• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO2020 Programa de Pós-graduação em Nutrição, Alimentos e Metabolismo/ PPGNAM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO2020 Programa de Pós-graduação em Nutrição, Alimentos e Metabolismo/ PPGNAM"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO2020

Programa de Pós-graduação em Nutrição, Alimentos e Metabolismo/ PPGNAM Aprovado pelo Colegiado do PPGNAM em 14/05/2021 obteve sua homologação ad referendum pelo Conselho da Faculdade de Nutrição/FANUT, conforme Processo SEI nº 23108.039492/2021-63.

Objetivos estratégicos

1. Objetivo: Aumentar a visibilidade do programa

1.1. Meta: aumentar em 5% o número de inscritos no processo seletivo a cada ano AUTOAVALIAÇÃO 2019- 1. Objetivo – Meta 1.1

Ação 1. Implementada. Foi elaborado um site novo e provisório com os moldes das unidades administrativas site http://novo.ufmt.br/unidade/ppgnam, que foi divulgado após lançamento do novo Portal da UFMT em março/2020.

Ação 2. Implementada. Foi aberto mais um canal de comunicação do PPGNAM através do https://www.instagram.com/ufmt.br/.

Ação 3. Implementada. Acompanhamento permanente. Ação 4. Implementada.

Ação 5. Implementada.

Meta atingida: Em 2019, a procura pelo curso aumentou em 33%. Considerando o Edital PQSTAE e o Edital de seleção dentro e fora da sede, houve 24 inscritos (comparado aos 18 inscritos em 2018), com até 20 vagas ofertadas (sendo 18 vagas em 2018), resultando em 17 novos alunos aprovados matriculados e um total de 26 alunos ao final do ano base de 2019. AUTOAVALIAÇÃO 2020- 1. Objetivo – Meta 1.1

Ação 1: Implementada. https://www.ufmt.br/unidade/ppgnam. O site que dispomos atende as exigências da CAPES.

Ação 2. Implementada. Foram criadas 9 novas mídias sociais. Ação 3. Implementada. Acompanhamento continuado.

Ação 4. A divulgação do processo de seleção do PPGNAM tem ocorrido no período definido na ação, porém o envolvimento de docentes de outros campus da UFMT no processo de seleção para realização de Prova teórica presencial à distância e sob supervisão foi suspenso, devido ausência de candidatos de fora da sede. Esta ação será retomada a depender da demanda.

Ação 5. O lançamento de Edital destinado a funcionários graduados da UFMT foi realizado, porém não houve candidatos. Esta ação será reavaliada e retomada a depender da demanda. Meta não atingida: Em 2020, a procura pelo curso foi mantida em relação àquela em 2019. Houve 25 inscritos (comparado aos 24 inscritos em 2019), com até 23 vagas ofertadas (sendo 20 vagas em 2019), resultando em 19 aprovados e 18 novos alunos aprovados matriculados e um total de 34 alunos ao final do ano base de 2020. A FALTA DE BOLSAS de estudo foi determinante para esse cenário, visto que vários interessados indagaram sobre o assunto e relataram a impossibilidade de realizar o curso sem apoio financeiro, principalmente os residentes fora da sede-Cuiabá.

1. Objetivo: Aumentar a visibilidade do programa

1.2. Meta: manter o número de orientadores produtivos credenciados no programa. AUTOAVALIAÇÃO 2019- 1. Objetivo – Meta 1.2

Ação 1. Implementação parcial.

Ação 2. Tendo em vista o descredenciamento da docente Vanessa Arantes, a DP Márcia Latorraca passou a compor também a sublinha Clínica aplicada à nutrição.

Ação 3. Implementada.

(2)

Ação 1. Implementada. A utilização de canais rápidos de comunicação, tais como Whatsapp, possibilitaram o desenvolvimento da ação.

Ação 2. Visando o fortalecimento da sublinha Clínica, as docentes Gisela Arsa e Lucieli Cambri passaram a ofertar vagas também nessa sublinha. Em 2020 houve a aposentadoria de uma DP da sublinha Metabolismo, no entanto, o Colegiado optou por avaliar sua substituição após a reestruturação do Regimento interno do programa, que está em andamento.

Ação 3. Esta ação está sendo efetuada, pois entendemos a importância da construção um ambiente que propicie a esses recém-contratados, que são recém-doutores, condições mínimas à continuidade de suas pesquisas. Nesse sentido, o Fórum de coordenadores de cursos de pós-graduação da UFMT, através de suas representações em Conselhos Universitários e de Ensino e Pesquisa, vem articulando a reestruturação das normas para distribuição de encargos didáticos, entre outras, para atender à demanda dos docentes pesquisadores e, consequentemente, ao cumprimento do objetivo de consolidação da pós- graduação da UFMT nos diferentes campi (Objetivo 4, PDI 2019-2023, anexo). A resolução vigente data de 2010 (Resolução CONSEPE 158/2010, anexa) e traz em seu CAPÍTULO III - DA PESQUISA, Artigo 6º, a seguinte norma “O registro das atividades de pesquisa não poderá exceder a 10 (dez) horas semanais”. Ressaltamos que há pouco tempo foi definido o título de “doutor” como requisito básico em processos seletivos para contratação de professores permanentes na Faculdade de Nutrição.

2. Objetivo: Estimular a pesquisa e inovação

2.1. Meta: Elevar em 10% o número de projetos de pesquisa (final de 2021) AUTOAVALIAÇÃO 2019 – 2. Objetivo – Meta 2.1

Ação 1. Em andamento. Ação atendida pela DP Bartira Gorgulho através da participação no projeto “Tributação de bebidas adoçadas no Brasil: estimação dos impactos fiscais, econômicos e na saúde da população”, sob coordenação da pesquisadora Charline Dassow da Faculdade de Economia/UFMT.

