• Nenhum resultado encontrado

Fall Newsletter ANSEME

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fall Newsletter ANSEME"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Newsletter

ANSEME

(2)

VALOR FITO – entrega de prémios

Lisboa, 6 de Março de 2014

A ANSEME esteve presente na entrega de

prémios VALORFITO de 2014.

António Lopes Dias, Director Geral do

VALORFITO, referiu durante a sessão de

abertura que a taxa de recolha atingida em

2014 foi de 38%, correspondente a 300

toneladas, representando este resultado um

aumento de 14% face ao ano anterior. Este

aumento deve-se a um aumento médio por

cada retoma e não propriamente ao aumento

do número de retomas.

A taxa de recolha tem uma grande variação

regional, directamente relacionada com o

profissionalismo e dimensão das explorações

agrícolas.

A entrega do prémio quantidade para a região

do Alentejo ficou a cargo do Presidente da

ANSEME – António Sevinate Pinto.

Vérter Gomes, Presidente da Groquifar,

encerrou a sessão referindo as “assimetrias da

agricultura portuguesa”, sendo que Portugal é

caracterizado por uma elevada idade média dos

agricultores (a maioria com mais de 65 anos) e

sendo o rendimento médio das explorações

inferior à média da União Europeia.

(3)

A ANSEME esteve presente na Sessão de Apresentação Pública “Estratégia do Ministério da Agricultura e do Mar para a investigação e inovação agroalimentar” no período 2014-2020 durante a qual foram apresentados três projectos de investigação do INIAV com parceria empresarial, dois Centros de Competências e uma Mesa Redonda com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar (A.I.A.A.) e de empresas privadas caracterizadas por uma forte aposta na inovação.

O Projecto “sementes para pastagens melhoradas” foi apresentado pela FERTIPRADO e pelo INIAV, consistindo este na recolha de germoplasma; caracterização; testagem e avaliação no campo; e inscrição no Catálogo Nacional de Variedades. Atendendo a que mais de metade da SAU em Portugal é ocupada por pastagens naturais pobres, a introdução de novas espécies poderá contribuir para a melhoria das mesmas.

A empresa Driscoll’s atribuiu o sucesso da produção de pequenos frutos vermelhos em Portugal, não só às condições de produção privilegiadas do nosso país (segundo um dos directores da empresa, a Zambujeira

do Mar é a Califórnia da Europa), mas também a uma

forte aposta de investigação do INIAV nesta área. Este sucesso verifica-se em particular na framboesa, actualmente o segundo fruto mais exportado em Portugal.

O Projecto de “Valorização da Aguardente da Lourinhã” consistiu no estudo da influência das Madeiras na qualidade da aguardente e foi apresentado pela Tanoaria J.M. Gonçalves e pelo INIAV.

Os Centros de Competências são entidades altamente valorizadas pelas autoridades no âmbito do actual quadro comunitário e consideradas pelo Secretário de Estado da A. I. A. A., como um dos caminhos a seguir para a organização em fileira.

Foram apresentados dois centros de competências: do Tomate e da Cortiça, com a clara identificação de necessidades de actuação e respectivas estratégias. A Ministra da Agricultura na sua intervenção referiu, entre outras questões, que a autossuficiência alimentar até 2020 é um objectivo nacional e que se verifica ainda a falta de matérias-primas para o abastecimento das indústrias agroalimentares nacionais.

Durante a Mesa Redonda, o Secretário de Estado da A.I.A.A., Nuno Vieira de Brito, reforçou a necessidade para uma maior relação entre a investigação e a indústria, em que a organização em fileira representa um papel fundamental, pretendendo-se evitar a sobreposição de trabalhos científicos, fomentar a divulgação dos trabalhos à indústria e a adequar os trabalhos de investigação às necessidades das empresas. José Jordão referiu como exemplos de inovação da SUMOL-COMPAL o Centro de Estudos da Compal (com um claro foco na cadeia de valor da fruticultura) e as novas ferramentas de proximidade com os consumidores, através do quiosque Frutológica no Mercado da Ribeira, lojas digitais e frutarias Essencial (nalgumas estações do metro de Lisboa).

Pilar Morais da Frulact referiu a proximidade e os pontos de interesse comum que a sua empresa tem com as universidades e que o facto de os seus clientes terem necessidades diferentes consoante sua a localização, o que obriga a ter uma ampla equipa investigação e vários parceiros neste domínio.

O Secretário de Estado da A.I.A.A. nas suas declarações finais referiu que os objectivos para a inovação são a criação de Valor Acrescentado e a sustentabilidade dos sistemas regionais, tendo apontado (entre outros) os Recursos Genéticos como um eixo estratégico de investigação.

Sessão de Apresentação Pública

“Estratégia do Ministério da Agricultura e do Mar para a

investigação e inovação agroalimentar” no período 2014-2020

(4)

IV Jornadas Técnicas da Batata

Auditório da Escola Profissional do Montijo – 25 de Março de 2015

A sessão de abertura ficou a cargo de Maria Elizete Jardim, Directora Regional DRAP LVT, que fez referência às dificuldades do sector, nomeadamente aos preços baixos praticados em 2014, apelando à organização da produção tendo em conta a concentração da oferta. Rodrigo Vinagre, da Comissão organizadora destas Jornadas Técnicas, alertou para a falta de dados do sector, o que dificulta a definição de estratégias. Referiu a existência do Centro de Competências Hortofrutícola, dentro do qual existirá uma secção de batata, responsável por fomentar o consumo de batata nacional e apontou o alargamento do período de produção (sendo Portugal o país que começa a produzir mais cedo) como uma das vantagens da produção nacional. A primeira parte do dia foi dedicada à protecção da

cultura, tendo-se iniciado com uma apresentação sobre

a importância da gestão da rega ao longo das várias fases do ciclo da cultura.

Artur amaral, da ESAS, fez uma exposição sobre a sarna comum e os seus impactos na qualidade comercial do produto. Referindo que a tolerância a esta doença é sempre tida em conta no desenvolvimento de novas variedades.

Paulo Alves fez uma exposição sobre o trabalho da HZPC no estudo e caracterização da sarna pulverulenta, o qual tem como finalidade a criação de um modelo de previsão da doença.

Clara Serra da DGAV falou sobre a situação da Epitrix spp. em Portugal, tendo sido impostas, pela União Europeia, medidas de contenção da praga a Portugal e Espanha.

A sessão da manhã terminou com uma apresentação de Maria da Conceição Boavida (do INIAV) sobre o potencial dos Nemátodos Entomopatogénicos (NEPs) no controlo da Epitrix spp. e uma divulgação da Bayer sobre as novas soluções existentes para a protecção fitossanitária na cultura da batata.

A sessão da tarde consistiu numa Mesa Redonda, moderada por João Pereira da Revista Frutas, Legumes e Flores, sobre a Organização do sector e

Comercialização.

Depois de uma apresentação sobre o Design (concepção) do produto e criação de valor, do Professor Domingos de Almeida, do ISA; Ana Menezes do GPP apresentou a Global AgriMar – Plataforma de informação sobre produtos e mercados (http://www.gpp.pt/GlobalAgriMar/), com a finalidade de fomentar a integração entre agricultura e indústria alimentar e o apoio à exportação.

Isabel Ferreira, da PRIMOHORTA, referiu a desorganização da produção e falta de coordenação com a comercialização, chamando a atenção para as desvantagens do excesso de produção.

Rubens Oliveira, em representação da GERMICOPA, referiu que o prazo para o desenvolvimento de novas variedades é extremamente alargado, obrigando as empresas de batata de semente a um planeamento a muito longo prazo. A conjuntura terá provocado que a percentagem de batata de semente não vendida seja actualmente da ordem dos 16%.

Geert Staring da Breeders Trust (entidade criada para defender os direitos dos obtentores de variedades vegetais) explicou o funcionamento e a razão de existência da organização a que pertence, e ainda as acções realizadas pela Breeders Trust em Portugal, em particular no sector da batata de semente.

Na sessão de encerramento, o Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, falou sobre a importância da cultura da batata na zona do Montijo e sobre a necessidade de inovação, referindo ainda a importância da sanidade das sementes e gestão de rega. José Burnay, da Comissão organizadora, louvou o trabalho e empenho das casas de sementes, referindo a falta de estratégia nacional e europeia para a batata, tendo-se generalizado nos últimos anos a diminuição do consumo e aumento da produção.

(5)

Armando Sevinate Pinto

1946-2015

O trabalho de Armando Sevinate Pinto foi um dos maiores contributos para

a agricultura nacional e europeia. Licenciado em Engenharia Agronómica

pelo Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa, foi

membro da Comissão interministerial para a integração europeia, tendo

participado nas negociações da adesão de Portugal à (então) Comunidade

Económica Europeia. Ocupou o cargo de Director na Direcção Geral de

Agricultura da Comissão Europeia, onde teve diversos pelouros entre 1987

e 1993, tendo o seu trabalho em Bruxelas sido altamente reconhecido.

Desde 1993 trabalhou na área da consultoria agrícola e tem várias publicações, entre as quais livros e

artigos que escrevia para o jornal Público.

Entre 2002 e 2004 foi Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e

posteriormente Conselheiro para a Agricultura do Presidente da República.

Foi ainda distinguido com a Grã Cruz da Ordem Militar de Cristo em 2005.

Com uma integridade humana fora do comum e sentido de humor contagiante, partiu a 29 de Março

de 2015.

(6)

Brevemente …

Semiário IACA

Os Desafios da Alimentação Animal – Estratégias de Abastecimento,

Qualidade e Segurança dos Alimentos para Animais

15 de Abril de 2015 – Hotel VIP Santa Iria – Santa Iria da Azoia

32ª OVIBEJA

29 de Abril a 3 de Maio de 2015 – Parque de Feiras e

Exposições de Beja

Fascination of Plants Day

18 de Maio de 2015

Esteja atento às actividades que vão ocorrer neste dia

em diversos pontos do país:

Referências

Documentos relacionados

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

O mural foi utilizado predominantemente como meio para que qualquer integrante tirasse dúvidas, fizesse comentários e compartilhasse arquivos em linguagem

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação