• Nenhum resultado encontrado

helicoidal do mundo A maior bomba O modelo NM 180.2L foi projetado pela NETZSCH do Brasil para atender o cliente SABESP.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "helicoidal do mundo A maior bomba O modelo NM 180.2L foi projetado pela NETZSCH do Brasil para atender o cliente SABESP."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Edição 41 | SET/OUT/NOV/DEZ 2016

A mAior bombA

helicoidAl

do mundo

O modelo NM 180.2L foi projetado pela

NETZSCH do Brasil para atender o cliente SABESP.

(2)
(3)

Editorial

stamos chegando ao final de 2016, e podemos afirmar, que este foi o ano mais difícil de nossa história. A crise política, combinada com a situação econômica do Brasil, fez com que o mercado industrial entrasse em compasso de espera, até acabar quase parando por completo.

Nosso produto é aplicado na grande maioria dos segmentos industriais. Por isso, sempre tivemos uma perspectiva positiva e considerávamos difícil que todos parassem ao mesmo tempo. Era difícil, não é mais. Neste ano de 2016 tudo parou!

Quando os investimentos pararam, o desemprego aumentou e a inflação também cresceu. Para segurar a inflação, foi necessário subir os juros, que atingiram 14,25% ao ano. Com esse cenário, houve também a perda de confiança do consumidor e a redução do consumo. O comércio iniciou um período de taxas negativas de crescimento, a produção começou a patinar e todos os indicadores econômicos foram para baixo.

A recuperação está sendo branda, e isso se deve ao grande estrago que foi feito na economia. Para virar este jogo, a inflação tem que convergir para a meta e o Banco Central precisa baixar os juros. Esta dinâmica já começou. O Brasil tem que fazer as reformas e consertar tudo de errado dos últimos 10 anos. Temos um problema fiscal dramático e precisamos incentivar a demanda.

Nós, da NETZSCH do Brasil, tivemos uma ajuda do câmbio no início do ano e de alguns grandes projetos aprovados nos primeiros meses de 2016, porém, a partir de maio, a situação foi piorando a cada mês. Com a redução dos projetos em nível nacional, nosso foco passou a ser o mercado global, principalmente em função das Bombas NOTOS™.

Cada vez mais, estamos negociando no mercado internacional, onde é importante, além de ter qualidade, ser competitivo. Para isso, adotamos medidas em busca de redução de custos, como a opção pela contratação da energia livre, como apresentamos nas páginas 14 e 15 desta edição. Também contamos ainda mais com as propostas de melhorias e otimização de recursos do Programa DESAFIO, que completou 15 anos em 2016, como mostramos nas páginas 6 e 7.

Existem ainda muitos obstáculos no país, mas estamos preparados para enfrentar os desafios que temos pela frente, com nossa linha de produtos e infraestrutura e, acima de tudo, com a dedicação e a competência do super time da NETZSCH do Brasil!

Silvio Beneduzzi Diretor Geral

E

UM ANO dE difiCULdAdES

E dESAfiOS

NEMO Post é um Informativo da NETZSCH do Brasil. Endereço: Rua Hermann Weege, 2383. CEP 89107-000. Pomerode-SC. Fone: 47 3387-8222. Fax: 47 3387-8400. Conselho editorial: Cinara Scheffler Grutzmacher, Mara Luiza Reinke, Marilise

(4)

velocidade no carregamento de navios, trens e caminhões ou nos transvases entretanques, exige que o bombeamento seja realizado em altas vazões e diferentes pressões. Para atender a essa demanda, a NETZSCH do Brasil tem em sua linha de produtos as bombas de fusos NOTOS™, que podem bombear desde fluidos de baixa viscosidade,

como o etanol e a gasolina, até produtos altamente viscosos, como o betumem e o asfalto.

Atingindo vazões de até 1500 m³/h e pressões de até 80 bar, esses robustos equipamentos estão aptos a operar em áreas classificadas com segurança e podem ser monitorados e controlados para o aumento da eficiência e produtividade dos terminais de estocagem.

BOMBAS DE FUSOS AUMENTAM

A PRODUTIVIDADE DOS

TErminais dE EsTocagEm

A

(5)

Terminal de Estocagem da Petrobras com bombas NOTOS™ 4NS.

Terminal de Estocagem na Baixada Santista com bombas NOTOS™ 2NS A capacidade de esvaziar o tanque diminui o estoque

permanente e aumenta a lucratividade do processo de armazenagem de combustíveis e óleos em geral. Com o auxílio de um variador de frequência, as bombas de fusos reduzem a velocidade durante o esvaziamento, e assim conseguem esvaziar o tanque sem apresentar cavitação.

O bombeamento de diferentes viscosidades, para diferentes destinos sem afetar a performance do equipamento é uma das grandes vantagens das bombas positivas, em especial para as bombas de fusos.

A bomba de fusos NOTOS™ pode operar com Diesel e com óleo combustível bombeando para carregar uma embarcação ou apenas fazer uma pequena circulação, otimizando a operação do terminal de estocagem.

VANTAGENS DA BOMBA NOTOS™ EM TErminais dE EsTocagEm

Compacta

eficiência

Alta

manutenção

Baixa

vazão

Alta

ESVAZIAMENTO DE

TANqUE (sTripping)

BOMBEIO DE DIFERENTES

FLUIDOS COM O MESMO

EquipamEnTo

(6)

DESAFIO – Programa de Melhorias da NETZSCH do Brasil – completou 15 anos em 2016, com sucesso contínuo. O programa provocou uma verdadeira revolução no processo produtivo da empresa e fez com que a NETZSCH do Brasil se tornasse uma referência no mundo corporativo, por conta da implantação e manutenção desse projeto.

O programa nasceu como alternativa de melhorias para desafogar uma complexa produção de diferentes componentes de equipamentos e foi adaptado às condições da NETZSCH do Brasil.

A concepção inicial foi feita pelo professor Ingobert Piske, durante sua tese de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o passar dos anos, várias

mudanças foram introduzidas e conceitos modernos de produção adaptados.

Agora ao completar 15 anos, o programa está cada vez mais forte, apresentando resultados significativos na otimização dos processos produtivos. Técnicas modernas de produção como Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) e e TPM - Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total) foram implantadas, com o objetivo de obter resultados sustentáveis ao longo do tempo. Projetos como redução do tempo de Setup de Equipamentos e Troca Rápida de Ferramentas aumentaram os níveis de serviços, a flexibilidade e a produtividade, para assim melhorar cada vez mais o atendimento ao cliente. Com essas ações, o programa DESAFIO garante que a NETZSCH do Brasil seja competitiva no mercado global.

OS 15 ANOS DO PROGRAMA

dEsaFio

ESTRUTURA DO GRUPO DE

GERENCIAMENTO (G-8)

prEsidEnTE

do g-8

(Gerente Geral)

LídEr

do c-1

(Planejamento)

LídEr

do c-2

(Conhecimento)

LídEr

do c-3

(Indicadores)

LídEr

do c-4

(Ação da

Qualidade)

LídEr

do c-5

(Reconhecimento

e Recompensa)

sEcrETaria

ExEcuTiva

ra

(Representante

da Administração)

O

ESPECial

(7)

A ESTRUTURA

TREINAMENTO conTínuo

A estrutura do DESAFIO é composta por um Comitê Gestor (G-8) e os cinco comitês de gerenciamento. Os colaboradores também têm participação fundamental, onde em reuniões mensais, podem discutir e desenvolver ideias para as melhorias dos processos. As análises de

cada proposta de melhoria, os critérios adotados em sua implantação e a comprovação dos resultados deram ao programa uma credibilidade incontestável. O DESAFIO conta ainda com eventos regulares de reconhecimento, onde os colaboradores proponentes de melhorias são premiados.

Grande parte do sucesso do programa pode ser creditada ao treinamento constante, à capacitação e ao envolvimento de todos os colaboradores. Desde o início da implantação do projeto no ano 2001 até hoje, todos,

sem exceção, são treinados. O treinamento constante serve como uma educação continuada, e contribui para incorporar em cada um o conceito de participação do programa.

“O treinamento contínuo faz com que os

colaboradores tenham em suas atitudes o

verdadeiro DNA do programa e, por isso,

estão sempre surgindo novas ideias para a

melhoria e manutenção da cultura NETZSCH.”

silvio Beneduzzi - Diretor Geral da NETZSCH do Brasil e presidente do G-8. Prêmios entregues no Evento de Reconhecimento realizado em novembro.

