• Nenhum resultado encontrado

" DEUS QUER, O HOMEM SONHA E A OBRA NASCE"

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "" DEUS QUER, O HOMEM SONHA E A OBRA NASCE""

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

" DEUS QUER, O HOMEM SONHA

E A OBRA NASCE"

2016

O

UTUBRO

131

Mensal - Ano 11

REVISTA DA JUNT

A DE FREGUESIA

D I S T R I B U I Ç Ã O G R A T

(2)

Mensal - Ano 11 - n.º 131 Outubro de 2016 Diretor:

Belarmino Ferreira Silva

Propriedade: Junta de Freguesia de Marvila Avenida João Paulo II, lote 526, 1.º A 1950-159 Lisboa – Telefone: 218 310 350 Fax: 218 310 359 Site: www.jf-marvila.pt Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense Depósito Legal: 237649/06 Tiragem: 17.500 exemplares Redação e Produção Gráfica:

JML - Marketing e Comunicação Unipessoal, Lda

edi

torial

Belarmino Silva Presidente Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30* secretaria.presidente@jf-marvila.pt

Coordenação dos Pelouros, Administração e Funcionamento, Relações Institucionais, Comunicação Institucional, Urbanismo e Património António Alves Vogal Substituição do Presidente, Pelouro Gestão Orçamental e Financeira, Economia e Sociedade (C.Marvilense) e Habitação; Atendimento ao público 5.ª feira das 10h00 às 12h00* antonio.alves@jf-marvila.pt Isabel Fraga Vogal

Pelouro Ação Social, Saúde, Educação, Conselho Educativo, Projeto Intervir, Organização Interna e CPCJ Atendimento ao público 6.ª feira das 14h30 às 16h30* isabel.fraga@jf-marvila.pt vitor.simoes@jf-marvila.pt Vítor Simões Vogal

Pelouro Espaço Público, Segurança e Mobilidade Atendimento ao público 5.ª feira das 16h00 às 18h00* Vítor Morais Secretário Vogal

Pelouro Desporto e Juventude Atendimento ao público 4.ª feira das 17h30 às 19h30*

vitor.morais@jf-marvila.pt

Joaquim Cerqueira Brito

Tesoureiro Vogal Pelouro Cultura Atendimento ao público 3.ª feira das 15h30 às 17h30* joaquim.brito@jf-marvila.pt Miguel Ferreira Vogal

Pelouro Espaços Verdes, Ambiente, Higiene Urbana e Saneamento Atendimento ao público 4.ª feira das 16h00 às 18h00*

miguel.ferreira@jf-marvila.pt *Por marcação prévia

técni

ca

o nosso executivo

Marvila é uma responsabilidade

de todos!

O dever de zelar e cuidar de Marvila não pertence apenas à Junta de Freguesia mas também a todos os Marvilenses. Apesar das minhas constantes chamadas de atenção a todos os habitantes da freguesia, continuam as situações de desrespeito e falta de civismo no que toca à preservação dos espaços públicos. É por esse motivo que venho mais uma vez apelar ao bom senso de todos.

(3)

Reunião do Conselho Educativo de Marvila

N

o dia 29 de setembro, o Conselho Educativo de Marvila (CEM) reuniu-se com o objetivo de ajustar e debater alguns pormenores do plano de ativida-des definido para o ano letivo 2016/2017. Nesta reunião estiveram presentes a vogal do Pelouro Educação da Junta de Freguesia de Marvila, Isabel Fraga, e os representantes do Agrupamento de Escolas D. Dinis, da escola EB1

Os restantes temas discutidos foram o programa do evento “Marvila Mais Saudável”, a segunda edição do Sarau de Ginástica, o Dia Mundial da Criança e a avaliação do programa “Os + de Marvila”. Relativamente a este programa, os parceiros concordaram que foi uma expe-riência gratificante em que foram criados laços entre os estudantes Marvilenses e a comunidade escolar. Para a

Os + de Marvila

E

sta Atividade consistiu num fim de semana (10 e 11 de setembro) passado em Constância com muitas atividades lúdicas, recreativas e desportivas para os jovens e onde foram inseridas atividades de promoção de competências pessoais e sociais pela equipa do Projeto Intervir em Marvila.

