• Nenhum resultado encontrado

Queimadores a Gás, Óleo e Duo-Combustível

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Queimadores a Gás, Óleo e Duo-Combustível"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

Grupo

3

Capacidade

390-3500 kW

Queimadores a Gás, Óleo e Duo-Combustível

Queimadores séries 130...150

250, 280

(2)
(3)

Índice analítico

Introdução  1

Como escolher um queimador  2

Queimadores a Óleo leve

Dados técnicos e dimensões  3-4

Esquema funcional  4

Gráficos de capacidade/contrapressão  5

Escopo de fornecimento 6

Queimadores a Óleo pesado

Dados técnicos e dimensões 7-8

Esquema funcional 8

Gráficos de capacidade/contrapressão 9

Escopo de fornecimento 10

Queimadores a Gás

Dados técnicos e dimensões 11-12

Esquema funcional 12

Gráficos de capacidade/contrapressão 13

Escopo de fornecimento 14

Queimadores Duo-Combustível, óleo leve/gás

Dados técnicos e dimensões 15-16

Esquema funcional  16

Gráficos de capacidade/contrapressão 17

Escopo de fornecimento 18

Queimadores Duo-Combustível, óleo pesado/gás

Dados técnicos e dimensões 19

Esquema funcional 20

Gráficos de capacidade/contrapressão 20

Escopo de fornecimento 21

Tabela de seleção de válvula a gás 22

Cotovelo para gás 22

Pré-aquecedor do queimador 23

Silenciador 24 WiseDrive – regulador eletrônico para controle

da razão combustível/ar 24

Qeimador a gás Low NOx 25

Corte transversal em figura da alvenaria 26

Dimensões da chama 26

Servomotor 26 Diagrama de suprimento para óleo pesado 27 Instalação do controlador de pressão do gás 27

3 - 6

7 - 10

11 - 14

15 - 18

19 - 21

Queimadores a óleo leve

Queimadores a óleo pesado

Queimadores a gás

Queimadores duo-combustível: óleo leve/gás

(4)

1

Os queimadores Oilon a gás, óleo e duo-combustível são comple-tamente automáticos, seguros e confiáveis. O design e fabrica-ção dos queimadores orientam-se pelos princípios de economia, segurança, funcionalidade e respeito ao meio-ambiente. Nossos queimadores a gás cumprem com a normativa européia EN 676; os queimadores a óleo com as normativas européias EN 230 e EN 267; os queimadores duo-combustível atendem a todas as normativas européias mencionadas. Todos os queimadores são testados de acordo com padrões da UE. Também fornecemos queimadores que atendem às exigências de diversas sociedades classificadoras marítimas, tais como ABS, BV, CCS, DNV, GL, KR, LR, NKK, RINA e RS.

Descrição

Todos os componentes do queimador estão instalados diretamen-te em sua carcaça de liga de alumínio, a qual abriga o motor de três fases que ativa a palheta de ventilação e a bomba de óleo. Nos queimadores modelo duo-combustível, a bomba de óleo tem seu próprio motor de três fases. Os contatores e relés térmicos dos motores, assim como os contatores do aquecedor são pré-montados no queimador. A superfície da carcaça do queimador é revestida com pintura durável de alto brilho. O flange basculante com chave fim-de-curso permite bascular o queimador tanto para a direita quanto para a esquerda, permitindo a manutenção do bocal da chama, disco difusor e eletrodos de ignição sem neces-sidade de remover o queimador. Tanto o bocal da chama quanto os discos difusores suportam temperaturas até 1.200 °C. O bocal da chama é ajustável, permitindo otimizar a mistura de combustí-vel independentemente do volume da chama. O queimador inclui um visor de vidro para observação da chama. No lado de sucção da ventoinha há um amortecedor de ar que, juntamente com o servomotor, controla automaticamente a quantidade de combustí-vel e ar, com base na taxa de queima necessária. A tampa superior removível facilita a manutenção do queimador e suas instalações elétricas.

Instalação e aplicações recomendadas

Os queimadores são aplicáveis em caldeiras a vapor e água quen-te, geradores de ar quente e diversos tipos de processos que de-mandem calor, além de serem projetados para atender caldeiras de alta contrapressão. Os queimadores podem ser instalados em várias posições: horizontal e vertical voltados para cima ou para baixo. Nossos queimadores são próprios para funcionamento em ambientes fechados, à temperaturas máximas de +50 °C, a alti-tude de 500 metros acima do nível do mar (outra altialti-tudes sob consulta). Os queimadores estão catalogados dentro da categoria IP 20 da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

Combustíveis

Diferentes combustíveis podem ser utilizados de acordo com o modelo do queimador:

Modelo KP:

- óleo leve, viscosidade 4 a 12 mm2/s, +20 °C Modelo RP:

- óleo pesado, viscosidade máx. 250 mm2/s, +50 °C - óleo pesado, viscosidade máx. 450 mm2/s, +50 °C cartucho de aquecimento para bomba e bico - óleo pesado, viscosidade máx. 650 mm2/s, +50 °C cartuchos de aquecimento vide acima + rastreamento do

aquecimento da tubulação de óleo Modelo GP:

- gás natural, gases da segunda família, grupos H e E (equipamento categoria I2R)

Queimadores duo-combustível GKP e GRP:

- propriedades do combustível vide acima, gás natural/óleo leve - propriedades do combustível vide acima, gás natural/óleo pesado Queimadores que utilizem outros tipos de combustíveis sob consulta. Os queimadores a gás e dual combustível atendem os requisitos de baixa emissão de Nox, conforme normas EN 676 e EN 267, na queima de gás.

Métodos de regulação da capacidade

Dependendo do modelo pode-se optar por: Dois estágios, H

Modulante, M

Os queimadores de dois e três estágios são equipados com um servomotor amortecedor de ar, com tempo de funcionamento de 5 segundos entre os estágios de capacidade. O queimadores operam os estágios automaticamente de acordo com a carga. Os queimadores modulantes são equipados com um servomotor com período de tempo transição de 30 segundos/90°. O servomotor está ligado ao regulador de óleo e regulador composto através de um eixo. Os queimadores modulantes funcionam independente-mente da taxa de queima, em função da carga. Os queimadores são controlados com base na análise dos gases de combustão.

Pré-aquecedores Oilon garantem o controle preciso da temperatura do óleo

Os queimadores modelo RP e GRP são equipados com válvula de corte de óleo e filtro além de um pré-aquecedor elétrico de massa. O pré-aquecedor é controlado por um regulador eletrônico que mantém a temperatura do óleo estável. A estabilidade da tempe-ratura do óleo facilita a obtenção das condições de combustão ideal. Nos queimadores a óleo pesado, o óleo aquecido durante a fase de pré-purga flui para o bocal através do pré-aquecedor para garantir que a temperatura do óleo seja alta o suficiente durante a fase de ignição.

Equipamento a gás

De acordo com a norma EN 676 todos os queimadores a gás e duo-combustível devem ser equipados com duas válvulas solenói-des, pressostatos (min./máx.) e uma válvula automática de teste de vazamento. Outros equipamentos relacionados à tubulação estão disponíveis sob consulta.

Tubulação de óleo

A tubulação de óleo está instalada no queimador, sendo que queimadores tipo três estágios são fornecidos com quatro válvulas solenóides (uma válvula principal e válvulas individuais para cada bocal). Queimadores tipo modulante possuem três válvulas sole-nóides. O regulador de óleo para o queimador modulante está localizado na linha de retorno de óleo do bocal. O filtro de óleo está localizado no lado de sucção da bomba. As duas mangueiras de óleo permitem a articulação do queimador.

Monitoramento da chama

Todos os modelos são equipados com monitoramento automático da chama. Nos modelos KP e RP, o monitoramento é feito por meio de fotocélula. Nos modelos GP, GKP e GRP o monitoramento é feito via células UV.

Dispositivos de comando

As unidades de controle automático estão integradas no queima-dor. A unidade de controle manipula todas as fases de operação do queimador automaticamente. No caso de uma falha do quei-mador, o sistema o desliga automaticamente. Os queimadores modulantes também incorporam um controlador de capacidade pré-montado.

Silenciador

O nível de ruídos dos queimadores é baixo.Também é possível equipá-los com um silenciados a parte a fim de que se tornem ainda mais silenciosos.

Melhora da perda de pressão no bocal da chama

A um custo extra os queimadores modulantes podem ser equipa-dos com um sistema que aperfeiçoa a perda de pressão no bocal da chama. O sistema reduz o volume excessivo de ar e melhora os níveis de combustão do queimador para queima de cargas parciais.

Reservamos-nos o direito de fazer alterações técnicas.

Queimadores a Óleo,Gás e Duo-Combustível

Queimadores séries 130...150

250, 280

(5)

2

A. Procedimento

1 Levantamento de dados da caldeira e uso requerido

• capacidade e eficiência da caldeira ou capacidade de combustão desejada • contrapressão da fornalha • combustível/combustíveis que serão usados • pressão de entrada do combustível para o queimador • método de regulagem de capacidade do queimador

2 Calcule a capacidade do queimador. Capacidade do

queimador = capacidade da caldeira/eficiência

Exemplo: a capacidade da caldeira é de 2.500 kW, eficiên-cia de 90 % → capacidade do queimador = 2.500 kW/0,9 = 2.780 kW

3 Queimadores a gás: Fluxo de gás necessário [m3n/h] = (capacidade do queimador [kW] x 3,6) /poder calorífico do gás [MJ/m3n]. Exemplo: capacidade requerida do queimador = 2.780 kW → fluxo de gás necessário = (2.780 kW x 3,6)/ 35,8 MJ/m3n = 280 m3n/h, sendo que 35,8 MJ/m3n é o poder calorífico do gás natural.

Queimadores a óleo: Calcule o fluxo de óleo necessário [kg/h]. Fluxo de óleo necessário [kg/h] = (capacidade do quei-mador [kW] x 3,6) /poder calorífico do óleo [MJ/kg]. Exemplo: capacidade requerida do queimador = 2.780 kW → fluxo de óleo necessário = (2.780 kW x 3,6) /42,7 MJ/kg = 234 kg/h, sendo que 42,7 MJ/kg é o poder calorífico do óleo leve.

4. Vide brochura: capacidade do queimador/gráficos de

con-trapressão: Os gráficos indicam a faixa de operação do quei-mador. Por exemplo, a contrapressão de uma caldeira cuja capacidade do queimador é de 2.780 kW será de 12 mbar. Quando se observa o ponto de coordenadas de 2.780 kW e 12 mbar (vide gráfico na parte inferior da página), vê-se que o ponto se localiza dentro da área de capacidade/contrapres-são do queimador modelo GP-280 M. Portanto, a localiza-ção do ponto representativo da capacidade/contrapressão do queimador é o indicativo da capacidade adequada do quei-mador. Pode-se selecionar o tamanho ideal do queimador observando-se a localização do ponto, que deverá estar pre-ferencialmente o mais próximo possível da borda direita do gráfico. Observe que diferentes combustíveis e métodos de regulagem de capacidade encontram-se em gráficos a parte. O poder calorífico do combustível é indicado em função dos gráficos.

5. Escolha da válvula para queimadores a gás e

duo-combus-tível: use a tabela de seleção de válvula de gás pra escolher uma válvula suficientemente grande. Observe que os valores apresentados na tabela de seleção são aplicáveis quando a contrapressão da caldeira é de 0 mbar. Ou seja, o tamanho da válvula dependerá do valor obtido ao subtrair-se o valor de contrapressão da caldeira do valor da pressão de entrada de gás. Os limites mostrados na tabela se referem ao uso de gás natural.

Por exemplo, quando o valor da pressão de entrada de gás for de 70 mbar, a contrapressão da caldeira será de 12 mbar; a capacidade requerida do queimador será de 70 mbar - 12 mbar = 58 mbar. Por exemplo, para queimadores modelo GP-280 deve-se escolher uma válvula compatível com um queimador de capacidade mínima de 2.780 kW e pressão de entrada do gás de 58 mbar. Ou seja, válvula tipo DN 65.

6. Certifique-se de que a dimensões externas do queimador,

principalmente do bocal da chama, sejam adequadas para o uso desejado. O comprimento do bocal da chama instalado deverá estar no mesmo nível que a parede da fornalha ou cerca de 10 a 20 mm dentro da mesma (vide Corte transversal em figura da alvenaria).

7. Verifique as dimensões da chama na tabela correspondente.

Certifique-se de que a chama não toque as paredes da fornalha.

8. Lembre-se dos acessórios: regulador da pressão do gás,

bomba de óleo, termostatos/pressostatos da caldeira.

