• Nenhum resultado encontrado

Catálogo de Publicações da FGV Direito Rio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Catálogo de Publicações da FGV Direito Rio"

Copied!
84
0
0

Texto

(1)
(2)

Carlos Ivan Simonsen Leal

FGV Direito Rio

Diretor

Joaquim Falcão

Vice-diretor de Ensino,

Pesquisa e Pós-Graduação

Sérgio Guerra

Vice-diretor Executivo

Rodrigo Vianna

Coordenador de Publicações

Sérgio França

(3)

A FGV Direito Rio conta com uma Coordenação de

Publica-ções responsável pela divulgação da produção intelectual da

Escola e promove a publicação de trabalhos de seus

profes-sores, pesquisadores e colaboradores. Além de publicações

impressas e e-books, a Coordenação também disponibiliza a

produção da FGV Direito Rio em sistemas de comunicação

acadêmica de acesso aberto na Internet, tais como a

Bibliote-ca Digital da FGV.

Aqui você encontrará a descrição de nossas publicações,

que versam sobre os mais variados assuntos do Direito em uma

perspectiva interdisciplinar.

LEGENDAS

Disponível em versão impressa

Disponível em versão para download

Disponível em versão e-book

Livro multilíngue

(4)

FGV Direito Rio

Diagramação e projeto gráfico

Leandro Collares – Selênia Serviços

Revisão e produção editorial

Thaís Mesquita e Thaís Pol

(5)

LIVROS, 7

Empresas e negócios, 8

Estado e sociedade, 15

Direito Civil atual, 45

Processo e Direito, 49

Direito, ensino e pesquisa, 57

CADERNOS FGV DIREITO RIO, 61

CADERNOS FGV DIREITO RIO – SÉRIE CLÍNICAS, 67

COLEÇÃO JOVEM JURISTA, 71

REVISTA DO PROGRAMA DE DIREITO

DA UNIÃO EUROPEIA, 75

(6)
(7)

A FGV Direito Rio busca ser uma referência para o

desenvolvi-mento de pesquisas inovadoras e de elevado nível de

excelên-cia acadêmica.

Para alcançar esse objetivo, além de seus centros de

pes-quisa, a FGV Direito Rio promove, por meio de seu corpo

do-cente, diversas reflexões sobre aspectos teóricos e empíricos

do mundo do Direito.

(8)

A construção jurisprudencial da recuperação judicial de empresas Cássio Cavalli e Luiz Roberto Ayoub

Ao mérito pela escolha temática soma-se a excelência dos autores em promover uma pesquisa extensa, profunda e atual da jurisprudência pá-tria em matéria de recuperação judicial de empresas. A vastidão da aná-lise fica evidente pelas referências e decisões de tribunais de justiça de todas as regiões do Brasil, além daquelas já proferidas pelo STF.

A construção jurisprudencial da recuperação judicial de empresas — 2ª edição

Luiz Roberto Ayoub e Cássio Cavalli

Este livro trata dos esforços práticos e teóricos, pioneiros e desbravado-res, de dois criadores operadores do direito que muito orgulham a FGV Direito Rio e contribuem para a modernização das relações entre direito e economia: Luiz Roberto Ayoub e Cássio Cavalli. Ayoub, com a ousadia do saber de experiência feito. Cavalli, com independente reflexão do pro-fessor. Prof. Joaquim Falcão — Diretor da FGV Direito Rio

A reinvenção do livre-comércio: a divisão do trabalho no mundo e o método da economia

Roberto Mangabeira Unger

O livro busca analisar o coração da ordem econômica emergente no mundo: a teoria e a prática do livre-comércio. O autor confronta e revê os termos do debate convencional entre partidários do livre-comércio e do protecionismo. A partir desta revisão, propõe um novo rumo para a teoria econômica e nova maneira de entender a divisão internacional do trabalho.

(9)

Direito comercial: passado, presente e futuro Cássio Cavalli

Trata-se de uma investigação dos significados que foram atribuídos his-toricamente ao direito comercial, com o intuito de verificar se eles ainda persistem no panorama jurídico contemporâneo e, também, como se pode aproximar a dogmática do direito comercial à tutela constitucional dos direitos fundamentais.

Direito de seguro e resseguro Ilan Goldberg

O livro apresenta um panorama do cosseguro e resseguro no Brasil e aborda os pontos mais relevantes e atuais do direito do seguro, tais como: habilitação e cobertura securitária; a ação de hackers e repercus-sões para o mercado segurador; a boa-fé objetiva; cláusulas restritivas x cláusulas abusivas; a prescrição e o contrato de seguro; aceitação do seguro e garantia judicial perante o poder judiciário brasileiro; e a violação ao mutualismo no contrato de seguro e a consequente repercussão geral.

Direito do comércio internacional

Luciano Benetti Timm, Rafael Pellegrini Ribeiro e Angela T. Gobbi Estrella O livro trata dos principais temas do direito do comércio internacional, com foco tanto na esfera privada dos contratos comerciais internacio-nais, quanto na esfera pública. São examinados os principais aspectos dos contratos, suas cláusulas e a solução de controvérsias na jurisdição internacional. Na área pública, evidencia-se a regulação intergoverna-mental do comércio por meio do estudo dos princípios e estruturação da Organização Mundial do Comércio (OMC).

(10)

Direito e economia em dois mundos: doutrina jurídica e pesquisa empírica Antônio Maristrello Porto e Patrícia Sampaio (Organizadores)

O livro apresenta os textos decorrentes do Fórum de Estudos Empíricos em Direito realizado na FGV Direito Rio em 03/08/2012, com base no texto do Prof. Thomas Ulen, da Universidade de Illinois.

Empresa, direito e economia Cássio Cavalli

O livro tem por objetivo investigar a influência que um dado teórico eco-nômico exerce na elaboração de um conceito de empresa juridicamente relevante e operacionalizável no direito comercial brasileiro contempo-râneo. Seu propósito consiste em identificar de que modo as formas de construção das relações entre direito e economia dificultam a consecu-ção da tarefa de elaborar um conceito jurídico de empresa.

Fundamentos de direito tributário – Volume 1

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

Este primeiro volume dedicado ao estudo dos fundamentos de direito tributário tem origem em profunda pesquisa e sistemática consolidação dos materiais de aula relacionados a temas que despertam crescente interesse no meio jurídico e reclamam mais atenção dos estudiosos do Direito. A intenção da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas é tratar de questões atuais de direito tributário, aliando a dogmática à pragmática da ciência jurídica.

(11)

Fundamentos de direito tributário – Volume 2

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

Este segundo volume dedicado ao estudo dos fundamentos de direito tributário tem origem em profunda pesquisa e sistemática consolidação dos materiais de aula relacionados a temas que despertam crescente interesse no meio jurídico e reclamam mais atenção dos estudiosos do Direito. A intenção da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas é tratar de questões atuais de direito tributário, aliando a dogmática à pragmática da ciência jurídica.

Fusões, aquisições e regulação financeira: um tema em debate Antônio José Maristrello Porto e Cássio Cavalli (Organizadores)

O livro procura retratar os debates e as polêmicas discutidas ao longo do evento intitulado “Mergers and Acquisitions”, desenvolvido pela FGV Direito Rio, conjuntamente com a Vanderbilt University e com a Universiteit van Amsterdam. Para tal, procura expor conceitos centrais do campo das Fu-sões e Aquisições e aborda os aspectos econômicos e práticos relacionados ao tema, bem como exemplos históricos da Europa e dos Estados Unidos.

Mais que vencer: negociando para criar valor em acordos e disputas Roberto H. Mnookin, Scott R. Peppet e Andrew S. Tulumello

O livro é tradução do título “Beyond winning”. Parte do pressuposto de que os conflitos são inevitáveis tanto em acordos quanto em litígios ju-diciais. Porém, quando clientes contratam advogados para brigar pelo “maior pedaço do bolo”, métodos tradicionais de negociação podem ser ineficazes. Muitas vezes, acordos não são selados, conflitos não são re-solvidos, as relações se deterioram e a justiça é atrasada. Este livro ensina uma maneira diferente de realizar negociações, com o objetivo de ajudar os advogados a transformar disputas em conciliações e a melhorar acor-dos, utilizando técnicas diretas e eficazes.

(12)

Marketing jurídico Felipe Asensi

O livro apresenta de maneira prática como é possível fazer diferente na área de prestação de serviços jurídicos, com foco especial nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, denominados de empresas de advocacia. A pretensão é de fornecer subsídios úteis para que todo e qualquer profissional que trabalhe com o direito perceba a sua atuação em um contexto maior do que a mera rotina do dia-a-dia e pense em estratégias inovadoras e consistentes de promoção dos seus serviços jurídicos com confiabilidade.

Os burocratas das organizações financeiras internacionais: um estudo comparado entre o Banco Mundial e o FMI

Feliciano de Sá Guimarães

O livro discute o processo de formação e seleção dos burocratas que ocu-pam lugar no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional (FMI). Busca explicar como eles agem e criam alianças com ONGs internacionais a fim de ver aprovados empréstimos que eles entendem importantes. O autor explicita a forma como os burocratas do Banco Mundial tiveram mais sucesso do que os do FMI na construção de alianças internacionais que fortaleceram suas posições internas na aprovação dos acordos.

Pontos de cultura e lan houses: estruturas para inovação na base da pirâmide social

Joana Varon Ferraz e Ronaldo Lemos (Organizadores)

O livro trata das repercussões econômicas, culturais e sociais dos pontos de cultura e das lan-houses, e como ambos fazem parte do panorama da inclusão digital no Brasil, seus desafios e avanços.

(13)

Regulação financeira para advogados

Antônio José Maristrello Porto, Antônio Carlos Porto Gonçalves e Patrícia Regina Pinheiro Sampaio (Organizadores)

O livro aborda alguns dos principais temas que vêm permeando as dis-cussões acerca da regulação do sistema financeiro. Seu objetivo reside em constituir um guia de estudo, ao mesmo tempo didático e atual, so-bre o setor, assim como apresentar as principais instituições e normas incidentes, das perspectivas internacional e doméstica.

Responsabilidade civil ambiental das instituições financeiras Rômulo Silveira da Rocha Sampaio

Este livro busca analisar, sob uma perspectiva crítica e interdisciplinar, a responsabilidade civil ambiental das instituições financeiras no Brasil. É possível perceber que parte da doutrina e da jurisprudência, contamina-das por um nobre desejo de justiça no caso concreto, têm expandido o rol de possíveis responsáveis pelo dano ambiental. Como criar um instru-mento de responsabilidade eficiente de controle do risco, sem desampa-rar as vítimas ou o bem jurídico tutelado (no caso do meio ambiente) com obstáculos típicos da teoria subjetiva com uma premissa geral e universal é o grande desafio da responsabilidade civil ambiental.

Sociedades empresárias – Volume 1

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

Este primeiro volume tem origem em uma profunda e sistemática pesquisa sobre as questões relativas às sociedades empresariais no direito brasileiro. A intenção é tratar de questões atuais que despertam crescente interesse no meio jurídico e reclamam mais atenção dos estudiosos do direito. O objetivo deste manual é discutir tais matérias, proporcionando a todos os operadores do direito uma visão pragmática e contemporânea do assunto.

(14)

Sociedades empresárias – Volume 2

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

Este segundo volume dá continuidade aos estudos sobre as questões rela-tivas às sociedades empresariais no direito brasileiro. O debate acerca dos relevantes temas envolvendo o direito societário, a cada dia, demonstra a importância que vem ganhando essa disciplina no mundo jurídico. O obje-tivo deste manual é discutir tais matérias, proporcionando a todos os ope-radores do direito uma visão pragmática e contemporânea do assunto.

Tributação da renda das pessoas jurídicas no Brasil e os juros sobre o capital próprio

José Roberto Afonso e Melina Rocha Lukic

A obra examina a sistemática dos Juros sobre o Capital Próprio (JCP) no âmbito da tributação do lucro das empresas brasileiras pelo Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ). A matéria compreenderá diferentes ângulos que se complementam entre si: econômico-financeiro, histórico, comparativo e jurídico-legal. O assunto foi pouco estudado no Brasil e esta obra contribui para suprir essa lacuna, trazendo debates conceituais relevantes e levantamentos de dados empíricos para analisar a questão.

Tributação da renda das pessoas jurídicas no Brasil e os juros sobre o capital próprio — Versão Portugal

José Roberto Afonso e Melina Rocha Lukic

A obra examina a sistemática dos Juros sobre o Capital Próprio (JCP) no âmbito da tributação do lucro das empresas brasileiras pelo Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ). A matéria compreenderá diferentes ângulos que se complementam entre si: econômico-financeiro, histórico, comparativo e jurídico-legal. O assunto foi pouco estudado no Brasil e esta obra contribui para suprir essa lacuna, trazendo debates conceituais relevantes e levantamentos de dados empíricos para analisar a questão.

(15)

A Constituição norte-americana é democrática? Robert A. Dahl

Neste livro instigante, o autor indaga até que ponto a Constituição nor-te-americana promove metas democráticas. Robert Dahl revela os ele-mentos antidemocráticos do texto, explica por que eles se encontram nesse documento, compara a Constituição norte-americana com outros sistemas democráticos e investiga como seria possível alterar o sistema político para alcançar maior igualdade entre os cidadãos.

A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável: a governança dos atores públicos e privados

Carina Costa de Oliveira e Rômulo Silveira da Rocha Sampaio (Organizadores) O livro está dividido em duas partes: a primeira trata da economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a segunda aborda a go-vernança dos atores públicos e privados neste contexto.

A geografia e a genealogia dos conflitos de consumo: o P&D e as novas tecnologias

Ricardo Morishita Wada (Coordenador)

O segundo livro é parte do projeto “Programa de Prevenção, tratamento e redução de litígios de consumo no setor elétrico”. O “Georreferencia-mento” dos processos contra a Light foi elaborado por uma metodologia que indica concentração de conflitos judiciais. Na “Genealogia do con-flito”, o objetivo é diagnosticar a motivação e quando o cliente decide levar o conflito ao Judiciário. No “Survey com consumidores”, o intuito é entender o cliente e o que os motiva a entrar com ação no judiciário.

(16)

As ideias também importam: abordagem cognitiva e políticas públicas no Brasil

Melina Rocha Lukic e Carla Tomazini

O livro reúne estudos sobre políticas públicas brasileiras a partir da ótica da análise cognitiva de políticas públicas. As contribuições presentes nes-te livro demonstram a grande importância e necessidade da utilização do instrumental conceitual e teórico da análise cognitiva aplicada às políticas públicas brasileiras. Esta abordagem pode trazer novas formas de proble-matização e de análise de políticas públicas em diversas áreas, além de no-vos desafios e perspectivas ao campo da sociologia política como um todo.

As ideias também importam: abordagem cognitiva e políticas públicas no Brasil – Versão de Portugal

Melina Rocha Lukic e Carla Tomazini

O livro reúne estudos sobre políticas públicas brasileiras a partir da ótica da análise cognitiva de políticas públicas. As contribuições presentes nes-te livro demonstram a grande importância e necessidade da utilização do instrumental conceitual e teórico da análise cognitiva aplicada às políticas públicas brasileiras. Esta abordagem pode trazer novas formas de proble-matização e de análise de políticas públicas em diversas áreas, além de no-vos desafios e perspectivas ao campo da sociologia política como um todo.

Administração pública gerencial

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra e Rafael Almeida (Organizadores) Este volume tem origem em profunda pesquisa e sistemática consoli-dação dos materiais de aula acerca de temas que despertam crescente interesse no meio jurídico e reclamam mais atenção dos estudiosos do Direito. A obra trata, de forma didática e clara, dos conceitos e princípios da administração pública gerencial, analisando as questões em face das condições econômicas do desenvolvimento do país e das discussões re-centes sobre o processo de reforma do Estado.

(17)

Avaliação de transparência do Ministério Público

Luiz Moncau, Gregory Michener, Marina Barros e Rafael Braem Velasco Este estudo analisa se diferentes órgãos do Ministério Público brasileiro estão cumprindo a Lei de Acesso à Informação adequadamente, tendo por base a metodologia de avaliação de transparência passiva desenvol-vida pelo “Programa de Transparência Pública” da FGV. O presente tra-balho busca contribuir para a promoção de melhores práticas de trans-parência dentro dos órgãos do Ministério Público, tendo como diretriz a aproximação, na medida do possível, de um quadro ideal de acesso à informação.

Cidadania, justiça e “pacificação” em favelas cariocas Fabiana Luci de Oliveira (Organizadora)

A política de pacificação traz alguns benefícios aos moradores, sobretu-do na previsibilidade de seu cotidiano, reduz o mesobretu-do e intensifica o sen-timento de tranquilidade nas favelas — apesar de gerar novos conflitos. Nos aspectos de desenvolvimento social e integração da favela à cidade, a política deixa a desejar. “A ruptura das dicotomias favela — bairro, mor-ro — asfalto, tão marcantes na paisagem e no imaginário cariocas, parece processar-se apenas no plano formal. Enquanto isso, a cidade segue par-tida em seus aspectos simbólico e social”.

Contribuições especiais — Volume 1

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra e Rafael Almeida (Organizadores) O material aqui apresentado abrangerá assuntos relevantes, como: inter-seção da contabilidade com o Direito — noções básicas; interinter-seção da contabilidade com o Direito — demonstrações financeiras; contribuições; normas gerais; natureza jurídica; competência; desvio da finalidade; es-pécies; contribuição previdenciária — regras gerais, segurados e salário de contribuição; e a contribuição previdenciária — cota patronal, deso-neração da folha, RAT/FAP.

(18)

Contribuições especiais — Volume 2

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra e Rafael Almeida (Organizadores) Este segundo volume trata, de maneira didática e clara, dos conceitos e princípios de contribuições especiais, analisando as questões em face das condições econômicas do desenvolvimento do país e das discussões recentes sobre o processo de reforma do Estado. O material aqui apre-sentado abrangerá assuntos relevantes, como: PIS/Cofins; contribuições de intervenção no domínio econômico; e contabilidade tributária: PIS, Cofins e Cide.

Democracia conectada: a internet como ferramenta de engajamento político-democrático

Eduardo Magrani

Pretende-se, nesta obra, observando o engajamento político-democráti-co na esfera pública on-line, investigar o potencial e os limites deste novo espaço na busca pela compreensão da efetiva eficácia em se permitir que o povo tenha mais voz e ferramentas de mobilização e pressão à sua disposição, mas também, no vetor oposto, que o sistema político busque maior legitimidade e transparência perante a sociedade por meio de ferramentas digitais.

Democracia conectada: a internet como ferramenta de engajamento político-democrático — Versão de Portugal

Eduardo Magrani

Pretende-se, nesta obra, observando o engajamento político-democráti-co na esfera pública on-line, investigar o potencial e os limites deste novo espaço na busca pela compreensão da efetiva eficácia em se permitir que o povo tenha mais voz e ferramentas de mobilização e pressão à sua disposição, mas também, no vetor oposto, que o sistema político busque maior legitimidade e transparência perante a sociedade por meio de ferramentas digitais.

(19)

Depois da lama: Mariana e as consequências de um desastre construído

Joaquim Falcão, Antônio José Maristrello Porto e Paulo Augusto Franco de Alcântara (Organizadores)

Um ano após o maior desastre ambiental ocorrido no Brasil, os textos presentes nesta coletânea expressam, não somente os desafios sociais, jurídicos e econômicos postos, mas também a angustia reservada à um dos maiores dilemas contemporâneos da humanidade: as (im)prováveis interações entre os interesses econômicos e a proteção ao meio-ambien-te e às práticas culturais.

Direito administrativo contratual – Volume 1

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

A obra trata, de maneira didática e clara, dos conceitos e princípios do direito administrativo, analisando as questões em face das condições econômicas do desenvolvimento do país e das discussões recentes sobre o processo de reforma do Estado.

Direito administrativo contratual – Volume 2

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

A obra trata, de maneira didática e clara, dos conceitos e princípios do direito administrativo, analisando as questões em face das condições econômicas do desenvolvimento do país e das discussões recentes so-bre o processo de reforma do Estado.

(20)

Direito ambiental: doutrina e casos práticos Rômulo Silveira da Rocha Sampaio

Este livro não tem o formato de um manual clássico de direito, a seg-mentar o direto ambiental por doutrinas e conceituações descontextua-lizadas. Ele traz uma introdução à concepção, à formação, à evolução, ao desenvolvimento e à consolidação do direito ambiental no Brasil, incluin-do uma criteriosa seleção de leis, textos incluin-doutrinários, trataincluin-dos interna-cionais, dentre outros materiais relevantes para a discussão apresentada para cada tópico.

Direito à saúde: práticas sociais reivindicatórias e sua efetivação Felipe Dutra Asensi

Este livro versa sobre as estratégias de reivindicação do direito à saúde no Brasil e em Portugal e os desafios da construção social do direito à saúde em ambos os países. O objetivo do livro dedica-se justamente ao debate sobre as estratégias e formas de efetivação da saúde como direi-to nestes países, de modo a refletir sobre os limites e possibilidades de utilização de mecanismos judiciais e extrajudiciais em uma perspectiva participativa e solidária pelos cidadãos.

Direito e desenvolvimento: diário de um jurista urbano Carlos Ragazzo

A ideia deste livro é democratizar o conhecimento técnico. Por meio de uma linguagem direta e concisa, o autor aborda os mais variados temas de direito e desenvolvimento. Analisa novas tendências de diversos mer-cados e escolhas regulatórias recentes. Os assuntos não são tratados com o formalismo acadêmico, obstáculo à compreensão geral. Busca-se demonstrar, em última instância, a importância que boas instituições têm para o desenvolvimento do Brasil.

(21)

Direito econômico regulatório – Volume 1

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

O estudo do direito econômico regulatório na série Direito Empresarial tem como objetivo a análise de importantes questões atuais relativas à constante interação entre direito e economia, principalmente no que se refere à defesa da concorrência. Este primeiro volume oferece uma visão prática e estratégica do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, com especial destaque para as funções e atuação do Conselho de Admi-nistração e Defesa Econômica (Cade).

Direito econômico regulatório – Volume 2

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

No segundo volume referente ao direito econômico regulatório, ofere-cemos uma visão prática dos problemas causados pela formação de cartéis, bem como das formas de investigação e repressão de tais prá-ticas. E, em conformidade com a metodologia da FGV Direito Rio, cada capítulo inclui o estudo de leading cases para auxiliar a compreensão dos temas.

Direito penal e economia

Thiago Bottino e Diogo Malan (Organizadores)

O ensino do direito penal econômico constitui um diferencial na forma-ção do aluno de graduaforma-ção, já que essa disciplina sequer é oferecida como eletiva na grande maioria das faculdades de Direito tradicionais. Dos nove artigos presentes neste livro, que juntos oferecem um rico material de estudo e leitura complementar, três deles utilizam o instru-mental econômico para trabalhar questões relacionadas ao direito penal, contribuindo para a compreensão dos efeitos gerados pelo funciona-mento do sistema penal no comportafunciona-mento dos agentes econômicos.

(22)

Direitos humanos: poder judiciário e sociedade José Ricardo Cunha (Organizador)

Resultado de cinco anos de trabalho realizado pelo grupo de pesqui-sa Direitos Humanos, Poder Judiciário e Sociedade (DHPJS), este livro revela o quanto são conhecidas e como são aplicadas as normas de di-reitos humanos globais operadoras do direito e pelas organizações não governamentais.

Direitos humanos e poder judiciário no Brasil: federalização, lei Maria da Penha e juizados especiais federais

José Ricardo Cunha, Nadine Borges, Mariza do Nascimento Silva Pimenta--Bueno, Rosane Maria Reis Lavigne e Regina Elizabeth Tavares Marçal O livro é produto de um esforço institucional e, sobretudo, de uma re-flexão preocupada com a garantia e a efetividade dos direitos humanos. Como qualquer outro livro, merece ser lido com o espírito crítico e a desconfiança epistemológica que deve marcar o processo democrático de construção do conhecimento. Ao final, possui a característica de toda a obra engajada: a esperança em um mundo melhor.

Direitos sociais em debate Cláudia Toledo (Organizadora)

Este livro discute e analisa os direitos sociais sob a perspectiva do direi-to comparado, como são estruturados na Alemanha e no Brasil e a sua inserção em constituições hostis a eles; seu conceito e epistemologia, an-tecedentes históricos no Brasil; igualdade, dignidade, proteção à família e união homoafetiva; obstáculos à tutela judicial, entre outros.

(23)

Fundamentos de direito constitucional – Volume 1

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra e Rafael Almeida (Organizadores) Este primeiro volume, dedicado ao estudo de fundamentos de direito constitucional, tem origem em profunda pesquisa e sistemática consoli-dação dos materiais de aula acerca de temas que despertam crescente interesse no meio jurídico e reclamam mais atenção dos estudiosos do direito. A obra trata, de forma didática e clara, dos conceitos e princí-pios de fundamentos de direito constitucional, analisando as questões em face das condições econômicas do desenvolvimento do país e das discussões recentes sobre o processo de reforma do Estado.

Fundamentos de direito constitucional – Volume 2

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra e Rafael Almeida (Organizadores) Este segundo volume dedicado ao estudo de fundamentos de direito constitucional tem origem em profunda pesquisa e sistemática consoli-dação dos materiais de aula acerca de temas que despertam crescente interesse no meio jurídico e reclamam mais atenção dos estudiosos do direito. A obra trata, de forma didática e clara, dos conceitos e princí-pios de fundamentos de direito constitucional, analisando as questões em face das condições econômicas do desenvolvimento do país e das discussões recentes sobre o processo de reforma do Estado.

Futuros possíveis: mídia, cultura, sociedade, direitos Ronaldo Lemos

Este livro reúne artigos publicados em vários contextos, como a Folha de S.Paulo, a Revista Trip, o Overmundo, dentre outros, além de inéditos. São gotas cujos possíveis futuros incluem confundir-se na chuva tecno-lógica dos nossos tempos, ou ajudar a compor um oceano mais abran-gente de reflexão sobre as mudanças sociais trazidas pela tecnologia.

(24)

História oral do supremo — Volume 1 — Rafael Mayer

Fernando de Castro Fontainha, Rafael Mafei Rabelo Queiroz e Leonardo Seiichi Sasada Sato (Organizadores)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Rafael Mayer sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de ma-gistrado na nossa mais alta corte.

História oral do supremo — Volume 2 — Aldir Passarinho Fernando de Castro Fontainha e Leonardo Seiichi Sasada Sato (Organizadores)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Aldir Passa-rinho sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de magistrado na nossa mais alta corte.

História oral do supremo — Volume 3 — Sepúlveda Pertence Fernando de Castro Fontainha, Angela Moreira Domingues da Silva e Izabel Saenger Nuñez (Organizadores)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Sepúlveda Pertence sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela ativi-dade de magistrado na nossa mais alta corte.

(25)

História oral do supremo — Volume 4 — Cezar Peluso

Fernando de Castro Fontainha, Angela Moreira Domingues da Silva e Fábio Ferraz de Almeida (Organizadores)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Cezar Pelu-so Pelu-sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de magistrado na nossa mais alta corte.

História oral do supremo — Volume 5 — Sydney Sanches Fernando de Castro Fontainha, Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos e Leonardo Seiichi Sasada Sato (Organizadores)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Sydney San-ches sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de magistrado na nossa mais alta corte.

História oral do supremo — Volume 6 — Célio Borja

Fernando de Castro Fontainha, Angela Moreira Domingues da Silva e Fabrícia Guimarães (Orgs.)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Célio Borja sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de ma-gistrado na nossa mais alta corte.

(26)

História oral do supremo — Volume 7 — Carlos Velloso Fernando de Castro Fontainha, Christiane Jalles de Paula e Izabel Saenger Nuñez (Orgs.)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Carlos Vello-so Vello-sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de magistrado na nossa mais alta corte.

História oral do supremo — Volume 8 — Néri da Silveira

Fernando de Castro Fontainha, Angela Moreira Domingues da Silva e Carlos Victor Nascimento dos Santos (Orgs.)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Néri da Sil-veira sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de magistrado na nossa mais alta corte.

História oral do supremo — Volume 9 — Nelson Jobim

Fernando de Castro Fontainha, Christiane Jalles de Paula, Leonardo Seiichi Sasada Sato e Fabrícia Corrêa Guimarães (Orgs.)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Nelson Jobim sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de ma-gistrado na nossa mais alta corte.

(27)

História oral do supremo — Volume 10 — Eros Grau

Fernando de Castro Fontainha, Rafael Mafei Rabelo Queiroz e Thiago dos Santos Acca (Orgs.)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Eros Grau sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de ma-gistrado na nossa mais alta corte.

História oral do supremo — Volume 11 — Luís Roberto Barroso Fernando de Castro Fontainha, Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos e Carlos Victor Nascimento dos Santos (Organizadores)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Luís Roberto Barroso sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela ativida-de ativida-de magistrado na nossa mais alta corte.

História oral do supremo — Volume 12 — Luiz Fux

Fernando de Castro Fontainha, Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos e Izabel Saenger Nuñez (Organizadores)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Luiz Fux so-bre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de ma-gistrado na nossa mais alta corte.

(28)

História oral do supremo — Volume 13 — Moreira Alves

Fernando de Castro Fontainha, Christiane Jalles de Paula e Fábio Ferraz de Almeida (Organizadores)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Moreira Al-ves sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de magistrado na nossa mais alta corte.

História oral do supremo — Volume 14 — Ilmar Galvão Fernando de Castro Fontainha e Fábio Ferraz de Almeida (Organizadores)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Ilmar Galvão sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de ma-gistrado na nossa mais alta corte.

História oral do supremo — Volume 15 — Francisco Rezek Fernando de Castro Fontainha e Rafael Mafei Rabelo Queiroz (Organizadores)

Este volume é parte integrante do projeto “História Oral do Supremo”, uma contribuição da FGV para a história contemporânea do Brasil. Nas páginas a seguir, o leitor encontrará a narrativa do ministro Francisco Rezek sobre sua própria trajetória, marcada notadamente pela atividade de magistrado na nossa mais alta corte.

(29)

Instrumentos jurídicos para implementação do desenvolvimento sustentável

Carina Costa de Oliveira e Rômulo Silveira da Rocha Sampaio (Organizadores)

Este livro reúne diversos artigos acadêmicos de juristas sobre aspectos jurídicos do desenvolvimento sustentável relacionados aos temas que estão sendo negociados na Rio+20.

Integração normativa: o direito em um contexto multicultural e multilíngue

Evandro Menezes de Carvalho e Rosalind Greenstein (Organizadores) O processo de integração entre os Estados supõe uma aproximação en-tre as ordens jurídicas nacionais. Para isso, é imprescindível a análise do grau de compatibilidade entre essas ordens, bem como uma reflexão sobre os objetivos visados pela integração. Um princípio se impõe como condição do sucesso da integração: o da “traduzibilidade” dos direitos. Este livro reúne diversos textos sobre os desafios do direito da integra-ção à luz do contexto multicultural e multilíngue que o envolve.

Invasões urbanas: conflito de direito de propriedades

Álvaro Pesso, Boaventura de Souza Santos, Clóvis Cavalcanti, Joaquim Falcão, Maria Teresa Fernandes Serra, Mozart Vítor Serra, Roberto Mangabeira Unger e Tércio Sampaio Ferraz Júnior

Partindo do princípio de que o direito à propriedade, sobretudo o direito à moradia, é condição de sobrevivência da cidadania, os pesquisadores reunidos nesta obra procuram construir um saber verdadeiramente in-terdisciplinar, um diálogo entre as áreas de direito, economia e ciência política na busca de soluções para o problema habitacional urbano em nosso país.

(30)

Justiça em foco: estudos empíricos Fabiana Luci de Oliveira (Organizadora)

Este livro examina o papel dos estudos empíricos no campo do Direito e a importância de adotar metodologias empíricas de pesquisa para tratar dos fenômenos jurídicos. Para isso, elege um objeto específico, que é o sistema de justiça brasileiro, e aborda informações, dados e análises produzidos nessa área nas últimas décadas.

Justiça, profissionalismo e política: o STF e o controle da constitucionalidade das leis no Brasil

Fabiana Luci de Oliveira

O livro contém uma análise da atuação do STF a partir da forma como seus ministros decidiram casos de controle de constitucionalidade. A autora encontra no profissionalismo uma via de distinção e fonte de le-gitimação do processo de decisão judicial dos ministros do STF, que ma-terializa sua interferência na determinação da agenda política brasileira.

Le juge et l’administration: entre la déférence et le contrôle Eduardo Jordão

Cette étude se préoccupe spécifiquement de l’impact que la complexité matérielle et institutionnelle de l’administration publique contemporaine exerce sur la détermination de l’intensité du contrôle juridictionnel du contenu de ses décisions. Elle examine l’adaptation de l’intensité du trôle juridictionnel aux caractéristiques des actions administratives con-trôlées et des entités qui les accomplissent. L’examen est fait à la lumière de quatre systèmes juridiques: Canada, États-Unis, France et Italie. Résul-tat d’une recherche doctorale menée auprès de l’Université Paris 1 (Pan-théon-Sorbonne) et de l’Università di Roma (Sapienza), l’étude a obtenu le Prix Levy-Ullmann de la Chancellerie des Universités de Paris en 2015.

(31)

Liberdade de expressão e direitos autorais Luiz Fernando Marrey Moncau

Um mapeamento do conflito entre liberdade de expressão e direito autoral.

Magistrados: uma imagem em movimento

Maria Tereza Sadek, Sidnei Agostinho Beneti e Joaquim Falcão

Quem são e o que pensam os magistrados brasileiros? Para responder a essa pergunta, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) produziu em 2005 o mais amplo estudo já feito sobre o perfil e as opiniões dos juízes brasileiros. Esse estudo é apresentado e comentado neste livro, referência obrigatória para todos os que pretendam pensar seriamente as políticas públicas na área judicial.

Mapeamento da mídia digital no Brasil: um relatório da Open Society Foundations

Pedro Mizukami, Jhessica Reia e Joana Varon

O projeto Mapping Digital Media (mapeamento da mídia digital) é uma tentativa ambiciosa de descrever e compreender o progresso e os efei-tos da digitalização na mídia e nos sistemas de comunicação no mundo. A publicação de relatórios em mais de cinquenta países oferece um dos levantamentos mais abrangentes sobre as mudanças sofridas pelo jorna-lismo, pela produção de notícias e pela mídia como resultado da transi-ção do analógico ao digital.

(32)

Mapeamento dos conflitos de consumo de energia elétrica: um estudo de caso no estado do Rio de Janeiro

Ricardo Morishita Wada (Coordenador)

Este primeiro livro é parte integrante do projeto “Programa de Preven-ção, tratamento e redução de litígios de consumo no setor elétrico”, que teve como objetivo entender a conjuntura dos conflitos e criar mecanis-mos de comparação do quantitativo destes conflitos no Judiciário, na ANEEL e nos Procons, vivenciados pelos consumidores em diferentes estados do nosso país (“mapeamento dos conflitos”).

Mercosul: desafios para a implementação do direito e exemplos do Brasil Paula Wojcikiewicz Almeida

O objetivo é avaliar como o Mercosul pretende regular a autonomia das autoridades nacionais. Trata-se de observar a prática atual a fim de iden-tificar falhas e possíveis soluções jurídicas, sem negligenciar a influência da política sobre o direito de uma organização que é essencialmente dominada pelos poderes executivos nacionais.

Mercosul: desafios para a implementação do direito e exemplos do Brasil — Versão Portugal

Paula Wojcikiewicz Almeida

O objetivo é avaliar como o Mercosul pretende regular a autonomia das autoridades nacionais. Trata-se de observar a prática atual a fim de iden-tificar falhas e possíveis soluções jurídicas, sem negligenciar a influência da política sobre o direito de uma organização que é essencialmente dominada pelos poderes executivos nacionais.

(33)

Normas gerais de direito tributário — Volume 1

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra e Rafael Almeida (Organizadores) A obra trata, de forma didática e clara, dos conceitos e princípios de contribuições especiais, analisando as questões em face das condições econômicas do desenvolvimento do país e das discussões recentes so-bre o processo de reforma do Estado. O material deste primeiro volume abrange assuntos relevantes, como: normas tributárias, vigência e apli-cação, interpretação e integração, obrigação tributária, responsabilidade tributária e os princípios e modalidades de lançamento.

Normas gerais de direito tributário — Volume 2

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra e Rafael Almeida (Organizadores) A obra trata, de forma didática e clara, dos conceitos e princípios de contribuições especiais, analisando as questões em face das condições econômicas do desenvolvimento do país e das discussões recentes so-bre o processo de reforma do Estado. O material deste segundo volume abrange assuntos relevantes, como: suspensão, extinção, prescrição, de-cadência, exclusão, garantias e privilégios, administração tributária, cer-tidões e fiscalização.

Novas parcerias entre os setores público e privado – Volume 1 Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

O livro trata, de forma didática e clara, dos conceitos e princípios das parcerias público-privadas, analisando também contratos em áreas es-pecíficas de importância econômica. Alguns dos temas abordados são: princípio da subsidiariedade e a partilha de competências entre Estado e sociedade; contratos para gestão de rodovias; contratos no setor de pe-tróleo; contratos de concessão de energia elétrica; consórcios públicos; e contratos de programa.

(34)

Novas parcerias entre os setores público e privado – Volume 2 Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

A obra trata, de forma didática e clara, dos conceitos e princípios das parcerias público-privadas, analisando as questões em face das condi-ções econômicas do desenvolvimento do país e das discussões recentes sobre o processo de reforma do Estado. Da mesma forma, ocupa-se do estudo de contratos em áreas específicas de importância econômica.

O direito à assistência social no Brasil Vitor Pinto Chaves

Este livro faz uma profunda análise do papel do direito em nossa so-ciedade, tendo como ponto de partida os programas governamentais recentes de assistência social, em Brasília. A partir dessa experiência observável da realidade brasileira, a reflexão começa como uma discus-são sobre a política pública, desenvolve-se como um questionamento do direito à assistência social no Brasil e caminha para um debate sobre constitucionalismo e democracia.

O limite de valor da alteração qualitativa do contrato de obra pública: regulação e instrumentalização às exigências da economia

André Uryn

A proposta do presente trabalho é a introdução de um procedimento de tomada de decisão transparente, que confira segurança jurídica e amplo conhecimento da sociedade, além de livre acesso aos órgãos de contro-le, a partir de critérios não apenas jurídicos, mas econômicos e técnicos no que tange questões de contrato de obra pública.

(35)

O Supremo Joaquim Falcão

O livro reúne mais de 70 artigos publicados em jornais como Folha de S.Paulo, O Globo e Correio Braziliense, entre os anos de 1992 e 2014, tratando de temas que revelam o dia a dia do Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta Corte do Poder Judiciário no país. De maneira clara e crítica, os textos analisam as posições e decisões tomadas pelos seus ministros e presidentes e convidam o leitor a posicionar-se como o pró-prio autor. Escolha de ministros, decisões de presidentes, relações do Supremo com a mídia, fraquezas e falhas dos processos são algumas das questões analisadas por Joaquim Falcão.

O Supremo em 2015

Joaquim Falcão, Diego Werneck Arguelhes e Felipe Recondo (Orgs.) Quanto mais os jornais publicam “O Supremo Tribunal Federal”, mais o leitor quer saber “O que isso significa? Quem são esses 11? Por quê? Pode isso?”. O projeto “Supra: Supremo Interpretado” foi criado para atuar nes-se espaço. O leitor tem em mãos a reunião dos artigos publicados ao longo do ano de 2015 no âmbito do Supra, em parceria com o JOTA. Pode ser lido como um diário crítico dos principais problemas, temas e impas-ses enfrentados pelo Supremo em um ano delicado para a vida nacional.

Os conflitos, a regulação e o direito do consumidor Ricardo Morishita Wada (Coordenador)

Este terceiro livro é parte integrante do projeto “Programa de Prevenção, tratamento e redução de litígios de consumo no setor elétrico”. A obra apre-senta uma análise qualitativa do tratamento da satisfação do consumidor Light na regulação do setor elétrico brasileiro, além da justificativa de um Projeto de Lei para as situações que envolvem o furto e a fraude de energia elétrica. Por fim, são apresentados artigos que cotejam as regulamentações específicas do setor elétrico e o Código de Defesa do Consumidor.

(36)

Ordem constitucional econômica

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra e Rafael Almeida (Organizadores) Este volume dedicado ao estudo da ordem constitucional econômica tem origem em profunda pesquisa e sistemática consolidação dos mate-riais de aula acerca de temas que despertam crescente interesse no meio jurídico e reclamam mais atenção dos estudiosos do direito. A obra trata, de forma didática e clara, dos conceitos e princípios da ordem constitu-cional econômica, analisando as questões em face das condições eco-nômicas do desenvolvimento do país e das discussões recentes sobre o processo de reforma do Estado.

Poder judiciário: novos olhares sobre gestão e jurisdição

Andréa Diniz da Silva, Armando Cunha, José Ricardo Cunha, Leandro Molhano Ribeiro, Leslie Shérida Ferraz, Mauriti Maranhão, Roberto Fragale Filho, Sérgio Guerra e Tânia Almeida

Este livro analisa o tema da justiça e suas amplas e complexas relações com a sociedade brasileira. A multifacetada interação e desempenho do sistema judiciário com o contexto social em que atua são analisados por meio de textos teóricos, metodológicos e a apresentação de estudos empíricos sobre suas instituições e representantes.

Poder judiciário brasileiro e a proteção dos direitos humanos: aplicabilidade e incorporação das decisões da corte interamericana de direitos humanos

Mariana Almeida Picanço de Miranda e José Ricardo Cunha

O livro busca aprofundar a análise da atuação do Poder Judiciário Bra-sileiro e a utilização por este Poder dos meios legais na proteção dos direitos fundamentais, em especial com a Corte Interamericana da Or-ganização dos Estados Americanos (OEA) como órgão jurídico que se pronuncia e julga violações aos direitos humanos.

(37)

Princípios de direito do trabalho

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

Trata-se, neste volume da série, de questões relevantes para o eficiente planejamento das relações trabalhistas, aspectos de fundamental impor-tância na vida empresarial. O material aqui apresentado abrange temas como, por exemplo, a relação entre direito do trabalho e Custo Brasil, a controvérsia acerca das cláusulas contratuais, a busca de alternativas para a redução de custos, as formas alternativas de remuneração e o processo de flexibilização da legislação trabalhista.

Processos seletivos para contratação de servidores públicos: Brasil, o país dos concursos?

Fernando de Castro Fontainha (Organizador)

Esta pesquisa é a resposta, em parceria da FGV Direito Rio e da UFF, à chamada formulada pela SAL/MJ e pelo PNUD em torno do seguinte tema: “processos de seleção para a contratação de funcionários públicos”, ou seja, concursos! Não é de hoje que os concursos lotam salas de aula, bancas de jornais, livrarias. O mercado da preparação de concursos é um dos mais promissores e crescentes no Brasil, e um dos menos regulados. Esperamos, com esta pesquisa, diminuir o abismo entre o impacto deste fenômeno na nossa realidade e o discurso científico produzido sobre ele.

Reforma eleitoral no Brasil: legislação, democracia e internet em debate Joaquim Falcão (Organizador)

Os diversos aspectos do processo eleitoral — o uso de novas tecnolo-gias de comunicação, participação e votação, bem como a estrutura e o funcionamento do Tribunal Superior Eleitoral — são o ponto central da discussão de reforma eleitoral no Brasil, que apresenta artigos inéditos, escritos após as eleições de 2014. A concepção deste livro resulta da parceria entre a FGV Direito Rio e o jornal O Estado de S. Paulo.

(38)

Reforma tributária no Brasil: ideias, interesses e instituições Melina de Souza Rocha Lukic

O debate sobre a crise da tributação no Brasil pode ser considerado uma das questões mais presentes e visíveis no espaço público do país nos últimos anos. Esta tese procura analisar como o paradigma de tribu-tação foi formado em 1988 a partir da crise do paradigma anterior. Nós reconstruiremos o processo de surgimento e criação deste novo modelo, analisando as discussões da Constituição de 1988.

Reforma tributária no Brasil: ideias, interesses e instituições — Versão de Portugal

Melina de Souza Rocha Lukic

O debate sobre a crise da tributação no Brasil pode ser considerado uma das questões mais presentes e visíveis no espaço público do país nos últimos anos. Esta tese procura analisar como o paradigma de tribu-tação foi formado em 1988 a partir da crise do paradigma anterior. Nós reconstruiremos o processo de surgimento e criação deste novo modelo, analisando as discussões da Constituição de 1988.

Regulação no Brasil: uma visão multidisciplinar Sérgio Guerra (Organizador)

O presente livro contém textos de professores da Fundação Getulio Var-gas e busca apresentar a complexidade do cenário regulatório brasileiro, seus pressupostos e, de uma maneira didática, discutir a regulação em diversas dimensões dos sistemas econômico e social. Seja no ensino, nas telecomunicações ou na estrutura do Estado brasileiro, a regulação se apresenta como algo cada vez mais presente.

(39)

Research Award for Young Scholars 2011: “Adaptive Water Management: looking to the future”

Alicia Iglesias Peralta, Mariana Monjardim Barbosa e Rômulo Silveira da Rocha Sampaio (Organizadores)

Essa compilação de pesquisas premiadas é resultado da parceria entre o IDRC (International Development Research Center) e o CDMA (Centro de Direito e Meio Ambiente) da Escola de Direito da FGV do Rio de Janeiro. Em abril de 2011, ambas as instituições apoiaram uma competição multi-disciplinar, que gerou artigos sobre a relação entre alterações climáticas e água.

Resolução consensual de conflitos ambientais

Rômulo S. R. Sampaio, Antonio José Maristrello Porto, Érica Diniz Oliveira e Bianca Borges Medeiros Pavão

Diante da jurisdição de uma Carta Constitucional multifacetada, como a brasileira, a preservação do meio ambiente deve conviver harmonicamente com outros interesses. Na prática, essa harmonização é repleta de desafios e embates naturais ao processo de consolidação de direitos. Atento a isso, o MPMG lançou o Núcleo de Resolução de Conflitos, iniciativa para tentar compor, via negociação, conflitos ambientais complexos.

Saúde, sociedade e judiciário: estratégias de reivindicação em Portugal e no Brasil

Felipe Dutra Asensi

Versão de Portugal do livro Direito à saúde: práticas sociais reivindicató-rias e sua efetivação

O livro dedica-se ao debate sobre as estratégias e maneiras de efetiva-ção da saúde como direito no Brasil e em Portugal, de modo a refletir so-bre os limites e possibilidades de utilização de mecanismos judiciais e ex-trajudiciais em uma perspectiva participativa e solidária pelos cidadãos.

(40)

Segurança pública, direitos e justiça

Fabiana Luci de Oliveira, Pedro Vieira Abramovay e Izabel Nuñez O livro traz as falas transcritas do seminário internacional “Segurança Pú-blica, Direitos e Justiça”, realizado no dia 03 de outubro de 2012, a FGV Direito Rio, em parceria com a Fundação Ford, realizou o seminário no auditório da presidência da Fundação Getulio Vargas, na cidade do Rio de Janeiro, que buscou mobilizar o ambiente intelectual e político para a discussão de políticas públicas de promoção da cidadania, com foco no acesso à Justiça.

Ao longo do dia foram debatidas algumas experiências e iniciativas, nos planos nacional e internacional, que sinalizavam para a efetivação de direitos, a partir da implementação de políticas de segurança pública, de regularização fundiária urbana, e de gestão de conflitos, apresentando--as como elementos fundamentais ao desenvolvimento includente e sustentável das cidades.

Separação de poderes e medidas provisórias Pedro Abramovay

O livro discute o princípio da separação de Poderes no que se refere à rela-ção entre o Legislativo e o Executivo. O objetivo desta obra é, portanto, estu-dar a edição de medidas provisórias no Brasil contemporâneo para compre-ender o seu papel na conformação do princípio da separação de Poderes no Brasil, particularmente na relação entre os Poderes Executivo e Legislativo.

STF: do autoritarismo à democracia Fabiana Luci de Oliveira

O livro analisa a presença do Supremo Tribunal Federal (STF) no cenário público nacional e a forma pela qual compôs seu papel como ator po-lítico no processo de transição democrática no Brasil, entre os anos de 1979 a 2011.

(41)

STF e mutação constitucional: a ampliação de poderes da Suprema Corte por suas próprias decisões

Carlos Victor Nascimento dos Santos

A obra sugere o estabelecimento de um diálogo entre doutrina e ju-risprudência e propõe um meio de estudo e investigação ao problema abordado: como identificar a ocorrência de uma mutação constitucional.

STF e mutação constitucional: a ampliação de poderes da Suprema Corte por suas próprias decisões — Versão Portugal

Carlos Victor Nascimento dos Santos

A obra sugere o estabelecimento de um diálogo entre doutrina e ju-risprudência e propõe um meio de estudo e investigação ao problema abordado: como identificar a ocorrência de uma mutação constitucional.

Superendividamento no Brasil

Antônio José Maristrello Porto, Cássio Cavalli, Melina de Souza Rocha Lukic e Patrícia Regina Pinheiro Sampaio

O debate sobre o superendividamento das famílias tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil nos últimos anos. Entretanto, poucas pesqui-sas acadêmicas têm sido realizadas para tentar explicar o fenômeno. Esta obra procura suprir essa lacuna, reunindo artigos de especialistas em di-versas áreas que abordam o tema de maneira empírica e interdisciplinar.

(42)

Superendividamento no Brasil — Versão Portugal

Antônio José Maristrello Porto, Cássio Cavalli, Melina de Souza Rocha Lukic e Patrícia Regina Pinheiro Sampaio

O debate sobre o superendividamento das famílias tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil nos últimos anos. Entretanto, poucas pesqui-sas acadêmicas têm sido realizadas para tentar explicar o fenômeno. Esta obra procura suprir essa lacuna, reunindo artigos de especialistas em di-versas áreas que abordam o tema de maneira empírica e interdisciplinar.

Superendividamento no Brasil — Volume 2

Antônio José Maristrello Porto, Danielle Borges, Melina de Souza Rocha Lukic e Patrícia Regina Pinheiro Sampaio (Organizadores)

Esta obra oferece, a partir de uma base de dados de abrangência nacio-nal, diferentes perspectivas e problemáticas em torno do superendivi-damento do consumidor de crédito no Brasil, procurando revelar e rela-cionar as suas causas, extensões e repercussões na economia doméstica dos brasileiros.

Superendividamento no Brasil — Volume 2 — Versão de Portugal Antônio José Maristrello Porto, Danielle Borges, Melina de Souza Rocha Lukic e Patrícia Regina Pinheiro Sampaio (Organizadores)

Esta obra oferece, a partir de uma base de dados de abrangência nacional, diferentes perspectivas e problemáticas em torno do superendividamento do consumidor de crédito no Brasil, procurando revelar e relacionar as suas causas, extensões e repercussões na economia doméstica dos brasileiros.

(43)

Teoria do Estado regulador Sérgio Guerra (Organizador)

A presente obra traz o produto de parte dos estudos e discussões ocor-ridas no “Programa de Mestrado em Direito da Regulação”, da Escola de Direito do Rio da FGV. Busca-se oferecer uma perspectiva crítica dos principais temas relacionados ao poder estatal de intervenção regulató-ria, econômica e social, e seus impactos, analisando experiências bem--sucedidas no Brasil e no exterior com estímulo ao raciocínio analítico voltados para a prevenção e solução de problemas reais.

Teoria do Estado regulador — Versão de Portugal Sérgio Guerra (Organizador)

A presente obra traz o produto de parte dos estudos e discussões ocor-ridas no “Programa de Mestrado em Direito da Regulação”, da Escola de Direito do Rio da FGV. Busca-se oferecer uma perspectiva crítica dos principais temas relacionados ao poder estatal de intervenção regulató-ria, econômica e social, e seus impactos, analisando experiências bem--sucedidas no Brasil e no exterior com estímulo ao raciocínio analítico voltados para a prevenção e solução de problemas reais.

Transformação do Estado e do direito: novos rumos para o poder judiciário — Volume 1

Agostinho Teixeira Almeida Filho, Joaquim Falcão, Luiz Roberto Ayoub, Márcia Regina Leal Campos, Monique Geller Moszkowicz

e Ricardo Luiz Nicoli

A reforma do Poder Judiciário é uma questão fundamental, e atual, para a sociedade brasileira. Este livro é resultado do trabalho de professores e mestrandos, reunindo importantes reflexões sobre as relações entre Poder Judiciário, instituições estatais e sociedade.

(44)

Transformação do Estado e do direito: novos rumos para o poder judiciário — Volume 2

Carolina Alves Vestena, Cherubin Helcias Schwartz Júnior, Felipe Dutra Asensi, Leila Mariano, Luiz Roberto Ayoub e Taíse Sossai Paes

O segundo volume de Transformações do Estado e do direito: novos rumos para o poder judiciário traz novas discussões sobre o tema. Assim, vale lem-brar os consideráveis influxos do direito na sociedade e a responsabilidade que ele tem em responder às necessidades latentes no meio social.

UPP’s direitos e justiça: um estudo de caso das favelas do Vidigal e do Cantagalo

Fabiana Luci de Oliveira, Maria Tereza Aina Sadek, Pedro Vieira Abramovay e Izabel Nuñez

O livro oferece uma densa descrição das condições de vida nas favelas do Cantagalo e Vidigal, a partir da percepção, dos hábitos e das atitudes dos moradores em relação à existência e à efetivação de direitos, à vivência de conflitos e aos canais de resolução buscados. Além da perspectiva dos mo-radores, o texto exprime a manifestação das vozes de outros autores que atuam nessas localidades, como integrantes de ONG’s e movimentos so-ciais, líderes comunitários, agentes públicos e autoridades governamentais.

(45)

Abuso do direito nas relações privadas Carlos Affonso Pereira de Souza

O livro tem como objetivo mapear quais foram os momentos relevantes para a construção do abuso do direito no ordenamento jurídico nacional. Passada a primeira década de sua positivação no Código Civil, o instituto começa a receber a devida atenção por parte da jurisprudência e sua menção é crescente nos debates jurídicos sobre os limites para o exercí-cio dos direitos subjetivos.

Direito das obrigações – mora e utilidade: os standards da utilidade no modelo jurídico da mora do devedor

Cássio Cavalli

O livro discute a determinação dos padrões que permitem ao intérprete distinguir as hipóteses em que há inadimplemento relativo das hipóteses em que o inadimplemento é absoluto. Além do exame dogmático do ins-tituto jurídico, o autor realiza incursões na análise econômica do direito, de modo a incrementar o debate jurídico a partir de novas perspectivas metodológicas.

Direito do consumidor: os 22 anos de vigência do CDC

Antônio José Maristrello Porto, Carlos Affonso Pereira de Souza, Fabiana Luci de Oliveira, Rachel Marques Guitton e Ricardo Morishita Wada O livro é oriundo de uma pesquisa da FGV Direito Rio sobre os 22 anos do Código de Defesa do Consumidor. O país mudou e atingiu a estabili-dade econômica. Produtos possuem data de valiestabili-dade e o próprio merca-do instituiu um importante mecanismo de controle publicitário.

(46)

Direitos autorais

Pedro Paranaguá e Sérgio Branco

Este livro procura abordar questões tradicionais de direito autoral, trazendo também diversos temas atuais poucas vezes explorados em cursos tradicionais. Para despertar a curiosidade e o interesse do leitor, contém exemplos de problemas práticos para serem resolvidos. O livro destina-se a todos – juristas ou não – que trabalham com obras intelec-tuais nas áreas artística, literária, científica e de comunicação.

Direitos autorais em reforma

Ronaldo Lemos, Carlos Affonso Pereira de Souza, Pedro Nicoletti Mizukami, Marília Maciel, Bruno Magrani, Luiz Fernando Moncau, Joana Varon Ferraz, Pedro Francisco, Koichi Kameda, Eduardo Magrani e Jhessica Reia

Trata-se de livro sobre o processo de reforma dos direitos autorais no Brasil, descrevendo de maneira pragmática mudanças e temas funda-mentais a serem modificados na lei de direitos autorais do país.

Direito privado em perspectiva: teoria, dogmática e economia Fernando Leal (Organizador)

Os sete ensaios aqui reunidos, versando temas que, direta ou indireta-mente, atinem a institutos, categorias, modelos e métodos do direito privado, configuram elogiável esforço de produção doutrinária em um campo que está a requerer — talvez mais que qualquer outro no direito — uma forte articulação entre teoria, dogmática e economia.

(47)

O domínio público no direito autoral brasileiro: uma obra em domínio público

Sérgio Branco

O livro pretende discutir aspectos teóricos e práticos do domínio público levando em conta o mundo contemporâneo. Aborda-se o tema a partir de seus aspectos social, econômico e jurídico, tanto no Brasil quanto no exterior, com a análise de diversos casos concretos. A importância desta obra consiste em repensar o direito autoral brasileiro do ponto de vista do interesse público, do acesso ao conhecimento, do acesso à informação e da produção cultural, que se faz cada vez mais vigorosa.

O que é Creative Commons? Sérgio Branco e Walter Britto

O objetivo do livro é servir de guia prático sobre o projeto, indicando como ele funciona, como licenciar obras em Creative Commons e onde encontrar obras licenciadas. O livro faz ainda uma análise detalhada da licença, explicando em linguagem simples os aspectos jurídicos e os efei-tos do licenciamento tanto para aquele que licencia quanto para quem se vale de obras licenciadas.

Patentes e criações industriais Pedro Paranaguá e Renata Reis

O livro se destina a todos aqueles que lidam com tecnologia, inovação, invenções e patentes, e tem por objetivo apresentar uma visão atualiza-da do arcabouço legal que embasa o sistema de patentes de invenção e dos modelos de utilidade. Para tanto, aborda questões atuais e pouco exploradas, como as patentes farmacêuticas, as patentes pipeline e as patentes de biotecnologia.

(48)

Propriedade intelectual, antitruste e desenvolvimento: o caso da transferência de tecnologia e do software

Luciano Benetti Timm e Pedro Paranaguá (Organizadores)

A geração de inovação tecnológica como forma de desenvolvimento é uma discussão mundial e que interessa particularmente ao Brasil. Este livro apresenta as contribuições do law and economics e do direito com-parado ao assunto, analisando o encontro entre propriedade intelectual e direito antitruste.

Teoria geral da responsabilidade civil

Joaquim Falcão, Sérgio Guerra, Rafael Almeida e Rodrigo Vianna (Organizadores)

O livro versa, de forma didática e clara, sobre a teoria geral da respon-sabilidade civil, a responrespon-sabilidade contratual por inadimplemento da obrigação e a responsabilidade extracontratual, questões que ganharam grande destaque na atualidade, em face das exigências da vida moderna e das condições econômicas do desenvolvimento do país.

Três dimensões do cinema: economia, direitos autorais e tecnologia Ronaldo Lemos, Carlos Affonso Pereira de Souza e Marília Maciel O cinema, como todas as mídias, está mudando por causa da tecnologia. Três dimensões do cinema traz novas perspectivas para entender essas transformações, analisando como o mercado se organiza e suas condi-ções de competição. Também são abordados os aspectos jurídicos dos direitos autorais na produção cinematográfica e a revolução nos mode-los de negócio produzida pelo cinema nigeriano, indústria audiovisual que ocupa o primeiro lugar no mundo em número de produções.

Referências

Documentos relacionados

Rhizopus-associated soft ti ssue infecti on in an immunocompetent air-conditi oning technician aft er a road traffi c accident: a case report and review of the literature.

emitida pela senhora vereadora, Dr.ª Maria José Coelho, a câmara municipal deliberou, por unanimidade, revogar a deliberação tomada na reunião de 27 de novembro de

  Directrizes para planeamento, gestão e monitorização   Perspectivas do público e autoridades das questões.

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

(2011) em estudo que avaliou a qualidade da dieta em indivíduos exposto e não exposto a um programa de reeducação alimentar mostrou que pessoas com

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

A  Loja  deve  ter,  no  mínimo,  três  reuniões  mensais:  1  (uma)  de  Loja  Aberta  ‐  ritualística;  1  (uma)  de  Administração  ‐  para  assuntos