE, RAIS.

Nota: Considera as atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G).

Figura 2: Localização das empresas e empregos do setor de prestação de serviços em Santa Catarina.

Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC a partir de dados do MTE, RAIS.

Nota: Considera o somatório das atividades econômicas de Prestação de Serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

(13)

As Tabelas 1 e 2 apresentam o número de empresas e empregos do setor de comércio e serviços de Santa Catarina no ano de 2008, segundo o porte e coordenadorias regionais.

Tabela 1 - Número de empresas do setor de comércio e serviços, segundo porte e coordenadorias regionais - 2008

Empresas 2008

Coordenadoria Regional Total Micro Pequenas Médias Grandes

Extremo Oeste 13.105 12.785 298 19 3 Foz do Itajaí 38.602 36.359 2.000 140 103 Grande Florianópolis 48.883 45.425 2.997 253 208 Meio Oeste 19.032 18.275 676 52 29 Norte 52.661 49.772 2.553 201 135 Oeste 34.845 33.451 1.264 80 50 Serra Catarinense 16.093 15.325 698 43 27 Sul 38.423 36.539 1.692 113 79 Vale do Itajaí 38.875 36.824 1.816 148 87 Santa Catarina 300.519 284.755 13.994 1.049 721

Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC a partir de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, RAIS. Nota: Considera o somatório das atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G) e Serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

Tabela 2 - Número de empregos do setor de comércio e serviços, segundo porte e coordenadorias regionais - 2008

Empregos 2008

Coordenadoria Regional Total Micro Pequenas Médias Grandes

Extremo Oeste 17.316 9.982 5.440 1.262 632 Foz do Itajaí 111.497 39.058 36.255 9.226 26.958 Grande Florianópolis 207.039 50.344 55.862 17.000 83.833 Meio Oeste 44.077 15.130 12.172 3.677 13.098 Norte 148.103 46.012 46.843 13.854 41.394 Oeste 67.656 27.652 23.116 5.482 11.406 Serra Catarinense 34.913 14.025 12.444 2.912 5.532 Sul 98.578 39.299 30.569 7.818 20.892 Vale do Itajaí 104.967 35.571 33.236 9.729 26.431 Santa Catarina 834.146 277.073 255.937 70.960 230.176 Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC a partir de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, RAIS. Nota: Considera o somatório das atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G) e Serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

Em 2008, o segmento de prestação de serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T) respondeu por 50,4% das empresas e 58,5% dos empregos formais do setor terciário. A tabela 3 apresenta o comparativo do número de empresas e empregos ligados às atividades de comércio e serviços no ano de 2008.

(14)

Tabela 3 – Comparativo do número de empresas e empregos das atividades econômicas de comércio e serviços, segundo coordenadorias regionais - 2008

Coordenadoria Regional

Comércio Serviços Total

Empresas 2008 Empregos 2008 Empresas 2008 Empregos 2008 Empresas 2008 Empregos 2008 Extremo Oeste 5.632 9.743 7.473 7.573 13.105 17.316 Foz do Itajaí 20.531 49.324 18.071 62.173 38.602 111.497 Grande Florianópolis 22.176 66.005 26.707 141.034 48.883 207.039 Meio Oeste 8.917 16.740 10.115 27.337 19.032 44.077 Norte 26.568 59.935 26.093 88.168 52.661 148.103 Oeste 15.902 32.810 18.943 34.846 34.845 67.656 Serra Catarinense 8.365 17.044 7.728 17.869 16.093 34.913 Sul 21.526 49.029 16.897 49.549 38.423 98.578 Vale do Itajaí 19.415 45.629 19.460 59.338 38.875 104.967 Santa Catarina 149.032 346.259 151.487 487.887 300.519 834.146 Participação 49,6% 41,5% 50,4% 58,5% 100,0% 100,0%

Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC a partir de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, RAIS. Nota: Considera a segmentação das atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G) e Serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

3.2 SALDO DE ADMISSÕES E DESLIGAMENTOS

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em 2009, a soma do saldo de admissões e demissões dos segmentos do comércio e da prestação de serviços de Santa Catarina apresentou um resultado positivo de 46.020 novos postos de trabalho (Tabela 4).

Tabela 4 – Saldo de admissões e desligamentos do setor de comércio e serviços de Santa Catarina, segundo as coordenadorias regionais – 2007-2009

Saldo de admissões e desligamentos

Coordenadoria Regional 2007 2008 2009 Extremo Oeste 960 1.454 1.140 Foz do Itajaí 5.848 4.016 4.755 Grande Florianópolis 13.469 10.175 11.729 Meio Oeste 1.953 2.723 1.660 Norte 10.309 9.510 8.291 Oeste 3.660 5.264 5.049 Serra Catarinense 1.081 1.663 758 Sul 3.017 4.789 5.619 Vale do Itajaí 4.855 6.904 7.019 Santa Catarina 45.152 46.498 46.020

Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC a partir de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, (CAGED).

Nota: Considera o somatório das atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G) e Serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

O segmento de prestação de serviços foi o que mais contribuiu para a geração destes novos postos de trabalho (55,4%). A Tabela 5 apresenta o comparativo do saldo de admissões demissões no agrupamento das atividades

(15)

Tabela 5 – Saldo de admissões e desligamentos, segundo grupos de atividades e coordenadorias - 2009

Saldo de admissões e desligamentos - 2009

Coordenadoria Regional Comércio Serviços Total

Extremo Oeste 644 496 1.140 Foz do Itajaí 3.271 1.484 4.755 Grande Florianópolis 4.031 7.698 11.729 Meio Oeste 375 1.285 1.660 Norte 3.999 4.292 8.291 Oeste 2.207 2.842 5.049 Serra Catarinense 658 100 758 Sul 2.831 2.788 5.619 Vale do Itajaí 2.517 4.502 7.019 Santa Catarina 20.533 25.487 46.020

Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC a partir de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, (CAGED).

Nota: Considera a segmentação das atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G) e prestação de serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

3.3 SALÁRIO DE OCUPAÇÃO MÉDIO

Conforme demonstra a Tabela 6, em Santa Catarina a média salarial do setor de comércio e serviços em dezembro de 2008 era de R$ 1.090,58. Neste ano a maior média salarial foi registrada na Coordenadoria Regional Grande Florianópolis (R$ 1.224,89).

Tabela 6 – Salário médio do trabalhador no setor de comércio e serviços de Santa Catarina - 2008

Remuneração média mensal – dez/2008

Coordenadoria Regional (R$) Extremo Oeste 859,04 Foz do Itajaí 1.040,91 Grande Florianópolis 1.224,89 Meio Oeste 947,09 Norte 1.168,21 Oeste 926,87 Serra Catarinense 898,24 Sul 1.025,45 Vale do Itajaí 1.098,01 Santa Catarina 1.090,58

Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC a partir de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, RAIS. Nota: Considera o somatório das atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G) e prestação de serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

O Gráfico 3 apresenta comparativos da média salarial dos segmentos do comércio e serviços.

(16)

Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC a partir de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, RAIS. Nota: Considera a segmentação das atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G) e prestação de serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

Extremo Oeste

Foz do Itajaí Grande Florianópolis

Meio Oeste Norte Oeste Serra

Catarinense

Sul Vale do Itajaí

Ren d im e n to m é d io ( R$)

Extremo Oeste Foz do Itajaí FlorianópolisGrande Meio Oeste Norte Oeste Serra Catarinense Sul Vale do Itajaí Serviços 1.038,21 1.126,04 1.336,71 1.028,00 1.284,68 1.036,11 986,19 1.206,97 1.208,22 Comércio 719,78 933,58 986,07 814,98 996,89 810,86 806,03 841,99 954,69

Gráfico 3 – Comparativo da renda média do trabalhador, segundo grupo de atividade econômica e coordenadorias regionais – dez/2008

(17)

4 VALOR ADICIONADO FISCAL - VAF

Segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, o VAF do setor de comércio e serviços catarinense atingiu em 2007, um montante de R$ 28,5 bilhões. O equivalente a 42,3% do VAF estadual. Em 2007, o comércio respondeu 72,9% do VAF do setor terciário.

No período de 2005 a 2007 foi registrada uma alta acumulada de 8,7% do VAF (Tabela 7).

Tabela 7 - Valor adicionado fiscal do setor de comércio e serviços de Santa Catarina 2005-2007

Valor Adicionado Fiscal (R$)

Coordenadoria Regional 2005 2006 2007 Var. (05/07)

Extremo Oeste 825.912.961,17 850.164.841,98 1.012.728.882,00 22,6% Foz do Itajaí 4.530.252.701,32 4.110.287.950,07 5.302.974.488,54 17,1% Grande Florianópolis 4.672.559.746,22 4.899.615.259,94 5.326.956.283,43 14,0% Meio Oeste 1.198.344.746,80 1.053.620.687,86 1.231.466.777,06 2,8% Norte 5.795.095.009,34 4.758.068.410,41 5.680.281.581,05 -2,0% Oeste 2.535.859.342,38 2.398.803.147,45 2.713.622.446,60 7,0% Serra Catarinense 1.226.203.041,22 1.123.948.028,96 1.345.700.302,54 9,7% Sul 2.617.257.640,10 2.590.978.470,44 2.812.679.936,33 7,5% Vale do Itajaí 2.794.216.666,36 2.833.291.253,59 3.043.576.012,79 8,9% Santa Catarina 26.195.701.854,91 24.618.778.050,70 28.469.986.710,34 8,7%

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Fazenda, Valor Adicionado Fiscal, Índice de participação dos municípios no produto da arrecadação do ICMS.

Nota: Considera o somatório das atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G) e prestação de serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

A Tabela a seguir apresenta comparativo do VAF de 2007, segundo os estratos de atividades econômicas do setor terciário.

Tabela 8 - Comparativo do VAF, segundo grupo de atividade econômica e coordenadorias regionais - 2007

Valor Adicionado Fiscal 2007 (R$)

Coordenadoria Regional Comércio Serviços Total

Extremo Oeste 841.815.937,50 170.912.944,50 1.012.728.882,00 Foz do Itajaí 4.427.842.232,26 875.132.256,28 5.302.974.488,54 Grande Florianópolis 3.546.240.161,09 1.780.716.122,34 5.326.956.283,43 Meio Oeste 821.128.906,53 410.337.870,53 1.231.466.777,06 Norte 3.944.080.810,97 1.736.200.770,08 5.680.281.581,05 Oeste 2.017.348.490,81 696.273.955,79 2.713.622.446,60 Serra Catarinense 1.001.664.288,88 344.036.013,66 1.345.700.302,54 Sul 2.057.834.632,26 754.845.304,07 2.812.679.936,33 Vale do Itajaí 2.110.167.414,17 933.408.598,62 3.043.576.012,79 Santa Catarina 20.768.122.874,47 7.701.863.835,87 28.469.986.710,34 Participação 72,9% 27,1% 100,0%

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Fazenda, Valor Adicionado Fiscal, Índice de participação dos municípios no produto da arrecadação do ICMS.

(18)

5 PROJETOS APOIADOS PELO SEBRAE/SC

De acordo com o PPA 2010/2012 a instituição possui atualmente 13 projetos de apoio ao setor, 5 voltados ao atendimento do comércio e 8 à prestação de serviços. São eles:

Comércio:

Aumento da competitividade das empresas de móveis no varejo do Oeste catarinense.

Capacitação e formação da rede de autopeças de Santa Catarina. Desenvolvimento da competitividade das lojas de calçados e

acessórios da região da AMREC. Programa Empreender.

Programa Núcleos Setoriais.

Prestação de Serviços:

Melhoria do processo de gestão empresarial repres/manut. de equipamentos de informática e escrit assoc. AJORPEME.

Rede contabilizando o sucesso.

Tecnologia Social - reutilização do óleo de cozinha para fins energéticos na Grande Florianópolis.

Arranjo produtivo do turismo da Costa Esmeralda.

Fortalecimento do setor de bares e restaurantes da Grande Florianópolis.

Turismo rural, étnico e cultural do Vale Europeu.

Chamada pública FINEP SEBRAE 04/2007 - Sistema open source para aquisição de dados, supervisão e controle.

(19)
(20)

REFERÊNCIAS

AGÊNCIA DE FOMENTO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - BADESC.

Agências de Microcrédito. Disponível em <http://www.badesc.gov.br>. Acesso em: 03 ago. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. EDUDATABRASIL - Sistema de Estatísticas

Educacionais. Disponível em <http://www.edudatabrasil.inep.gov.br/>. Acesso em: 10 set. 2009.

______ Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema nacional de informações da

educação profissional e tecnológica. Disponível em

<http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino>. Acesso em: 06 out. 2009.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior. Balança comercial brasileira - municípios. Disponível em

<http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/index.php?area=5>. Acesso em: 21

set. 2009.

______ Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PIB dos Municípios. Disponível em

<http://www.ibge.gov.br/servidor_arquivos_est/>. Acesso em: 02 set. 2009.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Programa de disseminação das estatísticas do trabalho. Bases estatísticas RAIS/CAGED. Disponível em

<http://sgt.caged.gov.br/index.asp>. Acesso em: 08 set. 2009.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Fazenda. Disponível em

<http://www.sef.sc.gov.br/>. Acesso em: 06 set. 2009.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Infraestrutura. Disponível em

<http://www.sie.sc.gov.br>. Acesso em: 15 set. 2009.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado do Planejamento. Dados estatísticos

municipais. Disponível em < http://www.spg.sc.gov.br/dados_munic.php>. Acesso em: 28 ago. 2009.

______ Secretaria de Estado do Planejamento. Dados estatísticos municipais:

Agropecuária. Disponível em <http://www.spg.sc.gov.br/dados_munic.php>. Acesso em: 28 ago. 2009.

(21)
(22)

CONCEITOS, NOTAS EXPLICATIVAS E LISTA DE SIGLAS

CONCEITOS E NOTAS EXPLICATIVAS

ASPECTOS ECONÔMICOS

Empresas e Empregos

Empresas/Estabelecimentos

Apresenta, segundo dados da RAIS, valores absolutos do contingente de empresas/estabelecimentos formais em determinado espaço geográfico no ano considerado. Os números apresentados ao longo do documento consideram todos os estabelecimentos, sejam eles empregadores em 31/12 ou não.

O estudo apresentado também avaliou a representatividade chamada RAIS Negativa, composta dos estabelecimentos que não tiveram vínculos ao longo do ano.

Número de Empregos

O número de empregos (postos de trabalho) corresponde ao total de vínculos empregatícios ativos, é diferente do número de pessoas empregadas, pois um mesmo indivíduo pode estar ocupando mais de um posto de trabalho na data de referência – 31/12.

Como vínculo empregatício entende-se a relação de emprego mantida com o empregador durante o ano-base e que se estabelece sempre que ocorrer trabalho remunerado com submissão hierárquica ao empregador e horário pré-estabelecido por este. Esta relação pode ser regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou pelo Regime Jurídico Único, no caso de empregado estatutário.

Porte empresarial

A caracterização do porte empresarial utilizou como critério a classificação por número de funcionários, utilizada pelo Sistema SEBRAE. Optou-se pela utilização do critério de classificação por número de funcionários em razão das informações sobre o enquadramento do porte não estarem disponíveis pelo critério de faturamento. O presente critério não possui fundamentação legal. Para fins legais, vale o previsto na legislação do Simples (Lei 123 de 15 de dezembro de 2006). Os critérios para o enquadramento do porte estão dispostos conforme a tabela a seguir.

Porte empresarial, segundo o número de funcionários

Porte Indústria Agropecuária, Comércio e

Serviços

Microempresa (ME) Até 19 Até 9

Pequena empresa (PE) De 20 a 99 De 10 a 49

Média empresa (MDE) De 100 a 499 De 50 a 99

Grande empresa (GE) Acima de 499 Acima de 99

Valor Adicionado Fiscal (VAF)

Valor Adicionado Fiscal (VAF)

Na contabilidade pública e de acordo com o Art. 3°, parágrafo 1°, da Lei Complementar Federal n° 63/90, para efeito do cálculo do Fundo de Participação dos Municípios o valor adicionado corresponderá, para cada município, ao valor das mercadorias saídas, acrescido do valor das prestações de serviços, no seu território, deduzido o valor das mercadorias entradas, em cada ano civil. Neste estudo foram

(23)

Paralelamente foram detalhados os 20 grupos de atividades econômicas (CNAE versão 2.0) mais representativas frente ao indicador no ano de 2007.

Salários Médios

Salários Médios

Representa a média dos salários pagos aos empregados, segundo as seções da CNAE versão 2.0. Os valores apresentados têm como referência o ano de 2008.

(24)
(25)

APÊNDICE A -

(26)

Grupo de Atividade Econômica, segundo

classificação CNAE - versão 2.0 Comércio Prestação de serviços Total

Município Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008

Abdon Batista 48 45 93 20 26 46 Abelardo Luz 410 498 908 562 317 879 Agrolândia 186 181 367 348 275 623 Agronômica 135 167 302 100 77 177 Água Doce 152 251 403 244 170 414 Águas de Chapecó 105 144 249 134 83 217 Águas Frias 47 80 127 115 15 130 Águas Mornas 79 85 164 117 184 301 Alfredo Wagner 204 186 390 372 141 513

Alto Bela Vista 23 99 122 9 21 30

Anchieta 113 194 307 139 89 228 Angelina 81 70 151 117 90 207 Anita Garibaldi 136 152 288 195 107 302 Anitápolis 58 52 110 72 68 140 Antônio Carlos 185 167 352 658 184 842 Apiúna 139 125 264 319 177 496 Arabutã 70 167 237 55 58 113 Araquari 268 284 552 695 1.169 1.864 Araranguá 1.781 1.080 2.861 4.206 2.909 7.115 Armazém 157 171 328 274 183 457 Arroio Trinta 137 162 299 121 201 322 Arvoredo 31 64 95 34 23 57 Ascurra 167 182 349 300 188 488 Atalanta 55 71 126 79 24 103 Aurora 82 149 231 157 73 230

Balneário Arroio do Silva 170 79 249 176 117 293

(27)

classificação CNAE - versão 2.0 Comércio Prestação de serviços Total

Município Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008

Balneário Gaivota 113 54 167 197 56 253

Balneário Piçarras 380 337 717 834 625 1.459

Bandeirante 25 57 82 16 7 23

Barra Bonita 21 64 85 9 6 15

Barra Velha 578 451 1.029 830 574 1.404

Bela Vista do Toldo 59 88 147 59 71 130

Belmonte 45 53 98 34 16 50

Benedito Novo 139 203 342 275 266 541

Biguaçu 871 541 1.412 2.232 1.213 3.445

Blumenau 8.441 9.053 17.494 22.607 35.049 57.656

Bocaina do Sul 29 33 62 32 16 48

Bom Jardim da Serra 74 54 128 57 63 120

Bom Jesus 51 70 121 69 21 90

Bom Jesus do Oeste 32 63 95 43 5 48

Bom Retiro 203 178 381 308 263 571 Bombinhas 448 644 1.092 879 1.454 2.333 Botuverá 45 58 103 76 56 132 Braço do Norte 813 599 1.412 1.955 942 2.897 Braço do Trombudo 53 74 127 81 52 133 Brunópolis 16 14 30 15 10 25 Brusque 3.011 2.142 5.153 7.370 7.070 14.440 Caçador 1.663 1.533 3.196 3.235 4.509 7.744 Caibi 113 188 301 173 169 342 Calmon 51 23 74 12 15 27 Camboriú 1.003 616 1.619 1.841 1.026 2.867 Campo Alegre 276 228 504 280 220 500

Campo Belo do Sul 92 112 204 114 94 208

(28)

classificação CNAE - versão 2.0 Comércio Prestação de serviços Total

Município Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008

Canelinha 148 98 246 411 179 590 Canoinhas 1.355 1.101 2.456 2.768 2.310 5.078 Capão Alto 23 33 56 49 12 61 Capinzal 563 522 1.085 985 1.007 1.992 Capivari de Baixo 335 210 545 695 749 1.444 Catanduvas 328 354 682 426 434 860 Caxambu do Sul 63 102 165 83 65 148 Celso Ramos 30 104 134 49 20 69 Cerro Negro 34 39 73 19 17 36 Chapadão do Lageado 21 25 46 15 3 18 Chapecó 5.856 4.707 10.563 15.245 16.475 31.720 Cocal do Sul 296 255 551 571 336 907 Concórdia 1.580 2.522 4.102 3.998 7.140 11.138 Cordilheira Alta 81 133 214 570 128 698 Coronel Freitas 175 295 470 343 184 527 Coronel Martins 34 80 114 39 23 62 Correia Pinto 234 238 472 320 343 663 Corupá 213 190 403 492 222 714 Criciúma 5.074 4.370 9.444 13.034 17.784 30.818 Cunha Porã 386 483 869 499 338 837 Cunhataí 30 65 95 47 12 59 Curitibanos 968 764 1.732 1.984 1.694 3.678 Descanso 200 293 493 313 192 505 Dionísio Cerqueira 381 273 654 367 326 693 Dona Emma 44 74 118 61 49 110 Doutor Pedrinho 41 62 103 51 27 78 Entre Rios 39 53 92 21 26 47 Ermo 29 26 55 51 9 60

(29)

classificação CNAE - versão 2.0 Comércio Prestação de serviços Total

Município Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008

Faxinal dos Guedes 284 325 609 356 279 635

Flor do Sertão 30 58 88 22 8 30 Florianópolis 11.135 17.979 29.114 33.900 100.584 134.484 Formosa do Sul 57 96 153 27 30 57 Forquilhinha 440 291 731 756 444 1.200 Fraiburgo 938 816 1.754 1.689 1.243 2.932 Frei Rogério 34 48 82 17 17 34 Galvão 81 110 191 79 36 115 Garopaba 576 469 1.045 1.031 740 1.771 Garuva 422 292 714 453 290 743 Gaspar 1.110 992 2.102 2.550 2.522 5.072

