• Nenhum resultado encontrado

Fonoaudiólogo PORTUGUÊS. O poema a seguir se refere às questões 01, 02 e 03.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fonoaudiólogo PORTUGUÊS. O poema a seguir se refere às questões 01, 02 e 03."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

Fonoaudiólogo

PORTUGUÊS

O poema a seguir se refere às questões 01, 02 e 03. Lição sobre a água

Este líquido é água. Quando pura

é inodora, insípida e incolor. Reduzida a vapor, sob tensão e a alta temperatura,

move os êmbolos das máquinas, que, por isso, se denominam máquinas de vapor.

[...]

Foi nesse líquido que numa noite cálida de Verão, sob um luar gomoso e branco de camélia, apareceu a boiar o cadáver de Ofélia com um nenúfar na mão.

(GEDEÃO, Antônio. Poesias Completas. Lisboa: Portugália, 1972)

01) Em termos de interpretação, o poema:

a) Tem como objetivo descrever cientificamente a água. b) Apresenta uma mudança de sentido da palavra “água” na segunda estrofe.

c) É uma cópia da tragédia Hamlet, de Shakespeare, uma vez que cita a personagem Ofélia.

d) Fala do assassinato de uma jovem.

e) Pretende ensinar o leitor para que serve a água. 02) Pela leitura do poema, as palavras “cálida” e “nenúfar” significam, respectivamente:

a) Quieta, faca. b) Leve, bilhete. c) Bela, corda. d) Fresca, pedra. e) Ardente, flor. 03) São substantivos: a) Verão, camélia e Ofélia. b) Inodora, insípida e incolor. c) Cálida, gomoso e branco. d) Alta, cadáver e nenúfar. e) Denominam, apareceu e boiar.

O texto a seguir se refere às questões 04 a 07. Preto e branco

Fernando Sabino

Perdera o emprego, chegara a passar fome, sem que ninguém soubesse: por constrangimento afastara-se da roda boêmia que antes costumava frequentar - escritores, jornalistas, um sambista de cor que vinha a ser seu mais velho companheiro de noitadas. De repente, a salvação lhe apareceu na forma de um americano, que lhe oferecia emprego numa agência. Agarrou-se com unhas e dentes à oportunidade, vale dizer, ao americano, para garantir na sua nova função uma relativa estabilidade.

E um belo dia vai seguindo com o chefe pela Rua México, já distraído de seus passados tropeços, mas, tropeçando obstinadamente no inglês com que se entendiam - quando vê do outro lado da rua um preto agitar a mão para ele.

Era o sambista seu amigo.

Ocorreu-lhe desde logo que ao americano poderia parecer estranha tal amizade, e mais tarde: incompatível com a ética ianque a ser mantida nas

funções que passara a exercer. Lembrou-se num átimo que o americano em geral tem uma coisa muito séria chamada preconceito racial e seu critério de julgamento da capacidade funcional dos subordinados talvez se deixasse influir por essa odiosa deformação. Por via das dúvidas, correspondeu ao cumprimento de seu amigo da maneira mais discreta que lhe foi possível, mas viu em pânico que ele atravessa a rua e vinha em sua direção, sorriso aberto e braços prontos para um abraço.

Pensou rapidamente em se esquivar - não dava tempo: o americano também se detivera, vendo o preto aproximar-se. Era seu amigo, velho companheiro, um bom sujeito, dos melhores mesmo que já conhecera – acaso jamais chegara sequer a se lembrar de que se tratava de um preto? Agora, com o gringo ali ao seu lado, todo branco e sardento, é que percebia pela primeira vez: não podia ser mais preto. Sendo assim, tivesse paciência: mais tarde lhe explicava tudo, haveria de compreender. Passar fome era muito bonito nos romances de Knut Hamsun, lidos depois do jantar, e sem credores à porta. Não teve mais dúvidas: virou a cara quando o outro se aproximou e fingiu que não o via, que não era com ele.

E não era mesmo com ele.

Porque antes de cumprimentá-lo, talvez ainda sem tê-lo visto, o sambista abriu os braços para acolher o americano - também seu amigo.

(Disponível em:

http://gmmmz.blogspot.com.br/2011/02/preto-e-branco-de-fernando-sabino.html)

04) O texto em questão é:

a) Uma descrição, pois se atém a caracterizar detalhadamente cada personagem e os espaços. b) Uma dissertação, uma vez que discute a questão do racismo no Brasil.

c) Uma narrativa, na qual há uma progressão de ações e fatos ao longo de um determinado período de tempo. d) Um artigo de opinião, que discorre sobre a diferença de raças.

e) Um texto informativo-explicativo, que tem como tema principal o preconceito racial.

05) Através do texto, o autor procura, principalmente: a) Alertar o leitor sobre os perigos das atitudes racistas hoje em dia.

b) Caracterizar uma pessoa extremamente ingrata com alguém que foi seu amigo.

c) Questionar o valor das amizades.

d) Refletir sobre o fato de que o preconceito é algo cultural e socialmente construído.

e) Conscientizar o leitor para que não seja preconceituoso.

06) Nos trechos “Perdera o emprego, chegara a passar fome, sem que ninguém soubesse [...]” e “[...] fingiu que não o via, que não era com ele”, os verbos em destaque estão, respectivamente, no tempos:

a) Futuro do presente do indicativo e futuro do subjuntivo. b) Pretérito imperfeito do subjuntivo e pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

c) Pretérito perfeito do indicativo e presente do subjuntivo.

d) Futuro do pretérito do indicativo e pretérito perfeito do indicativo.

e) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo e pretérito imperfeito do indicativo.

(3)

07) As orações da questão anterior (06) apresentam: a) Sujeito simples.

b) Sujeito oculto. c) Sujeito indeterminado. d) Sujeito composto.

e) Ambas são orações sem sujeito.

08) A concordância está correta na sentença da alternativa:

a) Hoje a gente vamos ao cinema.

b) A maior parte dos alunos faltou da escola por causa do feriado.

c) 80% dos moradores do bairro vive em condições precárias.

d) Já é dez horas??

e) Ontem tinha menas pessoas na fila do banco.

09) Trata-se de estrangeirismos léxicos recentes assimilados pelos falantes da língua portuguesa as palavras da alternativa:

a) Maiô, ballet, abajur. b) Coach, selfie, crush. c) Tíquete, vitrô, chance. d) Futebol, croissant, jeans. e) Batom, aquarela, mouse.

10) São exemplos de vício de linguagem, exceto: a) Todos os cidadões brasileiros merecem respeito. b) Aluga-se casas na praia.

c) A entrada hoje é gratuíta. d) Vendemos à prazo.

e) Precisa-se de vendedores com experiência.

MATEMÁTICA

11) Uma professora resolveu representar a nota da prova de seus alunos através da expressão algébrica:

Aluno1 = (𝒂 𝟔− 𝐚 . 𝟑𝒂) .𝟏 𝟓 𝟐 𝟓+ 𝟑 𝟒 .

Sendo a = 2, a nota desse aluno foi igual a: a) 6. b) 6,5. c) 7. d) 7,5. e) 8. 12) Sendo a = (4 − 3)2. (3 – 4)3 e b = (3 – 4)2 . (4 – 3)3, o

valor de b – a será igual a: a) 2.

b) -2. c) 0. d) 1. e) -1.

13) Em um teste de aptidão de determinado concurso, o candidato deve percorrer uma distância de 2.500 metros em um tempo de 15 minutos. Os valores de distância e tempo em km e hora, respectivamente, correspondem a: a) 2,5 km e 0,15h.

b) 2,5 km e 0,25h. c) 2,5 km e 0,6h. d) 0,25 km e 0,15h. e) 0,25 km e 0,25h.

14) Sabe-se que uma piscina possui volume igual a 96,5 metros cúbicos, o que corresponde, em litros, a:

a) 965. b) 9650. c) 96.500. d) 965.000. e) 9.650.000.

15) O valor da expressão algébrica - (6y+4x) + (3y - 4x) - ( - 2x + 3y) para x = -1 e y = 1 é: a) 2. b) -2. c) 0. d) 4. e) 12. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

16) Constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia todos abaixo, exceto: a) Respeito à autonomia do cliente e, nas relações de trabalho, do profissional.

b) Respeito à dignidade humana e aos direitos humanos. c) Exercício da atividade buscando minimizar os benefícios e os danos ao cliente, como também à coletividade e ao ecossistema.

d) Promoção da solidariedade e da cooperação.

e) Aprimoramento dos conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais.

17) Constituem deveres do fonoaudiólogo na relação com o cliente:

I- Apresentar a devida justificativa quando solicitar avaliação por outros profissionais.

II- Atender estabelecendo discriminações de ordem política, identidade de gênero ou de qualquer outra natureza.

III- Informar, em linguagem clara e simples, sobre a avaliação, o diagnóstico, os prognósticos e os objetivos, assim como o custo dos procedimentos fonoaudiológicos adotados, assegurando-lhe a escolha do tratamento ou procedimentos indicados.

IV- O fornecimento de atestados deve ser um procedimento do fonoaudiólogo.

V- Encaminhar o cliente a outros profissionais sempre que for necessário.

Assinale a alternativa correta sobre as afirmações: a) Todas estão corretas.

b) Apenas I, II e III estão corretas. c) Apenas II, III e V estão corretas. d) Apenas I, III e V estão corretas. e) Apenas I, III, IV e V estão corretas.

18) São princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS): a) Universalidade. b) Produtividade. c) Regionalização e Hierarquização. d) Conectividade. e) Solidariedade.

19) A característica que demonstra as mudanças no perfil e na dinâmica demográfica do Brasil, nas últimas décadas, é a diminuição: a) Da população urbana. b) Do envelhecimento populacional. c) Da taxa de fecundidade. d) Da gravidez na adolescência. e) Da expectativa de vida. 20) A regionalização é um __________ __________ do

(4)

SUS e uma das principais diretrizes do ________ _____________.

Complete o tracejado com a alternativa correta: a) Princípio fundamental/ Pacto pela Vida. b) Princípio fundamental/Pacto de Gestão. c) Princípio organizativo/Pacto de Gestão. d) Princípio organizativo/Pacto pela Vida. e) Princípio fundamental/Pacto pelo SUS.

21) O processo de muda vocal está associado também a outras modificações, como aumento da estatura física e da laringe, crescimento dos pelos das axilas e face, dentre outros. Esse fenômeno fisiológico rotineiro inicia-se aos: a) 06 anos. b) 09 anos. c) 11 anos. d) 13 anos. e) 14 anos.

22) A sensação auditiva que possuímos sobre altura da voz denomina-se: a) Tessitura. b) Loudness. c) Fendas. d) Pitch. e) Resssonância.

23) Dentro de uma abordagem na qual o surdo será trabalhado utilizando todos os recursos à sua volta, como a escrita, a fala, o gestual, estamos nos referindo a uma abordagem: a) Alfabeto digital. b) Oralista. c) Bilinguista. d) Comunicação parcial. e) Comunicação total.

24) Os pólipos vocais são comumente encontrados nas pregas vocais:

a) Na região do terço-médio-anterior. b) Na região do terço-médio-superior. c) Na região terço-antero-posterior. d) Na região terço-médio.

e) Nenhuma das localizações acima apresentadas. 25) O abuso vocal abrange vários comportamentos que podem causar algum dano à voz. Escolha abaixo qual desses não se encaixa nesses abusos:

a) Não fumar.

b) Choros ou risos excessivos. c) Falar alto.

d) Falar competindo com ruído ambiental. e) Gritar.

26) A participação comunitária na gestão do SUS tem como objetivo:

a) Controlar, disciplinar e reprimir a população. b) Incrementar a participação e controle social.

c) Incluir aspectos econômicos e financeiros nas homologações.

d) Representar os poderes constituídos nas esferas secundárias do governo.

e) N. D. A.

27) São categorias fundamentais no desenvolvimento de um modelo de promoção de saúde aplicado à Estratégia de Saúde da Família todas abaixo, exceto:

a) Autonomia: toda e qualquer ação que possibilite aumento no grau de autonomia das pessoas.

b) Intersetorialidade: práticas intersetoriais e interdisciplinares com equipe de saúde da família articulando com outros setores da gestão municipal.

c) Atividades de orientação para criação de espaços para distribuição de cestas básicas para famílias carentes. d) Ações voltadas para redução de consumo de tabaco e prevenção da violência.

e) Vigilância em saúde promovidos às famílias pela equipe do PSF.

28) Os órgãos articuladores que formam o Sistema Sensório Motor Oral são:

a) Laringe, faringe, palato mole, língua, dentes, lábios, e fossas nasais.

b) Pulmão, laringe, faringe, palato mole, palato duro, língua, dentes, lábios e fossas nasais.

c) Laringe, faringe, palato mole, palato duro, língua, dentes, lábios, e fossas nasais.

d) Laringe, faringe, pregas vocais, palato mole, palato duro, língua, dentes, lábios e fossas nasais.

e) Laringe, pulmão, palato duro, dentes,língua, faringe, lábios e fossas nasais.