Ação 2. Em andamento. Ação atendida por 2 DP, nos seguintes projetos: 1)Hábitos alimentares entre adolescentes brasileiros: análise da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, tendo como responsável o docente Paulo Rodrigues (Epidemiologia aplicada à nutrição), com a participação da pesquisadora ROSANGELA ALVES PEREIRA/UFRJ; 2)Atividade antiproliferativa de Rúcula (Eruca sativa) biofortificada com selênio, tendo como responsável a DP Maressa Caldeira Mozelli, com participação da pesquisadora Giovanna Barbarini Longato (Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco - USF - Campus Bragança Paulista/SP).

Ação 3. Em andamento. Houve o registro de um grupo de pesquisa (Líder Maressa Caldeira

Morzelle-Alimentos). Grupo de Pesquisa em Alimentos Funcionais.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6043039492563226.

Ação 4. Implementada parcialmente em relação a eventos nacionais, por falta de verba. A rubrica do PROAP 2019, direcionada a essa finalidade, foi transferida para pagamento de revisão da língua inglesa de artigos científicos. No entanto, houve a participação do docente Eduardo Figueiredo (Sublinha Alimentos) no comitê científico do "11th International Conference om Predictive Modelling in Food" Bragança, Portugal, 17-20 setembro, 2019. http://esa.ipb.pt/icpmf11/conference-committees/.

AUTOAVALIAÇÃO 2020 – 2. Objetivo – Meta 2.1

Ação 1. Em andamento. Ação atendida por 5 DP nos seguintes projetos de pesquisa externos à UFMT: 1) Use of whole genome sequencing for classification of pathogenic E. coli, com a participação do docente Eduardo Figueiredo (Sublinha Alimentos), tendo como responsável a pesquisadora KIM STANFORD, Universidade de Lethbridge, Canadá. 2) Perspectivas e desafios do aprimoramento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional: uma abordagem de métodos mistos, com participação dos docentes Bartira Gorgulho e Paulo Rodrigues (Sublinha Epidemiologia), tendo como responsável o pesquisador ANTÔNIO AUGUSTO

(3)

FERREIRA CARIOCA, da Universidade de Fortaleza. 3) “Efeito do Pleurotus ostreatus sobre as adaptações estruturais e funcionais ilhotas pancreáticas durante a prenhez”, com as participações das DP Márcia Latorraca e Marise Reis (sublinha Metabolismo) sob a coordenação da pesquisadora CECI SALES-CAMPOS, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e docente nos PPGs Biotecnologia/Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte.

Ação 2. Em andamento. Ação atendida por 3 DP, nos seguintes projetos: 1) Escherichia coli produtora de toxina Shiga em alimentos, tendo como responsável o docente Eduardo Figueiredo (Sublinha Alimentos), com a participação do pesquisador CARLOS ADAM CONTE JUNIOR/UFRJ. 2) Insegurança alimentar, estado nutricional e estilo de vida na comunidade acadêmica durante a pandemia de COVID 19 - BRAZUCA COVID, tendo como responsável o docente Paulo Rodrigues (Sublinha Epidemiologia), com a participação da pesquisadora DIRCE MARIA LOBO MARCHIONI/USP. 3) Avaliação da função renal, perfil metabólico e estado ácido-base em ratos mantidos durante a fase de crescimento após o desmame com uma dieta à base de caseína e óleo de coco, tendo como responsável a DP Márcia Latorraca (Sublinha Metabolismo), em parceria com os pesquisadores XISTO RODRIGUES DE SOUZA, SANDRA MARIOTTO e DEMETRIO DE ABREU SOUSA (Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT).

Ação 3. Em andamento. Ocorreu o registro de grupo de pesquisa CAPES “Microbiologia e Segurança de Alimentos” dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5348371878215776, sob coordenação do DP Eduardo Figueiredo (Sublinha Alimentos).

Ação 4. Não implementada. A participação em eventos foi significativamente reduzida, devido à Pandemia de COVID-19, assim como, a verba PROAP com essa finalidade foi transferida para o pagamento de revisão da língua inglesa ou publicação de artigos com discente/egressos.

3. Objetivo: Elevar o conceito do programa 3.1. Meta: diminuir o tempo de integralização AUTOAVALIAÇÃO 2019 – 3. Objetivo – Meta 3.1

Ação 1. Em andamento. No entanto, em dezembro/2019, três mestrandos apresentaram solicitação de alteração do prazo para defesa.

Ação 2. Implementada seguindo a Decisão em Colegiado de programa e apoio dos docentes. Ação 3. Não implementada. O PPGNAM aguarda a aprovação da Resolução que dispõe sobre Normas Gerais da Pós-Graduação Stricto sensu na UFMT.

AUTOAVALIAÇÃO 2020 -3.Objetivo – Meta 3.1

Ação 1. Devido à pandemia, a ação definida sobre a defesa do mestrado pelos discentes com ingresso em 2019 precisou ser modificada. No entanto, o prazo para a apresentação das justificativas de mudança dessa data foi mantido, alterando-se apenas o prazo para as defesas.

Ação 2. Implementada, seguindo a Decisão em Colegiado de programa e apoio dos docentes. Ação 3. Em andamento. As normas gerais da Pós-graduação Stricto sensu da UFMT passou por reestruturação durante os anos de 2019 e 2020, sendo aprovada em 30/11/2020 (RESOLUÇÃO CONSEPE nº 81/2020). Devido à data de aprovação da resolução, o prazo inicialmente definido no Plano de atividades (Dez/2020) para reavaliação do número de créditos necessários para integralização, não pode ser cumprido. Em 2021, o Colegiado do PPGNAM vem se articulando para reavaliar seu Regimento Interno, cuja última atualização ocorreu em 2016. Os trabalhos iniciados têm previsão de finalização em junho/2021.

3. Objetivo: Elevar o conceito do programa

3.2. Meta: aumentar o número de publicações com discente em 50% (até 2021) AUTOAVALIAÇÃO 2019– 3. Objetivo – Meta 3.2

(4)

Ação 2. Implementada. Discentes ingressantes de 2019 foram integrados às equipes dos projetos de seus respectivos orientadores.

Ação 3. Baixa implementação. Em 2019, três orientadores DP publicaram 3 artigos que tiveram seus egressos como autores principais. As publicações foram em periódicos do estrato A2. Segue a descrição: 1) Genetic similarity, antibiotic resistance and disinfectant susceptibility of listeria monocytogenes isolated from chicken meat and chicken-meat processing environment in MATO GROSSO, BRAZIL. (0023-6438) - LWT Food Science and Technology 109 (2019) 77–82. FERNANDA CARVALHO (egressa), Bruno S. Vieira, Deyse C. Vallim, Larrayane A. Carvalho, Ricardo C. T. Carvalho, Rodrigo C. L. Pereira, EDUARDO E. S. FIGUEIREDO. 2) Cut-off points of anthropometric markers associated with hypertension in the Brazilian population: national health survey, 2013(1475-2727) PUBLIC HEALTH NUTRITION. Volume 22, p. 2147-2154. ANA PAULA ALVES DE SOUZA (egressa), Paulo Rogério Melo Rodrigues, Ana Paula Muraro, Naiara Ferraz Moreira, Rosely Sichieri, Rosângela Alves Pereira and MÁRCIA GONÇALVES FERREIRA. 3) Socio-economic and demographic characteristics associated with risk behavior patterns for chronic non-communicable diseases in Brazil: data from the National Health Survey, 2013. ANA PAULA DUARTE (egressa), Paulo Rogério Melo Rodrigues, Márcia Gonçalves Ferreira, Diana Barbosa Cunha, Naiara Ferraz Moreira, Rosely Sichieri and ANA PAULA MURARO. Salientamos, porém, que se considerarmos a produção de egressos co-autores teremos mais 4 artigos distribuídos entre os estratos B1 e B2.

Ação 4. Ação finalizada e retirada do plano. AUTOAVALIAÇÃO 2020– 3. Objetivo – Meta 3.2

Ação 1. Implementada com participação de 15 discentes, em sua maioria, ingressantes em 2019.

Ação 2. Implementada. Todos os discentes tiveram participação nos projetos dos respectivos orientadores.

Ação 3. Baixa implementação. Em 2020, 2 orientadores DP publicaram 4 artigos de egressos como autor principal, sendo todos no estrato A1. Ao todo, foram publicados 11 artigos com o envolvimento de 21 discentes/egressos como autor principal/co-autor. Se considerarmos artigos de egressos atuando na co-autoria, tivemos 6 A1, 1 A3, 1 B1, 1 B2 e 1 publicação em periódico recém lançado, portanto, ainda não indexado nas bases de dados. Em 2020, o valor do PROAP recebido pelo PPGNAM foi, em sua totalidade (R$ 14.000,00), destinado ao pagamento de revisão da língua inglesa/publicação de 28 artigos. Esses artigos, em sua maioria com autoria principal de discentes/egressos, refletem os resultados das ações contínuas desempenhadas no programa, para que ocorra o aumento na proporção de discentes (matriculados) e egressos envolvidos na autoria de itens de produção intelectual e, consequentemente, o programa alcance um bom desempenho na avaliação desses indicadores.

3.Objetivo: Elevar o conceito do programa 3.3. Meta: Melhorar a infraestrutura

AUTOAVALIAÇÃO 2019 – 3. Objetivo – Meta 3.3

Ações 1,2,3 e 4: nenhuma delas foi implementada embora as demandas tenham ocorrido. A alegação das instâncias superiores é a falta de recurso financeiro.

AUTOAVALIAÇÃO 2020 -3.Objetivo – Meta 3.3

Ação 1. Parcialmente implementada. Houve melhora na infraestrutura do prédio da FANUT com a substituição do piso de Laboratórios e sala de professores.

Ação 2. Não implementada. Não houve avanço em relação à construção do novo prédio do Laboratório Metabolismo. Não há previsão para o início dessa ação.

Ação 3. Parcialmente implementada. Houve adequação da rede de internet no Laboratório de Compostos Bioativos, Bloco B, da sublinha Alimentos (Supervisora do laboratório, Maressa Morzelle). Devido ao aumento da demanda por ferramentas de tecnologia de informação e comunicação (TIC) os PPGs passaram a dispor de uma sala na plataforma Cisco Webex,

(5)

contratada pela UFMT, o que permitiu a realização de reuniões com a PROPG e com o colegiado por meio de videoconferência com recursos avançados. Posteriormente, a Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC) da UFMT passou a oferecer algumas funcionalidades adicionais nos serviços da Microsoft já anteriormente contratados pela UFMT, porém pouco difundidos, disponibilizando esse acesso também para os discentes, por meio do uso do e-mail institucional. O Microsoft online, juntamente com o Microsoft Teams e espaço de 1 terabyte no One Drive foram disponibilizados aos docentes, e o Microsoft online e o Microsoft teams para os discentes. Além disso, a procura ao acesso à Plataforma de Periódicos CAPES fora da UFMT, pelos discentes, foi intensificada e vários alunos adquiriram e passaram a utilizar o e-mail institucional. Portanto, observou-se um avanço nessa ação. Ação 4. Não foi implementada. Não houve a adequação da rede elétrica da FANUT. 3. Objetivo: Elevar o conceito do programa

3.4. Meta: melhorar a internacionalização AUTOAVALIAÇÃO 2019 – 3. Objetivo – Meta 3.4 Ação1. Implementada por dois DP.

1)REVIEW - Is Chickpea a Potential Substitute for Soybean? Phenolic Bioactives and Potential

Health Benefits. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES.

10.3390/ijms20112644. V.20, p.2644, 2019. Adriano Costa de Camargo, Bruno Trevenzoli Favero , MARESSA CALDEIRA MORZELLE , Marcelo Franchin , Emilio Alvarez-Parrilla , Laura A. de la Rosa , Marina Vilar Geraldi , Mário Roberto Maróstica Júnior , Fereidoon Shahidi and Andrés R. Schwember. A2. 2) Potential benefits of phenolics from pomegranate pulp and peel in Alzheimer’s disease: antioxidant activity and inhibition of acetylcholinesterase. Journal of Food Bioactives, v. 5, p. 136, 2019. MARESSA CALDEIRA MORZELLE, Jocelem Mastrodi Salgado, Adna Prado Massarioli, Patricia Bachiega, Alessandro de Oliveira Rios, Severino Matias Alencar, Andrés R. Schwember and Adriano Costa de Camargo. 3) Shiga-Toxin Producing Escherichia Coli in Brazil: A Systematic Review. Microorganisms, v. 7, p. 137, 2019. Castro, Vinicius Silva; FIGUEIREDO, EDUARDO EUSTÁQUIO DE SOUZA; Stanford, Kim; MCallister, Tim ; Conte-Junior, Carlos Adam. 4) Comparison of heating block and water bath methods to determine heat resistance in Shiga-toxin producing Escherichia coli with and without the locus of heat resistance. Journal of Microbiological Methods, v. x, p. 105679, 2019. EDUARDO EUSTAQUIO DE SOUZA FIGUEIREDO, Xianqin Yang, Peipei Zhang, Tim Reuter, Kim Stanford. 5) Reply to Comments on -Shiga-Toxin Producing Escherichia coli in Brazil: A Systematic Review. Microorganisms, v. 7, p. 418, 2019. Vinicius Silva Castro, EDUARDO EUSTÁQUIO DE SOUZA FIGUEIREDO, Kim Stanford , Tim McAllister and Carlos Adam Conte- Junior. 6) The urban and rural capybaras (Hydrochoerus hydrochaeris) as reservoir of Salmonella in the western Amazon, Brazil. Pesq. Vet. Bras. 39 (1):66-69, 2019. Itacir O. Farikoski, Luciana S. Medeiros, Yuri K. Carvalho, David A. Ashford, EDUARDO E. S. FIGUEIREDO, Dandara V.G.S. Fernandes, Paula J.B. Silva and Vânia M.F. Ribeiro.

Ação 2. Não implementada. Em andamento.

Ação 3. Implementada por 1 DP. Projeto: Avaliação do crescimento e sobrevivência de Salmonella entérica subespécie Enteritidis multidroga resistente (MDR) em carne bovina embalada à vácuo. Integrantes: Carlos Adam Conte Junior (Participante Externo), EDUARDO EUSTAQUIO DE SOUZA FIGUEIREDO (Responsável pelo Projeto, DP), Jorge Luiz da Silva (Participante Externo), Ursula Gonzales-Barron (Participante Externo - INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA-IPB, PORTUGAL), Vasco Cadavez (Participante Externo - INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA –IPB, PORTUGAL).

Ação 4. Acordo para implementação da ação por 1 mestrando.

Ação 5. Implementada por 1 DP. O docente Eduardo Figueiredo (Sublinha Alimentos) desenvolveu pós-doutorado no Alberta Agriculture and Forestry (AAF) e Agriculture and Agri- food Canada (AAFC) através da CAPES (Professor Visitante no Exterior Junior Edital nº 45/2017, Seleção 2018).

(6)

Ação 6. Parcialmente implementada.

Ação 7. Parcialmente implementada: envolvimento de 38% do corpo docente permanente. AUTOAVALIAÇÃO 2020 – 3. Objetivo – Meta 3.4

Ação 1. Em andamento. Implementada por 4 DP. 1) Interesterified palm oil impairs glucose homeostasis and induces deleterious effects in liver of Swiss mice. Metabolism. 2020 8;112:154350. doi: 10.1016/j.metabol.2020.154350. Josiane Érica Miyamoto, Andressa Reginato, Mariana Portovedo, Raísa Magno Dos Santos, Marcella Aparecida Stahl, Hervé Le Stunff, MÁRCIA QUEIROZ LATORRACA, MARISE AUXILIADORA DE BARROS REIS, Vanessa Cristina Arantes, Diego Luiz Doneda, Leticia Martins Ignacio-Souza, Adriana Souza Torsoni, Renato Grimaldi , Ana Paula Badan Ribeiro, Marcio Alberto Torsoni, Marciane Milanski. 2) Editorial Oxidative Stress in Muscle Diseases: Current and Future Therapy 2019. Oxidative Medicine and Cellular Longevity. Volume 2020, Article ID 6030417, 4 pages. DOI:10.1155/2020/6030417. Andrey Jorge Serra, José Renato Pinto, Marko D. Prokić, GISELA ARSA and Andrea Vasconsuelo. 3) DIETARY LIPIDS AND HEALTH. Bailey´s Industrial Oil and Fat Products. ISBN:9780471384601. MARESSA CALDEIRA MORZELLE (Docente), Bruce Alan Watkins (Participante Externo- University of California - Davis - Nutrition Department), Yong Li (Participante Externo- Purdue University), Bernhard Hennig (Participante Externo- University of Kentucky - College of Medicine- University of Miami - Miller School of Medicine), Michal Toborek (Participante Externo).

Ação 2. Implementada por 2 DP em 1 artigo. Interesterified palm oil impairs glucose homeostasis and induces deleterious effects in liver of Swiss mice. Metabolism. 2020 Sep 8;112:154350. doi: 10.1016/j.metabol.2020.154350. Josiane Érica Miyamoto, Andressa Reginato, Mariana Portovedo, Raísa Magno Dos Santos, Marcella Aparecida Stahl, Hervé Le Stunff, MÁRCIA QUEIROZ LATORRACA, MARISE AUXILIADORA DE BARROS REIS, VANESSA CRISTINA ARANTES, DIEGO LUIZ DONEDA, Leticia Martins Ignacio-Souza, Adriana Souza Torsoni, Renato Grimaldi, Ana Paula Badan Ribeiro, Marcio Alberto Torsoni, Marciane Milanski.

Ação 3. Implementada por 1 DP em um projeto: Use of whole genome sequencing for classification of pathogenic E. coli. EDUARDO FIGUEIREDO (Pesquisador colaborador PPGNAM) Kim Stanford (Coordenador), University of Lethbridge/CANADÁ, Período: 2020- 2023. Agriculture Fundig Consorcion.

Ação 4. Implementada por 1 discente. Embora não realizada presencialmente, houve a participação do mestrando Jordand de Oliveira Ramos, orientado pela DP Maressa Morzelle da sublinha Alimentos, no Curso de verão “Trends in Food Bioactives: Discovering research lines and international exchange opportunities, Módulo Summer course Año 2021, coordenado pelo Professor Dr. Adriano Costa de Camargo, Unidad Académica de Alimentos – Laboratorio Antioxidantes, INTA, na Universidade do Chile. Todo o curso foi ministrado língua inglesa.

Ação 5. A DP Maressa Morzelle (Sublinha Alimentos) submeteu proposta à chamada CNPq Nº 16/2020 - Bolsas de estágio posdoutoral (PDE) na Universidade Wisconsin-Madison. Os pareceristas ad hoc foram favoráveis, alegando que o projeto atende a interesses estratégicos para o Brasil no combate à Obesidade e se enquadra em uma das diretrizes da CAPES para a internacionalização de nossos pesquisadores. No entanto, o Comitê Assessor da Saúde Coletiva e Nutrição emitiu parecer desfavorável, alegando que o mérito, a originalidade e a relevância do projeto eram regulares e bem abaixo dos projetos recomendados; a produção científica qualificada do candidato é incipiente e bem abaixo daquela dos candidatos que tiveram o pedido recomendado. É muitíssimo lamentável pois, ao se adotar tais critérios de comparação nesse julgamento, perde-se a percepção necessária sobre o impacto infinitamente maior que projetos desse teor têm, gerando desenvolvimento efetivo do grupo de pesquisa, do programa, da UFMT e da região, em relação a que qualquer super projeto teria para a região Sudeste do país. Enquanto essa política permanecer, não haverá condições de desenvolvimento da ciência nas regiões fora do eixo Sul-Sudeste.

(7)

Ação 6. Não houve a atuação de professores de instituições estrangeiras no programa proferindo palestras, realizando visitas e participando de bancas. No entanto, segue em andamento a consolidação de parcerias com grupos nacionais que já realizam intercâmbio com instituições internacionais, a exemplo da parceria entre a docente Márcia Latorraca/PPGNAM e a docente Marciane Milanski, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Nutrição, do Esporte e Metabolismo da UNICAMP-Limeira, que tem colaboração com o pesquisador Hervé Le Stunff, da Paris-Saclay Institute of Neuroscience, Université Paris-Sud, University Paris Saclay, France.

Ação 7. Em andamento. Ação desenvolvida por 8 DP, 67% do corpo docente permanente. 4. Objetivo: Fortalecer a inserção social como processo acadêmico, cultural e científico, articulado com a sociedade.

4.1. Meta: Aumentar o número de projetos de extensão desenvolvidos pelos docentes credenciados ao programa.

AUTOAVALIAÇÃO 2019 – 4. Objetivo – Meta 4.1

Ação 1. Em andamento. 77% dos DP implementaram a ação. Exemplificando, houve a atuação de DP também em projetos de extensão institucionais, tais como, “Ciência, Tecnologia e Sociedade 2019”. O evento faz parte da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e tem o objetivo de proporcionar a estudantes e professores de escolas da educação básica um contato com os cursos de graduação e pós-gradução da UFMT. Foram realizadas ações como oficinas, seminários, exposições, ciclo de palestras, painéis e trabalhos artísticos com conexão à construção de um crescimento econômico mais inclusivo, igualitário e sustentável. Em 2019, também foi desenvolvido o projeto de extensão “Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Escola: Um projeto de extensão focando como ação as Práticas da Alimentação Adequada e Saudável", coordenado pela docente Dra. BRUNA TELES SOARES BESERRA (FANUT/UFMT) e a atuação dos mestrandos HIGO OLIVEIRA INOCÊNCIO e THAYNÁ YARA RIBEIRO SCHWARZ GODOY (PPGNAM) e das graduandas do 6º semestre do curso de Nutrição/UFMT. As ações ocorreram na Escola Municipal Francisval de Brito – Cuiabá-MT, para 4 turmas do 1º ano, totalizando 87 crianças de 7 a 8 anos.

