• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO DO TRABALHO (LETRA MAIÚSCULA, EM NEGRITO E CAIXA ALTA, ARIAL 14 E CENTRALIZADO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO DO TRABALHO (LETRA MAIÚSCULA, EM NEGRITO E CAIXA ALTA, ARIAL 14 E CENTRALIZADO)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO DO TRABALHO (LETRA MAIÚSCULA, EM NEGRITO E CAIXA ALTA, ARIAL 14 E CENTRALIZADO)

Nome do(s) autor (es) (no formato abaixo sendo, no máximo, 4 autores)1

Autor 1 Autor 2 1 Informações gerais

As configurações das margens deverão ser de 2,5 cm. Formato da folha A4.

Informações sobre os autores deverão estar em nota de rodapé. O limite máximo de páginas é 12 (doze). Não numerar as páginas. O corpo do texto deverá ser com tamanho 12 pt, fonte Arial, espaço 1,5 e justificado. As citações devem ser feitas conforme exemplificado no item 6 (citações).

As notas de rodapé devem ser feitas conforme o modelo2.

2 Seções e parágrafos

Os títulos das seções serão em negrito, não alterando o tamanho da fonte. Todo início de parágrafo deverá conter espaço como neste modelo.

Para artigos com revisão de literatura, a estrutura do mesmo deve conter: Resumo, tópicos sobre o assunto numerados em sequência, Considerações Finais e Referências. A introdução é opcional.

Para artigos com apresentação de dados, a estrutura do mesmo deve conter: Resumo, tópicos sobre o assunto numerados em sequência, Material e Métodos, Resultados e discussão, Conclusão e Referências. A introdução é opcional

2.1 Subseções

Todas as subseções seguem o mesmo estilo do modelo. Serão numerados, porém sem negrito.

1 Instituição – Acadêmico(a) de tal curso.

2 Utilizar notas de rodapé somente quando for explicar algo ou apresentar dados adicionais.

Usar fonte com tamanho 10pt, Arial. A nota deve iniciar e terminar na mesma página onde for inserida, sendo sua numeração única e progressiva em todo o trabalho.

(2)

3 Figuras

Figuras são consideradas desenhos, plantas, fotografias, imagens, gráficos, mapas, organogramas, fluxogramas, quadros e diferenciam-se das tabelas. Devem diferenciam-ser dispostas de forma centralizada após o texto. Todas as figuras devem ser citadas antes de serem apresentadas. Sua identificação deve ser feita abaixo com numeração em sequência, conforme as figuras 1 e 2. A fonte da figura deverá vir logo abaixo, conforme modelo.

Figura 1 – Título Fonte: Autor (Ano).

Figura 2 – Título Fonte: Autor (Ano). 4 Tabelas

As tabelas deverão ser apresentadas conforme modelo abaixo, sem as linhas de separação e sem fechamento lateral. Deverão ser citadas antes de serem apresentadas. Deve-se deixar cada tabela em apenas uma página. Caso sobre espaço no final da página que antecede a tabela, colocar texto neste espaço e, então, apresentas a tabela no início da próxima página. A fonte da tabela deve vir logo abaixo da mesma, conforme a tabela 1.

Tabela 1 – Título

(3)

Fonte: Autor (Ano).

5 Citações

As citações podem estar localizadas no texto ou em notas de rodapé e podem ser de forma direta ou indireta. Para realizar citações diretas com três linhas ou menos, faça no corpo do texto, utilize aspas e faça a referência da obra. Exemplos: “Você já deve ter notado que certos grupos sociais fazem questão de utilizar uma linguagem própria” (CEREJA & MAGALHÃES, 2005, p. 21). Trabalhadores do conhecimento, para Sveiby (1997, p. 23), “são profissionais altamente qualificados e com alto nível ”.

Para citações com mais de três linhas, faça um parágrafo separado, com recuo de 4 cm, espaçamento simples, fonte 10 pt. Exemplo: Conforme nos aponta a história da educação:

No Renascimento é retomada a tradição do ensino elitizado, que se caracteriza pela formação do cortesão (o homem da corte). A ele é destinado um ensino enciclopédico, desinteressado e literário, que recupera os valores laicos da cultura Greco-romana. (ARANHA, 1996, p. 79).

Para as citações indiretas, quando o número de autores for maior do que três, deve-se citar o nome do primeiro autor seguido da expressão et al. e Seleção

Distância do alvo Virtual cubits Direção horizontal e vertical do

alvo Graus do arco

Distância do objeto oculto Virtual cubits Direção da oclusão Esquerda/direita/cima/baixo

Posicionamento

Distância inicial Virtual cubits Direções iniciais horizontal e

vertical Graus do arco

Distância final Virtual cubits Direções finais horizontal e

vertical Graus do arco

Precisão vertical Porcentagem de sobreposição Precisão horizontal Porcentagem de sobreposição

Orientação

Distância Virtual cubits Direções horizontal e vertical Graus do arco Orientação inicial (3 angulos) Graus do arco Orientação final (3 angulos) Graus do arco Exatidão/precisão Graus do arco

(4)

ano. Exemplo 1: Já entre vegetais, é Allium cepa (cebola) o organismo teste pioneiro e mais empregado no monitoramento da toxidade em meios aquáticos (AMARAL et al., 2007).

Para citações com três ou menos autores, deve-se proceder da seguinte forma. Exemplo 1: Segundo Rezende (2005), em 1920 surgiram os primeiros.... Exemplo 2: Neste texto, o papel do bibliotecário ganha importância como educador (DUDZIAK; GABRIEL; VILLELA, 2000).

6 Referências

Ao fim do texto devem ser colocadas as referências completas das obras bibliográficas, artigos científicos, obras audiovisuais, sites da internet e demais materiais consultados. A fonte deve ser no tamanho 12 pt, Arial e com espaçamento simples e alinhamento à esquerda. As referências devem ser separadas por um espaço simples. Ex.:

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Rui O. B. de; TACHIZAWA, Takeshi; CARVALHO, Ana B. de. Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Makron Books, 2000.

IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41 p.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental - EIA, Relatório de impacto ambiental - RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).

FIGUEIREDO, Kléber. M. de. Mapeamento dos modos de transferência metálica na soldagem MIG de alumínio. 2000. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.

ANDRADE, Murilo M. de. Competências requeridas pelos gestores de Instituições de Ensino Superior privadas: um estudo em Curitiba e Região Metropolitana. 2005. 173 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica Federal do Paraná, 2005. Disponível em:

<http://www.ppgte.cefetpr.br/dissertacoes/2005/murilo.pdf>. Acesso em: 20 out. 2007, 23:18.

SAMPAIO, Raimundo F.; BARROSO, Giovanni C.; LEÃO, Ruth P. S. Método de implementação de Sistema de Diagnóstico de Falta para subestações

(5)

baseado em Redes de Petri. SBA Controle & Automação. São José dos Campos, v.16, n. 4, p. 417-426, dez. 2005.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Normalização de Trabalhos Técnico-científicos: Trabalhos acadêmicos, Monografias de Graduação, Monografias de Pós-graduação, Dissertações e Teses. Sistema Integrado de Bibliotecas / Biblioteca Central: Curitiba, 2007.

SOUSA, Rui Correia de. Modelagem de Processos na Assessoria de Relações Internacionais e Projetos Sociais (ARINT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 2008. 151p. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação) – Engenharia Industrial Elétrica – Ênfase em Eletrotécnica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de documentos científicos. Curitiba: Editora da UFPR, 2001.

Referências

Documentos relacionados

Esse sistema vem sendo adotado há mais de três mil anos e é curioso perceber que, mesmo após a sua independência, em 1947, e com a Constituição do país, feita em 1949, o sistema

Assim como em outras normas do português brasileiro (PB), especialmente nas normas populares, o ditongo decrescente &lt;EI&gt;, na comunidade de Alto Alegre, apresenta

Na Tabela 2 são apresentadas as médias de densidade básica (DB), densidade seca (DS), densidade no teor de equilíbrio higroscópico (TEH) e densidade saturada (DS), bem como os

Firmado por assinatura eletrônica em 13/08/2014 pelo Sistema de Informações Judiciárias do Tribunal Superior A própria reclamada, por meio dos termos de compromisso 228/2004 e

Essa formação deve basear-se na aquisição de uma cultura profissional, concedendo aos professores mais experientes papel central na formação dos mais jovens; a formação

Ainda, identificou-se aplicação de estratégias de coping para administrar as situações estressoras, sendo o coping centrado no problema mais utilizado do que

Estão cobertas por este seguro as despesas com salvamento comprovadamente efetuadas pelo segurado e os danos materiais comprovadamente causados pelo segurado e/ou por terceiros

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Medicina da Faculdade de Medicina de Barbacena – Fundação