• Nenhum resultado encontrado

Plano Anual de Atividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano Anual de Atividades"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Agrupamento de Escolas

de São Lourenço

- Valongo -

Plano Anual de

Atividades

2020/2021

(2)

2 Índice

1. INTRODUÇÃO ... 3

2. LINHAS DE ORIENTAÇÃO DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ... 4

3. ESTRUTURAÇÃO ... 4

4. POSSIBILIDADE DE INTRODUÇÃO DE NOVAS ATIVIDADES ... 4

5. PLANO DE AÇÃO ... 5

5.1. Planificação das atividades ... 5

5.2. As atividades em números ... 24

5.3. Estimativa de custos ... 28

(3)

3 1. INTRODUÇÃO

O Plano Anual de Atividades (PAA) constitui um dos instrumentos de autonomia, previstos na alínea c) do n.º 1, do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com as alterações introduzidas pelos Decreto-Lei n.º 224/2009, de 11 de setembro e Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, que aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário.

O PAA define, em função do Projeto Educativo (PE), os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e procede à identificação dos recursos necessários à sua execução.

O PAA insere-se numa perspetiva de curto prazo que coincide com o ano letivo.

No desenvolvimento das suas competências, o Diretor é responsável por elaborar o PAA, conforme o disposto na subalínea ii) da alínea a) do n.º 2 do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com as alterações introduzidas pelos Decreto-Lei n.º 224/2009, de 11 de setembro e Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho. Depois de emitido o parecer do Conselho Pedagógico, o PAA é submetido à aprovação do Conselho Geral, nos termos da mesma alínea.

O PAA do ano letivo 2020/2021 tem como base o PE em vigor no Agrupamento, as diversas orientações/sugestões do Conselho Geral, dos diversos Departamentos Curriculares, Estabelecimentos, Ciclos e Anos de Escolaridade e Pais e Encarregados de Educação, entre outros.

Este plano de atividades respeita, também, o documento” Definição de critérios para a participação da escola em atividades pedagógicas, científicas, culturais e desportivas”, aprovado em reunião de Conselho Geral de 14 novembro 2018.

O PAA planifica as atividades de todo o Agrupamento de forma articulada entre as diferentes escolas e níveis de escolaridade, identificando os recursos envolvidos. Por isso, este baseia-se no incentivo à participação ativa dos pais/encarregados de educação, alunos, pessoal docente e não docente e agentes da comunidade. Pretende-se que seja um documento de planeamento e articulação do trabalho a desenvolver, mas também o reflexo do dinamismo e da missão formativa que nos propomos alcançar.

Cada atividade elencada neste documento foi objeto de uma planificação e será alvo de uma avaliação pormenorizada, na plataforma Moodle nosso Agrupamento, em http://www.agrupamentoslourenco.org/moodle/ - Gestão de Atividades e Recursos Educativos, com a indicação dos objetivos do PE a desenvolver, as metas em articulação com os objetivos do PE, objetivos específicos da atividade, descrição da atividade, destinatários, dinamizadores, recursos materiais e humanos necessários, instrumentos de avaliação e respetivos indicadores de medida,

(4)

4 calendarização e avaliação. No anexo I deste documento consta, a título exemplificativo, a planificação detalhada de uma atividade por ciclo de escolaridade. Por atividade é estabelecida uma previsão de custos (ver item 5.3. Estimativa de custos).

2. LINHAS DE ORIENTAÇÃO DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

Sendo o PAA o principal documento de operacionalização do PE é, também, através dele, em primeira instância, que o mesmo é avaliado. Assim e valorizando o contributo do PAA na resolução dos pontos fracos (“dificuldades sentidas”) identificados no PE, são eleitos como prioritários para o ano letivo 2020/2021 os objetivos gerais abaixo expostos, articulados com os quatro domínios de atuação do PE, nomeadamente, os Resultados Académicos e Sociais, a Prestação do Serviço Educativo, a Liderança e Gestão e a Autorregulação e Melhoria.

 Melhorar o sucesso académico.

 Melhorar o sucesso social.

 Melhorar a prestação do serviço educativo.

 Potenciar a liderança pró-ativa.

 Aperfeiçoar as práticas de autoavaliação.

3. ESTRUTURAÇÃO

É de referir que as atividades que constam do PAA estão inseridas na plataforma Moodle do Agrupamento e encontram-se organizadas em grelhas, listadas por ordem cronológica numa aplicação informática, de forma a melhorar a avaliação e interpretação dos resultados.

4. POSSIBILIDADE DE INTRODUÇÃO DE NOVAS ATIVIDADES

Considera-se ser necessário deixar em aberto a possibilidade de, no decorrer do ano letivo, se poderem indicar atividades pertinentes que venham a surgir, nomeadamente no âmbito dos Planos de Atividades de Turma, sugeridas/oferecidas por entidades colaboradoras do Agrupamento, ou outras que se considerem pedagogicamente relevantes.

(5)

5 5. PLANO DE AÇÃO

5.1. Planificação das atividades anuais

As 49 atividades propostas para o Plano Anual de Atividades estão divididas em:

 Atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento (BE);

 Atividades Propostas pelos vários Departamentos Curriculares, Grupos Disciplinares, Ciclos e Anos de Escolaridade e Estabelecimentos Escolares (ao longo do ano letivo, 1.º Período, 2.º Período e 3.º Período).

ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO AGRUPAMENTO (BE)

Mês Internacional da Biblioteca Escolar Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de São Lourenço Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 01-10-2020 Data Término: 31-10-2020

Proponentes: Maria da Conceição Aguiar Costa Ferreira

Dinamizadores: Equipa Da BE, Professoras Bibliotecárias, Docentes titulares de turma, Professores de TIC e Cidadania e Desenvolvimento Destinatários: Pré-escolar;1. ºCiclo e 5. ºAno Dia Mundial da Música: Proposta de visualização do filme animado "La Traviatta" de Verdi para todas as turmas da Educação Pré-escolar e 1º ciclo;

Audição de Música Clássica de fundo na biblioteca da Escola Básica de S. Lourenço nos dias 1 e 2 de outubro. Formação de Utilizadores: “Conhece a tua biblioteca” em todas as BE do Agrupamento para 1.º s e 5.ºs anos ao longo do mês de outubro. Caso não seja possível ser feita nas biblitotecas, por motivos de pandemia COVID - 19, será feita em grupo turma, em sala de aula, alertando para as regras fundamentais do plano de contingência.

Clube de leitura Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 01-10-2020 Data Término: 30-04-2021

(6)

6 Proponentes: Maria da Conceição Aguiar

Costa Ferreira

Dinamizadores: Professoras bibliotecárias, docentes de português Lígia Maia e Dalila Carvalhais. Destinatários: 7º D / 8º B Encontro de leitores na biblioteca/ sala de aula, uma vez por mês com divulgação dos materiais produzidos pelos alunos no Padlet criado para esta temática e nos sítios da Biblioteca.

Amnistia Internacional Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 01-10-2020 Data Término: 15-05-2021 Proponentes: Maria da Conceição Aguiar Costa

Ferreira

Dinamizadores: Equipa da BE, Docentes e Equipa da Estratégia da Educação para a Cidadania da Escola e docente de Português da turma. Destinatários: 7.º D ; 8.º B ; 8.º D ; 9.º A e 9.º B Amnistia Internacional - Direitos humanos

Realização de Exposição virtual em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Projeto de leitura “Leitura @ tod@s” Escola: Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Costa

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Tipologia: Atividade Cultural

Data de início: 01-10-2020 Data de término: 30-04-2021

Proponentes: Maria da Conceição Aguiar Costa Ferreira

Dinamizadores: Professoras Bibliotecárias Equipa da BE e Docentes titulares de turma. Destinatários: 2 º Ano e Enc. Educação Divulgação do projeto aos professores titulares de turma e às famílias.

Criação/alimentação de uma ferramenta de comunicação digital Padlet (https://padlet.com/bibliotecas7/rqhl25p49052):

colocação de uma história por mês, na ferramenta de comunicação digital, com materiais alusivos à mesma, para serem trabalhados em sala de aula de acordo com o escalonamento pré-definido pelas turmas e BE. Colocação de uma história, em dois momentos do ano letivo, para trabalho articulado entre a BE/alunos/família.

(7)

7 Trabalho colaborativo entre a BE/ alunos/ professores titulares de turma/ famílias e docente de TIC.

Partilhando histórias Escola: Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Costa

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Tipologia: Atividade Cultural

Data de início: 01-10-2020 Data de término: 15-05-2021

Proponentes: Maria da Conceição Aguiar Costa Ferreira

Dinamizadores: Professoras Bibliotecárias; Docentes titulares de turma do JI e 1º Ano Destinatários: Pré-escolar e 1.ºAno 1- Seleção de uma história por mês para a Educação Pré-escolar e uma por período para o 1.º ano, pela BE, e disponibilização na plataforma Padlet;

2- Organização de materiais alusivos às histórias (canções, fichas de leitura, outros materiais) e disponibilização no Padlet criado para o efeito.

Projeto "Qualidade Ambiental" Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de São Lourenço Tipologia: Atividade Cultural

Data de início 01-10-2020 Data de término 15-05-2021

Proponentes: Maria da Conceição Aguiar Costa Ferreira

Dinamizadores: Professoras Bibliotecárias, Equipa da BE, Docentes titulares de turma Destinatários Pré–escolar, ; 1.º Ciclo ; 6.ºe 8.º Anos Ações de sensibilização ambiental sobre as seguintes temáticas:

1- A qualidade do ar, a qualidade da água e a extinção de recursos; 2 - A alimentação e os desperdícios, educação Pré.escolar; 3 - A compostagem e o ambiente - 3.º ano de escolaridade; 4 - A poluição do ambiente e os animais em vias de extinção para 4ºs anos;

5 - TIC e Cidadania e Desenvolvimento, 6.º e 8.º anos de escolaridade. Nota: O trabalho de projeto será realizado de acordo com o planificado no documento do projeto Integrado no Referencial Aprender com a BE.

(8)

8

ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS VÁRIOS DEPARTAMENTOS

CURRICULARES, GRUPOS DISCIPLINARES, CICLOS E ANOS DE

ESCOLARIDADE E ESTABELECIMENTOS ESCOLARES

AO LONGO DO ANO LETIVO

“A Arte está dentro de nós” Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início:

15-09-2020

Data Término:

30-06-2021

Proponentes:Cristina Vasconcelos Dinamizadores:

Educadoras de todos os Jardins de Infância Destinatários:

Pré-escolar As crianças terão oportunidades de experienciar, de uma forma sistemática, atividades expressivas diversificadas, nos domínios da expressão e comunicação, nos subdomínios da música, dança e artes visuais.

Em busca das tradições Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 15-09-2020 Data Término: 30-06-2021

Proponentes:Manuela Resende Dinamizadores:

Docentes Destinatários:

1. ºCiclo Os alunos vão recolher, junto dos seus familiares, tradições que fazem parte das suas vivências: histórias, jogos, canções, culinária, ...

Esta recolha será divulgada para a comunidade.

Uma história por turma … Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras

Data Início:

(9)

9 Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Término:

30-06-2021

Proponentes: Carla Moreira Dinamizadores:

Docentes Destinatário:

2.º Ano Uma história por turma … os alunos vão trabalhar uma história por turma para depois compartilhar com as restantes turmas via digital. Pode ser elaborar as personagens, mudar a história...

Técnicas de relaxamento, de concentração e de autoconhecimento Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Outras

Data Início: 15-09-2020 Data Término: 15-06-2021

Proponentes: Helena Amorim Dinamizadores:

Helena Amorim Destinatários: 5.ºG ;5.ºJ; 6.ºA; 7.ºA ; 7.ºB ; 7.ºC ; 7ºE ;8.ºA ; 9.ºA ;9.ºB ; 9.ºC O Decreto-Lei n. º54/2018, de 6 de julho, vem reforçar o direito de cada um dos alunos, a uma educação consentânea com as suas potencialidades, expectativas e necessidades. A Escola tem de possibilitar o autoconhecimento das crianças, dos jovens e dos adultos para que estes conheçam os seus dons ou capacidades. As perguntas, “Quem sou?”, “Quais são os meus dons e as potencialidades?” e “Quais são as minhas dificuldades?”, devem permitir a procura e a descoberta de cada um. Desta forma, os alunos aceitarão a sua individualidade, terão respeito pela sua inteligência original e respeitarão a expressão da individualidade do outro.

Neste sentido, este projeto assenta em dois pilares, o corpo e a mente. O equilíbrio entre ambos é fundamental para a felicidade do ser humano.

O relaxamento será realizado com o recurso a exercícios respiratórios que permitem acalmar o corpo e a mente. Será, ainda, efetuado o relaxamento do corpo através da mente.

A música, as visualizações e a verbalização de frases positivas farão parte dos procedimentos para desenvolver a concentração, uma mente consciente e positiva, a autoestima e a autoconfiança.

Semanas Desportivas do FITescola Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Atividade Desportiva

Data Início: 15-09-2020 Data Término: 14-06-2021

Proponentes: Maria do Carmo Barreira Dinamizadores:

Professores de Educação Física Destinatários: 2.º e 3. º Ciclos Os alunos, ao longo do ano letivo, e nas aulas de Educação Física, irão realizar 3 semanas

(10)

10 "Maravilhas de Portugal"

Escola: Escola Básica de São Lourenço Tipologia: Cultural

Data Início: 1-10-2020 Data Término: 31-05-2021

Proponentes: Fátima Pinto Dinamizadores:

Professores de HGP Destinatários: 2.ºCiclo A atividade "Maravilhas de Portugal", será realizada, ao longo do ano, pelos alunos de História e Geografia de Portugal que culminará com uma exposição virtual no final do ano letivo. Com esta atividade pretende-se que os alunos elaborem trabalhos escritos ou vídeos relacionados com os conteúdos programáticos da disciplina. Estes trabalhos visam incentivar os alunos a aprofundar conteúdos, a desenvolver o gosto pelo estudo e consequentemente a melhorar o sucesso académico com a colaboração dos respetivos encarregados de educação.

Eco - Resíduos XXI Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Clube

Data Início: 15-09-2020 Data Término: 15-06-2021

Proponentes:Manuela Dias Dinamizadores:

Manuela Dias Destinatários: 2.º ; 3.ºCiclos e Assistentes Operacionais Os alunos deverão recolher, por turma, os resíduos: rolhas de cortiça, pilhas e tampas de plástico. No final do ano serão premiadas as turmas com maior recolha.

“As faúlhas do Holocausto entre Alemanha e Portugal: das vidas poupadas às vítimas do sistema”

Escola: Escola Básica de São Lourenço Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 15-09-2020 Data Término: 15-06-2021

Proponentes:Cândida Moreira Dinamizadores:

Cândida Moreira Destinatários: 7º D; 9º A e 9º B “As faúlhas do Holocausto entre Alemanha e Portugal: das vidas poupadas às vítimas do sistema “é um projeto dinamizado no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na escola (EECE) que visa a comemoração, durante o ano de 2021, das datas de 27 de janeiro, dia Internacional em desportivas de FITescola, uma por período, concretizando os exercícios de Aptidão Física, definidos pelos docentes.

(11)

11 Memória das Vítimas do Holocausto e 20 de junho em que se assinalará os 81 anos sobre a ação de Aristides de Sousa Mendes que levou ao salvamento de milhares de judeus, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus. Para a sua implementação serão envolvidos os alunos dos 7º e 9º anos nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, História, TIC e EMRC.

O Agrupamento de Escolas de São Lourenço, Valongo, associa-se deste modo ao governo Português que pelo Despacho n.º 3687/2020 pretende um “programa nacional em torno da memória do Holocausto, que articule iniciativas do Estado e da sociedade civil e cubra as dimensões de homenagem cívica, educação e pedagogia, investigação e divulgação, prevenção patrimonial e museológica.”. Um dos aspetos essenciais dessa programação incidirá será, como se pode ver na alínea a) do ponto 1, “Reconhecer, homenagear e divulgar os feitos dos portugueses que apoiaram as vítimas do Holocausto, designadamente, mas não exclusivamente, os diplomatas Aristides de Sousa Mendes, Sampaio Garrido e Teixeira Branquinho, bem como o Padre Joaquim Carreira.”.

A estas comemorações a EECE acrescenta histórias de portugueses anónimos que foram apanhados ma teia dos horrores perpetrados pelo regime nazi.

Erasmus+ "Global Goals Generation" Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Intercâmbio

Data Início: 15-09-2020 Data Término: 15-06-2021

Proponentes:Rosário Bastos Dinamizadores:

Rosário Bastos, Carla Garcia e Filipa Branco Destinatários: 3.º Ciclo ; Assistentes Operacionais ; Assistentes Técnicos ; Professores e Enc. Educação “Global Goals Generation” vai ser desenvolvido numa parceria constituída com uma escola dinamarquesa (coordenadora do projeto) durante este ano letivo até maio.

Pretende-se que, no decorrer deste projeto, participem ativamente professores e alunos dos vários Ciclos de Ensino do Agrupamento. Os alunos do 9.º ano serão o principal público-alvo das atividades por se integrarem no grupo etário exigido neste projeto.

Eco-Escolas Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Outras

Data Início: 15-09-2020 Data Término: 15-06-2021

Proponentes: Rosário Bastos Dinamizadores:

Rosário Bastos, Márcia Nunes e Sandra Rua Destinatários: 3.º Ciclo; Professores; Assistentes Operacionais Implementação do Programa Escolas, começando pela formalização de um Conselho Eco-Escola, realização de uma Auditoria Ambiental, construção de um Plano de Ação e Monitorização e Avaliação.

(12)

12

1.º PERíODO

Mini chefes em família Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 1-10-2020 Data Término: 31-10-2020

Proponentes:Cristina Vasconcelos Dinamizadores:

Docentes da Educação Pré-escolar Destinatários:

Pré-escolar

Este projeto insere-se na abordagem da partilha de saberes e a execução de tarefas que visam a experimentação em contexto familiar. Cada família terá de partilhar uma receita, que depois será elaborada/executada por outra, e apresentar o plano de execução e finalização utilizando um recurso de partilha online. A atividade permitirá fazer a exploração da temática da alimentação saudável, através de histórias, canções, pesquisas, havendo trabalho conjunto em contexto de sala.

Abertura do ano letivo / Receção aos alunos Escola: Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Costa

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Tipologia: Atividade Cultural

Data Início:

15-09-2020

Data Término:

18-12-2020

Proponentes: Manuela Resende Dinamizadores:

Docentes do 1.º Ciclo e do Pré-Escolar Destinatários: Pré–escolar e 1. º Ciclo O Corpo Docente das escolas do Agrupamento realizará a abertura do ano letivo com a receção aos Alunos para lhes dar as boas-vindas e transmitirem algumas informações, nomeadamente sobre o espaço escolar, a nova organização, o funcionamento e regras da escola.

Ateliê de Pintura Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 17-09-2020 Data Término:

(13)

13

Proponentes:Neuza Ferreira Pinto Dinamizadores:

Professores do 1.º Ano Destinatários: 1.º Ano Elaboração de uma árvore de outono e construção de um pequeno vídeo com todas as árvores do grupo do 1º ano

Magusto Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 11-11-2020 Data Término: 11-11-2020

Proponentes:Manuela Resende Dinamizadores:

Docentes das escolas envolvidas Destinatários: Pré- escolar e 1. ºCiclo Serão desenvolvidas atividades curriculares relacionadas com o S. Martinho, promovendo-se um comportamento cívico e solidário;

A atividade incluirá magusto, se possível, a realizar em cada escola, em que os alunos irão vivenciar as tradições e o património cultural.

"The witch's shoe shop and trick or treating candy bag" Escola: Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica da Costa Tipologia: Exposição Virtual

Data Início: 26-10-2020 Data Término: 2-11-2020

Proponentes: Sofia Carvalho Dinamizadores:

Ana Sofia Carvalho e Catarina Silva Destinatários: 3.º e 4.º Anos Os alunos realizarão, em casa, com as famílias, sapatos de bruxa e/ou sacos de guloseimas. Posteriormente, enviam uma fotografia dos trabalhos para se elaborar um pequeno vídeo - Exposição Virtual.

Dia Europeu do Desporto Escolar Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Atividade Desportiva

Data Início 25-09-2020 Data Término:

(14)

14 25-09-2020

Proponentes: Alexandra Lacerda Dinamizadores:

Professores de Educação Física Destinatários: 5º B ; 5º F; 5º G ; 5º H; 6º B; 6º C; 6º G ; 6º H ; 7º F ;7º G ; 8º B ; 8º D ; 9º B ; 9º E O "Dia Europeu do Desporto na Escola" está integrado na "Semana Europeia do Desporto na Escola". Irá ser comemorado pelas turmas que têm a disciplina de Educação Física neste dia.

Corta-Mato Escolar - Fase Escola Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia : Atividade Desportiva

Data Início 18-12-2020 Data Término:

18-12-2020

Proponentes: Alexandra Lacerda Dinamizadores:

Professores de Educação Física Destinatários: 2. º e 3. º Ciclos Corrida de Corta-Mato por escalões etários. Serão selecionados em contexto de aula os melhores alunos dos diferentes escalões.

Os segredos da Terapia Ocupacional Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de São Lourenço Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 26-10-2020 Data Término:

30-10-2020

Proponentes: Gracinda Pirraco Dinamizadores:

Gracinda Pirraco e Lígia Rêgo Destinatários: Pré- escolar;1.º; 2.º ;3.º Ciclos e Professores Atividades de sensibilização para as funções e objetivos das diferentes áreas técnicas que constituem o Departamento de Educação Especial. Iremos respeitar os momentos de comemoração do Dia Internacional da Terapia Ocupacional, da Fisioterapia, da Terapia da Fala e do Dia Nacional do Professor, neste caso do Professor de Educação Especial.

A importância do movimento

(15)

15 Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de São Lourenço Tipologia: Atividade Cultural

16-11-2020 Data Término: 20-11-2020

Proponentes: Gracinda Pirraco Dinamizadores:

Gracinda Pirraco e Sónia Lopes Destinatários: Pré- escolar; 1.º ; 2.º ;3.º Ciclos e Professores Atividades de sensibilização para as funções e objetivos das diferentes áreas técnicas que constituem o Departamento de Educação Especial. Iremos respeitar os momentos de comemoração do Dia Internacional da Terapia Ocupacional, da Fisioterapia, da Terapia da Fala e do Dia Nacional do Professor, neste caso do Professor de Educação Especial.

Exposição Virtual de Natal Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Exposição

Data Início: 2-12-2020 Data Término: 17-12-2020

Proponentes: Alexandra Azevedo Dinamizadores:

Docentes Destinatários: Pré-escolar e 1.º Ciclo Decoração do seu "Pinheiro de Natal", em casa com a colaboração da família. Elaborar um filme com as fotografias do "Pinheiro", previamente enviadas por email à professora.

NATAL Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia:Atividade Cultural

Data Início: 1-12-2020 Data Término: 18-12-2020

Proponentes: Manuela Resende Dinamizadores:

Docentes das escolas Destinatários: Pré-escolar e 1. º Ciclo Em cada uma das escolas e de forma diversificada, os alunos vivenciam as tradições da época natalícia tomando consciência das atitudes e valores próprios da época.

(16)

16

1.º/2.º PERÍODOS

Criação de um conto redondo com personagens históricas. Apresentação multimédia. Publicação no moodle.

Escola: Escola Básica de Costa Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 15-09-2020 Data Término: 24-03-2021

Proponentes:Ana Lopes Dinamizadores:

Docentes Destinatários:

4. ºAno Criação de um conto redondo com personagens históricas. Apresentação multimédia.

Publicação no moodle.

Concurso de Ortografia Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 15-09-2020 Data Término: 24-03-2021

Proponentes: Conceição Teixeira Dinamizadores:

Professores de Português do 2.ºCiclo Destinatários: 5. º Ano Na aula de Português serão selecionados dois alunos por turma que irão participar no Concurso, em dia e hora a definir. O Concurso de Ortografia terá lugar ma Biblioteca Escolar em duas fases: a primeira no 1.º período e a segunda no 2.º Período. A avaliação da ortografia será feita pelos elementos de um júri constituído para o efeito, de acordo com uma grelha de observação de ortografia.

Todos os participantes receberão um diploma de participação e os três primeiros classificados receberão um prémio simbólico.

(17)

17

2.º PERÍODO

O Teatro vem até nós Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 4-01-2021 Data Término: 24-03-2021

Proponentes: Cristina Vasconcelos Dinamizadores:

Docentes da Educação Pré-escolar Destinatários:

Pré- escolar

Promoção e valorização de atividades artísticas lúdicas centradas em histórias, através do contacto com a expressão dramática por meios alternativos que permitam experienciar o teatro como forma de arte e espetáculo.

Comemoração do Dia Mundial da Poesia Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 4-01-2021 Data Término: 24-03-2021

Proponentes: Elisabete Coelho Dinamizadores:

Professores de Português do 3.ºCiclo Concurso de Leitura

Escola: Escola Básica de São Lourenço Tipologia: Concurso

Data Início: 04-01-2021 Data Término: 24-03-2021

Proponentes: Conceição Teixeira Dinamizadores:

Professores de Português do 2.ºCiclo Destinatários: 6. º Ano Na aula de Português serão selecionados dois alunos por turma, que irão participar no Concurso de Leitura, em data e hora a definir. Os alunos selecionados deverão preparar a leitura de um texto a seu gosto e no dia do Concurso lê-lo perante um júri constituído para o efeito. A avaliação da leitura será feita com o auxilio de uma grelha de observação da leitura.

O Concurso decorrerá na Escola Básica de São Lourenço em local a definir de acordo com as orientações do Plano de Contingência Covid-19 em vigor.

Todos os participantes receberão um diploma de participação e os três primeiros classificados receberão, também, um prémio simbólico.

(18)

18 Destinatários:

3.ºCiclo As atividades serão implementadas em sala de aula e adaptadas às especificidades de cada turma.

Visita virtual a uma ETA (Estação de Tratamento de Águas) Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Visitas de estudo

Data Início: 4-01-2021 Data Término: 24-03-2021

Proponentes: Goreti Lima Dinamizadores:

Professores Titulares de Turma do 3.º Ano Destinatários: 3.º Ano Os alunos realizam a visita virtual a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais.

Visita de Estudo virtual ao Zoo de Lisboa

Escola:

Escola Básica de Costa Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Visitas de estudo

Data Início: 4-01-2021 Data Término: 24-03-2021

Proponentes: Neuza Ferreira Pinto Dinamizadores:

Professores Titulares de Turma a lecionar o 1.º Ano Destinatários:

1. º Ano Cada turma fará uma visita virtual ao Zoo de Lisboa, com recurso às tecnologias, em sala de aula ou na biblioteca da escola.

Carnaval Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 12-02-2021 Data Término: 12-02-2021

(19)

19

Proponentes: Manuela Resende Dinamizadores:

Docentes Destinatários: Pré-escolar e 1. º Ciclo Realização de atividades relacionadas com o carnaval;

Realização de um desfile de Carnaval, se for possível.

"Heartfelt deliveries" Escola: Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica da Costa Tipologia: Exposição Virtual

Data Início: 08-02-2021 Data Término: 19-02-2021

Proponentes: Sofia Carvalho Dinamizadores:

Ana Sofia Carvalho e Catarina Silva Destinatários: 3.º e 4.º Anos Criação de um mural, dentro de cada sala de aula, alusivo ao S. Valentim.

"Green Day" Escola: Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica da Costa Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 17-03-2021 Data Término: 17-03-2021

Proponentes: Sofia Carvalho Dinamizadores:

Ana Sofia Carvalho e Catarina Silva Destinatários: 3.º e 4.º Anos • Trabalhos de pesquisa sobre a data festiva

• Elaboração de artefactos característicos. • Decoração da sala de aula.

• Os alunos do 3.º e 4.º anos virão vestidos de verde.

Final do 2º Período Escola: Escola Básica de Mirante de Sonhos

Escola Básica de Saibreiras Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 24-03-2021 Data Término: 24-03-2021

(20)

20 Docentes Destinatários: Pré-escolar e 1. º Ciclo Realizar atividades de Expressão Artísticas, em sala de aula, alusivas à primavera.

2.º/3.º PERÍODOS

Mais ciência Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 4-01-2021 Data Término: 30-06-2021

Proponentes: Cristina Vasconcelos Dinamizadores:

Docentes da Educação Pré-escolar Destinatários:

Pré-escolar

Dinamização, ao nível do Departamento, de atividades promotoras de literacia científica, geradoras de transversalidade do ensino experimental das ciências. Promover novas aptidões e competências na área da ciência experimental, para estimular a criatividade, o conhecimento e o saber.

Produção de um Vídeo Musical Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 4-01-2021 Data Término: 30-06-2021

Proponentes: Goreti Silva Dinamizadores:

Grupo de Educação Musical Destinatários: 2.ºCiclo

Esta atividade consiste na produção de um Vídeo com a interpretação de uma peça musical trabalhada com os alunos de 5º e 6º anos. Tem como objetivo explorar diferentes processos comunicacionais, formas e técnicas de criação musical, levando os alunos a socializar e a cooperar com outros em tarefas e projetos comuns.

(21)

21

3º PERÍODO

“Teia dos AMIGOS” Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 6-04-2021 Data Término: 30-06-2021

Proponentes: Cristina Vasconcelos Dinamizadores:

Docentes da Educação Pré-escolar Destinatários:

Pré- escolar

Este projeto visa promover a unidade entre todos os grupos do pré-escolar do Agrupamento, de um maneira simples de partilha possível no contexto de pandemia em que vivemos. Cada turma irá construir uma teia com um trabalho desenvolvido durante o ano, escolhido pelo grupo como sendo considerado o mais significativo e importante.

Comemoração do « Dia Mundial da Língua Portuguesa » Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 6-04-2021 Data Término: 15-06-2021

Proponentes: Conceição Teixeira Dinamizadores:

Professores de Português do 2.ºCiclo Destinatários: 2. º Ciclo Na aula de Português, na semana de 3 a 7 de maio, debater-se-á com os alunos as razões de se comemorar o "Dia Mundial da Língua Portuguesa" e serão trabalhados textos de autores de diferentes países de língua oficial portuguesa.

Comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa Escola: Escola Básica de São Lourenço

Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 6-04-2021 Data Término: 15-06-2021

Proponentes: Elisabete Coelho Dinamizadores:

Professores de Português do 3.ºCiclo Destinatários: 3. º Ciclo As atividades serão implementadas em sala de aula e adaptadas às especificidades de cada turma.

(22)

22 Comemoração do Dia do Livro

Escola: Escola Básica de São Lourenço Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 6-04-2021 Data Término: 15-06-2021

Proponentes: Elisabete Coelho Dinamizadores:

Professores de Português do 3.ºCiclo Destinatários: 3. º Ciclo As atividades serão implementadas em sala de aula e adaptadas às especificidades de cada turma.

Dia da Criança Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 1-06-2021 Data Término: 1-06-2021

Proponentes: Manuela Resende Dinamizadores:

Docentes das escolas envolvidas Destinatários: Pré-escolar e 1.ºCiclo Proporcionar aos alunos um dia diferente, com atividades lúdicas, como forma de assinalar a data.

Os sons, a fala, a comunicação... Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de São Lourenço Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 12-04-2021 Data Término:

16-04-2021

Proponentes: Gracinda Pirraco Dinamizadores:

Gracinda Pirraco, Filipa Branco e Magda Silva Destinatários: Pré- escolar;1.º; 2.º ;3.º Ciclos e Professores Atividades de sensibilização para as funções e objetivos das diferentes áreas técnicas que constituem o Departamento de Educação Especial. Iremos respeitar os momentos de comemoração do Dia Internacional da Terapia Ocupacional, da Fisioterapia, da Terapia da Fala e do Dia Nacional do Professor, neste caso do Professor de Educação Especial.

