• Nenhum resultado encontrado

Recomece com Fé! PASTORAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Recomece com Fé! PASTORAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PASTORAL

29 / NOVEMBRO / 2020

Igreja Metodista em Itaberaba | Congregação em Santana de Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre”

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVIII | Nº 836

“Brilho”, por Mike Moyers – Primeiro domingo do Advento

Recomece com Fé!

H

oje começa o período no calendário cristão que é denominado Advento. O nome vem da palavra latina adventus, que significa “vinda”, “espera” ou “o que há de vir”. Trata-se de uma celebra-ção cujo foco é a expectativa pela vinda do Messias, o Cristo prometi-do. Portanto, iniciamos hoje esse tempo que nos remete à espera pelo Salvador. É claro que o Advento é um símbolo da nossa esperança re-lativa a algo que já se concretizou: Jesus já veio e reinará eternamente! O calendário litúrgico cristão é organizado em quatro grandes blocos: o ciclo do Natal, iniciado pelo Advento; o tempo comum; o ciclo da Pás-coa; e, novamente, o tempo comum. Portanto, o Advento é o começo do calendário, ou seja, em todos os Adventos estamos recomeçando uma

(2)

longa e extraordinária jornada que revela a salvação.

Como sabemos, estamos vivendo tempos difíceis: pandemia, crise po-lítica e econômica, polarização social e deturpação dos valores e da ética. Mas o Advento nos sinaliza um novo tempo, uma nova oportuni-dade para recomeçar.

A Palavra de Deus nos apresenta diversos recomeços. Podemos até dizer que o nosso Deus é o “Deus dos recomeços”. Na Bíblia, não nos faltam exemplos de recomeço. Podemos citar Noé e o dilúvio, José do Egito, o êxodo do povo hebreu com Moisés, a entrada em Canaã, a res-tauração do sacerdócio com Samuel, a mudança de rei com Davi, a re-construção de Jerusalém e, o mais importante de todos os recomeços, a vinda de Jesus!

Deus recomeça seus planos porque tem um objetivo do qual não abre mão: relacionar-Se com a Sua criação. E todas as vezes que O vemos oferecendo novas oportunidades e caminhos para o Seu povo é com a finalidade de tê-lo próximo a Si. Deus não desiste de Seus planos; Ele não desiste de nós.

Ao celebrarmos mais um Advento, o mais importante para nós é ter-mos a clareza de que estater-mos diante de mais uma oportunidade de revermos nossas prioridades e valores. A vinda de Jesus para viver en-tre nós indica que Ele abriu mão de tudo para fazer a vontade do Pai. E nós? Estamos dispostos a abandonar algo para fazer a vontade d’Ele? A crise é um fato. Definitivamente, não se trata apenas de uma “gripe-zinha”. Contudo, o Senhor é especialista em manifestar Sua graça e Seu poder em tempos de crise. Quando tudo vai mal, Ele abre portas, aplai-na caminhos, move céus e terra a nosso favor. Nem que Ele tenha de acabar com tudo, como fez com o dilúvio, ou tenha de abrir mão de toda a Sua glória, tomando a forma de servo, Ele fará o que for preciso para que possamos começar de novo, com fé, coragem, intrepidez e alegria. Que a benção do Senhor esteja sobre nossas vidas e sobre nossas fa-mílias durante este período de reflexão e expectativa. Que neste Natal o “novo normal” se limite às questões sanitárias, pois o novo de

ver-dade nos é revelado no menino Jesus, que nasce para fazer novas todas as coisas.

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“O tempo do Advento é aquele momento em que procuramos, por assim dizer, silenciar a nossa memória do que já aconteceu para podermos reavivar a nossa alegria pelo que ocorreu. Deixamos o “já” do advento de Cristo para provar do amargo “ainda não”. Em resumo,

nós voltamos no tempo para podermos ansiar pela Sua vinda.” R. C. Sproul, pastor e teólogo calvinista estadunidense (1939-2017)

(3)

Declaração

Igreja Metodista repudia o

assassinato de João Alberto

“O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre” (Isaías 32:17).

20 de novembro de 2020 - Dia Nacional da Consciência Negra

N

este dia, emblemático, da Consciência Negra e da luta contra o ra-cismo, é digno de todo repúdio o assassinato cruel de João Al-berto Silveira Freitas, praticado por seguranças do Supermer-cado Carrefour, no bairro Passo da Areia, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Nosso lamento e nossa solidariedade à família; na expectativa de que a justiça seja feita e que tenhamos a esperança quilombola de uma socie-dade mais justa, fraterna, acolhedora, sem racismo nem violência étnica. Como cristãos e cristãs, “não basta não ser racista; é preciso ser antirracista”!

Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa,

Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

“As relações sociais no Brasil e no mundo são atravessadas pela naturalização do racismo. Só que essa naturalização apenas é possível

se houver instituições que reproduzam do ponto de vista ideológico e do ponto de vista político essas relações permeadas pelo racismo.”

Silvio Almeida, advogado, filósofo e escritor paulista

Negritude

História revelada, escamoteada, Desconhecida.

Misto de Gamela, conselhos ao redor do fogo, Matas, ritmos, antigas canções ancestrais. Prisões, negreiros, cruzar o rio profundo, Destituídos e destituídas,

História e dignidade obliteradas. Chibata, tronco, corpos, peças, Cais do Porto dos horrores, senzala. Sequestro e tortura, estupro e genocídio. Diáspora negra!

Ressignificar, reconstituir, redescobrir O valor e a beleza luzidia do ébano, Da pele, do corpo, da alma, do grito de ser, Do modo de viver, do sentido do pertencer.

Protesto em frente ao Carrefour de Porto Alegre.

Gr af ite d e De cy e m G oi ân ia (2 01 8)

(4)

Violência tem sido a liturgia social de nossa história, Tiros, estrangulamentos, chutes.

Resistência e resiliência, nosso espírito quilombola. Esperança é o nosso alimento,

Fé, o nosso caminho.

Pródigos e pródigas nos abraços e sorrisos. E Deus viaja escondido em nosso destino. Somos todos e todas Palmares.

Somos todas e todos movimento negro. Luiz Vergílio

Avisos

Como continuar a contribuir?

Durante esta pandemia, você poderá continuar expressando sua fi-delidade e confiança em Deus por meio do seu dízimo e de suas ofer-tas, e a forma de fazer isso será via depósito bancário, na conta da nossa igreja:

Banco Bradesco Agência: 0614-9

Conta Corrente: 63.870-6

Associação da Igreja Metodista Terceira Região CNPJ: 04.083.369/0016-42

Estudos especiais na Escola Dominical

Começamos a celebrar o Advento hoje, um período de preparação para a celebração do Natal. Dentro do contexto do Advento e dos eventos bíblicos que antecederam o nascimento de Jesus, faremos uma série de estudos na Escola Dominical, com os seguintes temas:

Hoje “Aprendendo a ser família”; 6/12 “Generosidade”;

13/12 “Rompendo estereótipos”; 20/12 “Nasce a esperança”.

Divulgue e participe da nossa Escola Dominical ao vivo pelo Facebook, todos os domingos, às 10h00.

Programação de fim de ano

19/12 (sáb.) Celebração Regional de Natal on-line, às 16h00, pelo canal do Youtube da Região;

20/12 (dom.) Curta de Natal, às 19h00, pelo Youtube; 24/12 (Qua.) Culto de Natal, às 20h00, pelo Youtube; 31/12 (Qua.) Culto de Fim de Ano, às 21h00, pelo Youtube.

(5)

Atividades da Igreja em dezembro e janeiro Escola Dominical

Recesso de 27/12/20 a 24/1/21, com retorno em 31/1/21. Alimentando Vidas

Recesso de 7/12/20 a 25/1/21, com retorno em 1º/2/21. Tarde de Oração

Recesso de 22/12/20 a 19/1/21, com retorno em 26/1/21. Escola de Cura d’Alma

Recesso de 11/12/20 a 22/1/21, com retorno em 29/1/21. Pequenos Grupos

Recesso de 14/12/20 a 29/1/21, com retorno em 1º/2/21. Culto de domingo

O Culto Solene, aos domingos, não terá recesso e continuará sendo realizado on-line.

Aniversariantes

1º/12 Marcelo de Assis Dias; 3/12 Beatriz Carneiro de Oliveira e

Felipe Lakatos Pereira; 5/12 Felipe Carneiro Peres.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

Pela saúde da d. Alda, do Antô-nio Vassalo (irmão do Gesué), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Domi, da Doroti, do Edilson (espo-so da Patrícia), do Edil(espo-son Távora, da Elisete (cunhada do Dilson), da Flávia Peres, da d. Fracinete Stella (mãe do Emerson Stella), da d. Gercina, da Gina, da Glacy (amiga do sr. Manoel), da d. Irene (avó da Larissa), da d. Lydia Reyes (mãe da

Maria José), da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, da Marlene (sobrinha da Edna), da Nice, da Nílvea (irmã da Nurimar), da Nurimar, da Paula (filha da d. Alda), do Paulo (es-poso da Rose), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rose Freitas, da Roseli Amaral, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Teresa (mãe da Adélia), da Vilma, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

(6)

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

em Itaberaba

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Canário, 41 Santana de Parnaíba - SP Pastor: Lucas Gomes Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

em Itaberaba

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Canário, 41 Santana de Parnaíba - SP Pastor: Lucas Gomes

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio Silva

Coordenador do M. de Comunicação: Gabriel Lemos

www.metodistaitaberaba.com.br

metodistaitaberaba

metodistaitaberaba

igrejametodista.itaberaba

Pela nossa equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

Pelas missionárias Mariana Wada e Gabrielle Oliveira;

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério e pela saúde do Bispo José Carlos Peres, da nos-sa Região;

Pelos profissionais da área da saúde.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Segunda-feira Alimentando Vidas, às 19h30, presencial; De terça-feira

a sexta-feira PGs, horários variados, on-line;

Sexta-feira Escola de Cura d’Alma, às 20h00, pelo Zoom; Domingo Escola Dominical, às 10h00, pelo Facebook; Domingo Culto Solene, às 19h00, pelo Youtube.

Referências

Documentos relacionados

Os trabalhos de Rian, nome usado pela personagem para publicar sua arte na Revista Fon-fon!, foram transformados em fontes e objetos de estudo para entender e mostrar como os homens

Não faltem, pois grandes coisas Deus tem preparado para nós1.

O Conselho Central de Várzea Grande e Cuiabá, vem a todos os vicentinos agradecer, E também ao Conselho Metropolitano que maravilhosas palestras nos vieram oferecer,

Faz-se palico que, a prova de conhecimentos (prova escrita) a realizar pelo Edificio "Forward" do Taipa Campus do Instituto de Formacao Turistica sito na Avenida Padre

Por fim, são discutidas e apresentadas as possibilidades básicas para se obter o aumento do rendimento térmico de um ciclo de Rankine, tais como: superaquecimento do vapor saturado

Constituição da amostra. Utilizando uma tabela de números aleatórios foi obtida uma amostra de 1.200 mulheres. O tamanho da amostra foi calculado para estimar a taxa de infecção

integralização do Currículo Lattes, o professor que atender satisfatoriamente os objetivos da monitoria e as atribuições inerentes à orientação, bem como o

Todas as espécies ingeriram plásticos, com o bonito-listrado Katsuwonus pelamis apresentando a maior frequência de ocorrência (25.8%) de ingestão, seguido pela anchova