Governador Celso Ramos 200 155 355 375 436 811

Grão Pará 158 119 277 201 78 279 Gravatal 296 196 492 422 626 1.048 Guabiruba 214 145 359 438 220 658 Guaraciaba 246 327 573 367 216 583 Guaramirim 706 583 1.289 1.740 1.444 3.184 Guarujá do Sul 171 191 362 274 119 393 Guatambu 63 100 163 39 114 153 Herval d'Oeste 445 453 898 517 1.284 1.801 Ibiam 45 67 112 22 13 35 Ibicaré 57 109 166 107 108 215 Ibirama 404 408 812 785 453 1.238 Içara 1.135 745 1.880 2.845 2.275 5.120 Ilhota 176 127 303 309 140 449 Imaruí 116 126 242 190 85 275 Imbituba 1.068 916 1.984 1.714 2.016 3.730 Imbuia 180 81 261 267 72 339

(30)

classificação CNAE - versão 2.0 Comércio Prestação de serviços Total

Município Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008

Iomerê 31 63 94 49 46 95 Ipira 87 142 229 68 54 122 Iporã do Oeste 181 271 452 372 243 615 Ipuaçu 64 139 203 130 78 208 Ipumirim 154 293 447 213 202 415 Iraceminha 75 156 231 80 37 117 Irani 249 391 640 263 318 581 Irati 34 57 91 32 10 42 Irineópolis 148 153 301 190 89 279 Itá 162 338 500 192 439 631 Itaiópolis 428 340 768 503 256 759 Itajaí 5.213 4.630 9.843 15.754 27.555 43.309 Itapema 1.652 1.609 3.261 2.779 2.865 5.644 Itapiranga 328 531 859 690 708 1.398 Itapoá 523 487 1.010 524 284 808 Ituporanga 570 450 1.020 1.188 800 1.988 Jaborá 103 184 287 79 71 150 Jacinto Machado 188 133 321 318 238 556 Jaguaruna 462 295 757 650 384 1.034 Jaraguá do Sul 3.129 3.779 6.908 8.863 13.500 22.363 Jardinópolis 44 66 110 66 9 75 Joaçaba 1.146 1.589 2.735 3.396 8.523 11.919 Joinville 10.818 10.895 21.713 29.673 51.676 81.349 José Boiteux 55 65 120 99 60 159 Jupiá 31 67 98 11 6 17 Lacerdópolis 60 112 172 90 61 151 Lages 3.398 3.266 6.664 8.660 11.455 20.115 Laguna 884 813 1.697 2.133 1.646 3.779

(31)

classificação CNAE - versão 2.0 Comércio Prestação de serviços Total

Município Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008

Laurentino 160 126 286 297 136 433 Lauro Muller 198 172 370 443 322 765 Lebon Régis 239 261 500 205 108 313 Leoberto Leal 44 41 85 58 29 87 Lindóia do Sul 123 255 378 107 101 208 Lontras 186 192 378 404 220 624 Luiz Alves 212 152 364 475 178 653 Luzerna 134 166 300 226 264 490 Macieira 29 22 51 19 10 29 Mafra 1.309 1.044 2.353 2.798 2.406 5.204 Major Gercino 45 59 104 42 40 82 Major Vieira 159 113 272 121 68 189 Maracajá 97 77 174 256 242 498 Maravilha 648 672 1.320 1.337 833 2.170 Marema 48 74 122 45 18 63 Massaranduba 239 280 519 510 379 889 Matos Costa 47 66 113 18 11 29 Meleiro 180 147 327 293 234 527 Mirim Doce 43 43 86 23 11 34 Modelo 78 115 193 109 88 197 Mondaí 169 294 463 354 278 632 Monte Carlo 152 93 245 177 129 306 Monte Castelo 171 159 330 228 187 415 Morro da Fumaça 372 289 661 588 626 1.214 Morro Grande 42 40 82 73 17 90 Navegantes 968 565 1.533 2.330 2.168 4.498 Nova Erechim 121 128 249 141 84 225 Nova Itaberaba 66 108 174 68 34 102

(32)

classificação CNAE - versão 2.0 Comércio Prestação de serviços Total

Município Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008

Nova Veneza 213 249 462 548 571 1.119 Novo Horizonte 32 52 84 32 11 43 Orleans 510 492 1.002 1.103 1.212 2.315 Otacílio Costa 498 280 778 792 564 1.356 Ouro 197 249 446 263 142 405 Ouro Verde 27 54 81 54 46 100 Paial 21 66 87 23 15 38 Painel 17 19 36 7 5 12 Palhoça 2.486 1.738 4.224 6.169 6.589 12.758 Palma Sola 138 156 294 173 79 252 Palmeira 42 34 76 27 70 97 Palmitos 327 558 885 794 533 1.327 Papanduva 379 287 666 592 271 863 Paraíso 72 83 155 54 9 63 Passo de Torres 150 94 244 165 71 236 Passos Maia 73 112 185 66 59 125 Paulo Lopes 131 129 260 172 573 745 Pedras Grandes 68 88 156 113 36 149 Penha 528 404 932 771 1.458 2.229 Peritiba 82 80 162 117 52 169 Petrolândia 114 128 242 260 68 328 Pinhalzinho 440 483 923 909 747 1.656 Pinheiro Preto 50 78 128 59 76 135 Piratuba 182 196 378 259 471 730 Planalto Alegre 46 67 113 69 33 102 Pomerode 642 620 1.262 1.176 1.246 2.422 Ponte Alta 89 90 179 87 73 160

(33)

classificação CNAE - versão 2.0 Comércio Prestação de serviços Total

Município Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008

Porto Belo 438 371 809 1.105 672 1.777

Porto União 686 598 1.284 1.075 1.218 2.293

Pouso Redondo 241 256 497 510 344 854

Praia Grande 135 125 260 214 128 342

Presidente Castelo Branco 27 88 115 18 16 34

Presidente Getúlio 285 316 601 626 396 1.022

Presidente Nereu 31 33 64 36 28 64

Princesa 34 65 99 23 5 28

Quilombo 263 445 708 254 260 514

Rancho Queimado 65 156 221 67 97 164

Rio das Antas 67 94 161 74 39 113

Rio do Campo 118 94 212 145 93 238

Rio do Oeste 105 109 214 145 85 230

Rio do Sul 1.860 1.694 3.554 5.088 9.992 15.080

Rio dos Cedros 186 224 410 288 180 468

Rio Fortuna 91 125 216 185 88 273 Rio Negrinho 1.126 944 2.070 1.465 1.858 3.323 Rio Rufino 23 27 50 13 13 26 Riqueza 112 142 254 143 36 179 Rodeio 221 223 444 332 202 534 Romelândia 99 197 296 75 58 133 Salete 221 218 439 200 153 353 Saltinho 32 83 115 41 19 60 Salto Veloso 116 132 248 162 215 377 Sangão 146 82 228 215 100 315 Santa Cecília 307 300 607 432 379 811 Santa Helena 35 48 83 41 28 69

(34)

classificação CNAE - versão 2.0 Comércio Prestação de serviços Total

Município Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008

Santa Terezinha 131 93 224 94 23 117

Santa Terezinha do Progresso 33 74 107 23 11 34

Santiago do Sul 26 62 88 12 21 33

Santo Amaro da Imperatriz 416 438 854 1.068 1.278 2.346

São Bento do Sul 1.938 1.855 3.793 3.502 4.691 8.193

São Bernardino 36 110 146 28 18 46

São Bonifácio 46 57 103 53 36 89

São Carlos 265 341 606 417 470 887

São Cristóvão do Sul 102 85 187 88 125 213

São Domingos 267 307 574 404 196 600

São Francisco do Sul 897 1.204 2.101 1.634 4.253 5.887

São João Batista 426 320 746 912 453 1.365

São João do Itaperiú 39 41 80 82 65 147

São João do Oeste 114 201 315 172 200 372

São João do Sul 116 71 187 110 38 148

São Joaquim 683 473 1.156 1.295 808 2.103

São José 5.579 4.404 9.983 19.545 28.518 48.063

São José do Cedro 305 426 731 505 404 909

São José do Cerrito 74 149 223 97 72 169

São Lourenço d'Oeste 592 714 1.306 1.089 693 1.782

São Ludgero 301 240 541 470 231 701

São Martinho 70 127 197 81 69 150

São Miguel da Boa Vista 28 64 92 14 15 29

São Miguel do Oeste 1.127 1.181 2.308 2.563 2.539 5.102

São Pedro de Alcântara 64 81 145 57 303 360

Saudades 162 368 530 237 198 435

Schroeder 186 215 401 343 203 546

(35)

classificação CNAE - versão 2.0 Comércio Prestação de serviços Total

Município Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008

Siderópolis 189 157 346 317 927 1.244 Sombrio 742 395 1.137 1.614 929 2.543 Sul Brasil 34 68 102 48 15 63 Taió 417 422 839 818 599 1.417 Tangará 179 235 414 263 212 475 Tigrinhos 11 42 53 4 5 9 Tijucas 672 499 1.171 1.671 1.319 2.990 Timbé do Sul 69 104 173 124 60 184 Timbó 924 881 1.805 2.067 1.579 3.646 Timbó Grande 94 93 187 95 37 132 Três Barras 290 291 581 340 397 737 Treviso 39 33 72 25 30 55 Treze de Maio 107 99 206 150 93 243 Treze Tílias 135 223 358 255 336 591 Trombudo Central 151 200 351 244 190 434 Tubarão 3.372 2.413 5.785 9.735 11.105 20.840 Tunápolis 65 131 196 113 66 179 Turvo 291 245 536 799 484 1.283 União do Oeste 48 67 115 24 28 52 Urubici 190 171 361 286 277 563 Urupema 35 47 82 19 33 52 Urussanga 321 390 711 714 776 1.490 Vargeão 75 115 190 77 103 180 Vargem 25 60 85 14 14 28 Vargem Bonita 104 124 228 76 92 168 Vidal Ramos 111 117 228 128 171 299 Videira 1.297 1.554 2.851 3.402 7.394 10.796 Vítor Meireles 89 110 199 87 78 165

(36)

classificação CNAE - versão 2.0 Comércio Prestação de serviços Total

Município Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008 Empresas - 2008 Empregos - 2008

Xanxerê 1.484 1.497 2.981 3.056 2.962 6.018

Xavantina 87 118 205 96 81 177

Xaxim 660 773 1.433 1.121 1.293 2.414

Zortéa 87 62 149 36 10 46

Fonte: Resultados elaborados pelo SEBRAE/SC com base em dados do MTE - apoiados na Relação Anual de Informações Sociais. Nota: 1 Sinal convencional utilizado:

- Dado numérico igual a zero não resultante de arredondamento.

2 Considera a segmentação das atividades econômicas compreendidas pelo comércio (Seção G) e prestação de serviços (Seções: H, I, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T). Não inclui as seções O e U.

(37)
(38)

LISTA DE GRÁFICOS E TABELAS

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1 - Número de empresas e empregos formais no setor de comércio e serviços de Santa Catarina – 2006-2008 ... 11 Gráfico 2 – Porte das empresas do setor de comércio e serviços de Santa

Catarina - 2008 ... 11 Gráfico 3 – Comparativo da renda média do trabalhador, segundo grupo de

atividade econômica e coordenadorias regionais – dez/2008 ... 16

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Número de empresas do setor de comércio e serviços, segundo porte e coordenadorias regionais - 2008 ... 13 Tabela 2 - Número de empregos do setor de comércio e serviços, segundo porte

e coordenadorias regionais - 2008 ... 13 Tabela 3 – Comparativo do número de empresas e empregos das atividades

econômicas de comércio e serviços, segundo coordenadorias regionais - 2008 ... 14 Tabela 4 – Saldo de admissões e desligamentos do setor de comércio e serviços

de Santa Catarina, segundo as coordenadorias regionais – 2007-2009 ... 14 Tabela 5 – Saldo de admissões e desligamentos, segundo grupos de atividades e

coordenadorias - 2009 ... 15 Tabela 6 – Salário médio do trabalhador no setor de comércio e serviços de Santa

Catarina - 2008 ... 15 Tabela 7 - Valor adicionado fiscal do setor de comércio e serviços de Santa

Catarina 2005-2007 ... 17 Tabela 8 - Comparativo do VAF, segundo grupo de atividade econômica e

coordenadorias regionais - 2007 ... 17 Tabela 9 – Relação de empresas e empregos do setor, segundo os municípios

(39)

Referências

Documentos relacionados

As amebas testáceas encontradas em lâminas palinológicas no Cretáceo Superior da Bacia de Santos pertencem ao gênero Palaeoarcella Porter, Meisterfeld &amp; Knoll, 2003,

O presente termo tem como base referencial para selecionar (50) cinquenta unidades produtivas de artesanato localizadas no Estado de Goiás dentre EI -

Embora prejudicada neste último trimestre por um caso pontual, para 2018, acreditamos na melhora qualidade da carteira de crédito, impulsionando a rentabilidade e atratividade do

O mais interessante nesta fase de elaboração do “Plano de Negócio” é que, para conseguir estimar os custos variáveis e as despesas comerciais de cada produto ou serviço,

DO(S) BEM(NS) são as constantes do item 7 do TERMO DE REFERÊNCIA – ANEXO I.. CLÁUSULA SEXTA – GARANTIA

Frases por parte dos profissionais como: “seu filho precisa emagrecer porque obesidade pode causar infar- to no futuro” ou por parte dos pacientes como: “Doutor eu sei que ele

Com exceção da língua basca (ou vasconço), língua não indo-européia, falada num território denominado País Basco, atualmente uma comunidade autônoma da Espanha 1 , o restante

Os pequenos negócios do Comércio também registraram criação líquida de vagas (+5.262 empregos), sendo que este saldo positivo originou-se principalmente das