• Nenhum resultado encontrado

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 4480

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 4480"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Estimação de parâmetros de população C3 de coentro tolerante ao

calor

Alysson J. da Silva1, Gustavo H. F. de Oliveira1, Natália S. Oliveira1, Guilherme M. M. Diniz1, José Edvaldo de Sena Júnior1, Luiz Henrique M. Buarque Filho1, Roberto A. Melo1, Dimas Menezes1, José Luiz S. de Carvalho Filho1

1 UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n. Dois

Irmãos, 52171-900, Recife – PE, jalles10@gmail.com, ovatsug_11@hotmail.com,

natalia.agro@yahoo.com.br, guilhermedinizzz@hotmail.com, edvaldo_junior@hotmail.com,

izenrique_18@gmail.com, robertoagronomo@yahoo.com.br, dimas@depa.ufrpe.br, joseluiz.ufrpe@yahoo.com.br

RESUMO

O coentro (Coriandrum sativum L.) é uma olerícola de grande valor e de importância, e por isso é consumido em várias regiões do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste onde é muito consumido e presente na alimentação diária. No entanto, ainda são poucos os estudos voltados para o melhoramento do coentro. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar e selecionar genótipos promissores em população C3 (terceiro ciclo de seleção recorrente) derivada da cultivar Verdão para pendoamento tardio nas condições do Estado de Pernambuco. O experimento foi conduzido na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife-PE de janeiro a fevereiro de 2012 sob condições de campo utilizando uma população da cultivar Verdão com três ciclos de seleção recorrente. A variável analisada foi número de plantas pendoadas por dia. A análise do parâmetro obtido para as características avaliadas nesse trabalho mostra a potencialidade de obtenção de variabilidade dentro da cultivar Verdão para o pendoamento e para as condições de cultivo da região Nordeste do Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Coriandrum sativum L., Seleção recorrente, resistência ao

calor.

ABSTRACT

Parameters estimation in population C3 of coriander heat tolerance.

Coriander (Coriandrum sativum L.) is a crop of great value and importance, and so it is consumed in various regions of Brazil, especially in the North and Northeast, where much is consumed and this in the daily diet. However, there are few studies aimed at improving the coriander. The aim of this study was to evaluate and select promising genotypes in a population C3 (third cycle of recurrent selection) derived from the cultivar Verdão to later-bolting in the conditions of the State of Pernambuco. The experiment was carried out at the Universidade Federal Rural de Pernambuco, in Recife, Pernambuco state, Brazil, from January to February 2012 under field conditions using a population of the cultivar Verdão with three cycles of recurrent selection. The analyzed variable was the number of tasseled plants per day. The analysis of the parameter obtained for the characteristics evaluated in this paper shows the capability of obtaining variability within the cultivar Verdão to later-bolting and growing conditions in Northeastern of Brazil

Keywords: Coriandrum sativum L., recurrent selection, heat resistance.

O coentro (Coriandrum sativum L.) é uma olerícola de grande valor e de importância considerável e por isso é consumido em várias regiões do Brasil, especialmente nas

(2)

regiões Norte e Nordeste onde é muito consumido e presente na alimentação diária (Pereira et al., 2005). Em geral o cultivo do coentro objetiva a obtenção de massa verde, sendo esta muito usada na culinária brasileira, principalmente no tempero de peixes e carne. Quando moídas, são usadas no tempero de aves, peixes, feijões, lentilhas, molhos, legumes como chuchu, couve-flor e cenoura, além disso, é amplamente utilizado na indústria, como condimento para carne defumada e na fabricação de pães, doces, picles e licores finos. As raízes também podem ser consumidas quando cozidas (Francelli et al., 2008). No Nordeste brasileiro, a cultivar Verdão ocupa lugar de destaque. Em temperaturas superiores a 27ºC, o coentro inicia precocemente o estádio reprodutivo depreciando sua qualidade. Dessa forma, o melhoramento genético do coentro busca genótipos que pendoem mais tardiamente, ou seja, genótipos mais tolerantes ao calor. Há variabilidade da cv. Verdão para número de dias para o pendoamento (Melo et al., 2009a). Porém, esse estudo foi realizado com progênies de meios-irmãos e as estimativas dos parâmetros a nível de indivíduo ainda continuam desconhecidas. Dessa forma métodos que visem aumentar a frequência de alelos favoráveis para pendoamento e florescimento tardio nessa população mantendo a variabilidade genética estão sendo empregados. Assim, a seleção recorrente fenotípica se mostra de suma importância para estimar a ocorrência de genótipos promissores quando se avalia tolerância ao calor em coentro.

Com isso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar e selecionar genótipos promissores em população C3 (terceiro ciclo de seleção recorrente) derivada de coentro Verdão para tardio nas condições do Estado de Pernambuco.

MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife-PE (8°54’47’’S, 34°54’47’’W, altitude de 6 m) de janeiro a fevereiro de 2012 sob condições de campo utilizando uma população de cultivar Verdão com três ciclos de seleção recorrente. A adubação foi feita com esterco bovino, distribuído uniformemente nas linhas de plantio, seguindo a recomendação da análise de solo. A incorporação foi feita com enxada a uma profundidade de 10 cm. Foram utilizados dois canteiros de 11 m de comprimento x 1 m de largura. O espaçamento utilizado foi 0,30 m entre linhas e 0,20 m entre plantas totalizando três linhas de plantio por canteiro. Foram

(3)

semeadas seis sementes por cova. Foram avaliadas 1301 plantas para o caráter número de dias para o pendoamento após a semeadura, sendo registrada durante nove dias. Dessa forma, foram realizadas sucessivas seleções visando eliminar plantas que floresciam precocemente entre os indivíduos durante um período de uma semana a partir do surgimento do primeiro indivíduo já pendoado para evitar que esse genótipo participasse do cruzamento com indivíduos tardios. A seleção no sentido negativo foi estendido até todos os indivíduos da população alcançar fenotipicamente, vigor, porte e uma uniformidade de florescimento tardio e agronomicamente favorável para recombinação. Foi realizada uma analise descritiva dos dados obtidos através dos parâmetros: desvio padrão, média aritmética, variância, amplitude, erro padrão da média e intervalo de confiança para a característica, dias para o pendoamento. Os indivíduos selecionados foram cruzados entre si com o objetivo de aumentar a frequência dos alelos favoráveis ao pendoamento tardio para a formação da próxima população de seleção recorrente. A partir da colheita das 316 plantas selecionadas, foi feita a contagem do número de umbelas, número de umbeletas e número de sementes.

Foi realizada uma analise descritiva dos dados obtidos através dos parâmetros: desvio padrão, média aritmética, variância e amplitude para as características, dias para o pendoamento, dias para o florescimento, número de umbelas, umbeletas e sementes. A partir da distribuição de frequência dos caracteres avaliados, foram feitos histogramas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na população do terceiro ciclo de recombinação (C3), foi observada uma ampla variação para o pendoamento. A média para dados agrupados relacionados ao número de plantas por dia para o pendoamento foi de 123,25 com desvio padrão de 86,65 (Tabela 1). A amplitude de dias entre o máximo de plantas pendoadas e o mínimo foi de 6 dias, ocorrendo 45 e 50 dias respectivamente após a semeadura, apesar de que as primeiras plantas pendoadas foram constatadas aos 44 dias, no qual foi feito a primeira avaliação. Em virtude disso, percebe-se que existe uma grande variabilidade de indivíduos tardios e precoces dentro da população, tornando possível a seleção entre indivíduos. As características como pendoamento possuem alta herdabilidade (h2), mostrando que o ganho genético é bastante significativo e imediato quando se busca melhorar uma população para o caráter pendoamento tardio (Melo et al., 2009b). Sendo

(4)

esta uma população proveniente da cultivar Verdão, é possível explorá-la com o objetivo de se obter indivíduos com o pendoamento bem como o florescimento tardios, visto que estas são características comerciais indesejáveis, pois após a planta iniciar o processo de pendoamento, todas as reservas vão sendo deslocadas para a formação do pendão floral, havendo uma redução no tamanho e qualidade das folhas (Lima et al., 2007; Melo et al., 2009a).

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a UFRPE pelo suporte físico, a Capes, ao CNPQ e a Facepe pelo apoio financeiro e pelas concessões de bolsa.

REFERÊNCIAS

FRANCELI F; LOPES RC; ARMOND C; ALMASSY JÚNIOR AA; CASALI VWD. 2008. Folhas de chá: remédios caseiros e comercialização de plantas medicinais, aromáticas e condimentares.Viçosa: UFV.140p.

LIMA JSS; NETO FB; NEGREIROS MZ; FREITAS KKC; BARROS JÚNIOR APB. 2007. Desempenho agroeconômico de coentro em função de espaçamentos e em dois cultivos. Revista Ciência Agronômica 38:407-413.

MELO RA; MENEZES D; RESENDE LV; WANDERLEY JÚNIOR LJG; MELO PCT; SANTOS VF. 2009a. Caracterização morfológica de genótipos de coentro. Horticultura Brasileira 27:371-376.

MELO RA; MENEZES D; RESENDE LV; WANDERLEY JÚNIOR LJG; SANTOS VF; MESQUITA JCP; MAGALHÃES AG. 2009b.Variabilidade genética em progênies de meios-irmãos de coentro. Horticultura Brasileira 27: 325-329.

PEREIRA RS; MUNIZ MFB; NASCIMENTO WM. Aspectos relacionados à qualidade de sementes de coentro.2005. Horticultura Brasileira 23:703-706.

Tabela 1. Parâmetro populacional da cultivar de coentro Verdão para número de plantas

por dia para o pendoamento (Population parameter of cultivating coriander Verdão for number of plants per day for bolting), Recife-PE, UFRPE, 2012

Parâmetros Dias para o Pendoamento

Número de Plantas avaliadas 1301

Amplitude 5

Média 123,25

Variância 7509,839

Desvio Padrão 86,65

(5)

Tabela 2. Parâmetro populacional da cultivar de coentro Verdão para número de

umbelas, umbeletas e sementes (Population parameter of growing coriander Verdão for number of umbels, umbelets and seeds.), Recife-PE, UFRPE, 2012

Parâmetros Número de umbelas Número de umbeletas Número de sementes

Número de Plantas avaliadas 316 316 316

Amplitude 74 246 816

Média 12.84328 47.22015 164.7873

Variância 97.36861 1316.067 18407.55

Desvio Padrão 9.867553 36.27764 135.6744

Erro Padrão da Média 0.602757 2.21601 8.287636

*Intervalo de confiança a 95%

Figura 1. Distribuição de frequência do número de umbelas produzidas em um ciclo da

cultura do coentro (Frequency distribution of the number of umbels produced in a cycle of culture of coriander).UFRPE, Recife 2012.

(6)

Figura 2. Distribuição de frequência do número de umbeletas produzidas em um ciclo

da cultura do coentro (Frequency distribution of the number of umbelets produced in a cycle of culture of coriander).UFRPE, Recife 2012.

Figura 3. Distribuição de frequência do número de sementes produzidas em um ciclo da

cultura do coentro (Frequency distribution of the number of seeds produced in a cycle of culture of coriander). UFRPE, Recife 2012.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Recomendam que as teorias usadas para explicar o jornalismo não se restrinjam a um único nível de análise e aconselham os métodos combinados, sempre que possível, no ensino

Quando, no curso de investigação, ou em qualquer outro expediente, houver indício da prática de crime de ação pública por magistrado, a autoridade policial ou a

Estes são os espaços onde as crianças podem brincar e praticar as suas atividades, contudo o espaço educativo vai para além do espaço sala (interior) e jardim (exterior),

Em resposta ao proposto pelo representante do INMETRO, o apresentador, destaca que a ANPROTEC já vem estimulando essa troca e experiência com a utilização do mecanismo do

Com 55 gêneros e 1.611 espécies atualmente descritas, o grupo de formigas “Poneromorfas” corresponde globalmente às diferentes subfamílias que, juntas, representavam as

Dadas tais instabilidades nas classificações de Ectatommini e demais tribos de Ponerinae, Bol- ton (2003) desenvolveu um estudo morfológico abrangente e a dividiu em seis

Nos termos da lei só podem ser objecto de proprie- dade horizontal as fracções autónomas que, para além de constituírem «(...) unidades independentes, sejam distintas e isoladas