• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: A PSICOLOGIA POSITIVA NO CONTEXTO HOSPITALAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. SUBÁREA: Psicologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TÍTULO: A PSICOLOGIA POSITIVA NO CONTEXTO HOSPITALAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. SUBÁREA: Psicologia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: A PSICOLOGIA POSITIVA NO CONTEXTO HOSPITALAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Psicologia

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JAGUARIÚNA - FAJ AUTOR(ES): RENATA SANTANA DO NASCIMENTO

ORIENTADOR(ES): ANA SILVA SANSEVERINO RENNÓ

(2)

RESUMO: A Psicologia Positiva é uma área em expansão no Brasil e no mundo, sendo utilizada em diversos contextos, inclusive no hospital. Compreender os seus fundamentos, as abordagens teórico-metodológicas e as visões que os profissionais da área têm sobre ela pode contribuir para o seu desenvolvimento. Desta forma, o objetivo deste estudo é identificar sobre qual é a efetividade da Psicologia Positiva no contexto hospitalar, de acordo com as visões dos profissionais de Psicologia, em relação à realidade atual e à perspectiva futura de inseri-la nas abordagens terapêuticas hospitalares. Participaram da pesquisa 24 psicólogos, ambos os sexos, que trabalham em contexto hospitalar no território nacional. Como instrumento, utilizou-se o questionário intitulado “Psicologia Positiva no Hospital”. A análise dos dados será realizada por meio de uma metodologia qualitativa apoiada à técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado parcial, identificou-se que 45% dos participantes não conhecem a Psicologia Positiva e seus conceitos, mas em contrapartida, 85% dos respondentes já tiveram experiências onde pelo menos uma das características da Psicologia Positiva auxiliou para a melhoria do quadro geral do paciente em contexto hospitalar.

INTRODUÇÃO

Ainda que haja diversos estudos nacionais que abordem a Psicologia Positiva, ao se realizar um levantamento de dados acerca da temática sobre a Psicologia Positiva no contexto hospitalar, verifica-se a escassez de estudos sobre essa temática. Em uma breve análise não sistemática de estudos brasileiros sobre o tema em bases de dados como Google Scholar e SciELO, por exemplo, apenas uma publicação foi encontrada e ainda assim não abrange o tema específico da busca, se tratando da Psicologia Positiva em relação a Psicologia da Saúde, ao invés, da Psicologia Hospitalar (CALVETTI; MULLER; NUNES, 2007).

Portanto, a relevância do presente estudo está em discutir a viabilidade do tratamento psicológico hospitalar junto à Psicologia Positiva, evidenciando as contribuições que ela pode trazer para o tratamento de pacientes hospitalizados e a prevenção do surgimento de novas patologias por meio de intervenções que podem proporcionar melhores condições de tratamentos aos pacientes.

DESENVOLVIMENTO

(3)

O trabalho do psicólogo no hospital, fundamenta-se atualmente a partir do modelo biopsicossocial, constituindo “a noção de saúde que deixa de ser a ausência de doença e passa a ser bem-estar físico, mental e social” (TONETO; GOMES, 2007, apud, MUTARELLI, 2015, p. 178). E para a eficácia dessa atuação, os psicólogos utilizam diversos métodos e abordagens existentes para a aplicação do tratamento ao paciente em contexto hospitalar.

Diante desse cenário, é necessário que a atuação preventiva no contexto hospitalar se torne real, com o objetivo de oferecer ajuda para que os pacientes possam alcançar o reconhecimento das motivações que estão subjacentes a seus problemas (MEIADO; FADINI, 2014, n.p.).

Desta forma, a proposta desta pesquisa é discutir como a Psicologia Positiva pode contribuir no processo de atendimento hospitalar, considerando os níveis secundário e terciário, dando ênfase ao bem-estar do paciente por meio da resiliência baseada na perspectiva otimista.

OBJETIVOS

Identificar a viabilidade da Psicologia Positiva como um complemento da abordagem terapêutica no contexto hospitalar.

METODOLOGIA Participantes

Participaram deste estudo 24 psicólogos, ambos os sexos, que trabalham em instituições hospitalares localizadas por todo território brasileiro.

Instrumento

Questionário “Psicologia Positiva no Hospital”: o questionário foi elaborado pela autora do estudo para ser aplicado de forma on-line (Formulários Google). O questionário está organizado em 3 partes, a saber: a) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; b) Identificação do Respondente e c) Questões sobre a Temática. A seção “Identificação do Respondente” é formada por 12 itens enquanto que a seção

“Questões sobre a Temática” possui 11 itens, totalizando 23 questões (15 perguntas discursivas e 8 objetivas). O tempo para responder ao instrumento é de aproximadamente 15 minutos.

(4)

Procedimento de Coleta de Dados

Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), realizada em 02/12/2020, foram enviados aos psicólogos hospitalares, via e-mail e a rede social e profissional (LinkedIn), questionário online realizado pela plataforma “Formulários Google”. Os participantes somente tiveram acesso ao questionário após anuírem ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Vale ressaltar, que os psicólogos receberam orientações inicias sobre o sigilo da pesquisa bem como sua possibilidade de desistir de responder ao questionário sem ter com isso qualquer ônus.

Procedimento de Análise de Dados

A análise dos dados será realizada por meio de uma metodologia qualitativa apoiada à técnica de Análise de Conteúdo. A utilização dessa técnica se constitui por três fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, que objetivam formular uma análise mais detalhada do material coletado, considerando também os aspectos subjetivos dos conteúdos (BARDIN, 2011).

RESULTADOS PARCIAIS

Foi possível identificar quea Psicologia Positiva pode contribuir no processo de atendimento hospitalar, já que 85% dos respondentes puderam vivenciar experiências onde pelo menos uma das características da Psicologia Positiva auxiliou para a melhora do quadro geral do paciente hospitalizado. Evidenciando, assim, as contribuições que ela pode trazer para o tratamento de pacientes hospitalizados e a prevenção do surgimento de novas patologias por meio de intervenções que podem proporcionar melhores condições de tratamento aos pacientes. No entanto, a Psicologia Positiva ainda tem um caminho árduo para percorrer, tendo em vista que 45% dos participantes, não a conhecem.

FONTES CONSULTADAS

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CALVETTI, U. P.; MULLER, C. M.; NUNES, T. L. M. Psicologia da saúde e psicologia positiva: perspectivas e desafios. Psicologia, Ciência e Profissão, v.27, n. 4, p.706- 717, 2007.

MUTARELLI, A. O serviço de psicologia no hospital: modelo assistencial de cuidado

(5)

na busca pela promoção de saúde. The psychology division at the hospital: care model of. v. 18, n. 1, p. 173-188, 2015.

MEIADO, C. A.; FADINI, P. J. O papel do psicólogo hospitalar na atualiadade: um estudo investigativo. Recifija (Jaú), v. 11, n. 1, n. p., 2014.

Referências

Documentos relacionados

De facto, o n.º 1 daquele artigo estabelece que “Sem prejuízo dos documentos de prestação de contas previstos na lei, as contas dos municípios que detenham serviços

No primeiro parágrafo temos a presença de duas relações hiponímicas de extrema importância para a arquitetura do conto: o vagão, que é parte do trem do sertão, e o narrador, que

CONTOS DE GRIMM Irmãos Grimm Martins Fontes.. CONTOS DE GRIMM (VOLUMES 1

Para avaliação do imóvel, será utilizado o método comparativo de dados de mercado para determinar o valor do metro quadrado que está sendo praticado no Bairro Centro, na cidade

alta vulnerabilidade ambiental possuem condições socioeconômicas significativamente piores, além de maior concentração de crianças e jovens, do que aquelas com baixa e mesmo com

Relacionando-se a Figura 2, que apresenta os valores negativos à Figura 1, que apresenta os valores positivos, pode-se perceber que o primeiro ano possui médias altas

O objetivo primordial deste Acordo é conferir aos imigrantes nacionais o status de residente, a fim de que estes tenham os mesmos direitos civis e sociais atribuídos ao

Para abrir o menu OSM, pressione o botão “Menu” no controle remoto ou painel de controle.. Quando OSM for exibido, pressione a tecla para selecionar os