• Nenhum resultado encontrado

companhia de saneamento básico do estado de são paulo - sabesp

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "companhia de saneamento básico do estado de são paulo - sabesp"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

A- Legislação

A este Convite e aos correspondentes “Instrumentos de Contratação” aplicam-se a Lei n° 8666, de 21.06.93 e suas alterações e a Lei n° 6544 de 21.11.89, no que não conflitar com as disposições do Diploma Federal.

Aplicam-se também as normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às

microempresas ou empresas de pequeno porte, em consonância aos dispositivos da Seção Única do Capítulo V da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006.

As Condições Gerais do Convite Eletrônico estarão sempre disponíveis e atualizadas no endereço eletrônico da Sabesp www.sabesp.com.br

B - Código de Ética e de Conduta da Sabesp / Lei Anticorrupção - Conduta da Sabesp

O Código de Ética e Conduta da Sabesp foi construído através de um amplo processo participativo e sintetiza o conjunto de princípios e normas observados ao longo de sua existência; direciona a forma como a empresa estabelecerá a relação com os seus diversos públicos de interesse: dirigentes, empregados, clientes, fornecedores, meio ambiente, comunidade e sociedade em geral.

O referido instrumento encontra-se disponível no site www.sabesp.com.br

A SABESP se compromete a conduzir seus negócios de maneira legal, ética, transparente e profissional, em

conformidade com os requisitos gerais das leis anticorrupção e estende aos seus colaboradores e aos terceiros, que a representam, a obrigação de assimilar, aceitar e executar estas diretrizes.

A Lei nº12.846/13 encontra-se disponível no site www.sabesp.com.br '

C – Senha e Credenciamento

Para a participação nesta modalidade o fornecedor deve ter sua senha liberada e desbloqueada, e o segmento de mercado referente à licitação selecionado.

Para a obtenção de senha o usuário deverá acessar “cadastre sua senha” - selecionar uma das opções do campo

“Compor Cadastro” - selecionar o segmento de mercado “Materiais e Equipamentos, Serviços e Obras” referente ao seu objeto social - inserir os “Dados da Empresa” e clicar em “Enviar Dados”.

O desbloqueio da senha esta condicionada à apresentação da “Solicitação de Credenciamento” do Representante que cadastrou a senha.

A Solicitação de Credenciamento pode ser obtida, acessando “cadastre sua senha” - “Alterar/Consultar Cadastro” - clicar em “Solicitação de Credenciamento”, e imprimir diretamente do site. (Será vedada a apresentação de Credencial fora deste padrão).

A solicitação deve ser assinada pelo Representante e pelo Sócio(s) ou Procurador (es) da empresa, com o reconhecimento de firma das respectivas assinaturas, e encaminhada juntamente com copia do Contrato Social ou Estatuto e Instrumento de procuração, quando for o caso, à Sabesp, Cadastro Geral de Fornecedores, na Av. do Estado, 561 – Ponte Pequena. Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira das 8:30h às 16:00h.

Observação 1: A liberação de acesso para participação nesta modalidade de licitação só ocorrera quando do recebimento, avaliação e validação da referida Credencial.

Caso não tenha cadastrado o segmento de mercado quando do cadastramento de sua senha, o usuário deverá acessar

“cadastre sua senha” - “Alterar/Consultar Cadastro” - Inserir o segmento de mercado desejado, nos campos “Materiais e Equipamentos" e clicar em “Enviar Dados”.

No formulário da “Solicitação de Credenciamento” consta declaração de que a Licitante conhece e aceita as Condições Gerais do Convite Eletrônico, que deverá ser assinada pelo mesmo.

As empresas devidamente credenciadas no correspondente segmento de mercado receberão e-mail, informando a disponibilização de Convites Eletrônicos na internet. No e-mail será colocado um link que deve ser acessado para confirmação do recebimento.

D - Condições de Participação

Poderão participar deste Convite, na qualidade de convidados, todos os fornecedores, do ramo de atividade pertinente ao objeto da contratação, que preencherem as condições de Credenciamento constantes deste documento e já estiverem credenciados na Sabesp. Fornecedores, ainda não credenciados, poderão participar do Convite, desde que se credenciem até a data limite de apresentação de propostas.

É vedada a participação de sociedades suspensas temporariamente e impedidas de contratar no âmbito do Governo do Estado de São Paulo, nos termos do Decreto n° 48.999, de 29 de setembro de 2004 e inciso III do artigo 87 da Lei 8.666/93, ou declaradas inidôneas em quaisquer das esferas de Governo, nos termos do inciso IV do artigo 87 da Lei 8.666/93, bem como aquelas que se encontram interditadas por crimes ambientais nos termos do artigo 10 da Lei 9605/98.

A situação acima inviabilizará a obtenção de senhas de acesso para a participação em licitações na SABESP.

A participação das Licitantes se fará isoladamente, sendo vedada a participação de consórcios.

E- Esclarecimentos e Impugnações

Os esclarecimentos/impugnações poderão ser apresentados, por meio eletrônico, no site da Sabesp, pelas licitantes,

(2)

até o segundo dia útil anterior à sessão de abertura das propostas.

F - Apresentação das Propostas

Antes de cotar seu preço, a licitante deve verificar cuidadosamente todas as condições para a contratação, analisando os dados básicos, as condições específicas, as Especificações e demais observações quanto ao fornecimento de materiais ou equipamentos.

A apresentação das propostas dar-se-á, via Internet, no endereço eletrônico www.sabesp.com.br na opção

“Fornecedores”, nos acessos “Licitações Eletrônicas” e “Convite Eletrônico” devendo, a licitante, indicar o valor ofertado, marca, modelo e procedência para cada item licitado e que tenha interesse em fornecer. Cada Licitante só poderá apresentar uma única proposta.

O sistema permite alterações da proposta até a data limite de recebimento de propostas.

As propostas serão criptografadas, automaticamente, pelo sistema e mantidas em sigilo até a data da abertura pública das propostas.

Caso os materiais a serem adquiridos exijam qualificação técnica, será verificado na base de dados de qualificação se a licitante é qualificado ou não.

G - Desistência dasPropostasAs licitantes poderão retirar a proposta apresentada, por meio eletrônico, no site da Sabesp, até o dia anterior a data limite de apresentação das propostas.

H –AberturaPública dasPropostas

No dia e horário estabelecidos, um membro da Comissão Especial de Licitação, mediante senha de acesso ao sistema, autorizará a decodificação das propostas, tornando-as públicas. As propostas ficarão disponíveis no endereço

eletrônico da Sabesp, onde serão identificados todas as licitantes e respectivos valores, ordenados por item da licitação.

Caso haja empate entre duas ou mais propostas, e havendo necessidade de desempate em quaisquer das classificações, após observado o disposto no art. 3º, parágrafo 2º, incisos II e IV da Lei 8666/93, persistindo o empate, o desempate será procedido por meio de sorteio “randômico”, pelo sistema, na própria sessão pública, via internet, a fim de que se obtenha ordem de classificação para as Propostas das empresas

O resultado do desempate sairá no momento da decodificação das propostas já devidamente ordenadas na grade ordenatória, isto é, a primeira empresa identificada, por item, na grade ordenatória é a primeira empresa classificada no sorteio.

I-Julgamento das Propostas

Serão desclassificadas as propostas em desacordo com o estabelecido e as que contenham preços excessivos ou manifestadamente inexeqüíveis.

A Comissão Especial de Licitação ou o responsável pelo Convite, elaborará a Ata da Sessão de Abertura e Julgamento das Propostas, justificando eventuais desclassificações.

A Ata de Sessão de Abertura e Julgamento das Propostas será divulgada no site da Sabesp e encaminhados via e-mail a todas as licitantes.

O julgamento das propostas será divulgado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

J - Recursos

As licitantes poderão interpor recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da divulgação do resultado oficial.

Interposto recurso, este será divulgado no endereço eletrônico da Sabesp e será comunicado eletronicamente as demais licitantes, que poderão impugná-lo, no prazo de 02 (dois) dias úteis, nos termos do disposto no § 6º do artigo 109 da Lei federal nº 8.666/93.

L - Anulação e Revogação

A Sabesp poderá anular ou revogar a presente licitação, sem que disso resulte para as licitantes, direito a qualquer indenização, assegurado o contraditório e a ampla defesa.

M- Adjudicação e Homologação

Decorrido o prazo para a interposição de recursos ou imediatamente a seguir, caso as licitantes dele desistam expressamente, ou, ainda, após decididos os recursos interpostos, a autoridade competente deliberará sobre a homologação do certame e a adjudicação do objeto desta licitação a licitante vencedora, adotando as demais providências atinentes à sua contratação.

N - Formalização da Contratação

As condições e obrigações estabelecidas neste Processo Licitatório serão formalizadas em um Instrumento de Contratação enviado à Licitante via e-mail pela Unidade da Sabesp responsável pela contratação.

O Instrumento de Contratação deverá ser impresso pelo fornecedor e assinado pelo(s) seu(s) Representante(s) Legal (is).

Para a impressão do documento a empresa deverá utilizar o software Acrobat Reader, disponível de forma gratuita no endereço www.brasil.adobe.com/products/acrobat/readstep.html

O Instrumento de Contratação deverá ser devolvido à Sabesp, no prazo de 2 dias, caso contrário, a Sabesp se reserva o direito de convocar a licitante a seguir classificada para execução do objeto nas mesmas condições da primeira colocada, podendo, ainda, aplicar as sanções cabíveis.

O -Penalidades

A Licitante que, dentro do prazo de validade, não mantiver sua Proposta, não celebrar o contrato ou após sua assinatura não cumprir com as condições pré-estabelecidas no Convite Eletrônico, estará sujeita às penalidades legais cabíveis previstas pelo artigo 87 da Lei 8.666/93, bem como impedido de licitar e contratar com os Órgãos da Administração Pública Estadual, conforme o Decreto 48.999/04.

A efetivação da contratação estará condicionada:

(i) à verificação da inscrição e de sua situação cadastral no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ,

(ii) à verificação da Regularidade da certidão negativa de débito – C.N.D. do INSS – Instituto Nacional do Seguro

02/07/2014 http://sabesp-info18.sabesp.com.br/licita/cadfornint.nsf/cforn?openpage

(3)

Social,

(iii) à verificação da regularidade de situação perante o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – CRF,

(iv) à verificação da regularidade em licitar e de contratar no âmbito do Governo do Estado de São Paulo, nos termos do Decreto n° 48.999, de 29 de setembro de 2004 e inciso III ao artigo 87 da Lei 8.666/93, ou declaradas inidôneas em quaisquer das esferas de Governo, nos termos do inciso IV do artigo 87 da Lei 8.666/93 e,

(v) à comprovação da condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, se dará com a apresentação da Certidão ou Termo de Enquadramento expedida(o) pela Junta Comercial, nos termos do artigo 8° da IN 103, de 30/04/07 ou Certidão de Breve Relato de Registro de Enquadramento de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte expedida pelo Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, nos moldes do art. 73, inciso IV, da LC nº. 123/06.

(vi) à consulta prévia ao Cadastro Informativo dos Créditos não quitados de orgões e entidades estaduais - CADIN ESTADUAL. A existência de registro de negativação constituirá impedimento à celebração do contrato, nos termos do Decreto Estadual nr. 53.455, de 19/09/2008.

A Licitante deve encaminhar a Sabesp:

- cópia autenticada do Estatuto/Contrato Social e, no caso de Procurador(es), deverá também anexar o Instrumento de Procuração Pública ou Particular, neste último caso, com firma reconhecida;

- as informações sobre sua conta corrente na Banco do Brasil S/A, em pleno atendimento ao Decreto Estadual no.

43.060 de 27 de abril de 1988 que determina que todos os pagamentos acima de 100 UFESPs processar-se-ão mediante crédito em nome da contratada nessa instituição bancária;

- os Instrumentos de Contratação assinados, diretamente à Unidade Requisitante responsável pela contratação.

- o Termo de Ciência e Notificação, assinado, de acordo com a Resolução 08/2004 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

-

P - Prazo e Local de Entrega

O objeto deverá ser entregue no local e prazo assinalados, conforme Planilha de Orçamento. O prazo de entrega contar-se-á em dias corridos, a partir da data de aceite do Instrumento de Contratação.

O não cumprimento do prazo de entrega sujeitará o fornecedor à multa diária de 0,2%(dois décimos por cento), cuja aplicação será proporcional à quantidade do material em atraso, até o limite de 10% (dez por cento) do valor da parcela a que se refere. O limite para o total das multas aplicadas é de 5% (cinco por cento) do valor total do Instrumento de Contratação.

A concessão de prorrogação do prazo de entrega, em decorrência de atrasos de responsabilidade do fornecedor, não o exime das sanções contratuais, não tendo ainda validade para aplicação de reajustes, que deverão reportar-se sempre ao prazo original do Instrumento de Contratação.

Q - Recebimento do Objeto Contratado

Constatadas irregularidades no recebimento do objeto contratual, a Sabesp poderá:

Se disser respeito à especificação, rejeitá-lo, no todo ou em parte, determinando sua substituição ou rescindindo a contratação, sem prejuízo das penalidades cabíveis.

Na hipótese de substituição, o contratado deverá fazê-lo em conformidade com a indicação da Sabesp, no prazo por ela estipulado, contado de sua notificação, mantido o preço inicialmente contratado.

Se disser respeito à diferença de quantidades ou de partes, determinar sua complementação, ou rescindir a contratação, sem prejuízo das penalidades cabíveis.

Todos os materiais/equipamentos sujeitos a inspeção poderão ser inspecionados pela Sabesp antes, durante e após a fabricação.

Quando se tratar de material/equipamento de procedência estrangeira, mesmo que legalmente nacionalizado, a Licitante vencedora deverá apresentar no momento da entrega, o Extrato da Declaração de Importação e o Comprovante de Importação emitido pela Receita Federal do Brasil.

R - Pagamento ou Liquidação Financeira

O pagamento, desde que tenha ocorrido o recebimento definitivo do objeto contratado e, após observada a condição de restrição estabelecida pela existência de registro de negativação no Cadastro Informativo dos Créditos não quitados de orgões e entidades estaduais - CADIN ESTADUAL, que cosntitui impedimento ao repasse de valores referentes a contratos nos termos do Decreto Estadual nr. 53.455, de 19/09/2008. Será efetuado no prazo de 30 (trinta) dias contados da data prevista para a entrega do bem, ou da sua efetiva entrega, prevalecendo a que ocorrer por último, acompanhado da respectiva nota fiscal/fatura, mediante crédito em conta corrente do fornecedor.

O Decreto Estadual n° 43.060 de 27 de abril de 1998, determina que todos os pagamentos processar-se-ão mediante crédito em conta-corrente em nome do Fornecedor, no Banco do Brasil S/A. Para tanto, o fornecedor deverá manter conta-corrente neste banco informando à Área Financeira da SABESP o respectivo número e agência.

Havendo extrapolação do prazo de pagamento, desde que por responsabilidade da SABESP, esta responderá pelo pagamento da devida correção monetária, pro rata die em função da variação mensal do IGPM da FGV, desde a data da obrigação até o efetivo pagamento.

A SABESP poderá descontar dos pagamentos referentes às faturas, importâncias, que, a qualquer título lhe sejam devidas pela fornecedora, por força deste ou de outros pedidos de compra e/ou contratos.

O FORNECEDOR, obrigado à emissão de Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, deverá enviar uma cópia do arquivo digital XML gerado, para o e-mail nfe@sabesp.com.br, em atendimento o Comunicado DEAT/EFD n◦ 5, de 08.10.2010.

Outras Informações

Materiais pré-qualificados pela Sabesp

São materiais de uso constante, inspecionados, analisados e testados conforme abaixo:

a) “Formulários Contínuos e Impressos”: para o fornecimento destes materiais, o fornecedor deverá entrar em contato com a Sabesp-CIR, à Rua Nicolau Gagliardi, no. 313- Térreo – Pinheiros – SP – Telefone: (11) 3388-8004.

(4)

b) “Outros Materiais”: o fornecedor deverá entrar em contato com a SABESP - CSQ, à Av. do Estado, 561 – Ponte Pequena Capital/SP- - Tel. (0XX11) 3388.6272.

Nota 1: para os Materiais não qualificados, deverão ser enviadas amostras para análise nas Unidades acima, respectivamente, e se aprovados, poderão ser adquiridos em futuras aquisições. No caso de material de procedência estrangeira, será exigido o Extrato da Declaração de Importação com o respectivo Comprovante de Importação, no momento da entrega.

Materiais adquiridos junto a distribuidor – para o fornecimento destes materiais, o fornecedor deverá apresentar, quando da entrega do Instrumento de Contratação assinado, carta emitida pelo fabricante do material atestando que adquiriu os materiais ofertados junto ao mesmo.

Materiais adquiridos junto a revendedores – para o fornecimento destes materiais, o fornecedor deverá apresentar, quando da entrega do Instrumento de Contratação assinado, carta emitida pelo distribuidor atestando que o mesmo é revendedor autorizado dos materiais ofertados. Nesta carta deverá ser anexada carta do fabricante atestando que o distribuidor adquiriu os materiais junto ao mesmo.

Nota: deverá constar na embalagem a identificação da empresa que estiver efetuando a entrega do material.

Em se tratando de bem importado, mesmo que já nacionalizado através de distribuidor, o fornecedor no momento da entrega para a SABESP, deverá apresentar o Extrato da Declaração de Importação com o respectivo Comprovante de Importação, para efeito de comprovar que o(s) bem(ns) foi(oram) legalmente nacionalizado(s).

No momento do recebimento, será verificada a origem do bem. Não será(ao) recebido(s) pela Sabesp, bem(ns) importado(s) sem a apresentação do documento acima descrito.

Obs.: na referida declaração, deverá(ao), constar a respectiva(s) T.E.C. – Tarifa Externa Comum.

Nota 2: para efeito da alíquota do ICMS a ser considerada na proposta, a presente aquisição destina-se a uso próprio da Sabesp e que esta empresa não é contribuinte do ICMS. Será considerada a alíquota do ICMS referente à operação interna da localidade de origem do faturamento, vigente na entrega dos documentos e proposta.

Os preços relativos a transporte, carga, descarga, empilhamento e embalagem dos materiais e/ou equipamentos, poderão ser cotados separadamente para cada item ou inclusos nos unitários.

Quando a licitante for fabricante do material objeto da oferta, a incidência de IPI deverá vir expressa por item e calculada separadamente do fornecimento. Se não houver indicação em separado, considerar-se-á incluso no preço.

Os impostos, taxas e despesas adicionais serão consideradas como inclusos nos preços propostos.

Nota 3: para efeito de faturamento será aceita a indicação de filial(ais) que a licitante pretenda incluir no respectivo Instrumento de Contratação. Nesta hipótese a licitante vencedora deverá enviar posteriormente, a pedido do

responsável pela Licitação, declaração da matriz designando o(s) estabelecimento(s) que fornecerá(ão) o(s) bem(ns), cabendo a este(s) o recebimento do(s) pagamento(s) devido(s) e o recolhimento dos tributos que lhe(s) couber.

Lembramos que serão verificadas a situação ativa da(s) filial(ais) indicada(s) no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica no sitio www.receita.fazenda.gov.br bem como à verificação da regularidade em licitar e de contratar no âmbito do Governo do Estado de São Paulo, nos termos do Decreto n° 48.999, de 29 de setembro de 2004 e inciso III do artigo 87 da Lei 8.666/93, ou declaradas inidôneas em quaisquer das esferas de Governo nos termos dos inciso IV do artigo 87 da Lei 8.666/93.

02/07/2014 http://sabesp-info18.sabesp.com.br/licita/cadfornint.nsf/cforn?openpage

(5)

companhia de saneamento básico do estado de são paulo - sabesp PLANILHA DE ORÇAMENTO

Fornecedor Assin./ Carimbo / Data CV - 33092/14 12.0032.0025.3 UN1.00MEDIDOR DE VAZAO ELETROMAGNETICO AGUABem Patrimonial

Código/Especificação Com IPISem IPILicitadaIPIUnd. MedidaOfertada:

Preço UnitárioQuantidade DN 250MM - AGUA - NTS 066 ATENDER A NTS 066 ATENDER A HID 051 - ENSAIOS E INSPECOES DE RECEBIMENTO: - OS ENSAIOS DE RECEBIMENTO SERAO OBRIGATORIAMENTE EFETUADOS POR INSPETORES DA SABESP OU PREPOSTO EM LABORATORIO ACREDITADO OU EM PROCESSO DE ACREDITACAO PELA CGCRE DO INMETRO OU AINDA POR MEMBRO INTERNACIONAL PERTENCENTE AO ILAC-INTERNATIONAL LABORATORY ACCREDITATION COOPERATION Cronograma: Local de Entrega:Número do Almox: 066 Endereço: Estrada Municipal do Aeroporto 1751 Município: Botucatu Estado - SP CEP: 18606-851

ETA DE ITATINGA RMDB04 - 7.17.0.03.00.040030 - DIAS1Prazo:Quantidade: - Indicar a localidade (UF) de origem do faturamento do Material/Equipamento e eventuais serviços (___________________________________________) - Informar a(s) aliquota(s) do ICMS considerada(s) no(s) preço(s) ofertado(s) ( _____% ) Página:

(6)

Dados gerais

 A1 Fluido do processo: - água bruta - água tratada  A2 Diâmetro nominal da rede (mm): 250 mm

A3 Pressão de trabalho da rede (Kgf/cm2): 2 mca Características do fluido do processo

A4 Velocidade máxima (m/s): .1,11 - mínima (m/s): . 0,56 A5 Temperatura do processo ( ºC): 25

A6 Condutividade ( s/cm): 5 Condições hidráulicas

A7 Sentido de escoamento: direto bidirecional A8 Vazão mínima: (m3/h) 360 Vazão máxima: (m3/h)720 Dados complementares

A9 Alimentação do dispositivo secundário de vazão (conversor):

a) C.A. - 110 Vca/60 Hz - 220 Vca/60 Hz

b) C.A. - 110 Vca/60 Hz com “No Break” e baterias (Obs.1 e 2) - 220 Vca/60 Hz com “No Break” e baterias (Obs.1 e 2)

c) C.C. - 24 Vcc

d) C.C. - 24 Vcc com “Carregador Comutador” e baterias (Obs.1)

Obs. 1: O fornecimento do “Sistema de falta de energia” não será necessário, apenas na

condição de que o equipamento já possua esse sistema internamente com autonomia mínima de 8h, mesmo que a Sabesp tenha optado pelo seu fornecimento. Obs. 2: O “NO BREAK” deve ter saída senoidal.

A10 Tensão de alimentação do sistema de falta de energia, (apenas se houver opção pelo mesmo):

a) C.A. - 110 Vca/60Hz (entrada) e 24 Vcc (saída)-(carregador comutador).

b) C.A. - 220 Vca/60Hz (entrada) e 24 Vcc (saída)-(carregador comutador).

c) C.A. - 220 Vca/60Hz (entrada) e 110 Vca/60Hz (saída)-(“No Break”).

d) C.A. - 220 Vca/60Hz (entrada) e 220 Vca/60Hz (saída)-(“No Break”).

Obs. 3: Se a opção recair sobre os item A10 c) ou d) a escolha da alimentação do conversor (item A9) deve ser o subitem b). O “NO BREAK” deve ter saída senoidal. Obs. 4: Os itens A9 b) e d) e o item A10 não terão efeito apenas se o medidor possuir “No Break” interno. Com saída senoidal e autonomia mínima de 8 horas com carga.

A11 Comprimento do cabo de interligação entre os elementos primário e secundário de medição (m):__20_____. Obs. 5: Recomenda-se um comprimento de cabo não superior a 100 m. Em casos específicos, consultar as especificações do fabricante.

A12 Proteção

contra surtos de tensão:

a)  - alimentação do conversor.

b) - sinal de saída ( 4 – 20 mA ) / saída de freqüência.

c)  - alimentação das bobinas.

d) - sinal dos eletrodos.

A13 Protocolo de comunicação: Modbus Hart Nenhum  

(7)

Norma Técnica Sabesp NTS 066

Medidor de vazão eletromagnético para uso em água

Especificação

São Paulo

(8)

S U M Á R I O

1 OBJETIVO ... 1

2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS ... 1

3 GENERALIDADES ... 1

3.1 Abreviaturas ... 1

3.2 Denominações ... 2

3.3 Sistema de unidades ... 2

4 REQUISITOS GERAIS ... 2

4.1 Condições do ambiente ... 2

4.2 Desenhos e documentos ... 3

5 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS ... 4

5.1 Configuração do equipamento ... 4

5.2 Condições de processo ... 4

5.3 Dispositivo primário de medição (medidor) ... 4

5.4 Dispositivo secundário de medição (conversor) ... 7

5.5 Proteção contra surtos de tensão ... 9

6 CONTROLE DE QUALIDADE DO FORNECEDOR ... 9

7 ENSAIOS, INSPEÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE ... 10

7.1 Ensaios de recebimento ... 10

7.2 Calibração ... 10

8 FERRAMENTAS ESPECIAIS ... 11

9 TRANSPORTE ... 11

10 INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO INICIAL E ACEITAÇÃO ... 11

11 PRAZO DE ENTREGA... 11

12 GARANTIA ... 11

13 INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 11

ANEXO A - FOLHA DE DADOS A SER PREENCHIDA PELA SABESP ... 13

ANEXO B - FOLHA DE DADOS A SER PREENCHIDA PELO PROPONENTE ... 14

(9)

Medidor de vazão eletromagnético para uso em água

1 OBJETIVO

A presente Norma tem por objetivo descrever as características técnicas e demais condições necessárias para fornecimento de medidor de vazão eletromagnético convencional flangeado, para utilização em água bruta ou tratada.

2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS

As normas citadas constituem prescrições para este texto.

ABNT NBR 7675:2005, Tubos e conexões de ferro dúctil e acessórios para sistemas de adução e distribuição de água – Requisitos.

ABNT NBR ISO 6817:1999, Medição de vazão de líquido condutivo em condutos fechados - Método utilizando medidores de vazão eletromagnéticos.

ABNT NBR ISO 9104:2000, Medição de vazão de fluidos em condutos fechados - Métodos para avaliação de desempenho de medidores de vazão eletromagnéticos para líquidos.

3 GENERALIDADES

O equipamento deve ser como especificado aqui, sendo que todas as discrepâncias entre as especificações contidas nesta Norma e o padrão do Proponente, devem ser claramente listadas na proposta, estando sua aceitação sujeita à análise da Sabesp.

A adequada seleção de materiais para o equipamento é de exclusiva responsabilidade da Contratada. Quando houver material indicado para determinado componente, deve ser entendido como preferencial e de padrão de qualidade mínimo aceitável para a Sabesp.

É obrigatório à Contratada indicar materiais equivalentes ou superiores aos aqui listados.

3.1 Abreviaturas

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas AISI - American Iron and Steel Institute

INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia

IP - International Protection (índice proteção interna de cabos/equipamentos) ISO - International Organization for Standardization

NBR - Norma Técnica Brasileira NTS - Norma Técnica Sabesp

RS - Recommended Standart (padrão recomendado de comunicação serial) Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

SI - Sistema Internacional de Unidades

(10)

3.2 Denominações

Nesta Norma os termos a seguir terão os seguintes significados:

Sabesp: requisitante, comprador ou contratante;

Proponente: empresa que apresenta proposta para o fornecimento dos equipamentos ou serviços;

Contratada: empresa a quem é confiado o fornecimento dos equipamentos ou serviços;

Fornecedor: empresa que fornece matéria-prima, peças, equipamentos ou serviços à contratada;

Fabricante: empresa que fabrica matéria-prima, peças ou equipamentos a serem fornecidos, por ela ou por terceiros, à contratada;

Inspetor: pessoa ou organização contratada pela Sabesp para inspeção de provas, testes e ensaios das peças e dos equipamentos a serem fornecidos;

Norma Técnica Sabesp: conjunto de instruções técnicas elaboradas pela empresa.

3.3 Sistema de unidades

Todas as unidades de medida adotadas devem, obrigatoriamente, constar do Sistema Internacional de Unidades (SI) ou serem abrangidas pelo decreto-lei n.º 62.292 de 22 de Fevereiro de 1968 e n.º 63.233 de 12 de Setembro de 1968.

4 REQUISITOS GERAIS 4.1 Condições do ambiente

a) Temperatura:

- máxima de 50ºC;

- mínima de -10ºC b) Umidade relativa do ar:

- acima de 95% para o (medidor);

- até 80% para o dispositivo secundário de medição (conversor).

c) Local sujeito a alagamento.

d) Possibilidade de exposição a ambiente contendo cloro.

e) Operação com cloro residual em concentração de até 10 ppm.

(11)

4.2 Desenhos e documentos

4.2.1 Encaminhamento de desenhos e documentos para aprovação e liberação para fabricação e montagem.

A Contratada, quando da colocação do pedido e antes da fabricação do medidor, deve encaminhar para aprovação, duas cópias de documentos contemplando os seguintes itens:

a) cronograma detalhado com todos os eventos do fornecimento, incluindo etapas de envio de desenhos para análise e aprovação;

b) desenhos dimensionais de fabricação do medidor;

c) massa do medidor em kg;

d) desenho de dimensões da embalagem para transporte;

e) desenho das placas de identificação do dispositivo primário de medição (medidor) e do dispositivo secundário de medição (conversor);

f) folha de dados contendo as características técnicas do medidor;

g) diagrama de fiação dos equipamentos, componentes, acessórios e desenhos das réguas de terminais das caixas de ligações para conexões externas;

h) listas completas de materiais dos principais componentes do medidor;

i) manuais de montagem, operação, desmontagem, manutenção e armazenamento do medidor;

j) lista de desenhos e documentos enviados para aprovação.

4.2.2 Procedimentos para aprovação de desenhos e documentos:

Uma cópia dos desenhos encaminhados para análise será devolvida pela Sabesp à Contratada, contendo comentários e instruções cabíveis.

Esta análise, contendo comentários e instruções, não eximirá a Contratada da sua total responsabilidade pelo perfeito desempenho dos medidores, bem como pelo cumprimento do prazo final de entrega dos mesmos.

Os desenhos e documentos analisados serão assim caracterizados:

a) desenhos aprovados com ou sem restrições: a Contratada deve efetuar as revisões, emitir os desenhos certificados e reenviar 2 vias à Sabesp;

b) desenhos não aprovados: a Contratada deve efetuar as revisões e reapresentar os desenhos à Sabesp, em 2 vias, para análise, reiniciando-se o procedimento de aprovação.

A contratada deve enviar à Sabesp os documentos anteriormente analisados, devidamente revisados durante a fase de fabricação dos equipamentos. As características técnicas obtidas após os testes devem ser incluídas nos desenhos.

(12)

4.2.3 Documentos a serem fornecidos após a fabricação

Deverão ser encaminhados à Sabesp os seguintes documentos finais:

a) os desenhos certificados "conforme construído", relacionados no item 4.2.1 em 3 vias;

b) manual de instruções, operação e manutenção em 2 vias, de preferência em Português, sendo aceitável também Espanhol ou Inglês;

c) certificados de calibração dos instrumentos utilizados nos ensaios dos medidores, em 2 vias;

d) certificado de calibração do medidor.

4.2.4 Condições para fabricação

O medidor estará liberado para fabricação somente quando os desenhos forem aprovados. No entanto, quando houver restrições, as mesmas deverão ser obrigatoriamente atendidas.

Em caso de dúvida quando da inspeção, prevalecerão os desenhos analisados pela Sabesp.

Os desenhos não aprovados deverão ser reapresentados conforme item 4.2.2 - b) e os equipamentos não estarão liberados para fabricação.

5 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 5.1 Configuração do equipamento

Medidor eletromagnético de vazão, composto de um dispositivo primário de medição (medidor) e um dispositivo secundário de medição (conversor).

O fornecimento deve ser completo, incluindo todos os acessórios e ferramentas especiais.

5.2 Condições de processo

a) Condutividade do fluído 5 S/cm;

b) temperatura externa: -10ºC a +50ºC;

c) temperatura do processo: 0ºC a 80ºC;

d) dados específicos conforme definido no Anexo A.

5.3 Dispositivo primário de medição (medidor)

5.3.1 Descrição básica:

Dispositivo que contém os seguintes elementos:

a) uma seção de medição isolada eletricamente, por onde o líquido condutivo a ser medido escoa;

(13)

b) um ou mais pares de eletrodos diametralmente opostos, através do qual o sinal gerado no líquido é medido;

c) um par de bobinas para produzir o campo magnético no tubo de medição.

O elemento primário desenvolve um sinal proporcional à vazão e em alguns casos o sinal de referência.

5.3.1.1 Corpo externo:

O corpo externo e flanges do medidor devem ser de aço carbono 1020 preparado para trabalhar em ambiente com possibilidade de submersão e ambientes corrosivos, principalmente sob ação do cloro com concentração de 10 ppm.

5.3.1.2 Pintura externa:

À prova de corrosão (ver item 4.1).

5.3.1.3 Corpo interno:

O corpo interno entre a bobina e o revestimento deve ser de aço inoxidável AISI 304.

5.3.1.4 Revestimento interno:

Revestimento interno do dispositivo primário de medição poderá ser de: *Neoprene,

*Borracha macia, Borracha dura, *Poliuretano, Teflon (PFA, PTFE, FEP), devendo suportar concentrações residuais de cloro de 10 ppm.

OBS. ( *): Desaconselhado para temperaturas acima de 60ºC.

5.3.1.5 Eletrodos de medição:

Os eletrodos devem ser de aço inoxidável AISI 316, ou superior.

5.3.1.6 Flanges:

Os flanges devem ter padrão construtivo conforme norma ABNT-NBR 7675.

Classe de pressão: PN 10 (no mínimo, ou maior caso necessário).

(14)

5.3.1.7 Anéis de aterramento:

Devem ser fornecidos dois anéis de aterramento por medidor, fabricados em aço inoxidável AISI 316 e fornecidos com o medidor.

Devem ser providos de ranhuras de usinagem para permitir melhor aderência com as juntas de borracha.

O diâmetro interno de cada anel deve ser do mesmo diâmetro interno do medidor, considerando o revestimento.

5.3.1.8 Aterramento

O medidor deve ser provido de terminal para aterramento da carcaça, com os dois anéis de aterramento.

5.3.1.9 Grau de proteção do elemento primário (medidor)

O grau de proteção do dispositivo primário de medição, incluindo as conexões elétricas, deve ser IP-68.

5.3.1.10 Conexões elétricas com o dispositivo secundário:

I. Versão com o dispositivo secundário de medição separado do dispositivo primário de medição.

a) Cabo de excitação das bobinas:

Cabo duplo, sem blindagem - observar especificações do fabricante.

b) Cabo de sinal dos eletrodos:

Cabo dotado de blindagem dupla - observar especificações do fabricante.

Importante: O comprimento dos cabos de sinal e de alimentação das bobinas deve ser especificado de acordo com o ponto de instalação - Ver Anexo A.

OBS.: As conexões dos cabos no dispositivo primário de medição devem possuir um sistema de vedação contra umidade e alagamento. Os medidores devem ser fornecidos com terminais prensa-cabo, para todas as conexões elétricas externas ao dispositivo primário de medição (medidor).

II. Versão com o dispositivo secundário de medição acoplado ao dispositivo primário de medição.

Os cabos de sinal dos eletrodos e de excitação das bobinas estão dispostos na parte interna do conjunto formado pelos dispositivos primário e secundário de medição,

(15)

restando para conexão do medidor de vazão com o meio, apenas os cabos de alimentação elétrica do conjunto e o cabo de sinal de saída do dispositivo secundário de medição.

Observações:

a) O cabo de sinal de saída deve ser blindado e é recomendável que seu comprimento não ultrapasse os limites estabelecidos pelo fabricante. Na falta de recomendações, evitar instalações em que seu comprimento ultrapasse 100metros.

b) O cabo de alimentação deve se situar o mais próximo possível do conjunto. Para versões do equipamento com alimentação C.C. ou (corrente contínua), a restrição é ainda maior em função das perdas. Recomenda-se para situações desse tipo que se leve em consideração a bitola do cabo, a potência de operação do equipamento, bem como a voltagem escolhida para alimentação do conjunto.

5.3.1.11 Placa de identificação

O corpo do dispositivo primário de medição (medidor) deve ter placa de identificação em aço inoxidável, com os dados principais gravados.

5.4 Dispositivo secundário de medição (conversor) 5.4.1 Generalidades

O conversor deve ser microprocessado e programável no local para as funções de vazão, totalização, alarmes e sinais de saída.

5.4.2 Requisitos básicos do conversor:

A parametrização do conversor deve ser realizada através de teclado alfanumérico, localizado no frontal do mesmo, ou através de programador de mão, utilizando-se da comunicação remota.

Deve possuir display frontal do tipo “LCD” (cristal líquido) com no mínimo seis dígitos.

5.4.3 Funções que devem ser obrigatoriamente incorporadas ao conversor:

a) senha de segurança para que a programação do medidor seja feita apenas por pessoas autorizadas;

b) menu de auto-diagnóstico de falhas, além de um contato de saída que permita identificar a ocorrência de um problema interno (sinal para alarme);

c) indicador de vazão no sentido direto e reverso;

d) indicador de vazão instantânea em unidade do SI (m³, litro) / (hora, minuto, segundo);

e) condições de “zero” e "span" não interativos;

(16)

f) manutenção dos dados de totalização armazenados na memória, mesmo quando ocorrer queda de energia elétrica;

g) o equipamento deve possibilitar a indicação de vazão e volume em unidades diferentes;

h) Protocolo de comunicação (ver anexo A).

5.4.4 Características metrológicas:

a) Rangeabilidade: no mínimo 30:1.

b) Exatidão: O medidor deve ser selecionado de modo a garantir uma exatidão de leitura melhor ou igual a 0,5%.

c) Repetibilidade: deve ser melhor ou igual ± 0,1% da vazão.

5.4.5 Características elétricas:

5.4.5.1 Sinais de saída

Para sinais de saída, deve obrigatoriamente possuir:

a) um sinal de saída de 4 – 20 mA, corrente contínua proporcional à vazão;

b) um sinal de saída de pulso com variação de freqüência proporcional à vazão;

c) comunicação remota via RS 232C ou RS 485;

d) saída para alarme de vazão alta e baixa.

5.4.5.2 O grau de proteção do dispositivo secundário, incluindo as conexões elétricas, deve ser no mínimo IP-65 para a versão com dispositivo secundário (conversor) separado do dispositivo primário (medidor).

Para a versão com dispositivo primário acoplado ao dispositivo secundário, o grau de proteção do dispositivo secundário deve ser no mínimo IP67.

Importante: A versão com dispositivo primário acoplado ao dispositivo secundátrio não é recomendável para locais de instalação sujeitos a alagamento. Para instalações sujeitas a alagamento ou com elevado grau de umidade, recomenda-se versões com grau de proteção IP68.

5.4.5.3 Característica de alimentação:

a) O conversor deve operar em 24 Vcc, com tolerância de no máximo ± 20%, sendo este o padrão Sabesp. Exceções ver anexo A item A9.

(17)

b) Deve ser fornecido um “sistema de falta de energia” que atenda ao especificado nos itens A9 e A10 do Anexo A e que atenda as seguintes características:

- Mantenha o conjunto (dispositivo primário + dispositivo secundário de medição) operando por no mínimo 8 horas de falta ininterrupta de energia elétrica.

- A tensão de alimentação do “sistema de falta de energia” deve ser 110 ou 220 Vca, conforme especificado no item A10 do anexo A.

- O “sistema de falta de energia” deve ter uma tensão de saída que atenda a tensão de entrada do dispositivo secundário de medição conforme especificado no item A9 do Anexo A.

c) A tensão de saída do “sistema de falta de energia“ deve ter uma tolerância máxima de

± 20%.

d) Quando o sistema de falta de energia se tratar de um “NO BREAK” (Ver itens A9 b), A10 c), A10 d)), e Obs. 4 do item A10 do anexo A, este deve possuir saída senoidal.

Obs.: A utilização do “sistema de falta de energia” pode ser desconsiderada apenas quando a Sabesp optar pelo não fornecimento, de acordo com a planilha de compra.

5.5 Proteção contra surtos de tensão

Para que a integridade do sistema de medição de vazão seja garantida é recomendável o emprego de protetores dedicados contra surtos de tensão para as interligações do medidor, envolvendo alimentações e sinais.

O Proponente deve considerar em sua proposta os protetores adequados ao seu equipamento, considerando características da instalação.

Referência: “Diretrizes Orientadoras de Proteção contra Descargas Atmosféricas” - CADA – Comissão Permanente de Atualização das Diretrizes Orientadoras de Automação.

6 CONTROLE DE QUALIDADE DO FORNECEDOR

6.1 Na fase de apresentação da proposta técnica, os licitantes devem apresentar um dossiê com a descrição de seu controle de qualidade.

6.2 O dossiê deve descrever procedimentos que garantam a aplicação de técnicas adequadas na construção de equipamentos e que assegurem que o produto esteja de acordo com as condições estabelecidas nesta Norma.

6.3 A Proponente deve mencionar o controle de qualidade no recebimento de serviços e materiais dos seus fornecedores. Deve ainda informar como são tratadas as discrepâncias.

(18)

6.4 No ato de entrega do medidor, a contratada deve apresentar um "Data Book"

contendo toda documentação relativa ao equipamento fornecido e demais documentos integrantes deste fornecimento (por exemplo: folha de dados, relatório de ensaios, certificado de ensaio de materiais, desenhos certificados, etc.), conforme estabelecido no pedido de compra.

7 ENSAIOS, INSPEÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE 7.1 Ensaios de recebimento

7.1.1 Os ensaios devem ser realizados na fábrica da contratada na presença do Inspetor credenciado pela Sabesp. A data de realização dos ensaios deverá ser comunicada com 15 dias de antecedência.

7.1.2 Todas as despesas relativas a viagens, translados e hospedagens do Inspetor credenciado pela Sabesp devem ser cobertas pela contratada, exceto se estiver definido de maneira contrária no Termo de Referência ou Planilhas de Orçamento.

7.1.3 A Contratada deve permitir livre acesso do inspetor a todos os locais onde se desenvolvam atividadesrelacionadas a este fornecimento, inclusive armazenagem.

7.1.4 Por amostragem estatística devem ser verificadas as dimensões de flanges, comprimento, diâmetros internos e externos (elementos dimensionais) assim como desempenho final da curva de erros (elementos metrológicos), além de verificação funcional.

7.1.5 Se no equipamento e material forem constatadas falhas durante os ensaios, não se eximirá a contratada da responsabilidade em fornecer o mesmo, na data de entrega prometida. Se a contratada não cumprir com a data da entrega, estará sujeita às penalidades aplicáveis no caso.

7.1.6 Em especial devem ser verificados os seguintes aspectos de fabricação e de inspeção:

a) acompanhamento dos processos de fabricação e controle de qualidade desenvolvidos na Contratada;

b) acompanhamento dos ensaios conforme normas e especificações;

c) verificação dimensional do medidor;

d) verificação da preparação, tratamento, pintura e acabamento das superfícies.

7.2 Calibração

a) Cada medidor fornecido para a Sabesp deve vir acompanhado do seu certificado de calibração.

(19)

b) A calibração do medidor deve ser realizada em bancadas de calibração aferidas com padrões rastreados por laboratórios credenciados pelo INMETRO, ou por laboratório referencial de vazão acreditado internacionalmente.

8 FERRAMENTAS ESPECIAIS

Caso os medidores necessitem de ferramentas especiais para montagem, manuseio ou manutenção, estas devem fazer parte do fornecimento.

9 TRANSPORTE

Os medidores devem ser transportados pela Contratada e entregues no(s) endereço(s) definido(s) pela Sabesp.

O seguro do transporte é de responsabilidade da Contratada.

10 INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO INICIAL E ACEITAÇÃO

10.1 A Contratada deve acompanhar a instalação sem qualquer ônus adicional e conforme programação a ser estabelecida pela Sabesp. O não acompanhamento da instalação do equipamento não isenta a Contratada de qualquer responsabilidade a ela conferida neste fornecimento conforme esta Norma.

10.2 A aceitação final do equipamento ( respeitando o item 12 ) está condicionada à:

- instalação concluída,

- testes de operação aprovados e livre de problemas operacionais de desempenho.

11 PRAZO DE ENTREGA

Deve ser mencionado na proposta o prazo de entrega (em dias), atendendo cronograma definido pela Sabesp.

12 GARANTIA

A Contratada deve garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos assim como qualquer dos seus componentes, pelo prazo de 12 meses a partir da data de entrada em operação, ou 18 meses a partir da data de entrega, prevalecendo o prazo que expirar primeiro, sem ônus adicional à Sabesp.

13 INFORMAÇÕES TÉCNICAS

13.1 A proposta deve conter uma descrição técnica do fornecimento, suficientemente completa e detalhada, de modo a propiciar o seu completo conhecimento a nível de seleção de alternativas e confronto ou complementação ao conteúdo desta norma

(20)

13.2 Detalhes em desacordo ao especificado, conseqüência de técnicas próprias de fabricação do Proponente, devem ser relacionados e descritos, e sua aceitação fica sujeita à análise da Sabesp.

13.3 A proposta entregue à Sabesp para o processo licitatório deve conter:

a) catálogo e publicações técnico-comerciais dos equipamentos;

b) desenho esquemático de instalação e curvas de desempenho dos medidores;

c) cronograma de fabricação, indicando todas as fases do fornecimento;

d) dossiê referente aos itens 6.1 à 6.4 desta norma técnica;

e) documentos relativos ao laboratório de vazão, abrangendo os certificados de calibração de todos os instrumentos que fazem parte direta ou indireta do processo de calibração dos medidores a serem adquiridos, inclusive dos tanques, medidores

“Master” se forem utilizados, tubos e instrumentação auxiliar;

f) folha de dados (Anexo B) preenchida pela Proponente;

g) descrição técnica dos equipamentos, de seus detalhes construtivos e confronto da proposta com as exigências desta norma técnica, ao menos ressaltando os itens em desacordo e declarando que os demais estão em total conformidade;

h) outros documentos e informações, a critério do Proponente, que propiciem um melhor conhecimento dos equipamentos propostos.

(21)

Anexo A - Folha de Dados a ser preenchida pela Sabesp Folha de Dados do Requisitante Dados gerais

A1 Fluido do processo: - água bruta  - água tratada  A2 Diâmetro nominal da rede (mm):

A3 Pressão de trabalho da rede (Kgf/cm2):

Características do fluido do processo

A4 Velocidade máxima (m/s): - mínima (m/s): . A5 Temperatura do processo ( ºC):

A6 Condutividade ( s/cm):

Condições hidráulicas

A7 Sentido de escoamento:  direto  bidirecional

A8 Vazão mínima: (m3/h) | Vazão máxima: (m3/h)

Dados complementares

A9 Alimentação do dispositivo secundário de vazão (conversor):

a)  C.A. -  110 Vca/60 Hz -  220 Vca/60 Hz

b)  C.A. -  110 Vca/60 Hz com “No Break” e baterias (Obs.1 e 2) -  220 Vca/60 Hz com “No Break” e baterias (Obs.1 e 2) c)  C.C. -  24 Vcc

d)  C.C. -  24 Vcc com “Carregador Comutador” e baterias (Obs.1)

Obs. 1: O fornecimento do “Sistema de falta de energia” não será necessário, apenas na condição de que o equipamento já possua esse sistema internamente com autonomia mínima de 8h, mesmo que a Sabesp tenha optado pelo seu fornecimento.

Obs. 2: O “NO BREAK” deve ter saída senoidal.

A10 Tensão de alimentação do sistema de falta de energia, (apenas se houver opção pelo mesmo):

a)  C.A. - 110 Vca/60Hz (entrada) e 24 Vcc (saída)-(carregador comutador).

b)  C.A. - 220 Vca/60Hz (entrada) e 24 Vcc (saída)-(carregador comutador).

c)  C.A. - 220 Vca/60Hz (entrada) e 110 Vca/60Hz (saída)-(“No Break”).

d)  C.A. - 220 Vca/60Hz (entrada) e 220 Vca/60Hz (saída)-(“No Break”).

Obs. 3: Se a opção recair sobre os item A10 c) ou d) a escolha da alimentação do conversor (item A9) deve ser o subitem b). O “NO BREAK” deve ter saída senoidal.

Obs. 4: Os itens A9 b) e d) e o item A10 não terão efeito apenas se o medidor possuir “No Break”

interno. Com saída senoidal e autonomia mínima de 8 horas com carga.

A11 Comprimento do cabo de interligação entre os elementos primário e secundário de medição (m):_______.

Obs. 5: Recomenda-se um comprimento de cabo não superior a 100 m. Em casos específicos, consultar as especificações do fabricante.

A12 Proteção contra surtos de tensão:

a)  - alimentação do conversor.

b)  - sinal de saída ( 4 – 20 mA ) / saída de freqüência.

c)  - alimentação das bobinas.

d)  - sinal dos eletrodos.

A13 Protocolo de comunicação:

 Modbus  Hart  Nenhum

(22)

Anexo B - Folha de Dados a ser preenchida pelo Proponente Folha de Dados do Proponente

B1-diâmetro da conexão elétrica no dispositivo primário e no secundário de medição:

B2-padrão de rosca da conexão elétrica:

B3-terminais prensa-cabo - Sim  - Não  Dispositivo primário de medição (medidor) B4-tipo: / modelo:

B5-diâmetro interno do medidor incluindo o revestimento:

B6-padrão de flange de conexão ao processo e classe de pressão:

B7-material do revestimento:

B8-material do eletrodo de medição:

B9-material do anel de aterramento:

B10-vazão mínima do processo: / e do medidor:

B11-vazão máxima do processo: / e do medidor:

B12-velocidade mínima do processo: / e do medidor:

B13-velocidade máxima do processo: / e do medidor:

B14-exatidão:

B15-repetibilidade referida ao ponto de medição: e ao fim de faixa:

B16-rangeabilidade:

B17-grau de proteção:

Dispositivo secundário de medição (conversor) B18-tipo:

B19-fluxo direto:  - fluxo reverso: 

B20-totalizador: - Sim  - Não  / quantidade de dígitos:

B21-sinais de saída – pulso / freqüência: Hz / corrente: de a mA B22-interfaces para comunicação digital: - Sim  - Não  / tipo:

B23-alarmes de saída: - Sim  - Não  / tipo:

B24-tensão de alimentação: Vca -  V - Vcc -  V B25-cabo de sinal – comprimento: m / tipo:

B26-cabo de alimentação das bobinas – comprimento: m / tipo:

B27-montagem: - conversor separado: Sim  - Não  B28-grau de proteção:

B29-consumo do conjunto elemento primário e secundário: VA Acessórios

B30-display alfanumérico: - Sim  - Não  / tipo:

B31-dois anéis de aterramento: - Sim  - Não  / tipo:

B32- “Sistemas de falta de energia”

a) “No Break” com saída senoidal

 Sim - Tensão de entrada: _____________Vca - Tensão de saída: _____________Vca  Não

b) “Carregador comutador”

 Sim - Tensão de entrada: _____________Vca - Tensão de saída: _____________Vcc  Não

B33-potência: VA

B34-autonomia em carga: horas

B35- proteção contra surtos de tensão:

- na alimentação do conversor:. . . Sim  - Não  . - no sinal de saída ( 4 – 20 mA ) / saída de freqüência: . . Sim  - Não  . - na alimentação das bobinas:. . . Sim  - Não  . - no sinal dos eletrodos:. . . Sim  - Não  . B36 – Protocolo de comunicação:

 Modbus  Hart  Nenhum

(23)

Medidor de vazão eletromagnético para uso em água

Considerações finais:

1) Esta norma técnica, como qualquer outra, é um documento dinâmico, podendo ser alterada ou ampliada sempre que for necessário. Sugestões e comentários devem ser enviados ao Departamento de Acervo e Normalização Técnica - TXA.

2) Esta norma técnica teve origem na Especificação MMI n.º 013:Fev/1999.

3) Tomaram parte na revisão desta Norma.

ÁREA UNIDADE DE

TRABALHO NOME

M MAGO Emerson Issao Toshida M MPO Jorge Luis de Campos Bueno M ROP Carlos Alberto Ikeda Ribeiro

T TOE Alexandre Magno Parente Rocha T TOE Rodrigo Castanha Banci

T TXA Marco Aurélio Lima Barbosa

(24)

Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente - T

Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação- TX Departamento de Acervo e Normalização Técnica - TXA

Rua Costa Carvalho, 300 - CEP 05429-900 São Paulo - SP - Brasil

- Palavras-chave: medidor de vazão; água; eletromagnético

- 14 páginas

(25)

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

HID-051

atualização: 27/05/13 Reunião Sabesp

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA HID-051

CONDIÇÕES DE

ENSAIOS DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE EMMEDIDORES DE VAZÃO ELETROMAGNÉTICOS

PARA USO EM AGUA

(26)

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

HID-051

atualização: 27/05/13 Reunião Sabesp

Página 2 de 20

S U M Á R I O

ITEM ASSUNTO

1 OBJETIVO

2 DISPOSIÇÕES GERAIS

3 REFERÊNCIAS

4 CRITÉRIOS DE ENSAIOS

5 CONDIÇÕES PARA OS ENSAIOS

6 ENSAIOS

7 CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DOS ENSAIOS

8 ANEXOS

(27)

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

HID-051

atualização: 27/05/13 Reunião Sabesp

1. OBJETIVO

1.1. Esta especificação estipulaas condições gerais relativas ao processo de Ensaio, Inspeção e Controle de Qualidade para recebimento de medidores de Vazão eletromagnéticos para uso em água e efluentes, referenciados pelas NTS 066 ou NTS 067.

2. DISPOSIÇÕES GERAIS

2.1. Os medidores de vazão eletromagnéticosdevem atender aos requisitos técnicos estabelecidos pelasNTS 066 ou NTS 067.

2.2. Os lotes de entrega devem ser de acordo com o cronograma de entrega.

2.3. Se o medidor apresentar defeito ou avarias durante o período de garantia, o fabricante deverá trocare reparar o medidor sem qualquer ônus para a SABESP.

2.4. Os medidores de vazãodevem ser fornecidos calibrados de acordo com as recomendações dispostasneste procedimento e todas as despesas relativas a viagens, translados e hospedagens do Inspetor credenciado pela Sabesp devem ser cobertas pela contratada.

2.5. Os medidores de vazão serão ensaiados e recebidos por amostragem, conforme tabela 1- Plano de amostragem: Amostragem simples ou dupla severa, Nivel geral de Inspeção II e NQA 1,0 (ver tabela1- anexo B ).

2.6. Ocorrendo a rejeição de um lote de entrega, detectado pela inspeção de um lote amostral com problemas, o fornecedor deve providenciar a substituição imediata da(s) unidade(s) defeituosa(s). A(s) unidade(s) substituída(s) deve(m) ser submetida(s) a todos os ensaios previstos no proceso de recebimento, mesmo àqueles que já haviam sido realizados antes da detecção da falha, se o processo contiver mais de uma etapa.

2.7. Caso tenha sido realizadasubstituição de uma unidade defeituosa, do lote amostral, deve se proceder da seguinte forma para a continuidade do processo:

2.7.1. Finalizar os ensaios com a amostra inicialmente escolhida, incluindo a unidade substituida.Extrair com os mesmos critérios, um novo lote amostral do lote de entrega, e realizar os ensaios da mesma forma como se faz em casos de amostra única, Plano de amostragem: Amostragem simples ou dupla severa, Nivel geral de Inspeção II e NQA 1,0 (ver tabela1- anexo B ).

Referências

Documentos relacionados

Estações Elevatórias de Esgoto de: Praia Grande, Peruíbe, Itanhaém e Guarujá. PÇA RUY DE LUGO VIÑA, 08 - SABOÓ - SANTOS

Ressalvadas as hipóteses de: (i) resgate das Debêntures da Primeira Série, das Debêntures da Segunda Série e das Debêntures da Terceira Série, conforme o caso, na hipótese

5.2 - Quaisquer tltulos de cobrança, emitidos pelo FORNECEDOR, deverão ser mantidos em carteira. A Sabesp não será obrigada a efetuar pagamentos de títulos colocados em

Iniciados os trabalhos, a Comissão Especial de Licitação recebeu os documentos de Pré-qualificação, procedeu a leitura dos nomes das licitantes encerrando o recebimento dos

- Companhia de Saneamento Basico do Estado de Sao Paulo - SABESP: Business Description - Companhia de Saneamento Basico do Estado de Sao Paulo - SABESP: SWOT Analysis - - Companhia

Materiais adquiridos junto a distribuidor – para o fornecimento destes materiais, o fornecedor deverá apresentar, quando da entrega do Instrumento de Contratação assinado,

Inspeção, Ensaios e Testes:[cláusula opcional] 35.1 Todos os materiais e/ou equipamentos sujeitos à inspeção poderão ser inspecionados pela SABESP, a qualquer tempo, antes, durante

Materiais adquiridos junto a distribuidor – para o fornecimento destes materiais, o fornecedor deverá apresentar, quando da entrega do Instrumento de Contratação assinado,