• Nenhum resultado encontrado

Reforma da Previdência Social: Caracteristicas, interesses em jogo e impactos sociais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reforma da Previdência Social: Caracteristicas, interesses em jogo e impactos sociais"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Reforma da Previdência Social:

Caracteristicas, interesses em jogo e

impactos sociais

Curso: Técnico Integrado em Mecânica Módulo: IV

Professora: Sérgio Cerutti

Unidade Curricular: Sociologia

Alunos: Bruno Munhoz Lavanini Gabriel Hoffmann

(2)

Seguridade Social

Para entendermos a reforma da previdência devemos entender como a previdência funciona e se organiza, ela faz parte da seguridade social.

A seguridade social engloba três sistemas (previdência social, assistência social e saúde), dessa forma formando o tripé. Quem contribui com a previdência social, está custeando os três sistemas.

(3)

Seguridade Social

Constituição Federal - Art.194:

“A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativas dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.”

(4)
(5)
(6)

Previdência Social

Constituição Federal - Art.201:

"A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados o equilíbrio financeiro e atuarial."

(7)

Previdência Social

A contabilidade da previdência compreende as contribuições e o pagamento de benefícios, podendo receber um repasse da seguridade social ou até mesmo da União.

Pela Constituição Federal podemos entender que o sistema previdenciário é pensado para obter superávit e com ele ajudar a custear a assistência social e a saúde.

(8)

Contabilidade da Seguridade Social

Para comentar sobre o déficit ou não da previdência iremos utilizar o estudo: “Análise da Seguridade Social 2015” publicado em agosto de 2016 pela ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais).

É bom ressaltar que a ANFIP é contra a reforma da previdência e argumenta que existe superávit nela, entenderemos o porque disso.

(9)
(10)
(11)
(12)
(13)

Superávit da Previdência

Muitas pessoas que são contra a reforma da previdência alegam que a previdência na verdade possui superávit, uma das principais pesquisadoras que apoia essa ideia é Denise Gentil.

Mas porque existem essas diferenças nos cálculos?

(14)

Superávit da Previdência

Em uma entrevista para o blog Controvérsia, ela afirma: “O cálculo do resultado previdenciário leva em consideração apenas a receita de contribuição ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que incide sobre a folha de pagamento, diminuindo dessa receita o valor dos benefícios pagos aos trabalhadores. O resultado dá em déficit. Essa, no entanto, é uma equação simplificadora da questão. Há outras fontes de receita da Previdência que não são computadas nesse cálculo, como a Cofins(Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e a receita de concursos de prognósticos.”

(15)

Superávit da Previdência

Ou seja, ela leva em conta o Cofins, a CSLL, a CPMF e a receita de concursos prognósticos, que como já vimos são receitas não previdenciárias e são da Seguridade Social como um todo.

Ela na verdade não está falando sobre a previdência social, mas sim sobre a seguridade social.

(16)

Superávit da Previdência

Isso ocorre pois muitos argumentam que devemos entender a previdência levando em conta toda a seguridade social e não apenas os custos e arrecadações exclusivamente previdenciários.

(17)

Superávit da Previdência

Mas isso não leva em conta que a previdência que “supostamente” deveria ajudar a custear a saúde e assistência, na verdade está sugando dinheiro que estaria sendo direcionado aos outros dois sistemas.

Então sim, a Seguridade consegue fechar com superávit (cada vez menos), mas a previdência fecha em déficit (considerando receitas e despesas previdenciárias, como prevê a Constituição Federal).

(18)

Reforma da Previdência

Agora que entendemos as motivações para a reforma da previdência, vamos entender como ela está ocorrendo e quais serão as consequências em nossas vidas e nos cofres da previdência.

(19)

A principal mudança, que mais afetará o trabalhador, é no sistema de aposentadoria.

Como podemos observar, na tabela ao lado, hoje existem duas principais maneiras de se aposentar: por idade e tempo de contribuição. A reforma, pretende mesclar esses dois, de forma que a

idade mínima seja sempre

obrigatória, mas o tempo mínimo de contribuição é entre os dois dos antigos métodos.

(20)

Mas esta é apenas a idade mínima, para o trabalhador conseguir aposentadoria integral ele deve trabalhar 10 anos à mais do que anteriormente.

(21)

Reforma da Previdência

O foco da reforma da previdência é aumentar as idades de aposentadoria, pois seus defensores alegam que a nossa população está envelhecendo, pois as pessoas vivem mais e taxa de natalidade tem caído. Outro fator é que os jovens ingressam no mercado de trabalho muito mais tarde, e quando fazem isso, muitos vão para o mercado informal e, consequentemente, não contribuem com a previdência.

Ou seja temos cada vez menos contribuintes e cada vez mais beneficiados.

(22)
(23)

Reforma da Previdência

Com essas mudanças o governo pretende “poupar” muito dinheiro, para que no futuro a previdência não se torne ainda mais deficitária do que é hoje. Previsão da mudança:

(24)

Reforma da Previdência

A reforma da previdência, por se tratar de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), necessita ser aprovada por ampla maioria (⅔ da casa), duas vezes na câmara dos deputados e outras duas vezes no senado. Atualmente já foi realizada a primeira votação e o governo Temer espera conseguir a segunda em setembro.

(25)

Reforma da Previdência

O governo Temer está com dificuldades de reunir os votos necessários, com isso, eles estão tendo que ceder em muitas coisas para conseguir os votos.

Um exemplo disso foi quando o governo assinou uma medida provisória e abriu mão de, aproximadamente, R$11,9 bilhões de dívidas ruralistas nos próximos anos, para com isso conseguir o apoio da bancada ruralista.

(26)

Conclusão

Para debater sobre a reforma da previdência

devemos entender seu funcionamento, sua necessidade e quais serão as consequências na vida dos trabalhadores.

Mas também devemos lembrar que na política, toda ação tem uma motivação, que na maioria das vezes, não é bem intencionada.

Conseguimos entender o funcionamento da

seguridade social e, agora, podemos debater com muito mais propriedade sobre a previdência e a seguridade como um todo.

(27)

Obrigado pela

atenção!

(28)

Referências

● ANFIP. A Previdência é mesmo deficitária? 2017. Disponivel em:<

https://www.anfip.org.br/noticia.php?id_noticia=21579 >/. Acessado em: 12/08/2017.

● ANFIP. Anślise da Seguridade Social 2015. 2016. Disponivel em:<

https://www.anfip.org.br/doc/publicacoes/20161013104353_Analise-da-Segur idade-Social-2015_13-10-2016_Anlise-Seguridade-2015.pdf >/. Acessado em: 12/08/2017.

● Baldez, Coryntho. Em tese de doutorado, pesquisadora denuncia a farsa da

crise da Previdência Social no Brasil forjada pelo governo com apoio da

imprensa. 2016. Disponivel em:<

http://www.controversia.com.br/blog/2016/08/21/em-tese-de-doutorado-pes quisadora-denuncia-a-farsa-da-crise-da-previdencia-social-no-brasil-forjada-pel o-governo-com-apoio-da-imprensa-2/ >/. Acessado em: 12/08/2017.

(29)

Referências

● Meirelles, Henrique. Proposta De Emenda à Constituição. 2016. Disponivel em:

<

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid= 4EA026145043586CEE661B8F2AD00744.proposicoesWebExterno1?codteor=15 14975&filename=PEC+287/2016 >/. Acessado em: 12/08/2017.

● Diário do Centro do Mundo. A Previdência é mesmo deficitária?. 2017.

Disponivel em:<

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-previdencia-e-mesmo-deficitari a >/. Acessado em: 12/08/2017.

● Terra. A Previdência é mesmo deficitária?. 2017. Disponivel em:<

https://www.terra.com.br/economia/a-previdencia-e-mesmo-deficitaria,25de6 e520011a335ee11b52f2810045dvb541o0d.html >/. Acessado em: 12/08/2017.

● Folha de S.Paulo. Corrida contra o tempo. 2017. Disponivel em:<

http://arte.folha.uol.com.br/mercado/2017/previdencia/#/como-chegamos-aq ui >/. Acessado em: 15/08/2017.

(30)

Referências

● Fadundez, Ingrid. O que muda na Reforma da Previdência - e o que isso

significa para o trabalhador. 2017. Disponivel em:<

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39636724 >/. Acessado em:

15/08/2017.

● Almeida, Cássia. Os efeitos colaterais da reforma da Previdência. 2017.

Disponível em:<

http://https://oglobo.globo.com/economia/os-efeitos-colaterais-da-reforma-d a-previdencia-21244180 >/. Acessado em: 15/08/2017.

● Época Negócios. Câmara precisa votar reforma da Previdência até setembro ou

perde timming, avalia vice-líder do governo. 2017. Disponivel em:< http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/07/epoca-negocios-cama ra-precisa-votar-reforma-da-previdencia-ate-setembro-ou-perde-timming-avali a-vice-lider-do-governo.html >/. Acessado em: 16/08/2017.

(31)

Referências

● Castro, Elesandra. Reforma da Previdência: Consequências Esperadas. 2016.

Disponivel em:<

http://liberdadeparainvestir.com.br/2016/12/15/reforma-da-previdencia-cons equencias-esperadas/ >/. Acessado em: 16/08/2017.

Referências

Documentos relacionados

 Classificar o tipo de ativos fixos tangíveis, na vertente máquinas e equipamentos, instalações técnicas especiais e instalações industriais, separá- los por

R: Sim, caso não existam beneficiários finais para os quais os equipamentos possam ser transferidos, ou estes não tenham capacidade de gerir os bens, os mesmos poderão ser

- Financiamento individual destinado à aquisição de material de construção, para reforma, ampliação ou construção de imóvel, direcionado aos militares das

b) O farmacêutico é o responsável pela supervisão da dispensação, deve possuir conhecimento científico e estar capacitado para a atividade. Orientar o usuário sobre os

De forma a complementar as observações acima sobre a postura do Estado, a CPIPrev (2017) indica seis atitudes que impactam negativamente no resultado financeiro da

* Cópia da Carteira de trabalho de Luis Henrique Gasparino Berto (página com a foto, a página de trás com os dados pessoais, a página com o último registro e a próxima página

Como destacado na seção anterior, a proposta do Senador Beni Veras significa, na prática, uma importante evolução em relação ao status quo, à medida que, na prática, exigiria

Há outras fontes de receita da Previdência que não são computadas nesse cálculo, como a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins),