• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES GERAIS. 1. Neste experimento, você irá explorar o movimento harmônico simples através do experimento de pêndulo simples.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES GERAIS. 1. Neste experimento, você irá explorar o movimento harmônico simples através do experimento de pêndulo simples."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÕES GERAIS

1. Neste experimento, você irá explorar o movimento harmônico simples através do experimento de pêndulo simples.

2. Utilize a seção “Recomendações de Acesso” para melhor aproveitamento da experiência virtual e para respostas às perguntas frequentes a respeito do VirtuaLab.

3. Caso não saiba como manipular o Laboratório Virtual, utilize o “Tutorial

VirtuaLab” presente neste Roteiro.

4. Caso já possua familiaridade com o Laboratório Virtual, você encontrará as instruções para realização desta prática na subseção “Procedimentos”.

5. Ao finalizar o experimento, responda aos questionamentos da seção “Avaliação

(2)

RECOMENDAÇÕES DE ACESSO

PARA ACESSAR O VIRTUALAB

1. Caso utilize o Windows 10, dê preferência ao navegador Google Chrome; 2. Caso utilize o Windows 7, dê preferência ao navegador Mozilla Firefox; 3. Feche outros programas que podem sobrecarregar o seu computador; 4. Verifique se o seu navegador está atualizado;

5. Realize teste de velocidade da internet.

Na página a seguir, apresentamos as duas principais dúvidas na utilização dos Laboratórios Virtuais. Caso elas não se apliquem ao seu problema, consulte a nossa seção de “Perguntas Frequentes”, disponível em: https://algetec.movidesk.com/kb/pt-br/

Neste mesmo link, você poderá usar o chat ou abrir um chamado para o contato com nossa central de suporte. Se preferir, utilize os QR CODEs para um contato direto por Whatsapp (8h às 18h) ou para direcionamento para a central de suporte. Conte conosco! ATENÇÃO:

O LABORATÓRIO VIRTUAL DEVE SER ACESSADO POR COMPUTADOR. ELE NÃO DEVE SER ACESSADO POR CELULAR OU TABLET.

O REQUISITO MÍNIMO PARA O SEU COMPUTADOR É UMA MEMÓRIA RAM DE 4 GB. SEU PRIMEIRO ACESSO SERÁ UM POUCO MAIS LENTO, POIS ALGUNS PLUGINS SÃO BUSCADOS NO SEU NAVEGADOR. A PARTIR DO SEGUNDO ACESSO, A VELOCIDADE DE ABERTURA DOS EXPERIMENTOS SERÁ MAIS RÁPIDA.

(3)

PERGUNTAS FREQUENTES

1) O laboratório virtual está lento, o que devo fazer?

a) No Google Chrome, clique em “Configurações” -> “Avançado” -> “Sistema” -> “Utilizar aceleração de hardware sempre que estiver disponível”. Habilite a opção e reinicie o navegador.

b) Verifique as configurações do driver de vídeo ou equivalente. Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse. Escolha “Configurações gráficas” e procure pela configuração de performance. Escolha a opção de máximo desempenho.

Obs.: Os atalhos e procedimentos podem variar de acordo com o driver de vídeo instalado na máquina.

c) Feche outros aplicativos e abas que podem sobrecarregar o seu computador.

d) Verifique o uso do disco no Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + Esc) -> “Detalhes”. Se estiver em 100%, feche outros aplicativos ou reinicie o computador.

(4)

2) O laboratório apresentou tela preta, como proceder?

a) No Google Chrome, clique em “Configurações” -> “Avançado” -> “Sistema” -> “Utilizar aceleração de hardware sempre que estiver disponível”. Habilite a opção e reinicie o navegador. Caso persista, desative a opção e tente novamente.

b) Verifique as configurações do driver de vídeo ou equivalente. Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse. Escolha “Configurações gráficas” e procure pela configuração de performance. Escolha a opção de máximo desempenho.

Obs.: Os atalhos e procedimentos podem variar de acordo com o driver de vídeo instalado na máquina.

(5)

DESCRIÇÃO DO LABORATÓRIO

MATERIAIS NECESSÁRIOS

• Regulador de comprimento;

• Cronômetro;

• Cabo;

• Corpos de prova com 10, 20, 50 e 70 g.

PROCEDIMENTOS

1. AJUSTANDO O EXPERIMENTO

Ajuste o comprimento do fio para 250 mm e associe o peso de 50 g ao cabo.

2. SOLTANDO O PÊNDULO

Solte o pêndulo de um ângulo inicial igual a 15°. Cronometre cinco vezes o tempo referente a 10 oscilações.

3. REPETINDO COM OUTROS PESOS E COMPRIMENTOS

Desassocie o corpo de prova do fio e repita o experimento com os outros pesos disponíveis, alterando também o comprimento do fio. Siga para a seção “Avaliação de Resultados”, neste roteiro, e responda de acordo com o que foi observado no experimento.

(6)

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

1. Utilize as equações apresentadas no sumário teórico e os dados obtidos no experimento para calcular a aceleração da gravidade, frequência e frequência angular. Calcule também o período médio, através da média aritmética dos períodos encontrados.

2. O peso inserido no pêndulo exerce alguma influência sobre o período de oscilação? Explique.

3. Você observou alguma relação entre o comprimento do fio e período de oscilação? Qual? Explique.

(7)

TUTORIAL VIRTUALAB

1. AJUSTANDO O EXPERIMENTO

Ajuste o comprimento do fio para 250 mm. Para isso, basta clicar e arrastar o regulador de comprimento para cima ou para baixo, caso deseje aumentar ou diminuir o comprimento, respectivamente. Perceba que, no canto inferior esquerdo da tela, surgirá uma janela com uma régua e a indicação do comprimento do fio.

Associe o corpo de prova de 50 g ao fio. Para isso, acesse a câmera “Corpos de prova”, clique com o botão direito sobre o peso e selecione a opção “Colocar no pêndulo”.

(8)

2. SOLTANDO O PÊNDULO

Solte o pêndulo de um ângulo inicial igual a 15°. Para isso, clique e arraste o botão azul da janela “Pêndulo simples”, no canto esquerdo da tela.

Perceba que, assim que você soltar o botão, o pêndulo iniciará seu movimento oscilatório.

(9)

parar, clique no botão Play na janela do canto inferior direito, ou pressione a tecla “P” do seu teclado. Para zerar o cronômetro e fazer outra medição, clique no botão X. Realize esse procedimento 5 vezes.

É possível visualizar o gráfico do movimento oscilatório do pêndulo durante esse movimento. Basta clicar no botão “Gráfico”, no canto superior direito da tela.

(10)

Perceba que surgirá, no canto superior direito da tela, uma janela com o gráfico referente ao movimento.

Também é possível visualizar os pontos do gráfico, ao clicar no botão “Visualizar pontos”. Minimize a janela, clicando no botão indicado na imagem abaixo.

(11)

3. REPETINDO COM OUTROS PESOS E COMPRIMENTOS

Desassocie o peso do cabo. Para isso, pare o pêndulo, clique sobre o corpo de prova com o botão direito do mouse e selecione a opção “Colocar na mesa”.

Refaça os passos 1 e 2 para repetir o experimento com os outros corpos de prova disponíveis, alterando também o comprimento do fio para 100 mm e 400 mm. Siga para a seção “Avaliação de Resultados”, neste roteiro, e responda de acordo com o que foi observado no experimento.

Referências

Documentos relacionados

A exceção de domínio é a defesa, em ação possessória, fundada na alegação de propriedade sobre a coisa objeto da ação, exceção (rectius, defesa) esta que, conforme

Neste trabalho buscamos de forma sintetizada evidenciar a pesquisa que tem como objetivo central verificar se as atividades de êxito: Biblioteca Tutorada e

Com modéstia desculpa-se perante os leitores de outra obra que então publicava, o comentário sobre a IIIª parte da Suma de Teo- logia de Tomás de Aquino, que interrompeu porque

Assim é importante que sejam adotadas tecnologias mais adequadas para cada região, dimensionadas por estudos para levar água para as populações dispersas em áreas onde

O presente trabalho foi estruturado em seis sessões textuais conforme exposto na FIGURA 2, a qual representa o caminho percorrido para sua construção. Como consequência,

Desde que durante os horários de negociação oficiais do índice subjacente o preço de exercício não seja atingido, apenas interessa para efeitos de verificação de um

Utilizando-se de conhecimento do movimento ondulatório realizado pelo pêndulo, de MHS, de relação trigonométrica notável, bem como das grandezas considerada no

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de