B. Equações e regras básicas

1. Capacidade do queimador = capacidade da caldeira/0,9

(quando a eficiência do queimador for de 90 %)

2. Caldeiras a vapor: 1 ton/h vapor ≈ 700 kW capacidade da

caldeira

3. Óleo leve: 1 kg/h ≈ 11,86 kW capacidade do queimador

e poder calorífico de 42,7 MJ/kg

4. Óleo pesado: 1 kg/h ≈ 11,22 kW capacidade do

queimador e poder calorífico de 40,5 MJ/kg

5. Gás natural: 1 m3n/h ≈ 10 kW capacidade do queimador e poder calorífico de 35,84 MJ/m3n

6. Quantidade do ar de combustão:

• Queimadores a gás: quantidade de ar de combustão para cada 10 kW da capacidade do queimador é de 12 a 13 m3/h. • Queimadores a óleo: quantidade de ar de combustão para cada kilo de óleo queimado [kg/h] é de 13,5 m3/h.

7. É necessário o uso de bomba de óleo, filtro e unidade de

pré-aquecimento (Oilon HotBox) ao utilizar combustível tipo óleo pesado. A potência mínima da bomba requerida [kg/h] pode ser calculada da seguinte maneira:

Potência mínima da bomba requerida [kg/h] = (fluxo de óleo para queimar em kg/h + 150 a 200 kg/h)* 1,25 a 1,3, sendo que a ex-pressão dentro dos parênteses indica o fluxo de óleo pré-aqueci-do para cada queimapré-aqueci-dor.

Como escolher um queimador

Exemplo de escolha do queimador

A capacidade máxima de uma caldeira a água quente é de 2.500 kW, a efi-ciência é de 0,9 e a capacidade correspondente do queimador é de 2.500 kW/0,9 = 2.780 kW. O gráfico indica que o queimador a gás adequado para tal capacidade é o modelo GP-280 M, uma vez que o valor de perda de pressão da caldeira está localizado dentro da área deste queimador (vide gráfico de capacidade/contrapressão). O modelo GP-250 M também pode ser empregado, desde que não seja requerido uso total da capacidade da caldeira. Lembre-se de levar em conta a eficiência ao relacionar os dados de perda de pressão da caldeira e o gráfico de capacidade/contrapressão.























kW

GP-250 M

GP-280 M

 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500

Gr‡fico de perda de press‹o da caldeira em fun‹o da capacidade do queimador

(6)

3

KP-140 H... -150 H

Queimadores a Óleo Leve

KP-130 M... -150 M

KP-250 M, -280 M

                                                            QUEIMADOR L2 B2 Ø D1 Ø D4 R1 KP-140 H 220 470 240 270 1000 KP-150 H 230 470 270 300 1000 QUEIMADOR L2 B2 Ø D1 Ø D4 R1 KP-130 M 200 430 200 230 980 KP-140 M 220 470 240 270 1000 KP-150 M 230 470 270 300 1000 QUEIMADOR L2 Ø D1 Ø D4 KP-250 M 300 270 300 KP-280 M 312 300 330

(7)

4

DADOS TÉCNICOS

Queimadores a Óleo Leve

QUEIMADOR KP-130 M KP-140 H KP-140 M KP-150 H KP-150 M Capacidade kg/h kW 32 -126 390 - 1500 47 - 200 550 - 2350 47 - 200 550 - 2350 85 - 210 1000 - 2490 56 - 240 660 - 2850 Motor do queimador 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm 3,0 6,2 2880 4,0 8,7 2900 4,0 8,7 2900 5,5 11,1 2910 5,5 11,1 2910 Unidade de controle LAL1.25 LAL1.25 LAL1.25 LAL1.25 LAL1.25 Mangueira de óleo conexão - sucção - retorno R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½”

Bomba de óleo TA2 J7 TA2 TA2 TA2

Peso kg 114 107 118 113 128 QUEIMADOR KP-250 M KP-280 M Capacidade kg/h kW 55 - 220 655 - 2600 76 - 295 900 - 3500 Motor do queimador 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm 7,5 14,7 2855 7,5 14,7 2855 Unidade de controle LAL1.25 LAL1.25 Mangueira de óleo conexão - sucção - retorno R¾” R½” R¾” R½” Bomba de óleo TA3 TA3

Peso kg 146 150

Esquema funcional

KP-140 H, -150 H

KP-130 M...-150 M , -250 M, -280 M

                        1 Filtro de óleo

2 Bomba de óleo, plugada 3 Válvula solenóide, Normalmente Fechada 4 Válvula solenóide, Normalmente Fechada 5 Válvula solenóide, Normalmente Fechada A Óleo, entrada B Óleo, retorno 1 Filtro de óleo

2 Bomba de óleo, plugada 3 Manômetro, válvula bitola 4 Válvula solenóide, Normalmente Fechada 5 Válvula solenóide, Normalmente Fechada

6 Manômetro, válvula bitola 7 Regulador de óleo/servomotor 8 Válvula anti-retorno

9 Pressostato, máx. A Óleo, entrada B Óleo, retorno

(8)

5

Queimadores a óleo leve

Gráficos de capacidade/contrapressão

(9)

6

Queimadores a óleo leve

Escopo de fornecimento

Os queimadores incluem os seguintes equipamentos:

KP-140,150 H KP-130…150 M KP- 250, 280 M

Flange basculante com interruptor de limite • • •

Junta do flange • • •

Bocal de óleo/bicos • • •

Válvula solenóide para óleo • • •

Bomba de óleo com regulador de pressão • • •

Válvula anti-retorno • •

2 manômetros para óleo • •

Pressostato de retorno do óleo • •

Desareador o o

2 mangueiras de óleo, comprimento 2000 mm • • •

Filtro de óleo • • •

Manômetro para controle de entrada do óleo o o o

Pressostato para controle de entrada do óleo o o o

Regulador de mistura para razão ar-óleo, inclui: - regulador de óleo

- servomotor

• •

Potenciômetro instalado no servomotor o o o

Pressostato diferencial do ar o o o

Transformador de ignição • • •

Cabos e eletrodos de ignição • • •

Sensor da chama • • •

Ventoinha de ar de combustão embutida com

com motor elétrico de acionamento direto • • •

Amortecedor de ar • • •

Servomotor diferenciado para amortecedores de ar •

Manômetro para pressão da ventoinha o o o

Unidade de controle • • •

Controlador de capacidade o • •

Contatores de motor e relés térmicos • • •

Interruptor de operação • • •

Manual • • •

• fornecimento padrão o opcional

(10)

7

Queimadores a óleo pesado

RP-130 H... -150 H

RP-130 M... -150 M

RP-250 M, -280 M

                                                                QUEIMADOR L2 Ø D1 Ø D4 RP-250 M 300 270 300 RP-280 M 312 300 330 QUEIMADOR L2 H1 H2 B2 Ø D1 Ø D4 R1 RP-130 H 200 620 420 430 200 230 980 RP-140 H 220 620 420 470 240 270 1000 RP-150 H 230 750 500 470 270 300 1000 QUEIMADOR L2 H1 H2 B2 Ø D1 Ø D4 R1 RP-130 M 200 620 420 430 200 230 980 RP-140 M 220 620 420 470 240 270 1000 RP-150 M 230 750 500 470 270 300 1000

(11)

8

Queimadores a óleo pesado

DADOS TÉCNICOS QUEIMADOR RP-130 H RP-130 M RP-140 H RP-140 M RP-150 H RP-150 M Capacidade kg/h kW 44 - 121 500 - 1370 34 - 121 390 - 1370 60 - 180 680 - 2040 50 - 180 560 - 2040 86 - 210 975 - 2400 60 - 240 680 - 2700 Motor do queimadaor 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm 3,0 6,2 2880 3,0 6,2 2880 4,0 8,7 2900 4,0 8,7 2900 5,5 11,1 2910 5,5 11,1 2910 Unidade de controle LAL1.25 LAL1.25 LAL1.25 LAL1.25 LAL1.25 LAL1.25 Mangueira de óleo conexão - sucção - retorno R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½”

Bomba de óleo E7 TA2 E7 TA2 TA2 TA2

Pré-aquecedor 3~ 400 V 50 Hz Capacidade kW 6 6 6 6 12 12 Peso kg 115 140 121 139 150 167 QUEIMADOR RP-250 M RP-280 M Capacidade kg/h kW 58 - 230 650 - 2600 80 - 308 900 - 3500 Motor do queimadaor 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm 7,5 14,7 2855 7,5 14,7 2855 Unidade de controle LAL1.25 LAL1.25 Mangueira de óleo conexão - sucção - retorno R¾” R½” R¾” R½” Bomba de óleo TA3 TA3 Pré-aquecedor 3~ 400 V 50 Hz Capacidade kW 12 12 Peso kg 195 196                                               

Esquema funcional

RP-130 H...-150 H

1 Filtro de óleo

2 Bomba de óleo, sem plugue 3 Pré-aquecedor

4 Regulador de temperatura/ limite mínimo

5 Termostato de limite 6 Manômetro, válvula bitola 7 Termômetro 8 Válvula anti-retorno, plugue vedação ø 1,2 mm 9 Válvula anti-retorno 10 Válvula solenóide, Normalmente Aberta 11 Válvula solenóide, Normalmente Fechada 12 Registro de esfera   A Óleo, entrada B Óleo, retorno

RP-130 M...-150 M, -250 M, -280 M

10 Válvula solenóide, Normalmente Aberta 11 Válvula solenóide, Normalmente Fechada 12 Regulador de óleo/servomotor 13 Manômetro, válvula bitola 14 Pressostato, máx. 15 Desareador 16 Registro de esfera   A Óleo, entrada B Óleo, retorno 1 Filtro de óleo

2 Bomba de óleo, com plugue 3 Pré-aquecedor

4 Regulador de temperatura/ limite inferior

5 Termostato de limite 6 Manômetro, válvula bitola 7 Termômetro

8 Válvula anti-retorno 9 Válvula solenóide, Normalmente Fechada

(12)

9

Queimadores a óleo pesado

Gráficos de capacidade/contrapressão

(13)

10

Queimadores a óleo pesado

Escopo de fornecimento

Os queimadores incluem os seguintes equipamentos:

RP-130 H...150 H RP-130…150 M RP- 250, 280 M

Flange basculante com interruptor de limite • • •

Junta do flange • • •

Bocal de óleo/bicos • • •

Cartucho de aquecimento do bico de óleo o o o

Válvulas solenóides para óleo • • •

Cartucho de aquecimento para válvulas solenóides • • •

Bomba de óleo com regulador de pressão • • •

Cartucho de aquecimento para bomba de óleo o o o

Válvula anti-retorno • •

2 manômetros de óleo • •

Termômetros • • •

Pressostato para retorno do óleo • •

Desareador • •

Pré-aquecedor elétrico inclui: - Termostato de limite

- Controle eletrônico de temperatura - Sensor de temperatura

• • •

2 mangueiras de óleo, comprimento 2000 mm • • •

Cabos de rastreamento elétrico para tubulação de óleo o o o

Cabos de rastreamento elétrico para mangueiras de óleo o o o

Filtro de óleo • • •

Manômetro para controle da entrada de óleo o o o

Pressostato para controle da entrada de óleo o o o

Regulador de mistura para razão ar-gás, inclui: - regulador de óleo

- servomotor

• •

Potenciômetro instalado no servomotor o o o

Pressostato diferencial do ar  o o o

Transformador de ignição • • •

Cabos e eletrodos de ignição • • •

Sensor de chama • • •

Ventoinha de ar de combustão embutida com motor

elétrico de acionamento direto • • •

Amortecedores de ar • • •

Servomotor diferenciado para amortecedores de ar •

Manômetro para pressão da ventoinha o o o

Unidade de controle • • •

Controlador de capacidade o • •

Contatores para motor e relés térmicos • • •

Contatores do pré-aquecedor • • •

Interruptor de operação • • •

Manual • • •

• fornecimento padrão o opcional

(14)

11

Queimadores a gás

GP-140 H... -150 H

GP-130 M... -150 M

GP-250 M, -280 M

                                                             QUEIMADOR L2 Ø D1 Ø D4 R1 GP-140 H 220 240 270 1000 GP-150 H 230 270 300 1000 QUEIMADOR L2 B2 Ø D1 Ø D4 R1 GP-130 M 200 430 200 230 980 GP-140 M 220 470 240 270 1000 GP-150 M 230 470 270 300 1000 QUEIMADOR L2 Ø D1 Ø D4 GP-250 M 295 270 300 GP-280 M 307 300 330

(15)

12

Queimadores a gás

DADOS TÉCNICOS QUEIMADOR GP-130 M GP-140 H GP-140 M GP-150 H GP-150 M Capacidade kW 390 - 1500 410 - 2350 410 - 2350 450 - 2700 450 - 2700 Motor do queimador 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm 3,0 6,2 2880 4,0 8,7 2900 4,0 8,7 2900 5,5 11,1 2910 5,5 11,1 2910 Unidade de controle LFL1.322 LFL1.322 LFL1.322 LFL1.322 LFL1.322 Peso kg 115 110 121 125 130 QUEIMADOR GP-250 M GP-280 M Capacidade kW 370 - 2600 500 - 3500 Motor do queimador 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm 5,5 10,9 2855 7,5 14,7 2855 Unidade de controle LFL1.322 LFL1.322 Peso kg 160 210

Esquema funcional

GP-140 H, -150 H

GP-130 M...-150 M,

GP-250 M, -280 M

1 Registro de esfera, blow-off 2 Válvula de gás

2.1 Filtro de gás 2.2 Pressostato, mín. 2.3 Válvula de gás 1 2.4 Regulador de pressão 2.5 Válvula de gás 2, dois estágios 3 Válvula de teste de vazamento 4 Pressostato, máx.

5 Válvula solenóide, Normalmente Fechada, ignição a gás *) 6 Pressostato diferencial do ar *) sob encomenda

1 Registro de esfera, blow-off 2 Pressostato, mín.

3 Dupla válvula solenóide 4 Válvula de teste de vazamento 5 Pressostato, máx.

6 Válvula solenóide, Normalmente Fechada, ignição a gás *) 7 Borboleta de gás

8 Pressostato diferencial do ar

*) instalada nos queimadores 130…150 apenas sob encomenda instalação padrão nos modelos 250, 280

                            

(16)

13

Queimadores a gás

Gráficos de capacidade/contrapressão

Gás natural: gases da segunda família, grupos H e E (equipamento categoria I2R)

(17)

14

Queimadores a gás

Escopo de fornecimento

Os queimadores incluem os seguintes equipamentos:

GP-140 H,150 H GP-130 M…150 M GP-250 M, 280 M

Flange basculante com interruptor de limite • • •

Junta do flange • • •

Regulador de mistura para razão ar-gás, inclui:

- servomotor

• •

Potenciômetro instalado no servomotor o o o

Bico de gás • • •

Manômetro para medir a pressão no bico

de gás o o o

Borboleta de gás • •

Pressostato de gás máx. • • •

Pressostato diferencial do ar • • •

Transformador de ignição • • •

Cabos e eletrodos de ignição • • •

Sensor de chama • • •

Ventoinha de ar de combustão embutida com

motor elétrico de acionamento direto • • •

Amortecedores de ar • • •

Servomotor diferenciado para amortecedores

de ar •

Manômetro de pressão da ventoinha o o o

Unidade de controle • • •

Controlador de capacidade o • •

Contatores para motor e relés térmicos • • •

Interruptor de operação • • •

Cotovelo 90° • • •

Válvula solenóide dupla para gás inclui: - pressostato de gás, mín.

- 2 válvulas de gás

- válvula teste de vedação automático - Registro de esfera, blow-off

• •

Rampas de gás inclui: - pressostato de gás, mín. - válvula de gás principal - válvula de gás, dois estágios - regulador de pressão

- válvula teste de vedação automático - filtro

- Registro de esfera, blow-off

Válvula solenóide para gás de ignição •

Manual • • •

• fornecimento padrão o opcional

(18)

15

Queimadores duo-combustível óleo leve/gás

GKP-130 H... -150 H

GKP-130 M... -150 M

GKP-250 M, -280 M

                                                             QUEIMADOR L2 B2 Ø D1 Ø D4 R1 GKP-130 H 200 430 200 230 980 GKP-140 H 220 470 240 270 1000 GKP-150 H 230 470 270 300 1000 QUEIMADOR L2 B2 ØD1 ØD4 R1 GKP-130 M 200 430 200 230 980 GKP-140 M 220 470 240 270 1000 GKP-150 M 230 470 270 300 1000 QUEIMADOR L2 Ø D1 Ø D4 GKP-250 M 295 270 300 GKP-280 M 307 300 330

(19)

16

Queimadores duo-combustível óleo leve/gás

DADOS TÉCNICOS QUEIMADOR GKP-130 H GKP-130 M GKP-140 H GKP-140 M GKP-150 H GKP-150 M Capacidade óleo, kg/h óleo, kW gás, kW 32 -126 390 - 1500 390 - 1500 32 - 126 390 - 1500 390 - 1500 47 - 200 550 - 2350 550 - 2350 47 - 200 550 - 2350 410 - 2350 85 - 210 1000 - 2490 1000 - 2490 56 - 227 660 - 2700 450 - 2700 Motor da ventoinha 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm 3,0 6,2 2880 3,0 6,2 2880 4,0 8,7 2900 4,0 8,7 2900 5,5 11,1 2910 5,5 11,1 2910 Unidade de controle LFL1.322 LFL1.322 LFL1.322 LFL1.322 LFL1.322 LFL1.322 Conexão da mangueira de óleo - sucção - retorno R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” R½” Bomba de óleo - Motor 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm J7 1,5 3,3 2870 TA2 1,5 3,3 2870 J7 1,5 3,3 2870 TA2 1,5 3,3 2870 TA2 1,5 3,3 2870 TA2 1,5 3,3 2870 Peso kg 121 144 129 162 147 164 QUEIMADOR GKP-250 M GKP-280 M Capacidade óleo, kg/h óleo, kW gás, kW 55 - 220 650 - 2600 370 - 2600 76 - 295 900 - 3500 500 - 3500 Motor da ventoinha 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm 5,5 10,9 2855 7,5 14,7 2855 Unidade de controle LFL1.322 LFL1.322 Conexão da mangueira de óleo - sucção - retorno R¾” R½” R¾” R½” Bomba de óleo - Motor 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm TA3 1,5 3,3 2870 TA3 1,5 3,3 2870 Peso kg 270 278

Esquema funcional

GKP-130 H...-150 H

1 Registro de esfera, blow-off 2 Válvula de gás

2.1 Filtro de gás 2.2 Pressostato, mín. 2.3 Válvula de gás 1 2.4 Regulador de pressão 2.5 Válvula de gás 2, dois estágios 3 Válvula de teste de vazamento 4 Pressostato para gás, máx. 5 Válvula solenóide, Normalmente Fechada gás de ignição *) 6 Pressostato diferencial do ar 7 Filtro de óleo 8 Bomba de óleo, com plugue 9 Válvula solenóide, Normalmente Fechada 10 Válvula solenóide, Normalmente Fechada 11 Válvula solenóide, Normalmente Fechada A Óleo, entrada B Óleo, retorno C Gás *) sob encomenda

GKP-130 M...-150 M,

-250 M, -280 M

1 Registro de esfera, blow-off 2 Pressostato, mín.

3 Válvula solenóide dupla 4 Válvula teste de vazamento 5 Pressostato para gás, máx. 6 Válvula solenóide, Normalmente Fechada, gás de ignição *) 7 Borboleta de gás 8 Filtro de óleo

9 Bomba de óleo, com plugue 10 Manômetro, válvula bitola 11 Válvula solenóide,

Normalmente Fechada

12 Válvula solenóide, Normalmente Fechada 13 Manômetro, válvula bitola

14 Regulador de óleo/servomotor 15 Válvula anti-retorno

16 Pressostato para óleo, máx. 17 Pressostato diferencial do ar A Óleo, entrada

B Óleo, retorno C Gás

*) instalada nos queimadores 130…150 apenas sob encomenda

instalação padrão nos modelos 250, 280

                                                  

(20)

17

Queimadores duo-combustível óleo leve/gás

Gráficos de capacidade/contrapressão

GKP-280 M

A-453T 500 1000 1500 2000250030003500 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW

GKP-130 H

A-503B 200-152x50 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW 300 600 900 1200150018002100 2400 2700

GKP-130 M

A-504B 200-152x50 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW 300 600 900 1200150018002100 2400 2700 kW

GKP-140 H

A-505B 240-165x60 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) 300 600 900 1200150018002100 2400 2700

GKP-140 M

A-580E 240-165x60 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW 300 600 900 1200150018002100 2400 2700

GKP-150 H

A-586E 270-195x75 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW 300 600 900 1200150018002100 2400 2700

GKP-250 M

A-453T 500 1000 1500 2000250030003500 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW

GKP-150 M

A-575E 270-195x75 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW 300 600 900 1200150018002100 2400 2700

Gás natural: gases da segunda família, grupos H e E (equipamento categoria I2R)

(21)

18

Queimadores duo-combustível óleo leve/gás

Escopo de fornecimento

Os queimadores incluem os seguintes equipamentos:

GKP-130 H...150 H GKP-130 M...150 M GKP-250 M, -280 M

Flange basculante com interruptor de limite • • •

Junta do flange • • •

Bocal de óleo/bicos • • •

Válvulas solenóides para óleo • • •

Bomba de óleo com regulador de pressão • • •

Motor da bomba de óleo • • •

Válvula anti-returno • •

2 manômetros para óleo • •

Pressostato de retorno do óleo • •

Desareador o o

2 mangueiras de óleo, comprimento 2000 mm • • •

Filtro de óleo • • •

Manômetro para controle de entrada do óleo o o o

Pressostato para controle da entrada de óleo o o o

Regulador de mistura para razão ar-gás-óleo, inclui:

- regulador de óleo - servomotor

• •

Potenciômetro instalado no servomotor o o o

Bico de gás • • •

Manômetro para medir a pressão no bico de gás o o o

Borboleta de gás • •

Pressostato de gás, máx. • • •

Pressostato diferencial do ar • • •

Transformadores de ignição • • •

Cabos de ignição e eletrodos • • •

Sensor da chama • • •

Ventoinha de ar de combustão embutida com

motor elétrico de acionamento direto • • •

Amortecedores de ar • • •

Servomotor diferenciado para amortecedores de ar •

Manômetro de pressão da ventoinha o o o

Controlador de capacidade o • •

Contatores do motor e relés térmicos • • •

Contatores do pré-aquecedor

Interruptor de operação • • •

Cotovelo 90° • • •

Válvula solenóide dupla para gás, inclui: - pressostato de gás, mín.

- 2 válvulas de gás

- válvula teste de vedação automático - Registro de esfera, blow-off

• •

Rampas de gás inclui: - pressostato de gás, mín. - válvula de gás principal - válvula de gás, dois estágios - regulador de pressão

- válvula teste de vedação automático - filtro

- Registro de esfera, blow-off

Válvula solenóide para ignição de gás •

Manual • • •

(22)

19

Queimadores duo-combustível óleo pesado/gás

GRP-130 M... -150 M

GRP-250 M, -280 M

                                                 QUEIMADOR L2 L4 H1 H2 B2 Ø D1 Ø D4 R1 GRP-130 M 200 450 610 420 430 200 230 980 GRP-140 M 220 450 610 420 470 240 270 1000 GRP-150 M 230 450 750 560 470 270 300 1000 QUEIMADOR L2 Ø D1 Ø D4 GRP-250 M 295 270 300 GRP-280 M 307 300 330 DADOS TÉCNICOS QUEIMADOR GRP-130 M GRP-140 M GRP-150 M Capacidade óleo, kg/h óleo, kW gás, kW 34 - 132 390 - 1500 390 - 1500 50 - 180 560 - 2040 410 - 2040 60 - 240 680 - 2700 450 - 2700 Motor da ventoinha 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm 3,0 6,2 2880 4,0 8,7 2900 5,5 11,1 2910 Unidade de controle LFL1.322 LFL1.322 LFL1.322 Mangueira de óleo conexão - sucção - retorno R½”R½” R½”R½” R½”R½” Bomba de óleo - Motor 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm TA2 1,5 3,3 2870 TA2 1,5 3,3 2870 TA2 1,5 3,3 2870 Pré-aquecedor 3~ 400 V 50 Hz Capacidade kW 6 6 12 Peso kg 167 174 198 QUEIMADOR GRP-250 M GRP-280 M Capacidade óleo, kg/h óleo, kW gás, kW 58 - 230 650 - 2600 370 - 2600 80 - 308 900 - 3500 500 - 3500 Motor da ventoinha 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm 5,5 10,9 2855 7,5 14,7 2855 Unidade de controle LFL1.322 LFL1.322 Mangueira de óleo conexão - sucção - retorno R¾”R½” R¾”R½” Bomba de óleo - Motor 3~ 400 V 50 Hz Potência kW Corrente A Velocidade rpm TA3 1,5 3,3 2870 TA3 1,5 3,3 2870 Pré-aquecedor 3~ 400 V 50 Hz Capacidade kW 12 12 Peso kg 233 238

(23)

20

Queimadores duo-combustível óleo pesado/gás

Esquema funcional

GRP-130 M...-150 M, -250 M, -280 M

1 Registro de esfera, blow-off

2 Pressostato, mín. 3 Válvula solenóide dupla 4 Válvula teste de vazamento 5 Pressostato para gás, máx.

6 Válvula solenóide, Normalmente Fechada, gás de ignição *)

7 Borboleta de gás 8 Filtro de óleo

9 Bomba de óleo, com plugue 10 Pré-aquecedor

11 Regulador de temperatura/limite inferior 12 Termostato de limite

13 Manômetro, válvula bitola 14 Termômetro

15 Válvula anti-retorno

16 Regulador de óleo/servomotor

17 Válvula solenóide, Normalmente Fechada 18 Válvula solenóide, Normalmente Fechada 19 Válvula solenóide, Normalmente Aberta 20 Manômetro, válvula bitola

21 Pressostato para óleo, máx. 22 Pressostato diferencial de ar 23 Desareador

24 Válvula esfera perfurada A Óleo, entrada

B Óleo, retorno C Gás

*) apenas sob encomenda

                                    

Gráficos de capacidade/contrapressão

GRP-250 M

A-454T 500 1000 1500 2000250030003500 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW

GRP-280 M

A-454T 500 1000 1500 2000250030003500 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW

GRP-130 M

A-510B 200-152x50 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW 300 600 900 1200150018002100 2400 2700

GRP-140 M

A-585E 240-165x60 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW 300 600 900 1200150018002100 2400 2700

GRP-150 M

A-578E 270-195x75 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 mbar ( x100 Pa ) kW 300 600 900 1200150018002100 2400 2700

Gás natural: gases da segunda família, grupos H e E (equipamento categoria l2R) Óleo pesado 1 kg/h = 11,22 kW

(24)

21

Queimadores duo-combustível óleo pesado/gás

Escopo de fornecimento

Os queimadores incluem os seguintes equipamentos:

GRP-130 M...-150 M GRP-250 M, -280 M

Flange basculante com interruptor de limite • •

Junta do flange • •

Bocal de óleo/bicos • •

Cartucho de aquecimento para bocal da chama o o

Válvulas solenóides para óleo • •

Cartucho de aquecimento para válvulas solenóides • •

Bomba de óleo com regulador de pressão • •

Cartucho de aquecimento para bomba de óleo o o

Motor da bomba de óleo • •

Válvula anti-retorno • •

2 manômetros de pressão de óleo • •

Termômetro • •

Pressostato para retorno de óleo • •

Desareador de óleo • •

Pré-aquecedor elétrico, inclui: - termostato de limite

- controlador de temperatura eletrônico - sensor de temperatura

• •

2 mangueiras de óleo, comprimento 2000 mm • •

Cabos de rastreamento elétrico para tubulação de óleo o o

Cabos de rastreamento elétrico para mangueiras de óleo o o

Filtro de óleor • •

Manômetro para controle de entrada do óleo o o

Pressostato para controle de entrada do óleo o o

Regulador de mistura para razão ar-gás-óleo, inclui: - regulador de óleo

- servomotor

• •

Potenciômetro instalado no servomotor o o

Bico de gás • •

Manômetro para medir a pressão no bico de gás o o

Borboleta de gás • •

Pressostato para gás, máx. • •

Pressostato diferencial do ar • •

Transformador de ignição • •

Cabos e eletrodos de ignição • •

Sensor da chama • •

Ventoinha de ar de combustão embutida com motor

elétrico de acionamento direto • •

Amortecedores de ar • •

Manômetro de pressão da ventoinha o o

Unidade de controle • •

Controlador de capacidade • •

Contatores para motor e relés térmicos • •

Contatores de pré-aquecimento • •

Interruptor de operação • •

Cotovelo 90° • •

Válvula solenóide dupla, inclui: - pressostato de gás, mín. - 2 válvulas de gás

- válvula teste de vedação automático - Registro de esfera, blow-off

• •

Válvula solenóide ignição de gás •

Manual • •

(25)

22

Tabela de seleção de válvula de gás

QUEIMADORES SÉRIES 130...150

QUEIMADOR VÁLVULA DE GÁS CAPACIDADE MÁX. DO QUEIMADOR kW *) BOCAL DA CHAMA PRESSÃO NA ENTRADA DO GÁS

TAMANHO TIPO **) 20 mbar 30 mbar 50 mbar 100 mbar

GKP-130 H R2” MB-ZRDLE 940 1150 1480 1500 200-152x50 GP/GKP/GRP-130 M DN 50 DMV-DLE 990 1210 1500 1500 200-152x50 DN 65 DMV-D 1140 1400 1500 1500 200-152x50 DN 80 DMV-D 1230 1500 1500 1500 200-152x50 GP/GKP-140 H R2” MB-ZRDLE 1110 1360 1760 2350 240-165x60 GP/GKP/GRP-140 M DN 50 DMV-DLE 1190 1460 1890 2350 240-165x60 DN 65 DMV-D 1590 1950 2350 2350 240-165x60 DN 80 DMV-D 1870 2290 2350 2350 240-165x60 GP/GKP-150 H R2” MB-ZRDLE 1120 1370 1770 2500 270-195x75 GP/GKP/GRP-150 M DN 50 DMV-DLE 1240 1520 1970 2700 270-195x75 DN 65 DMV-D 1610 1980 2520 2700 270-195x75 DN 80 DMV-D 1910 2340 2700 2700 270-195x75

QUEIMADORES SÉRIES 250, 280

GP/GKP/GRP-250 M DN 50 DMV-D 1200 1500 2000 2600 270-195x75 DN 65 DMV-D 1800 2200 2600 2600 270-195x75 DN 80 DMV-D 2300 2600 2600 2600 270-195x75 DN 100 DMV-D 2600 2600 2600 2600 270-195x75 GP/GKP/GRP-280 M DN 50 DMV-D 1300 1600 2100 3000 300-215x75 DN 65 DMV-D 1900 2400 3100 3500 300-215x75 DN 80 DMV-D 2700 3300 3500 3500 300-215x75 DN 100 DMV-D 3200 3500 3500 3500 300-215x75 DN 125 DMV-D 3500 3500 3500 3500 300-215x75

Importante! Se a pressão de entrada do gás for inferior a 20 mbar ou se

o gás a utilizar não for um dos previamente mencionados, será necessário efetuar avaliação a parte.

*) As capacidades máximas apresentadas na tabela são obtidas quando a contrapressão da caldeira for 0.

Gás natural 1 m3n/h ≅ 10 kW **) ou tipo correspondente

Pressão de entrada do gás (Pmax) no queimador - máx. 500 mbar ao utilizar válvula DMV-D - máx. 360 mbar ao utilizar válvula MB





Cotovelo para gás

DIMENSÕES DO COTOVELO PARA GÁS COM DIFERENTES VÁLVULAS

R2” DN50 DN65 DN80 DN100 DN125

H L L L L L L

GP/GKP/GRP-130…150 440 435 465 505 530 580 750

GP/GKP/GRP-250…280 450 - 510 560 615 665 745

(26)

23

Pré-aquecedor do queimador

         

Controle de temperatura preciso

garante a combustão ideal

Na queima de óleo pesado, a correta atomização da viscosi-dade do óleo é essencial para obter uma boa combustão e baixas emissões de gases de combustão. Um dos pré-requi-sitos para uma estável atomização da viscosidade do óleo é que sua temperatura se mantenha constante durante o processo de ignição da queima.

O pré-aquecedor de massa Oilon ML mantém a tem-peratura do óleo estável mesmo quando a tempera-tura de entrada é flutuante. Graças ao design e ao regulador elétrico a temperatura do fluxo de óleo para o bocal permanece inalterada. Dependendo da capacidade e do modelo, o queimador pode ter um ou mais aquecedores de 6-kW equipados com um mecanismo de segurança para proteção anti-superaquecimento. O regulador eletrônico tem um limitador de temperatura mínima integrado, o qual impede a partida do queimador se o óleo estiver demasiado frio.

(27)

24

Silenciador

Silenciador modelo MV 1

Carcaça

O silenciador modelo MV 1 é feito de chapa de aço revesti-da com isolante acústico à prova de fogo. O silenciador está conectado ao dispositivo de sucção de ar do queimador por meio de uma ligação de parafuso. O silenciador reduz o som agudo produzido pelo fluxo de ar.

Silenciador modelo MV 3

Carcaça

O silenciador modelo MV 3 é feito de chapa de aço reves-tida com isolante acústico à prova de fogo. Este silenciador montado sob rodas isola o queimador pelos quatro cantos, reduzindo os ruídos gerados quando o mesmo está em operação. AIR OXYGEN CONTROL UNIT USER INTERFACE FREQUENCY CONVERTER FUEL

WiseDrive (WD100), regulador eletrônico para

controle da razão combustível/ar

(28)

25

A technologia Low NOx reduz a emissão de

gases de combustão

O desenvolvimento dos queimadores Low NOx ampliou a linha de modelos oferecidos por Oilon consideravelmente. As mudanças mais significativas foram feitas no bocal da chama do queimador, uma vez que a alterações no fluxo dos gases de combustão permite reduzir as emissões de NOx. Vários testes e também a experiência prática permitiram com-provar que os queimadores Low NOx podem atingir um volu-me de redução das emissões entre 40 % e 60 % em compa-ração com os queimadores tradicionais. Os valores de emissão de monóxido de carbono também são bastante baixos.

O alto padrão de eficiência característico dos queimadores Olion também se aplica aos modelos Low NOx. As dimen-sões externas do bocal da chama são as mesmas dos de-mais queimadores padrão. A instalação dos queimadores Low NOx em substituição aos modelos padrão Oilon não necessita alterações elétricas. Os queimadores Low NOx foram projetados para uso de gases da segunda família, grupos H e E.

(29)

26

Corte transversal em figura da alvenaria

1 Junta de vedação

2 Painel de montagem

3 Fibra cerâmica ou equivalente

4 Alvenaria

ØD1, ØD4, L2 Vide diagrama de dimensões do queimador

Dimensões da chama

Servomotor

                                          

As dimensões se aplicam ao usar óleo leve e gás. Ao usar óleo pesado, as dimensões devem ser maiores.

O novo e avançado servomotor dos queimadores modulan-tes possibilita determinar a capacidade mínima do queima-dor muito mais rapidamente.

ØD 1 ØD 4 L2 60...9 0° 1 2 4 3

(30)

27

     

Diagrama de suprimento de óleo pesado

Instalação do controlador de pressão de gás

Exemplo

(31)
(32)

OILON OY

Metsä-Pietilänkatu 1 P.O. Box 5

FI-15801 Lahti, Finland Tel. +358 3 85 761 Fax +358 3 857 6239 info@oilon.com

PT3/5.00/112015

Oilon investe em pesquisa e desenvolvi-mento de seus produtos. Nosso moderno centro de desenvolvimento de produtos atende a todos as normas européias, e nos permite efetuar uma extensa gama de tes-tes de queima de óleo e gás, assim como suas precisas medições.

Fornecemos queimadores para navios de acordo com as seguintes sociedades clas-sificadoras marítimas ABS, BV, CCS, DNV, GL, KR, LR, NKK, RINA e RS.

Participamos anualmente em feiras e expo-sições mundiais.

Referências

Documentos relacionados

Pode ser difícil falar de desequilíbrio hormonal e do efeito que isso pode exercer no seu corpo, mas convém levar em conta que, para alguém de fora, é ainda mais difícil fazer

Em busca destas referências, buscamos analisar a publicação de artigos sobre a gestão democrática em duas revistas com enfoque diferentes, mas ambas voltadas para a educação:

autores dos crimes representando sociedades fechadas; proteção de um segredo místico-religioso por uma sociedade fechada que elimina qualquer ameaça à sua integridade; existência

Atualmente, a base genética permanece mal caracterizada; a inflamação ao redor dos folículos capilares é sugerida como a etiologia da queda de cabelo na alopecia

dinâmica socioespacial do Sudeste Goiano; mobilidade geográfica do capital e do trabalho; políticas estatais de desenvolvimento local; infraestrutura, mão de obra e matéria

Tomando como objeto de estudo o I Congresso Internacional de História da América realizado entre os dias 08 a 15 de setembro de 1922 como parte das

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Bacharel em

dois conselhos no sistema de governança brasileiro, e que conforme exposto por Lamb (2014), as funções não podem ser confundidas e considerando que o conselho de administração possui