• Nenhum resultado encontrado

Método científico e níveis de organização em Biologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Método científico e níveis de organização em Biologia"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Método científico e níveis de organização em Biologia

Objetivo

Aprender a metodologia científica, além de saber reconhecer os níveis de organização biológica Se liga

Você pode complementar seus estudos com este mapa mental, que além de falar sobre níveis de organização em ecologia, também te introduz aos assuntos que serão estudados nas próximas aulas!

Curiosidade

O método científico é o que garante a confiabilidade nos estudos, principalmente por ele apresentar experimentos que podem ser repetidos por outros pesquisadores que queiram corroborar ou contestar os resultados.

Teoria

A palavra biologia significa “estudo da vida”, sendo um campo da ciência muito amplo. Para facilitar seu estudo, a dividimos em níveis de organização. Além disso, é importante seguir regras e critérios para determinar a veracidade de um estudo ou experimento.

O método científico é utilizado para buscar explicações e respostas para os fenômenos observados na natureza. Dentre as formas de observação e formulação de teorias, temos dois métodos:

Dedutivo: quando, a partir de observações gerais, se chega a uma conclusão específica.

Indutivo: quando, a partir de uma observação específica, cria-se um padrão geral.

As etapas do método científico são:

1. Observação de um fato e coleta de dados: Fatos ou fenômenos são observados. Aqui temos apenas os dados brutos que serão observados ou analisados.

2. Questionamento sobre o que foi observado: A partir do conhecimento prévio, questiona-se o que foi observado. “Como? Porque? Quando?”

3. Formulação de hipóteses que possam explicar o que foi observado: Uma hipótese é uma explicação não testada para o fato observado ou para a pergunta questionada. Aqui também se utiliza conhecimento prévio para ajudar a criar a melhor, ou as melhores explicações.

4. Realização de experimentos controlados a fim de obter maior confiança nos dados obtidos: Os experimentos testam se a hipótese é ou não verdadeira. Esse experimento deve sempre ser feito com um

(2)

grupo experimental (que sofre ações e alterações para o teste) e um grupo controle (que não recebe nenhuma alteração, sem influenciar nas condições naturais. Por exemplo, experimentos médicos que usam o remédio placebo).

5. Elaboração de uma conclusão, verificando se a hipótese estava correta ou incorreta: Caso o experimento tenha sido falho ou a hipótese comprovada incorreta, deve-se realizar um novo experimento, ou mesmo criar uma nova hipótese. Caso o experimento tenha resultados positivos, corroborando a hipótese, podemos seguir para próxima etapa.

6. Divulgação dos resultados caso a hipótese esteja correta: Nesta etapa deve-se divulgar o trabalho feito, com uma introdução sobre o tema e a hipótese criada, as etapas e explicação dos experimentos, os resultados e dados finais e por fim a conclusão. Isso é importante para que, caso seja necessário, outros cientistas possam repetir o experimento ou questioná-lo, até mesmo incluir novos dados que corroborem ainda mais a hipótese.

7. Formulação de Teorias ou Leis científicas: Quando uma hipótese é confirmada por diversas experimentações, ela pode se tornar uma teoria. A teoria se torna uma lei científica quando ela mostra um conhecimento amplamente conhecido e irrefutável

Resumo das etapas do método científico

Os níveis de organização em biologia ajudam a separar esta área da ciência tão ampla, em partes menores, que podem ser estudadas em conjunto ou separadamente. Eles são, do menor para o mais abrangente:

Molécula: É a menor parte de uma substância com características e propriedades químicas

Célula: Unidade morfológica e funcional dos seres vivos.

Tecido: Células e substância intercelular que interagem para realizar suas funções.

Órgão: Conjunto de tecidos que interagem para a execução das suas funções.

(3)

Sistema: Conjunto de órgãos que irão se relacionar entre si.

Primeiros níveis de organização. Usualmente são estudados pelas áreas de bioquímica, histologia, anatomia e fisiologia.

Organismo: Conjunto de sistemas que irão formar o ser vivo em sua totalidade.

População: Conjunto de organismos da mesma espécie que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo.

Comunidade: Conjunto de diferentes populações (ou seja, de diferentes espécies) que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo.

Ecossistema: Conjunto dos fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (luz, temperatura, pH, etc.) em um determinado ambiente.

Biosfera: Conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

Níveis de organização finais. Usualmente são estudados pela botânica e zoologia (organismo) e pela ecologia (relação dos seres vivos entre si e com o ambiente).

(4)

Exercícios de fixação

1.

Qual destes é o maior nível de organização biológica?

a) Organismo b) Sistema c) Tecido

2.

Qual etapa do método científico não depende de experimentos para ser produzida?

a) Teoria b) Hipótese c) Resultados

3.

Descreva a importância de ter um grupo controle ao realizar um experimento científico. Dê um exemplo de grupo controle.

4.

Qual destas definições melhor se encaixa para descrever um ecossistema?

a) Conjunto de fatores bióticos

b) Conjunto de fatores bióticos e abióticos c) Todos os biomas da Terra

5.

Pense no ambiente ao redor do local onde você mora (sua casa, seu bairro, um parque próximo...).

Descreva uma comunidade de organismos que viva próximo.

(5)

Exercícios de vestibulares

1.

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, com a participação de mais de 800 cientistas de vários países, o nível do Mar subiu aproximadamente 20 centímetros nos últimos 100 anos.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) hipótese(s) que poderia(m) ser considerada(s) a(s) causa(s) desse fenômeno.

a) Baixas altitudes de ilhas no Oceano Pacífico, entre dois e três metros acima do nível do mar.

b) Aumento da acidez nos oceanos e alteração das correntes marítimas.

c) Expansão do volume da água por causa do aquecimento, e o derretimento do gelo da Antártica, Groenlândia e geleiras.

d) Redução do volume de água em função do aquecimento do Planeta, que determina maior evaporação da água proveniente do derretimento do gelo da Antártica, Groenlândia e geleiras.

e) Invernos rigorosos na Europa determinados pelo aquecimento global e pela modificação das correntes marítimas, e da concentração de gás carbônico.

2.

Utilizando-se de conceitos ecológicos, o diagrama abaixo ilustra resumidamente interações que constituem:

a) Um ecossistema.

b) Uma população.

c) A biosfera.

d) O meio ambiente.

e) Uma comunidade.

(6)

3.

A sequência de níveis de organização da vida está colocada em ordem crescente de complexidade na opção:

a) organismo - população - comunidade - ecossistema b) organismo - comunidade - população - ecossistema c) ecossistema - comunidade - população - organismo d) ecossistema - população - comunidade - organismo e) organismo - ecossistema - população - biosfera

4.

Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pelos. Sobre essa experiência podemos afirmar:

a) A experiência obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira.

b) A experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas do método científico adequadamente.

c) A experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.

d) O estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados.

e) A experiência não foi correta porque a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente.

5.

O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é

a) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.

b) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.

c) Uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.

d) Uma ideia, apoiada no conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.

e) Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.

(7)

6.

No nosso cotidiano, acontecem, geralmente, coisas que servem para ilustrar determinados estudos teóricos. A contextualização é um meio muito utilizado para enriquecermos nosso conhecimento. As figuras a seguir mostram elementos que exemplificam essa ideia. Observe-as.

De acordo com as figuras e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que REPRESENTA os passos correspondentes à experimentação (parte prática) evidenciada no desenvolvimento de uma pesquisa científica.

a) I, II e III.

b) I e III, apenas c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) II apenas

7.

A descoberta dos microscópios de luz (óptico) e eletrônico permitiu muitos avanços nas diversas áreas da Biologia. Um microscópio de luz pode apresentar um poder de resolução 1200 vezes maior que o do olho humano e o eletrônico, 250 mil vezes. Utilizando-se um microscópio de luz, é correto afirmar que é possível observar os seguintes níveis de organização da vida:

a) Populações, tecidos e átomos.

b) Populações, moléculas e órgãos.

c) Moléculas, átomos e órgãos.

d) Moléculas, organismos e células.

e) Células, tecidos e organismos.

8.

Durante a aula de campo, a professora chamou a atenção para o fato de que, naquela área, havia inúmeros formigueiros, cada um deles de uma diferente espécie de formiga e todos eles interagindo pelos recursos daquela área. Em ecologia, cada formigueiro em particular, e o conjunto de formigueiros naquela área, referem-se, respectivamente, a:

a) ecossistema e população.

b) comunidade e ecossistema.

c) população e ecossistema.

d) comunidade e população.

e) população e comunidade.

(8)

9.

Analise as alternativas e marque aquela que melhor descreve um órgão:

a) Órgãos são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos.

b) Órgãos são conjuntos de células semelhantes que desempenham uma função específica.

c) Órgãos são estruturas formadas por dois ou mais tecidos.

d) Órgãos são as partes básicas da matéria.

e) Órgãos são as unidades que mantêm todos os organismos vivos.

10.

O método científico é literalmente uma investigação, na qual o pesquisador procura, a partir de observações de fatos ou eventos, formular hipóteses. Essas hipóteses devem ser metodologicamente testadas e experimentadas repetidamente, para que posteriormente haja:

a) conclusão de seu experimento, independentemente de os resultados confirmarem ou rejeitarem as hipóteses testadas.

b) demonstração de que sua metodologia de experimentação confirma, sem margem de erro, suas hipóteses formuladas.

c) utilização comercial de suas descobertas, gerando lucros que financiarão novas pesquisas sobre o tema pesquisado.

d) comprovação de que suas hipóteses estavam corretas, caso contrário o experimento não pode ser conclusivo.

e) formulação de novas perguntas sobre o mesmo fato, pois os experimentos científicos jamais chegam a uma conclusão.

