• Nenhum resultado encontrado

COMUNICADO ECV/BP 1/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMUNICADO ECV/BP 1/2021"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COMUNICADO ECV/BP 1/2021

DIVULGA A RELAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES RECOMENDADOS COMO OPTATIVOS PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DO CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO – USF NO 2.º SEMESTRE LETIVO DE 2021.

O Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Civil do Câmpus Bragança Paulista da Universidade São Francisco – USF, no uso de suas atribuições, faz o seguinte

C O M U N I C A D O

Art. 1.º Ficam estabelecidos, conforme Anexo, os componentes curriculares recomendados como optativos para o curso de graduação em Engenharia Civil do Câmpus Bragança Paulista da Universidade São Francisco – USF a serem ofertados no 2.° semestre de 2021.

Art. 2.º A escolha deve ser realizada nos períodos previstos para o Plano de Estudos, conforme prazos estabelecidos no Calendário Escolar e Cronograma de Atividades para o ano letivo de 2021. § 1.° Os estudantes deverão priorizar em seus Planos de Estudos a alocação dos componentes curriculares regulares específicos do próprio curso, flexibilizando a escolha dos componentes optativos.

§ 2.° Caso a opção, por parte do aluno, seja por qualquer outro componente curricular ofertado em outro curso de graduação da USF não sugerido no quadro de componentes curriculares em Anexo, o aluno deve verificar se ele não possui equivalência com componentes curriculares do próprio curso.

Art. 3.º Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos.

Publique-se.

Bragança Paulista, SP, 24 de junho de 2021. Marcelo da Silva

(2)

Anexo ao Comunicado ECV/BP 1/2021

QUADRO DE COMPONENTE CURRICULARES RECOMENDADOS COMO OPTATIVOS PARA O 2.° SEMESTRE DE 2021

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA

MODALIDADE PRESENCIAL (OFERTADOS EM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM REMOTO SUPERVISIONADO)

DIA DA

SEMANA DISCIPLINA SEM. CURSO DE ORIGEM HORÁRIA CARGA

Quinta-feira OP0261 – Ensaios Geotécnicos de Campo e Laboratório 8.º Engenharia Civil 72 h Sexta-feira OP0255 – Tópicos em Concreto 10.º Engenharia Civil 72 h OP0261 – ENSAIOS GEOTÉCNICOS DE CAMPO E LABORATÓRIO| 72h

Ensaios para controle tecnológico geotécnico em obras de aterros e pavimentação: Ensaio de compactação Proctor. Ensaios para determinação da densidade "in situ". Ensaios para determinação dos limites de consistência do solo (LL, LP, LC) e índice de consistência. Ensaio para determinação do Índice de Suporte Califórnia (CBR ou ISC). Ensaio de granulometria. Ensaio de cisalhamento direto e ensaio triaxial. Ensaios para obras de fundações: Ensaio tátil-visual. Ensaio de sondagem SPT. Ensaios de integridade. Provas de carga em fundações.

OP0255 – TÓPICOS EM CONCRETO| 72h

Dimensionamento e detalhamento de Blocos de Coroamento, Sapatas, Escadas e muro de arrimo de concreto armado.

MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DISCIPLINA HORÁRIA CARGA

ED00099 – Desenvolvimento Pessoal e Profissional 72 h

ED00101 – Gestão da Informação e do Conhecimento das Organizações 72 h

ED00152 – Gestão de Marketing 72 h

ED00099 DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL | 72h

Autoconhecimento: identificação das características pessoais, valores, motivação, habilidades, interesses. Qualidade de vida: equilíbrio pessoal x profissional (pilares: saúde, vida financeira, carreira/trabalho, vida afetiva, espiritualidade, família e lazer). Comunicação interpessoal. Feedback. Hábitos das pessoas eficazes. Estabelecimento de objetivos profissionais e pessoais. Empregabilidade. Mercado de trabalho: oportunidades e tendências. Tópicos emergentes como: coaching de carreira, network, marketing pessoal, etiqueta, etiqueta profissional.

ED00101 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72h

Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e dos negócios organizacionais. Implantação de Sistema de Gestão Integrada. Ferramentas de apoio aos negócios e operações eletrônicas.

(3)

ED00152 GESTÃO DE MARKETING | 72h

A evolução e conceitos do Marketing. O sistema de Marketing. Tipos de pesquisa. Comportamento do consumidor. O processo de compra e decisão. Conceito e classificação de mercado. Oportunidades do mercado de consumo e do mercado B2B. Segmentação e Posicionamento de Mercado. Potencial e previsão da demanda de mercado. Inteligência de Marketing. Planejamento de ações de Marketing. Estratégias de Marketing.

DISCIPLINA HORÁRIA CARGA

EV50119 – MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 72 h

EV50125 – DIREITO EMPRESARIAL 72 h

EV50131 – ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL E DE MARKETING 72 h

EV50138 – GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES 72 h

EV50139 – FINANÇAS CORPORATIVAS E ORÇAMENTO 72 h

EV50140 – GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS 72 h

EV50148 – MARKETING DIGITAL E DE SERVIÇOS 72 h

EV50175 – COMÉRCIO E ECONOMIA GLOBAL 72 h

EV50202 – GESTÃO DE MARKETING 72 h

EV50225 – LOGÍSTICA INTEGRADA 72 h

EV50322 – ECONOMIA POLÍTICA 72 h

EV50483 – ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO 72 h

EV50506 – GESTÃO CONTEMPORÂNEA DE PESSOAS 72 h

EV50537 – GESTÃO DE RISCO COMPLIANCE 72 h

EV50538 – NORMAS DE QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES 72 h

EV50600 – FUNDAMENTOS DA QUALIDADE 72 h

EV50626 – PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA 72 h

EMENTAS

EV50119 – MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS | 72h

Princípios da Matemática Financeira. Regimes de capitalização. Taxas de juros. Séries de pagamentos. Sistemas de amortização de empréstimos. Análise VPL, TIR e Payback.

EV50125 – DIREITO EMPRESARIAL | 72h

Conceito do Direito. Estrutura do Sistema Jurídico e dos Poderes da República. Direitos Fundamentais. Pessoas e bens. Responsabilidade civil. Empresário individual. Sociedades. Desconsideração da personalidade jurídica. Títulos de crédito. Marcas e Patentes. Contratos empresariais. Direito Financeiro. Estrutura do Poder Judiciário. O empresário e as relações de consumo.

EV50131 – ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL E DE MARKETING | 72h

Estudo e compreensão das Técnicas de Negociação, da política de gestão comercial das organizações. As diferentes fases e técnicas de vendas para alavancar os resultados da empresa. Estudo da função do marketing nas organizações e de seus elementos. Estratégias e aplicação do composto de marketing.Levantamento de informações e análise dos aspectos internos e externos influenciadores do processo mercadológico.

EV50138 – GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72h Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da

(4)

informação e dos negócios organizacionais. Implantação de Sistema de Gestão Integrada. Ferramentas de apoio aos negócios e operações eletrônicas.

EV50139 – FINANÇAS CORPORATIVAS E ORÇAMENTO | 72h

Conceitos, objetivo, elaboração, planejamento, acompanhamento de orçamentos. Modelos de orçamentos. Gestão estratégica através de modelos e processo orçamentários. Ferramentas e indicadores de controle de orçamentos.

EV50140 – GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72h

Sistema internacional de normalização; Sistema de Gestão da Qualidade: família da ISSO 9000 e normas correlatas e específicas; gestão integrada ISO 9000; 14000; 45000; 26000; 50000 e 14064; aplicação para grandes; médias e pequenas empresas; correlação com outros sistemas não normalizado; auditoria interna; auditoria externa; certificações

EV50148 – MARKETING DIGITAL E DE SERVIÇOS | 72h

Marketing Digital. Marketing de Serviços. Novos mercados e mercados em expansão. Atualidades do marketing. E-commerce e plataformas digitais de negócios. Performance e avaliação de resultados de estratégias de marketing.

EV50175 – COMÉRCIO E ECONOMIA GLOBAL | 72h

Conceito, definição e teorias do Comércio Internacional, suas regulamentações, riscos e impactos. Conceito, definições e ciclo da economia global, observando os fatores de produção, regimes cambiais, mercado de câmbio e balanço de pagamento. Mercado de Capitais, multinacionais e transnacionais.

EV50202 – GESTÃO DE MARKETING | 72h

A evolução e conceitos do Marketing. O sistema de Marketing. Tipos de pesquisa. Comportamento do consumidor. O processo de compra e decisão. Conceito e classificação de mercado. Oportunidades do mercado de consumo e do mercado B2B. Segmentação e Posicionamento de Mercado. Potencial e previsão da demanda de mercado.

EV50225 – LOGÍSTICA INTEGRADA | 72h

Marketing Digital. Marketing de Serviços. Novos mercados e mercados em expansão. Atualidades do marketing. E-commerce e plataformas digitais de negócios. Performance e avaliação de resultados de estratégias de marketing.

EV50322 – ECONOMIA POLÍTICA | 72h

A transição do feudalismo ao capitalismo. Os projetos societários gestados nos modos de organização das relações de produção: o Liberalismo, o Keynesianismo e o Neoliberalismo. As mudanças contemporâneas no padrão de acumulação e suas expressões na economia brasileira. EV50483 – ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO | 72h

Prevencionismo. Normas e legislação pertinentes. Acidentes de trabalho. Gestão de Segurança do Trabalho. Riscos Ambientais. Higiene do trabalho. Medidas de proteção no trabalho. Proteção contra incêndios. Fisiologia do trabalho. Dimensionamento de postos de trabalho. Laudos ergonômicos. EV50506 – GESTÃO CONTEMPORÂNEA DE PESSOAS | 72h

Políticas de atração e retenção de pessoal, deste a remuneração à outros aspectos como serviço social dentro da empresa, gestão da diversidade, políticas de horários flexíveis, transferência interna, expatriação, governança corporativa e transparência.

(5)

EV50537 – GESTÃO DE RISCO COMPLIANCE | 72h

Conhecimento sobre instrumentos/processos de Governança Corporativa e Compliance. Códigos de Governança corporativa. Compliance. Legislação Anticorrupção. Ética Empresarial.

EV50538 – NORMAS DE QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES | 72h

Sistema internacional de normalização; Sistema de Gestão da Qualidade: família da ISSO 9000 e normas correlatas e específicas; gestão integrada ISO 9000; 14000; 45000; 26000; 50000 e 14064; aplicação para grandes; médias e pequenas empresas; correlação com outros sistemas não normalizado; auditoria interna; auditoria externa; certificações.

EV50600 – FUNDAMENTOS DA QUALIDADE | 72h

Conceitos sobre qualidade e a sua evolução, ferramentas e técnicas para melhoria da qualidade, padronização, sistema brasileiro de normalização, sistema brasileiro de certificação, qualidade desde o projeto até o uso, indicadores de qualidade e produtividade e mapeamento de processo. EV50626 – PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA | 72h

Conceitos e metodologias de planejamento estratégico. Técnicas de análise do ambiente de negócios. Diagnóstico e diretrizes estratégicas. Formulação e implementação das estratégias. Gestão de processos de negócios como ferramenta de criação de vantagem competitiva: conceito e método. Sistemas de avaliação e monitoramento de estratégias.

Referências

Documentos relacionados

APROVADO EM 30-10-2020 INFARMED Dado que a quantidade de paracetamol ingerida é, geralmente, incerta, e não é fidedigna para a abordagem terapêutica, a concentração plasmática

Se focarmos, por exemplo, apenas no universo dos 1151 casamentos nos quais os dois cônjuges são italianos, como o que observamos na tabela abaixo, é possível afirmar que a

O não reconhecimento ou o reconhecimento inadequado podem causar danos e constituir uma forma de opressão, que a alguns torna prisioneiros de uma maneira de ser falsa,

Cada tipo de BTD pode trazer implicações diferentes so- bre a previsão de resultados futuros (Blaylock et al., 2012), a saber: as BTD temporárias apresentam informações sobre a

Trabalhar com projetos traz várias contribuições para o desenvolvimento da leitura. Seus objetivos são compartilhados por todos os envolvidos que trabalham.. em conjunto para chegar

Embora não seja necessário, os conhecimentos do ensino médio sobre divisão de polinômios, funções polinomiais, teorema do resto e do fator e uma revisão so- bre o algoritmo

ção do Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT) de 2 de Abril de 2002 e ao abrigo do artigo 28. o 204/98, de 11 de Julho, faz-se público que,

9 (2003), analisando pacientes com desordem temporomandibular, as áreas mais afetadas pela dor referida por PG em masseter, esternocleidomastóideo e trapézio são a