• Nenhum resultado encontrado

ANALISANDO QUESTÕES DO ENEM E LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/ENSINO MÉDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANALISANDO QUESTÕES DO ENEM E LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/ENSINO MÉDIO "

Copied!
295
0
0

Texto

(1)

CONHECIMENTOS ESCOLARES EM ECOLOGIA:

ANALISANDO QUESTÕES DO ENEM E LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/ENSINO MÉDIO

Bianca Gonçalves Sousa de Moraes

Rio de Janeiro, RJ 2020

(2)

Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH

Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

CONHECIMENTOS ESCOLARES EM ECOLOGIA:

ANALISANDO QUESTÕES DO ENEM E LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/ENSINO MÉDIO

Bianca Gonçalves Sousa de Moraes

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito parcial para obtenção do título de Doutora em Educação.

Orientadora: Maria Margarida Pereira de Lima Gomes

(3)
(4)
(5)
(6)

AGRADECIMENTOS

Agradecer é reconhecer humildemente que suas conquistas não são só suas. É entender que, nos caminhos que te levaram à vitória alguns heróis te acompanharam, sustentaram os passos dados e te ajudaram a se manter de pé. Nos diversos momentos em que minhas forças pareciam se esgotar e meu andar vacilar, não faltaram heróis para me acompanhar. É a eles que deixo minha gratidão.

À força suprema que chamo de Deus que colocou esses heróis em minha vida. Que desenhou e continua a desenhar de forma tão perfeita o meu viver. Que me surpreende com as graças derramadas.

Aos meus pais, Roselisa e Abraão, meus primeiros incentivadores aos estudos, que tanto lutaram e se sacrificaram para me dar a melhor educação possível e cujos olhos brilham a cada nova conquista minha.

Ao Douglas, meu marido e companheiro, por seu ombro para chorar, sua voz pra aconselhar, seu olhar pra me acalmar e sua disposição para me ouvir mesmo nos momentos de maior estresse e impaciência. Obrigada por acreditar em mim mais do que eu mesma.

À minha amada filha, Maria Clara, pacotinho de gente que acompanhou minhas primeiras aulas do doutorado na barriga, que tornou todo o caminhar mais árduo, mas de quem provém minha maior fonte de energia. Obrigada pela força que me dá pelo simples fato de você respirar.

A todos os meus amigos, especialmente à Natália e Ana Alice, com as quais pude compartilhar algumas angústias decorrentes da pesquisa e das dificuldades em ser professora-pesquisadora-filha-esposa-mãe-dona de casa.

À Maria Margarida, minha orientadora, por sempre me acolher, entender minhas limitações, contribuir para meu crescimento acadêmico e por sua amizade.

Às colegas do grupo de pesquisa “Currículos escolares, ensino de Ciências e materiais didáticos”, pela energia empreendida na busca pelos livros didáticos necessários a essa pesquisa, pelas dúvidas e aprendizados compartilhados, pelo carinho e acolhimento sempre tão característico desse grupo e por partilharmos as aflições diante de um cenário sombrio que foi se delineando para a educação no país.

Aos professores da Faculdade de Educação da UFRJ, pelas suas aulas riquíssimas e por reafirmarem em mim a vontade de contribuir para a construção de uma educação pública de qualidade.

(7)

Aos professores que se dispuseram a participar da banca e, com isso, ler meu trabalho, refletir sobre a pesquisa realizada, me fazer enxergar as falhas cometidas e outros possíveis passos a serem dados.

Aos funcionários da Faculdade de Educação da UFRJ, especialmente à Sol por estar sempre solícita a nos ajudar na resolução de diversos problemas, por seu testemunho de vida, pela força e energia que nos transmite com sua luta.

A todos aqueles que são ou já foram meus alunos, com os quais vou aprendendo diariamente e que vão me mostrando, das mais diversas maneiras, as belezas do magistério.

A todos vocês o meu muito obrigada!

(8)

RESUMO

MORAES, Bianca Gonçalves Sousa de Moraes. Conhecimentos escolares em Ecologia: analisando questões do ENEM e livros didáticos do PNLD/Ensino Médio . Rio de Janeiro, 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

Essa pesquisa se volta para a compreensão sócio-histórica de aspectos que caracterizaram os conhecimentos escolares em Biologia, com foco na temática ecológica, no período de 1998 a 2018. Especificamente, o acesso às formas de conhecimento autorizadas se deu pela análise das questões de Biologia do ENEM, do intervalo histórico considerado, e de livros didáticos dessa disciplina que foram aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Investimos na produção de articulações teóricas que nos permitem entender a produção dessas políticas, de avaliação e do livro didático, como um processo circular e contínuo (BOWE, BALL & GOLD, 1992) que vai produzindo formas de conhecimentos escolares e participando da alquimia da disciplina escolar (POPKEWITZ, 2011). Tais articulações nos permitem assumir o caráter dinâmico do currículo e dos conhecimentos escolares, entendendo que esses conhecimentos são marcados por tradições utilitárias, acadêmicas e pedagógicas (GOODSON, 1997 e 2012) e constituídos não só por conteúdos, mas também por regras e padrões que vão produzindo sujeitos, regulando selfs (POPKEWITZ, 2001, 2010, 2011 e 2014). Trata-se de um trabalho cujas questões de pesquisa se relacionam com: os conhecimentos, de temática ecológica, valorizados no período histórico considerado; os objetivos curriculares priorizados nesse período; a relação da Ecologia com a integração e o disciplinar; e os tipos de pessoas que essas regras e padrões de conhecimento fabricam. Em termos metodológicos, a análise se centrou em uma temática específica dentro da Biologia e utilizou como fontes empíricas as provas do ENEM e livros didáticos de Biologia do período de 1998 a 2018.

A pesquisa revelou como tradição marcante nos materiais empíricos analisados o grande investimento em trabalhar os conhecimentos de Ecologia recorrendo a problemáticas ambientais. Foi possível perceber a temática ambiental como um fator que vem historicamente favorecendo o caráter integrador da ecologia, sendo importante fio condutor que aproxima diferentes campos do conhecimento. Apesar de seu caráter utilitário e pedagógico, a demanda ambiental não se apresentou como ameaça à disciplina escolar, pelo

(9)

contrário, entendemos que ela foi se constituindo em uma importante força para a manutenção da disciplina, uma vez que as questões ambientais foram auxiliadoras para cumprir as necessidades e pressões por formas de conhecimento mais contextualizados e interdisciplinares, em um momento histórico no qual a busca por status e territorialidade foi se dando muito em associação com a valorização de princípios curriculares como os de interdisciplinaridade, contextualização, situação-problema e propostas de intervenção na realidade.

De modo geral, a partir do material empírico analisado, foi possível perceber que os conhecimentos escolares em Biologia de temática ecológica foram atuando, no período histórico considerado, na normalização de selfs a partir de regras e padrões que consideram aspectos produtivos e econômicos do país, como atividades agrícolas, aspectos relativos às agressões ambientais, bem como a aproximação dos conteúdos com o ser humano em uma tendência de valorização da contextualização e de tradições disciplinares mais utilitárias. O utilitário e o pedagógico não foram apagados do ENEM, no entanto o exame foi tendendo à maior academização, enquanto os livros didáticos foram garantindo maior espaço, especialmente nos boxes , às demandas sociais. Entendemos que os conhecimentos ecológicos materializados no exame e nos livros foram contribuindo para produzir uma alquimia da disciplina escolar Biologia que dá destaque para a demanda ambiental, contribuindo para a fabricação de indivíduos atentos às problemáticas ambientais, uma vez que tal demanda se apresenta como norma, uma estabilidade/continuidade histórica, que participa do processo de produção alquímica de mentes.

Palavras-chave : Currículo, conhecimentos escolares, disciplina escolar Biologia, Ecologia, ENEM, livros didáticos, Programa Nacional do Livro Didático.

(10)

ABSTRACT

MORAES, Bianca Gonçalves Sousa de Moraes. Conhecimentos escolares em Ecologia: analisando questões do ENEM e livros didáticos do PNLD/Ensino Médio . Rio de Janeiro, 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

This research focuses on the socio-historical understanding of aspects that characterized school Biology knowledge, with a focus on ecology, from 1998 to 2018.

Specifically, we accessed authorized forms of knowledge by the analysis of ENEM Biology questions, of the historical period considered, and schoolbooks of that school subject that were approved by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). We invest in the production of theoretical articulations that allow us to understand the production of these policies, of evaluation and of the schoolbooks, as a circular and continuous process (BOWE, BALL & GOLD, 1992) that produces forms of school knowledge and participates in the realization of alchemy school subject (POPKEWITZ, 2011). Such articulations allow us to assume the dynamic character of the curriculum and school knowledge, understanding that this knowledge is marked by utilitarian, academic and pedagogical traditions (GOODSON, 1997 and 2012) and constituted not only by content, but also by rules and standards that produce subjects, regulating selfs (POPKEWITZ, 2001, 2010, 2011 and 2014). It is a work whose research questions are related to: knowledge, with an ecological focus, valued in the historical period considered; the curricular objectives prioritized during this period; the relationship between Ecology and integrative and disciplinary aspects; and the types of people that these rules and standards of knowledge manufacture. In methodological terms, the analysis focused on a specific Biology theme and used, as empirical sources, the tests of ENEM and Biology schoolbooks from 1998 to 2018.

The research revealed as a tradition in the empirical materials analyzed the investment in using environmental problems to approach Ecology knowledges. It was possible to perceive the environmental theme as a factor that has historically favored the integrating character of Ecology, being an important guiding thread that brings together different fields of knowledge. Despite its utilitarian and pedagogical character, the environmental demand did not represent a threat to the school subject, on the contrary, we understand that it has been

(11)

constituting an important force for the maintenance of the school subject, since the environmental issues were helpful to fulfill the needs and pressures for more contextualized and interdisciplinary forms of knowledge, in a historical moment in which the search for status and territoriality was taking place in association with the valorization of curricular principles such as interdisciplinarity, contextualization, problem solving and actually intervention proposals.

In general, from the analyze of the empirical material, it was possible to see that Biology school knowledge’s, with an ecological focus, was acting, in the historical period considered, in the normalization of selfs based on rules and standards that consider productive and economic aspects of the country, as agricultural activities, aspects related to environmental aggressions, as well as the approximation of the contents with the human being in a tendency to value contextualization and more utilitarian disciplinary traditions. The utility and the pedagogical were not deleted from ENEM, however the exam tended to become more academic, while the schoolbooks were guaranteeing more space, especially in the boxes , to social demands. We understand that the ecological knowledges materialized in the exam and in the books contributed to produce an alchemy of Biology school subject that highlights the environmental demand, contributing to the manufacture of individuals aware of environmental problems, since such demand is presented as a norm, a historical stability/continuity, which participates in the process of alchemical production of minds.

Keywords: Curriculum, school knowledge, Biology school subject, Ecology, ENEM, schoolbooks, Programa Nacional do Livro Didático.

(12)

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior BSCS - Biological Science Curriculum Study

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAp/UFRJ - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro CBA - Chemical Bond Approach

CNLD - Comissão Nacional do Livro Didático

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Colted - Comissão do Livro Técnico e Didático

CTS - Ciência-Tecnologia-Sociedade

DCNEM - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio EBTT - Ensino Básico Técnico e Tecnológico

ENC - Exame Nacional de cursos

Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

FAE- Fundação de Assistência ao Estudante Fename - Fundação Nacional de Material Escolar

FUNBEC - Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências

Fundação Cecierj - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

IBECC - Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INL - Instituto Nacional do Livro

IES - Instituições de Ensino Superior

IFES - Instituições Federais de Educação Superior LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional MEC - Ministério da Educação

NEC - Núcleo de Estudos do Currículo

OCEM - Orientações Curriculares para o Ensino Médio

(13)

PCN+ - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNEM - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola

PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Plid - Programa do Livro Didático

PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar

PNATE - Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar PNLD - Programa Nacional do Livro Didático

PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

PREMEN - Projeto Nacional para a Melhoria do Ensino de Ciências Prouni - Programa Universidade para Todos

PSSC - Physical Science Curriculum Study.

