• Nenhum resultado encontrado

Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 4"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Sugestões de atividades para avaliação

Ciências

8 o ano – Unidade 4

(2)

1 Classifique cada afirmação como verdadeira (V) ou falsa (F) e corrija aquelas que considerar falsas.

a) ( ) Neurônios são células do tecido nervoso especializadas em receber estímulos e transmitir informações pelo nosso corpo.

b) ( ) As células do tecido conjuntivo não são unidas entre si.

c) ( ) O tecido epitelial só é encontrado na epiderme da pele.

d) ( ) Os glóbulos brancos e os glóbulos vermelhos transportam o gás oxi- gênio e o gás carbônico pelo corpo.

e) ( ) As células do tecido adiposo armazenam gordura e atuam como um isolante térmico.

2 Descreva o que são os estímulos ambientais e como eles são percebidos pelo sistema sensorial.

3

A língua é o órgão responsável por captar as sensações gustativas (doce, azedo, salgado, amargo e o umami). No entanto, quando ficamos com o nariz ‘entupido’

temos dificuldade para sentir o gosto dos alimentos. Por que isso ocorre? Qual é a relação entre o cheiro e o sabor dos alimentos?

A anestesia, como conhecemos hoje, é uma aquisição recente na história da humanidade. Sabe-se que, na Antiguidade, eram realizados alguns tipos de cirurgia e prova disso são os instrumentos cirúrgicos egípcios em exposição nos museus. Portanto, as civilizações antigas de- viam conhecer fórmulas para driblar a dor e operar as pessoas. Relatos provenientes da Grécia Antiga indicam que Hipócrates utilizava a esponja soporífera embebida em substâncias sedativas e analgésicas extraídas de plantas e que o médico Dioscórides descobriu os efeitos anestésicos da mandrágora, um tubérculo muito parecido com a batata. Já os chineses se valiam dos conhecimentos de acupuntura e os assírios comprimiam a carótida, para impedir que o sangue chegasse ao cérebro.

Gelo ou neve para congelar a região a ser operada, embriagar o pacien- te, hipnose foram outros recursos usados para aliviar a dor no passado.

Quando de nada adiantavam, as cirurgias eram realizadas a frio, com os doentes imobilizados à força.

4

© 1996 PAws, INC. All RIghts ReseRveD/ DIst. uNIveRsAl uClICk UniDaDE

4

Nome: Data:

(3)

Esse panorama mudou, e mudou muito. Hoje, a anestesia é um proce- dimento médico de altíssima segurança que promove analgesia completa enquanto o paciente é operado. [...]

VARELLA, D. História da anestesia. Cruz Vermelha Brasileira.

Disponível em: <http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/2150/

historia-da-anestesia>.Acesso em: jan. 2011.

O texto cita alguns métodos anestésicos utilizados ao longo da história. Apesar de serem bastante diversos, todos esses métodos anestésicos funcionam, em última análise, do mesmo modo: impedem, idealmente, que a pessoa sinta dor. Isso é possível porque:

a) a anestesia impede que os impulsos nervosos gerados pelos receptores de dor sejam transmitidos; portanto, eles não chegam ao cérebro e a pessoa não sente dor.

b) a anestesia destrói os receptores de dor, os quais são, posteriormente, re- postos por novos receptores produzidos pelo corpo.

c) a anestesia impede que os impulsos nervosos sejam gerados pelos recep- tores, portanto, não há estímulo de dor para ser sentido.

d) a anestesia deixa as pessoas inconscientes e, portanto, impossibilitadas de sentir dor.

e) a anestesia impede a movimentação do paciente, possibilitando sua operação.

5 Analise a figura abaixo e depois avalie as alternativas. Reescreva aquelas que estiverem incorretas.

lente

Córnea Íris

esclera

Corioide Retina Nervo óptico

veia

humor vítreo humor

aquoso

Pupila

Artéria

a) A lente é rígida e atua focalizando o objeto. A retina é a camada mais inter- na do olho, atrás dela estão localizadas as células receptoras dos estímulos visuais. O nervo óptico transmite as imagens do cérebro para as células receptoras na retina.

b) Os cones e bastonetes são as células da retina que recebem os estímulos luminosos. Os cones são responsáveis pela percepção do branco, do preto e dos tons de cinza e os bastonetes são sensíveis às cores.

c) A íris controla a contração e o relaxamento da lente. A pupila se contrai ao entrar numa sala escura para permitir que entre maior quantidade de luz no olho; ela relaxa ao sair de um local escuro para um de maior claridade para diminuir a quantidade de luz que entra no olho.

CelIA IwAshItA

(4)

6 Classifique cada afirmação como verdadeira (v) ou falsa (F) e corrija aquelas que considerar falsas.

a) ( ) Osteócitos são as células adultas do tecido ósseo não vascularizadas.

b) ( ) O tecido ósseo compacto é maciço e localizado na parte externa dos ossos, enquanto o interior dos ossos é formado por tecido ósseo esponjoso.

c) ( ) A rigidez dos ossos é devida à presença de cálcio e fósforo na matriz óssea.

d) ( ) O tecido ósseo é um tipo de tecido epitelial.

7 A figura abaixo esquematiza a movimentação do antebraço, efetuada pelos bíceps e tríceps. Nesse, e de fato na maioria dos casos, diz-se que os músculos agem em conjunto. Isso quer dizer que ao se contraírem os dois músculos citados trazem o antebraço para perto do braço?

8 Preencha corretamente as lacunas dos textos a seguir.

a) As presentes no citoplasma das fibras musculares são capazes de se contrair, fazendo com que os

movimentem nossos braços, pernas, dedos etc.

b) Os ligam os músculos aos ossos, sendo essen-

ciais na movimentação do corpo.

9 Identifique o tipo de articulação, representada nas ilustrações a seguir, e depois responda.

Bíceps

Úmero tríceps Úmero

ulna

ulna

Rádio Rádio

tríceps Bíceps

CelIA IwAshItA

II.

III.

I.

IlustRAçÕes: CeCÍlIA IwAshItA

a) O que é uma articulação?

b) Por que os ossos das articulações são recobertos com cartilagem?

c) Qual é a possível consequência de um rompimento de ligamentos?

(5)

10 em uma pessoa sem nenhum problema de visão, a imagem é formada exata- mente sobre a retina. No entanto, algumas pessoas necessitam de óculos com lentes de correção, para miopia ou para hipermetropia.

explique o que acontece com a imagem projetada na retina de uma pessoa míope e na de uma pessoa que sofre de hipermetropia.

11 um DJ que há cinco anos trabalha três noites por semana numa discoteca foi ao médico se queixando de falta de concentração e insônia. O trabalho dele pode estar relacionado com os sintomas apresentados? Por quê?

12

a) Qual dos sentidos permitiu ao gato do quadrinho sentir as cócegas?

b) A qual órgão sensorial esse sentido está ligado?

13 A orelha é o órgão responsável pela audição. Descreva como as ondas sonoras são captadas e transmitidas neste processo.

14 Preencha as lacunas no texto a seguir utilizando as seguintes palavras:

osteócitos – tecido ósseo – tecido sanguíneo – matriz óssea – medula óssea vermelha – cálcio

© 1996 PAws, INC. All RIghts ReseRveD/ DIst. uNIveRsAl uClICk

O esqueleto humano tem 206 ossos. O é com-

posto principalmente de , células ósseas adultas, e , composta de sais minerais e proteínas. Os principais sais são de e de fósforo. Além do tecido ósseo, o osso também é formado por periósteo,

e medula óssea amarela.

15 Com relação à prevenção de lesões nos músculos e nos ossos, é importante ter algumas atitudes, exceto:

a) Praticar esportes de forma exagerada.

b) Alongar e aquecer os músculos antes de iniciar atividades físicas.

c) seguir uma dieta equilibrada e ingerir alimentos ricos em cálcio.

d) tomar cuidado ao levantar e carregar pesos.

16 uma pessoa portadora de necessidades especiais que apresenta deficiência no sentido da visão pode usar o tato para ler e reconhecer objetos no ambiente.

Os estímulos recebidos são captados:

a) pela pele, são conduzidos pelo nervo óptico e são interpretados pelo cérebro.

b) pela pele, são conduzidos por nervos sensoriais e são interpretados no cérebro.

c) pela pele e são interpretados por ela.

Referências

Documentos relacionados

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito &amp; Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω