• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA. A todos àqueles que colaboram com o desenvolvimento, criação e manutenção deste manual de conduta;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA. A todos àqueles que colaboram com o desenvolvimento, criação e manutenção deste manual de conduta;"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

Agradecimentos

A todos àqueles que colaboram com o desenvolvimento, criação e manutenção deste manual de conduta;

À diretora da CIC, pelo envolvimento e decisão de tornar sua missão, sua visão e seus valores documentos expressos;

Ao Comitê de Conduta pelo engajamento nas palavras aqui descritas.

Mensagem do Presidente

É com satisfação que apresentamos aos colaboradores da Companhia Industrial Cataguases e aos demais públicos com os quais nos relacionamos o nosso Código de Conduta.

Este código fundamenta-se em um conjunto de princípios e valores, mundialmente conhecidos e consagrados, que devem ser adotados por todos que se relacionam direta ou indiretamente com a Companhia Industrial Cataguases.

A Companhia Industrial Cataguases desempenha suas atividades baseada nestes princípios e valores e à medida que buscamos destacar, cada vez mais, a empresa no seu ramo de atividade, na relação com acionistas, clientes, fornecedores, colegas de trabalho, governos e comunidades, é necessário reafirmar nosso compromisso para com esses princípios e valores. Todos nós podemos e devemos nos orgulhar dos padrões éticos que incorporamos em nossa trajetória e você é fundamental em todas as nossas conquistas. Portanto a conduta individual deve refletir os propósitos da empresa. Nossa reputação é preciosa e a construção de credibilidade é um trabalho constante e cada um de nós deve fazer a sua parte para protegê-la.

Agradeço pela garantia do padrão de conduta e ética dentro da Companhia Industrial Cataguases. Sua participação eleva nossa imagem.

Paulo Antônio Valente Presidente

(2)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

Introdução

1. A ética baseia-se na liberdade de escolha, na opção voluntária pelo bem, quando se conhece também a possibilidade de preferir o mal. Num sentido mais restrito, a ética é utilizada para determinar direitos, deveres e estabelecer regras de conduta para o individuo na desempenho de suas atividades profissionais e em seu relacionamento com clientes e demais pessoas. 2. Cada um tem o seu próprio padrão de valores. Por isso, é imprescindível que cada colaborador faça sua reflexão, de modo a adequar seus valores individuais aos valores da Companhia Industrial Cataguases – CIC.

3. O colaborador deve agir, em seu relacionamento com colegas de trabalho, clientes e sociedade, de acordo com este Código de Conduta que contém um conjunto de comportamentos fundamentados nos Princípios Éticos, a serem adotados por todos, independente do cargo ou função que ocupem.

4. Em sua atuação, o colaborador deve levar em consideração, ainda, a legislação aplicável e os Códigos de ética das categorias profissionais.

5. Em caso de dúvidas sobre esse código, os colaboradores devem contatar suas chefias ou o Comitê de Conduta CIC.

Princípios Éticos

1. Atuar com competitividade e rentabilidade crescentes, cuidando da responsabilidade social, valorizando colaboradores como pessoas, priorizando bem-estar, segurança, preservação do meio ambiente, educação e contribuição ao desenvolvimento da região em que atua.

2. Ter consciência dos princípios éticos, profissionalismo, competência, honestidade, justiça, legalidade, dignidade, respeito, lealdade, decência, zelo, eficácia e transparência, que são valores que norteiam a relação CIC com seus públicos de interesse.

3. Prestar informações baseadas na verdade, em respeito à transparência nas relações com os públicos interno e externo.

4. Promover ações que motivem, satisfaçam e gerem comprometimento de seus colaboradores.

5. Reconhecer que a vida e atividades particulares dos colaboradores são assuntos pessoais, desde que não prejudiquem sua imagem, seus interesses e os da CIC.

(3)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

Objetivos do Código

1. Ser uma referência para a conduta de todos os colaboradores, independentemente do cargo ou função que ocupem, de forma a tornar-se um padrão de relacionamento interno e com os públicos envolvidos: acionistas, clientes, colaboradores, sindicatos, parceiros, fornecedores, prestadores de serviço, concorrentes, sociedade, governo e comunidades onde atua.

2. Estabelecer e padronizar normas e procedimentos, gerando um padrão ético de conduta para orientar o comportamento de dirigentes e colaboradores no desempenho de suas funções.

3. Aplicar e estimular um padrão de comportamento ético pautado em valores incorporados por todos, por serem justos e pertinentes.