(23)

23 Ser professor de Educação Especial

Escola:Escola Básica de Costa Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Escola Básica de São Lourenço Tipologia : Atividade Cultural

Data Início: 12-04-2021 Data Término:

16-04-2021

Proponentes: Gracinda Pirraco Dinamizadores:

Gracinda Pirraco e todos os docentes do grupo Educação Especial Destinatários: Pré- escolar;1.º; 2.º ;3.º Ciclos e Professores Atividades de sensibilização para as funções e objetivos das diferentes áreas técnicas que constituem o Departamento de Educação Especial. Iremos respeitar os momentos de comemoração do Dia Internacional da Terapia Ocupacional, da Fisioterapia, da Terapia da Fala e do Dia Nacional do Professor, neste caso do Professor de Educação Especial.

Festa de Finalistas Escola: Escola Básica de Saibreiras

Escola Básica de Carvalhal Tipologia: Convívio

Data Início: 06-04-2021 Data Término: 30-06-2021

Proponentes: Maria de Jesus Melo Dinamizadores:

Docentes das escolas envolvidas Destinatários: Finalistas do Pré-escolar e 4. ºAno Festa de finalistas com a cerimónia de entrega dos diplomas.

Encerramento do ano letivo Escola: Escola Básica de Costa

Escola Básica de Montes da Costa Escola Básica de Saibreiras Escola Básica de Carvalhal

Escola Básica de Mirante de Sonhos Tipologia: Atividade Cultural

Data Início: 30-06-2021 Data Término: 30-06-2021

Proponentes: Manuela Resende Dinamizadores:

Docentes das escolas Destinatários: Pré-escolar e 1. ºCiclo Realização de atividades que irão assinalar o encerramento das atividades escolares dos alunos. Em algumas escolas a festa de finalistas será uma destas atividades.

(24)

24 5.2. As atividades em números

(25)
(26)
(27)
(28)

28 No anexo II deste documento apresentam-se todas as atividades a desenvolver durante o ano letivo 2020/2021 com referência, para cada uma delas, ao objetivo geral do PE para o qual concorre. 5.3. Estimativa de custos

Atividades Estimativa de Custos

(em euros) Projeto de leitura: "Leitura @ tod@s 50 (2) Projeto "Qualidade Ambiental" 100 (2)

Clube de leitura 100 (2)

Mini chefes em família 526 (2)

“O Teatro vem até nós” 1425 (4)

“Mais ciência” 1425 (4)

“Teia dos AMIGOS” 526 (2)

(1) Receitas próprias da atividade (2) Financiamento da Escola

(3) Financiamento de outras Instituições

(29)

29 6. AVALIAÇÃO DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

O PAA, implicando os diferentes agentes educativos e reunindo os interesses comuns numa base de responsabilidades mutuamente assumidas, deverá assumir-se como processo, devendo criar mecanismos de autorregulação que permitam uma sistemática avaliação do mesmo e indicadores que ajustem o plano de ação e as estratégias aos objetivos definidos no PE.

No final de cada período será efetuado o Relatório Periódico de Execução do Plano Anual de Atividades e no final do ano letivo o Relatório Final de Execução do Plano Anual de Atividades.

De modo a possibilitar uma melhor avaliação/interpretação dos documentos citados anteriormente, os relatórios terão como base os dados estatísticos/gráficos que fazem parte da aplicação - Gestão de Atividades e Recursos Educativos em http://www.agrupamentoslourenco.org/moodle/, os resultados dos inquéritos aplicados ao público- alvo para medir o grau de satisfação e dos inquéritos para medir o grau de cumprimento das metas definidas para cada uma das atividades propostas.

Ermesinde, 07 de outubro de 2020

A Coordenadora de Projetos e Atividades de Desenvolvimento Educativo

Maria Helena Amorim Ferreira

O Diretor

Referências

Documentos relacionados

Figura 38 – Acompanhamento diário de peso dos animais tratados com ENSJ39 via oral e intraperitoneal, LE39 e LBR via intraperitoneal para avaliação da toxicidade aguda.. Dados

Desde sua publicação em 2001 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), vem sendo preconizada a utilização e aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade,

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Este trabalho se refere ao instituto processual conhecido como fundamentação das decisões judiciais, que em razão da divergência doutrinária quanto a nomenclatura

O levantamento das transformações ocorridas mediante a implantação da metodologia lipminiana propõe um debate acerca da importância de garantir uma educação holística

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

O OCS é o sistema responsável pela autorização do uso de recursos da rede ao subscritor do serviço. Para tal, são necessárias determinadas funções tais como de