• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: APLICANDO A METODOLOGIA 360º EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

ÁREA:

SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): ESTRELA GABRIELA GUIMARÃES

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ANTONIO SUERLILTON BARBOSA DA SILVA

(2)

1. INTRODUÇÃO

As avaliações de desempenho tem por objetivo permitir à organização uma visão objetiva, clara e abrangente de sua performance, como também avaliar e mensurar a contribuição de cada colaborador para o desempenho organizacional (CHAVES, 2010).

2. OBJETIVO

Este artigo tem como objetivo geral perceber, por meio da metodologia de 360º, a performance de uma instituição de ensino superior (IES) do sul de Minas Gerais. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, aplicado à equipe pedagógica, à estrutura organizacional e à equipe administrativa da IES objeto de estudo.

3. METODOLOGIA

Quanto à tipologia, esta pesquisa pode ser classificada como aplicada (HILL; HILL, 1998, p. 2). Quanto aos objetivos ela é descritiva, explicativa e exploratória. Quanto aos procedimentos esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário (CERVO; SILVA, 2006).

A IES, objeto de estudo, pertence à rede de ensino superior do estado de Minas Gerais. Nesta, foram inseridos equipe pedagógica, estrutura organizacional e equipe administrativa. No total, foram 383 alunos, 23 professores e 19 demais colaboradores

4. DESENVOLVIMENTO

As avaliações de desempenho consistem num estudo sistemático do desempenho dos envolvidos em uma organização. Nessas avaliações devem ser consideradas missão, visão, cultura, estratégia organizacional, objetivos de longo e curto prazo e comunicação, elementos fundamentais organizacionais (BORTOLUZZI; ENSSLIN; ENSSLIN, 2011). As avaliações de desempenho representam verdadeiro investimento no ambiente de trabalho e no indivíduo, fator primordial para o desenvolvimento organizacional, pois somente assim a organização poderá conquistar e manter seu espaço em mercados competitivos (ARGIMON; LOPES; NASCIMENTO, 2005).

(3)

A importância dos colaboradores para as organizações as condicionam a avaliar, constantemente, o desempenho dos seus colaboradores, aprimorando suas competências, visando à melhoria dos resultados. Com isso a avaliação de desempenho capacita e constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho, obtendo qualidade no trabalho e qualidade de vida dentro das organizações (QUEBRA, 2014).

5. RESULTADOS ATRIBUÍDOS A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Abaixo, são apresentados, por meio de gráficos, os resultados da aplicação do questionário. Os mesmos trazem a percepção dos grupos investigados, a saber: equipe pedagógica, estrutura organizacional e equipe administrativa.

5.1. AVALIAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA

Gráfico 1: Compatibilidade entre habilidades funcionais e cargo ocupado

Fonte: Elaboração própria (2016).

Nota-se, pelo Gráfico 1, que 86% dos alunos percebem compatibilidade entre as habilidades e a disciplinas ministradas pelo professores.

Gráfico 2: Domínio do conteúdo/disciplina que leciona

Fonte: Elaboração própria (2016).

O Gráfico 2 mostra que dos entrevistados, 52% percebem como bom o domínio, por parte dos professores, dos conteúdos lecionados, enquanto 40% percebem como ótimo.

(4)

Gráfico 3: Pontualidade na entrega de resultados de provas e trabalho

Fonte: Elaboração própria (2016).

O Gráfico 3, que evidencia a pontualidade por parte dos professores, mostra que 34% dos alunos consideram-na boa, 13% ótimo, 39% regular e 14% ruim.

Gráfico 4: Grau de utilização do feedback com os alunos

Fonte: Elaboração própria (2016).

O Gráfico 4, que trata do grau de feedback dos docentes para com os alunos, traz à tona a satisfação por parte de 62%, porém 38% dos demais concordam que o retorno aos alunos está entre ruim e regular.

Gráfico 5: Planejamento das aulas

Fonte: Elaboração própria (2016).

Pelo Gráfico 5, o planejamento de aula apresentado pelos professores satisfaz a 80% dos alunos. Esse resultado evidencia uma preparação por parte dos docentes.

(5)

Gráfico 6: Trabalho realizado em relação ao planejado

Fonte: Elaboração própria (2016).

O Gráfico 6 evidencia que, na instituição investigada, os professores planejam suas aulas, uma vez que dos entrevistados, 88% responderam que os discentes cumprem o programa de aulas proposto.

5.2. AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Gráfico 7: Conforto garantido pelas instalações internas

Fonte: Elaboração própria (2016).

Quanto ao foco estrutura organizacional 62% dos colaboradores inqueridos afirmam ser as instalações, da IES investigada, confortáveis, conforme mostra o Gráfico 7.

Gráfico 8: Acessibilidade a portadores de necessidades especiais

Fonte: Elaboração própria (2016).

Em relação à acessibilidade, dos entrevistados, 77% concordaram ser suficiente aos portadores de necessidades especiais. O Gráfico 8 detalha esse levantamento.

(6)

Gráfico 9: Estrutura física da secretaria e funcional

Fonte: Elaboração própria (2016).

Nota-se pelo Gráfico 9 que 87% dos inqueridos concordam ser suficiente a estrutura física e funcional da secretaria acadêmica da IES investigada.

Gráfico 10: Estrutura física da biblioteca e funcional

Fonte: Elaboração própria (2016).

A estrutura física da biblioteca, como também sua funcionalidade agradam a 84% dos usuários inqueridos na pesquisa. O Gráfico 10 mostra claramente essa percepção.

Gráfico 11: Estrutura dos banheiros/ Higiene e limpeza

Fonte: Elaboração própria (2016).

A estrutura e higiene dos banheiros da IES investigada apresentam-se como satisfatórias para 71% dos inqueridos. Além dessa percepção, a IES precisa esclarecer o que não está satisfazendo, principalmente em termos de higiene, os 29% dos demais entrevistados. O Gráfico 11 traz mais detalhes.

(7)

Gráfico 12: Estrutura da cantina/ Higiene e limpeza

Fonte: Elaboração própria (2016).

A área de alimentação, como sua higiene, satisfaz a maioria dos entrevistados, a julgar pelos 72% que a classificaram entre boa e ótima. Mas, neste caso, faz-se necessário atentar aos 28% dos entrevistados que a consideram entre ruim e regular, considerando, principalmente, a parte da higiene, conforme Gráfico 12.

Gráfico 13: Iluminação e circulação de ar nas salas de aula/Higiene e limpeza

Fonte: Elaboração própria (2016).

No tocante a iluminação e circulação de ar nas salas de aulas, bem como sua higiene e limpeza, na IES objeto deste estudo, 71% dos entrevistados a classificaram entre boa e ótima. O Gráfico 13 detalha melhor essa percepção. 5.3. AVALIAÇÃO DA EQUIPE ADMINISTRATIVA

Gráfico 14: Compatibilidade entre as habilidades funcionais dos serviços da área administrativa e o cargo ocupado

(8)

Pelo Gráfico 14, habilidades funcionais são compatíveis com o cargo ocupado, tendo em conta que 97% dos entrevistados classificaram os serviços prestados por essa equipe como bom e ótimo.

Gráfico 15: Responsabilidade com tarefas referentes à elaboração e trâmites de documentação

Fonte: Elaboração própria (2016).

Em referência à responsabilidade com a elaboração e trâmites de documentação, dos entrevistados, 91% responderam que a instituição se mostra responsável com tais tarefas. O Gráfico 15 evidencia tal resultado.

Gráfico 16: Pontualidade na entrega dos resultados

Fonte: Elaboração própria (2016).

Na IES investigada, 88% dos entrevistados concordaram que a mesma apresenta pontualidade na entrega dos resultados dos trabalhos, conforme Gráfico 16.

Gráfico 17: Sistema de comunicação interna

Fonte: Elaboração própria (2016).

Apesar de 68% dos entrevistados classificarem o sistema de comunicação da instituição entre bom e ótimo. Para uma melhor análise, ver o Gráfico 17.

(9)

Gráfico 18: Grau de presteza apresentado pela equipe administrativa

Fonte: Elaboração própria (2016).

O grau de presteza atribuído à IES investigada, por 91% dos entrevistados, corrobora a dedicação e cuidado no atendimento aos seus alunos e professores.

Gráfico 19: Grau de utilização do feedback recebido pela gestão, equipe e comunidade

Fonte: Elaboração própria (2016).

A forma como a equipe administrativa tem feito uso de feedbacks tem sido vista por 63% dos entrevistados apenas como boa. O Gráfico 19 mostra essa percepção.

Gráfico 20: Grau de proatividade e capacidade de tomar decisões diante de situações adversas

Fonte: Elaboração própria (2016).

Na IES investigada, 77% dos entrevistados concordaram que esse grau está em um nível entre bom e ótimo. O Gráfico 20 corrobora tal percepção.

(10)

Gráfico 21: Trabalho realizado em relação ao planejado

Fonte: Elaboração própria (2016).

O Gráfico 21 corrobora que, de fato, a IES investigada faz uso do planejamento, implementação e controle. Basta ver no Gráfico 21 que 85% dos inqueridos externaram tal percepção.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este artigo teve como objetivo perceber, por meio da ferramenta 360º, ao desempenho de uma instituição de ensino superior (IES) do sul de Minas Gerais, caracterizando-se como método de pesquisa o monográfico ou estudo de caso. A partir dos resultados apurados, por meio de instrumento aplicado a todo corpo discente, docente e organizacional da IES objeto de estudo, pode-se afirmar que a IES investigada apresenta uma performance que atende a maioria dos seus stakeholders, classificada pelos participantes da pesquisa entre boa e ótima.

Essa performance pode ser percebida pelos elevados índices apresentados nos resultados deste estudo tais como: domínio do conteúdo ou disciplina lecionada pelos professores, percebido por 92% dos alunos; planejamento das aulas e execução destas aulas conforme o planejado, percebidos por 80% e 88%, respectivamente, pelos alunos; estrutura física e funcional da secretaria acadêmica, aprovada por 87% dos seus usuários; estrutura física e funcional da biblioteca, aprovada por 84% dos seus usuários.

Tudo isso é corroborado pelos 97% da percepção da compatibilidade entre as habilidades exigidas aos serviços administrativos e seus executores; a responsabilidade com tarefas referentes à elaboração e trâmites de documentação, percebida por 91% dos interessados; além do grau de presteza apresentado pela equipe administrativa e a pontualidade na entrega dos resultados, respectivamente, percebidos por 91% e 88% dos inqueridos. Mas esse desempenho não seria possível se a IES investigada não possibilitasse aos

(11)

colaboradores uma estrutura física confortável (88%); um sistema de comunicação eficiente (68%); além de condições para planejar suas atividades (85%).

Em conclusão, pode-se afirmar que, de fato, a avaliação de desempenho, aqui realizada, permitiu à organização investigada uma visão objetiva, clara e abrangente de sua performance, validando o objetivo de tais avaliações. Mas, ainda assim, para pesquisas futuras, aconselha-se o uso simultâneo de outras ferramentas, de modo a potencializar a análise.

REFERÊNCIAS

ARGIMON; LOPES; NASCIMENTO. Avaliação de desempenho nas organizações, Junho 2005.

BORTOLUZZI, Sandro César; ENSSLIN, Sandra Rolim ENSSLIN, Leonardo.

Avaliação de desempenho multicritério como apoio à gestão de empresas: aplicação em uma empresa de serviços. 2011, v.18, n.3, p.633-650.

CERVO, Amado Luiz; SILVA, Roberto Da. Metodologia cientifica. 6. ed. Prentice Hall BrasiL. 2006. p 176.

CHAVES, R. Q. Inovatividade no sistema brasileiro de inovação na agricultura: uma análise baseada na política de cooperação internacional da Embrapa. Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, 2010.

HILL, M. M.; HILL, A. Investigação empírica em Ciências Sociais: um guia introdutório. Dinâmia - Centro de Estudos sobre a Mudança Sócia econômica, ISCTE, Working Paper, 1998.

NASCIMENTO, Roberta F. Lopes; Avaliação de desempenho nas

Organizações: caso da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Campus Universitário da Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde, 2014. Junho, 2005. QUEBRA, Suzete Helena Moníz. Avaliação do desempenho dos recursos humanos nas organizações, 2014.

Referências

Documentos relacionados

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

Diante dos potenciais e fraquezas dos instrumentos metodológicos encontrados, julgou-se mais adequado optar na presente pesquisa com SAFs, em utilizar o auxílio

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Avaliou-se o comportamento do trigo em sistema de plantio direto em sucessão com soja ou milho e trigo, sobre a eficiência de aproveitamento de quatro fontes

é uma habilidade administrativa para trabalhar com outras pessoas, entendê-las e motivá-las como indivíduos ou como membros de grupos, a fim de empreender esforços cooperativos

Assim, este trabalho teve como objetivo medir a densidade de amostras de pe- tróleo da bacia SE-AL, indicando a classificação do petróleo, a partir do grau API, considerando