• Nenhum resultado encontrado

Rev. Bras. Enferm. vol.31 número4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Bras. Enferm. vol.31 número4"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Bn, 31: 508-516, 1978

EFICI !NCIA DO USO DE AGENTES DESENGORDU RANTES

NA TOMADA DE IMPRESS6ES PLANTARES

DE RECeM-NASCIDOS

* arli Villela amede

* Dra. Nilza Teresa Rotter Pelá * * Dr. Edson Silveira

RBn/07

DE, M.V. e olaboradores - Eficiência do o de agents desengordurantes a to­ mada de imprss plantares de recém-scidos. Rev. s. Ef.; DF, 31 : 508-516, 1978.

"Todo homem nasce, representa uma coisa nova; algo que não existia anterormente; um valor vital, em suma, que não poderá permanecer como unidade indilerenciada na vida coletiva"

X SCHELER (Muniz Junior, E. (22)

Os finos traços dos sulcos dos dedos, palmas e solas j á interessavam o homem séculos antes de Crsto. Este interese aparece manifesto nas esculturas encon­ tradas à margem do lago Kejikoojik - Nova Escócia e em impressões digi­ tas em antigos documentos do Velho Oriente à gusa de assinatura em recibo de pagamento e em cartas.

Em 1880 Faulds descreve, na sua pu­ blicação, a aplicação prática das impres­ sões na identificação do indivíduo, apon­ tando a sua importância na criminologia.

No fim do século X, Galton, Henry e Vucétich como Faulds e Herschel se interessaram em .. aperfeiçoar métodos práticos de anallsar impressões digi­ tais (10)

Na atualidade o uso de impressões di­ gitais, palmares e solares para identifi­ cação assume m papel de grande im­ portância no nascimento, em pateni­ dade questionada, na criminologia, e no diagnóstiCO de algumas anormalidades. É fato aceito e reconhecido a relevân­ cia da identificação de um

recém-nasci-* Professors da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. U Professor de Medicina Legal da Faculdade de Medicina de ibeirão Preto da Uni­

versidade de São Paulo.

(2)

DE, .

V.

e colaboradores - Eficiência do o de agents desengordurantes

o . mada de mpresses lnrs de rm-nscidos. eT. B. Enl.; DF, 31 : 58-516, 1978.

do, através da papiloscopia para indi­ dualizá-lo (6) (7) (8) (10) (11) (12) (5) 26) (27) (1) (33) (4).

O registro de impressões plantares de recém-nascidos tem sido usado como ro­ tina em matenidades desde 1915 nos Estados Unidos (13) e no Brasil desde 1925 (2). Este registro é de valor inesti­ mável com objetivo médico-legal, entre­ tanto, além dele continua sendo de uso rotineiro, pela facilidade de manuseio, como: pulseiras, colares, plaquetas, iden­ tificação em esperadrapos e fitas ade­ sivas aderidas à pele (14).

Silveira (32) afirma

q

ue na maioria das vezes em que tem sido solicitado a es­ clarecer identidades de recém-nascidos, o que tem encontrado nas matenidades, à guisa de impressões plantares, tem si­ do borrões que em nada aludam a ta­ refa de identificação.

Pelá e colab. (28) analisando 1917 im­ pressões plantares de recém-nascidos em um hospital escola, concluíram que estes registros não propiciam subsídios à iden­ tificação dos mesmos.

Alguns autores, recomendam zelo a fim de que o pé do recém-nascido não deslize sobre o papel para obter impres­ sões adequadas e legíveis (6) (10).

Entretanto, o problema de obter im­ pressões adequadas parece não estar li­ gadO apenas à habilidade do t

é

cnico ue a executa.

A técnica de tomar impressões de re­ cém-nascidos e crianças muito jovens é ainda um assunto de considerável difi­ culdade (9) (10) (21).

O material utilizado para se fazer im­ pressão influencia na obtenção de im­ pressões legíveis (1) (3) (10) (15) (17) (20) (30).

