• Nenhum resultado encontrado

Fauvismo. Cubismo. Arte Conceptual, a Street Art e muitas outras.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fauvismo. Cubismo. Arte Conceptual, a Street Art e muitas outras."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

A arte nasceu na Pré-História, quando o Homem primitivo decidiu fazer uns

desenhos com sangue de animais, nas cavernas onde vivia, sendo denominada por Arte Rupestre.

Por fim, chegamos á arte da actualidade, á Arte Contemporânea, que se iniciou nos finais do século XX até aos dias de hoje, onde surge um movimento na arte devido á Segunda Guerra Mundial, esse movimento revela-se na pintura, na moda, no cinema, na literatura, na arquitetura e em outras artes Abstracto, a

(2)

Arte Conceptual, a Street Art e muitas outras.

Fauvismo

O Fauvismo é uma corrente artística do século XX, provem do francês les fauves, que significa “as feras” e está associado á busca de uma máxima expressão pictórica. Com o fauvismo pretendia-se “uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes", referiu Henry Matisse em “Notes d’un Peintre”.

Cubismo

O Cubismo ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Baque. No Cubismo, tudo era representado por formas geométricas e no mesmo plano.

Principais características:

. Formas e volumes geométricos;

. Desvalorização da perspectiva;

(3)

. O claro-escuro perde a sua função;

. Representação do volume colorido sobre superfícies planas;

. Sensação de pintura escultórica;

Futurismo

O Futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu em Fevereiro de 1909 e foi criado por Marinetti. Este movimento artístico foi influenciado pelo cubismo e pelo abstraccionismo e saúda a era moderna. Neste estilo pretende-se expressar o movimento real , registando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. Os artistas futuristas não estão interessados a pintar um objecto rápido, mas sim a rapidez com que este actua no plano.

Abstracionismo

O Abstraccionismo, é mundialmente conhecido como, uma arte em que os objectos representados não são iguais aos da nossa realidade.

Surrealismo

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu em Paris,

França, nos anos 20 e que pretende não se interessar senão pelas manifestações do pensamento liberto de toda a preocupação lógica, artística ou moral. Este foi fortemente influenciado pelo psicanalista Freud e os seus principais

representantes são: Max Ernst, René Magritte, Salvador Dalí, André Breton e Luís Bruñel.

ARQUITECTURA

Nas primeiras décadas do século XX, as mudanças ocorridas criaram novas necessidades, que exigiam outros tipos de construções. Estas novas

construções, principalmente em lugares públicos, vão ter características marcantes tais como:

. Formas geométricas e pureza de linhas;

. Pouca decoração;

. Aplicação de novos materiais, como o aço e o betão;

(4)

. Desenvolvimento de novas técnicas de construção (betão armado, elevador…)

Estas características, juntamente com o cubismo e o abstraccionismo, levaram ao aparecimento do modernismo arquitectónico.

Nestas décadas, verificou-se uma distinção entre os arquitectos que estudavam arquitectura na Europa e aqueles que praticavam uma arquitectura tradicional. A diferença entre estas duas correntes gera um debate arquitectónico que se transforma num cenário partidário.

Fig16: Espaço Mari’Stella Tristão - Le Corbusier

A arquitectura passa a ser industrializada fazendo com que estas passassem a fazer parte do quotidiano das pessoas, assim, para a arte moderna, não há distinção entre artes aplicadas e artes maiores, referindo que todas elas estão introduzidas no mesmo ambiente de vida.

Nesta área artística destacaram-se Walter Groupius, que criou a famosa escola de arte Bauhaus, Frank Lloyd Wright e Le Corbusier.

Art Deco

O Art Decó, corresponde à passagem entre o estilo Art Nouveau e do Ecletismo para o Modernismo. Este é marcado pelo rigor geométrico e pela predominância de linhas na vertical, pretendendo através da percepção tornar o edifício mais alto.

Este estilo arquitectónico, tem tendência a utilizar materiais nobres e modernos para a época, pois faz o uso intenso de ornamentação.

(5)

Fig17: Empire State Building

Dentro do Art Decó existem duas principais vertentes: o estilo de Miami, que é marcado por pouca ornamentação e formas purificadas e o estilo de Nova

Iorque, onde recorre-se a materiais metálicos e a uma riquíssima ornamentação.

Arquitectura Moderna

A Arquitectura Moderna é o conjunto de movimentos e escolas arquitectónicas que vieram caracterizar a arquitectura do século XX. Este movimento artístico ocorreu nesta altura, devido às exigências da sociedade industrial, à aceleração da vida quotidiana, ao crescimento urbano mais intenso e à destruição causada pela 1ª Guerra Mundial, que levaram á necessidade de construir novos edifícios e ao alojamento cidadãos.

(6)

MODERNISMO EM PORTUGAL

Em Portugal, no inicio do século XX, existiam duas correntes artísticas, uma conservadora, e uma modernista. A produção literária e plástica estavam profundamente marcadas pelo classicismo racionalista e naturalista, que resistiam á inovação.

Como consequência, começou a verificar-se na sociedade o problema de

liberdade de expressão, que fez intelectuais portugueses formassem grupos para introduzir o modernismo, em Portugal. Para divulgar este protesto foram criadas revistas, organizadas exposições e conferências privadas. No entanto devido ao analfabetismo existente naquela altura, a população portuguesa não aderiu aos novos eventos culturais.

Escultura

(7)

Na escultura, observou-se um importante desenvolvimento, e é durante o Estado Novo que se desenvolve uma escultura pouco modernista e mais nacionalista.

Os escultores que mais se destacaram nestas primeiras cinco décadas foram:

Leopoldo de Almeida, Francisco Franco de Sousa, Canto da Maia e Gustavo Bastos.

Fig20: Beni soit le fruit de tes entrailles (1922) - Ernesto Canto da Maia

Arquitectura

Neste período, a arquitectura permaneceu estável, devido às dificuldades políticas, económicas e financeiras que não favoreceram os empreendimentos arquitectónicos, normalmente dispendiosos.

Mais tarde, quando se nota algumas preocupações em conjugar formas do modernismo europeu com o nacionalismo salazarista, uma nova arquitectura, mais prática e com novas concepções de espaço, apareceu no nosso pais.

Nesta época destacou-se Cristino da Silva e Cassiano Branco.

(8)

Fig21: Projecto para a fachada do edificio BNU - Cristino da Silva

Literatura

Quanto à literatura, o seu movimento modernista só chegou a Portugal no final da 1ª Guerra Mundial e foi marcado por duas publicações literárias:

Revista Orpheu (Orphismo) – foi publicada em Março e Junho de 1915, marcando a introdução do modernismo em Portugal. Nesta revista, eram publicados poemas de vários artistas como, Almada de Negreiros, Fernando Pessoa ou Mário Sá-Carneiro, onde criticavam a sociedade, gerando escândalo e troça perante os críticos.

Revista Presença (Presencianismo) – fundada em 1927, por Branquinho da Fonseca, João Gaspar Simões e José Régio. Esta seguiu os mesmos princípios que os Orphismo, ou seja, tinham como principal função lutar pela crítica liberal.

Miguel Torga, Mário Sá-Carneiro, Fernando Pessoa e Almada de Negreiros foram uns dos que mais colaboraram para este modernismo literário.

(9)
(10)

Trabalho elaborado por: DJJP 2015

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, quando consideramos as estratégias perpetradas por equipes de marketing político digital como a Cambridge Analytica de coletar dados de um sem-número de

Durantes as visitas dos professores ao espaço, foram realizadas as entrevistas e aplicados questionários com perguntas fechadas visando conhecer a expectativa do

Para alcançar o objetivo deste trabalho foram estabelecidos objetivos específicos que consistiram na identificação dos principais processos que constituem o setor em

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

A nova geração de esquentadores de água a gás, série Superconfort, da Saunier Duval é composta por modernos aparelhos des- tinados a contribuir para um conforto ini- gualável em

Procedimento 1: Criar uma pasta de trabalho do Excel (arquivo .xls) em branco e salvar com o nome de Modulo 1 - Lição 6.xls. 2) Será aberta uma Pasta de Trabalho em

Clique no botão [Copiar] na Página Funções e posicione a primeira página do documento original na impressora conforme instrução da animação na tela e, em seguida, clique no

O Candidato autoriza irrevogavelmente o Médico designado pela APRIL a solicitar a qualquer outro Médico, ou profissional de saúde, as informações e documentos, nomeadamente