PVS-CEDERJ - Pré-vestibular Social do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro

Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Sisu - Sistema de Seleção Unificada

TRI- Teoria de Resposta ao Item

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro UFPE - Universidade Federal de Pernambuco UNESP - Universidade Estadual Paulista

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas USP - Universidade de São Paulo

(14)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO... 16 OS CAMINHOS PERCORRIDOS E A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA………....17 CONSIDERAÇÕES SOBRE O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO………...….26 1. ASPECTOS TEÓRICOS DOS CONHECIMENTOS ESCOLARES E DA

HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ………..……..33 1.1 ENTRE A HISTÓRIA SOCIAL E A EPISTEMOLOGIA SOCIAL- DIÁLOGOS ENTRE IVOR GOODSON E THOMAZ POPKEWITZ PARA PENSAR A HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES...…....34

1.2 A DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA………...50

1.3 A CONSTRUÇÃO DE UMA PERSPECTIVA TEÓRICA PARA OLHAR OS CONHECIMENTOS ESCOLARES ....………...60

2. COMPREENDENDO ASPECTOS DAS POLÍTICAS CURRICULARES NA RELAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS ESCOLARES...……….78 2.1 O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO ... 78 2.2 ASPECTOS HISTÓRICOS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO……….85 2.3 COMPREENDENDO ASPECTOS DAS POLÍTICAS CURRICULARES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS...…...90 2.4 ENEM E PNLD: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS COMO PRODUZIDOS EM MEIO A DIFERENTES CONTEXTOS………96

3. LIVROS DIDÁTICOS E O ENEM COMO FONTES PARA A PESQUISA CURRICULAR………..……….101 3.1 LIVROS DIDÁTICOS COMO FONTES POTENCIAIS PARA ACESSAR OS CONHECIMENTOS ESCOLARES ...101 3.2 LIVROS DIDÁTICOS E ENEM NA RELAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS

ESCOLARES: O QUE DIZEM TRABALHOS ENCONTRADOS NO

LEVANTAMENTO...……….108 3.3 OS CAMINHOS METODOLÓGICOS ...…128 4. CONHECIMENTOS ESCOLARES EM ECOLOGIA: PRODUZINDO COMPREENSÕES ACERCA DAS TRADIÇÕES E DAS REGRAS E PADRÕES ....139

(15)

4.2 CICLOS BIOGEOQUÍMICOS ………166

4.3 DINÂMICA DE POPULAÇÕES ………205

4.4 RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS ………...221

4.5 BIOMAS ………...………...244

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ……….256

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...…. 265

APÊNDICE………...274

ANEXOS ...……….394

(16)

APRESENTAÇÃO

Como reflexo de interesses de pesquisa que se localizam no campo do Currículo, especificamente nos estudos acerca da História das Disciplinas Escolares, esta pesquisa se dedica a buscar compreender aspectos curriculares da relação entre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a disciplina escolar Biologia a partir do olhar sobre os conhecimentos escolares. Considerando os livros didáticos de Biologia como documentos curriculares que configuram conhecimentos constituintes do currículo disciplinar, a análise desses materiais se dá a partir da seleção elaborada pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLD/EM) 1 . Ao analisar as questões de Biologia do ENEM e livros didáticos dessa disciplina, essa pesquisa se volta para a compreensão dos conhecimentos escolares produzidos por essas políticas curriculares e da relação entre tais políticas e a referida disciplina escolar a partir do olhar sobre as estabilidades/continuidades e mudanças/rupturas históricas.

O ENEM representa uma avaliação a nível nacional cuja importância foi aumentando grandemente, em especial após sua reformulação, em 2009, quando passou a ser adotado como forma de ingresso ao Ensino Superior 2 . Em meio ao fortalecimento do ENEM, foi crescendo também a abrangência do PNLD, o qual passou a abarcar a disciplina escolar Biologia, a partir de 2012. O olhar para esses dois instrumentos, ENEM e PNLD, se dá entendendo-os como importantes fatores que produzem e são produzidos sócio-historicamente pelas disciplinas escolares. Como pesquisadora, me sinto instigada pela compreensão dos processos que constituem o que entendemos por currículo escolar e, além disso, como professora de Biologia também visualizo o quanto, tanto o ENEM como o PNLD, fazem parte dos currículos produzidos cotidianamente nos contextos escolares.

Nesse sentido, o despertar para inquietações acerca desse problema de estudo está relacionado à minha trajetória profissional e acadêmica. Apresento, a seguir, uma descrição sucinta dessa trajetória para esclarecer de que forma minhas experiências como professora e

1 O Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Básica – SEB – e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, vem publicando a cada três anos, um edital de convocação para os editores visando a inscrição e avaliação de obras didáticas destinadas aos alunos e professores da rede pública. As obras aprovadas compõem o guia nacional do livro didático, um documento direcionado às escolas para que os professores escolham os livros que desejam para serem distribuídos aos alunos.

2 A importância conferida ao Exame Nacional do Ensino Médio foi ampliada grandemente por meio da Portaria n° 109, de 27 de maio de 2009, a qual promove alterações no exame, abarcando outros objetivos e reafirmando sua utilização como mecanismo de ingresso às Instituições Federais de Ensino Superior. A partir de então os antigos vestibulares foram sendo substituídos pelo 'novo' ENEM.

(17)

pesquisadora resultaram no presente trabalho. Apresento também as questões de pesquisa, resultados do levantamento bibliográfico realizado e alguns aspectos de contribuições teóricas que orientaram a produção dessa pesquisa.

OS CAMINHOS PERCORRIDOS E A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Para esclarecer de que forma esse interesse de estudo vem sendo produzido é necessário discorrer sobre os caminhos que venho trilhando, tanto como pesquisadora da área da Educação quanto como professora da Educação Básica, uma vez que minhas experiências profissionais e acadêmicas me conduziram a tais escolhas e questionamentos. Aproximei-me da área do currículo no último ano da graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas na UFRJ, ao tornar-me bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq 3 , no Núcleo de Estudos de Currículo da UFRJ (NEC/UFRJ) 4 . Desse modo, fui apresentada a estudos acerca da História das Disciplinas Escolares, em especial da História das Disciplinas Ciências e Biologia, e fui compreendendo que as disciplinas escolares não correspondem a estruturas de conhecimento estanques e dadas, mas sim a construções sócio-históricas que estão sujeitas a mudanças como resultado da valorização de diferentes finalidade e de disputas por recursos e territórios (CHERVEL, 1990; GOODSON, 1997 e 2012).

Concluída a graduação ingressei no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (PPGE/UFRJ) e cursei o Mestrado sob orientação da Prof. Dra Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, defendendo a Dissertação intitulada "Materiais didáticos como 'inovações' curriculares: entre saberes docentes e 'tradições' da Disciplina Escolar Ciências" (MORAES, 2015). Na pesquisa empreendida no Mestrado, desenvolvi uma investigação sobre 'inovações'/'tradições' curriculares presentes em materiais didáticos produzidos por professoras de Ciências do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp/UFRJ), buscando entender como e com que motivações os materiais didáticos são produzidos, o que as professoras estão nomeando como 'novo' nesses materiais e de que forma os saberes docentes se relacionam com a produção das 'inovações' curriculares.

3 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq.

4 Tendo como orientadora a Prof. Dra. Marcia Serra Ferreira, pude participar de dois projetos de pesquisa:

‘Currículo de Ciências: entre histórias e políticas para a formação de professores’ e 'Sentidos das relações entre teoria e prática em cursos de formação de professores em Ciências Biológicas: entre histórias e políticas de currículo'.

(18)

Trata-se de uma dissertação gerada no diálogo com produções e teóricos do campo do currículo e da história das disciplinas escolares (GOODSON, 1997 e 2012; CHERVEL, 1990;

GOMES, 2008; FERREIRA, 2005, 2006, 2007 e 2008; MARANDINO, SELLES &

FERREIRA, 2009) e com contribuições das discussões sobre saberes docentes de Maurice Tardif (2012). Nela foi possível verificar que, dentre as motivações para a produção dos materiais estão a relação entre as professoras do colégio e os licenciandos 5 de Ciências Biológicas que fazem o estágio de Prática de Ensino na instituição, além da possibilidade de modificar esses materiais com grande rapidez, podendo adaptá-los às diferentes demandas de ensino que cada turma apresenta e à abordagem que a professora deseja privilegiar em sua aula (MORAES, 2015).

Além disso, a pesquisa evidenciou que a produção dos materiais didáticos e das

‘inovações’ curriculares neles presentes envolve conflitos entre representantes da comunidade disciplinar (GOODSON, 1997) de Ciências do CAp/UFRJ e que as ‘inovações’ mencionadas pelas professoras foram produzidas a partir de um conjunto de tradições, tais como a experimentação, a aplicação do método científico e a valorização de conteúdos muito tradicionais na disciplina. Também foi possível notar forte relação entre a atuação dos licenciados e a modificação ou produção de saberes experienciais, uma vez que eles estimulam as docentes do colégio a viverem uma intensa prática reflexiva. Se, por um lado, esses saberes se mostraram atuando na produção de ‘inovações’ curriculares, por outro a produção de ‘inovações’ também leva a formação de novos saberes, já que tal produção se dá

“no diálogo com os membros da comunidade disciplinar de Ciências do CAp/UFRJ, em um processo de reflexão constante que tem como consequência a construção ou ressignificação de saberes docentes” (MORAES, 2015, p. 106).

Dois artigos foram gerados partir dessa pesquisa de mestrado. Um deles (MORAES, MOURA & GOMES, 2016) foi produzido no diálogo com os resultados da pesquisa de mestrado de Moura (2015) e se volta para a compreensão de possíveis articulações entre os processos de produção de materiais didáticos elaborados e/ou utilizados por professores (as) da educação básica e seus saberes docentes. Nele dialogamos com contribuições de Tardif (2000 e 2012) a respeito da caracterização dos saberes docentes e contribuímos para

5 Designa os estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ. Muitos licenciandos que cursam a Prática de Ensino em Ciências Biológicas realizam estágio supervisionado no CAp/UFRJ, sob orientação dos professores da Prática de Ensino e dos professores regentes das disciplinas escolares Ciências e Biologia, que são docentes responsáveis pelas turmas que os licenciandos acompanham.

(19)

evidenciar e reforçar o quanto esses saberes se relacionam com os currículos escolares, por levarem à valorização de diferentes e novas abordagens curriculares que são concretizadas nos materiais didáticos.

O outro artigo (MORAES & GOMES, 2018) olha, especificamente, para as condições de produção de materiais didáticos por professoras de Ciências do CAp/UFRJ. Nele demonstramos que a produção desses materiais se relaciona com particularidades institucionais e que alguns fatores motivam esse processo produtivo como a possibilidade de o docente modificá-los com frequência e alterar a abordagem presente no mesmo. A particularidade de ser uma escola que recebe licenciandos para o estágio supervisionado da Prática de Ensino também se mostrou motivadora da produção de materiais didáticos, pois eles trazem novas ideias e estimulam uma intensa e constante prática reflexiva pelos docentes.

Ao produzir novos materiais as docentes também podem ter novas experiências interessantes o suficiente para produzir trabalhos apresentados em eventos e encontros de educação, o que consideramos se relacionar com a valorização de uma carreira acadêmica por parte desses profissionais, reflexo da proximidade da escola com a universidade.

No decorrer do Mestrado participei do grupo de estudos 6 da minha então orientadora, conectada ao projeto de pesquisa “Conhecimentos ecológicos nas disciplinas escolares Ciências e Biologia: um estudo curricular sócio-histórico”. Esse grupo de pesquisa vem produzindo trabalhos que focam na análise sócio-histórica de conhecimentos, relacionados principalmente a problemáticas ecológicas e/ou ambientais, materializados em conteúdos de ensino de livros didáticos (FONTES, 2013; FONTES & GOMES, 2014; MOREIRA, 2014;

SOUSA, 2013; VASCONCELOS & GOMES, 2013; VENTURA, 2014; SALLES, 2014;

MATTOS, 2019). Tal experiência me permitiu compreender os livros didáticos como produções históricas que materializam conhecimentos valorizados em determinados períodos históricos. Além disso, fui amadurecendo a compreensão de que os conhecimentos propostos para o ensino das disciplinas escolares não podem ser investigados como inquestionáveis e dotados de neutralidade, mas sim como o resultado de complexas dinâmicas de disputas e relações de poder relacionadas à seleção e valorização de determinados conhecimentos em detrimento de outros, o que se reflete na formação dos professores e dos estudantes nos contextos escolares.

6Grupo de Estudos “Currículos escolares, ensino de Ciências e materiais didáticos” do LaNEC – Laboratório do Núcleo de Estudos Curriculares.

(20)

Em paralelo ao meu amadurecimento enquanto pesquisadora da área da Educação, percorri caminhos como professora da Educação Básica que fomentaram em mim questionamentos e inquietações, os quais também vêm contribuindo para construir e delinear o problema de pesquisa aqui apresentado. Minha experiência como professora teve início antes mesmo de concluir a graduação, quando me tornei tutora de Biologia do Pré-vestibular Social do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (PVS-CEDERJ). A partir de então passei a trabalhar em alguns cursinhos pré-vestibulares e, pouco tempo após me formar, ingressei como professora de Biologia na rede estadual do Rio de Janeiro, onde permaneci de 2014 a 2019. Também lecionei como professora temporária no Colégio Pedro II, no qual trabalhei com algumas turmas de Ensino Fundamental, porém a maioria das turmas eram de Ensino Médio. Atuei também como professora de Ciências na rede municipal do Rio de Janeiro, de 2016 a 2019. Atualmente sou professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), atuando como docente de Biologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Portanto, apesar de ter produzido uma pesquisa no Mestrado que focou na disciplina escolar Ciências, parte considerável da minha experiência como professora se deu no Ensino Médio, como professora de Biologia, bem como em cursos preparatórios para o vestibular.

Assim, como professora , vivenciei a substituição dos vestibulares tradicionais pelo 'novo' ENEM. Nesse caminho, fui percebendo minha prática docente no Ensino Médio, bem como de meus colegas professores, sendo influenciada pelas avaliações de acesso ao Ensino Superior. Observo, por exemplo, que a preocupação em trabalhar com os alunos questões que foram cobradas nos exames anteriores e o grande foco dado aos conteúdos mais recorrentes nas questões do ENEM permeiam a minha prática docente e a de outros professores. Dessa forma, sinto-me instigada a entender melhor aspectos da relação entre o ENEM e a história da disciplina escolar Biologia, de modo a compreender os conhecimentos escolares que vêm sendo priorizados nos livros didáticos e nas questões do exame.

Enquanto ainda estava na iniciação científica, as discussões do grupo de estudos da minha então orientadora, a professora Marcia Serra Ferreira, começaram a se aproximar de uma perspectiva curricular discursiva por meio da leitura de trabalhos de Michel Foucault (2003 e 2012) e Thomaz Popkewitz (2001). No entanto, ao ingressar no Mestrado permaneci muito ligada às teorizações curriculares estruturais. Isso porque o grupo de estudos do qual passei a fazer parte, sobre a orientação da professora Maria Margarida Gomes, estava

(21)

investindo muito nas teorizações de Ivor Goodson. As contribuições desse autor respondiam perfeitamente às minhas necessidades e questões da pesquisa de Mestrado.

Como herança da minha pesquisa de mestrado, comecei minha produção do doutorado me agarrando no que, até então, era meu porto seguro teórico-metodológico, as contribuições teóricas de Ivor Goodson. No decorrer do doutorado cursei algumas disciplinas e experimentei o contato com alguns textos que me apresentaram à teorização sobre o ciclo de produção de políticas (BOWE, BALL & GOLD, 1992). Fui enxergando a fertilidade da ideia de ciclo de políticas para pensar minha pesquisa, uma vez que minha preocupação reside nos conhecimentos escolares produzidos e valorizados a partir de duas políticas curriculares, o ENEM e o PNLD. Foi fortalecendo em mim a compreensão de que as definições curriculares relacionadas a esses documentos não são simples imposições, mas sim construções que envolvem a circularidade entre diferentes contextos. Passei, então, a associar as contribuições de Goodson para pensar o percurso histórico da disciplina escolar com a ideia de ciclo de políticas para pensar aspectos relativos ao ENEM e ao PNLD. Iniciei minha análise empírica a partir desses aportes teóricos. No entanto, após apresentação para a banca de qualificação, fui me dando conta de que o meu porto seguro já não estava me dando a segurança metodológica de que precisava para dar os próximos passos e mergulhar mais a fundo na empiria. Os estudos de Ivor Goodson têm me fornecido um bom suporte para pensar a disciplina escolar em uma perspectiva histórica e os diferentes objetivos que circulam em sua constituição. Por outro lado, a proposta do ciclo de políticas tem me ajudado a pensar o processo de produção do ENEM, do PNLD e dos conhecimentos neles materializados em sua circularidade. No entanto, ainda não me sentia segura o suficiente com relação às escolhas relativas à perspectiva teórica de conhecimento escolar com a qual pretendia trabalhar.

Uma segurança maior foi sendo alcançada a partir do momento em que resolvi me aventurar nos escritos de Thomaz Popkewtiz e investir em uma lente teórica pautada no diálogo entre esse autor e Ivor Goodson. Alguns fatores influenciaram minha escolha por recorrer às contribuições teóricas de Popkewitz. Um desses fatores é o fato de que alguns dos encontros do nosso grupo de estudos se voltaram para discutir e refletir sobre certos textos desse autor, já que algumas colegas do grupo estavam investindo em pesquisas que dialogam com contribuições dele. Outra influência foi o contato com a tese de Santos (2017), uma produção do PPGE-UFRJ e que recorre a Popkewitz para pensar aspectos do Exame Nacional do Ensino Médio. Por fim, a própria banca de exame de projeto e de qualificação foi fundamental para que eu seguisse esse caminho teórico. Falo especificamente das críticas,

(22)

intervenções e influências promovidas pelas sugestões da professora Marcia Serra Ferreira, a qual vem investindo fortemente, junto com seu grupo de estudos, na produção de diálogos com Popkewitz.

Como dito anteriormente, essa aventura na leitura de Popkewitz iniciou ainda na época da graduação, quando fazia iniciação científica com a professora Marcia Serra e participava de seu grupo de estudos. No percurso do mestrado, sob orientação da professora Maria Margarida, fiz escolhas teórico-metodológicas muito pautadas nas contribuições de Goodson, produzindo um trabalho de História do Currículo em uma perspectiva crítica. No decorrer do doutorado, retomei o contato com trabalhos de Popkewitz, uma vez que nosso grupo de estudos investiu na leitura de alguns escritos desse autor, em função de interesses de pesquisa de algumas integrantes do grupo. Apesar disso, resistia em enxergar a potencialidade das contribuições desse autor para pensar minha própria pesquisa.

A partir da leitura dos trabalhos de Jaehn (2012) e Jaehn e Ferreira (2012) fui visualizando a fertilidade da produção de diálogos entre os dois autores para pensar a pesquisa curricular. Nesse trabalho, elas investem na produção de aproximações entre contribuições críticas e pós-críticas, com vistas a produzir conhecimentos sócio-históricos híbridos . Isso porque elas consideram que a relação entre diferentes perspectivas teóricas produz híbridos culturais que ampliam as lentes teóricas possíveis nas investigações em História do Currículo.

Para elas:

os distanciamentos e as aproximações teórico-metodológicas das vertentes desenvolvidas por Ivor Goodson e Thomas Popkewitz não as colocam em pólos contraditórios ou opostos, mas em um horizonte de possibilidades de articulações que podem alargar e desafiar a análise contingencial e histórica do currículo (JAEHN &

FERREIRA, 2012, p.268).

Sendo assim, procuro trabalhar a partir da proposta de utilização de uma lente teórica pautada em duas perspectivas de História do Currículo: a história social de Ivor Goodson e a epistemologia social de Thomas Popkewitz (JAEHN, 2012). Ambas as teorizações se envolvem com a relação entre conhecimento e poder, apesar de seguirem perspectivas curriculares diferentes, estando a primeira situada no âmbito das teorizações críticas, enquanto a segunda na vertente pós. Popkewitz nos ajuda a perceber os estudos históricos como práticas discursivas. Ele entende as “narrativas históricas como sistemas de raciocínio

(23)

que constroem ‘dados’ históricos” (POPKEWITZ, 2011, p.175) e, portanto, assume que os objetos de investigação são teoricamente construídos.

As contribuições de Popkewitz para pensar a pesquisa histórica da disciplina escolar Biologia, dentre outras coisas, me permitem trabalhar a partir de um descentramento do sujeito. Isso porque não estou preocupada com os sujeitos envolvidos com a produção dos textos curriculares analisados. Foco minha atenção nos discursos presentes nesses textos, nos conhecimentos em si, nas "ideias que estão corporificadas na organização do conhecimento escolar" (POPKEWITZ, 2011, p.182) e que vão produzindo professores e alunos. O autor também me permite pensar a escolarização e o conhecimento escolar a partir da ideia de regulação social, da existência de um poder que não é externo às pessoas e exercido por meio da força bruta. Trata-se de um poder interno e produtivo, que vai produzindo autocontrole e autodisciplina, normalizando o self de cada um. Além disso, ele me permite olhar para a construção das disciplinas escolares como um processo alquímico. Nesse processo de alquimia os conhecimentos disciplinares, da academia, são magicamente transformados em um conhecimento que se apresenta como estável, fixo e naturalizado no contexto das matérias escolares. As lutas e debates relacionados à produção do conhecimento são apagados nesse processo de alquimia que produz as disciplinas escolares. Uma vez que o conhecimento é apresentado como fixado, as lutas se deslocam das definições em torno do conhecimento para a própria alma da criança, sua subjetividade, a regulação do seu self .

Essa pesquisa é produzida pensando, portanto, a disciplina escolar Biologia a partir de uma perspectiva histórica que está atenta a existência de tradições acadêmicas, utilitárias e pedagógicas que permeiam a constituição disciplinar (GOODSON, 1997 e 2012), compreendendo que esse percurso histórico envolve estabilidades/continuidades e mudanças/rupturas 7 . Aqui, entende-se que as produções curriculares e definições em torno dos conhecimentos escolares envolvem uma circularidade entre diferentes contextos (BOWE, BALL & GOLD, 1992) e também se opera com a noção de que a alquimia da disciplina escolar Biologia produz a alquimia da própria criança, produzindo professores e alunos a partir de regras e padrões de conhecimento que regulam as subjetividades (POPKEWITZ, 2001 e 2010).

7Estabilidade e mudança são termos usados por Ivor Goodson, enquanto continuidades e rupturas são utilizados por Popkewitz.

(24)

Associando as experiências adquiridas como pesquisadora com as inquietações resultantes da minha vivência como professora de Biologia, a presente pesquisa recorre a esse aporte teórico para compreender os objetivos escolares valorizados bem como as regras e padrões de conhecimento materializados em questões de Biologia do ENEM e em livros didáticos dessa mesma disciplina escolar. A preocupação se volta para os conhecimentos escolares valorizados e produzidos em meio à política do ENEM e à do livro didático na disciplina escolar Biologia, defendendo que essa produção se dá por meio de práticas alquímicas de natureza histórica. Tomando como recorte histórico o período de 1998 a 2018, focaliza-se em uma temática específica, a temática ecológica, para acessar esses conhecimentos e compreender aspectos relativos à estabilidade/continuidade e mudança/ruptura dessa disciplina por meio da busca de respostas para as seguintes questões:

1) Que conhecimentos escolares em Biologia, referentes à temática ecológica, foram sendo produzidos por essas políticas, em práticas alquímicas que se dão na circularidade entre os diferentes contextos?

2) Como os diferentes objetivos curriculares, utilitários, pedagógicos ou acadêmicos, foram atravessando as práticas alquímicas?

3) Como a temática ecológica se constituiu na tensão entre a integração e o disciplinar, tanto no ENEM quanto nos livros didáticos?

4) Como essas práticas alquímicas foram gerando uma forma particular de se conceber os conhecimentos escolares de temática ecológica, produzindo professores e alunos?

É importante deixar claro que essas questões de pesquisa não estão prontas desde o início, mas sofreram diversas modificações sendo construídas no decorrer do percurso acadêmico. Além disso, elas estão impregnadas por influências dos referenciais teóricos nos quais essa pesquisa se baseia. Para a construção dessas questões ENEM e livros didáticos são entendidos como produções elaboradas em meio a diferentes contextos de produção de políticas, em um processo circular (BOWE, BALL & GOLD, 1992) e envolvendo diferentes objetivos e tradições que misturam aspectos utilitários, acadêmicos e pedagógicos (GOODSON, 1997 e 2012). Essas tradições de Goodson são consideradas a partir de uma perspectiva de práticas alquímicas de Popkewitz (2001 e 2010). Além disso, o estudo assume que o ENEM vem produzindo formas específicas de se conceber o conhecimento (SANTOS,

(25)

2017) e considera que essas tradições participam da formação das mentes, uma vez que, com Popkewitz, entende-se que os sujeitos se constituem a partir de discursos, os quais incluem as tradições disciplinares e as regras e padrões de conhecimento hegemonizados.

Para a produção dessa pesquisa parte-se da hipótese de que ENEM e PNLD, via livros didáticos, no diálogo com tradições disciplinares estão levando à hegemonização de certas formas de conhecimento escolar e contribuindo para o processo alquímico de constituição da Biologia escolar. Entende-se também que esse processo alquímico foi contribuindo para a produção de mentes autodisciplinadas a partir de conhecimentos caracterizados pela mescla de tradições utilitárias, pedagógicas e acadêmicas, as quais foram diferentemente valorizadas em função de circunstâncias sócio-históricas e de acordos firmados a partir de diferentes contextos que participam da produção curricular. Como resultado desse processo alquímico, as regras e padrões de conhecimento valorizados no currículo vêm contribuindo para produzir formas específicas de alunos e professores. Trata-se de uma investigação que toma os conhecimentos escolares como objeto de pesquisa, os quais emergem das fontes, da empiria, que são os livros didáticos e as questões de Biologia do exame. Não olhamos para esse material empírico querendo entender como o ENEM impacta os livros ou como os livros influenciam o exame, até porque não os compreendemos dessa forma verticalizada. Olhamos para eles cientes de que as políticas avaliativa e do livro são produzidas em uma circularidade de contextos e preocupadas em perceber as formas de conhecimento valorizadas que emergem desses materiais curriculares.

Tendo em vista que o Ensino Médio vem recebendo, nos últimos anos, grande atenção por parte das políticas curriculares oficiais, diante de uma série de instrumentos normativos e de orientações curriculares voltadas para essa etapa da Educação Básica, defendemos ser de grande relevância desenvolver um estudo que foque na compreensão de como a disciplina escolar Biologia vem produzindo sentidos contingenciados por esse momento histórico particular. Consideramos que o Ensino Médio se constitui em mais do que uma ponte para o Ensino Superior e o assumimos como uma etapa importante da Educação Básica. Por isso, esta pesquisa poderá contribuir para a compreensão de como as políticas públicas voltadas para a reforma curricular podem ser parte da construção da identidade desse nível de ensino, a partir da análise de conhecimentos escolares valorizados em uma disciplina escolar específica.

Essa intencionalidade de reforma do Ensino Médio está clara nos documentos oficiais sobre o ENEM, o qual ganhou muita força e espaço após sua reformulação e adoção como mecanismo de ingresso às instituições de Ensino Superior. Esse exame vem sendo assumido

(26)

como uma importante ferramenta empregada pelo governo para promover a pretendida reforma curricular. Conforme apontado por Ramos (2014), o ENEM representa um importante espaço regulador das demandas de qualidade da/na Educação, uma vez que ele,

"como uma política de avaliação, define o conhecimento escolar de qualidade, ou seja, aquele que ao mesmo tempo valida o término da Educação Básica e o acesso ao Ensino Superior"

(ibid, p.25). Assim, investimos em uma pesquisa que busca analisar e compreender como esse processo avaliativo contribui para a produção de significados para o que vem sendo considerado importante ensinar na disciplina escolar Biologia.

Essa análise se dará por meio do esclarecimento dos conhecimentos escolares que vêm sendo valorizados e materializados em livros didáticos de Biologia e em questões de Biologia do referido exame. A escolha por analisar livros didáticos é baseada na concepção de que esses materiais se constituem em expressão do currículo escrito que materializam conhecimentos valorizados em certo momento histórico, uma vez que "expressam influências de movimentos educacionais, científicos e cotidianos" (GOMES, SELLES & LOPES, 2013, p.479). Assim, a produção deste trabalho pode contribuir para a compreensão de como as proposições curriculares para o Ensino Médio, preconizadas por essas políticas curriculares - ENEM e PNLD - vêm atravessando a constituição da disciplina escolar Biologia. A seguir são apresentadas algumas ponderações acerca da revisão bibliográfica realizada, que foram ajudando a alinhavar as questões e a entender o espaço ocupado pela pesquisa no campo curricular.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Buscando compreender em que medida a temática aqui estudada se aproxima ou distancia de outros trabalhos já produzidos, foi realizado um levantamento bibliográfico em três plataformas distintas: Scielo Brasil; banco de teses e dissertações do PPGE/UFRJ; e banco de teses e dissertações da CAPES. Conforme afirma Ramos (2014), ao fazer um mapeamento o pesquisador realiza um trabalho de inventariar e relacionar, de modo a buscar contemplar o máximo da produção acerca da temática em estudo. Reconhecemos que esse processo é de grande relevância para a pesquisa, uma vez que, "realizar um mapeamento, muito além de representar uma simples etapa da pesquisa, traz a possibilidade de encontrar pistas, rastros, levantar questões e reorganizar rotas" (RAMOS, 2014, p.64). Nesse sentido, buscou-se perceber como o ENEM vem sendo observado, problematizado e analisado em trabalhos relacionados ao Ensino Médio. Mais do que isso, a preocupação estava em entender

(27)

como as pesquisas vêm olhando para as relações do ENEM e dos livros didáticos com os conhecimentos escolares valorizados no currículo disciplinar.

A escolha dessas plataformas para realizar o levantamento se justifica, pois o banco de trabalhos do PPGE/UFRJ permite conhecer o que vem sendo produzido no programa de pós-graduação no qual essa pesquisa se insere e explicitar em que a presente tese se diferencia dessas produções. Já o Scielo Brasil e o banco de teses e dissertações da CAPES são opções para entender o que vem sendo produzido a nível nacional sobre essa temática. Todas as produções selecionadas foram organizadas em uma tabela que pode ser encontrada no apêndice, e na qual foram explicitados, dentre outras coisas, os objetivos e palavras chave de cada trabalho. Esta parte da escrita é dedicada para esclarecer os passos dados para a seleção dos trabalhos. Apresentamos também uma visão geral dos distanciamentos e aproximações desses com o estudo aqui apresentado. Algumas dessas produções são retomadas e olhadas mais detidamente no capítulo três, de modo a entender o que vem sendo dito sobre a relação ENEM/conhecimentos escolares e livros didáticos/conhecimentos escolares.

As palavras utilizadas para realização do levantamento foram ENEM, livros didáticos, currículo e conhecimentos escolares. A partir da leitura dos trabalhos encontrados foi realizada a categorização dos mesmos 8 . Nos deparamos com um quantitativo total de 88 trabalhos para analisar, dentre artigos, dissertações e teses.

Na plataforma da Scielo Brasil 9 , o filtro inicial utilizado para fazer a pesquisa foi somente a palavra ENEM 10 , resultando em um total de 44 itens encontrados. Dentre esses,

8Tendo em vista o grande quantitativo e diversidade de trabalhos encontrados, foram necessárias 12 categorias para classificar e agrupar os mesmos. As categorias são: A - Relacionam o ENEM e conteúdos cobrados no exame com o que está presente em outros documentos, diretrizes e parâmetros curriculares; B - O ENEM é citado no trabalho, mas não se constitui em foco do estudo. O livro didático aparece no resumo, mas não é alvo de estudo do trabalho. Aqui também se enquadram os trabalhos que apresentam a palavra ENEM, mas essa palavra não é a sigla do exame e sim de um encontro de matemática; C - Foca na abordagem do PNLD enquanto política curricular e/ou do ENEM enquanto uma política avaliativa e/ou curricular. D - Influência e relação do ENEM com a prática docente e com processos de seleção, organização e distribuição dos conhecimentos escolares pelos professores. Essa categoria se distingue da categoria E principalmente por focar no professor; E -Influências do ENEM sobre o currículo e sobre conhecimentos escolares; F - Como um determinado conteúdo, temática, abordagem, enfoque ou perspectiva foram incorporadas e se fazem presentes em livros didáticos de uma disciplina escolar específica; G - Olha especificamente para conhecimentos escolares materializados em livros didático de determinada disciplina. Essa categoria se diferencia da anterior por focar na discussão sobre conhecimentos escolares e se diferencia da categoria E por olhar para a relação dos conhecimentos escolares com livros didáticos; H - Olha para a utilização do LD pelo professor ou então relaciona o trabalho e/ou o saber docente ao PNLD e/ou ao LD; I - Como determinados saberes, conteúdo, temática, abordagem, enfoque ou perspectiva vem se fazendo presente em questões do ENEM; J - Relaciona propostas do ENEM com propostas de livros didáticos; K - Relação do ENEM com práticas de escolas específicas; L - Relação do ENEM com o estudante.

9 A busca nessa plataforma foi realizada no dia 19/04/2017.

10Isso porque o site não permite fazer a sobreposição de palavras no processo de busca. Assim, ao colocar, por exemplo, ENEM mais livro didático não são selecionados artigos que abordam as duas temáticas, mas sim

(28)

foram selecionados os que apresentam as palavras currículo, livro didático e conhecimento escolar no título, resumo ou palavras chave.

Nenhum dos 44 artigos encontrados na Scielo Brasil abordam especificamente o conhecimento escolar, o que demonstra a carência de artigos que relacionem o ENEM com a valorização de certos conhecimentos escolares. Apenas um trabalho possui a palavra livros didáticos no resumo. Apesar dessa palavra aparecer no resumo, o trabalho não foca nesses materiais e não possui qualquer respaldo teórico do campo curricular. Desse total de artigos encontrados com a palavra ENEM, sete possuem currículo no título, resumo ou palavras chave, o que demonstra o reconhecimento de que o exame é um importante fator que dialoga com o currículo escolar. Apesar de não investigarem a relação do ENEM com os conhecimentos escolares materializados em livros didáticos, alguns desses trabalhos apresentam grandes contribuições para pensar o ENEM como parte de uma política mais ampla de reforma curricular para o Ensino Médio. Foi possível perceber, portanto, que existem artigos que reconhecem a relação do ENEM com o que vem se fazendo presente nos currículos do Ensino Médio. No entanto, ficou nítida a falta de artigos que associem o ENEM às discussões sobre conhecimento escolar e que invistam na compreensão de relações do exame com livros didáticos.

Com relação ao levantamento realizado no banco de teses e dissertações do PPGE/UFRJ 11 , buscamos por trabalhos publicados de 2006 a 2016. Foi realizada a leitura dos títulos, resumos e palavras-chave, de modo a selecionar os que possuíssem os termos ENEM e/ou livros didáticos 12 . Ao buscar pela palavra ENEM ou Exame Nacional do Ensino Médio, foram encontrados somente quatro trabalhos, sendo duas dissertações e duas teses. É possível reparar que a produção de pesquisas, focando no ENEM, no PPGE/UFRJ, é muito tímida. Por outro lado, a busca por produções que abordam os livros didáticos resultou em um grande quantitativo de trabalhos, sendo apenas duas teses, porém dezenove dissertações. Dentre todas as produções selecionadas no banco do PPGE/UFRJ, algumas se voltam para a relação

artigos que abordam só o ENEM e outros que abordam só livros didáticos. Além disso, a utilização da palavra ENEM ou Exame Nacional do Ensino Médio não fez diferença no processo de seleção, resultando nos mesmos trabalhos encontrados.

11 O site não apresenta uma ferramenta para busca onde seja possível colocar as palavras que interessam ao pesquisador. Por isso, o procedimento adotado foi abrir cada um dos trabalhos disponibilizados no site desde o ano de 2006 - primeiro ano com trabalhos disponíveis - até o ano de 2016, uma vez que esse levantamento foi realizado no início do ano de 2017.

12 Optei por não utilizar a palavra currículo nessa busca pelo fato de o programa possuir uma linha de pesquisa intitulada "currículo, docência e linguagem". Com isso, a utilização da palavra currículo resultaria na seleção de uma quantidade muito grande de trabalhos, muitos dos quais não possuiriam relação com meus objetivos de pesquisa.

Referências

Documentos relacionados

Exploração do material – A formação das categorias tem início após exaustiva leitura do material transcrito, identificando- se as principais ideias de cada questão

Nesses casos, todos os testes são não especificamente positivos para todos os alérgenos, de modo que este sérum não é adequado para a detecção de anticorpos lgE

No resultado constatou-se que a pesquisa atingiu dos objetivos propostos, uma vez que identificou o nível de adesão das práticas de governança corporativa nas indústrias

Por fim, destacamos que os dividendos devem continuar aumentando, como consequência da sólida posição financeira da companhia e forte geração de caixa projetada para

Para Tessaro (2008, p. 38), não há, no âmbito teórico, um consenso sobre o momento em que tem início a vida humana, surgindo muitos questionamentos de ordem biológica, os

Vamos denotar por X o jogador de linha convocado que pode atuar em duas posições diferentes. Assim, se X for escalado na posição para a qual não foi convocado, tanto essa

Assim, ao final de cada semestre expomos painéis fotográficos de cenários representativos das percepções individuais sobre a forma como as pessoas e, os cenários

UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.. O objetivo deste relatório é apresentar uma comparação entre as metas propostas e os resultados alcançados no exercício de