Participaram nesta iniciativa 40 alunos do 2º/3º ciclo e secundário selecionados pelas Escolas da Freguesia por se terem destacado ao nível do aproveitamento e com-portamento escolar, ou aqueles que manifestaram maior esforço e assim alcançaram uma mudança evidente em termos de aproveitamento e comportamento escolar, comparando com o ano letivo anterior.

Durante estes dois dias e sob o tema “Marvila visita Camões”, os jovens desenvolveram atividades, tais como: Marvila Race (carrinhos de rolamentos), Canoagem (Montalvo – Constância, com visita ao Castelo de Almou-rol), Orientação Noturna, “Olimpíadas Loucas” e “Pontaria Onde Andas?” (Jogos Tradicionais com Pontaria).

Foi uma experiência inesquecível e única para estes jovens que, para além de terem sido valorizados e reconhecidos pelo seu empenho, fizeram novas amiza-des, partilharam emoções positivas e experimentaram aventuras memoráveis.

(4)

Cultura

XXVI Festival de Folclore da ACULMA

A

Associação para o Desenvolvimento Cultural e Social de Marvila (ACULMA) realizou, no dia 2 de outubro, o vigésimo sexto Festival de Folclore na Escola Básica 2 + 3 de Marvila. As celebrações tiveram início com o desfile dos vários grupos de folclore pelo bairro dos Alfinetes e Salgadas com destino à Escola Bá-sica. Neste evento estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, os vogais Vítor Morais e Vítor Simões, o Presidente da Assembleia de Freguesia, José Alexandre, a Presidente da ACULMA, Fátima Duarte, e representantes de várias Associações da Freguesia.

Quando chegaram à escola os grupos de rancho foram apresentados, nomeadamente, o Rancho Folclórico e Etnográfico “Raízes de Montemuro” da ACULMA, o Ran-cho Folclórico S. José da Lamarosa (Coruche), o RanRan-cho Folclórico Flores D'Aldeia de Mosteirô (Castro Daire) e

o Rancho Folclórico e Cultural de S. Julião (Valença do Minho). Depois das apresentações e da entrega de lem-branças aos envolvidos, a Presidente da ACULMA deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. “É muito bom constatar que nesta Freguesia as Associações se unem sem rivalidades”, disse Fátima Duarte agradecendo ainda à Junta de Freguesia de Marvila o apoio que tem prestado à ACULMA e às restantes Associações da Freguesia.

No seu discurso, o vogal Vítor Morais valorizou a persistên-cia e o entusiasmo que levam os elementos da ACULMA a defenderem a cultura portuguesa. Fátima Duarte elogiou os jovens que persistem em continuar com o apoio dos familiares.

(5)

Cultura

Casa de Castro Daire celebra o XXIII Festival de Folclore

A

Casa do Concelho de Castro Daire organizou, no dia 9 de outubro, o vigésimo terceiro Festival de Folclo-re. A festa começou com um desfile desde a rua Vale Formoso de Cima até à frente da sede da Casa de Concelho onde ocorreram as atuações dos vários grupos de folclore, nomeadamente, o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Concelho de Castro Daire (Lisboa), o Rancho Folclórico do Calvário (Algarve), o Rancho Folclórico e Etnográfico de Degracias (Coimbra) e o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa de Concelho de Ponte de Lima (Lisboa). Para as-sistir a estas atuações estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, os vogais,

António Alves, Joaquim Brito e Vítor Simões, e o Presidente da Assembleia de Freguesia, José Alexandre.

(6)

Cultura

8º Encontro da ACRL

A

Associação das Casas Regionais em Lisboa (ACRL) organizou no dia 23 de outubro mais um encontro cultural no Salão de Festas do Vale Fundão, numa iniciativa apoiada pela Junta de Freguesia de Marvila, que se fez representar pelo presidente Belarmino Silva e pelos vogais António Alves e Vítor Simões.

A associação, formada em 2007, pretende celebrar o regio-nalismo e neste evento contou com a presença de 10 das mais de 20 Casas de Concelho que fazem parte da ACRL. Os Marvilenses encheram o Salão de Festas durante toda a tarde, que ficou marcada por um ambiente de alegria e boa disposição, onde se reviveram várias tradições da cultura portuguesa.

O presidente da ACRL conduziu o encontro que nos fez viajar por vários concelhos do país, através das atua-ções de grupos de cantares, cavaquinhos, concertinas e

ranchos folclóricos das Casas de Concelho de Gouveia, Tondela, Castanheira de Pêra, Ponte de Lima, Castro Daire, Pampilhosa da Serra, Cinfães, Arcos de Valdevez, Casa Cerveirense e Casa da Comarca de Arganil.

Na sessão solene, o presidente Belarmino Silva homena-geou a ACRL pelo trabalho que desenvolve em Lisboa, ao manter vivas as tradições das diferentes terras de Portugal. Jorge Máximo, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, também esteve presente no evento e fez um discurso onde lembrou que temos de continuar a ser um povo autêntico e que as Casas de Concelho são um bom exemplo disso, porque juntos somos mais fortes.

Depois dos habituais leilões, Joaquim Cerqueira Brito agradeceu a presença de todos até ao final das atuações, neste que foi o 8º Encontro da ACRL.

BEM SERVIR

Tem uma lâmpada a precisar de ser substituída?

Precisa de uma maçaneta nova para a sua porta?

A torneira da cozinha está a dar problemas?

Ligue para o 218 310 350

(7)

Institucional

Missa de Ação de Graças a Santa Teresa de Calcutá

N

o dia 7 de outubro foi celebrada uma missa de Ação de Graças pela Santa Teresa de Calcutá na igreja S. Maximiliano Kolbe, em Marvila.

Aproximadamente um mês após a sua canonização, as Missionárias da Caridade fizeram questão de homenagear a Santa, numa missa onde o Cardeal-Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente fez um discurso a realçar a bonda-de bonda-de Madre Teresa bonda-de Calcutá, símbolo bonda-de misericórdia e proximidade com os mais pobres. Brian Kolodiejchuk, padre responsável do Vaticano pela recolha de documentos

e testemunhos para a canonização da Madre, foi outra das figuras marcantes.

O Frei Fabrízio Bordin agradeceu também a presença do vogal da Junta de Freguesia de Marvila, António Alves, da comunidade dos frades de S. Maximiliano e Sta. Beatriz, dos voluntários que trabalham com as Missionárias da Caridade, das várias congregações religiosas da zona oriental de Lisboa, e dos jovens que prepararam as músi-cas para o coro da igreja. No final da cerimónia foi benzida uma figura da Santa Teresa de Calcutá.

Eucaristia Campal

N

o dia 2 de outubro realizou-se uma Eucaristia Campal que marcou o início das atividades das paróquias de São Maximiliano Kolbe, Santa Clara e Santa Beatriz da Silva. Para assistir ao momento religioso, celebrado na Mata do Vale Fundão, estiveram presentes vários Marvilenses, o agrupamento de escuteiros, as crianças e os jovens que frequentam a catequese das várias paróquias.

O tema desta cerimónia religiosa foi “O Senhor faz mara-vilhas”, onde foram homenageados os Santos São Maximi-liano Kolbe, a Madre Teresa de Calcutá e os Pastorinhos de Fátima, sendo que em 2017 vamos comemorar o centená-rio das aparições de Fátima.

(8)

Institucional

“Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce”

O

dia 5 de outubro vai ficar para sempre na memória dos Marvilenses. Depois do lançamento da primei-ra pedprimei-ra, em 2015, este foi o dia escolhido paprimei-ra a inauguração da nova sede da Junta de Freguesia de Marvila.

No centésimo sexto aniversário da Implantação da Repú-blica Portuguesa, a Avenida Paulo VI encheu-se de fregueses que aguardavam ansiosamente para conhecer as instalações da nova sede e pela chegada do Primeiro- -Ministro, António Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, que fizeram questão de estar presentes neste evento. Quando chegaram ao local, o Primeiro-Ministro e o Presidente da CML foram recebidos pelo Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, por todo o executivo Marvilense e pela a Banda Filarmónica da ACULMA que tocou o hino de Portugal neste dia de festa dupla para os Marvilenses.

Após o momento de receção dos convidados, seguiram-se os discursos e o Presidente Belarmino Silva, de uma forma

emocionada, foi o primeiro a exprimir o que sentia: “Hoje é sem dúvida um dia muito importante para a história de Marvila. É com grande orgulho que inauguramos esta obra que vai permitir acolher os Marvilenses com as condições que merecem e que há muito lhe são devidas”. Para o Presidente da Junta de Freguesia, esta inauguração marca uma nova era da qual fará parte uma melhor prestação de serviços a todos os que habitam ou trabalham em Marvila. “Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce” foram as palavras que Fernando Pessoa escreveu no poema Mar Português e que o Presidente usou para definir este momento. Belarmino Silva encerrou o seu discurso com palavras de agradecimento a Fernando Medina e a António Costa, que segundo o Presidente da Junta de Freguesia, muito contribuíram para que todos os projetos fossem realizados com sucesso.

(9)

Institucional

ele merecia”. O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa concluiu afirmando que há muito tempo que a Freguesia merecia ter instalações de uma Junta mais condignas com capacidade para servir todos os Marvilenses.

No seu discurso, António Costa reforçou as palavras dos Presidentes, fazendo referência às pessoas da Freguesia que “são de excelência na cidade de Lisboa e têm direito a ver a sua Freguesia reconhecida como uma grande Fre-guesia na cidade". Tal como Fernando Medina, o Primeiro Ministro terminou o seu discurso destacando a importância do poder local e dos autarcas, elogiando Belarmino Silva

por “não ter medo de receber mais competências”. Ainda em Marvila, António Costa foi informado que António Guterres seria o novo secretário-geral da ONU. Na nova sede da Junta de Freguesia de Marvila, o Primeiro Ministro revelou à comunicação social a sua enorme satis-fação, afirmando que “tudo indica que a pessoa certa” vai estar “no lugar certo”.

Depois dos discursos, o Frei Fabrízio Bordin fez uma bênção religiosa ao edifício e o Presidente Belarmino Silva recebeu os convidados apresentando-lhes os vários espaços e a esplêndida vista para o rio Tejo.

Felicitação a António Guterres:

É com grande orgulho que a Junta de Freguesia de Marvila felicita o Engenheiro António Guterres pelo seu novo cargo na Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU foi formada a 24 de outubro de 1945 com 51 estados-membros e tinha como principal objetivo pro-mover a cooperação internacional para impedir outro grande conflito como a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia já conta com 193 estados-membros e comple-tou, no final deste mês, os 71 anos de existência.

(10)

Institucional

Reunião do Conselho Marvilense

N

o dia 22 de outubro o Conselho Marvilense reuniu no Salão de Festas do Vale Fundão para a apresentação de mais um projeto inovador na Freguesia.

O presidente Belarmino Silva iniciou a reunião, onde mar-caram presença os vogais António Alves, Vítor Morais, Vítor Simões, Joaquim Cerqueira Brito e Miguel Ferreira, assim como 18 das associações que fazem parte deste Conselho. Inês Machado, responsável pela GAU (Galeria de Arte Urbana), apresentou o Festival de Arte Urbana que irá realizar-se de 25 a 28 de maio de 2017.

A iniciativa será semelhante àquela que decorreu em maio deste ano no Bairro Padre Cruz em Lisboa e preten-de, através da arte urbana, promover a inclusão social e cultural, motivar o diálogo entre gerações e o desenvol-vimento e defesa do território, melhorar a qualidade de vida da população e trazer para locais que não são muito

visitados novos polos de atração cultural, social e económica, contribuindo também para enriquecer a paisagem.

No projeto estão previstas atividades como programas de arte urbana para crianças e seniores, visitas guiadas, espetáculos como concertos ou animação de rua, cine-ma, um espaço de adaptação e apoio à investigação e a criação de vários espaços onde todos vão poder participar. Nos vários bairros onde o festival irá decorrer, vai ser pos-sível interagir com os artistas internacionais e ajudá-los na produção das pinturas. Também serão divulgadas todas as criações que foram feitas antes do festival.

O presidente do Conselho, António Alves, vogal do Pelouro Gestão Orçamental e Financeira, Economia e Sociedade, orientou a segunda parte da reunião, onde foram ouvidas sugestões para o orçamento da Junta de Freguesia de 2017.

Espaço Jovem Intervir

Apoio ao Estudo • Atividades lúdicas e pedagógicas

Dos 6 aos 18 anos

De segunda a sexta-feira das 14h00 às 17h15 Morada: Av. Paulo VI, Lote 8 R/C, Lojas 2, 3 e 4 (Lg. Luís Dourdill)

1950-299 Lisboa • Telf.: 967 884 642/218 371 432

(11)

Institucional

C.O.L. “70 Anos de Vida... 105 Anos de História”

O

Clube Oriental de Lisboa (C.O.L.) celebrou 70 anos de vida e 105 anos de história no dia 21 de outubro, numa sessão solene que teve lugar na sede do clube.

José Nabais, presidente do C.O.L, começou por realçar o seu orgulho na história do Oriental e a importância que têm todos os sócios, porque são eles que fazem o clube. Agradeceu a ajuda que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) tem dado, mas reforçou a importância de continuar a investir num clube com potencial e que luta por um lugar na Primeira Liga de Futebol. Agradeceu ainda a todas as entidades que de alguma forma estão ligadas ao clube e que mais tarde foram também distinguidas.

O presidente da CML, Fernando Medina, prestou uma homenagem a todos aqueles que formaram o Oriental e o ajudaram a tornar-se num clube emblemático e simbólico de Lisboa. Destacou a importância do C.O.L na formação das crianças e jovens da cidade e terminou a desejar uma longa vida ao Oriental.

Jorge Máximo, vereador do Desporto da CML também mostrou orgulho no clube e reforçou a importância de ter

honra de ser quem somos e de pertencer à nossa gente. Seguiram-se as homenagens aos sócios realizadas por todos os representantes da mesa: Fernando Medina, Jorge Máximo, José Nabais, José Alexandre (presidente da Assembleia Geral do C.O.L), Manuel Saraiva (presidente do Conselho Fiscal do C.O.L), António Alves (Vogal da J.F. Marvila), representantes das Juntas de Freguesia do Beato, Olivais e Parque das Nações e da Federação Portuguesa de Futebol e Ginástica.

Foram distinguidos os sócios com 25 e 50 anos, com destaque para três das suas lendas vivas: Rogério Pipi, José Roçado e Mário Luz. Foram também recordados, com muita emoção, outras personalidades que marcaram a história do clube.

O momento de animação musical da noite ficou a cargo do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, apresentados pelo seu presidente Joaquim Cerqueira Brito.

(12)

Marvila Mais Saudável

Por uma “Marvila Mais Saudável”

O

Pelouro Ação Social, Saúde e Educação e o Pelouro Desporto e Juventude da Junta de Freguesia de Marvila realizaram, no dia 14 de outubro, a primeira edição do evento “Marvila Mais Saudável”.

Quem passou pelo Polidesportivo Dr. Fernando Amado teve a oportunidade de participar nas diversas atividades proporcionadas pelas várias entidades convidadas que visavam promover o desporto e a saúde no quotidiano dos marvilenses.