4. Manter um ambiente de trabalho que promova a integridade, o respeito e a justiça. 5. Aumentar a objetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos. 6. Fortalecer a imagem da CIC e de seus colaboradores junto aos seus públicos de interesse. Ser socialmente responsável em seus negócios.

Padrão Ético de Conduta

É considerado ético:

1. Atuar sempre em defesa dos interesses da Companhia, mantendo sigilo sobre negócios, operações e informações importantes. Agir com integridade pessoal e profissional, mantendo a segurança financeira e patrimonial, bem como a imagem da CIC.

2. Observar e cumprir as políticas, manuais e regulamentos internos, em todas as suas áreas de atuação.

3. Cumprir todas as regras e normas determinadas pelo Sistema de Gestão Integrada.

4. Questionar formalmente as orientações e críticas contrárias aos princípios e valores deste Código e comunicá-las ao Comitê de Conduta CIC.

5. Buscar o melhor resultado, mantando atitude de honestidade, transparência, lealdade, respeito e parceria com demais colaboradores, acionistas, fornecedores, clientes e público CIC. 6. Reconhecer honestamente os erros cometidos e comunicá-los, em tempo hábil, ao superior imediato.

7. Fornecer informações, dados, críticas construtivas e sugestões visando aprimorar a

(4)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

8. Desempenhar suas funções com espírito empreendedor e desafiador, comprometendo-se

com ações que melhorem a comunicação interna, a integração e o desenvolvimento de

trabalhos em equipe, eliminando situações que levam a erros ou atrasos na prestação do serviço.

9. Comunicar ao Comitê de Conduta CIC tentativas de suborno, sabotagem ou outras atitudes

antiéticas ou ilegais de que venha a tomar conhecimento ou ser vítima, sendo mantida em

sigilo a identidade de quem comunicou.

10. Preservar o patrimônio da empresa em termos de equipamento, materiais, informações tecnológicas, estratégicase facilidades operacionais.

11. Fornecer dados, informações e esclarecimentos ao Comitê de Conduta CIC sempre que solicitado.

Nas Relações Interpessoais

1. Agir de forma educada e leal, com disponibilidade, cooperação e atenção com todas as pessoas, respeitando as diferenças individuais e funcionais.

2. Reconhecer e elogiar os méritos dos trabalhos desenvolvidos como forma de valorizar os desempenhos de todos os colaboradores.

3. Estimular a manifestação de ideias, quando de interesse da CIC, mesmo que signifiquem mudanças das condições atuais.

4. Ser intransigente com ameaças ou assédios de qualquer tipo, inclusive situações de assédio moral (entendido como o ato de desqualificar repetidamente, por meio de palavras, gestos ou atitudes, a autoestima, a segurança ou a imagem do colaborador em função do vínculo hierárquico) e denunciar o assediador.

5. Respeitar a hierarquia, informando imediatamente à gerência superior qualquer comportamento irregular, desde que devidamente fundamentado.

6. Valorizar todos os colaboradores por meio de julgamentos embasados, testemunhos verdadeiros e informações fundamentadas.

7. Levar em conta as críticas construtivas, feitas às claras e através dos canais adequados, como uma demonstração de lealdade à Companhia e aos demais colaboradores.

8. Solicitar e receber esclarecimentos sobre direitos, deveres e benefícios.

9. Avaliar sistematicamente seus erros e acertos, com foco na melhoria contínua da qualidade de seu trabalho, podendo contar, para isso, com a participação da gerência imediata e dos supervisores.

(5)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

10. Procurar ajuda de colegas, gerentes e supervisores, quando se considerar incapacitado

para executar alguma tarefa, a fim de obter os meios para superar essas limitações.

11. Conhecer os resultados da avaliação do seu desempenho.

12. Respeitar os direitos individuais, compatibilizando-os com o bem-estar coletivo e os interesses, imagem e atividade da CIC.

13. Assegurar que informações pessoais, inclusive médicas e sobre benefícios, sejam restritas ao próprio colaborador e ao pessoal responsável pela guarda, manutenção e tratamento dessas informações.

14. Promover um ambiente de trabalho adequado, visando segurança, higiene e bem-estar de todos.

15. Manter aparência e higiene pessoal compatíveis com o tipo de atividade que executa e com o público com o qual entra em contato.

16. Usar em tempo integral uniforme e crachá, nas dependências da empresa, quando em atividade, exceto em situações emergenciais.

17. Comunicar imediatamente aos seus superiores hierárquicos, qualquer aliciamento, ato ou omissão que julgam contrários ao interesse da empresa. Não ceder a pressões que visem à obtenção de vantagens indevidas.

18. Coibir e denunciar troca de favores que aparentem ou possam dar origem a qualquer tipo de compromisso ou obrigação pessoal.

19. Denunciar a qualquer tempo, dentro e fora da CIC, atitudes que discriminem pessoas em função de cor, sexo, religião, origem, classe social, idade, deficiência, orientação sexual ou qualquer outro comportamento preconceituoso.

20. Denunciar artifícios que causem atrasos ou prejuízos ao exercício regular do direito dos fornecedores, clientes, prestadores de serviços e outros.

21. Atender objetiva e rapidamente clientes e fornecedores internos e externos à espera de solução, mantendo-os informados das ações que estão em curso.

(6)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

Nas Relações com a Sociedade

1. Divulgar informações verdadeiras, disponibilizando-as de forma capaz a atender a todos os interessados. Quando não estiver autorizado a responder a uma consulta, informar isto a quem perguntou e encaminhá-lo a quem de direito.

2. Somente repassar documentos ao público externo quando devidamente autorizado pela esfera competente, sempre identificado a autoria.

3. Proteger informações estratégicas e de caráter sigiloso.

4. Negar convites de caráter pessoal para hospedagens, viagens e outras atrações que possam gerar danos à imagem ou interesses da empresa.

5. Rejeitar influência na tomada de uma decisão em consequência de relações pessoais com clientes, acionistas, fornecedores, parceiros e concorrentes.

6. Não manter relações comerciais privadas com clientes, acionistas, fornecedores, parceiros e concorrentes nas quais venha a obter privilégios pessoais em razão de cargo ou função ocupados.

7. Recusar presentes de clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes, excetuando-se brindes claramente identificados e sem valor comercial significativo.

8. Buscar atingir níveis crescentes de competitividade e rentabilidade, para remunerar os acionistas de forma justa e compatível com o capital investido.

9. Ao conceder entrevistas, publicar artigos ou utilizar qualquer outra forma de manifestação

pública de caráter pessoal preservar os interesses e a imagem da CIC.

10. Somente pronunciar-se sobre informações estratégicas e de caráter sigiloso com

autorização específica da diretoria.

11. Manter uma relação de respeito com os Sindicatos.

12. Apoiar ações voltadas para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento local, regional e nacional, em especial aquelas direcionadas para a melhoria das condições de vida das comunidades onde a Companhia tem atividades.

13. Não usar uniformes em manifestações e/ou acontecimentos sociais que possam gerar danos à imagem da CIC e de seus colaboradores.

14. Dar preferência nas relações comerciais às empresas com Responsabilidade Social. 15. Respeitar as leis, as normas, os procedimentos e o Código de Conduta CIC.

(7)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

Padrão Ético de Conduta

É considerado antiético:

1. A todos os colaboradores ações, reações ou omissões que possam gerar conflitos entre seus

interesses pessoais e os da CIC, ao tratar com fornecedores, clientes, representantes

comerciais, concorrentes, prestadores de serviços, candidatos a emprego; e qualquer pessoa física ou jurídica que realize ou venha a realizar qualquer espécie de negócio com a Companhia. As situações que possam causar conflito entre os interesses pessoais e os da CIC, assim como condutas que possam causar dúvidas, deverão ser avaliadas cuidadosamente pelo Comitê de Conduta CIC.

2. Utilizar-se da posição ocupada, inclusive através de seus familiares, com a facilidade de obter quaisquer benefícios pessoais para seus parentes ou conhecidos.

3. Exercer quaisquer atividades remuneradas ou não que conflitem com os interesses da

empresa, prestando serviços em empresas concorrentes, ou com superposição de horário de

trabalho em outra empresa de qualquer ramo de atividade.

4. Possuir em nome próprio ou do cônjuge, inclusive como sócio, participação em empresa comercial, industrial ou de prestação de serviços que faça concorrência com a CIC.

5. Sugerir, insinuar, aceitar ou exigir brindes, presentes ou serviços de terceiros que estabeleçam obrigações para a empresa.

6. Aceitar, inclusive indiretamente, através de familiares ou terceiros, comissões, vantagens, participações em lucro, empréstimo, materiais gratuitos ou a preços abaixo do mercado, viagens ou presentes de qualquer organização, firma ou indivíduo que tenha ou venha a realizar negócios com a Companhia.

7. Usar cargo, função, atividade, facilidades, posição e/ou influência tom o fim de obter

qualquer favorecimento para si ou para outros.

8. Contratar de forma remunerada ou como favor, serviços particulares de empresas que

sejam prestadoras de serviços para a CIC, quando o colaborador for o próprio responsável por

essa contratação, exceto corri prévia e expressa liberação da diretoria.

9. Criar dificuldades artificiais no exercício de seu cargo, função ou atribuição, com o objetivo de supervalorizar sua atuação profissional.

10. Gerar horas extras de forma artificial em benefício próprio, prejudicando os interesses da empresa e dos outros colaboradores.

11. Ir além dos limites de sua autorização ou competência ou delegação na tomada de decisões ou na assinatura de documentos em nome da Companhia.

(8)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

12. Omitir-se diante de fatos, episódios e ocorrências que possam implicar em danos, perdas, comprometimento e prejuízos, sem se reportar ao seu superior imediato ou ao Comitê de Conduta CIC.

13. Informar ou mesmo comentar com terceiros e parentes quaisquer informações

confidenciais, bem como utilizar as informações às quais tiver acesso e que forem de interesse

da empresa, em benefício pessoal ou de terceiro.

14. Alterar ou deturpar o teor de qualquer documento, informação ou dados.

15. Promover palestras, cursos, seminários, etc., em entidades de classe, empresas ou associações, relacionados a assuntos internos, sem antes submeter o respectivo material à apreciação e aprovação do Comitê de Conduta CIC ou superior hierárquico.

16. Manifestar-se em nome da CIC sem que haja autorização de pelo menos um diretor. 17. Fazer comparações publicamente entre colaboradores com intuito de desmerecer (humilhar/ofender) qualquer das partes.

18. Utilizar-se das ideias de outros colaboradores para promover- se ou apossar-se da mesma. 19. Usar equipamentos ou outros recursos da empresa para fins particulares, exceto com autorização expressa do superior hierárquico imediato.

20. Adquirir, em grande escala, com vistas à industrialização e/ou comercialização, qualquer produto de fabricação CIC, inclusive resíduos, sem previa e expressa autorização da diretoria. 21. Comercializar produtos de interesses pessoais nas dependências da empresa.

22. Autorizar visita de estranhos na empresa, sem o consentimento do gerente da área e/ou colaborador responsável presente.

23. O uso de computador para a prática de jogos eletrônicos e de entretenimento, bem como, qualquer pratica de jogos de azar, tais como, cartas, sinuca, loterias, bingos, entre

outros, com objetivo de competição, ganhos financeiros e/ ou apostas. As discussões

derivadas por qualquer disputa (competição), no interior da empresa, serão consideradas como, desvios graves de conduta.

24. As situações não previstas no presente Código serão objeto de analise do Comitê de Conduta CIC.

(9)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho

1. A CIC garantirá a participação e consulta a todos os seus colaboradores a seus controles de

meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, principalmente seus aspectos e perigos

significativos.

2. As partes interessadas externas serão sempre envolvidas quando houver assuntos relevantes relativos a meio ambiente, saúde e segurança.

3. A CIC manterá programas de treinamento e conscientização contínuos aos seus

colaboradores e para aqueles que atuam em seu nome, para garantir a proteção à saúde sua,

a sua segurança e ao meio ambiente.

4. E dever de todo colaborador da CIC engajar-se no espirito de sua politica, cumprindo rigorosamente os procedimentos e práticas aplicáveis aos seus postos de trabalho.

5. A obrigação de cumprimento de normas e padrões de Gestão da CIC se aplicam

integralmente aos seus parceiros e contratadas, principalmente aqueles que atuam dentro

das instalações da CIC.

6. Conhecer os Perigos e Riscos, as leis aplicáveis, suas responsabilidades perante o Sistema

de Gestão Integrado da CIC, os controles e treinamentos necessários, bem como, sua postura

perante um cenário de emergência é questão primordial para a manutenção de nosso bom relacionamento.

Responsabilidade Social

As unidades de gestão, fornecedores e prestadores de serviço em geral, devem atender aos seguintes requisitos de responsabilidade social.

Trabalho Infantil

Não se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

Trabalho Forcado

1. Não apoiar a utilização de trabalho forcado e nem reter documentos de seus colaboradores, a menos que seja legalmente possível e necessário.

2. Liberdade de Associação e Direito a Negociação Coletiva.

3. Respeitar a legislação pertinente relacionada aos direitos dos funcionários em relação à associação a sindicatos e negociação coletiva.

4. A qualquer representante dos empregados, não é sujeito discriminação e nem a qualquer outro tipo de obstrução a comunicação entre qualquer parte interessada.

(10)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

Discriminação

1. Não se envolver ou apoiar discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, associação a sindicato ou afiliação politica, ou idade.

2. Não interferir com o exercício dos direitos dos funcionários em observar preceitos ou praticas, ou em atender as necessidades relativas a raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, associação a sindicato ou afiliação politica.

3. Não permitir comportamento, inclusive gestos, linguagem e contato físico, que seja sexualmente coercitivo, ameaçador, abusivo ou explorativo.

Práticas Disciplinares

1. As práticas disciplinares adotadas pela CIC estão relacionadas ao atendimento da legislação pertinente, visando estimular a manutenção da ordem e disciplina no ambiente de trabalho. 2. Não se envolver ou apoiar a utilização de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

Remuneração

1. A CIC remunera seus funcionários de acordo com o setor que atuam. Esta remuneração é suficiente para atender as necessidades básicas dos seus funcionários.

2. As composições dos salários e benefícios são detalhadas de forma clara para os funcionários.

3. A CIC assegura que os salários e benefícios são pagos de acordo com todas as leis aplicáveis e que a remuneração é realizada de maneira conveniente para os trabalhadores;

4. Os contratos de trabalho atendem a legislação pertinente.

Informações Importantes:

1. Os equipamentos de computação, programas, dados e informações armazenados nos sistemas informatizados devem ser adequadamente protegidos contra danos, perda, roubo, duplicação, alteração ou acesso não autorizado.

(11)

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

3. Senhas de acesso aos sistemas e aos recursos disponibilizados pela empresa são intransferíveis e de uso pessoal, ficando proibida a sua divulgação, bem como a utilização de senha de outro colaborador, independentemente dos meios com que esta foi obtida.

4. Os sistemas de correio de voz, correio eletrônico (e-mail), Intranet e telefone são de propriedade da empresa, e se espera que sejam usados principalmente para comunicações relacionadas ao trabalho.

Comitê de Conduta CIC

1. Definir os princípios éticos que serão acatados por todos os colaboradores, fazendo revisões periódicas dos mesmos.

2. Divulgar, aplicar e fazer aplicar os preceitos éticos nas atividades de todos os colaboradores. 3. Avaliar, investigar a veracidade da denuncia e decidir no menor tempo possível, considerando o limite de 30 (trinta) dias a partir das denuncias, sobre todos os casos que cheguem ao seu conhecimento, sobre o descumprimento dos preceitos éticos previstos ou não neste Código de Conduta.

4. Garantir sigilo ao denunciante, exceto nos casos de necessidade de testemunho judicial. 5. Recomendar a Diretoria, por escrito, as providências a serem tomadas em casos que indiquem conflitos de interesse.

6. Tratar todos os assuntos que sejam levados ao seu conhecimento dentro do mais absoluto sigilo, preservando os interesses e a imagem da CIC e dos colaboradores envolvidos.

7. Os participantes do Comitê também se submetem a este código de conduta e não tem qualquer garantia de emprego, nem de remuneração adicional.

8. Os membros do Comitê serão escolhidos a cada 3 (três) anos, devendo ser amplamente divulgada a sua composição.

9. A renovação dos membros se dará por indicação da Diretoria (4 participantes), do RH (1 participante) e dos gestores (2 participantes) que serão escolhidos também pela diretoria a partir de uma lista de indicados.

10. O coordenador do Comitê será formalmente indicado pela Diretoria.

Referências

Documentos relacionados

Não trabalhamos com intermedíarios de matéria prima. Os nossos fornecedores são todos diretos, eles tem area de extração florestal e fornecem para a Tradelink. Quantos dos

Ao oferecer a oficina como território de existência, campo de experiência estética e enlace social, a proposta aproxima práticas artísticas e práticas clínicas, contemplando o

partidas, nas datas, locais e horários afixados nas tabelas, que serão elaboradas e publicadas pelo Departamento Técnico da FSF - Federação Sergipana de Futebol. §

Garantir as necessidades dos clientes com as melhores soluções, produtos e serviços altamente qualificados para geração de energia, permitindo praticar preços que garantam

a internet, na sede do iaBaS, ou em qualquer unidade ou ins- tituição com a qual o iaBaS mantenha contrato de gestão, não pode ser utilizada, para atividades pessoais, assim como

Todos os colaboradores da HORMIGON e pessoas físicas que atuam diretamente como parceiros de negócio, no processo de admissão, contratação ou durante a execução de

Administradores, empregados e também os prestadores de serviços devem assumir o compromisso de orientar as suas ações por elevados padrões éticos de conduta; de zelar pelos valores

Como parte do compromisso da TAC Transportes em conduzir seus negócios pautados nos princípios éticos, foi criada uma Comissão de Ética, para auxiliar na gestão das normas