• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios P1 1º Bimestre Aluno (a):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de exercícios P1 1º Bimestre Aluno (a):"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

Capítulo(s) do livro trabalhado (s): Caps. 10 e 11

Conteúdo: Núcleo celular e genética e os genes

Data de apresentação da lista ao professor: 19/03/2021

 Data de entrega e prova: 19 /03 /2021.

_______________________________________________________________________________________

1. A respeito do processo de transcrição, marque a alternativa que indica corretamente o nome da enzima responsável por orientar o emparelhamento dos ribonucleotídeos.

a) RNA polimerase. b) DNA polimerase. c) Fator de liberação.

d) Aminoacil-tRNA sintetase. e) Peptidil transferase.

2. O esquema da figura à baixo relaciona-se com os ácidos nucléicos.

Assinale a afirmativa verdadeira

a) Em 1, o DNA está acoplado a uma cadeia de RNA, dando início ao processo de síntese de proteínas. b) Em 2, a dupla cadeia de nucleotídeos do DNA apresenta uma região de separação, com rompimento de pontes de hidrogênio.

c) A DNA polimerase é a enzima responsável pela replicação do RNA.

d) Em 3, é exemplificada a formação de uma molécula de DNA, contendo informações transcritas a partir do RNA.

Lista de exercícios – P1 – 1º Bimestre

Aluno (a): __________________________________ Turma: 3ª série (Ensino médio) Professor: Mário Neto Disciplina: Biologia

(2)

3. O esquema seguinte representa duas cadeias de ácidos nucleicos. Podemos concluir que...

a) I e II correspondem a duas moléculas de RNA.

b) I e II correspondem a duas cadeias de uma molécula de RNA.x c) I e II correspondem a duas cadeias de uma molécula de ADN. d) I corresponde a uma cadeia de ADN e II a uma cadeia de RNA. e) I corresponde a uma cadeia de RNA e II a uma cadeia de ADN.

4. A maioria das células eucarióticas apresenta um núcleo, entretanto, algumas podem apresentar dois ou até múltiplos núcleos. Existem ainda aquelas que, depois de especializadas, tornam-se anucleadas, como:

a) os leucócitos. b) as hemácias.

c) as células musculares. d) os neurônios.

e) as células epiteliais.

5. A diferença entre células eucariontes e procariontes está no núcleo. Os indivíduos procariontes possuem a molécula de DNA espalhada no citoplasma, enquanto, nos indivíduos eucariontes, ela se encontra no núcleo da célula. Quanto a esse núcleo, é correto afirmar que:

a) um núcleo saudável de uma célula possui sempre uma forma redonda e se encontra em seu centro, pois assim controla igualmente toda a célula.

b) no núcleo se encontra a cromatina, que é a associação das moléculas de DNA e proteínas, imersa no citoplasma e envolvida pela membrana nuclear.

c) o núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA. d) Além da molécula do DNA, o núcleo da célula contém outros organoides, como os ribossomos e o retículo. e) é o núcleo que caracteriza as bactérias e algas azuis, já que são seres unicelulares.

6. No núcleo, que é uma região da célula delimitada por membrana, encontramos o material genético do organismo. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome dado às células que possuem núcleo definido.

a) Células autotróficas. b) Células heterotróficas. c) Células eucarióticas. d) Células procarióticas.

7. A cromatina presente no núcleo interfásico aparece durante a divisão celular com uma organização estrutural diferente, transformando-se nos:

a) cromômetros b) cromossomos c) centrômeros d) cromocentros e) cromonemas

8. Todas as reações químicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informações. A meta desse programa é a autorreplicação de todos os componentes do sistema, incluindo-se a duplicação do próprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa está inscrito. Cada reprodução pode estar associada a pequenas modificações do programa.

M. O. Murphy e l. O'neill (Orgs.). O que é vida? 50 anos depois - especulações sobre o futuro da biologia. São Paulo: UNESP. 1997 (com adaptações).

(3)

São indispensáveis à execução do "programa" mencionado acima processos relacionados a metabolismo, auto-replicação e mutação, que podem ser exemplificados, respectivamente, por:

a) fotossíntese, respiração e alterações na sequência de bases nitrogenadas do código genético. b) duplicação do RNA, pareamento de bases nitrogenadas e digestão de constituintes dos alimentos. c) excreção de compostos nitrogenados, respiração celular e digestão de constituintes dos alimentos. d) respiração celular, duplicação do DNA e alterações na sequência de bases nitrogenadas do código genético.

e) fotossíntese, duplicação do DNA e excreção de compostos nitrogenados. 9. Analise as afirmativas:

I. As proteínas e os ácidos nucléicos são formados por aminoácidos.

II. DNA e RNA são os ácidos nucléicos encontrados tanto em células eucariontes como procariontes. III. A informação contida no DNA pode ser copiada em uma fita de RNA, através do processo denominado transcrição.

IV. A informação presente no RNA pode ser transformada em uma sequência de aminoácidos, através do processo denominado tradução.

Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas II e III. d) apenas I, III e IV. e) apenas II, III e IV.

10. O cientista britânico Francis Crick, um dos descobridores da estrutura da molécula de DNA, morto em julho de 2004, será lembrado como um dos mais influentes cientistas de todos os tempos. Em 1958, publicou um manifesto sobre a síntese de proteínas, apresentando suas hipóteses sobre a estrutura teórica da biologia molecular, lançando, assim, as bases para a descoberta do código genético.

Entre as hipóteses apresentadas naquele texto, destaca-se o dogma central da Biologia. Segundo esse dogma,

a) o código genético é degenerado, pois um aminoácido pode ser codificado por mais de uma trinca. b) a transferência de informações genéticas ocorre do DNA para o RNA, e deste para a proteína. c) cada polipeptídeo tem uma sequência específica de nucleotídeos determinada pelo gene.

d) cada molécula de DNA é formada pela reunião de nucleotídeos, que podem ser de quatro tipos diferentes. e) uma molécula de DNA difere de outra pela sequência de seus nucleotídeos.

11. Na figura a seguir é ilustrado um processo muito importante para a vida. Analise-o e assinale a alternativa que indica corretamente qual é este processo.

a) Produção de proteína

(4)

c) Produção de RNAribossômico d) Helicoidização do DNA e) Replicação do DNA

12. Considere que um cientista esteja, em um laboratório, tentando reproduzir "in vitro" a síntese de moléculas de DNA. Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, corretamente, as moléculas imprescindíveis que ele deve utilizar para que possa atingir o seu objetivo.

a) Quatro diferentes tipos de nucleotídeos, contendo as bases nitrogenadas adenina, timina, citosina e guanina; a enzima DNA polimerase e DNA.

b) Os nucleotídeos contendo as bases nitrogenadas timina, guanina, adenina e citosina; a enzima RNA polimerase; RNA mensageiro e DNA.

c) As enzimas RNA e DNA polimerase; os três tipos de RNA (mensageiro, transportador e ribossômico) e DNA.

d) A enzima DNA polimerase; os vinte tipos diferentes de aminoácidos, DNA e RNA. e) As enzimas RNA e DNA polimerase; vinte tipos diferentes de aminoácidos; DNA e RNA.

13. A Rifampicina é um dos antibióticos utilizados para o tratamento da tuberculose. Seu mecanismo de ação consiste na inibição da transcrição nas células de 'Mycobacterium tuberculosis'. Sob ação do antibiótico, nas células bacterianas haverá comprometimento

a) exclusivamente da produção de proteínas. b) exclusivamente da produção de DNA. c) exclusivamente da produção de RNA. d) da produção de RNA e de proteínas. e) da produção de DNA e RNA.

14. A mesma molécula - o RNA - que faturou o Nobel de Medicina ou Fisiologia na segunda-feira foi a

protagonista do prêmio de Química entregue ontem. O americano Roger Kornberg, da Universidade Stanford, foi laureado por registrar em imagens o momento em que a informação genética contida no DNA no núcleo da célula é traduzida para ser enviada para fora pelo RNA - o astro da semana.

Esse mecanismo de transcrição, através do qual o RNA carrega consigo as instruções para a produção de proteínas (e por isso ele ganha o nome de RNA mensageiro), já era conhecido pelos cientistas desde a década de 50.

(Girardi, G. Estudo de RNA rende o segundo Nobel - "O Estado de S. Paulo", 5 out. 2006).

A partir da leitura do trecho anterior e de seu conhecimento de biologia molecular, assinale a alternativa incorreta.

a) A produção de RNA mensageiro se dá por controle do material genético.

b) No núcleo da célula ocorre transcrição do código da molécula de DNA para a de RNA. c) O RNA mensageiro leva do núcleo para o citoplasma instruções transcritas a ele pelo DNA.

d) No citoplasma, o RNA mensageiro determina a sequência de aminoácidos apresentada por uma proteína. e) Cada molécula de RNA mensageiro é uma longa sequência de nucleotídeos idêntica ao DNA.

15. O esquema a seguir é um processo celular vital, que ocorre também em você.

Nesse processo ocorre produção de, EXCETO:

(5)

a) macromoléculas de reserva energética.

b) enzimas usadas, por exemplo, no processo digestivo. c) moléculas de defesa do corpo.

d) moléculas utilizadas nos processos de cicatrização.

16. O dogma central da biologia molecular refere-se ao sentido do fluxo de informação genética nos seres vivos, o qual está representado a seguir.

I II

DNA - RNA - Proteína

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações adiante, relacionadas aos processos indicados pelos números I e II.

( ) Em I, a RNA-polimerase liga-se a uma sequência especial de DNA, denominada sítio promotor. ( ) Em I, a fita de DNA que é molde para um gene pode ser complementar para outro gene.

( ) Em II, um determinado ribossomo é específico para a produção de uma determinada proteína. ( ) Em II, a formação de polissomos aumenta a taxa de síntese protéica.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) F - F - F - V.

b) V - V - F - V. c) F - V - F - F. d) V - F - V - V. e) V - F - V - F.

17. No artigo "Retrato molecular do Brasil" ("Ciência Hoje", 2001), Sérgio Penna, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, revelou que a contribuição dos europeus na composição genética do povo brasileiro fez-se basicamente por meio de indivíduos do sexo masculino, enquanto a contribuição genética de povos indígenas e africanos deu-se por meio das mulheres. Tais conclusões são possíveis com base em estudos moleculares, respectivamente, do DNA do cromossomo

a) X e de autossomos. b) Y e de autossomos. c) Y e do cromossomo X. d) Y e mitocondrial. e) X e mitocondrial.

18. Após a análise de DNA de uma célula de mamífero, verifica-se que 15% das bases nitrogenadas são representadas por uma base que tem como característica a formação de três pontes de hidrogênio com a base complementar.

Considerando essas informações, é correto afirmar que a quantidade de a) Citosina representa 35% da quantidade total de bases nitrogenadas. b) Adenina representa 30% da quantidade total de bases nitrogenadas. c) Timina representa 35% da quantidade total de bases nitrogenadas. d) Guanina representa 30% da quantidade total de bases nitrogenadas.

(6)

19. Responda com base na representação gráfica da formação do nucleotídeo e nas informações a seguir.

Os ácidos nucléicos (DNA e RNA) são compostos de monômeros chamados nucleotídeos, os quais são formados por subunidades representadas por um retângulo, um pentágono e um círculo.

As formas geométricas citadas no texto anterior representam, respectivamente, base ... , ... e grupo ... .

a) pirimídica - ribose - fosfato

b) nitrogenada - desoxirribose - nitrato c) púrica - ribose - fosfato

d) pirimídica - desoxirribose - nitrato e) nitrogenada - pentose - fosfato

20. Em uma pesquisa, uma fita-dupla de DNA de leveduras foi construída usando-se isótopos pesados. Depois disso, essa fita-dupla passou por um ciclo de replicação, no qual foi permitido que as novas fitas de DNA fossem construídas com isótopos leves.

Comparando-se o peso das amostras de DNA antes e depois da replicação, verificou-se que, devido à replicação

a) conservativa, preservam-se as fitas-duplas de DNA pesadas e produzem-se novas fitas leves.

b) conservativa, formam-se novas fitas-duplas de DNA com cadeias leves entremeadas em cadeias pesadas. c) dispersiva, produzem-se novas fitas-duplas de DNA com cadeias leves intercaladas em cadeias pesadas. d) semiconservativa, as novas fitas-duplas de DNA ficam mais leves que a fita-dupla original.

Referências

Documentos relacionados

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

No regime de juros simples, a taxa de juros incide apenas sobre o capital inicialmente investido (e não se altera ao longo do tempo), ou seja, a remuneração é

O áudio “Matemática Financeira”, episódio 2 do programa “Matemática ao Pé do ou- vido”, é um objeto de aprendizagem que apresenta situações que podem desencadear discussões

A equipe técnica seleciona os pacientes que estão ausentes das atividades do tratamento há, no mínimo, três semanas e então são feitas três tentativas de contato

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram

Em 2004, comemorou-se 50 anos da publicação do trabalho de Francis Crick e James Watson, que estabeleceu o modelo da estrutura da molécula de ácido desoxirribonucleico

As espécies dominantes foram capim-colchão (Digitaria sanguinalis (L.) Scop) e caruru (Amaranthus viridis L.) que foram excelentemente controladas, até 90 dias apes a semeadura,

- Organização de cursos e ações de formação – organização pela federação (ou pelos seus associados – clubes ou associações distritais –com a