(8)

ara atender uma demanda específica do cliente SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a NETZSCH do Brasil desenvolveu o projeto da maior bomba helicoidal do mundo.

Em 2012, a unidade regional da SABESP, de Presidente Prudente (SP), tinha um grande problema, pois a bomba centrífuga submersa, que havia sido instalada, apresentava paradas frequentes e um elevado custo de manutenção. Inicialmente, como alternativa, foi feita uma substituição por uma bomba centrífuga horizontal, que trouxe redução do consumo, mas mesmo assim ainda não atendia às expectativas da regional da SABESP.

A bomba precisava operar em condições de trabalho bastante específicas, que combinavam uma alta vazão (355 m3/h), com elevada pressão (8,60 bar), e uma sucção de 4,5 m. E o mais importante, toda esta condição deveria ser atendida por um único equipamento, com um motor de 200 HP.

A NETZSCH do Brasil aceitou o desafio e, desse projeto, nasceu a maior bomba helicoidal do mundo, o modelo NM 180.2L. Após os cálculos da potência consumida e instalada, foi concluído que essa bomba deveria apresentar uma alta eficiência e consequentemente um menor consumo de energia. A bomba centrífuga tinha um motor de 400 HP, ou seja, um benefício adicional que deveria ser comprovado.

O projeto foi um sucesso, a bomba superou as expectativas, o consumo de energia caiu cerca de 60% e o custo de manutenção passou a ser irrisório. Com essa performance positiva, a SABESP adquiriu mais uma bomba em 2014, e ambas operam até os dias atuais sem qualquer manutenção.

Com a economia de manutenção e energia, o retorno do investimento ocorreu em alguns meses e esse resultado passou a ser referência nesse tipo de aplicação. Não só na SABESP, mas em todo setor de Saneamento. Esse Case SABESP entrou para história da NETZSCH do Brasil como um desafio em busca da solução para o cliente que se transformou no projeto da maior bomba helicoidal do mundo.

A MAIOR BOMBA

HELICOIDAL DO MUNDO

P

É possível ter uma ideia mais exata da dimensão da bomba ao comparar com a estatura de uma pessoa. A colaboradora do Departamento de Vendas, Daiane Wurz, tem 1,63m de altura, que é menos da metade dos quase 4 metros de altura do rotor e estator!

(9)

Com a divulgação dos resultados conquistados no atendimento à SABESP, outras instalações foram sendo projetadas com condições de trabalho idênticas, e atualmente, esse modelo de bomba já faz parte do fornecimento, não somente do setor de Saneamento, mas também no setor de Mineração e de Petróleo. O

equipamento integra a linha normal de bombas fornecidas para todo o mercado das Américas. No momento, a NETZSCH está produzindo oito bombas semelhantes, que serão fornecidas para a Petrobras até o final deste ano, além de outras bombas que foram fornecidas para o setor de Petróleo na Colômbia.

A SABESP EM NúMEROS

PRESTA ATENDIMENTO PARA:

TEM UMA ESTRUTURA COM:

ExPANSãO EM

OUTROS SETORES

A SABESP é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 365 municípios do Estado de São Paulo. É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida.

Fonte: www.sabesp.com.br

estações de tratamento de esgotos

mil quilômetros de rede de distribuição de água

mil quilômetros de rede de esgotos estações de

tratamento de água

milhões de pessoas com coleta de esgotos milhões de pessoas

abastecidas com água

28,6

22,8

235

539

71,7

48,8

(10)

NETZSCH do Brasil tem um Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de combater o preconceito e reconhecer a igualdade entre as pessoas. O objetivo geral do programa é incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, respeitando e valorizando a diversidade, e atendendo a legislação brasileira vigente.

“A inclusão social das pessoas com deficiência significa que é possível torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos”, afirma a coordenadora de Recursos Humanos, Stefanie Wandalen. Ela complementa ainda que a inclusão promove a convivência com a diversidade, propõe novas experiências e conhecimentos às equipes de trabalho, combatendo o preconceito e reconhecendo a igualdade entre as pessoas.

O PrOgrama de incLusão

da PessOa cOm dEFiciência

A

Alcimar trabalha na NETZSCH há cerca de três anos e meio, no setor de Peças Técnicas - Elastômeros. Para sua adaptação, foi feita uma mudança no acionamento de uma máquina, que era feito com o pé e passou a ser executado com as mãos.

“Nunca tive problemas de

adaptação ao trabalho aqui

na NETZSCH e sempre

me senti integrado com os

demais colegas”.

(11)

rECurSoS HumanoS

Desde o início de sua implantação, o programa incluiu uma série de etapas, desde o levantamento do número de colaboradores com deficiência; adaptação e controle da acessibilidade dos postos de serviços; realização de recrutamento e seleção com foco na inclusão de pessoas com deficiência; até a elaboração de um cronograma anual de atividades e implantação

de medidas de controle e avaliação da eficácia do programa.

Foram estabelecidos instrumentos para a avaliação periódica do programa, como reuniões mensais com o comitê gestor, acompanhamentos no posto de serviço dos colaboradores portadores de deficiência depois do primeiro mês, depois de 60 dias e com 1 ano de serviço.

Atualmente, a empresa tem 10 portadores de deficiência em seu quadro de colaboradores. Todos têm seus locais de trabalho adaptados às suas necessidades específicas. Os deficientes auditivos possuem uma Equipe Setorial, onde há um líder que multiplica os assuntos em Libras (Sistema Brasileiro de Sinais). Durante o processo de integração na empresa, todas as informações iniciais sobre RH, SSMA, Normas Internas e sistemática do trabalho também são repassadas por uma intérprete de Libras.

ImPlantaçãO e acOmPanhamentO

adaPtaçãO e InclusãO

Para facilitar o trabalho dos deficientes auditivos foi implantado um software para a comunicação pelo sistema de Libras em alguns computadores da empresa. Com a ferramenta, qualquer texto pode ser traduzido para imagens com movimentos em Libras.

Osvaldir K. Rita, C14 - Polimento.

“Com o uso do software fica

mais fácil a comunicação e

consigo entender melhor o

que querem me passar”.

(12)

THOmAS NETZSCH é

hOmENAGEADO

espírito empreendedor de Thomas Netzsch foi homenageado, com a colocação do seu nome, no auditório do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, inaugurado no dia 21 de outubro. O empresário, um dos fundadores da NETZSCH do Brasil, falecido em 2010, foi um apoiador e incentivador constante da instituição. A escola já tinha o auditório, mas faltavam recursos para a compra das cadeiras, que foram então doadas pela NETZSCH do Brasil.

O local, com 60 lugares, será usado para palestras,

formatura do 9º ano, Semana Integrada do Conhecimento, além de outros eventos especiais. A cerimônia de inauguração contou com a participação dos dois alunos representantes de cada turma, coordenadores pedagógicos, além da direção da escola e da NETZSCH. A diretora do Centro Educacional, Irmã Aurora Tenfen, disse que a empresa tem um lugar especial no coração de cada aluno que passa pela instituição e se beneficia de todos os investimentos que a NETZSCH já fez e continua fazendo em prol de uma educação humanizadora e com princípios cristãos da maioria dos alunos.

O

Irmã Aurora Tenfen, Diretora Presidente

“Agradeço de coração todo o time da NETZSCH

do Brasil que se dedica em prol do melhoramento

do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima”

(13)

A PARTICIPAçãO NA CAmPANHA

LACRE SOLIDáRIO

“Já guardava os lacres ao longo de vários

anos. Arrecadei com vizinhos e recebi

também lacres recolhidos em festas de

conhecidos. Acho importante ajudar os

cadeirantes e já estou guardando mais

lacres para uma próxima campanha!”

“A Campanha Lacre Solidário agradece imensamente sua doação de lacres. São atitudes

como a sua que nos encorajam não só a iniciar campanhas desta natureza, como a

compartilhar ações de solidariedade. Um pequeno e simples ato, se somado, consegue

tornar realidade a aquisição de cadeiras de rodas. Obrigada por acreditar e apoiar esta

campanha que, temos certeza, fará diferença na vida de algumas pessoas”.

NETZSCH do Brasil recebeu uma carta de agradecimento da Fundação Fritz Müller pela participação na campanha Lacre Solidário de 2016, que faz a arrecadação de lacres de latas de alumínio para reverter em doações de cadeiras de rodas. A campanha, promovida pela fundação, em parceria com o Rotary Club de Blumenau Garcia, está em sua 5º edição. A campanha, durante todos os anos, já doou mais de cem cadeiras para a comunidade. Para conseguir a doação de uma cadeira de rodas são necessários 90 quilos de lacres. Durante a participação da NETZSCH na campanha foram arrecadados 32,600 kg de lacres na empresa. Além dos colaboradores, outros parceiros também fizeram doações, como o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima,

Restaurante Schoen, Restaurante Torten, e ainda um fornecedor. A NETZSCH também foi um ponto de coleta, onde a comunidade podia entregar os lacres.

O colaborador Marcos Bachmann, do setor de Pintura, participou com pelo menos quatro garrafas cheias de lacres.

Elissa Retcheski, Responsabilidade Social FFm.

A

(14)

COmPETITIVIDADE

A OPçãO DA ENERGIA LIVRE PARA

REDuçãO DE CuSTOS

“Reduzir custos sempre é importante para uma empresa

continuar competitiva no mercado, mas em períodos de

crise econômica o impacto é ainda mais relevante. Por

isso, esta economia de energia vem em tão boa hora.”

marcio Doege - Departamento de Compras e Logística m um mercado que exige cada vez mais competitividade, a redução de custos é uma busca constante. Uma das maneiras encontradas pela NETZSCH para se manter eficiente, mas com custos mais baixos, foi a opção pela energia livre, uma modalidade que permite escolher o fornecedor de energia elétrica para a empresa.

Desde maio deste ano, a NETZSCH do Brasil fez

a migração para o Mercado Livre de Energia, que possibilita que a empresa escolha qual fornecedor de energia elétrica traz um serviço e preço mais favoráveis.

Os estudos iniciais indicavam que, com a contratação de um novo fornecedor, seria possível alcançar uma economia entre 25% e 30%. Mas somente nos primeiros meses depois da troca, já foi possível constatar um percentual pouco acima dos 30%.

(15)

COmPETITIVIDADE

mERCADO LIVRE X REGuLADO

QuEm PODE SER CONSumIDOR LIVRE?

O mercado de energia no Brasil está dividido em Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e Ambiente de Contratação Livre (ACL).

No Ambiente de Contratação Regulada, os consumidores usam e pagam a energia das concessionárias de distribuição que atendem às

ligações de sua área e têm suas tarifas reguladas pelo governo.

Já os consumidores do Ambiente de Contratação Livre são aqueles que podem negociar preço, volume e outras condições, diretamente com as empresas geradoras ou distribuidoras de energia.

A Lei 9.648/1998 criou dois grupos de consumidores aptos a escolher seu fornecedor de energia elétrica. O primeiro grupo é composto pelas unidades consumidoras com carga maior ou igual a 3.000 kW atendidas em tensão maior ou igual a 69 kV – em geral as unidades consumidoras do subgrupo A3, A2 e A1. Também são livres para escolher seu fornecedor novas unidades consumidoras instaladas após 7 de julho de 1995 com demanda maior ou igual a 3.000 kW e atendidas em qualquer tensão. Estes consumidores podem comprar energia de qualquer agente de geração ou

comercialização de energia.

O segundo grupo, composto pelas unidades consumidoras com demanda maior ou igual que 500 kW atendidos em qualquer tensão, também podem escolher seu fornecedor, mas seu leque de escolha está restrito à energia vinda das fontes incentivadas: Pequenas Centrais Hidrelétricas, Usinas de Biomassa, Usinas Eólicas e Sistemas de Cogeração Qualificada.

Fonte: Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel)

(16)

Referências

Documentos relacionados

Conheceis a generosidade de Nosso Senhor Jesus Cristo: Ele, que era rico, fez-Se pobre por vossa causa, para vos enriquecer pela sua pobreza... Não se trata de vos sobrecarregar

As espécies exóticas utilizadas em processos de recuperação, além de impedirem a sucessão por não estabelecerem interações interespecíficas nos ecossistemas brasileiros, tendem

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

2. Assim, e competindo aos Serviços de Fiscalização no âmbito de análise interna ou externa o controlo da matéria colectável, determinada com base em declaração

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em