• Nenhum resultado encontrado

Você sabia que nossa comunicação na maior parte é feita de forma não verbal?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Você sabia que nossa comunicação na maior parte é feita de forma não verbal?"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Você sabia que nossa comunicação na maior parte é feita de forma não verbal?

Nos dias atuais já foi constatado que a comunicação não acontece só verbalmente, mas em diversas esferas. Decifrar os outros meios de comunicação lhe dá ferramentas para entender o que a pessoa de fato está sentindo no momento. Já pensou como ficaria a sua equipe ou o desempenho do seu negócio? A realidade é que poucas pessoas tem consciência de como elas se deparam com os outros.

Já existem técnicas fundadas em ciência que permite ao indivíduo se destacar no processo de comunicação, considerando o campo verbal e não-verbal.

Estudos têm mostrado que áreas específicas do cérebro são ativadas em resposta à comunicação não verbal que observamos em nosso mundo. Estamos continuamente reagindo a esses sinais em um nível inconsciente a cada dia.

Observamos a linguagem corporal à todo momento quando interagimos com as pessoas, pesquisas demonstraram que mais de 50% da sua mensagem é comunicada através de sua linguagem corporal. No entanto, apenas algumas pessoas estão conscientes dos significados e interpretações dos gestos, posturas etc. e perdem a oportunidade de utilizar essa informação de forma eficaz em suas vidas.

Você terá a oportunidade de ler os sinais secretos que indicam se a pessoa esta gostando de sua apresentação de vendas, por exemplo, ou se os membros da equipe estão se relacionando bem com o que você tem a dizer, atrair o seu fornecedor para sua proposta.

O curso é técnico com bases científicas, porém seu conteúdo é ministrado de forma expositiva e prática.

A Linguagem Corporal é um instrumento de grande utilidade, de fácil aprendizado. Trata-se de uma competência que se torna obrigatória para todos aqueles que lidam com o público e desejam aperfeiçoar o relacionamento humano.

(2)

O que é Linguagem corporal?

A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva.

O corpo do ser humano é o veículo de comunicação mais importante para a sua comunicação.

Em um diálogo frente a frente é necessário saber usar corretamente a postura como ferramenta de comunicação, pois (ao transmitir algo não garante ao ouvinte a compreensão de fato, seja pelo meio que foi usado para codificar a mensagem ou como o receptor decodificou a mesma) pode acontecer de você transmitir a ideia errada para seus ouvintes, e consequentemente receber reações diferentes daquelas que gostaria. Ao falar com alguém você pode reforçar sua mensagem usando gestos, fatores esses que influenciaram em sua postura e ampliam a possibilidade de decodificação da mensagem.

Nós treinamos os participantes sobre a natureza e a função e a importância do comportamento não-verbal, usando exemplos da vida real.

OBJETIVOS:

Ganhará competências para expressar mais autenticamente a sua personalidade e o seu potencial.

Adicionalmente, será capaz de identificar o que os outros sentem ou pensam, meramente observando os sinais não verbais que estão latentes.

Irá melhorar o seu grau de Inteligência Emocional e construir mensagens congruentes alinhando a mensagem verbal com a não-verbal.

Você sabe o que é uma Micro Expressão?

Uma micro expressão é uma expressão facial que dura menos do que um quarto de um segundo, formada por uma combinação de músculos faciais por sinais enviados diretamente de nosso sistema límbico que expressa nossa verdadeira emoção no momento, antes mesmos de pensarmos em disfarça-la ou esconde-la.

Atualmente, o estudo das micro expressões está sendo utilizado em pesquisas de psicologia, Marketing e Neuromarketing, segurança e justiça criminal (já em vigor em alguns países), recursos humanos, técnicas de persuasão, vendas etc., qualquer tipo de estudos que envolvem a emoção como parte de seu desempenho.

(3)

Linguagem corporal na Detecção da Mentira

“a mentira é um artifício necessário para a construção da vida em sociedade”

Ulrich Kraft

Por que é tão importante a detecção da Mentira?

É importante sabermos quando estamos sendo enganados, pois isso pode fazer com que nós economizarmos tempo, dinheiro, saúde e muitas vezes até a nossa segurança. Com o treinamento, podemos descobrir a verdade em 80% a 90% do tempo. Isso pode, por exemplo, nos fazer economizar dinheiro em comprar uma casa com problemas, contratar um funcionário que não se encaixa na necessidade de uma empresa, saber realmente o que esta acontecendo com o seu filho na escola, se seu parceiro(a) é fiél na relação ou até mesmo saber se foi seu filho pequeno que riscou a parede e não seu gato de

estimação como ela diz. Enfim, em qualquer situação importante ou não, todos nós queremos saber a verdade.

Sem o conhecimento apropriado, infelizmente, não somos bons em detectar mentiras. Estamos apenas certos de apenas 52% das mentiras que ouvimos, isso é um pouco melhor do que um cara ou coroa, depende da sorte.

Em uma conversa 10 minutos é provável que você escute de duas a quatro mentiras. Você se espantaria que mesmo as pessoas ao seu redor estão sendo enganosas.

91% das pessoas mentem regularmente em casa e no trabalho

Distinguir a mentira é muitas vezes difícil. Testes de polígrafo, também conhecido como

"Detectores de mentira", são normalmente baseados na detecção de reações autonomas, são considerados pouco confiáveis. Mas as máquinas e programas de computador não são a única maneira de detectar mentiras.

Graças ha anos de estudos nessa ciência, as pessoas podem ser treinadas para reconhecer mentirosos através de sinais comportamentais.

Um erro comum que as pessoas fazem para avaliar a veracidade é somente a analise de palavras e respostas verbais. Mas não conseguem ver sinais importantes emitidos pelo comportamento Não Verbal que ocorrem inconscientemente. Assim, a leitura correta da Linguagem Corporal é essencial para a detecção da Mentira, pois os mentirosos tendem a ensaiar as suas palavras, mas não os seus gestos e movimentos corporais.

Assim como a Linguagem Corporal e Micro Expressões de uma pessoa podem trair a pessoa revelando sua verdadeira emoção, a incongruência verbal também mostra sinais ocultos através da Paralinguagem.

(4)

Todo mundo Mente diariamente, isso é um fato, mas você pode confiar em suas habilidades em detectar a Mentira quando a verdade é importante? Você vai aprender a ler nas entrelinhas, decifrar a linguagem não verbal e descobrir incongruências.

Portanto, é hora de você obter esse conhecimento para melhor equipar-se. Esse curso vai te ensinar como identificar mentiras, bem como descobrir as emoções escondidas nas pessoas com quem você interage, mais importante ainda, vai ajudar você a ter relações mais honestas com as pessoas em sua vida.

Para melhor aproveitamento desse curso, aconselhamos que a pessoa já tenha feito os cursos de Micro Expressões Faciais e Linguagem Corporal. Assim, terá o conhecimento necessário

principalmente sobre os sinais primários, contexto e linha de base, essencial para a detecção da mentira.

Você irá:

- Saber como funciona o cérebro na comunicação não-verbal;

- Definição de emoções e sentimentos;

- Aprender a ler as 07 expressões faciais universais e suas 26 variantes;

- Onde se Aplica à Micro Expressão? Qual sua Finalidade?

- Gestos (emblemáticos, ilustradores e manipuladores) - Posturas e Espelhamento.

- Interação com objetos.

- Olhar afetivo, profissional e sexual.

- Espaço físico, territórios etc...

- Saber quais as mensagens subjacentes às emoções e como lidar com elas;

- Saber por que é que as ações falam mais alto que as palavras;

- Aprender a detectar sinais de mentira e incongruência na comunicação;

- Aprender táticas simples de como ajustar a sua comunicação aos sinais não-verbais que observa;

- Conhecer os segredos da linguagem corporal e as suas aplicações nos negócios, na liderança e na avaliação da credibilidade;

- Aprender a utilizar as nossas poderosas Técnicas de Conversação Q4 e BLINK;

- Aprender a identificar as necessidades das pessoas à sua volta porque conseguirá ver o que eles sentem ou pensam;

- Saber como aplicar no campo profissional e pessoal os conhecimentos adquiridos.

No final do curso, você será capaz de Identificar a estrutura dos grupos musculares da face e como elas agem na expressão da emoção.

Detectar a Linguagem corporal do mentiroso, Micro Expressões e

(5)

Se você é um médico, dentista ou terapeuta:

Utilizar movimentos de linguagem corporal simples para aumentar o rapport e conforto do paciente.

Transmitir sensibilidade e apoio com a sua linguagem corporal, quando você deve entregar triste notícia.

Descubra as micro-expressões faciais e outros sinais de linguagem corporal que indicam como os seus pacientes estão realmente sentindo para que possa enfrentar a ansiedade e melhorar a sua experiência de saúde.

Identificar os sinais que indicam os pacientes não estão dando-lhe a sua história médica completa e lista de sintomas.

Se você é um professor ou pai e quer proteger as crianças

:

Identificar gestos ameaçadores de linguagem corporal para que você possa

se ​proteger do perigo e ensinar as crianças o que observar para a sua

segurança.

Diferenciar os olhares diferentes que sugerem violência iminente para que você possa recuar.

Ver através das micro-expressões faciais sobre o Bullyng, que revelam como eles se sentem realmente irritados ou revoltados, apesar de afirmarem estar bem sobre as coisas

.

Se você é um vendedor, gerente ou empresário:

Aprender a identificar e fazer movimentos efetivos de poder da linguagem corporal que criam afinidade imediata com seus clientes, fornecedores ou parceiros de negócios.

Descobrir as micro-expressões faciais que indicam como seus clientes estão realmente sentindo, mesmo que suas palavras indicam de forma diferente para que possa prestar um melhor serviço ao cliente.

Identificar sinais de linguagem corporal que indicam incerteza ou estresse e possível fraude, o que lhe permite responder às preocupações ocultas e suspeitas durante as reuniões ou negociações.

Se você é um treinador, coaching ou consultor:

Aprender a identificar e fazer movimentos de linguagem corporal eficazes que criam comunicação instantânea com seus alunos e clientes.

Descobrir as micro-expressões faciais que indicam como os alunos estão realmente sentindo, mesmo que suas palavras indicam de forma diferente, você pode ajustar a sua mensagem e

exemplos para atender às suas necessidades.

Identificar os sinais de linguagem corporal que indicam incerteza ou stress, o que lhe permite responder às preocupações ocultas durante o treinamento, coaching ou sessões de consultoria.

Se você é um repórter, jornalista, advogado ou investigador:

Aprender a identificar e fazer movimentos para colocar imediatamente seus entrevistados à vontade.

Descobrir as micro-expressões faciais e outros sinais de linguagem corporal que indicam como seus entrevistados estão realmente sentindo, mesmo que suas palavras contam uma história diferente.

Decifrar sinais corporais que sugerem que há mais por trás da história.

Usar perguntas estratégicas que visam a verdade para que você possa obter toda a história.

(6)

IMELCO – INSTITUTO DE MICRO EXPRESSÕES FACIAIS E LINGUAGEM CORPORAL SP.

A IMELCO utiliza como base a METODOLOGIA da FACS, criada pelo renomado Paul Ekman, que vem se mostrando ser o MAIS PRECISO DOS MÉTODOS indispensável para o estudo e

reconhecimento e mapeamento da face humana apresentando resultados minuciosos e rigorosos no reconhecimento das emoções.

Combinamos ciência comportamental com experiência prática no mundo real para fornecer treinamento exclusivo nos campos da expressão facial da emoção, linguagem corporal, detecção de Mentiras numa ciência com 50 anos de estudos específicos.

Idealizadores da ferramenta F.A.C.E. (Ferramenta auxiliar de conhecimento emocional), utilizada para treinamentos do reconhecimento de emoções.

Marcos Moreira

Administrador, co-fundador, treinador e consultor do Instituto Imelco.

Formado em Direito pela Universidade Paulista, tornou-se professor do Instituto de Micro

Expressão e Linguagem Corporal- Imelco. Após realizar diversos cursos na área de Direito, e obter um vasto conhecimento na área de Mediação e resolução na área jurídica, constatou a

importância dos estudos da Micro Expressão. Retomou seus estudos, mas direcionado para o estudo da face e linguagem corporal. Após anos de estudos em instituto e cursos voltados para essa área, passou a buscar sua certificação profissional para concretizar a idealização da Imelco.

Além de suas certificações nacionais, foi certificado pela Center for Body Language – Micro Expressions Practitioner e Trainer.

Atualmente, sócio-diretor e professor do Instituto Imelco, realiza trabalhos na área de Micro Expressões e Linguagem corporal.

Thiago Luigi

Administrador, co-fundador, treinador e consultor do Instituto Imelco.

Faz parte de uma seleta turma formada no país em Pratictioner e Trainer pelo Center for Body Language (primeira e única instituição de ensino no Mundo de Micro expressão e linguagem corporal voltada para negócios) apresentando resultados excepcionais na detecção de Micro expressões.

Certificado em METT Advanced Expert Level ( Micro Expression Trainning Tools ), SETT Advanced Expert Level ( Subtle Expression Training Tools) em Expressões Faciais por Paul Ekman, Ph.D. e também certificado em Evaluating Truthfulness Advanced Training, SubX Lite e Evaluating Truthfulness por David Matsumoto.

Presta consultoria na detecção de mentiras, segurança e sinais de hostilidade, relacionamentos, área corporativa (vendas, Rh – processos seletivos e negociações) e também atuação com atores e atrizes que desejam melhorar suas expressões.

Faz parte do núcleo pedagógico e de pesquisas do Instituto Imelco junto com seu sócio, atuando ativamente e diretamente na execução de todo o material utilizado.

Referências

Documentos relacionados

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Entendeu-se a importância da Arquitetura Moderna no Brasil e seus grandes nomes influentes, como arquitetos renomados, apontando principalmente o arquiteto Oscar

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual motora, com estrutura

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Perguntamos para as gestantes do escritório, como foi quando descobriram que estavam grávidas... Sempre tive o sonho de ser mãe, mas eu esperava que isso aconteces- se em um

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para