• Nenhum resultado encontrado

A. E. O. S. nº9. 9 a 13 de novembro de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A. E. O. S. nº9. 9 a 13 de novembro de 2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

As turmas 23 e 39 da EB1 nº7, turma "madrinha" e "afilhada", respetivamente, comemoraram o

Halloween com a partilha de uma canção temática. A turma madrinha construiu fantoches abóbora que ofertou à turma afilhada.

Foi uma atividade de meter medo mas muito animada! D iv ul g a ção das A ti vidades

A . E . O . S .

Newsletter

9 a 13 de novembro de 2015

nº9

Depar tamento do 1º Ciclo

No dia 28 de outubro, no âmbito da comemoração do mês das Bibliotecas Escolares, a turma 39 da EB1 nº7 recebeu a mãe da aluna Ana Carlota que leu a história "Hoje vou ser médica".

Foi uma manhã muito divertida!

A EB1/JI de Setúbal diz “Não à Violência”

No âmbito da Promoção de Competência Relacionais – “Diz Não À Violência”, no dia 3 de novembro, participámos numa sessão sobre o “Bullying”, que foi dinamiza-da pela psicóloga Madinamiza-dalena do Projeto Pró Infinito e Mais Além. A atividinamiza-dade decor-reu na biblioteca da escola, onde vimos duas curtas-metragens sobre o tema. Após os filmes, estivemos a refletir sobre o que vimos e as atitudes que devemos ter perante as situações que nos podem acontecer. Aprendemos que o “Bullying” é agredir física ou psicologicamente alguém. Na hora da expressão plástica, realizá-mos um esboço sobre o tema. Dividimo-nos em quatro grupos de trabalho.

No dia seguinte, com a orientação da psicóloga Madalena, passámos os dese-nhos para a tela. Foi muito giro e

apren-demos muito com esta atividade!

(2)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº9

Departamento do Pré-Escolar

O Halloween no Jardim de Infância da EB1/JI do Faralhão foi assim... Muita brincadeira e diversão pela localidade do Faralhão e...

ainda houve tempo para algumas travessuras!

Com a mão na massa…

Os alunos do pré escolar da EB1/JI N.º5 de Setúbal têm vindo a adquirir hábitos de alimentação saudável. Descobriram diversas formas de utilizar a fruta na sua alimentação. Um bolo e uma tarte com compota feita na escola e decorada com barquinhos de maçã.

Com a colaboração das famílias na oferta de diversos frutos, prepararam espetadas especiais. Qua-drados de maçã, retângulos de pera, círculos de banana e triângulos de quivi, quem diria?

Depois representaram as suas escolhas e brincaram com a matemática, utilizando formas geomé-tricas de cartolina. Organizaram uma sequência e algumas crianças produziram um padrão.

Com a confeção dos bolos de maçã fizeram contagens, comparações e testaram o olfato com os aromas utilizados. O interesse pela culinária está no ar!

Espetada de frutas...

Confeção de tarte e bolo de maçã...

Semana das bibliotecas...

A mãe da Matilde, da turma 55 do pré escolar da EB1/JI de Setúbal, veio à sala contar a história "A que sabe a lua...". Depois fizemos um cartaz sobre a história.

(3)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº9

Biblioteca Escolar

O AEOS, através do Projeto SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares), vai receber 250 Kit's escovas dos dentes que serão, logo que nos cheguem, distribuídas pelas nossas Prés!

“SIC, SIC, SIC”

No dia 3 de novembro, os alunos do 9º A, acompanhados pelo professor Jorge Pereira, pela DT Francisca Sousa, assim como pela professora bibliotecária Ana Vaz (organizadora da iniciativa, em articulação com os colegas das respetivas disciplinas), visitaram as instalações da grande estação televisiva SIC. A manhã foi dedicada à evolução das telecomunicações no "Museu das Comunicações"! Fantástico!!

“Olh’á novidade fresquinha!!”

Chegaram novidades literárias à BE “Ana Fortuna”, no âmbito do projeto "Livros Viajantes Inclusivos"!... Requisitem-nas!!!

Projeto “Livros Inclusivos Viajantes”

Sensibilização LGBTI para docentes na Escola Sebastião da Gama

No próximo dia 18 de novembro, às 18:30 horas, ocorrerá uma sessão sensibilização relativa à temática LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, intersexo e apoiantes) na Escola Secundária Sebastião da Gama.

Num momento inicial, será partilhada uma curta-metragem, seguida de debate sobre a tão atual e pertinente temática. Num momento em que urge a mudança de mentalidades, nomeadamente, no contexto escolar, faz todo o sentido!...

Esta sessão destina-se a todos os docentes do nosso Agrupamento (AEOS), assim como dos outros dois Agrupamentos envolvidos no Projeto “Livros Inclusivos Viajantes” - Lima de Freitas e Sebastião da Gama, que queiram participar… Inscrevam-se!! Apareçam!!

IGAC no AEOS

No próximo dia 9 de novembro, o IGAC estará no AEOS a dinamizar duas sessões de sen-sibilização relativas aos "direitos de autor" para alunos do 1º ciclo que virão ao auditório da escola sede. Serão contempladas quatro turmas da EB1/JI de Setúbal e da EB1 n.º 7 de Setúbal. Já agora, não se esqueçam de visitar a nossa página no facebook, “BES.AVEOS”, e de solicitarem para se fazerem amigos… há sempre muita informação interessante e disponível ao vosso dispor!

(4)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº9

Departamento de Expressões

O 1º Congresso do Bombo, organizado pelos TocáRufar, com o alto patrocínio da Presidência da República e apoios diversos, realizar-se-á na Aula Magna em Lisboa, nos dias 28 e 29 de novembro do corrente ano.

Fica aqui a ligação:

http://www.tocarufar.com/pt/Escola-Toca-Rufar/Congresso-do-Bombo/I-Congresso-do-Bombo

Os alunos da turma G do 7º ano, deram o seu modesto contributo, apoiando esta iniciativa, no âmbito da disciplina de Educação Musical. Mobilizaram esforços (criaram, tocaram, filmaram...) e, juntamente com a professora Elsa Mobilha, fizeram o filme AEOS apoia o 1º Congresso de Bombos, disponível na ligação https://www.facebook.com/congressodobombo/videos/492817084211223/.

Contaram com o apoio e disponibilidade do Sr. Diretor do Agrupamento.

Departamento de Línguas

Durante os meses de setembro e outubro, a Tur-ma A do 12º ano, Curso de Técnico de Organização de Eventos, procedeu à criação do logotipo do

pro-jeto “On the road to Entrepreneurship” – Erasmus+, nas aulas de Criativi-dade e Metodologia, sob orientação da Professora Francisca Sousa. O tra-balho final contou ainda com a preciosa colaboração do Professor e Ilus-trador Hélder Oliveira. O logotipo, que representará Portugal, irá a concur-so juntamente com outras propostas dos restantes países da parceria estratégica, a realizar durante a primeira mobilidade na Polónia, de 8 a 15 de novembro.

A Equipa Erasmus+

(5)

Ag rupam ent o d e Es c olas Ord em d e Sant ’Iago

A.E.O.S.

Newsletter nº9

Desporto Escolar

Durante a semana de 2 a 6 de novembro, o docente Ema-nuel Ribeiro, Coordenador do Desporto Escolar no Agrupa-mento de Escolas Ordem de Sant'Iago (AEOS), divulgou a 2ª edição do Campeonato Estudante AEOS no auditório da escola sede.

Estiveram presentes os alunos de todas as turmas dos 2º e 3º Ciclos e Secundário, acompanhados pelos respetivos docentes de Educação Física. Observou-se um interesse geral e motivação por parte dos alunos.

O Campeonato Estudante AEOS consiste num somatório de pontos que os alunos podem conquistar de cinco formas:

1 - Competições Desportivas Individuais; 2 - Competições Desportivas Coletivas;

3 - Grupos-Equipa do Desporto Escolar do AEOS;

4 - Representação do AEOS em provas do Desporto Escolar; 5 - Resultados Escolares.

Neste Campeonato podem inscrever-se os todos os alunos do AEOS nascidos entre 1994 e 2007.

Decorreu no dia 5 de novembro (9.30h – 17.30h)

Público alvo – Professores; Técnicos; Assistentes Operacionais Local – Escola - Sala da Ed. Saúde (Posto Médico)

Os interessados em realizar o rastreio deslocaram-se à sala onde se encontravam duas Audiólogas certificadas a realizar os exames auditivos.

Projeto de Educação para a Saúde

Referências

Documentos relacionados

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem