• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: SABERES DOCENTES VOLTADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE EAD SENAC

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: PEDAGOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): JOANA MENDES DE ALMEIDA BRASIILEIRO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CAIO AUGUSTO CARVALHO ALVES ORIENTADOR(ES):

(2)

RESUMO

Analisar os saberes docentes nos cursos EAD do Centro Universitário Senac com relação ao conceito de desenvolvimento sustentável defendido por Ignacy Sachs. Traçar coorelações entre as várias tendências destes saberes do ponto de vista dos saberes disciplinares, e das influências de diferentes correntes da Educação Ambiental, que se apresentam nas últimas décadas.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Saberes docentes INTRODUÇÃO

O conceito de campo de Bourdieu (1984), nos permite afirmar que a Educação Ambiental é um sub-campo do campo da Educação. Uma análise crítica do artigo Uma Cartografia das Correntes da Educação Ambiental de Lucie Sauvé (2005), que apresenta 15 correntes dentro do sub campo da Educação Ambiental, permitiu determinar algumas tendências e reconstruir uma proposta refletindo sobre valores intrínsecos e influências dos saberes disciplinares. Maurice Tardif (2000) é o referêncial para entender como se dá a formação dos saberes docentes.

Carvalho et al (2011), discutem os dilemas morais e éticos e Enrique Leff define uma "ética implícita no modelo de modernidade" que desvaloriza a natureza e degrada os valores humanos (LEFF, 2001, p.90), que como Ignacy Sachs (2008) questiona o conceito de desenvolvimento sustentável. Sachs aborda que a ética é o ponto central desta discussão, e afirma que: “apenas as soluções que considerem esses três elementos" social, ambiental e de viabilidade econômica "merecem a denominação de desenvolvimento” (SACHS, 2008, p.36).

Existem poucos trabalhos sobre saberes docentes, a pesquisa de Mendes e Vaz (2009), em Educação Ambiental foi um dos poucos encontrados, e nele também se destaca o “desenvolvimento de valores" na relação da "sociedade e natureza”. OBJETIVOS

Análise dos conteúdos e dos saberes doentes sobre Desenvolvimento Sutentável em ambiente EAD do Senac. O foco principal é a disciplina Ética, Cidadania e Sustentabilidade, que é comum aos cursos a distância oferecidos pela Instituição: Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Administração e Bacharelado em Ciências Contábeis, que abordam o tema.

(3)

No contexto que propomos pesquisar que é "mais impessoal" (não presencial) e os estímulos descritos por Tardif (2000), são mediados virtualmente, serão necessários novos parâmetros. O desafio fez com que escolhesemos re-construir uma base de classificação para ser feita a análise dos conteúdos relacionados. As "correntes" apresentadas por Sauvé (1998) apud Sauvé (2005) foram um ponto de partida, que foi necessário adaptar da proposta original, respeitando a hipótese de linha temporal, mas focando outros aspectos. Ignacy Sachs (2008), fornece o conceito de desenvolvimento sustentável, baseado em questões morais, discussão que também avança com a contribuição de em Leff (2001) e Carvalho et al (2011). METODOLOGIA

A pesquisa vai analisar os conteúdos do EAD disponíveis na metodologia do SENAC: 1) os que prescindem de interação aluno-professor, textos e vídeos 2) os que permitem interação com os alunos; 3) Entrevista com professores tutores.

A dimensão de formação geral proposta pelo Senac compreende três eixos transversais, um deles é a dimensão Ética, Cidadania e Sustentabilidade que se traduz diretamente na disciplina. Ela será a principal a ser analisada, e com a qual podemos lidar com conceitos citados acima. O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Senac se transformou até ser incoorporado ao Bacharelado em Administração o que representa um reflexo importante das tendências da área. A segunda disciplina analisada será Introdução à Gestão Socioambiental deste curso, que poderá dar bons indicativos sobre esses saberes docentes em Administração. DESENVOLVIMENTO

Mendes e Vaz (2009, p.409) concluem que existe um repertório específico na Educação Ambiental que pode ser relacionado às "correntes" descritas por Sauvé (2005). A correlação entre as propostas, é uma combinação de métodos e contextos distintos, mas vão servir para a análise e adaptação que pretendemos fazer.

A sistematização de Sauvé (2009), representa a evolução cronológica dos conceitos ambientais nas últimas décadas e é possível criar paralelos com a época da formação dos docentes. Além disso o sistema permite fazer relações com a formação dos docentes e os conceitos implícitos nos saberes disciplinares.

(4)

o ponto de vista sobre a natureza, e dentro deste grupo é foi criado um subgrupo com os pontos de vista de grupos sociais específicos. A corrente Ética/Moral não se enquadra, ou poderia ser híbrida pois implica valores diversos para a ação. A escolha por separar esta corrente é para salientar que o substrato que orienta as diferentes tendências depende e muito da moral e da ética pessoal do educador, e suas influências, e tem relação com os critérios propostos por Tardif (2000) sobre os saberes docentes, na percepção de uma ética existencial. São exatamente conceitos morais e éticos a cerca do desenvolvimento sustentável defendidos por Ignacy Sachs (2008), em que “Igualdade, equidade e solidariedade” que são as moléculas que compõe o conceito de desenvolvimento por ele defendido.

RESULTADOS PRELIMINARES

A reflexão sobre a classificação das "correntes" de Sauvé (2005), permitu traçar um plano para avançar na análise dos conteúdos, distinguindo as "tendências" derivadas dos saberes disciplinares, das que incutem propostas de ações, e manter um referencial histórico da evolução do pensamento ambiental.

A pesquisa pode acrescentar a isso a distinção dos valores morais e éticos implícitos de determinadas correntes e visões sobre as relações entre homem e natureza. A principal disciplina fala sobre ética, esta abordagem vai ser construtiva. CONCLUSÃO

Ressaltamos o ineditismo da proposta pela revisão bibliográfica que apontou poucos trabalhos que analisam os saberes docentes no ensino superior. Outro aspecto é a busca de parametros e os métodos dentro do ensino a distância.

Embora a cartografia da Sauvé (2005) aponte experiências práticas dentro de cada tendência ela não dá conta de responder sobre valores morais e éticos na relação homem natureza, e como eles definem as práticas. Os autores, Leff (2001), Sachs (2008) e ainda Carvalho et al, 2011, defendem que a disputa é ética e moral, e que portanto pode ser extravasada para além do sub-campo, ou dos campos Ciência Ambiental e Educação, englobando e envolvendo toda a sociedade. Ignacy Sachs e Enrique Leff, nos levam a considerar não apenas a tendência ou "corrente", mas que o conceito de desenvolvimento sustentável vai além de "uma releitura conciliatória sobre desenvolvimento, para o século XXI" como afirma Leff (2001).

(5)

FONTES CONSULTADAS

BOURDIEU, P. Algumas propriedades do campo. Questões de sociologia, p. 89-94, 1983. CARVALHO, Isabel Cristina Moura; FARIAS, Carmen Roselaine; PEREIRA, Marcos Villela. A missão "ecocivilizatória" e as novas moralidades ecológicas: a educação ambiental entre a norma e a antinormatividade. Ambient. soc., São Paulo , v. 14, n. 2, p. 35-49, Dec. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1414753X201100 0200004&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 13 Feb. 2017. http://dx.doi.org/ 10.1590/S1414 -753X2011000200004.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Ed. Vozes. Rio de Janeiro, 2001.

MENDES, Regina; VAZ, Arnaldo. Educação Ambiental no ensino formal: narrativas de professores sobre suas experiências e perspectivas. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 25, n. 3, p. 395-411, Dec. 2009 . Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S010246982009000300019&lng=en&n rm=iso>. Acessado em: 12 Feb. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000300019.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários Revista

Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr 2000 N º 13.

SACHS, I. Desenvolvimento sustentável – desafio do século XXI José Eli da Veiga

RESENHA/BOOK REVIEWAmbiente & Sociedade – Vol. VII nº. 2 jul./dez. 2004.

Desenvolvimento: incluente, sustentável, sustentado. Garamond, Rio de Janeiro, 2008.

SACHS, Ignacy. O desenvolvimento enquanto apropriação dos direitos humanos. Estud. av., São Paulo , v. 12, n. 33, p. 149-156, Aug. 1998 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0103-

0141998000200011&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 27 Nov. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141998000200011.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Orgs.). Educação Ambiental - pesquisas e desafios. Porto Alegre:Artmed, 2005.

SAUVÉ, L.; COLL. L’éducation relative à l’environnement à l’école secondaire québécoise – État de la situation – Rapport d’une enquête diagnostique. (1997). Em:

SENAC (Ementa) Bacharelado em Administração - Linha de Formação Específica em Administração de Empresas Distância (Aprovado na 42ª reunião do CONSEPE em 08/09/2014) SENAC, 2015.

Referências

Documentos relacionados

Os principais dados de extrapolação nas produções textuais são mostrados na Tabela 02, que contém informações como: referências à tradição oral da lenda popular “O homem do

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

Nesta perspectiva, observamos que, após o ingresso dos novos professores inspetores escolares na rede da Secretaria de Estado de Educação, houve um movimento de

Lück (2009) também traz importantes reflexões sobre a cultura e o clima organizacional ao afirmar que escolas possuem personalidades diferentes, embora possam

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

Wright (1996) em seu estudo sobre os baniwa, observa que nos cânticos xamânicos, esses dois eixos, vertical e horizontal, são representados na estrutura cosmológica desse povo.

Por outro lado, em 246 municípios no Estado de Goiás, entre janeiro de 2001 e dezembro de 2005, houve associação signifi ca va dos picos da dengue com épocas de maiores volumes

Apresenta como objeto de estudo os fatores individuais, os relativos ao trabalho e os organizacionais, relacionados à adesão as precauções padrão de trabalhadores de enfermagem