• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESPECIALISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESPECIALISTA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

JUSTIFICATIVA

O MBA Comunicação Empresarial e Mídias Digitais tem como foco principal os estudos da comunicação em ambientes organizacionais (empresas, mas também governo, 3º setor e negócio próprio), agregando a eles o cenário contemporâneo: as mídias digitais e seus impactos e possibilidades para todas as áreas de comunicação e marketing; a complexidade crescente do relacionamento com stakeholders; o empreendedorismo como opção de carreira em comunicação e a gestão integrada e multicanal da comunicação corporativa.

A comunicação empresarial - também conhecida como comunicação organizacional, corporativa ou institucional - compreende o entendimento sobre um conjunto complexo de estratégias, planejamentos, ações, produtos e processos desenvolvidos para posicionar e gerir a imagem e a marca (branding) de uma empresa ou entidade.

Os consumidores não são mais os únicos alvos da comunicação, que agora deve ser planejada para o conjunto de seus stakeholders: funcionários, formadores de opinião, acionistas, jornalistas e a sociedade como um todo.

(2)

tecnologias de informação e comunicação, como também a concepção de estratégias e planejamentos conjuntos. Web, mídias sociais, games, dispositivos móveis, entre outras soluções, passaram a integrar as demais possibilidades e o portfólio já existente da comunicação empresarial. Na “sociedade em rede”, imagem e marca são construídas simultaneamente por diferentes públicos e em diferentes espaços.

Nesse contexto, o comunicador empresarial não é mais um especialista funcional e adquiriu atribuições de um executivo em sua área, comandando decisões importantes dentro da estrutura em que atua ou lançando-se ao empreendedorismo.

Esse comunicador empresarial vê-se diante de três principais direcionamentos de carreira atualmente: ser gestor de áreas de comunicação em empresas, governo e terceiro setor; atuar como consultor especializado no tema ou ainda estruturar negócio próprio.

Em resposta a esse novo desenho do mercado de trabalho, o curso MBA Comunicação Empresarial e Mídias Digitais apresenta uma formação curricular abrangente, partindo dos fundamentos tradicionais da comunicação empresarial e incorporando a ela o empreendedorismo e as aplicações da comunicação digital em todos os seus skills. Seu conteúdo reúne - em um único MBA - o entendimento das mídias digitais e de suas possibilidades para as ações de comunicação corporativa integradas, os fundamentos de gestão, as práticas de planejamento e de negócios, e a qualificação para empreender nessa área. Um curso que prepara o comunicador para trabalhar no século XXI.

OBJETIVO

Prover visão integrada, multimídia e de gestão sobre a comunicação empresarial, para que o egresso do curso seja capaz de:

 Conceber estratégias de comunicação para empresas, terceiro setor e governo

 Planejar ações de comunicação integradas (tradicionais e digitais) adequadas às demandas de diferentes negócios e necessidades, sempre com gestão clara de indicadores e

orientação a resultados

 Compor soluções que conjuguem mídias tradicionais com as novas tecnologias digitais  Atuar como empreendedor dentro da carreira de comunicação, estando apto para conceber,

desenvolver, gerir e promover negócio próprio

PÚBLICO

(3)

FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESPECIALISTA  Cultura digital e cenários contemporâneos da comunicação

 Comunicação empresarial: conceitos, tendências e desafios  Comportamento e experiência do consumidor

 Ambientes interativos: games, redes e jogos virtuais  Empreendedorismo e planos de negócio em comunicação  Marketing estratégico

 Planejamento e gestão de pesquisas de mercado  Relacionamento com stakeholders e gestão de crises  Arquitetura de informação e user experience

 Mídias sociais: planejamento, ferramentas e gestão

 Comunicação interna e endomarketing na sociedade em rede  Comunicação pública e redes digitais: sociedade, governo e 3º setor  Fundamentos aplicados do Direito Digital e Empresarial

 Planejamento de marketing digital

 Concorrências, orçamentos e elaboração de propostas  Gestão de carreira e marketing pessoal

 Gestão do relacionamento com cliente – CRM  Metodologia de pesquisa para TCC

 Mensuração de resultados em projetos de comunicação

 Seminários avançados de TCC

Carga horária de 480 horas / aula

*As disciplinas não seguem obrigatoriamente essa ordem COORDENAÇÃO

Profa Ms Cátia Lassalvia - Consultora nas áreas de comunicação estratégica, marketing digital e

projetos educacionais. Mestre em Ciências Sociais (USP), pós-graduada em Relações

Internacionais (USP) e bacharel em Comunicação (pela Fundação Casper Líbero). É consultora nas áreas de Comunicação e Marketing para a Confederação Nacional da Indústria (PDA).

Participa de vários projetos de ensino a distância e presenciais e atua em projetos de produtos de comunicação para o Senac (SP), assessora agências de comunicação, tem parceria com Jump Education, entre outros clientes. Passou por agências, empresas e veículos. Foi gestora da área Projetos e Operações Web no ABN Amro Real, onde esteve por sete anos, e trabalhou como jornalista na Folha de São Paulo.

CORPO DOCENTE

Alexandre Bessa – Merchandising Manager do Kindle no Brasil, pela Amazon, baseado em São

Paulo. É um dos professores titulares da disciplina “Comportamento e Experiência do

Consumidor”. Foi Product Marketing Manager, do Yahoo! Latin America. Há mais de 10 anos atua

(4)

André Araújo – Advogado, diretor da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia

da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB/SP), e gestor de RH. É um dos

professores titulares da disciplina “Fundamentos aplicados do Direito Digital e Empresarial”.

Atua em temas do trabalho e pesquisa sobre áreas de interesse contemporâneo, que discutem direitos fundamentais, liberdade de expressão governança da internet e as implicações das novas tecnologias nas relações e formatos de trabalho, no consumo e nos direitos autorais. Antes de sua atuação jurídica, trabalhou por quase 10 anos na área de comunicação, como conteudista de temas de tecnologia para cursos em Educação a Distância (EAD) e em treinamentos corporativos. É graduado em Direito e também em Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos, com pós-graduação em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Escola Paulista de Direito (EPD). É consultor da Confederação Nacional da Indústria (PDA). Costuma ministrar a disciplin

Cátia Lassalvia – Coordenadora deste MBA (CV acima), baseada em São Paulo, é uma das professoras titulares da disciplina “Cultura digital e cenários contemporâneos da Comunicação” .

Fred Pacheco – Com mais de 12 anos de experiência no mercado online, o consultor é

especializado em Estratégia Digital e Presença em Redes Sociais, dominando tanto o prático, como o conceitual dos temas. É um dos professores titulares da disciplina “Planejamento de

Marketing Digital”.

Baseado em São Paulo, Pacheco já ocupou cargos executivos em empresas como Boo-Box Mídia Social, Predicta Mídia Digital e Michelin Brasil. Acumula em seu currículo MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo Internacional pela Ohio University (EUA), bem como extensão em inovação e comunicação integrada na Stanford University do Vale do Silício. Consultor e mestre no portal MBA 60 segundos. Professor em cursos de MBA na USP/FIA, no IPOG e na ABF.

Gláucia Yoshida - Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Teconológica

Intercontinental – UTIC/PY (2012), Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (1994). É uma das professoras titulares da disciplina “Metodologia de

Pesquisa”.

(5)

Universidade Federal de Goiás (UFG) (1989), Editora chefe da Revista Especialize Online IPOG, pesquisadora Institucional do IPOG, coordenadora de extensão, coordenadora do mestrado Executivo Internacional IPOG/BHU, diretora de graduação, professora de graduação e pós-graduação.

Fernando Leroy – Gestor de marketing digital e de mídias sociais para o grupo Ânima Educação

(HSM, UNA e outras instituições). É um dos professores titulares da disciplina “Mídias sociais:

planejamento, ferramentas e gestão”.

Atua como consultor de mídias digitais e comunicação empresarial para diversos segmentos, ministrando palestras e cursos incompany. Graduado em Comunicação, com pós-graduação em Comunicação Estratégica pela UNA(BH).

Guilhermo Reis – Especialista de Arquitetura de Informação e Usabilidade com vasta experiência

área de web. É gerente de Usabilidade na Catho Online, baseada em São Paulo. É um dos

professores titulares da disciplina “Arquitetura de Informação e User Experience”.

Coordenou diversos projetos de intranet, internet e CRM na Gessy Lever e Sensormatic. No Banco Real coordenou a área de AI e foi responsável por projetos de inovação, envolvendo web, caixas eletrônicos, URA, celular, entre outros. Na Try Consultoria e Pesquisa foi gerente da equipe de testes de usabilidade para clientes como Shopping UOL, Gerdau, Citibank, Wal-Mart, Submarino, entre outros. Na WebMotors foi gerente de Business Intelligence, Produtos e Conversão. Ministra oficinas de Arquitetura de Informação e Usabilidade e disciplinas em cursos de pós-graduação do SENAC, Digicorp (ECA/USP) e Impacta. Graduado em Engenharia Elétrica pela Poli/USP (1996), pós-graduação em Marketing pela ESPM (2000) e mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP (2007).

Joaquim Campos - Consultor na área de estratégia e planejamento empresarial, baseado em São

Paulo. Professor do Business Game Marketplace em cursos de MBA e pós-graduação em instituições de ensino em diversos estados do Brasil. É um dos professores titulares das

disciplinas “Concorrência, orçamentos e elaboração de propostas” e “Mensuração de resultados em projetos de comunicação”.

(6)

Karina Ninni – Jornalista e consultora em projetos de comunicação. Contabiliza 20 anos de atuação na grande imprensa, tanto em jornais diários (Folha de São Paulo, Estadão, Gazeta Mercantil) quanto na confecção de revistas, projetos empresariais e jornalismo digital. É uma das

professoras titulares da disciplina “Relacionamento com stakeholders e gestão de crises”.

Graduada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Planejamento do Desenvolvimento. Recém-egressa da Universidade, fez o Curso Abril de Jornalismo em Revistas (1995) e a partir disso escreveu para Veja São Paulo, Almanaque Abril, Superinteressante, Marie Claire, Nova Escola, Pais & Filhos, Arte & Decoração. Depois de se especializar em Meio Ambiente, trabalhou como consultora de comunicação assessora de imprensa para várias ONG’s. Fluente no meio digital.

Valéria Guerra - Sócia fundadora da Cuca Maluca Produções, baseada em São Paulo. Possui 18

anos de experiência no mercado de mobilidade, tendo atuando em empresas como Nokia, Responsfabrikken, Yavox, Logica CMG e StarMedia. É uma das professoras titulares da

disciplina “Empreendedorismo e planos de negócios em Comunicação”.

Especialista em Desenvolvimento de conteúdo infantil, Comunicação Corporativa utilizando ferramentas como SMS, Quis, Mobile marketing, Transmídia, Marketing DigitalFormada em Administração de Empresas e mestre em Comunicação Contemporânea com a dissertação: Novas Demandas Audiovisuais: a narrativa transmídia entre as novas gerações e as suas histórias.

Ainda participam do curso os docentes:

Amauri Marchese, de São Paulo, um dos titulares da disciplina “Comunicação Empresarial:

conceitos, tendências e desafios”

Ivone Rocha, de São Paulo, uma das titulares da disciplina “Comunicação Pública e Redes

Digitais: sociedade, governo e 3º setor”

Luiz Claudio Zanone, de São Paulo, um dos titulares da disciplina “Gestão do relacionamento com

cliente”

Marcelo Victor Teixeira, de São Paulo, um dos titulares da disciplina “Ambientes interativos:

games, redes e jogos virtuais” e “Planejamento e gestão de pesquisas de mercado”

Soraia Lima, de São Paulo, uma das titulares da disciplina “Comunicação interna e endomarketing

na sociedade em rede”

Entre outros.

(7)

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

 Diploma original (a ser apresentado ao Consultor de Especialização para digitalização)  RG e CPF/ ID PROFISSIONAL/ CNH (a ser apresentado ao Consultor de Especialização para

digitalização)

DURAÇÃO / PERIODICIDADE  20 Meses (aulas em um final de semana por mês);  Sexta: das 18h às 23h;

 Sábado: das 8h às 19h;  Domingo: das 8h às 13h.

INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS

IPOG – Instituto de Pós-Graduação

Rua José Alexandre Buaiz, 190 Sala 412, Ed. Master Tower Enseada do Suá - Vitória - ES Fone: (27) 3224-6422

Referências

Documentos relacionados

Primeiro que você começa a ficar mais difuso internamente, você não fica restrito a uma única área como o pilar da comunicação externa da empresa e também interna, porque as

O curso de Pós-Graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político têm a intenção de discutir aspectos da relação entre marketing, comunicação, política e

Para obter uma melhor pontuação, o jogador deverá utilizar suas ações e decisões dentro do jogo para conseguir fazer com que os símbolos e cores sorteados ao

Atividades: - Auxiliar nas atividades de comunicação sobre a empresa e seus produtos; - Auxiliar no desenvolvimento de materiais de comunicação para mídias impressas e digitais;

001612 UFMA FLAVIA FERNANDA DA SILVA ROCHA RODRIGUES 90.000 Aprovado 1.. 000776 UFRN MARIA CLARA SILVA RODRIGUES 21.000

User's Guide HP StorageWorks Tape CD-ROM.... HP Library &

No 4T13 os custos e despesas (efeito caixa ou “Cash-cost”) consolidados da companhia foram elevados em 39,1%, o que totaliza um aumento de R$ 16,9 milhões, sendo R$ 7,8

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, HABILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO TEXTO EMPRESARIAL Á QUALIDADE NA COMUNICAÇÃO.. Justificativa da disciplina na formação