Sua específica é biológicas e você quer continuar estudando esse conteúdo?

Clique aqui para fazer uma lista de exercícios extras.

(9)

Gabaritos

Exercícios de fixação

1. A

O organismo é o maior nível de organização dentre as opções citadas.

2. B

A hipótese é criada a partir da observação e do conhecimento prévio, não sendo necessário fazer experimentos para criar uma hipótese.

3. A presença de um grupo controle (não recebe nenhuma alteração) ajuda a ver se as variações da metodologia estão interferindo ou não nos resultados do experimento. Um exemplo de grupo controle é aquele que é mantido sem influenciar nas condições naturais, como por exemplo para testar um remédio ou uma vacina, são utilizados placebos (sem efeito) e o remédio verdadeiro em diferentes grupos de pessoas. Ao comparar os resultados entre os grupos, é possível ver se o que fez efeito realmente foi o remédio (caso apenas o grupo experimental fique curado) ou se houveram outros fatores que também ajudaram a controlar a doença (caso o grupo controle também fique curado).

4. B

Ecossistema é o conjunto dos fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (elementos não vivos, como luz, temperatura, pH, etc.) em um determinado ambiente.

5. A resposta é livre. É importante lembrar que apenas seres vivos devem ser descritos, e também deve-se ter mais de uma espécie no ambiente. Exemplos de resposta: 1) comunidade de casa formada por humanos, gato doméstico e três espécies de plantas; 2) comunidade do bairro formada por humanos, gatos domésticos, cães domésticos, pombos, 2 espécies de árvores com flores, 1 espécie de árvore sem flor.

Exercícios de vestibulares

1. C

Com o aumento do mar, considerando que a quantidade de água no planeta não mudou, o mar só poderia ter aumentado devido ao degelo das calotas polares.

2. A

O Ecossistema engloba os seres vivos presentes na comunidade juntamente com os fatores abióticos como luminosidade, temperatura, água e nutrientes.

3. A

O nível de complexidade se dá desde organismo, passando para população que é um conjunto de organismos da mesma espécie. Após isso a comunidade que é um conjunto de diversas populações e ecossistema que juntam esses seres vivos com os fatores abióticos

4. C

O grupo controle é essencial em estudos, pois vai entender como funciona um determinado experimento sem os fatores que poderiam ser influenciadores.

(10)

5. D

As teorias são explicações científicas, comprovadas através de experimentos do método científico, que explicam fenômenos naturais e permitem que possam ser feitas previsões sobre eles, visto que se trata de uma interpretação destes que pode ser aplicada caso sejam observados padrões parecidos.

6. D

Os experimentos que respondem a pergunta na figura está evidenciado em II (início do experimento) e III (final do experimento).

7. E

Dos níveis de organização microscópicos, ou seja, não visíveis a olho nu, temos as células (menor nível vivo), os tecidos (conjuntos de células) e podemos ver também microrganismos, sejam eles uni ou pluricelulares.

8. E

Cada formigueiro constitui uma população com o número de indivíduos de uma espécie. Um conjunto de formigueiros podem haver mais espécies constituindo assim uma comunidade.

9. C

Órgãos são estruturas formadas por dois ou mais tecidos, como por exemplo a pele (formada por tecido epitelial e conjuntivo), o coração (formado por tecido epitelial e muscular), entre outros.

10. A

Ao final dos experimentos, deve-se chegar a uma conclusão analisando os resultados obtidos. Os resultados podem ou não corroborar a hipótese criada, mas de qualquer forma uma conclusão, para entender os resultados encontrados, é necessária.

Referências

Documentos relacionados

“Método científico pode ser definido como um conjunto de etapas e instrumentos pelo qual o pesquisador científico, direciona seu projeto de trabalho com critérios de

 de indivíduos, classes, fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenças e as similaridades entre eles. 17), “este método se fundamenta na aplicação da teoria

Lamarck propôs duas hipóteses: uso e desuso e

Temos, então, que “o método indutivo procede inversamente ao dedutivo: parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de

Quando o programa como um todo mostra-se sistematicamente incapaz de dar conta de fatos importantes e de levar à predição de novos fenômenos (i.e., torna-se degenerante), deve

a) A experiência obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira. O estudante seguiu as normas do método

a) A experiência obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira. O estudante seguiu as normas do método

Portanto, o método hipotético dedutivo consiste na construção de conjecturas (hipóteses) que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, à crítica intersubjetiva, ao