• Nenhum resultado encontrado

ARS (São Paulo) vol.10 número20

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "ARS (São Paulo) vol.10 número20"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

ARTE_PESQUISA: INTER-RELAÇÕES

Este dossiê da revista ARS reúne textos apresentados no evento ARTE_PESQUI-SA: INTER-RELAÇÕES promovido pelos três Programas de Pós-Graduação em Artes e Artes Visuais do Estado de São Paulo: o Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESP, sob coordenação da Profª. Rejane Coutinho; o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da USP, sob coordenação da Profª. Monica Tavares; e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP, sob coordenação do Prof. Mauricius Farina.

ARTE_PESQUISA: INTER-RELAÇÕES pretendeu incentivar e estreitar o in-tercâmbio acadêmico entre os três programas de pós-graduação, ao mesmo tempo em que procurou aprofundar o debate sobre as pesquisas em desenvol-vimento. Conigurou-se como um fórum privilegiado de discussão acerca das relações entre a criação e a investigação em arte. Os eixos temáticos tratados foram os seguintes: Poéticas e Linguagens, História, Teoria e Crítica da Arte e Arte-educação.

Programa do evento

Dia 9 de outubro

Palestra de abertura: Edmond Couchot – L’Université Paris VIII / FR

Mediação: Gilberto dos Santos Prado – ECA-USP / BR

Mesa-redonda: Carlos Zílio – UFRJ / BR e François Soulages – L’Université Paris VIII / FR

Mediação: Sônia Salzstein Goldberg – ECA-USP / BR

Dia 10 de outubro

Mesa-redonda: Lúcia Gouvêa Pimentel – UFMG / BR e Bernard Darras L’Université Paris I / FR

Mediação: Ana Mae Barbosa – ECA-USP e Universidade Anhembi Morumbi / BR

Mesa-redonda: Luiz Sérgio de Oliveira – UFF / BR e Francisco Laranjo Univer-sidade do Porto / PO

Mediação: Mauricius Farina – IA-UNICAMP / BR

Dia 11 de novembro

(2)

O evento aconteceu de 9 a 11 de outubro de 2012, no Instituto de Artes da UNESP, São Paulo/SP, no formato de comunicações, palestra de abertura e mesas-redon-das. Personalidades nacionais e estrangeiras, de reconhecida competência na área de artes, foram convidadas para participar da programação a seguir exposta.

Com esta edição, a ARS trata, portanto, de colocar à disposição dos leitores al-guns dos textos dos pesquisadores convidados e participantes do evento organi-zado pelos Programas de Pós-Graduação em Artes e Artes Visuais vinculados às três Universidades públicas do Estado de São Paulo.

Os artigos trazem à luz as relexões desses professores acerca das relações entre arte e pesquisa.

Edmond Couchot discute a inluência das ciências cognitivas sobre as teorias da arte e da estética, no artigo “As ciências cognitivas e a pesquisa na criação artís-tica e a estéartís-tica”.

François Soulages problematiza as inter-relações possíveis e existentes entre a pesquisa ilosóica e a arte, no texto “O ilósofo & a arte”.

No trabalho intitulado “Inters_tícios – inter_tiscos”, Lúcia Pimentel levanta ques-tões a respeito dos vínculos entre arte, pesquisa e ensino, na pressuposição de que o estabelecimento de conceitos em rede abrem possibilidades de convergência de conhecimentos e potencialidades de expansão para o artista contemporâneo.

No artigo “Pesquisa em arte por ocasião dos doutorados baseados na prática – um estudo do caso da Universidade de Paris 1 Sorbonne”, Bernard Darras aborda criticamente o sistema de doutoramento colocado em prática na Sorbonne desde os anos 1970, examinando os dispositivos cientíicos e artísticos implantados e as limitações e os problemas daí gerados.

Francisco Laranjo cogita sobre o universo da criação e da investigação contem-porâneas nas instituições universitárias e museológicas, no texto “Investigação e arte: enunciação e propósitos”.

Por im, no trabalho denominado “A mundanidade da arte”, Luiz Sérgio de Oliveira examina como o processo de recuperação do sentido público da arte requer a redeinição de todo o seu sistema – produção, circulação, consumo, instituições e crítica da arte –, o que sugere a necessidade de revisão de certitudes institucio-nais e, consequentemente, da reinvenção da arte considerada como produto do encontro entre o artista e o “outro”.

Em sua maioria, são textos que nos fazem ponderar e meditar sobre as superpo-sições entre as noções de pesquisa como processo e de pesquisa como qualii-cação. Trazem como objetivo o questionamento de como se conigura a pesquisa acadêmica em arte.

Referências

Documentos relacionados

No interior do folículo piloso há os macrófagos, linfócitos T, mastocitos, fibroblastos, sendo os que desempenham funções importantes no ciclo do pelo, portanto as

Em caso de envolvimento de terceiros ou de outros bens vitimados no acidente, anote nome, endereço e telefone do proprietário/con- dutor e dados do(s) veículo(s) (marca/placa)

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - ESTABILIDADE PROVISÓRIA NO EMPREGO - APOSENTADORIA O empregado não poderá ter o seu contrato de trabalho rescindido por iniciativa do empregador,

Deste modo, os resultados do presente trabalho quando comparado aos estudos citados, em que os dados experimentais também se ajustaram ao modelo cinético

Ars tem interesse em divulgar, ao lado dos trabalhos dos artistas, críticos/ historiadores de arte e alunos de pós-graduação do Departamento de Artes Plásticas, colaborações de

Por fim, visando identificar se as licenciaturas em Artes Visuais no estado do Paraná estão em consonância ou não com as DCNs dos cursos de graduação em Artes Visuais – entre

Você não deverá usar METALYSE se: tem hemorragia importante atualmente ou nos últimos 6 meses; estiver recebendo tratamento concomitante com anticoagulantes orais (medicamentos

Com essa reestruturação, a ECA-USP passa a ter seis programas de pós-graduação: três de artes – Mú- sica, Cênicas e Visuais; três da área de comunicação e