A Associação Jorge Pina, que se fez representar também pelo atleta olímpico, realizou várias demonstrações de boxe. O Clube Oriental de Lisboa promoveu os serviços da Piscina Municipal do Vale Fundão e ainda o serviço de massagens terapêuticas e de relaxamento. A Farmácia Almeida Vaz realizou atividades e palestras no âmbito das doenças respiratórias e das doenças da pele. A Farmácia da Bela Vista centrou as atividades, workshops e palestras no âmbito da Higiene Oral, Medicação, Nutrição e Hidra-tação. Quanto à Farmácia Serejo, esta realizou rastreios nutricionais e abordou o tema da preparação individuali-zada de medicamentos. Este dia foi também enriquecido com o Regimento de Sapadores Bombeiros a dinamizar o Suporte Básico de Vida, com a Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches a dinamizar uma atividade infantojuvenil sobre o lanche saudável e ainda a promover uma palestra

sobre os benefícios da atividade física na terceira idade, com a Nuclisol Jean Piaget a desenvolver rastreios da lin-guagem e nutricionais. Também a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla abordou a relação entre a Esclerose Múltipla e a prática de atividade física.

(13)

Marvila Mais Saudável

à Gestão Desportiva da Escola Secundária D. Dinis para a organização e implementação desta prova que enquadra o programa do Desporto Escolar. Todos os alunos do 1º ciclo da freguesia de Marvila foram convidados a participar o que resultou na presença de 195 crianças na prova. Na en-trega dos prémios, a Vogal Isabel Fraga agradeceu a todos os que contribuíram para uma “Marvila Mais Saudável”. Para finalizar a manhã, realizou-se uma caminhada Inter-geracional que terminou com um lançamento de balões a simbolizar a união dos marvilenses e o trabalho em parceria.

Pela tarde aconteceram também atividades como o Boccia,

as Danças de Roda e o Boxe Francês dinamizadas pelos centros sociais e comunitários do Bairro da Flamenga, do Bairro dos Lóios e da Prodac, da Santa Casa da Miseri-córdia de Lisboa, entidade que também contribuiu com a presença das unidades móveis com o objetivo de serem realizados rastreios cardiovasculares. Ao longo de todo o dia os Paramédicos de Catástrofe Internacional estiveram presentes a fornecer apoio médico.

(14)

SABIA QUE PODE RECEBER 1/3 DO VALOR

DA RENDA DA SUA HABITAÇÃO?

A Câmara Municipal de Lisboa atribui este valor durante 12 meses renováveis por igual período aos agregados familiares que estiverem nas condições do Programa Subsídio Municipal ao Arrendamento (SMA)

Vai abrir: 10ª edição do Subsídio Municipal ao Arrendamento - SMA Candidaturas: Até 14 de Novembro

Consulte o site: http://www.cm-lisboa.pt/viver/habitar ou http://habitacao.cm-lisboa.pt

Requalificação na Rua de Ovar

C

omeçaram as obras de requalificação dos pavi-mentos e estacionapavi-mentos de viaturas na Rua de Ovar.

As alterações que a Junta de Freguesia está a realizar, com vista a melhorar a qualidade de vida dos moradores, passam por remover as raízes das árvores que já foram abatidas, alterar a inclinação dos passeios para que as águas possam escoar para o sistema de esgoto, alargar e normalizar o espaço de circulação e estacionamento de viaturas através da colocação de sinais de trânsito, criar zonas demarcadas para o uso de pessoas com mobilidade reduzida, criar zonas demarcadas para o es-tacionamento de motociclos, melhorar o local reservado para os contentores de lixo doméstico e colocar bancos de jardim.

Obra a obra Marvila melhora!

Segunda Edição do “Marvila Limpa”

N

o dia 15 de outubro realizou-se a segunda edição do “Marvila Limpa”, o projeto que pretende sensibi-lizar a população para a importância da reciclagem e da preservação de Marvila.

O vogal Miguel Ferreira do Pelouro Espaços Verdes, Ambiente e Higiene Urbana promoveu mais uma iniciativa que vem responder às necessidades de cada bairro da

freguesia e distribuiu flyers com informação sobre reciclagem.

Desta vez marcaram presença a Associação de Moradores do Bairro da Prodac Norte e a Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras, que limparam as ruas de cada bairro com o material fornecido pela Junta de Freguesia, com enorme empenho e dedicação.

(15)

Voz Ativa

GAU – Galeria de Arte Urbana

A

rua Alberto José Pessoa, em Marvila, tem uma nova cor. A Galeria de Arte Urbana (GAU) voltou realizar uma intervenção artística, desta vez num edifício perto da Biblioteca de Marvila.

“O Encontro de um Passado e um Presente” é o nome da obra elaborada por dois artistas do Uruguai, nomea-damente, Fitz Florencia Duran e Theic Camilo Nuñez que formam os “COLECTIVO LICUADO”.

Tal como o próprio nome indica, esta pintura é símbolo de um encontro entre o passado e o presente, representados por um homem explorador e colonizador e uma mulher livre e revolucionária.

Os moradores do Bairro Marquês de Abrantes receberam muito bem os artistas e acompanharam o seu trabalho

que tem como objetivo sensibilizar a comunidade para este tipo de arte.

Ao longo dos anos a GAU tem vindo a afirmar-se como a principal plataforma de “street art” (arte urbana) na cidade de Lisboa e a Freguesia de Marvila aliou-se a esta iniciativa que pretende dar vida aos muros e às paredes sem cor.

(16)

Informações

ATENDIMENTOS

Junta de Freguesia de Marvila Av. João Paulo II, Lote 526 - 1º A 1950-159 Lisboa

Tel.: 218 310 350

Das 9h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira Horário de funcionamento da Tesouraria: Das 9h30 às 17h00 de segunda a sexta-feira Horário de licenciamento de canídeos: Das 11h00 às 17h00

Outros assuntos:

info@jf-marvila.pt

ATENDIMENTO SOCIAL

Apoio Ação Social

Terças, das 10h00 às 13h00

Quartas e Quintas das 14h00 às 17h00 (Marcações pelo telefone)

SERVIÇOS PÚBLICOS

EPAL (Assistência Domiciliária) - Tel.: 800 201 101 EPAL (Roturas) - Tel.: 800 201 600

EDP (Fugas de gás) - Tel.: 218 685 309 Intoxicações - Tel.: 217 950 143 Linha Vida - Tel.: 1414 (gratuita) SOS Voz Amiga - Tel.: 213 544 545 R.S. Bombeiros - Tel.: 213 422 222

Loja do Cidadão de Marvila - Tel.: 707 241 107 CPCJ Lisboa Oriental - 218 311 233

Serviço de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Praça José Queiroz, 1, Piso 3

Edifício Entreposto - Tel.: 218 554 100

in

formações

úteis

sumári

o

Aconteceu

• Os + de Marvila

1

Cultura

• XXVI Festival de Folclore da ACULMA

2

• Casa de Castro Daire celebra o XXIII Festival de Folclore

3

• 8º Encontro da ACRL

4

Institucional

• Missa de Ação de Graças a Santa Teresa de Calcutá

5

• "Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce"

6/7

• Reunião do Conselho Marvilense

8

• C.O.L. “70 Anos de Vida... 105 Anos de História”

9

Marvila Mais Saudável

• Por uma “Marvila Mais Saudável”

10/11

Melhorar Marvila

• Requalificação na Rua de Ovar

12

• Segunda Edição do “Marvila Limpa”

12

Voz Ativa

• GAU – Galeria de Arte Urbana

13

Associação de Reformados

do Bairro do Condado

dia 12 às 15H00

Associação de Moradores

do Bairro Vale Fundão

dia 12 às 15H00

Associação de Moradores

do Bairro Prodac Norte

dia 12 às 16H00

MAGUSTOS EM MARVILA

Associação de Moradores

do Bairro dos Alfinetes

e Salgadas

dia 13

Casa do Concelho de Arcos

de Valdevez

dia 13 às 16H30

NOTA: Estas foram as informações que

Referências

Documentos relacionados

Na reunião, que teve lugar no Salão de Festas do Vale Fundão, em Marvila, esteve presente o vogal do pelouro do Desporto, Juventude e Cultura da Junta da Freguesia de Marvila,

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

O presente projeto de intervenção é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria das Dores Chagas, no

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Esse conceito, proposto por Moscovicci e Vignaux (1994), evidencia as relações entre dois temas que se opõem, tais como a justiça e a injustiça, vindo ao encontro da necessidade de