• Nenhum resultado encontrado

A COMPETÊNCIA PRISIONAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A COMPETÊNCIA PRISIONAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

* Ministra do Superior Tribunal de Justiça, a partir de 30/6/1999.

ALVES, Eliana Calmon. A competência prisional da justiça do trabalho.Revista Ajufe, São Paulo, n.44, p. 39, mar.1995.

A COMPETÊNCIA PRISIONAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO

ELIANA CALMON ALVES*

Juíza Federal do TRF / 1ª Região

Quando ocorreram os servidores públicos federais ao Judiciário, pleiteando o saque do FGTS, em razão da mudança do regime celetista para o regime único, ditado pela Lei n° 8.112, de 11.12.90, estabeleceu-se grande confusão quanto à competência, eis que determinavam os Juízes Trabalhistas a liberação dos saldos das contas vinculadas e ordenavam aos gerentes da agências da Caixa Econômica fosse cumprida a ordem judicial em prazo pré-fixado.

Se não atendiam os prepostos da CEF à ordem no prazo assinalado, eram ameaçados de prisão por cometimento de crime de desobediência e/ou prevaricação.

Aliás, não foram poucos gerentes que chegaram a ser presos por ordem de Juízes Trabalhistas, porque não conseguiram obter, em tempo hábil, habeas corpus nos Tribunais Regionais Federais.

À época, aumentaram os habeas corpus em favor de servidores da CEF, os quais eram concedidos ao entendimento de que não possuindo o Juiz do Trabalho competência penal não poderia ordenar prisão.

A posição adotada pelos Tribunais Regionais Federais desagradou os Magistrados da Justiça do Trabalho, os quais se sentiram desarmados, se não cumprida fosse a sua ordem.

(2)

A COMPETÊNCIA PRISIONAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO

E o início de discórdia entre a Justiça Comum Federal e a Justiça Especial Trabalhista ainda mais acirrou-se quando editada a Súmula n° 09, cujo verbete é teor seguinte:

"A prisão ordenada por magistrado da Justiça do Trabalho, em matéria penal de competência do Juiz Federal, a este deve ser comunicada, que, se for ilegal, a relaxará."

E, em complementação à questão aqui tratada, veio a lume a Súmula n° 10, assim redigida:

“Compete ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, se corretas sob o ponto de vista da técnica competencial, a qual segue, no particular, o que está estabelecido na Constituição, têm dado ensejo a algumas confusões, por parte de Magistrados e advogados, quando se está a tratar de PRISÃO CIVIL DE DEPOSITÁRIO INFIEL, respaldada no art. 5°, inciso LXVII, CF:

Não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel."

Sobre a prisão civil, há de observar-se que a mesma não tem caráter de prisão por coerção processual duradoura, sendo um meio para compelir alguém a cumprir determinada obrigação. Assim, pode ser decretado por Juiz Cível ou Juiz Criminal, o que de logo legitima a atuação do Juiz do Trabalho para também ordená-la.

Sim, porque embora já esteja assentado o entendimento de que não tem a Justiça do Trabalho competência penal, se dela se amputar a competência para agir coercitivamente via prisão civil no intuito de fazer cumprir obrigação legal, será o mesmo que desconhecer

2

ALVES, Eliana Calmon. A competência prisional da justiça do trabalho.Revista Ajufe, São Paulo, n.44, p. 39, mar.1995.

(3)

A COMPETÊNCIA PRISIONAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO

um dos segmentos do Estado-Juiz, com tarefa de fazer a aplicação autoritativa do Direito.

Chega-se, assim, à primeira conclusão: o Juiz do Trabalho pode decretar prisão civil, não sendo aplicável, à espécie, o verbete contido na súmula n°10 do TRF da 1ª Região.

O segundo aspecto a considerar diz respeito a quem toca o ato de revisão, pela decretação da prisão civil do Juiz do Trabalho.

O contido na Súmula n° 09, desta Corte Federal, pode sugerir que seja competente o Juiz Federal de Primeiro Grau de jurisdição, ou mesmo, se observada a hierarquia, o Tribunal Federal.

O terceiro ponto merecedor de esclarecimento é a perfeita adequabilidade do habeas corpus, como remédio constitucional capaz de apreciar o ato que determinou o cerceamento da liberdade de ir e vir, mesmo não sendo ato de natureza penal a prisão de que se cuida.

Como último ponto a esclarecer, temos a indagação: a quem cabe o exame do habeas corpus? A censura do ato que venha a tolher a liberdade de ir e vir cabe ao órgão incumbido da revisão dos demais atos da autoridade da qual emanou a ordem, mesmo pela via heróica.

Em outras palavras, a prisão civil decretada por Juiz do Trabalho é revista pelo Tribunal Regional do Trabalho, ao qual está o mesmo vinculado.

Se assim não fosse, estar-se-ia limitando a utilização da nobre ação constitucional para situá-la no campo penal e, o que é mais grave, invadindo-se a competência da Justiça do Trabalho, em

3

ALVES, Eliana Calmon. A competência prisional da justiça do trabalho.Revista Ajufe, São Paulo, n.44, p. 39, mar.1995.

(4)

A COMPETÊNCIA PRISIONAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO

escancarado desrespeito às normas constitucionais estabelecedoras das competências em matéria jurisdicional.

Em conclusão:

1) a prisão civil pode ser impugnada por via mandamental e, em se tratando de cerceamento à liberdade de ir e vir, é o habeas corpus a ação indicada;

2) o Juiz do Trabalho tem competência para, dentro do âmbito de suas atribuições, decretar a prisão civil, não penal;

3) o exame do ato prisional, por via de impugnação recursal ou mandamental, é do órgão ao qual está o Magistrado Trabalhista hierarquicamente subordinado - o Tribunal Regional do Trabalho.

4

ALVES, Eliana Calmon. A competência prisional da justiça do trabalho.Revista Ajufe, São Paulo, n.44, p. 39, mar.1995.

Referências

Documentos relacionados

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Comparando-se o mesmo adesivo no tempo 24 horas, variando apenas as temperaturas, o Single Bond apresentou maior resistência adesiva nas temperaturas 20°C e 37°C, enquanto que

A perspectiva de favorecer a emergência de um currículo integrado se manifesta também no cotidiano das práticas pedagógicas, na superação da fragmentação dos saberes no

Para elencar a importância do empoderamento econômico e social através do trabalho (onde, em um recorte ainda que especulativo, podemos analisar este prognóstico com

Considere um escoamento numa secção "A" de um tubo de 2.5 mm de diâmetro interior com as características hidrodinâmicas correspondentes a escoamento laminar totalmente

E não esquecendo que cada individuo atribui um diferente significado face ao trabalho, o valor que cada individuo procura e atribui ao trabalho de acordo com Levy-Leboyer

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o