• Nenhum resultado encontrado

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL - UNEMAT - SINOP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL - UNEMAT - SINOP"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL - UNEMAT - SINOP

Dispõe sobre a estrutura formal do texto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Bacharelado em Engenharia Civil – Campus de Sinop - UNEMAT.

Considerando as características técnico-científicas e de ciências exatas aplicadas de um curso de Bacharelado em Engenharia Civil;

Considerando a necessidade de divulgação de novas tecnologias e conhecimentos específicos da área de engenharia civil no Estado de Mato Grosso;

Considerando o Art. 4º da RESOLUÇÃO Nº 030/2012 – CONEPE que dispõe sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

o Colegiado do Curso de Engenharia Civil do Campus de Sinop da Universidade do

Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições,

RESOLVE

Art. 1º O TCC deve ser elaborado considerando-se:

(2)

II - nos demais quesitos, o que estabelece a Resolução Nº 030/2012 – CONEPE que dispõe sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Art. 2º A estrutura de um artigo será constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Art. 3º Os elementos pré-textuais serão constituídos de:

I - título, e subtítulo (se houver);

II - nome(s) do(s) autor(es); e

III - resumo em português e “abstract” em inglês e suas respectivas palavras-chave e “keywords” em número de três a cinco, separadas por vírgula;

Art. 4º Os elementos textuais serão constituídos de introdução, desenvolvimento e conclusão.

§ 1º A Introdução constitui a parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.

§ 2º O Desenvolvimento, parte principal do artigo, contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método.

§ 3º Na Conclusão, parte final do artigo, apresentam-se as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.

Art. 5º Os elementos pós-textuais serão constituídos de:

I - nota(s) explicativa(s) (elemento opcional);

II - agradecimentos (elemento opcional);

III - referências (elemento obrigatório);

IV - glossário (elemento opcional e desmembrado do corpo do artigo científico);

(3)

VI - anexo(s) (elemento opcional e desmembrado do corpo do artigo científico).

§ 1º A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva.

§ 2º A seção correspondente aos agradecimentos não é numerada. O corpo do texto tem a mesma formatação das seções anteriores.

§ 3º O(s) apêndice(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 26 (vinte e seis) letras do alfabeto.

§ 4º Anexos podem ser entregues à banca examinadora com intuito de promover melhor entendimento do conhecimento produzido, porém a falta dos mesmos não deve trazer prejuízos ao entendimento do artigo. São exemplos de anexos: memoriais de cálculo, tabelas ou quadros de dados coletados para a pesquisa, fotos, pranchas de desenhos técnicos, memorial descritivo, etc. O conteúdo do anexo deve ser impresso e formatado nos padrões definido pelo(s) autor(es), com devida identificação.

Art. 6º O artigo completo, excluídos anexos e apêndices:

I - deverá ter no mínimo 08 (oito) e no máximo 10 (dez) páginas;

II - deverá ter 02 (dois) autores, o discente e seu orientador;

III - deverá ser digitado usando o editor de texto MS-Word (ou software similar), em página de tamanho A4, com margem esquerda de 30 mm (trinta milímetros) (esquerda) e margens superior, direita e inferior de 20 mm (vinte milímetros);

IV - o texto deverá ser dividido em duas colunas.

§ 1º O corpo do texto, incluindo subtítulos, deverá ser digitado usando fonte de 09 (nove) pontos, em fonte Arial, com parágrafo justificado, espaçamento simples entre linhas e 06 (seis) pontos entre parágrafos.

(4)

§ 3º Ao iniciar cada parágrafo não utilizar recuos. Ao final de cada seção deve-se deixar uma linha em branco antes do título da nova seção. Não deixar linhas órfãs e ter também o cuidado de não deixar títulos soltos ao final de uma página.

Art. 7º O título do trabalho será digitado na primeira linha da primeira página, em fonte de tamanho 11 (onze), centralizado, em negrito, com letras minúsculas. O título não deve ultrapassar três linhas. Na sequência do título em português deve vir o título em inglês.

Art. 8º Os nomes dos autores devem aparecer na linha seguinte ao título em inglês.

§ 1º Os nomes devem estar em uma mesma linha, separados por vírgula, com fonte de tamanho 09 (nove) e centralizados.

§ 2º Formação ou título, cargo, instituição, endereço e e-mail devem ser colocados em nota de rodapé com fonte de 08 (oito) pontos.

§ 3º Utilizar, no máximo, duas linhas para as informações pessoais de cada autor.

Art. 9º O texto do resumo e do “abstract” deverá ter entre 150 (cento e cinquenta) e 200 (duzentas) palavras, digitadas em um único parágrafo, em caracteres normais.

Parágrafo único. As palavras Resumo e “Abstract” deverão estar com fonte de tamanho 09 (nove), com letras minúsculas e em negrito.

Art. 10. Os títulos de nível um serão digitados com a fonte de tamanho 09 (nove), em letras minúsculas e em negrito.

Parágrafo único. Deve-se iniciar a digitação do texto na linha logo abaixo do título de nível um, espaçada apenas por 06 (seis) pontos abaixo.

Art. 11. Deve-se deixar uma linha em branco entre o corpo de texto e os títulos de níveis.

(5)

§ 2º Os títulos de nível três serão digitados com a fonte de tamanho 09 (nove), em letras minúsculas, com caracteres normais. Para estes subtítulos numerados, não usar negrito nem itálico.

§ 3º Títulos de nível quatro não são recomendados.

§ 4º A partir do nível três, há possibilidade de destaque do título sem utilizar numeração. Títulos mais secundários como os níveis três e quatro, podem ser colocados na mesma linha do próprio texto, em negrito. Outra opção para títulos mais secundários como o nível três, ou até mesmo para nível quatro, se necessário, está em usá-los na mesma linha do próprio texto, agora em itálico. Note-se que nestes casos não é necessário pular um linha ao começar o novo subtítulo. Estas alternativas servem, inclusive, para a formatação de listas que contenham subtítulos.

Art. 12. Abreviaturas e siglas, quando aparecerem pela primeira vez no texto, devem ser antecedidas pelo nome por extenso, estando a abreviatura ou a sigla entre parênteses.

Art. 13. Tabelas, quadros, figuras e equações devem estar centralizados e apresentar legendas também centralizadas.

§ 1º Estes elementos devem ser numerados sequencialmente, de acordo com o título da legenda.

§ 2º No corpo do texto, estes elementos devem ser citados com letra inicial maiúscula.

§ 3º As figuras e tabelas deverão ser nítidas e inseridas no texto, junto à sua primeira referência, nunca excedendo as margens da página.

Art. 10º As legendas das tabelas e quadros devem ser inseridas acima dos mesmos e as legendas das figuras devem ser inseridas abaixo destas.

(6)

§ 2º Deixar uma linha em branco entre a última linha do parágrafo e a legenda da tabela e entre o final desta e o texto.

§ 3º Deixar uma linha em branco antecedendo a figura e outra linha após sua legenda.

Art. 14. As fontes citadas, na construção das tabelas, e notas eventuais aparecem no rodapé da tabela após o fio de fechamento.

§ 1º Devem-se indicar as unidades de cada grandeza na linha imediatamente abaixo dos respectivos cabeçalhos.

§ 2º Eventuais explicações a respeito da tabela devem ser dadas abaixo dela, com fonte de tamanho 08 (oito) pontos.

Art. 15. O conteúdo dos quadros e tabelas deverá, em princípio, ter também fonte Arial, tamanho 08 (oito), evitando-se caracteres muito pequenos.

§ 1º Se a tabela não couber em uma página, deve apresentar linha de fechamento abaixo e ser continuada na folha seguinte, sendo o título e o cabeçalho repetidos na página seguinte.

§ 2º A palavra “continuação...” deve aparecer, à esquerda, logo abaixo da linha de fechamento da primeira parte da tabela e logo acima no início da segunda parte da tabela.

Art. 16. Não deve haver distinção entre gráficos, diagramas, fotografias, plantas, organogramas, fluxogramas, esquemas e desenhos diversos, sendo todas estas ilustrações chamadas de figuras.

§ 1º Qualquer que seja seu tipo, a identificação das figuras aparece na sua parte inferior precedida da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário.

(7)

Art. 17. As equações devem ser centralizadas e numeradas sequencialmente, sendo esta numeração feita entre parênteses.

§ 1º Editar as equações usando o Microsoft Equation 3.0 (ou compatível).

§ 2º Todas as variáveis envolvidas nas equações, bem como a unidade do parâmetro calculado devem ser explicitadas ao longo do texto ou logo em seguida à apresentação da equação.

§ 3º As equações devem ser feitas na mesma fonte do texto de forma que se mantenha a proporcionalidade.

§ 4º A fonte utilizada deve ser a Arial, exceto os símbolos que devem utilizar fonte Times New Roman.

§ 5º As unidades utilizadas devem estar de acordo com o Sistema Internacional (SI) e símbolos convencionais devem ser usados.

§ 6º Para separar a equação dos textos anterior e posterior, deixar uma linha em branco.

Art. 18. As citações no corpo do texto devem obedecer à forma adotada na referência, conforme normas específicas da ABNT.

Art. 19. As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas.

§ 1º As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

§ 2º As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 20 mm (vinte milímetros) da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

Art. 20. A anotação das referências bibliográficas deve estar de acordo com as normas da ABNT e a lista deve estar em ordem alfabética.

(8)

Art. 22. No caso de existirem anexos e apêndices os mesmos deverão estar desmembrados do corpo do artigo científico, ficando a formatação desses elementos a critério do(s) autor(es).

Art. 23. Outros critérios serão estabelecidos no plano de ensino fornecido pelo Coordenador da disciplina de TCC que deverá ser submetido à avaliação pelo Colegiado do Curso. Casos omissos serão deliberados pelo Colegiado do Curso de Engenharia Civil.

Sala da Coordenação do Curso de Engenharia Civil, em Sinop, 16 de outubro de 2012.

Prof. Dr. Flavio Alessandro Crispim Coordenador do Curso de Engenharia Civil

Referências

Documentos relacionados

Doutorado: os alunos que não alcançaram média suficiente para sua aprovação em Pesquisa VI deverão fazer a apresentação oral e escrita de relatório de sua pesquisa; os alunos

O consumo alienado caracteriza o consumo praticado por influência das semioses publicitárias. A mercadoria neste caso cumpre fundamentalmente o papel de objeto

AIRTRICITY • APREN • CAIXA BI • CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA • CUATRECASAS, GONÇALVES PEREIRA • EDP RENOVÁVEIS • ENDESA PORTUGAL • ERSE • GALP ENERGIA • GRUPO DST •

Projeto Movimento de Terra Massivo e Serviçõs Subterrâneos Cliente Cía. Minera Doña Inés de Collahuasi. Bechtel Davy

de aplicações: 2 com intervalos de 7-14 dias Syngenta 7 Crivado Nespereira Pedrado 15 Iniciar os tratamentos desde o aparecimento da ponta verde das folhas, em

 O lucro decorrente da receita reconhecida na fase de construção cuja contrapartida seja ativo financeiro representativo de direito contratual incondicional de receber

Em geral, nos espectros Raman de CNTs, a posição da banda G tende a ser a mesma independentemente dos comprimentos de onda laser utilizados na realização dos testes, já que este

Acreditamos que os consumidores estimam qual oferta entregara o maior valor. Sao maximizadores de valor, limitados pelos custos, conhecimentos, mobilidade e