Recentemente tem sido descritos va­ iosos méodos de )mada de \mPte..�e?

plantares e digitais tais como : filme fo­ tográfico, registro tridimensional, pro­ cesso de Raio

X,

creme depilatório, mé­ todo Ninhydrin, Fauroth inkelles tech­ nique etc.; mas que são muito dispen­ diosos e requerem que pessoas

espe-cializadas o executem (1) (3) (17) (18) (20) (0).

Kauda (15) encontrou melhor legibUi­ dade nas impressões plantares de recém­ nascidos quando tomadas 24 horas após o seu nascimento; levanta a hipótese de que isto possa ser devido à absorção do vénx caseoso

Sabe-se que o vérnix caseoso é cons­ tituído de uma massa branca, pegajosa contendo colesterina, albumina, cistina, tirosina, glicerina, lipóides, ferro, vit.

A,

que representa papel protetor contra . masseração da pele pelo lliquido amnió­ tico (24).

O problema da limpeza do pé a fim de remover o vénix caseoso, em sido preocupação de muios auores (6) (9) (0) (.) (.3) .

KAlNEN, et. aI ( 16) estudando os lipideos contidos no vénix caseoso, en­ contraram que eles são os mesmos con­ tidos na pele e recomendam como sol­ ventes adequadOS para o mesmo: ben­ zina, metanol, éter etílico, oluol e clo­ rofórmio.

Diante da conotação argumentada pre­ tendeu-se, a partir de uma técnica pa­ dronizada, determinar, entre as substân­ cias desengordurantes sugeridas pela li­ teratura, aquela(s) que predomine (m) impressões plantares mais legíveis.

METODOLOGIA

1 . população

s impressões plantares foram obtidas, imediatamente após o parto, de recém­ nascidos a termo em um hospital escola.

s amostt.S de .):essõe? )1a.ta:e. (pé direito) foram obtidas de 205 recém­ nascidos, dividos em 5 grupos testes de substâncias desengordurantes.

A

inclusão do recém-nascido em cada grupo obedeceu a seqüênCia de chegada

(3)

DE, M. V. e colaboradores - Eficiênca do uso de agents desengordurantes na to­ mada de mpresses plantares de rcém-cidos. Rev. Br. Enr.; DF, 31 : 508�516, 1978.

'Grupo I

1, 6, 11 . . .

Grupo II 2, 7, 12 ...

Grupo III 3, 8, 13 . . .

Grupo IV 4, 9,14 . ..

Grupo V 5,10, 15 . . .

2 . Material

- mesa de recepção de recém-nascido - papel couchet

- rolo tipográfico para distender a tinta

- tinta pasosa de impressão - placa ou prancheta de acrílico - algodão

- substâncias lipossolúveis: benzina, metanol, éter etílico, toluol e clo­ rofórmio.

3

.

. Método

A técnica e o material utllilado foram propostos por KUDA (15), variando apenas a substância desengordurante ut1l1zada para a sola do pé, assim sendo:

; Grupo I - benzina . Grupo II - metanol

Grupo III - éter etílico Grupo IV - toluol Grupo V - clorofórmio

P

l

ocedimento :

a.' dispor o papel sobre a prancheta ou placa de acriUco;

b. colocar o recém-nascido em de­ cúbito dorsal sobre a mesa de recepção;

c. limpar a planta do pé direito com algpd,o embebido na substância lipos­ solúvel do grupo a que pertence o re­ c�m-na$cldo;

d. �ntintar toda a face plantar, desde o calcanhar até a extremidade dos ar­ telhos;

e. segurar firmemente a pena do re­ cém-nascido com os dedos polegar, mé­ dio, anular e minimo ao nível da região tíbio-társica, e o dedo indicador

exel-510

cendo pressão sobre o dorso do pé, para que fique em extensão;

f. tomar a impressão plantar. (fig. 1 )

Foi usado o tipo de impressão rolada sugerida por CUMMINS & IOLO (10).

A coleta de dados foi feita por 3 ob­ servadores, previamente padronizadas.

Foi realizado um plano piloto com o objetivo de verificar reações cutâneas na sola do pé do recém-nascido, quando submetido à limpeza com as substâncias desengordurantes. Para tal propósito fo­ ram utilizados 50 recém-nascidos, divi­ didos em 5 grupos de acordo com o agente desengordurante. Após a limpeza, foi observada a ocorrência de reações, tais como : pápulas, lesões urticárias, máculas, tubérculos, nódulos, vesiculas ou crostas escamas (4), nos intervalos de 15 minutos, 30 minutos, 1 hora, 2 horas e 24 horas após o procedimento. Não ocorreu qualquer manifestação cutânea nos recém-nascidos estudados.

rrOO DE ANALISE

A análise das impressões plantares foi efetuada por 2 observadoras, padroniza­ das, utilizando-se na leitura lupas de mão que proporcionam aumento de três vezes.

s áreas de configuração da sola do pé, selecionadas para leitura, foram do 1.0 artelho e da região halucal, por se­ rem elas de maior importância (5) (10)

(19) (21) (25).

s linhas de flexão não foram consi­ deradas como elementos de identifica­ ção, por sofrerem alterações em dife­ rentes períodos da vida de uma mesma pessoa (31).

A análise das impressões do 1.0 artelho foi baseada no sistema de Vucétlch (11), destacando 4 pontos importantes :

(4)

ADE, M.V. e colaboradores - Eficiência do uso de agentes desengordiran� a' to: mada le imprees .plantares de recém-nascidos. eT. Br. Enf.; DF, 31.·:'5Q8�516, -'978.

,

, -.- ...

Ilustração da tomada de uma impressão plantar

2 . a presença dos deltas ou trirrá­

dios na união dos 3 sistemas;

3. a figura do sistema central (ver­ ticílio, presilha proximal, presilha distaI ou arco) ;

4 .

pontos caracteristicos nas linhas dermatoglíficas (ilhota, linha cortada,

encerro, bifurcação, forquilha) . A análise de região halucal foi orien­ tada segundo (5) (lO) (19) (21) (25). (Fig. 2 )

CRIT:RIO DE AV ALIAÇAO DA

LEGIBILIDADE DAS IMPRESSõS

PLANTARES

ÓTIMO

A - LO

artelho

Quando se identifica a figura do 1.0

artelho, e:

a. se identifica a disposição das li­ nhas dermatoglificas;

b. se localizam o (s) trirrádio (s) ; c. se identificam pontos característi­ cos das linhas dermatoglíficas.

B

- Região halucal

Quando se identifica a figura da re­ gião halucal, e :

a . se identifica a disposição das li­ nhas dermatoglificas;

b. se localiza (m) o (s) trirrádio (s) ;

(5)

DE, M. V. e colaboradores - do o de agnts a a de mpresses plantares de rcém-aacidos. Eficiênca ev. Bs. Ef.; dengordurantes DF, 31 : 508-516, 1978. to­

� ia9La,a do pt d.iH i to rno6tL."do U 4.a� do .0t�;.9ULação da pt..! ta I Tk - t êlaL; H y - Hpo tê"aL; i/.­ halu.al; .".oLdi.g taü r. J 1 , 111 • T V; Cl-.ll.aL I , 04 tL.tLLiidto4 df 9.t1 .� la, b, ., dl , talu.a.& ( �, & ou o ' I . o � tL.ÜLidio1 P . p'. (SI

A s impressões plantares foram classificadas quanto à nitidez

BOM - quando se identifica a figura, a ds­

posição de suas linhas e se localiza (m)

A e/ou B o (s) trirrãdio (s) .

A. 1.0 artelho REGULAR

- quando se identifica a figura, a dis­ A e/ou B posição de suas linhas e se localiza (m) A. 1. o artelho

o (s) trirrãdio (s) . a. quando se identifica a figura e a B. Região halucal disposição de suas linhas; ou,

(6)

DE, M. V. e colaoradors '- Eficinca do o de agnts dsengordanteS a o­

a de msa ns de rm-cidos. v. . f.; DF, 31 : 508-516, '1978.

b. quando se identifica (m) o (s)

trirrádio (s) .

B. Região halucal

a. quando se identifica a figura e a disposição de suas linhas; ou,

b. quando se identifica(m) o (s) �­ rádio (s) .

P�SMO

A e/ou B

A. 1.0 artelho

- quandO se identificam s linhas dematogllficas.

B. Região halucal

- quando se identificam as linhas dermatoglificas.

BORRA0

Não se identifica nada.

RESLTDOS E nISUSSAO

s 205 impressões plantares analisa­

das segundo critério proposo apresen­ taram os seguintes índices percentuais

de legibilidade: 0,49% - ótimo; 57,07%

- bom; 22,93% - regular; 14,63% -­

péssimo; 4,88% - borrão (tabela I) .

Assim tivemos 95,12% das impressões

plantares que foneceram alguns ele­ menos de identificação.

Esses resultados comparados com os de Pelá e colaboradores (28), mostram que as impressões plantares no presente trabalho são de melhores qualidades para fins de identificação, visto que naquele estudo, os autores encontraram borrões nos pronuários de recém-nscidos à guisa de impressões

p

lantares (Tab. 1) . As mpressões obtidas após o uso de metanol - gupo I - são as que tem maior incidência percentual de péssimo

e b)rrão, totallzando 31,71 % de seu o­ tal e menor incidência de mpressões boas 43,90% em relação aos outros gu­ pos. Esse grupo foneceu menor percen­ tual de impressões com elementos de le­ gibllidade - 68,29% de impressões com elementos de legibilidade -" 68,29% de

. impressões boas e regulares. Considaramos, portanto, esta subs­

tância usada isoladamente como a me­ nos adequada entre as outras para o fim pretendido: desengordurar a sola do pé do recém-nascido.

Há m cero paralelismo (Tabela

I)

entre s grupos I - benzina e V -oluol; bem como entre o grupo m -éter-etillco - V - clorofórmio.

No grupo V - clorofórmio - há ocor­ rência da única impressão clasificada como ótima, fao que consideramos aci­ dental.

Nos grupos benzina e toluol a inci­ dência de impressões boas e rea totallzaram 85,36% do otal em cada grupo, em contraposição, impressões pés­ simas e borrões incidiram num percen­ tual de 14,63% em cada grupo. Sugerem estes resultados que as dus substâncias benzina e toluol são as que, em sepa­ rado, logram melhor resultado para o de­ sengorduramento do pé do recém-nas­ cido.

Entretanto, pensamos que quando ne­ cessário o uso do éter etillco e clorofór­ mio, podem ser indicados por que m­ bém proporcionam alo índice de im­ pressões com elementos de legibilldaae. Sugerimos aos serviços de enfermagem

incorporarem o uso de m desses agen­

tes no preparo do pé do recém-nascido para tomada de impressões plantres. Esta recomendação baseia-se em dos

fatos: 1.0 usando-se qualquer a s

substâncias logra-se obter resultados po­ sitivos avaliados pels impressões obti­

das e, 2.0 nenhuma das substâncias usa­

das oferece rsco de, lesão da pele do re­

(7)
(8)

MADE, M.V. e colaboradores - Eficiência do o de ágentes desengordurantes na to­

mada de mprss plantares de rcém-scidos. ev. Bs. Enf. ; DF, 31 : 508-516, 1978.

CONCLUSAO

Pudemos concluir que :

1. é necessário o uso de um agente desengordurante para a remoção do vér­ nx caseoso do pé do recém-nascido, an­ tes da tomada de impressões plantares.

2. todas as soluções desengorduran­ tes apresentaram eficiênc�, proporcio­ nando bom indice de legibilidade das im­ pressões plantares.

3. s impressões obtidas após o uso do metanol foram aquelas que

apresen-taram maior indice de péssimo e borrão (31,71 % ) e menor incidência de impres­ sões boas (43,90% ) .

4. s soluções benzina e toluol foram aquelas que apresentaram melhor resul­ tado no desengordurameno do pé do recém-nascido, com percentuais de le­ gibilidade boa e regular (85,6 % ) em cada grupo.

Sugerimos que os serviços de enferma­ gem 11corporem o uso de m desses agentes no preparo do pé do recém-nas­ cido para a tomada de impressões plan­ tares.

REFNCIAS BIBIOGRAFICAS

01 . AGUIAR, E. C. - A method of per­

manent three-dimensional repro­ duction of finger prints for study. A. D. M. 28: 25-27, jan.-feb. 7l.

02 . ARRUDA, . O. -Da identificação do

recém-ucido. São Paulo, 1926. (Te­

se de doutoramento. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) .

03 . ARTHUR, A. M. - A new method for tadng fingerprints Sing photogra­

phic film. Am. J. Phys. Anthrop. 36 :

441-442, maio 72.

4. BECHELI, L. M. & CURBAN, G. V. Farmacodermis (Dermatoses medicamenoss, es por dro­ gs) . In: Compêndio de Dermato­

logia. 4.& ed. São Paulo, Atheneu

Editora, 1975, p. 73-79.

05 . BEIGUELMAN, B. - O exame dos der­

matoglifos. In: Genética Médica.

São Paulo, Edit. USP, 1974. 1 :

181-197.

06 . BOOKMILLER. M. M. ; BOWEN, G. L.

& CARPENTER, D. - Assistência inmediata deI nino. Enlermeria Obs­

tétrica. 5.a ed. México, Interameri­

cana, S . A . , 264-267, t967.

07 . CARONE, C. - A identificação Hospi­ talar dos recém-nascidos. Medicina e Cirúrgia. Porto Alegre, 4 ( 1) :91-93. jan./abril, 1942.

08 . CASTELLANOS, I. - La identificación

deI recién nscido. Revista de Téc­

nica Policial 1 Penitenciaria - H.­

bana, 233-241, out./dez., 1937. 09 . CONCKLN, C. L. et a!. - Foot Prin­

ting for ident1fication of infants.

Pediatrics, 44 : 301-303, APR. 1969.

10 . CMMINS, H. & DO, C. -Finger­

prints, palms and .oles. New York, over Publicatios Inc., 1961.

1 1 . FAVERO, F . - Identificação Judiciária,

Medicina Legal. 9.& ed. São Paulo, ivraria Martis Editora, 138-183, 1973.

12 . GAR, H. O. - Papiloscopia p identificación deI racién nascido. Revista de Criminologia e Policia

Cientific,. 9 :27-37, agosto, 1950. 13. HOOVER, J. E. - The newbon's foot

prlnts. HospitaIs 33:38-41, 16 de no­ vembro, 1959.

14. IDENIFICATION OF BABIES, Nur­

sig imes, 67(13) : 376-377, 1 aprll

de 1971.

15 . KAKUDA, M. . - A tomada de im­

presões plantares do recém-nscido como problema de enfermagem : Estudo da tinta, papel e modo de aplicação. Revista Enfermagem em Novas Dimesões. 3(6) : 362-368, 1977. 16 . KARKKAINEN, J.; NIKKARI, T. ; RU­ PONEN, S. & HAAHTI, E. - Lipids of vernix caseosa. The Journal 01

Investigative Dermatology. 44(5) ,

333-333, 1965.

17. KARLIN, M. - A simpUfied techn1que for better visuaUzation of the plan­ tar surface of the weight-bearing fot. Jonal of the American Po­ diatry Association. 59 : (9) 343-344,

Set. 1969.

18. LINDE, H. G. - Latent finger prlnts by a superior ninhydrin method.

Journal 01 Forenstc Sciences, 20(3) :

(9)

MAEDE, M.V. e colaboradores - Eficiência do o de agentes dsengordurantes na to­ mada de impressões plantares de rcém-nascidos. v. B. Enl.; DF, 31 : 508-516, 1978.

19 . MILER, J. R. - Dermatoglyphis.

Journal of Investigative Drmato­ loy. 60(6) : 435-442, 1973.

20 . MILLER. J. R. - Dermal ridge pat­ ters : technique for their study in human fetses. The Journal of Pe­ diatris, 73(4) : 614-616, out. 1968.

21 . MILLER, J. R. & GIROUX, J. - Der­

matoglyphics in Pediatric practice.

Medical Progress, 69(2) :302-312,

agosto 1966.

22 . MUNIZ JúNIOR, E. - Identificação de recém-nascidos pelo processo Foto­

papilar -Revista de Identificação.,

Belo Horizonte, 8 : 19-38, 1 .0 semes­

tre, 1942.

23. OE, M.; EGAN-MITCHEL, B.; FOT'REL, P. F. ; MC NICHOL. B. & MC CARTHY. C. F. - Ftnger Prints in patients with Coeliac

Disease sd their. Bristhish Medfcal

Jounal 4 : 144-6, 21 OCT. 1972.

24 . O, L. - Exame do Recém-nasci­ cido. In : - Neonatologia. Rio de Janeiro, Editora Monterrey, 1973. pág. 35-44.

25 . W YQRK STATE DEPARTMENT

OF HEALTH - U . S . A . - Foot­ printing pointers and procedures. Bureau of Mateal and Child Health.

26 . NORMAS PARA LA IDICACION

DEL REC:N NASCIDO, LAS QUE EN O POSTERIOR LE PROTE­ G�RAN CONTRA LA COMISSION DE DELITOS. Revista de Polícia

Técnica 21 : 89-97. jan./fev., 1956.

27. ORLANDI, O. V, -O recém-nascido a termo. In: REZNDE, J. -

Obste-516

trícia. 3.8 ed. Rio de Janeiro, Gua­

nabara Koogan, 1973. 317-323. 28 . PELA. N. T. R. ; MAMDE, M. V. &

TAVARES, M. S. G. - Análise Cri­ tica de Impresões Plantares de

Recém-nascidos. Revista Brasileira de Enfermagem. 29 : 100-105, 1976.

29 . PENROSE, L. S. - Ftnger Prlnts and

paImistry. The Lancet., 1 : 1239-1242, 1973.

30 . PURVIS-SMITH, S. G. - Finger and paIm printing techniques for the clinician. The Medical Journal of

Australia 2 : 189-191,

,

26 july 1969.

31 . SHEPARD, K. S.; ERICKSON. T. & FROMM. H. - Limitations of foot printing as a mean of infant iden­

tification. Pediatrics 37(1) : 107-108,

Jan. 1966.

32 . SILVEIRA, E. - a necesidade de maiores cuidados na tomada de impresão plantar dos recém-nsci­ dos. Trabalho apresentado no 11

Congresso Brasileiro de Medicina Legal em Belém, Pará, 1971. 33 . URQUIJO. C. A. - Contribuición a la

história de la identificación deI re­ cién nscido en a República r­

gentina, Revista de Identijicacion y

Ciências Penales, a Plata, XIV:

178-184, set. 1941.

34 . ZIEGEL, E. & VAN BLARCON, C. C.

- Identification of bables. In:

Obstétric Nrsing. 6.8 edição. w

York, The Mac Millan Company,

Imagem

Ilustração  da  tomada  de  uma  impressão  plantar

Referências

Documentos relacionados

[r]

Quanto à precisão na IínAua ortuAuea, rá decorrência do desnvol­ vimento do ovo e da ocidade.. Examies o exerício da enfermaAem ns Estads

e pediatria) , sub-projetos "Qulificação campo clínlco adequado às ações de Assistência aos pacientes Internados) , docentes, é importante considerar o sob a

permitir ao enfermeiro o conhecimento do que o paciente pensa sobre sua pró­ pria doença. E haverá, então, oportuni­ dade para esclarecê-lo, sempre que isso se

Na fase preparaória da Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo, as Enfermeiras Cordenadoras e as En­ fermeiras de Treinamento, participaram da

A auditoria em enfermagem é o as­ sunto empolgante do momento nas ati­ vidades administrativas de enfermagem, motivo pelo qual nos conduziu a reali­ zar seu

e colaboradoras - Determinação do rendimnto instrumental da ministração de medicamentos por via intramuscular em paciente hospitalizados.. - Oriente e estimule os

ainda, em fase de consolidação e afir­ mação como ciência, precisa enfrentar esta dicotomia, armada do espírito cien­ tifico para cumprir satisfatoriamente o seu