• Nenhum resultado encontrado

Exercícios sobre proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Exercícios sobre proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Exercícios

1.

Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.

O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).

Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em

a) vitaminas A e E.

b) frutose e sacarose.

c) aminoácidos naturais.

d) aminoácidos essenciais.

e) ácidos graxos saturados.

2.

Para que uma célula possa produzir suas proteínas, ela precisa de aminoácidos, que podem ser obtidos de duas formas: ingeridos em alimentos ricos em proteínas, ou produzidos pelas células a partir de outras moléculas orgânicas. Nas alternativas abaixo marque respectivamente como são chamados os aminoácidos que um organismo não consegue produzir, e como são chamados os aminoácidos produzidos a partir de outras substâncias.

a) Aminoácidos naturais e aminoácidos essenciais;

b) Aminoácidos proteicos e aminoácidos não essenciais;

c) Aminoácidos primários e aminoácidos secundários;

d) Aminoácidos globulares e aminoácidos secundários;

e) Aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais.

3.

Diversas doenças podem ser causadas pela falta de algumas vitaminas, são as chamadas avitaminoses. Como exemplo dessas doenças, podemos destacar o escorbuto, uma patologia que era muito frequente nos marinheiros que passavam um grande período de tempo no mar sem uma alimentação adequada. O escorbuto é causado principalmente pela deficiência de:

a) vitamina A.

b) vitaminas do complexo B.

c) vitamina C.

d) vitamina D.

e) vitamina E.

(2)

4.

Agentes mutagênicos são aqueles que têm o potencial de alterar sequências genéticas. Os efeitos desses agentes podem ser detectados por meio da sequência de bases do RNA. Caso o RNA resultante da sequência genética seja o esperado, conclui-se que o gene não sofreu mutação.

Dessa forma, a sequência 3’ AGACATATA 5’ de um gene terá escapado à ação de um agente mutagênico caso seja

a) traduzida em RNAt de sequência 3’ TCTGTATAT 5’.

b) traduzida em RNAm de sequência 3’ TCTGTATAT 5’.

c) transcrita em RNAm de sequência 5’ UCUGUAUAU 3’.

d) transcrita em RNAm de sequência 5’ AGACATATA 3’.

e) transcrita em RNAt de sequência 3’ UCUGUAUAU 5’.

5.

Pesquisa feita na UNESP, em Botucatu, dividiu ratas grávidas em dois grupos. O primeiro grupo recebeu dieta com 17% de proteínas e o segundo recebeu dieta com apenas 6% de proteínas.

No segundo grupo, os filhotes desmamados (com 3 semanas) apresentaram maior expressão dos genes produtores de lactase e adultos (com 16 semanas) apresentavam grande atividade de sacarase.

Além disso, ambos apresentavam grande atividade do transportador de glicose pela membrana das células intestinais, conhecido como SGLT1.

(Baseado em Ciência Hoje-set. 2012) Segundo os resultados da pesquisa, uma alimentação pobre em proteínas tem como consequência a) maior obesidade porque resulta em maior absorção de glicídios.

b) menor ação de genes porque leva à falta de aminoácidos para a produção de proteínas.

c) dificuldade de reprodução celular, devido à dificuldade de duplicação de DNA.

d) problemas no desenvolvimento, uma vez que a transcrição e a tradução de genes estará prejudicada.

e) tendência a grande atividade metabólica com grande perda de energia.

(3)

3 momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é o material genético.

No artigo em Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

GRIFFITHS, A.J.F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

a) a replicação do DNA é semiconservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.

b) a replicação do DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.

c) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém- sintetizada.

d) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.

e) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

7.

Um estudante relatou que o mapeamento do DNA da cevada foi quase todo concluído e seu código genético desvendado. Chamou a atenção para o número de genes que compõem esse código genético e que a semente da cevada, apesar de pequena, possui um genoma mais complexo que o humano, sendo boa parte desse código constituída de sequências repetidas. Nesse contexto, o conceito de código genético está abordado de forma equivocada.

Cientificamente esse conceito é definido como

a) trincas de nucleotídeos que codificam os aminoácidos.

b) localização de todos os genes encontrados em um genoma.

c) codificação de sequências repetidas presentes em um genoma.

d) conjunto de todos os RNAs mensageiros transcritos de um organismo.

e) todas as sequências de pares de bases presentes em um organismo.

(4)

8.

A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contra- indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarreias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois a) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua

absorção.

b) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária.

c) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas.

d) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas.

e) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

9.

Sabendo-se que as enzimas podem ter sua atividade regulada por diferentes condições de temperatura e pH, foi realizado um experimento para testar as condições ótimas para a atividade de uma determinada enzima.

Em relação ao funcionamento da enzima, os resultados obtidos indicam que o (a) a) aumento do pH leva a uma atividade maior da enzima.

b) temperatura baixa (10°C) é o principal inibidor da enzima.

c) ambiente básico reduz a quantidade de enzima necessária para a reação.

d) ambiente básico reduz a quantidade de substrato metabolizado pela enzima.

e) temperatura ótima de funcionamento da enzima é 30 °C, independentemente do pH.

(5)

5 específicas. A atividade das enzimas sofre influência de alguns fatores, como a elevação da temperatura, que altera a estrutura espacial das moléculas de proteínas. Foi realizada uma experiência com uma enzima digestória bovina para verificar a variação da velocidade de uma reação com o aumento da temperatura do meio em que ocorreu. Com os dados dessa experiência foi construído o seguinte gráfico.

Assinale a alternativa que contém a correta explicação do gráfico

a) A velocidade da reação é inversamente proporcional ao aumento da temperatura.

b) A velocidade da reação aumenta proporcionalmente com o aumento da temperatura.

c) A velocidade da reação diminui proporcionalmente com o aumento da temperatura.

d) Existe uma temperatura ótima na qual a velocidade da reação é máxima.

e) A reação sofre inversão de sentido a partir de determinada temperatura.

(6)

Gabaritos

1. D

Os aminoácidos essenciais (ou indispensáveis) são aqueles que o organismo humano não consegue produzir. Dessa forma, ao realizarem uma dieta sem proteínas, os produtores rurais deveriam receber uma suplementação alimentar em tais aminoácidos.

2. E

Os aminoácidos que um organismo não consegue produzir são chamados de essenciais, enquanto que os aminoácidos produzidos a partir de outras substâncias são chamados de não essenciais ou naturais.

3. C

O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Entre os sintomas, estão cansaço, dores no corpo, pele seca, hemorragias e problemas de cicatrização.

4. C

O calor promoveu o rompimento das ligações de hidrogênio existentes entre os dois filamentos polinucleotídicos.

Se a relação (A+G)/(T+C) foi igual a 0,5 na fita analisada, na outra fita essa relação é 2,0.

Na fita complementar, teremos: 10 A e 10 G; 5 T e 5 G Logo:

(10+10) /(5+5) = 2,0 5. A

No grupo 2, que teve dieta com restrição de proteínas, observou-se uma maior atividade da enzima sacarase e da enzima lactase, enzimas que atuam sobre dissacarídios, com a consequente liberação de monossacarídios, que serão absorvidos pelo organismo. Além disso, foi constatado um aumento na atividade do transportador de glicose pela membrana plasmática, o que indica que a absorção de açúcares ficou mais intensa nesses ratos.

6. C

A duplicação do DNA é semiconservativa. Durante o processo de replicação, ocorre ruptura das ligações de hidrogênio existentes entre as bases dos dois filamentos da molécula e, junto à cada filamento velho, forma-se um novo filamento.

Assim, cada molécula-filha de DNA é formada por um filamento velho e por um filamento recém- sintetizado.

7. A

O código genético é a correspondência entre as trincas do RNA (ou DNA) e os aminoácidos por elas codificados. Cabe ressaltar que o código genético é universal.

8. E

As vitaminas lipossolúveis dissolvem-se nos lipídios e são absorvidas junto com eles. Pelo fato de não serem solúveis em água, não são eliminadas com a urina.

9. D

Comparando os gráficos, observamos que a atividade enzimática em pH>8 (meio básico) é menor que a atividade enzimática em pH<7 (meio ácido), para uma mesma temperatura.

Referências

Documentos relacionados

Os resultados obtidos a partir das extrações e da utilização de métodos distintos de quantificação são considerados resultados significativos, sendo que a

8ª - Se o Tribunal dá como provada a abertura do portão -sendo que nos reportamos àquele que deita para a propriedade do autor - ao não dar como provado que o aqui recorrente não

7.6 ​Ao enviar sua inscrição para o concurso, os/as autores/as das obras declaram ser proprietário (s) /a (as) ou possuidor (es) /a (as) de todas as licenças e direitos

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), como o próprio nome diz, é um programa de ensino público de nível fundamental e médio que visa a formação de

The campaign has determined the requirements for procure- ment of reproducible radiopure titanium metal, included an extensive assay campaign of titanium samples (along- side

SSL - VISÃO SIMPLIFICADA Cliente (Subjet) Servidor (Subject) Chave privada {PriS} Chave pública {PubS} Chave secreta {SecC} 9 O servidor descriptografa a chave

Manifesto do FNPE, que possa contribuir para a formulação das ações subsequentes, será designado, pelo FNPE, um grupo de trabalho especial, responsável pela sistematização das

f) Promover a utilização de tecnologias de processamento de produtos de origem animal para garantir valor acrescentado de carnes, pele e leite, segurança alimentar,