AUTOAVALIAÇÃO 2020 – 4. Objetivo – Meta 4.1

Ação 1. Em andamento. No entanto, devido à pandemia, os projetos objetivaram ações frente à COVID-19, tais como: Difundindo informações sobre a COVID-19 em Mato Grosso (EDITAL Nº 07/EXT/2020-AÇÕES DE EXTENSÃO PARA ENFRENTAMENTO AO CORONAVIRUS - COVID-19 CUIABÁ), integrado pela DP Ana Paula Muraro (Sublinha Epidemiologia); e “COVID- 19: Estratégias de combate a transmissão da doença na cadeia produtiva de alimentos”, sob coordenação do DP Eduardo Figueiredo. Como descrito em 2019, fazendo parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o evento “UFMT – Portas abertas 2020, teve sua primeira edição virtual (https://ufmtportasabertas.com.br/#/) e contou com a participação dos DP Bartira Gorgulho e Paulo Rogério Rodrigues (ambos da sublinha Alimentos) e a docente colaboradora Luciana Kimie.

4. Objetivo: Fortalecer a inserção social como processo acadêmico, cultural e científico, articulado com a sociedade.

4.2. Meta: Aumentar o número de discentes envolvidos em projetos de extensão AUTOAVALIAÇÃO 2019 – 4. Objetivo – Meta 4.2

Ação 1. Implementada. Em andamento. Ação 2. Implementada. Em andamento.

AUTOAVALIAÇÃO 2020 – 4. Objetivo – Meta 4.2 Ação 1. Em andamento.

(8)

4. Objetivo: Fortalecer a inserção social como processo acadêmico, cultural e científico, articulado com a sociedade.

4.3. Meta: Aproximar o PPG e o serviço de saúde e escolares AUTOAVALIAÇÃO 2019 – 4 Objetivo – Meta 4.3

Ação 1. Implementada. Foram desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão que aproximam a universidade e o setor de saúde, articulando o tripé ensino, pesquisa e extensão em prol da sociedade. (1) o projeto “Obesidade em Mato Grosso: enfrentamento, controle e interlocuções”, que se divide em quatro eixos de ação (pesquisa e desenvolvimento, formação, avaliação e monitoramento, difusão científica), contemplado pela chamada CNPQ/MS/SAS/DAB/CGAN nº 26/2018 Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS, de tal maneira que está alinhado às demandas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso; (2) “Educação permanente em saúde: interlocuções com o MT – Hemocentro”, que envolveu os mestrandos do programa em atividades de extensão, contribuindo com a atenção ao paciente em atividades de hemoterapia e hematologia, aprimorando o sistema de informação do MT- Hemocentro. Este projeto surgiu da parceria realizada em estudos anteriores que mostraram a demanda do serviço de saúde. Assim, configuraram-se como objetivos específicos desta ação o aprimoramento do controle de registros de pacientes, a compatibilização da ordenação do MT- Hemocentro pela Rede de Atenção à Saúde, e o fortalecimento à escuta qualificada.

AUTOAVALIAÇÃO 2020 – 4 Objetivo – Meta 4.3

Ação 1. Implementada. Todas as ações desenvolvidas no ano anterior aproximaram o programa do serviço de saúde, caraterizado aqui pelos gestores (Secretaria de Saúde) e pelos profissionais de saúde (atenção primária e especializada). Como frutos para essa parceria, foram iniciados em 2020 os projetos: (1) “Perspectivas e desafios do aprimoramento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional: uma abordagem de métodos mistos”, estudo multicêntrico contemplado pela chamada MS-SCTIE-Decit /CNPq Nº 26/2019 de Pesquisas em Alimentação e Nutrição, coordenado pela Universidade de Fortaleza, em parceria com docentes do PPGNAM e com a participação da Equipe Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso; (2) Ressaltamos ainda, que a chamada CNPQ/MS/SAS/DAB/CGAN, iniciada em 2019, permitiu ao PPGNAM apoiar o desenvolvimento do campo de estudo no Acre, sob a coordenação da Universidade Federal do Acre; e (3) o projeto “Ciência, Tecnologia e Sociedade 2020”, apresentou nos dias 30 e

31/07/2020, a primeira edição da UFMT de Portas Abertas – virtual

(https://ufmtportasabertas.com.br/#/ ) e envolveu estudantes e professores de escolas da educação básica e ensino médio, além de movimentos sociais, que entraram em contato com representantes dos cursos de graduação e pós-graduação. Participaram do projeto, os DP do PPGNAM, Bartira Gorgulho e Paulo Rogério Rodrigues (sublinha Epidemiologia) e a docente colaboradora, Luciana Kimie (sublinha Alimentos).

4. Objetivo: Fortalecer a inserção social como processo acadêmico, cultural e científico, articulado com a sociedade.

4.4. Meta: Aproximar a universidade e o setor privado AUTOAVALIAÇÃO 2019– 4. Objetivo – Meta 4.4

Ação 1. Implementada pela criação do CENTROLAB/UFMT - Serviço de análise de alimentos do Centro Oeste, sob a coordenação da DP Maressa Morzelle. Foram realizadas 89 análises para a comunidade externa, sendo análises químicas, físicoquímicas, microbiológicas e de biologia molecular. Foram atendidos 10 clientes entre pessoas físicas (proprietários de sítios, vendedores ambulantes, microempreendedores individuais) e empresas de alimentos, tais como as voltadas à industrialização de polpa de frutas, frigoríficos, açaí, etc.

Ação 2. Não implementada. Ainda não houve contato com as empresas. AUTOAVALIAÇÃO 2020– 4. Objetivo – Meta 4.4

(9)

Ação 1. Implementada. A procura pelo serviço foi drasticamente prejudicada em 2020, devido à Pandemia. Até março, foram apenas 6 laudos. Os técnicos envolvidos nas análises estão cumprindo turno reduzido e em escala, desenvolvendo apenas atividades de manutenção de equipamentos.

Ação 2. Não implementada. O serviço de Consultoria, que foi implantado no início de 2020, foi prejudicado pela Pandemia.

5. Objetivo: Formar recursos humanos de qualidade 5.1.Meta: Melhorar a qualidade do ensino

AUTOAVALIAÇÃO 2019 – 5.Objetivo – Meta 5.1

Ação 1. Em andamento. A disciplina “Didática do ensino superior” foi retomada para atender o perfil do egresso voltado à formação docente.

Ação 2. Em andamento.

AUTOAVALIAÇÃO 2020 – 5. Objetivo – Meta 5.1

Ação 1. Em andamento. As normas gerais da Pós-graduação Stricto sensu da UFMT passaram por reestruturação durante os anos 2019 e 2020, sendo aprovadas em 30/11/2020 (RESOLUÇÃO CONSEPE nº 81/2020). Devido à data de aprovação da resolução, o prazo inicialmente definido no Plano de atividades (Dez/2020) para reavaliação do número de créditos necessários para integralização, não pode ser cumprido. Em 2021, o Colegiado do PPGNAM vem se articulando para reavaliar seu Regimento Interno e os trabalhos iniciados têm previsão de finalização em junho/2021.

Ação 2. Em andamento. A disciplina “Tópicos Avançados em Ciência e Tecnologia de Alimentos” foi co-ministrada pela pesquisadora Fabiola Helena dos Santos Fogaça, vinculada à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, apresentando o tema “Produtos da Pesca e Aquicultura: bioacessibilidade e biodisponibilidade de nutrientes e contaminantes e tecnologias para conservação e processamento do pescado”. Outra ação voltada para essa meta foi a participação do mestrando Jordand de Oliveira Ramos, orientado pela DP Maressa Morzelle da sublinha Alimentos, no Curso de verão “Trends in Food Bioactives: Discovering research lines and international exchange opportunities, coordenado pelo Professor Dr. Adriano Costa de Camargo, Unidad Académica de Alimentos – Laboratorio Antioxidantes, INTA, na Universidade do Chile. Todo o curso foi ministrado língua inglesa. Jordand também cursou a disciplina “TP 009 A – Tópicos Especiais em Alimentos e Nutrição – 2S2020”- Pigmentos Naturais, ministrado pelas Professoras Dra Lilian Regina Barros Mariutti, Cinthia Bau Betim Cazarin e Marcella C. Marques, da Faculdade de Engenharia de Alimentos/UNICAMP. Outra ação iniciada em 2020, foi a participação dos discentes (mestrandos, alunos de IC) e docentes do Laboratório de Avaliação Biológica de Alimentos, da sublinha Metabolismo, em reuniões do grupo de pesquisa da docente Marciane Milanski, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Nutrição, do Esporte e Metabolismo da UNICAMP/Limeira/SP, através de apresentação de seminários, apresentação de resultados, discussão de resultados e outras interações. As reuniões acontecem mensalmente por via remota.

5. Objetivo: Formar recursos humanos de qualidade 5.2.Meta: Acompanhar o perfil do egresso

AUTOAVALIAÇÃO 2019 – 5. Objetivo – Meta 5.2

Ação 1. Parcialmente implementada, através de questionário GoogleForms enviado aos egressos.

AUTOAVALIAÇÃO 2020 – 5. Objetivo – Meta 5.2

Ação 1. Parcialmente implementada, através de questionário GoogleForms enviado aos egressos (relatado no item 2.3 Destino, atuação e avaliação dos egressos do Programa em relação à formação recebida). Em relação às demais estratégias propostas, elas serão contempladas com a implantação do Programa Institucional de Acompanhamento de

(10)

Egressos (PIACE), que será operacionalizado por meio de um portal desenvolvido para ser um canal permanente e dinâmico de comunicação entre a UFMT e seus egressos da Graduação e da Pós-graduação, além de se constituir um canal de divulgação das informações de acompanhamento dos ex-estudantes e de prestação de contas para a sociedade dos caminhos que os egressos têm seguido a partir de sua formação. A data prevista para o lançamento do canal é 2º semestre/2021.

6. Objetivo: Preencher a Plataforma Sucupira

6.1 Meta: Preencher corretamente a Plataforma Sucupira AUTOAVALIAÇÃO 2019– 6. Objetivo – Meta 6.1

Ação 1. Implementada

AUTOAVALIAÇÃO 2020– 6. Objetivo – Meta 6.1

Ação 1. Implementada. Diante do desafio imposto pela reformulação da “Proposta” da Plataforma Sucupira, esperamos que as informações por nós adicionadas atendam adequada e claramente a esse item.

REGISTROS SOBRE AVALIAÇÕES EXTERNAS PRÉVIAS PELA CAPES E SUA UTILIZAÇÃO PARA FORMULAÇÃO DE AÇÕES/ESTRATÉGIAS PARA CONSOLIDAÇÃO E BUSCA DA EXCELÊNCIA DOS PROGRAMAS.

Adiamento da visita presencial da coordenadora da área de Nutrição da CAPES ao PPGNAM. Devido à situação do programa, que recebeu conceito 3 nas últimas três avaliações, foi solicitada à coordenadora da área, Profa. Dra. Josefina Bressan, uma visita técnica ao programa. Porém, após remanejamento por 3 vezes, decidimos por uma reunião virtual, ocorrida em 11/12/2020, quando a coordenadora fez uma apresentação sobre a área e a Avaliação Quadrienal. Houve espaço para o esclarecimento de dúvidas trazidas pelos docentes e a exposição de suas dificuldades frente ao acúmulo de atividades diversas (administrativas, alta carga horária de aulas) que, somadas à falta de recursos financeiros, dificulta de sobremaneira o desempenho dos docentes credenciados no programa. Na sequência, a coordenadora do programa apresentou dados sobre a produção de artigos de docentes e discentes no quadriênio. Estiveram presentes todos os docentes do programa e a diretora da Faculdade de Nutrição, profa. Dra. Tânia Kinasz.

A CAA, CONSIDERANDO OS RESULTADOS DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGNAM, PROPÕE A ADIÇÃO DA META “5.3: Implantar o curso de Doutorado no PPGNAM no próximo quadriênio” (5.Objetivo: Formar recursos humanos de qualidade) E AÇÕES CORRESPONDENTES, BEM COMO A CONTINUIDADE DAS AÇÕES E METAS ESTABELECIDAS NO PLANO 2019-2021, PORÉM, INTENSIFICANDO AS RELACIONADAS À:

-Produção bibliográfica com autoria principal de discente/egressos e respectivos orientadores;

-Formação de grupos de trabalho com docentes e discentes em cada sublinha para elaboração de artigos científicos visando aumento dessa produção;

- Busca de novas parcerias, especialmente com Instituições internacionais;

-Participação em projetos científicos ou tecnológicos desenvolvidos em colaboração com pesquisadores estrangeiros;

-Readequação do regimento interno do programa com atenção especial ao item sobre credenciamento/descredenciamento de docentes permanentes e colaboradores;

-Manutenção da divulgação dos eventos/aulas relacionados ao PPG nas mídias sociais criadas em 2020;

-Incentivo à participação dos discentes na disciplina Redação científica no 2º ano do mestrado – auxílio na elaboração do artigo;

-Preenchimento do Lattes com os resumos publicados com participação discente inclusive da semana acadêmica da UFMT;

(11)

-Inserção de professores de instituições estrangeiras no programa proferindo palestras, realizando visitas e participando de bancas;

-Aumento da participação de professores como peer-view em periódicos internacionais; -Aumento do número de participantes externos em projetos de pesquisa registrados na PROPEQ/UFMT;

-Participação dos docentes e discentes do PPG em projetos de extensão voltados ao ensino fundamental/médio;

- Estímulo ao credenciamento de docentes produtivos ao ingresso no programa.

- Acompanhamento do desempenho das sublinhas, em especial à Clínica aplicada à Nutrição. PONTOS FORTES DO PROGRAMA

- Corpo docente com formação diversificada;

- Linhas de pesquisa com projetos de temática diversificada e enfoque multidisciplinar e atual;

-A totalidade dos docentes está envolvida em atividades de ensino da graduação/pós- graduação, pesquisa e extensão;

- A alta porcentagem de egressos absorvidos pelo mercado de trabalho;

- Grande integração e cooperação com programas de excelência de outros estados brasileiros;

- Integração e cooperação com programa de excelência do Canadá; - Corpo docente atuante como revisores de periódicos internacionais;

- A localização geográfica do curso e a riqueza de sua região (frutos/alimentos) ainda não totalmente explorada, com potencial para beneficiar o panorama da saúde pública no combate ou prevenção de doenças crônicas não transmissíveis;

- Incentivo à qualificação de funcionários através do Programa de Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (PQSTAE);

-Projetos de extensão e pesquisa comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da população no sentido de gerar soluções para problemas sociais e nutricionais no Brasil; - Curso de Mestrado que atua em Solidariedade com programas de pós- graduação iniciantes, tais como a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) e Universidade do Acre.

- Programa está consolidando sua condição de polo regional de pesquisa, formação de docentes para curso superior e desenvolvimento tecnológico.

PONTOS QUE PODEM MELHORAR

-Aumentar o número de dissertações defendidas em relação aos docentes permanentes do programa;

-Melhorar a qualificação dos veículos de publicação (periódicos) com ênfase nos extratos superiores do QUALIS da área;

-Reduzir o tempo de titulação dos mestrandos;

-Aumentar a produção científica vinculada a discentes/egressos; -Reduzir a assimetria na produção de artigos entre as sublinhas;

-Desenvolver projetos de pesquisa e extensão em interface com o ensino fundamental, médio ou técnico.

-Internacionalização para docentes e discentes. DESAFIO

- Obter recurso financeiro frente à restrição imposta, pela política federal, ao desenvolvimento científico.

Ressaltamos que há grande empenho por parte dos docentes do programa em superar os desafios e atingir as metas. Vislumbramos grandes oportunidades para atuação do conjunto das linhas do programa, caracterizadas pela multi e interdisciplinaridade. Temos convicção

(12)

que um novo curso foi criado após as mudanças iniciadas em 2015, e o Quadriênio 2017- 2020, será a primeira avaliação do “curso novo”.

Referências

Documentos relacionados

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas