• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO LÍDER 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DO LÍDER 2021"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO LÍDER

2021

(2)

Olá, meu nome é Alessandro Mendes e essa é nossa rede de distribuir sorrisos que batizei carinhosamente de Roda de Brinquedo.

Somos um projeto de Empreendedorismo Social Colaborativo que distribuí pacotes mágicos para alegrar as crianças no Natal.

Com esse movimento solidário, entregamos em diversas cidades Brasileiras, essas lindas caixas conquistadoras de sorrisos para orfanatos, comunidades e projetos assistencialistas.

Fico muito feliz em poder contar com a sua energia para liderar um dos núcleos da Roda. As lideranças são a alma do nosso sucesso.  Quando tive a ideia da Roda de Brinquedo, logo soube que para fazê-la girar, dependeria de grandes personagens ao meu lado. Pessoas como você, que acaba de aceitar esse grande desafio! Conte comigo em cada etapa, juntos somos mega fortes!

   

Alessandro Mendes

@alessandromendes.com.br

(3)

A seguir você terá algumas orientações para conquistar o sucesso nessa missão incrível de

distribuir sorrisos no natal

(4)

Como Funciona a Roda de Brinquedo?

Arrecadamos brinquedos novos e distribuímos para instituições e comunidades, através dos nossos voluntários, em diversas cidades do País.

As arrecadações são feitas via pontos de arrecadação, ou seja, pessoas iluminadas que disponibilizam seus endereços comerciais para receberem nossos brinquedos mágicos.

Os doadores de brinquedos se dirigem a esse locais e entregam os seus presentes. No final das arrecadações, Esse ponto pode realizar todo o processo de embrulhar e se preparar para entregar os brinquedos, ou pode solicitar o recolhimento dos brinquedos no seu endereço. Um outro grupo de voluntários se desloca até esses locais, recolhe as doações e se reune para embrulhar.

Após o mutirão de preparação dos brinquedos partimos para a distribuição nas instituições ou comunidade pré- cadastradas.

Também arrecadamos dinheiro, e com ele conseguimos comprar brinquedos que faltam e enviar para localidades mais remotas, onde as arrecadações locais de brinquedos não foram suficientes para presentear as crianças.

Nosso projeto não tem fins lucrativos. Usamos o amor como combustível e a vontade de conquistar sorrisos como o acelerador da nossa Roda da alegria. Somos incansáveis e atuamos em diversas cidades, e através dos nossos voluntários conseguimos chegar em lugares antes inimagináveis.

Somos o maior projeto de distribuição de brinquedos novos no natal do Brasil, e nos orgulhamos diariamente por cada sorriso que conquistamos em nossa iniciativa. É muito bom contar com você na nossa Roda!

(5)
(6)

Nossa meta para 2021

10.500 Crianças presenteadas!

Assim, superaremos a marca de 50.000 crianças presenteadas, em mais de 40 cidades, nesses 8 anos de projeto.

* Crianças presenteadas até o momento: 41.655

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO

(7)

Nossas datas de 2021

Fique atento a nossos dados e se guie por elas para doar, participe da

montagem dos kits ou até mesmo ajudar na distribuição dos brinquedos para as crianças.

 

ARRECADAÇÕES - De 17/11 à 17/12 
 MONTAGEM - 18/12 


DISTRIBUIÇÕES - DE 18/12 à 25/12

* As datas podem variar de acordo com a cidade, fique atento ao chamado

do líder da sua região. 

(8)

Nossa história em números

Somos o maior projeto de distribuição de brinquedos novos no Natal do Brasil e nos orgulhamos diariamente por cada sorriso que

conquistamos em nossa iniciativa.

(9)

OS 16 MANDAMENTOS

DO LÍDER DA RODA

(10)

Conquiste

voluntários

1

(11)

1

Os voluntários são O CORAÇÃO do nosso projeto. Sem eles nada acontece, nada se transforma, nada se concretiza. O líder tem a missão inicial de conquistar voluntários. Amigos, familiares e colegas de trabalho sempre se dedicam muito! Além disso, o movimento da Roda atrai um monte de gente que está disposta a ajudar de alguma forma. As portas sempre estão abertas para aqueles que querem fazer girar!

Em nosso site temos uma página para cadastro de voluntários. Nessa página as pessoas informam de onde são e como querem ajudar.

Compartilhe o nosso site com aqueles que você acredita que irão te ajudar e peça para que façam o cadastro. É de extrema importância que todos os voluntários da Roda de Brinquedo estejam cadastrados. É a sua missão gerenciar esse processo de cadastramento dos integrantes do seu Núcleo.

Ao recebermos as inscrições de voluntários referentes a sua área de atuação, encaminhamos os contatos diretamente para você. O líder tem a missão de entrar em contato com essas pessoas e organizá-las. Os voluntários podem ajudar:

- Na retirada dos brinquedos nos pontos de arrecadação, na montagem dos embrulhos e fazendo parte da equipe de entrega dos presentes mágicos;

- Promovendo nas suas redes de relacionamento todos os movimentos da Roda de Brinquedo, conquistando mais voluntários, arrumando empresas parceiras, disponibilizando suas habilidades profissionais para apoiar a causa, e etc.

Conquiste voluntários

(12)

Divulgue!

Muitoooo!

2

(13)

2

Divulgue! Muitoooo!

A Roda nasceu através das redes sociais, e até hoje é através delas que conseguimos envolver as pessoas e conquistar os nossos brinquedos novos.

Conhecer pessoas influentes, pessoas famosas ou ligadas a grandes instituições ou grandes empresas, pode potencializar muito as nossas investidas, então se você tem essas pessoas na sua rede, acesse! Nessa hora, Whatsapp, Messenger e Direct, funcionam muitooooo!

Para realizar as divulgações, os líderes podem utilizar os materiais enviados no grupo dos lideres, ou compartilhar qualquer post do projeto, assim como postar e marcar o nosso perfil:

Roda de Brinquedo

https://www.instagram.com/rodadebrinquedo.com.br www.rodadebrinquedo.com.br

2

(14)

Comunicação

é tudo!

3

(15)

Comunicação é tudo!

Use todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para integrar o seu grupo de voluntários. Minha sugestão é que monte um grupo de Whatsapp com todos os voluntários do seu núcleo e use ele somente como canal de comunicação da Roda.

Alinhe logo no início da interação que não serão permitidos assuntos que estejam fora do contexto do projeto. Caso algum voluntário insista em divulgar coisas que fogem do propósito do projeto, cabe ao líder de núcleo orientar que atitudes como essas não serão permitidas. Caso haja reincidência, cabe ao Líder de Núcleo retirar esse voluntário do grupo, da equipe e nos comunicar sobre o ocorrido.

Pelo grupo você pode pedir sugestões de local para pontos de arrecadação, doações, alinhar as datas de montagem dos embrulhos, assim como a data de entrega dos brinquedos.

Os Líderes de Núcleos são adicionados ao grupo de líderes nacional, local onde interagem diretamente com todos os outros líderes de projeto. Nesse espaço podem tirar dúvidas, compartilhar boas práticas e receber as instruções que são comuns a todas as regiões.

3

(16)

Pontos de

Arrecadação

4

(17)

O Líder tem a missão de conquistar parceiros para receberem os brinquedos e de orientar outros parceiros da sua região. Um fator importante e que impacta diretamente no sucesso da coleta, tem relação com o fluxo de pessoas que passam pelo local escolhido.

Quanto mais pessoas passando, maior a probabilidade de impactar e de conquistar os brinquedos novos.

Uma outra referência é: Quanto mais pontos de arrecadação tivermos, maior a probabilidade de conseguirmos mais brinquedos.

Você precisa cadastrar os pontos de arrecadação que você conseguiu no site. Assim as pessoas saberão onde deixar os brinquedos na sua região.

Pontos de arrecadação

4

(18)

Preparação do local

5

(19)

Estruture visualmente os locais que receberão os brinquedos. Cada local pode disponibilizar uma caixa ornamentada para facilitar na comunicação, conforme exemplo abaixo. Para fazer o download da arte do banner e do cartaz para enfeitar o seu ponto de arrecadação basta solicitar o link no grupo de lideres.

Dica: Lembre-se do movimento de manada, quanto mais brinquedos dentro da caixa, mais as pessoas se sentirão estimuladas a doar. As caixas vazias são um obstáculo inicial a ser ultrapassado. Alguns pontos de arrecadação colocam outras caixas de presentes para estimular as arrecadações, e a parte mais legal é: Funciona!

Preparação do local

5

(20)

Coleta nos Pontos de

Arrecadação

6

(21)

Coleta nos Pontos de Arrecadação

O líder tem a missão de definir as datas e os voluntários que coletarão os brinquedos nos locais de arrecadação. Um fator importante e que impacta diretamente no sucesso da coleta nos pontos de arrecadação, tem relação com a quantidade de voluntários que irão recolher os brinquedos nos diversos pontos. Quanto mais voluntários, mais rápida a coleta e menos esforço individual de um único voluntário para fazer essa missão acontecer. Crie equipes e oriente o pessoal nas retiradas. Vai ser um desafio incrível!

6

(22)

Montagem dos embrulhos

7

(23)

Montagem dos embrulhos

Um dos dias mais importantes do projeto é a montagem dos embrulhos. Você precisa ter voluntários para te ajudarem nessa tarefa super desafiante. Seguem abaixo algumas dicas:

- Esteja atento ao perfil dos voluntários para construir o processo de montagem;

- Antes de começar a embrulhar faça uma triagem de brinquedos, separando entre meninos e meninas;

- Depois separe por faixa etária. Trabalhamos com: Bebê, Crianças de 2 a 4 anos e de 5 a 8 anos;

- Separe os brinquedos grandes dos pequenos;

- Tenha sempre crianças “ajudando” nessa triagem, elas sabem exatamente quais são os brinquedos e para quem eles devem ser distribuídos. Isso ajuda a sua logística e também a desenvolver nos nossos pequeninos o senso de amor ao próximo;

- Tenha em mãos cola, durex e papel de presentes;

- Use fitas diferentes para identificar meninos de meninas;

- Separe os grupos de presentes por faixa etária;

- Tenha uma contagem de tudo o que vocês tem para doar;

- Lembre-se, a Roda só entrega brinquedos novos, se porventura você receber em suas arrecadações brinquedos usados, separe-os e entregue para algum projeto ou instituição que receba esse tipo de brinquedos;

- Existem muitos brinquedos que são impróprios (armas por exemplo) e até mesmo perigosos. Não presenteamos as crianças com esses brinquedos, portanto, descarte-os;

- Embrulhe brinquedos somente com o selo de certificação do INMETRO. É indispensável priorizar pela segurança das nossas crianças.

7

(24)

Distribuição dos pacotes mágicos

8

(25)

O líder define as instituições e comunidades que receberão as doações dos brinquedos. O principal indicador de escolha é ordem de cadastro e depois segurança. O líder também forma a equipe que irá entregar os brinquedos. É fundamental que o líder faça contato antecipado com as instituições que ele quer ajudar, para ter uma noção da quantidade de crianças, gênero e faixa etária. É indispensável que tudo esteja alinhado com quem irá receber as doações. Procure sempre privilegiar instituições e comunidades que são menos favorecidas. A nossa missão está em ajudar quem não recebe ajuda.

Só doamos para um determinado local quando temos a certeza de que todos podem ser presenteados. Caso não tenha arrecado brinquedos suficientes para atender a uma determinada instituição, escolha uma outra menor que consiga ser suprida com a quantidade de brinquedos que você tem.

É fundamental que o líder não prometa para nenhuma instituição a garantia de distribuir os brinquedos. A Roda só funciona com doações, sendo assim, fica muito difícil “garantir” que você terá um determinado número de brinquedos. Espere a contagem da quantidade de brinquedos conquistados, para depois direcionar os locais que receberão.

Dica Importante: Ao doar em comunidades, tenha a certeza de que ele é “pacificada” e não trará nenhum tipo de risco a equipe de voluntários. Tenha também o contato com um líder da comunidade para que ele organize a distribuição. Se necessário distribua senhas para garantir que aqueles que vão participar, recebam os brinquedos que vocês tem para entregar.

Distribuição dos pacotes mágicos

8

(26)

Criando uma experiência

mágica

9

(27)

Criando uma experiência mágica

Lembre-se que esse momento de entrega é um momento de extrema felicidade mas principalmente de ansiedade para ambas as partes.

Tanto as crianças, quanto os voluntários, ficam sem saber o que fazer. Seguem abaixo algumas dicas legais:

- Procure criar um ambiente amistoso e principalmente aconchegante para ambos;

- Nunca leve os brinquedos contados, leve sempre 20% a mais do que o necessário;

- Organize previamente o local onde você deixará os brinquedos que serão doados. É importante você escolher um lugar onde consiga organizar uma fila harmônica.

- É muito legal deixar os sacos de presentes visíveis, isso gera uma expectativa positiva nas crianças, o que potencializa ainda mais a alegria na hora de abrir o pacote mágico;

- Lembre-se que as crianças são mais baixas que você, para criar sintonia e empatia, esteja ajoelhado na hora de entregar os brinquedos.

Você se surpreenderá com a quantidade de abraços que ganhará;

- Se conseguir, leve um aparelho de som portátil e coloque um som animado de natal, as crianças fantasiam muito o momento com o Papai Noel. Precisamos valorizar isso e estimular ainda mais o sonho Natalino;

- Se possível comece a distribuir pelos menores e mais tímidos. Quando esses ficam por último, têm a sensação de serem esquecidos, lembre-se que estamos criando experiências mágicas!

- Doe amor e carinho, em muitos momentos esse será o único momento do ano em que alguém os trata assim;

- Importante: é aconselhável também que não deixe as crianças escolherem os pacotes, isso pode gerar uma competição e um senso de comparação desnecessário. Simplesmente entregue e faça a fila continuar;

- Cuidado ao demonstrar seus sentimentos. As crianças são muito sensíveis e percebem quando alguém está sensibilizado ou com “pena”.

Mostre alegria por estar ali e represente o momento com felicidade;

- Aproveite cada minuto, converse, interaja, brinque, curta a Roda! Esse também é o seu momento!

- Sempre faça a atualização dos números após as entregas.

9

(28)

Uniforme de Entrega

10

(29)

Também adoramos camisas para entregar para os voluntários e ajudar na divulgação, mas nem sempre ganhamos :/

Caso consiga um parceiro para produzir as camisas, ou até mesmo dividir os custos de produção com os próprios voluntários ou patrocinadores, basta requisitar a arte da camisa no nosso grupo de lideres. Lembrando que todas as camisas seguem um padrão. Se quiser fazer qualquer alteração no design das camisas, consulte essa possibilidade direto no grupo de Whatsapp dos lideres.

Uniforme de Entrega

11

(30)

Fotos e vídeos

11

(31)

Fotos e vídeos

Use e abuse das fotos e vídeos, assim como das lives, mas antes de fazer qualquer uma dessas ações, tenha a certeza que aquelas crianças podem ser filmadas ou fotografadas. Normalmente as instituições já tem a autorização do direito de imagem, o que permite a você fazer suas fotos/vídeos. Caso alguma instituição não tenha isso de forma pré-estruturada, a recomendação é, ou levar um documento padrão para que os responsáveis assinem na hora, ou não fotografar o rosto das crianças.

Lembrando que as fotos/vídeos são fundamentais para divulgarmos ainda mais os trabalhos realizados e sensibilizar cada vez mais gente para ingressar em nosso movimento, sendo assim, lute para conseguir.

Algumas cidades conseguem uma parceria com um fotógrafo ou um Produtor de filmes (profissionais que sempre doam o seu tempo gratuitamente para a Roda). Caso tenha essa abertura aproveite e retrate os momentos que irão viver da melhor forma possível.

Enviem as fotos e vídeos no grupo dos líderes para que possamos postar nas contas oficiais da Roda. Muitos acompanham essas postagens para ver o destino das suas doações.

Temos também uma gincana para que as pessoas elejam a foto mais legal do ano. A foto vencedora ficará em nosso site durante todo o ano de 2022

11

(32)

Nossa META!

12

(33)

Nossa META!

“Quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”

NOSSA META PARA 2021

10.500 Crianças presenteadas!

Assim, superaremos a marca de 50.000* crianças presenteadas, em mais de 40 cidades, nesses 8 anos de projeto.

* Crianças presenteadas até o momento: 41.655

Coloque uma meta desafiante para você e sua equipe de voluntários. Lembrando que as nossas metas são em quantidade de crianças presenteadas e não sobre quantidade de brinquedos doados.

Acompanhe a sua meta continuamente! Os voluntários adoram isso e lutam muito para atingir o número estipulado, portanto, informe-os sempre!

A Roda só cresce pois todos estão alinhados com o número! Antes de começar informe a sua meta de crianças no grupo de lideres, assim e cadastraremos esse desafio em nossa planilha de expectativas.

Um dado interessante é que em média cada ponto de arrecadação recebe brinquedos para aproximadamente 50 crianças.

Sendo assim, se sua meta por exemplo for de presentear 200 crianças, você precisará de pelo menos 4 pontos de arrecadação, ou então um ponto muito forte para atender essa sua expectativa.

Não tenha medo da sua meta! É ela que fará você se superar!

12

(34)

…e o

dinheiro?

13

(35)

…e o dinheiro?

As pessoas podem fazer doações em dinheiro por depósito bancário, via pix ou por cartão de crédito.

Somente em situações extraordinárias, o líder poderá receber as doações em nome do projeto, contanto que tenha a nossa autorização para tal.

Em 2015, tivemos alguns infortúnios com pessoas que se passaram por líderes da Roda para aplicar um golpe e receberem doações. Esse é o nosso principal motivo para direcionar as doações para o site.

As doações em dinheiro ajudam na compra  de brinquedos, sacolas de presentes, fitas, laços entre outros aparatos necessários para fecharmos os embrulhos.

No Final das arrecadações, publicaremos os nossos números financeiros para que todos possam acompanhar, com transparência absoluta, os resultados.

Os dados para depósito são:

Banco BS2

Número do Banco: 218 Ag: 0001

Conta: 244275-2

Razão social: Roda de Brinquedo Eventos Infantis Ltda CNPJ: 15.042.936/0001-52

Nossa chave PIX: contato@rodadebrinquedo.com.br

13

(36)

…e a

Vakinha?

14

(37)

…e a Vakinha?

O Vakinha virtual é um movimento onde diversos doadores contribuem com quantias diferentes para que possamos atingir o nosso objetivo financeiro. Nesse ano para atingir a nossa meta precisamos atingir R$ 150.000,00 em arrecadações.

Com esse dinheiro, somado com as doações de brinquedos nos pontos de arrecadação, conseguiremos presentear as 10.500 crianças, em 40 cidades diferentes, em 8 estados.

Caso queira divulgar a Vakinha, direcione as pessoas para o nosso site ou diretamente para o site da Vakinha:

www.rodadebrinquedo.com.br http://vaka.me/1649048

14

(38)

Pandemia

15

(39)

Pandemia

Devida ao surto que estamos vivendo no mundo atualmente, devemos ter bastante cuidado com o nosso processo da Roda.

- Sempre que for possível, direcione as doações para pouco lugares.

- Escolha locais amplos para receberem as arrecadações, assim você evitará aglomerações;

- Faça TODAS as suas ações com máscara. Use o Álcool em Gel a cada brinquedo distribuído. Esse será o nosso maior desafio.

- Caso veja que exista risco no momento de embrulhar os brinquedos, abra mão das sacolas e direcione os brinquedos diretamente sem embrulhar, obviamente higienizando antes de entregar para as crianças;

- Só tire fotos com máscara precisamos passar o exemplo;

- Cuidado ao chegar muito próximo das crianças nas doações, respeite as distâncias seguras, de acordo com o regulamento do seu município ou estado;

- Esteja sempre atento, vamos precisar de muita ajuda para conseguir fazer a Roda girar e não propagar o vírus;

- Entenda, somos um movimento do amor, se achar que existe algum risco, não faça a ação, a saúde sempre em primeiro lugar;

- Estamos fazendo um esforço gigante via mídia para arrecadar mais dinheiro, o que ajudaria na compra e na entrega direta dos brinquedos, sem passar pelos pontos de arrecadação. Sempre que puder, incentive esse movimento.

- Cuide-se! vamos conseguir!

15

(40)

O que não fazemos…

16

(41)

O que não fazemos :(

Por mais que estejamos dispostos a ajudar sempre, devemos seguir alguns preceitos daquilo que não fazemos. Somente assim teremos coerência com o posicionamento do nosso projeto.

- Não doamos brinquedos usados, eles são direcionados a outras instituições que o fazem, portanto, ele nem entram em nossa contagem;

- Não doamos brinquedos para crianças acima de 10 anos. Só em casos de extrema necessidade, tendo em vista que só recebemos brinquedos para crianças de no máximo 8 anos;

- Não doamos roupas, comidas, agasalhos e cobertores. Caso receba esse tipo de doação, direcione para algum projeto que tem esse viés.

- Não conseguimos atender a pedidos individuais, por exemplo: uma mãe que entra em contato e pede para os filhos. Infelizmente não temos logística ainda para atender a esse tipo de pedido. Todas as nossas doações são coletivas e direcionadas a determinadas localidades.

- Somente serão presenteadas aquelas crianças que estiverem no momento da distribuição. Não deixamos os brinquedos com outras pessoas para repassarem futuramente para as crianças. Entregamos sempre em mãos.

- Não distribuímos para projetos que já receberam doações de outros projetos num curto espaço de tempo. O propósito da Roda é atender aqueles que ainda não ganharam brinquedos, portanto certifique-se de que o local ainda não foi beneficiado por ninguém;

- Só doamos os brinquedos recebidos na mesma cidade, portanto não enviamos brinquedos de uma Cidade para outra.

16

(42)

   

Não importam os desafios, não importam as dificuldades, nós ultrapassaremos tudo para conquistar os sorrisos desses pequeninos nessa data tão importante.

Essa é a minha família! Essa é a sua família! Essa é a nossa Roda! Vamos juntos fazer ela girar!

Alessandro Mendes

contato@alessandromendes.com.br

(47) 99604-1718

(43)

MANUAL DO LÍDER

2021

Referências

Documentos relacionados

■Apresentação / Índice ■Efeitos colaterais■Caso se esqueça de usar ■Notas■ Ação do DESCOVY■Sobre a infecção por HIV■Modo de usar.. 2.. Terapia

Esta bula foi elaborada para as pessoas que farão uso do STRIBILD. Nela estão descritas as características do STRIBILD, modo de uso, o que fazer quando se esquecer de usar,

O NEU São Carlos é um grupo de extensão, apoiado pelo Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin), focado em difundir a cultura empreendedora e de inovação para estudantes

A estratégia de desenvolvimento que se apresenta como orientadora para o PDS da Rede Social de Barcelos tem como focos de atuação as temáticas do emprego e empreendedorismo

E) O sistema social é uma interação dinâmica entre indivíduos (inseridos ou não em organizações formais) cujo comportamento é constrangido, não apenas por

O manual objetiva guiar e orientar o líder e o vice-líder, apresentando o seu papel, suas principais funções, benefícios, horários de atendimento dos coordenado- res de

Publica Rio de Janeiro em prosa & verso, livro organizado em parceria com Carlos Drummond de Andrade, Antologia dos poetas brasileiros da fase simbolista e, em edição fora

• Dr.ª Sara Santos, USF São Julião, ACES Lisboa Ocidental e Oeiras?. • Dr.ª Soraia Reis, USF do Arco, ACES