• Nenhum resultado encontrado

DN em Brasília: Gibran Jordão, Rosângela Costa, Rolando Malvásio, Angela Targino, Rogério Marzola, Rildo Conceição, Charles Brasil.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DN em Brasília: Gibran Jordão, Rosângela Costa, Rolando Malvásio, Angela Targino, Rogério Marzola, Rildo Conceição, Charles Brasil."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

1

Brasília, 31 de março de 2014. DN em Brasília: Gibran Jordão, Rosângela Costa, Rolando Malvásio, Angela Targino, Rogério

Marzola, Rildo Conceição, Charles Brasil.

CNG: SINTUFSC (Enaura Graciosa, Dilton Mota, Sônia Maria Kempner, Enezimo Marcelino), SINT-IFESgo (Eduardo Marques Santos, Edvaldo Claudino de Lima, Elma Dutra), SINTET-UFU (Marisa Peixoto da Cruz, Edimilson Borges da Silva, Altair Donizete Tiburcio, Maria

Cristina Sagario), SINTUFF (Sebastiana Palmeira, Carlos Abreu, Adilson Botelho, Avenir Pimentel, José Antonio Siqueira, Hélio Cabral, Carlos), SINTEST-RN (Meneleu Bezzera Lins Neto), SINTESAM (Sebastião Carlos Cabral – Sabá), SINDITEST-PR (Larissa Piazzetta Gysi, Marisa Ribas Arruda, Daniele Graciane de Souza, Jonatas Rodrigues Medeiros e João Gonçalves Simões), SINTUFEP/RURAL (Elcir Barbosa do Nascimento e Durval Rodrigues Batista), SINTFUB (Manoel Mendes Alves, Moacir Ferreira Cortes, Susana Xavier, Jorge Dias Ribeiro, Arenildo Soares), SINTUFEJUF (Rogério da Silva e Felipe José Alves Santos), SINTUFSCAR (Humberto), SINTESPB (Valdevino Neto, Wilson José, José Alves, Raquel Helena Soares, Gláucia Nunes Viñas), SISTA-MS (Diego Gonçalves Rodrigues, Joaquim Francisco de Souza), SINTEST-AC (Lott), APTAFURG (Peçanha), ASSUFBA (Jomar Fadigas Cerqueira, Dioner Fernandes, Iolanda Pereira, Inaldo Santana, José de Deus),

ASSUFRGS (Rafael Berbigier, Izaias Quintana, Eva Barcelos), SINDTIFES-PA (Rogério

Nonato), ASSUFOP (Mariana Prates, Tatiana Hundrel) SINTUF-MT (Albedi Andrade, Antonio Benedito de Assunção, Berta da Costa Anjos, Romilda G. Machado), SINTUFEPE (João Paulo L. De A. Amazonas)SINTUFRJ (Rubens de Morais Nascimento, Luiz Carlos B. Pustiglione, Gerly Lucy Miceli, Celso Procopio E. Jr., Luciano da Cunha do Nascimento, Paulo César).

INFORME NACIONAL

CNG/FASUBRA

Contato:

Fone/Fax: 61-3349.1772

E-mail: cngfasubra@fasubra.org.br; c/c fasubra@fasubra.org.br

COMPOSIÇÃO DO CNG E FUNDO DE GREVE

Transcrição do Estatuto, disponível no home page da Federação, no link Estatuto. CAPÍTULO VIII - DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DO SETOR DAS FEDERAIS Artigo 79 - No momento de deflagração da Greve será constituído o Fundo de Greve no valor de 15% (quinze por cento), uma única vez, da arrecadação extra para o Fundo de Greve das entidades filiadas.

Artigo 80 - No caso das entidades que não descontarem o Fundo de Greve, haverá um acréscimo de 2,5% (dois e meio por cento) na arrecadação mensal da entidade para a FASUBRA, pelo período que durar a Greve.

Artigo 81 - A FASUBRA Sindical depositará mensalmente, em conta específica para constituir um Fundo de Greve, percentual equivalente a 5% (cinco por cento) de sua arrecadação.

Artigo 82 - A obrigatoriedade de repasse do Fundo de Greve recai sobre todas as entidades filiadas da FASUBRA Sindical do Setor das Federais.

(2)

2

Artigo 83 - Ao final do movimento paredista, o saldo financeiro será depositado em uma conta especial que só poderá ser usado em greve, salvo decisão de Plenária Nacional do Setor das Federais e/ou CONFASUBRA.

DA CONSTITUIÇÃO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DO SETOR DAS FEDERAIS

Artigo 84 - O Comando Nacional de Greve do Setor das Federais será constituído pela Direção Nacional da FASUBRA Sindical e por delegados das entidades de base filiadas, em greve, obedecendo à proporção indicada no Estatuto da Federação, no capítulo da eleição de delegados de base definida para a Plenária Nacional do Setor da FASUBRA Sindical, sem a figura do delegado de direção.

ATENÇÃO

- PARTICIPE DA GUERRILHA VIRTUAL -

ATENÇÃO

O Comando nacional de Greve iniciou nessa segunda feira (31/03), uma guerrilha virtual para divulgar nas redes sociais a greve da categoria iniciada no dia 17.

O CNG orienta que os Comandos Locais de Greve utilizem (compartilhem), os posts abaixo que ja foram publicados no Facebook e Twitter da FASUBRA.

Participe da guerrilha virtual e fortaleça a greve!

PAUTA ESPECÍFICA APROVADA NA PLENÁRIA DE 08 E 09/02/2014,

PROTOCOLADA NO MEC, MPOG, ANDIFES.

Eixo Específico da Greve que será deflagrada em 17 de março:

 Aprimoramento da carreira - piso e step (em base ao acumulo histórico da categoria já deliberado, o detalhamento será apresentado pela direção nacional às assembleias); Extensão do art. 30 da lei 12772 /12;

 Ascensão funcional;

 Cumprimento integral do acordo da greve de 2012, reconhecendo os certificados de capacitação que os aposentados já possuíam quando da constituição da carreira, e cronograma com resolutividade para a negociação dos relatórios de todos GTs;

 Reconhecimento dos cursos de mestrados e doutorados fora do país;

 Aproveitamento de disciplinas da pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) para pleitear incentivo a capacitação;

 Turnos contínuos, com jornada de trabalho de 30 horas sem redução salarial para manter a universidade aberta nos três turnos;

 Revogação das ONs (Orientações Normativas), que tratam da contagem do tempo especial convertido em tempo comum (insalubridade, periculosidade, penosidade);

 Revogação da Lei de criação da EBSERH; Abertura de concurso público pelo RJU e pela aprovação da ADIN;

 Não a perseguição e criminalização da luta! Democratização já!

 Liberação de dirigentes sindicais para o exercício de mandato classista;

 Construção e reestruturação das creches nas universidades para os seus trabalhadores sem municipalização.

Obs.: documento protocolado se encontra disponível para impressão, na página da fasubra, no link

“Notícias Anteriores”.

ORIENTAÇÃO SOBRE DOCUMENTO DA PGF/AGU

Na última sexta-feira, o CNG tomou conhecimento do Memorando-Circular nº 02/2014/PGF/AGU, que orienta o registro em folha de ponto dos dias de paralisação por parte dos trabalhadores, objetivando a suspensão do pagamento relativo aos dias de efetiva paralisação.

Imediatamente o documento foi encaminhado para a Assessoria Jurídica da FASUBRA e para as entidades de base, orientando que também enviem para suas Assessorias.

Não temos notícia, até o momento, de que alguma reitoria tenha acatado a indicação do corte de ponto.

(3)

3

A greve continua forte e segue crescendo com a adesão de mais duas universidades hoje (SINTEMA E SINDIPAMPA), e o CNG avaliou nesta tarde que é preciso seguir organizando o calendário do movimento paredista. Neste sentido, orienta:

-Explicar nas assembleias que, por enquanto, não recebemos informe de reitor que tenha se manifestado de maneira favorável ao corte de ponto;

-Seguir o exemplo das instituições que já conseguiram Moção de Apoio à nossa Greve nos Conselhos Universitários, solicitando sua manifestação favorável ao movimento;

Os membros do CNG irão buscar apoio junto aos parlamentares e agendar reunião com a Andifes e parlamentares para discutir o posicionamento dos reitores frente à orientação da PGF/AGU.

QUADRO DE ADESÃO

GREVE TAE 2014

DEFLAGRAÇÃO DA GREVE 2014

ENTIDADE SIM NÃO OBSERVAÇÃO 1. SINTUNIR 2. SINSTAUFAP 3. SINTESAM X 4. SINDTIFES-PA X 5. SINTEST-AC X 6. SINTUFAL X 7. SINTUFPI X 8. SINTUFEPE-RUR X 9. SINTUFEPE-FED X 10. ASSUFBA-SIND. X 11. SINTUFCE 12. SINTEST-RN X 13. SINTESPB X 14. SINTEMA X 15. SINTUFS X 16. SINTUF-MT X 17. SINT-IFESgo X 18. SINTFUB X 19. SISTA-MS X 20. SINTAD-TO 21. ASAV-SIND. X 22. SINDIFES 23. SINTUNIFEI X 24. SINDUFLA X 25. SINTE-MED X 26. SINTUFEJUF X 27. SIND. ASSUFOP X 28. SINT-UNIFAL X 29. SINDS-UFSJ X 30. SINTET-UFU X 31. SINTUFES X 32. SINTUFSCAR X 33. SINTUNIFESP X 34. SINTUFABC 35. ASUNIRIO X 36. SINTUFF X 37. SINTUR-RJ X 38. SINTUFRJ X 39. SINTUFSC X 40. SINDITEST-PR X 41. ASSUFRGS X 42. ASSUFSM X 43. APTAFURG X 44. ASUFPEL X 45. SINDIPAMPA X Total 35 03

(4)

4

OFÍCIO RESPOSTA À PROPOSTA APRESENTADA PELO MEC

PROTOCOLADO NO MEC, MPOG E ANDIFES.

(5)

5

Reunião do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Federais

Auditório da CONDSEF, Brasília, 27.03.2014.

Entidades presentes: ANDES-SN, ANFFA-Sindical, ASFOC-SN, ASSIBGE-SN, CONDSEF, CSP-CONLUTAS, CTB, FASUBRA, FENAJUFE, FENASPS, PROIFES, SINAIT, SINAL, SINASEFE e UNACON-Sindical.

Pauta: 1. Informes;

2. Calendário de atividades e tarefas da Campanha Salarial-2014; 3. Finanças

1. Informes

ANDES-SN: A atividade de mobilização foi concentrada no dia 19.03, com manifestações, atos unitários com os setores da educação e paralisações. O debate dobre a greve está em curso na categoria com reunião nacional agendada para 29 e 30 de março. O governo (MEC/SESU) recebeu o sindicato e sinalizou a possibilidade discussão sobre a carreira docente, com agendamento de nova reunião para o dia 10.04.

ASFOC-SN: O processo de mobilização aponta a realização de assembleias regionais da categoria na BA, AM, PR, BSB, Instituto Fernandes Figueira – IFF e Farmanguinhos. Esse processo se conclui em 14.04.2014. A entidade enviou delegação para participação do Encontro do Espaço Unidade de Ação, em São Paulo, dia 23 de março. Participação em ato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Frente Mineira do Serviço Público). Realização de encontro no Rio de janeiro para fortalecer a agenda de lutas, com a participação de ASFOC-SN, ASSIBGE-ASFOC-SN, ASMETRO-ASFOC-SN, AFINPI, AFINCA, FÓRUM DE C&T. O sindicato participará do ato público no Rio de Janeiro por ocasião do DIA MUNDIAL DA SAÚDE. No dia 07 de abril será realizada sessão da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária e todas as entidades do Fórum Nacional dos SPF estão convidadas.

ASSIBGE-SN: O calendário aponta o dia 1º de abril como dia de lutas e manifestações da categoria, em todos os estados. Denúncia da precarização dos trabalhos do IBGE; contra o corte de verbas que afetará as várias pesquisas do órgão, como, por exemplo, a Contagem Rápida da População, em 2015. A entidade está empenhada junto com as demais organizações desse Fórum Nacional em construir um calendário de lutas e manifestações, no intuito de forçar reuniões de negociação com o governo federal. Porém, a direção da entidade entende que está muito difícil de construir uma greve na categoria neste momento.

CONDSEF: A Plenária Nacional definiu o seguinte calendário de atividades: 23.03 – Encontro nacional da Cultura no Rio de janeiro; 09.04 – Dia Nacional de Lutas, com paralisação nos estados; 28.04 – Ato Público com paralisação dos trabalhadores do MTE; 01.05 – Participação nos atos do Dia do Trabalhador; 06.05 – Reunião do Conselho Deliberativo de Entidades da CONDSEF (CDE). A entidade decidiu participar das manifestações contra a COPA DA FIFA, denunciando os gastos exorbitantes na construção de estádios, que se tornarão “elefantes brancos”, sem utilidade para a população. A CONDSEF orienta seus sindicatos a participarem na organização efetiva dos protestos que darão continuidade da jornada de luta de junho-2013, por serviços públicos gratuitos e de qualidade, junto com os demais setores dos movimentos sociais. Os trabalhadores da VALEC – Engenharia Construções e Ferrovias S/A encontram-se em greve desde o dia 24.03, após várias tentativas frustradas de negociação com a direção da empresa sobre o Acordo Coletivo de Trabalho.

CSP-CONLUTAS: No período de 21 à 23 de março, a Central realizou e participou de uma série de atividade na cidade de São Paulo, começando pela Reunião de Coordenação Nacional da entidade (participação de quase 400 pessoas), Assembléia Nacional da ANEL (participação de 900 estudantes), Encontro do Espaço de Unidade de Ação (participação de quase 2.500 militantes) e Encontro de Negros e Negras da CSP-CONLUTAS (participação de 1.300 pessoas). Encaminhamentos aprovados no Encontro Nacional do Espaço Unidade de Ação: Plano de lutas: Todo apoio aos processos de luta e mobilização em curso, sejam as greves que estão sendo organizadas no serviço público e permitem fazer todo um corte com as demandas de melhoria do serviço público expressas nas mobilizações de junho passado, as ocupações e outras formas de luta por moradia, lutas contra o aumento das passagens e outras demandas; Apoio e unificação das campanhas salariais, com destaque para os SPFs e iniciativas nos estados, a exemplo do que já vem sendo feito em Belo Horizonte e Fortaleza; Fortalecer a jornada de lutas que vários segmentos do movimento popular vem apontando para abril e maio – aqui entram com destaque todas as questões da temática urbana e direito à cidade

(6)

6

(moradia, transporte e mobilidade, saneamento etc.). Iniciativas de caráter nacional e centralizadas: Entrega da pauta de reivindicações aprovada no Encontro, no início de abril, coincidindo com a reunião do Espaço de Unidade de Ação para avaliar o Encontro e dar continuidade ao processo de mobilização. A data, mais precisa, será definida em acordo com os servidores federais, tendo em vista o calendário de greve da categoria; Realização de um ato nacional contra a criminalização das lutas, dirigentes e ativistas, da população pobre e de periferia, vinculando ao aniversário dos 50 anos do golpe militar de 1964, durante o mês de abril. Ampliar essa iniciativa para além dos movimentos sociais, procurando outras entidades como a OAB, ABI, Comissão Justiça e Paz, Comissões de Direitos Humanos etc.; Realização de atos classistas no 1.º de maio, dia do(a) trabalhador(a); Trabalhar, inicialmente, com duas datas nacionais, vinculadas à Copa, para a realização de manifestações nos estados: o dia 15 de maio, quinta-feira (30 dias antes da Copa), que já é uma data apontada por alguns comitês e movimentos sociais e o dia 12 de junho, data do jogo inaugural da Copa, entre Brasil x Croácia.

FENASPS: A entidade realizou Plenária Nacional em 16.03 e indicou aos estados a intensificação da mobilização, na perspectiva de construção da greve para a segunda quinzena de abril. Houve participação no Encontro Nacional do Espaço Unidade de Ação, em São Paulo, dia 23.03. Foi deliberado também por um Dia Nacional de Lutas em 08.03 e indicada uma nova Plenária Nacional para 13.04, para avaliação do movimento. Como parte da mobilização, foi realizado em 18.03, em Congonhas do Campo-SP, manifestação contra o fechamento e sucateamento dos Postos de Fiscalização da ANVISA.

2. Calendário de atividades e tarefas da Campanha Salarial-2014

O momento da Campanha Salarial registra total ausência de negociação por parte do governo e sequer resposta foi dada à pauta de reivindicações, protocolada ainda no início desse ano. Por outro lado, já está em curso a greve na base da FASUBRA, que começou com muito fôlego à partir do dia 17 de março. Para analisar o quadro da conjuntura, foi aberta a palavra para os representantes das entidades, de maneira a informarem sobre os processos de mobilização nas categorias e a busca de um consenso para organizar o calendário de lutas, como próximo passo da campanha base e sobre as tarefas do Fórum Nacional.

CTB: A CTB esta jogando todos seu esforços para uma exitosa Marcha dos Trabalhadores, em sua 8º edição a expectativas é de reunir 50 mil trabalhadores, das 6 Centrais Sindicais ( CTB, NCST, CUT, UGT, CGTB, FORÇA SINDICAL) e os trabalhadores do serviços públicos estarão com suas reivindicações nesta marcha.

Estivemos na audiência publica sobre; direito de Greve, de autoria do Senador Paulo Paim, teve uma participação importante e ficou deliberado que o senador vai receber todas as contribuições das centrais, e emitira novo relatório.

Esta em discussão na câmara de Serviços Públicos do MTE, a questão de organização, sindical dos trabalhadores dos serviços públicos, as centrais que fazem parte deste grupo de trabalho esta organizando um serie de debates para produzir um documento bom.

A CTB na segunda feira prestou solidariedade aos segurados da AEROS e orienta que todas as entidades façam o mesmo.

Haverá reunia da executiva nacional nos dias 10 e 11, de Abril motivo este que não nos faremos presente neste período em Brasília-DF.

FENAJUFE: No dia 22 de março último a Fenajufe realizou reunião ampliada a qual aprovou o seguinte calendário:

22/03 - Servidores do Judiciário Federal e MPU entram em Estado de Greve a partir de hoje 28/3 a 05/04 – Rodada nacional de assembleias

02/4 – Ato nacional conjunto da Fenajufe, Sindjus/DF e demais servidores do Judiciário Federal e MPU em frente ao STF, às 15 horas

09/4 – Dia Nacional de Paralisação

22 a 29/3 – Intensificação da mobilização e construção da greve por tempo indeterminado 29/4 – indicativo de greve por tempo indeterminado

10/5 – Reunião Ampliada da Fenajufe

 Convocação extraordinária de instância para enfrentamento de qualquer iniciativa que fragmente e não contemple o conjunto da categoria.

 Fazer esse debate nos locais de trabalho

 As propostas de carreira serão encaminhadas para a reunião do GT de carreira do dia 22/3.

(7)

7

Também foi aprovada resolução contra a ofensiva do STF e STJ que estão atuando para dividir a categoria com elaboração de proposta que visa criar carreira própria nos seus respectivos órgãos.

Todo apoio aos sindicatos filiados à Fenajufe.

Um golpe está sendo gestado contra os trabalhadores do Judiciário Federal. A proposta de carreira exclusiva para os servidores do STF e o grupo de trabalho no STJ com o mesmo objetivo abre caminho para o desmoronamento de nossa unidade nacional e coloca em questão a existência da própria federação.

Os 20 anos de nossa entidade serviram para nos ensinar que nossa força está na união de todos os ramos e graus do Judiciário Federal.

A posição dos sindicatos filiados contra a carreira exclusiva deve receber o mais amplo apoio da Fenajufe e de todos os sindicatos filiados.

Não a divisão da categoria! Reajuste para todos!

Após uma ampla rodada de falas, foi definido o seguinte calendário unificado:

 Dia 07.04.2014 – Ato público no Rio de Janeiro no DIA MUNDIAL DA SAÚDE em defesa de saúde pública e gratuita com qualidade. O Fórum orienta que as entidades enviem representação para essa atividade.

 Dia 08.04.2014 – Dia Nacional de Luta dos SPF com paralisações, mobilizações e Atos Públicos Unificados em todos os estados.

 Dia 11.04.2014 – Reunião Ampliada do Fórum das Entidades Nacionais. Local: CONDSEF – 09h00min.

 01.05.2014 – Participação nos atos do Dia do (a) Trabalhador (a).

 Dia 07.05.2014 – Indicativo de realização de uma Marcha dos Servidores Federais à Brasília.

 Dia 08.05.2014 – Indicativo de realização de Plenária Nacional dos SPF. Calendário geral das entidades:

 31.03 e 01.04.2014 – Intensificação das atividades de construção e ampliação da greve da FASUBRA.

 01.04.2014 - Dia de luta, mobilização e manifestações dos servidores do IBGE em todos os estados.

 02.04.2014 – 15 horas: Ato do judiciário Federal no STF, Brasília. 16 horas: Vigília no MEC e audiência sobre EBSERH, Brasília.

Comunicação:

 Ratificamos que as entidades devem assistir e discutir o vídeo elaborado pelo ASSIBGE-SN, de maneira que possamos definir sobre sua divulgação na próxima reunião do Fórum das Entidades. Abaixo, link para acesso:

https://vimeo.com/89461870 Senha: servidores

Finanças:

A CONDSEF apresentou um apanhado dos gastos acumulados em 2013 e 2014 e solicitou que as entidades efetuem o acerto o mais breve possível. O Fórum delibera que as entidades coloquem em dia suas obrigações com os rateios de custos das atividades e repassem o valor correspondente para a Tesouraria da CONDSEF.

A T E N Ç Ã O

PRÓXIMA REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DAS ENTIDADES DOS SPF DIA 11 DE ABRIL DE 2014 – 9 HORAS.

AUDITÓRIO DA CONDSEF, BRASÍLIA/DF

INFORMES DE BASE

SINTESAM: “Os técnico-administrativos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que

estão em greve há 11 dias, realizaram assembleia geral na Faculdade de medicina, na manhã desta quinta-feira (27), quando aprovaram a continuidade da greve por tempo indeterminado

(8)

8

e debateram questões sobre o direito de greve, serviços essenciais e assédio moral por parte de gestores que estariam fazendo pressão nos servidores para evitar a adesão ao movimento. Na assembleia foi informado que a maioria dos servidores da Faculdade de Medicina não paralisou as atividades por dúvidas sobre a essencialidade dos serviços. O comando de greve esclareceu que é considerada quebra de essencialidade o que possa causar riscos à vida e ao patrimônio público e humano. Neste sentido, a Faculdade de Medicina não está enquadrada neste critério e deve parar.

A Coordenadora-Geral Crizolda Araújo informou ainda que o Consuni (Conselho Universitário) manifestou o apoio ao movimento grevista dos técnicos-administrativos em educação das instituições federais de ensino superior em todo o país. A moção de apoio e solidariedade foi aprovada na reunião da terça-feira (25) passada. O apoio significa reconhecimento de que a greve é um direito público consagrado na Constituição Federal a todos os trabalhadores brasileiros, incluindo os servidores públicos, independente de sua condição contratual. Portanto os gestores da UFAM não podem fazer ameaças ou apontar faltas ao servidor em greve.

Ao final da reunião foi aprovada a realização da próxima assembleia geral na terça-feira (01), às 9h, na FCA (Faculdade de Ciências Agrárias). Encontro em que o comando de greve apresentará o calendário de atividades para a semana, incluindo a realização de um ato público na entrada do Campus Universitário da UFAM (Bosque da Resistência). Proposta aprovada na assembleia da última terça-feira (25), no hall da FCA.

Por último foi informado que o Comando Local de Greve está instalado na sede da CIS (Comissão Interno de Supervisão da Carreira), no setor sul do Campus Universitário.

Após a assembleia o comando de greve se dirigiu a Sala 2.10 da Faculdade de Medicina onde estava acontecendo uma apresentação publicitária da Ebserh aos servidores do Hospital Universitário Getúlio Vargas. Lá encontramos um sujeito autoritário, representante da direção nacional da empresa que limitava nossas intervenções e questionamentos. No entanto o Comando firmou a posição da categoria contrária a esse modelo administrativo, ao comportamento autoritário do interlocutor da Ebserh e ao seu discurso difamador contra a Fasubra e sindicatos filiados ao qual citou terem abandonado os trabalhadores terceirizados e os empregados da Ebserh. Informamos ainda que o mesmo citou conversações da Ebserh com a CUT, a Condsef e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social para representar os empregados da Ebserh. Contestamos a informação, reiteramos que a CUT e demais citados não representam desde a Reforma da Previdência/2003 os interesses dos trabalhadores da educação superior.

Deixamos claros que não abandonaremos nossos companheiros da saúde, nem ainda as instituições essenciais para a o fortalecimento da saúde pública, em especial o SUS.

Quanto ao interior, informamos que as distâncias geográficas fragilizam nosso acompanhamento detalhado, o que temos de informe através de ligações telefônicas que os campi de Itacoatiara, Coarí, Humaitá e Parintins estão em greve com pauta interna deliberada e paralisação total. Aguardamos de Benjamin Constant, que se reunirá novamente no dia 31 de março para iniciarem a paralisação.”

SINTUNIFAL: “Foi realizado Assembléia dia 21.03.2014 (sexta-feira), discutido o documento

enviado pelo MEC para Federação. Também foi debatido a questão da greve e após colocado em votação. Não foi aprovado pelos presentes na Assembléia o ingresso na greve. Deixamos aqui um alerta e não desculpa da nossa dificuldade de ingressar na greve, temos um quadro muito reduzido de servidores TAE's . Não filiamos trabalhadores terceirizados no Sindicato. E a terceirização já gasta mais de 60% do orçamento da UNIfal-MG. Conforme documentos enviados para Federação, e já confirmado por Diretor da Fasubra-sindical,que somos o único Sindicato que enviou todos os dados sobre a terceirização. Quando falamos em alerta é pelo fato que cada vez mais servidores do quadro estão aposentando e mais terceirizado ingressando naqueles cargos que não concordamos que informam estar extintos. Faço mais uma vez a denuncia que os cargos de auxiliar de laboratório, auxiliar de administração, auxiliar de biblioteca são ocupados por trabalhadores terceirizados e não pode, fazem parte do PCCTAE. É isto que a Fasubra-sindical precisa fazer, um levantamento URGENTE nas IFES e fazer com que o governo abra concurso. Os cargos de motorista e vigilante também estão na mesma linha de discussão. São estes servidores destes cargos que ajudam a construir a greve e por isto temos esta dificuldade aqui. Estes servidores são a base de construção do Sindicato, porque tem cargos que ignoram o Sindicato, querem somente o lucro da conquista de uma greve. Temos que combater para dar uma basta nesta terceirização ou no futuro pode não mais existir Sindicato e até Fasubra-sindical, porque terceirizado não faz greve e nem reivindica. Isto virou uma alternativa para a administração das IFES e Reitor em muitas situações, ficar livre dos TAE'S concursados da base, com a desculpa esfarrapada que são cargos extintos. É um "prato cheio" para o governo este enfraquecimento da categoria

(9)

9

com esta terceirização imposta, estão deixando esta confusão de cargo extinto ou em extinçaõ e a Federação tem que achar uma maneira de reverter isto.”

SINTAD: “O comando de Greve de Palmas convoca todos os servidores

Técnicos-Administrativos para Assembléia dia 31/03, segunda-feria, as 09:30 no Auditório do Bloco IV, Pauta:

Informes Nacionais;

Sugestões de pautas internas; Novos Rumos da Greve;

Servidores com cargos comissionados e funções gratificadas.”

SIND. ASSUFOP: “Poucos setores da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) resistem à

greve dos servidores Técnico-administrativos em Educação (TAE’s), que segue forte, com a adesão de 90% dos trabalhadores. De acordo com o Comando Local de Greve, na primeira semana foram lacrados os acessos aos setores de Transporte e Almoxarifado.

“Não entra e nem sai nada que a gente não libere, sem contar os outros setores que não foram completamente fechados, mas que temos o controle, como a Biblioteca e o Restaurante Universitário, que fecham as portas essa semana e só reabrem após negociação e deliberação do comando”, avalia o diretor do Sindicato ASSUFOP, Sérgio Neves, membro do Comando Local de Greve (CLG).

Segundo o comando de greve, os serviços que ainda estão funcionando na UFOP estão sendo executados por servidores ocupantes de cargos de confiança e, por isso, não pararam, ou alguma outra atividade que tenha sido liberado. “É muito positiva a mobilização. A universidade na parte do técnico-administrativo está praticamente parada, com mais de 90% dos serviços interrompidos”, avalia o diretor Sérgio Neves.

Com 90% dos servidores TAE’s em greve, a comissão de negociação da administração UFOP sentou com o Comando Local de Greve para discutir a pauta interna. O reitor Marcone Jamilson de Freitas participou do encontro, na sexta-feira (21), reconheceu o movimento e declarou apoio aos servidores.

“Tivemos a presença do reitor, que fez um relato inicial importante, de compromisso, inclusive, de levar a Brasília as questões que ele julga pertinente, e defender junto a ANDIFES a pauta colocada pelos trabalhadores, tanto nível local quanto nacional. São questões que o reitor acha possíveis de serem negociadas pelo Ministério da Educação, e outras que ele se comprometeu em posicionar a favor dessa pauta justa colocada pelos servidores”, disse o ex-reitor João Luiz Martins, atual pró-ex-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFOP.

João Luiz avalia como positiva a primeira rodada de negociação. “Fomos bem recebidos, e agora o sindicato, por meio do seu comando de greve, vai fazer as suas reuniões e nos dar as respostas. Eu acredito que vamos conseguir avançar porque negociação é assim, a gente ganha e perde, é natural”, disse o pró-reitor.

O diretor do Sindicato ASSUFOP e membro do Comando Local de Greve, Sérgio Neves, avalia como “bastante positiva” a reunião com a comissão da Reitoria da UFOP. “Ficou evidenciado que o técnico-administrativo tem importância vital para a UFOP. A gente vê no dia a dia, e mesmo por parte do Governo Federal, a desvalorização dos servidores, mas quando a administração senta para negociar e a gente vê que, sem a gente, a maioria das atividades da UFOP não acontece.Isso é positivo porque demonstra a importância da nossa atividade. Por outro lado, nas conversas que tivemos, notamos que a administração da UFOP percebeu o nosso movimento como importante e justo. Estamos no caminho correto. Isso mostra que a UFOP tem uma visão diferenciada de outras universidades que perseguem os trabalhadores, e aqui a gente vê que isso não ocorre”, avalia Sérgio Neves, diretor do Sindicato ASSUFOP. AGENDA DA GREVE

A próxima Assembleia Geral dos TAE’s da UFOP acontece segunda-feira (31/03), às 14 horas, na sede do Sindicato ASSUFOP, em Ouro Preto. Em pauta, informes locais e nacionais e deliberações da greve.

COMANDO DE GREVE EM AÇÃO. Uma das ações do Comando Local de Greve dos servidores da UFOP foi lacrar com correntes e cadeados o acesso ao Setor de Transporte da UFOP, no campus Morro do Cruzeiro.”

SIND. ASSUFOP: “Nesta sexta-feira (28) acontece a segunda rodada de negociação entre o

Comando Local de Greve e a comissão de representantes da Reitoria da UFOP.”

“Em Assembleia Geral, realizada no dia 17 de março, os Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFOP avaliaram os documentos “Conquista se garante com sabedoria”, da Oposição Cutista na FASUBRA e “É preciso lutar... é possível vencer”, enviados pelo ID MAR02.

(10)

10

A posição da AG foi de duras críticas ao documento do campo Cutista, que propõe à categoria desrespeitar a decisão de uma plenária e suspender a greve antes mesmo de sua deflagração. O documento tem como foco principal ataques pessoais a coordenadores do bloco de esquerda e não apresenta elementos substanciais que justifiquem a suspensão proposta.

Pior que isso: tenta de forma vergonhosa ludibriar a categoria, tentando convencê-la de avanços na negociação. São puras falácias. Nenhum elemento colocado pelo MEC e defendido pelo campo Custista, representa avanço.

É um desrespeito à inteligência da categoria tentar convença-la de avanços em promessas que não passam de pura enrolação.

Caso o governo estivesse verdadeiramente disposto a cumprir os “compromissos” assumidos no Ofício enviado à Fasubra, não bastaria um protocolo de intenções. Seria necessário o envio de Projetos de Lei e aprovação destes pelo Congresso.

Ficamos estarrecidos com a disposição do campo “cutista” em repetir o mesmo erro do acordo de 2012, concordando com um cronograma de resolutividade dos relatórios dos GTs, mesmo com a afirmação do governo de que não concordará com nenhuma resolução que implique em repercussão financeira.

Nessas negociações, os aposentados foram literalmente RIFADOS. Sequer se fala no GT reposicionamento, que já finalizou seus trabalhos em maio de 2013. O somatório de cargas horárias para progressão por capacitação para os trabalhadores foi esquecido.

Ao elencar diversos pontos que não foram pautados nas reuniões com o governo, responsabilizando os diretores do bloco de esquerda, os Cutistas dão a entender que não havia representação deles nessas reuniões. Parece que a omissão destes pontos foi estratégico por parte dos governistas da direção, por que é sabido que a resposta do governo a estes itens seria um sonoro NÃO. Se é verdade que alguns coordenadores cochilaram, porque os outros se omitiram?

É importante frisar que vários pontos de discussão, como o FUNPRESP, reforma da previdência (presente do governo Lulla aos servidores públicos), são da pauta geral dos SPFs e os membros do campo Cutista bem sabem disso.

Ao acusar alguns coordenadores de omissão desses pontos na negociação com o governo, agem deliberadamente de má fé, buscando a desconstrução da mobilização e visando confundir ainda mais a categoria.

A greve foi deflagrada por decisão da base da categoria e é dever de todos os componentes da Direção Nacional da Fasubra (governistas ou não), conduzirem o movimento de maneira firme, responsável e honesta, rumo a conquistas para a categoria.

A disputa eleitoral não pode se sobrepor aos interesses de quase 200 mil trabalhadores. Firmes na Luta!

Por uma Greve Forte e Vitoriosa!”

SIND. ASSUFOP: “COM 90% DOS SERVIDORES EM GREVE, REITORIA NEGOCIA

Poucos setores da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) resistem à greve dos servidores Técnico-administrativos em Educação (TAE’s), que segue forte, com a adesão de 90% dos trabalhadores. De acordo com balanço do Comando Local de Greve, na primeira semana foram lacrados os acessos aos setores de Transporte e Almoxarifado.

“Não entra e nem sai nada que a gente não libere, sem contar os outros setores que não foram completamente fechados, mas que temos o controle, como a Biblioteca e o Restaurante Universitário, que fecham as portas essa semana e só reabrem após negociação e deliberação do comando”, avalia o diretor do Sindicato ASSUFOP, Sérgio Neves, membro do Comando Lo-cal de Greve (CLG).

Segundo o comando de greve, os serviços que ainda estão funcionando na UFOP estão sendo executados por servidores ocupantes de cargos de confiança e, por isso, não pararam, ou alguma outra atividade que tenha sido liberado. “É muito positiva a mobilização. A universidade na parte do técnico-administrativo está praticamente parada, com mais de 90% dos serviços interrompidos”, avalia o diretor Sérgio Neves.

REITOR DA UFOP APOIA GREVE E PROMETE DEFENDER OS TAE’S

Com 90% dos servidores TAE’s em greve, a comissão de negociação da administração UFOP sentou com o Comando Local de Greve para discutir a pauta interna. O reitor Marcone Jamilson de Freitas participou do encontro, na sexta-feira (21), reconheceu o movimento e declarou apoio aos servidores.

“Tivemos a presença do reitor, que fez um relato inicial importante, de compromisso, inclusive, de levar a Brasília as questões que ele julga pertinente, e defender junto a ANDIFES a pauta colocada pelos trabalhadores, tanto nível local quanto nacional. São questões que o reitor acha possíveis de serem negociadas pelo Ministério da Educação, e outras que ele se comprometeu

(11)

11

em posicionar a favor dessa pauta justa colocada pelos servidores”, disse o ex-reitor João Luiz Martins, atual pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFOP.

João Luiz avalia como positiva a primeira rodada de negociação com os trabalhadores. “Fomos bem recebidos, e agora o sindicato, por meio do seu comando de greve, vai fazer as suas reuniões e nos dar as respostas. Eu acredito que vamos conseguir avançar porque negociação é assim, a gente ganha e perde, é natural”, disse o pró-reitor.

“NEGOCIAÇÃO COM A REITORIA FOI POSITIVA”

O diretor do Sindicato ASSUFOP e membro do Comando Local de Greve, Sérgio Neves, avalia como “bastante positiva” a reunião com a comissão da Reitoria da UFOP. “Ficou evidenciado que o técnico-administrativo tem importância vital para a UFOP. A gente vê no dia a dia, e mesmo por parte do Governo Federal, a desvalorização dos servidores, mas quando a administração senta para negociar e a gente vê que, sem a gente, a maioria das atividades da UFOP não acontece. Isso é positivo porque demonstra a importância da nossa atividade. Por outro lado, nas conversas que tivemos, notamos que a administração da UFOP percebeu o nosso movimento como importante e justo. Estamos no caminho correto. Isso mostra que a UFOP tem uma visão diferenciada de outras universidades que perseguem os trabalhadores, e aqui a gente vê que isso não ocorre”, avalia Sérgio Neves, diretor do Sindicato ASSUFOP. AGENDA DA GREVE

Na segunda-feira (24), o Comando Local de Greve dos TAE’s da UFOP encaminhou dois (02) representantes para compor o Comando Nacional de Greve, em Brasília.

SERVIDORES DEFLAGRAM GREVE COM QUORUM EXTRAORDINÁRIO

Os servidores técnico-administrativos em educação (TAE’s) da UFOP entraram em greve na segunda-feira, 17 de março. A decisão foi aprovada em assembleia com a presença de quase 400 trabalhadores.

“Em uma assembleia com quorum extraordinário, foi decidida a deflagração da greve com somente um voto contrário e seis abstenções. Todos os serviços na UFOP serão paralisados. Se preciso for vamos fechar a universidade literalmente para que a nossa greve obtenha resultados concretos”, destaca a presidente do Sindicato ASSUFOP, Luiza Marillac dos Reis. A decisão dos TAE’s da UFOP ratifica a proposta aprovada na Plenária Nacional da FASUBRA Sindical, realizada em Brasília, nos dias 8 e 9 de fevereiro, quando foi expressa a revolta da categoria com o Governo Federal e o descaso com que vem tratando os trabalhadores em educação.

Entre as reivindicações da categoria, está o cumprimento integral do acordo de greve de 2012, reconhecendo os certificados de capacitação que os aposentados já possuem quando da constituição da carreira, e cronograma com resolutividade para a negociação dos relatórios de todos GT’s. Com a paralisação, os serviços como biblioteca, laboratórios e transporte ficam afetados.

No ofício encaminhado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) infor-mando sobre a pauta aprovada pela categoria, a FASUBRA cobra o aprimoramento da carreira, o cumprimento do acordo de greve de 2012, a implantação dos turnos contínuos com jornada de trabalho de 30 horas sem redução salarial, a revogação da Lei da EBSERH, entre outras.”

SINTEMA: “Na assembleia geral do SINTEMA, realizada no dia 26 do corrente, os

técnico-administrativos em educação da UFMA, após inúmeras intervenções que buscaram refletir sobre as razões e o que se espera da greve da categoria deflagrada em plenária nacional a partir de 17 de março, analisaram duas propostas apresentadas à Mesa: 1) estado de greve agregado à constituição de comissão de mobilização e 2) adesão à greve geral da categoria com a composição do comando local de greve (CLG).

Postas em votação as duas propostas, os TAEs decidiram, por ampla maioria, pela deflagração da greve local, a partir do dia 31 de março.

Na sequência, foi aprovado o Fundo de Greve e a constituição do CLG que deverá se reunir tão logo a greve seja oficializada junto à administração superior da Universidade, no intuito de programar as atividades do movimento e deliberar sobre a ida de representantes da Entidade à Brasília para compor o Comando Nacional de Greve.”

ASSUFBA-SIND.: “Assufba realiza assembleia de Greve seguida de passeata

Os técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) participaram na manhã do dia 27/03, de uma Assembleia Geral, na Faculdade de Arquitetura, onde receberam os informes nacional e local da greve da categoria, que já está em seu 11º dia. A Assufba Sindicato, através de sua Coordenação informou sobre o movimento nacional que já conta com 26 universidades paradas em todo o país.

A assembleia foi aberta pelo coordenador Jurídico da Assufba, Paulo César Vaz, que fez várias abordagens sobre o movimento paredista e sobre as eleições do Complexo-HUPES. Os servidores

(12)

12

foram esclarecidos também sobre o andamento da greve nas unidades da UFBA. Segundo Antônio Bomfim Moreira, coordenador de Formação Sindical, muitas unidades seguem totalmente paradas e algumas trabalham com funcionários terceirizados. Já Eliete Gonçalves, coordenadora de Políticas Sociais da Assufba, representando o HUPES, disse que a categoria priorizou a responsabilidade, pois o trato deles é com vidas, e trabalham em escala especial, firmando o acordo de 50% no atendimento.

Ao fim da assembleia, a categoria participou de duas votações, acatadas por unanimidade, uma pela continuidade da Greve, e a outra pela ocupação da Reitoria da UFBA, em uma vigília a partir das 9h, do dia 31/03 (segunda).

Passeata - Ao fim da assembleia os servidores saíram em passeata, e seguiram até a Reitoria com palavras de ordem, engradecendo o movimento. Para Paulo Vaz, essas atividades são muito importantes, pois levam à sociedade o que realmente acontece por trás dos portões da Universidade. “O governo Federal não cumpriu com o acorde da Greve de 2012, e nós estamos aqui para dialogar com a sociedade, e mostrar que o que queremos é a valorização do servidor”, disse. Ao chegar na Reitoria os técnicos continuaram seus protestos com a ajuda de um carro de som, apitos e buzinas.”

ASSUFBA-SIND.: “Assufba Sindicato realiza ato na UFRB e traça calendário de lutas

O Comando Local de Greve da Assufba Sindicato (UFRB) se reuniu na manhã do dia 26/03, no prédio Central da Reitoria, para a execução de um ato de Greve, que foi decidido na última reunião do Comando. Ficou definido no local que os setores que estivessem em funcionamento seriam fechados, como ação prevista e informada à Progep (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal), CDP (Centro de Desenvolvimento da Pecuária), Cad (Coordenação de Administração de Pessoal), Propaae (Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis) e Proext (Pró-Reitoria de Extensão). Seguindo com o movimento, os servidores se dirigiram ao prédio da Surrac (Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos).

Os técnico-administrativos seguiram por outras unidades da UFRB, como COTEC (Coordenadoria de Tecnologia da Informação) e SIPEF (Superintendência de Implantação e Planejamento do Espaço Físico), solicitado que os presentes se suspendessem as atividades administrativas, logo após o prédio foi lacrado. O Comando visitou ainda a sede administrativa, Biblioteca Central e Hospital Veterinário.

Ao final das atividades foi realizada uma reunião foi possível avaliar a ação do dia e construir um calendário de greve para a próxima semana.

Calendário UFRB

31/03 (segunda) - Atividade de Greve da Assufba em conjunto com a Apur e CCE. Palestra com tema Ditadura Militar, na sede da seção local da assufba (horário a combinar);

01/04 (terça) - Reunião do Comando Local, na Sede da Seção Local da Assufba (Cruz das Almas), às 8h, com fechamento de setores;

03/04 (quinta) - Atividade de Greve na inauguração do Hospital Veterinário.”

ASSUFBA-SIND.: “Comando Local de Greve reúne servidores em Estágio Probatório

Nesta terça (25), a ASSUFBA Sindicato promoveu uma reunião com os servidores recém-ingressos na Universidade Federal da Bahia (UFBA). No encontro realizado na Faculdade de Arquitetura, a coordenação levou vários documentos jurídicos no sentido de esclarecer os trabalhadores em período de estágio probatório em função de licenças e afastamentos do servidor e que garantem também a participação destes trabalhadores em greves.

A coordenação apresentou o comunicado da ASSUFBA sobre Estágio Probatório e Greve que explica em linhas gerais que, embora, os servidores em estágio probatório não sejam ainda estáveis no serviço público ou no cargo que ocupam, devem ter assegurado os direitos previstos aos demais servidores, sendo assim não há nenhum impedimento legal de exercer seu direito constitucional a greve.

“Diversas decisões judiciais garantem aos servidores em estágio probatório o direito à greve, sem prejuízos de avaliação. A própria Procuradoria Federal junto à UFBA na Nota Técnica

(13)

PF-13

UFBA N° 569/2011 emitiu parecer entendendo “ser possível e legítimo o exercício do direito de greve por servidor público em estágio probatório, seja ele técnico ou professor”, ressaltou a coordenadora Geral, Cássia Virginia B. Maciel.

A coordenação da entidade também apresentou aos trabalhadores a Resolução Nº03/04 que dispõe sobre o estágio probatório dos servidores concursados para cargos técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia.

“No período do Probatório, é comum o trabalhador enfrentar situações muito sérias de postura de colegas e até de gestores em relação aos servidores que se encontram em estágio probatório. Por isso, estamos realizando essa reunião com vocês para que possam nos relatar algum problema em suas respectivas unidades para que possamos tomar as devidas providências”, disse o coordenador Geral Renato Jorge Pinto.

Conflitos

“No período da Greve são intensificados os conflitos e dúvidas sobre a participação no movimento. Por esse motivo, não podemos deixar de realizar essa reunião com vocês para tratar dessas dificuldades para quem está chegando à Universidade e se depara com uma greve”, alertou Antônio Bomfim Moreira, coordenador de Formação Sindical.

Vários servidores tiraram dúvidas sobre a participação nas ações de luta durante a greve e também ouviram depoimentos de alguns trabalhadores que participaram de greves anteriores enquanto estavam em estágio probatório, promovendo assim uma troca de experiências.”

SINTESPB: “Assembleia decide pela continuidade da greve e delibera outros

encaminhamentos.

Os servidores da UFPB, mais uma vez reunidos em assembleia geral, no auditório do SINTESPB, na manhã desta quinta-feira, 27, decidem pela continuidade do movimento paredista até que suas reivindicações sejam atendidas na totalidade pelo Governo Federal. Os técnico-administrativos da UFPB também deliberaram sobre vários encaminhamentos com vistas ao fortalecimento da greve. Entre as propostas aprovadas constam a possibilidade de realizar atividades que dê mais visibilidade ao movimento, permanência dos representantes da base do SINTESPB no Comando Nacional de Greve por até dez dias, elaboração de notas de repúdio contra a postura da reitora da UNB pela judicialização da greve e contra o reitor da UFCG pela decisão monocrática de adesão à EBSERH.

Como programação de mobilização do movimento, os grevistas decidiram participar das atividades do Comitê Paraibano Memória, Verdade e Justiça pela passagem dos “50 anos de resistência e repúdio ao Golpe Militar”, iniciando nesta sexta-feira, na solenidade de instalação do comitê municipal da Verdade e na próxima segunda-feira, às 09h participando da Caminhada da Resistência, com saída da UFPB, em frente ao CCHLA, passando pela Escola Presidente Médici e encerrando com um ato público em frente ao mercado do Castelo Branco. O objetivo da caminhada é sensibilizar a comunidade do bairro para a mudança do nome da Avenida principal para Presidente João Goulart e do Colégio Médici para João Pedro Teixeira, promovendo e forma simbólica, as mudanças nos letreiros e placas alusivas aos ditadores presidentes. Às 14h, será a vez do auditório do SINTESPB sediar a palestra “Os reflexos político-sociais da Ditadura Militar na UFPB”.

As assembleias realizadas nos campi da UFCG aprovaram greve a partir da próxima segunda-feira, 31/03.

URGENTE: Informamos que no final da tarde de hoje, 27/03, fomos surpreendidos com uma Liminar expedida pela Justiça Federal, a pedido da UFPB, através da Procuradoria Jurídica, determinando a abertura do portão do ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley – HULW, com multa de R$ 5.000,00 diária, caso haja descumprimento.

O quadro de judicialização em vários Estados, merece uma avaliação por parte do Comando Nacional de Greve e da Direção da FASUBRA.

Estamos no aguardo da avaliação por parte do Comando Nacional de Greve do ofício encaminhado pelo Governo, atendendo, ainda que parcialmente, parte da nossa solicitação. CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

SEXTA-FEIRA (28/03/2014) 07h00: Panfletagem no HULW

(14)

14

09h00: Participação no Conselho Universitário para propor nota de apoio à greve 14h00: “50 ANOS DO GOLPE MILITAR NA OAB"

SEGUNDA-FEIRA (31/03/2014)

08h00: Participação na caminhada da resistência democrática 14h00: Debate “Os reflexos da Ditadura da UFPB”

TERÇA-FEIRA (01/04/2014)

10h00: Assembleia no Auditório do HULW para discutir a organização da nossa greve naquela Instituição.

PARTICIPEM, A GREVE E DE TODOS NÓS”.

SINTUFSC: “Os trabalhadores da UFSC reunidos em assembleia geral no dia 27-03-2014, 14h

no auditório do HU deliberaram pelos seguintes encaminhamentos: Foram aprovados em bloco os seguintes encaminhamentos: 1- próxima AGP dia 01 de abril, terça-feira, 8 horas na rótula do DAE; 2- Transferir a reunião do Comando Local de Greve, em virtude de que será realizada uma assembleia geral estatutária às 9 horas, no Sintufsc, para prestação de contas 2013; Próxima reunião do Comando Local de Greve será realizada na segunda-feira, dia 31.03.3014, às 14 horas, do qual serão organizadas as atividades para a próxima terça-feira e as demais atividades de greve para a próxima semana; 3 - Solicitar ao Comando Nacional de Greve para que se manifeste repudiando nacionalmente o fato ocorrido, utilizar como base à nota de repúdio feita à Polícia de SC, sobre o conflito ocorrido na UFSC. Assinaram a lista de presença 97 trabalhadores.”

SINTEST-RN: “Assembleia delega ao CLG decisão sobre greve na área da saúde

A assembleia desta última quinta-feira (27), realizada no auditório da reitoria da UFRN, teve como um dos pontos principais de discussão a greve na área da saúde. Na avaliação foram levantados os vários problemas que hoje os servidores daquela área enfrentam para entrar na greve, tais como a entrada da Ebserh na gestão dos hospitais universitários (HUs) e o Adicional por Plantão Hospitalar (APH).

Entre várias propostas surgidas de criação de um comando local de greve específico no complexo de saúde, de reuniões alternadas entre Campus e Saúde do Comando Local de Greve (CLG) já existente e outras, ficou aprovado que o o atual CLG terá autonomia para decidir os próximos passos dessa questão.

Outros encaminhamentos

Durante a assembleia outras importantes deliberações foram discutidas e aprovadas:

- Calendário de atividades da semana com a inserção da Sessão Popular da Câmara Municipal, proposta pelo técnico-administrativo da UFRN e vereador Sandro Pimentel, que trará como tema a greve nas universidades.

- Moção de apoio à dirigente sindical Jaciara que foi agredida fisicamente e moralmente. A moção foi aprovada por unanimidade deixando claro o repúdio da categoria dos técnicos a atitudes machistas e de violência contra a mulher.

- Continuidade da greve por tempo indeterminado. Calendário de Greve

28/03 - sexta-feira

08h - Assembleia da CAURN na BCZM

14h - Reunião do Comando Local de Greve no auditório do SINTEST/RN 31/03 - segunda-feira

7h - Mobilização com ato público e marcha saindo do HUOL e passando pela MEJC, com bandinha da greve e interdição momentânea do trânsito em frente ao HUOL

8h30 - Palestra sobre os 50 anos do Golpe Militar no Brasil, no auditório do DCEN da Ufersa (Mossoró). Palestrante: José Rebouças da Costa, coordenador geral do SINTEST/RN

14h30 - Panfletagem na parada de ônibus no Via Direta 01/04 - terça-feira

9h - Sessão popular da Câmara Municipal de Natal sobre a greve dos TAs das IFES, por iniciativa do vereador Sandro Pimentel do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Local: Reitoria

14h - Reunião do Comando Local de Greve no auditório do SINTEST/RN 02/04 - quarta-feira

6h30 - Reunião com mobilização e distribuição de material sobre a greve no Setor de Transportes da UFRN (vizinho à Comperve)

14h - Reunião do Comando Local de Greve no auditório do SINTEST/RN 03/04 - quinta-feira

8h30 - Assembleia Geral na Reitoria da UFRN (Natal) 8h30 - Assembleia Geral na Reitoria da Ufersa (Mossoró)

(15)

15

14h - Reunião do Comando Local de Greve no auditório do SINTEST/RN

04/04 - sexta-feira

9h - Concentração no pátio da Reitoria para saída em caminhada pelo Campus Central da UFRN, com acompanhamento da banda da greve com músicas carnavalescas

14h - Solicitar apoio ao CONSUNI, na sala dos Colegiados Superiores, no 1º andar do prédio da Reitoria, com todos os grevistas.”

SINTUFERPE: “Greve dos técnico-administrativos da UFRPE está sendo marcada por

informação e conscientização

A greve que teve início no dia 17 de março de 2014 está crescendo cada vez mais forte na UFRPE. Os técnico-administrativos da universidade vêm se concentrando todos os dias no comando de greve instalado em frente à Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEP). Informes locais e nacionais são sempre repassados para manter a categoria a par do que vem acontecendo no dia a dia do movimento. Os companheiros representantes do SINTUFEPE/UFRPE no CNG/FASUBRA, Elcir Barbosa e Durval Rodrigues, estão diariamente elaborando relatórios sobre as atividades ocorridas em Brasília. Nos campi avançados também não é diferente, além da representação da diretoria do sindicato, que vem sendo ampliada a cada semana, companheiros e companheiras das unidades também estão fortalecendo a greve e encaminhando seus informes.

No dia 19 de março foi realizada uma assembleia no CLG para fazer uma avaliação dos documentos do CNG da FASUBRA. Na ocasião os servidores e servidoras rejeitaram as propostas governistas e aprovaram a continuidade da greve. Arrastões nos setores estão sendo realizados para mobilizar os companheiros e companheiras sobre a pauta de reivindicações e a importância da greve. Na sexta-feira (21), o comando foi instalado na reitoria.

A segunda semana da greve começou com informação no campus Dois Irmãos, em Recife. Pela manhã foi realizado um debate sobre as questões do orçamento. Você sabe para onde vai o dinheiro do governo federal? Essa é a pergunta que abriu a discussão. As questões do orçamento, a dívida pública, os serviços públicos, entre outros pontos, foram assuntos da palestra ministrada por Guilherme Fonseca, do Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos, o ILAESE. O debate foi bastante descontraído com os servidores e servidoras da universidade, que puderam participar de uma dinâmica com um bolo e uma ilustração que representavam o orçamento geral da União previsto para 2014. Guilherme apresentou para a categoria um gráfico disponibilizado pela Auditoria Cidadã, enfatizando sempre a porcentagem que é destinada aos juros e amortizações da dívida, chegando a 42,04%. Enquanto para áreas como a educação e saúde, apenas 3,49% e 4,11%, respectivamente.

Na última quarta-feira (26), os técnico-administrativos da Unidade Acadêmica de Garanhuns se reuniram para traçar estratégias de conscientização da greve para a comunidade acadêmica. Diversas atividades foram sugeridas, com o foco em esclarecer para toda comunidade sobre o significado desse momento de greve. Logo após, os técnicos tiveram a oportunidade de saber mais sobre Autonomia Universitária, com Lenilson Santana, do Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos, ILAESE. Na próxima terça-feira, 01 de abril, quando será realizada a aula-magna, haverá uma panfletagem na unidade de Garanhuns para conscientizar sobre a necessidade da greve e mostrar para a sociedade as reivindicações defendidas pela categoria.

Na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), os companheiros Fernando Revoredo e Feliciano Espinhara foram os responsáveis por acompanhar as atividades e mobilizar a categoria. O CLG/UAST fechou e aprovou o cronograma da próxima semana. Na próxima quarta-feira (02) acontecerá a aula magna na unidade e os técnicos farão um ato público, assim como em Garanhuns. Foi chamada atenção para uma reivindicação interna: as técnicas e técnicos que possuem filhos em escolas infantis solicitam da administração superior da UFRPE trabalharem horários corridos, através de rodízios. Também ficou encaminhada a realização de debates na UAST.

Na quinta-feira (27) foi realizado mais um debate na UFRPE/Recife, desta vez sobre a violência contra a mulher. O encontro foi ministrado por Ana Cristina, do Movimento Mulheres em Luta (MML). Na ocasião foram repassados dados sobre a violência contra a mulher, jornada de trabalho, opressão, etc. Foi feita uma dinâmica com os presentes que responderam a um questionário sobre o assunto.

Na mídia – A greve dos técnico-administrativos da UFRPE teve até agora bastante visibilidade na mídia local. O SINTUFEPE/UFRPE participou de entrevistas para a mídia impressa, rádio e TV. A comunicação do sindicato, junto aos comandos de greve dos campi avançados, também estão produzindo releases para serem enviados aos veículos de comunicação das cidades. Abaixo acesse os links para ver o que saiu até agora na mídia:

(16)

16

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2014/03/17/tecnicos-administrativos-da-ufrpe-entram-em-greve-nesta-segunda-feira-121673.php http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/03/17/tecnico-administrativos-da-ufrpe-deflagram-greve-nesta-segunda-feira/ http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida- urbana/2014/03/16/interna_vidaurbana,494252/tecnico-administrativos-da-ufrpe-deflagram-greve-nesta-segunda-feira.shtml http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/noticias/arqs/2014/03/0209.ht ml http://www.cbnrecife.com/noticia/tecnicos-da-ufrpe-paralisam-atividades-a-partir-de-segunda-feira http://penews.com.br/?p=1022”

MOÇÃO DE APOIO À GREVE DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UFPA

A Assembleia dos Professores da UFPA, reunida neste dia, se solidariza e apoia a greve dos técnico-administrativos da UFPA iniciada no dia 17/03.

É uma greve nacional que já conta com a adesão de mais de 30 universidades na primeira semana, e tem enfrentamento a intransigência do governo federal na sua pauta de reivindicações, que entre outras coisas defende a antecipação da parcela salarial de 2015 para 2014, a racionalização dos cargos com a passagem dos auxiliares e motoristas para a classe C a carreira, contra a implantação da EBSERH e a privatização dos hospitais universitários, democratização da universidade, etc.

A Assembleia Geral também repudia a atitude do Reitor da UFPA de criminalizar o movimento dos técnicos através de um interdito Proibitório que impede o comando de greve e o Sindicato de fazer piquetes e fechar alguns setores da universidade, como reitoria, protocolo e Restaurante Universitário.

Todo apoio à greve dos técnico-administrativos da UFPA! Belém, 26 de marco de 2014.

NOTÍCIAS

Votação do Plano Nacional de Educação (PNE) vai ser quarta-feira (2)

A votação do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8.035/10), do Poder Executivo, pela comissão especial da Câmara dos Deputados que o analisa foi confirmada para quarta-feira (2). O projeto tramita no Congresso Nacional há três anos.

Pedido de vista coletivo, de deputados da comissão especial da Câmara que analisa a proposta, adiou a votação, que aconteceria no dia 19, do parecer apresentado pelo relator da matéria, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR).

O ministro da Educação, José Henrique Paim, disse que espera a aprovação do PNE, no Congresso Nacional, até o mês de abril. "Esperamos que seja aprovado rapidamente e que os municípios se apropriem do seu conteúdo. O Congresso está trabalhando na direção de aprovar até o mês de abril", disse na ocasião.

O PNE estabelece metas para a educação, a serem cumpridas nos próximos 10 anos. Entre as diretrizes estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. O plano também destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação – atualmente são investidos no setor 5,3% do PIB brasileiro.

Debate “internético”

A Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (1º), às 11 horas, videochat com o relator do PNE, deputado Angelo Vanhoni (PT- PR). O plano, que já havia sido aprovado pelos deputados em 2012, sofreu alterações no Senado e, por essa razão, voltou para análise da Câmara.

O videochat vai ser transmitido ao vivo pelo portal Câmara Notícias e pela TV Câmara e terá duração de uma hora. Qualquer pessoa poderá participar, enviando perguntas pela internet (em bate-papo que estará disponível no dia do debate) ou pelo Disque Câmara (0800 619 619).

Manifestações no dia 19 de março

A sessão ainda foi marcada por manifestações contra e a favor do ponto que prevê a inclusão das discussões de igualdade de gênero e de orientação sexual nas escolas.

Na ocasião, os manifestantes, cerca de 2,5 mil professores de todo o país se reuniram, pela manhã, em frente ao Congresso com faixas, cartazes e apitos em um ato por melhorias na educação.

(17)

17

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, as principais demandas incluem o cumprimento da lei do piso, a votação imediata do PNE e a destinação de 10% do PIB para a educação.

Aprovado na Câmara em 2012, o PNE voltou à Casa após ter sofrido alterações no Senado. Após ser aprovado na comissão especial, o relatório ainda precisará ser examinado pelo plenário, em turno único de votação. Nesta fase, a Câmara não poderá modificar o que já aprovou, poderá mexer apenas nas alterações processadas pelo Senado.

Fonte: Agência Brasil

Câmara promoverá videochat com relator do Plano Nacional de Educação

A Câmara dos Deputados realizará na terça-feira (1º de abril), às 11 horas, um videochat com o relator do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), deputado Angelo Vanhoni (PT- PR). O plano, que já havia sido aprovado pelos deputados em 2012, sofreu alterações no Senado e, por essa razão, voltou para análise da Câmara.

Entenda as metas do PNE aprovadas por deputados e senadores.

O videochat será transmitido ao vivo pelo portal Câmara Notícias e pela TV Câmara e terá duração de uma hora. Qualquer pessoa poderá participar, enviando perguntas pela internet (em bate-papo que estará disponível no dia do debate) ou pelo Disque Câmara (0800 619 619).

No último dia 20, Vanhoni apresentou um novo parecer à comissão especial da Câmara que analisa o PNE. O texto precisa ser votado na comissão especial e, em seguida, pelo Plenário.

O PNE estabelece diretrizes, metas e estratégias para o ensino no Brasil nos próximos dez anos. O texto trata de temas como o percentual mínimo de investimento no setor, o salário de professores, as escolas em tempo integral e a matrícula de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino.

Vanhoni, que também foi relator do texto na Câmara em 2010, defende em seu novo parecer a destinação de 10% do PIB exclusivamente para a educação pública, mantendo a redação aprovada pelos deputados em 2012. Os senadores mantiveram o mesmo percentual de investimento, mas abriram a possibilidade de universidades particulares receberem recursos por meio do Fies e do ProUni. Vanhoni discorda dessa alteração.

Críticas

De acordo com a Coordenação de Participação Popular da Câmara, o novo Plano Nacional de Educação alcançou em março o primeiro lugar em atendimentos no Disque-Câmara, com 877 ligações, sendo 860 para manifestar críticas ao texto. Desde o início de 2014, o projeto está em segundo lugar em volume de atendimentos pelos canais interativos da Câmara, perdendo apenas para o projeto de marco civil da internet (PL 2126/11).

Somente na semana de 17 a 23 de março, foram 804 comentários contrários ao PNE e 5 a favor. Um dos pontos mais polêmicos do texto é a diretriz que trata da superação de desigualdades educacionais. O texto aprovado na Câmara fala em “ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual”, o que motivou críticas ao texto.

“Não sou de acordo em colocar as palavras: gênero, igualdade de gênero e orientação sexual. Solicito a retirada dessas palavras do Plano Nacional de Educação”, disse Tatiane Dias Figueiredo, de Santa Terezinha (BA).

Também contrária ao texto, Maria Ercilia Mais, de Praia Grande (SP), afirmou, por meio do Disque-Câmara, que o projeto contraria seus princípios religiosos. “Sou a favor de uma educação sexual nas escolas e contrária à liberdade sexual”, disse.

Apesar de o Senado ter modificado o texto para tornar genérica a referência às formas de discriminação, Vanhoni se posicionou favorável ao texto da Câmara nesse ponto.

Deficientes

O relator acatou a emenda do Senado que garante a oferta de educação inclusiva aos estudantes com deficiência e proíbe a exclusão deles do ensino regular sob a alegação de deficiência pedagógica.

Vanhoni também manteve a meta de universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos alunos com deficiência ou superdotados, preferencialmente na rede regular, assegurando a disponibilidade de salas com recursos multifuncionais.

Em relação à alfabetização, o relator manteve o texto da Câmara, que prevê a meta de, em dez anos da vigência do plano, alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental.

Íntegra da proposta: PL-8035/2010

Fonte: Agência Câmara Notícias

Aprovado projeto que reserva 20% das vagas em concursos federais para negros

Cotas terão validade de dez anos a partir do momento em que o texto virar lei. Novas regras não se aplicarão a concursos que já tiverem editais publicados.

Referências

Documentos relacionados

h) Quando comparadas, as espécies com maior potencial de regeneração natural na floresta nativa da área de coleta de sementes com as espécies mais

jurisdição penal para os crimes cometidos a bordo de embarcação mercante em passagem inocente. Disponível em: http://www.publicaçõesacademicas.. A soberania da plataforma

O Local de realização da prova de conhecimento específico com caráter eliminatório do Processo de Escolha Unificado para membros do conselho tutelar para o quadriênio 2016/2019 no

Número de risco: Não aplicável Grupo de embalagem: Não aplicável Perigo ao meio ambiente: Não

Todos os dispositivos de protecção individual devem estar em conformidade com as normas CE relevantes (como EN 374 para luvas e EN 166 para olhos), mantidos eficientes e conservados

Fresenius Medical Care Nephrologica Deutschland GmbH Else-Kröner-Strasse 1 61352 Bad Homburg Germany Kompleks željezo- saharoza Ferrologic 20 mg/ml Otopina za injekciju

político-pedagógico da escola do campo Professor Hermínio Pagôtto localizada no Assentamento Bela Vista do Chibarro em Araraquara, que introduz a utilização

O fato de a grande maioria da amostra em estudo ter o hábito de ler o rótulo do alimento que consome, bem como os achados de que a rotulagem exerce