29) _______ é a obtenção de respostas auditivas em função da variação da frequência sonora. É o teste mais importante dentro da bateria, mesmo sendo dependente da cooperação do paciente.

Esta afirmação corresponde à definição do teste: a) Audiometria de observação de comportamento. b) Logoaudiometria.

c) Via aérea. d) Audiometria tonal. e) N.D.A.

30) De acordo com estudos realizados, problemas pré, peri e pós-natais podem causar deficiências auditivas. Sendo assim, indique a alternativa que define como causas desses problemas as etiologias peri e pós-natais, respectivamente:

a) Ototoxicose e prematuridade. b) Baixo peso e icterícia. c) Anóxia e meningite. d) Prematuridade e rubéola. e) Prematuridade e icterícia.

31) A deglutição é um processo complexo e integrado, uma função neurovegetativa, sendo a primeira função a aparecer no feto ainda com 12 semanas. Portanto, dela participam as estruturas:

a) Lábios, língua, bochechas, dentes, palato, véu, mandíbula, laringe, esôfago e estômago.

b) Lábios, língua, bochechas, dentes, palato, mandíbula, laringe, esôfago e estômago.

c) Lábios, língua, bochechas, dentes, palato, véu, mandíbula, faringe, esôfago e estômago.

d) Lábios, língua, bochechas, dentes, palato, véu, mandíbula, laringe e estômago.

e) N.D.A.

32) A deglutição pode ser dividida em três fases: oral, faríngica e esofágica. Assinale a alternativa correta: a) A fase oral é voluntária e consciente; a fase faríngica é consciente e involuntária e a fase esofágica é inconsciente e involuntária.

b) A fase oral é voluntária e consciente; a fase faríngica é consciente e voluntária e a fase esofágica é inconsciente e involuntária.

c) A fase oral é voluntária e inconsciente; a fase faríngica é consciente e involuntária e a fase esofágica é involuntária e inconsciente.

d) A fase oral é voluntária e consciente; a fase faríngica é inconsciente e involuntária e a fase esofágica é inconsciente e voluntária.

e) A fase oral é involuntária e inconsciente; a fase faríngica é consciente e a fase esofágica é voluntária

(5)

33) As manifestações abaixo:

- Deficiência auditiva tipo neurossensorial bilateral profunda (50% dos casos).

- Problemas cardíacos (50% dos casos). - Catarata (40% dos casos).

- Retardo mental e psicomotor (40% dos casos). Correspondem a que Síndrome?

a) Síndrome de Refsum. b) Eritroblastose Fetal.

c) Síndrome de rubéola materna.

d) Síndrome da disostose cleido-craniana. e) N.D.A.

34) Denominamos o canal que estabelece a ligação entre a cavidade timpânica e a nasofaringe de:

a) Labirinto ósseo. b) Labirinto membranoso. c) Vestíbulo.

d) Tuba auditiva. e) N.D.A.

35) A descrição do fonema “é emitido com a aproximação da língua nos alvéolos”, corresponde à zona de articulação: a) Velar. b) Dental. c) Labiodental. d) Palatal. e) Facial.

(6)
(7)

Referências

Documentos relacionados

Há mais de quinze anos a Escola Municipal São Pedro do Parananema, do município de Parintins-AM, trabalha com a preservação dos quelônios. O apoio inicial veio da

There is a sound potential impact of such technologies worldwide, and more specifically among the 1.7 billion adults who constitute the unbanked, who lack

Dentro da perspectiva de desenvolvimento infantil, o penúltimo estágio, denominado operatório concreto, é marcado pela ascensão do pensamento lógico, ou seja, a criança

Após tratar da função dos conectivos na construção de paralelismos nas sentenças coordenadas e afirmar que não há paralelismos gramaticais, mas, sim, uma

Os chamados Estados Nacionais Modernos emergiram na Europa a partir do final da Idade Média, sendo que os primeiros casos datam do século XII e apresentam características

A proteção ao meio ambiente no mundo é de responsabilidade de todos, e para isso foram criados projetados sistemas de gestão ambiental os primeiros surgiram a partir da década de

Mini 12 Masculinos e Femininos: 1 Dezembro, local a definir Sub-14 Femininos: 11 Novembro, Ponte de Sôr.. Sub-16 Femininos: 25 Novembro, local a definir Sub-14 Masculinos:18

Due to poor prognosis in canine prostate carcinoma (PC) and the need to develop new prognostic and predictive biomarkers, this study aimed to evaluate gene and protein