• Nenhum resultado encontrado

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

O maior poder de uma empresa é conhecer o comportamento do seu cliente!

02

(4)

020

O maior poder que uma empresa pode ter é o conhecimento sobre o comportamento do seu cliente.

Ao conhecermos a forma que nossos clientes preferem comprar, consumir ou utilizar nos-sos produtos e serviços, largamos na frente de nossos concorrentes, pois podemos assim antecipar as ações e fazer com que elas sejam mais alinhadas ás preferências e, com isso, sur-preendermos positivamente nossos clientes atuais, o que faz com que eles nos indiquem para novos clientes, pois nos tornamos dia a dia mais atrativos para o mercado.

Um dos pontos importantes não é só conhe-cer o comportamento do cliente, mas como esse comportamento se modifica dia a dia, ou de tempos em tempos, pois nos lembramos de que não são os mais fortes que se perpe-tuam no mercado, mas sim as empresas que rapidamente assimilam e se adaptam às mu-danças do mercado.

Um dos pontos importantes não é só conhecer o comportamento do cliente, mas como esse com-portamento se modifica dia a dia, ou de tempos em tempos, pois nos lembramos de que não são os mais fortes que se perpetuam no mercado,

(5)

021

mas sim as empresas que rapidamente

assimi-lam e se adaptam às mudanças do mercado. Em Odontologia, em geral nos serviços de Saúde, os fatores de decisão do cliente estão presentes de forma muito mais intangível do que para a compra de um produto qualquer, onde esse cliente espera, subjetivamente, al-cançar a satisfação de realizar um tratamento dentário que lhe trará benefícios emocionais, sociais, estéticos e funcionais.

O convencimento do profissional de Saúde, de Odontologia, deve então construir um

ce-nário para que esse cliente possa perceber uma proposta valorizada de prestação de serviço que tenha o objetivo claro de superar a expectativa criada.

Quais então são os fatores que devemos analisar para conhecermos melhor o com-portamento do cliente?

Os principais fatores são aqueles que vão de-terminar o perfil desse cliente para que, de forma clara, tenhamos um estudo das caracte-rísticas desse público que temos interesse em atender em nossa clínica.

(6)

022

Para o amigo leitor que teve oportunidade de ler nosso primeiro livro “Geração de Mo-delos de Negócios”, há um capítulo que tra-ta sobre a segmentra-tação de clientes, e lá está uma leitura interessante de como descrever e conceituar determinado segmento e suas características que assemelham determina-do grupo de clientes e que facilitam assim a criação de estratégias que agrupem o inte-resse do público-alvo, uma vez que eles são semelhantes entre si.

Para então atuarmos estrategicamente no comportamento do consumidor precisamos

determinar o perfil do cliente, agrupando esses clientes com características sociais, intelectu-ais, psicológicas, profissionais e geográficas se-melhantes, assim as mesmas ações tenderão a alcançar os mesmos resultados.

Quais são as características que influenciam no comportamento de compra desse cliente? Se formos olhar a compra de um carro, um executivo de uma empresa espera encontrar conforto, conectividade, alto desempenho, segurança e requinte nos detalhes, além de um design que represente seu status na

(7)

so-023

ciedade. Para um paciente (cliente) de

Odon-tologia, não é diferente; o que ele espera? Esse mesmo executivo selecionará o profis-sional de Odontologia que cuidará do seu sorriso, que é fundamental para ele no seu dia a dia, em suas reuniões com profissionais importantes e diretores, clientes de grandes contas das quais ele cuida; o seu sorriso é importantíssimo para o posicionamento no mercado e para a imagem que ele transmite. Sabendo disso, quais são os fatores que irão fazer esse executivo decidir tratar o sorriso com você ou seu concorrente?

Esse cliente tem aspirações, desejos e ex-pectativas, tanto com relação ao tratamento dentário como para comprar o carro se faltar um item que ele julgue como decisório para a compra; ele deixará de comprar um deter-minado modelo de carro para comprar outro. Ele pode então permanecer na mesma marca de carro se houver um modelo que supra suas expectativas; mas, se essa montadora de veícu-los não tiver uma oferta na medida para esse cliente, ele então deixa a loja e vai para outra concessionária para que consiga atingir o seu objetivo de compra e atender aos seus desejos.

(8)

024

O mesmo acontece na Odontologia; é ne-cessário entendermos as aspirações des-se público-alvo, monitorar des-seus dedes-sejos, e criar pacotes de serviços que contemplem a satisfação do cliente.

A forma de pensar do cliente, desse per-fil de público que você pretende ter como foco, também se estabelece por fatores psi-cológicos, onde a forma de pensar é a forma de decidir; se você entender essa equação, irá resolvê-la e, com isso, o resultado será mais clientes que passarão a ser atendidos em sua clínica.

Precisamos criar cenários para conquistar os clientes; eles são formados pelo entendimen-to dos pensamenentendimen-tos e combinados com as ações estratégicas que foram fundamenta-das no comportamento do consumidor, for-mando-se então o ambiente ideal para atrair, convencer e fechar negócios.

Com isso o investimento em marketing ten-de a ser mais mensurável e a expectativa ten-de resultado mais assertiva.

Podemos ainda dividir em um fluxo de entendi-mento dos fatores de decisão de compra para

(9)

025

concluirmos de forma metódica como

cons-truir o comportamento do cliente através dos fatores que veremos a seguir.

Os fatores culturais são divididos em três partes: a CULTURA, que é a reunião de todas as crenças, valores e culturas que nos so-mam como grupo maior como, por exemplo, a nossa CULTURA. O Brasil, enquanto nação, é um país de maioria católica, mas que congrega, evangélicos, espíritas, muçulmanos, budistas en-tre outras religiões; como sociedade é monogâ-mica, crente nos valores da família, do direito à propriedade e capitalista.

(10)

026

Outra divisão é a SUBCULTURA, que separa em grupos específicos cada item da cultura do país, tornando mais próximos os indivídu-os que se assemelham em crenças e valores. Em seguida temos a divisão das CLASSES SOCIAIS, que reserva em grupos aqueles in-divíduos por semelhança de condições eco-nômicas e intelectuais que, de forma dura-doura, se estabelecem hierarquicamente e compartilham interesses, valores e compor-tamentos semelhantes.

Depois dos fatores culturais, temos os fatores so-ciais, que dividem a sociedade em grupos de re-ferência, família, papéis e posição social ocupada. Os Grupos de Referência são aqueles indi-víduos com poder de influenciar um deter-minado segmento da sociedade sobre um determinado comportamento; por exemplo, um artista da TV que passa a utilizar deter-minada roupa, ou frequentar deterdeter-minada clínica de Odontologia, e os fãs ou seguido-res passarão a desejar a mesma roupa ou a frequentar a mesma clínica do seu ídolo.

(11)

027

O mesmo acontece com um renomado

dentis-ta que passa a realizar determinados procedi-mentos clínicos utilizando uma técnica especí-fica e isso passa a ser divulgado, modiespecí-ficando o comportamento de outros dentistas que pas-sam a seguir os mesmos passos na expectativa de alcançar o mesmo sucesso clínico.

O próximo grupo de fator social é a FAMÍLIA; o grupo familiar exerce, uns sobre os outros, grande poder de influência, onde famílias que compram os mesmos carros, da mesma marca, usam os mesmos produtos, compram no mesmo delivery, utilizam a mesma operadora de telefonia, vão ao mesmo cabeleireiro e aos mesmos profissionais

de Saúde. O médico que cuidou do pai, cuida do filho e agora do neto, e essa conduta também serve para o dentista. Perpetuar bons resultados com os clientes cria vínculos familiares, laços de poder de influência, que mantêm uma família e suas gerações como clientes consumindo o mes-mo serviço por décadas.

Alguns indivíduos assumem papéis e posições sociais que passam a determinar novos rumos na sociedade, como na aparição de figuras po-líticas, judiciárias que, em razão do seu papel e de suas posições adotadas frente à socieda-de, passam a influenciar novos pensamentos e opiniões que culminam na adoção de novas

(12)

028

atitudes de consumo. Por exemplo, um político que passa a descrever com veemência a neces-sidade de se tomar ações no dia a dia que visem ao consumo responsável da água, transforma o pensamento de uma sociedade que até então lavava seu carro em qualquer lava-jato; esses in-divíduos passam a procurar empresas que utili-zem meios sustentáveis de oferecer o serviço, criando oportunidade para quem tem esse tipo de política em sua empresa.

Os fatores pessoais, são aqueles tópicos que agrupam pessoas, clientes, indivíduos por grupos da mesma idade ou ciclo de vida,

ficando fácil determinar ações específicas para grupos de jovens, por exemplo, ou ape-nas para pré-adolescentes.

Podemos dividir por ocupação profissional, como exemplo, e criar ações para atrair corre-tores da bolsa de valores.

O ESTILO de VIDA, também é outro fator que permite dividir a sociedade, como restaurantes que são exclusivos para vegetarianos.

E, para finalizar, temos os fatores psicológi-cos, que compreendem a motivação de um

(13)

029

indivíduo ou grupo como sendo aquele

fa-tor que o pressiona a comprar determinado produto ou serviço; por exemplo, é pratica-mente impensável uma clínica que não

ofe-reça clareamento dentário em seus serviços, pois o paciente chega motivado a fazer, de-sejando e solicitando que este procedimento seja realizado.

(14)

030

Ele viu na TV, na revista, o amigo e o parente também fizeram, então ele passa a também querer fazer.

Isso acontece porque existe a PERCEPÇÃO no entendimento do cliente, que ele registra nos meios de comunicação e nos ambientes onde vive e frequenta, que as pessoas à sua volta estão praticando um determinado comporta-mento; então ele seleciona essas informações e passa a buscar referências para entender e viabilizar essa prática dos seus semelhantes que ele também passa a desejar e consumir.

Outros fatores são aqueles obtidos através da APRENDIZAGEM; se eu consumi determi-nado produto ou serviço, a experiência vivi-da me trará nova expectativa de repetir com mais intensidade se foi positiva ou de não mais desejar repeti-la em caso de uma expe-riência negativa.

Por isso, zelar pela manutenção da satisfação dos clientes é fundamental para a perpetuação de uma marca ou um produto no mercado.

(15)

031

Nós também seguimos determinadas ATITUDES

dos outros, as tomamos como exemplo e passa-mos a nos comportar como tal; assim enxerga-mos possíveis oportunidades de obter o mesmo sucesso, a mesma experiência, ou seja, a busca pela mesma satisfação.

Compreender o comportamento do consumidor dará a você e a sua empresa PODER para decidir melhor sobre as estratégias a serem definidas; com isso o índice de satisfação dos seus clientes aumenta e você também passa a ter maior reali-zação profissional, pois cliente satisfeito é sinal de bom trabalho e assertividade empreendedora!

(16)

autores@editoranapoleao.com.br contato@editoranapoleao.com.br www.editoranapoleao.com

Referências

Documentos relacionados

MONTE OLIMPO, nos autos da ação sumária que promove em face de EPC EMPRESA DE PARTICIPAÇÕES E CONSTRUÇÕES LTDA, vem, por seu advogado infra-assinado, respeitosamente,

Code8, Shampoo Erva Doce, Shampoo Tutano, Define Color, Green Line Ice Therapy, Green Line Clean Hair, Nutri Clareador, Emulsão Reveladora, Silver, Hair Spray, Hair Gloss,

A Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos objetiva assegurar o desenvolvimento da genética humana, na perspectiva de respeito da dignidade e direitos humanos

Verificando que a medicina convencional não estava a dar soluções para o problema da minha mãe e, inclusive, estava a agravar cada vez mais os sintomas, decidimos procurar.. ajuda

A menção ao concorrente importado serve apenas para demonstrar a proximidade olfativa entre as

Esta unidade está operacionalmente instalada na HUMMA para realizar os serviços de eletropolimento em peças e componentes industriais, os quais são difíceis de serem polidos

Este teste já bastaria para saber se há clientela disponível para comprar doces e assim conseguir informações sobre como são estes clientes, o que preferem comprar, em que

kŸčƚĜ±ŸÚåÏŅųƋåÚ±{aBƚƋĜĬĜDŽ±ĵŅŧƚååƻĜŸƋåÚåĵ±ĜŸĵŅÚåųĹŅåŞųåÏĜŸŅ