• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL N.º 070/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL N.º 070/2016"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL N.º 070/2016

O SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO - SAMAE, autarquia do Município de Caxias do Sul - RS, com sede na Rua Pinheiro Machado, 1615, torna pública a realização de licitação, na modalidade Pregão Presencial, do tipo MENOR PREÇO TOTAL DO LOTE, em conformidade com o que dispõem a Lei n.º 10.520, de 17 de julho de 2002; com aplicação subsidiária da Lei Federal n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações; Decreto Municipal n.º 11.132, de 21 de fevereiro de 2003; Lei Municipal n.º 5.285, de 29 de novembro de 1999; Lei Complementar n.º 101, de 04 de maio de 2000; Lei Complementar n.º 123, de 14 de dezembro de 2006; Lei Complementar n.º 147, de 07 de agosto de 2014 e outras legislações pertinentes à matéria, as regras e condições estabelecidas neste Edital e anexos que o integram.

O Edital poderá ser obtido no site www.samaecaxias.com.br, ou na Gerência de Licitações, Rua Pinheiro Machado, 1615, Centro, 2º andar, Caxias do Sul - RS, no horário de expediente.

As despesas respectivas correrão por conta da dotação orçamentária consignada no presente exercício financeiro, sob o código: 03.06 - DEG - 17.512.002.2.323 - 3.3.90.30.24.00.00.00, e, do próximo, a consignar.

No dia 09 de agosto de 2016, às 14 horas, na Sede Administrativa do SAMAE, rua Pinheiro Machado, 1615, Centro, térreo, Caxias do Sul - RS, serão recebidos os envelopes Proposta de Preços e Documentos de Habilitação, para a licitação em epígrafe.

1. DO OBJETO

Aquisição de concreto estrutural usinado com resistência à compressão fck=30 MPa, com maquinário associado, para ser utilizado na execução de estruturas em concreto nas obras do SAMAE, em Caxias do Sul, RS, de acordo com o Termo de Referência contido no ANEXO I.

2. DA APRESENTAÇÃO DOS ENVELOPES E DO CREDENCIAMENTO

2.1. Para participação no certame, a proponente deverá apresentar sua Proposta de Preços e Documentos de Habilitação em envelopes distintos, lacrados e identificados, conforme segue:

(2)

a) PREGÃO PRESENCIAL N.º 070/2016

SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO - SAMAE ENVELOPE N.º 01 - PROPOSTA DE PREÇOS

NOME DA PROPONENTE

b) PREGÃO PRESENCIAL N.º 070/2016

SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO - SAMAE ENVELOPE N.º 02 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

NOME DA PROPONENTE

2.2. Para exercer o direito de ofertar lances e manifestar intenção de recorrer, é obrigatória a presença do representante credenciado da proponente à sessão pública, referente ao Pregão. A proponente deverá apresentar-se para credenciamento junto ao Pregoeiro com apenas um representante legal que, devidamente identificado e credenciado, conforme modelo constante no ANEXO II, será admitido a intervir no procedimento licitatório, no interesse da representada.

2.3. O credenciamento do Representante Legal da proponente deverá ser da seguinte forma:

I - Caso o representante seja sócio-gerente ou diretor da empresa, deverá apresentar cópia autenticada do Ato Constitutivo ou Estatuto ou Contrato Social.

II - Caso o representante não seja sócio-gerente ou diretor, o seu credenciamento far-se-á mediante:

a) Carta de Credencial (conforme modelo do Anexo II) assinada pelo representante legal da empresa, cuja comprovação far-se-á por meio da apresentação de cópia autenticada do Ato Constitutivo ou Estatuto ou Contrato Social, ou

b) Instrumento Público de Procuração que conceda ao representante poderes legais, ou

c) Instrumento Particular de Procuração, com assinatura reconhecida em cartório, que conceda ao representante poderes legais, sendo que:

1. Se for concedido por sócio-gerente ou diretor, esta condição deverá ser comprovada.

2. Se for assinada por outra pessoa, que não seja sócio-gerente ou diretor, deverá ter poderes para assinar o referido documento, sendo que a comprovação far-se-á por meio dos documentos que comprovem tal condição.

(3)

2.4. Cada credenciado poderá representar apenas uma empresa e deverá estar munido de documento de identidade e CPF.

2.5. Juntamente com a credencial, deverá ser apresentada Declaração da Proponente, nos moldes do ANEXO III deste Edital, sob pena de não aceitação da proposta pelo Pregoeiro. Deverá ser observado, para comprovação do responsável legal da proponente, o disposto no subitem 2.3 deste Edital.

2.6. Em atendimento à Lei Complementar n.º 123/2006, em se tratando de Microempresa - ME ou Empresa de Pequeno Porte - EPP, apresentar comprovação desta condição através de cópia autenticada da Certidão Expedida pela Junta Comercial ou Certidão do Cartório de Títulos ou Documentos de Registros de Pessoas Jurídicas.

2.6.1. Serão aceitas certidões emitidas via internet, desde que, no documento, conste a verificação da autenticidade no respectivo site.

2.6.2. Os documentos relacionados no subitem 2.6 deverão ser apresentados juntamente com o credenciamento.

2.7. No caso da proponente desejar enviar os envelopes Proposta de Preços e Documentos de Habilitação via postal ou por terceiros, esses deverão ser endereçados ao SAMAE, mencionando o número do Pregão, data e horário de abertura, sendo que a ausência de representante à sessão implica desistência da prática de futuros atos pertinentes ao processo, inclusive de recurso. A declaração exigida no subitem 2.5 deste Edital deverá ser remetida em envelope separado, identificado como os demais envelopes, acompanhada de cópia autenticada do Contrato Social ou Procuração, conforme subitem 2.3, deste Edital.

2.7.1. No caso de Microempresa - ME ou Empresa de Pequeno Porte - EPP, a ausência de representante na sessão implicará perda do direito de preferência, conforme o estabelecido na Lei Complementar n.º 123/2006.

3. DO RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES

3.1. Feitos o credenciamento e recebimento da Declaração, conforme ANEXO III, e documentos referidos no subitem 2.6, na presença das proponentes e demais presentes à Sessão Pública do Pregão, o Pregoeiro receberá os envelopes n.º 01 - PROPOSTA DE PREÇOS e n.º 02 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO, iniciando pela abertura do Envelope n.º 01 e análise das propostas.

(4)

3.2. Após a abertura do primeiro envelope, não será aceita a participação de nenhuma outra proponente, nem permitidos acréscimos, complementos, adendos ou qualquer alteração ao conteúdo dos envelopes, exceto dos preços, na fase de lances verbais.

4. DA PROPOSTA

O Envelope n.º 1 - PROPOSTA DE PREÇOS, deverá conter:

4.1. A proposta, em envelope lacrado, devidamente identificado, sem rasuras, ressalvas ou entrelinhas, conforme ANEXO V - Proposta de Preços, datada e assinada pelo responsável pela proponente.

4.2. A proposta deverá conter o valor global do lote, ou seja, a soma da multiplicação da quantidade do item pelo seu respectivo preço unitário, conforme a unidade mencionada no ANEXO V - Proposta de Preços.

4.3. Os preços deverão ser cotados em moeda corrente nacional, não sendo permitido o seu reajuste, exceto mudanças que venham a ocorrer na legislação, neles estando incluídos todos os tributos e o frete (CIF).

4.4. Além do transporte, a descarga do material será por conta da proponente vencedora, não podendo ser cobrado qualquer valor adicional a esse título.

5. CONDIÇÕES GERAIS

5.1. A entrega do material será de forma parcelada, conforme programação prévia, sendo que o fornecimento será em parcelas nunca inferiores a 3 m3 (três metros cúbicos) para concreto convencional e nunca inferiores a 15 m3 (quinze metros cúbicos) para concreto bombeado. O consumo mensal estimado é de 25 m³ (vinte e cinco metros cúbicos).

5.1.1. O metro cúbico do concreto fornecido deverá ter o consumo mínimo de 350kg de cimento.

5.1.2. O SAMAE comunicará a proponente vencedora 48 (quarenta e oito) horas antes das concretagens, sendo que os custos oriundos de atrasos, cancelamentos, etc., deverão ser ressarcidos pela proponente vencedora.

(5)

5.2. O local de entrega do material será indicado pela Fiscalização, dentro da área urbana e distritos do município de Caxias do Sul. A descarga será por conta da proponente vencedora.

5.3. A empresa vencedora deverá atender as especificações e métodos aprovados ou em fase de projeto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme disposto no item 3 do Termo de Referência – Anexo I.

5.4. A garantia do material será conforme o estabelecido no Código de Defesa do Consumidor.

5.5. É vedado o subempreitamento ou a transferência, parcial ou total, dos serviços que compõem o objeto desta licitação.

5.6. A empresa vencedora deverá disponibilizar no local da obra, quando solicitado pela Fiscalização, uma bomba estacionária com lança para execução da concretagem.

5.7. O pagamento será efetuado de acordo com as entregas efetivamente realizadas durante o mês, no 10º (décimo) dia útil do mês subseqüente ao da entrega do material, mediante apresentação da Nota Fiscal conferida e liberada pela seção competente. Se no 10º (décimo) dia útil não houver expediente na autarquia, o pagamento será efetuado no primeiro dia útil seguinte.

5.8. O SAMAE reserva-se o direito de recusar o material que não estiver de acordo com o especificado, sendo que as despesas decorrentes correrão às expensas da proponente vencedora, sendo reiniciada a contagem do prazo para pagamento quando da entrega definitiva.

5.9. O prazo de validade da proposta será de 60 (sessenta) dias, a contar da data de abertura dos envelopes.

6. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

6.1. Após a abertura dos envelopes contendo as propostas, verificada a conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital, a proponente da oferta de menor valor total do lote e as das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela, participarão da fase de lances, verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor.

6.2. Não havendo, no mínimo, 03 (três) ofertas nas condições definidas no subitem 6.1, serão chamadas as proponentes das melhores propostas, até o máximo

(6)

de 03 (três), para oferecer lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços constantes das propostas escritas.

6.3. No curso da sessão, as autoras das propostas que atenderem aos requisitos dos itens anteriores serão convidadas para apresentarem lances verbais e sucessivos, em valores distintos e decrescentes, a partir do autor da proposta classificada de maior preço, até a proclamação do vencedor.

6.4. No caso de duas ou mais propostas escritas apresentarem preços iguais, será realizado sorteio para estabelecer a ordem de oferta de lances. Em não havendo lances verbais, o Pregoeiro analisará a viabilidade de aceitação das propostas e, entendendo serem os preços cotados aceitáveis, procederá ao sorteio para a definição da proposta vencedora.

6.5. A oferta dos lances será feita na ordem decrescente dos preços, no momento em que for conferida a palavra à proponente.

6.6. É vedada a oferta de lance objetivando o empate.

6.7. Não poderá haver desistência dos lances já ofertados, sujeitando-se a proponente desistente às penalidades constantes do artigo 7º da Lei n.º 10.520/2002 e do item 12 deste Edital - DAS PENALIDADES.

6.8. A desistência em apresentar lance verbal, quando convocada pelo Pregoeiro, implicará exclusão da proponente da etapa de lances verbais e na manutenção do último preço apresentado por ela, para efeito da classificação final das propostas.

6.9.Caso não ocorram lances verbais, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor preço total do lote e o valor estimado para a aquisição, podendo o Pregoeiro negociar diretamente com a proponente, para que seja obtido preço melhor.

6.10. O encerramento da etapa competitiva dar-se-á quando, convocadas pelo Pregoeiro, as proponentes manifestarem seu desinteresse em apresentar novos lances.

6.11. Às proponentes proclamadas, no lote, conforme subitem 6.1, será dada oportunidade para nova disputa, por meio de lances verbais, sucessivos, de valores distintos e decrescentes em relação à proposta de menor preço. Caso as propostas apresentadas por Microempresas - ME e Empresas de Pequeno Porte - EPP sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta detentora do melhor lance ou valor negociado, será assegurada preferência de contratação, respeitando o seguinte:

(7)

6.11.1. A Microempresa - ME ou Empresa de Pequeno Porte - EPP melhor classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela detentora do melhor lance ou valor negociado, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto deste Pregão.

6.11.2. Não ocorrendo a contratação da Microempresa - ME ou Empresa de Pequeno Porte - EPP, na forma do subitem anterior, serão convocadas as proponentes remanescentes, que porventura se enquadrem na hipótese desta condição, na ordem de classificação, para o exercício do mesmo direito.

6.11.3. No caso de equivalência dos valores apresentados pelas Microempresas - ME e Empresas de Pequeno Porte - EPP que se encontrem nos intervalos estabelecidos nesta condição, será realizado sorteio entre elas, para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

6.11.4. A Microempresa - ME ou Empresa de Pequeno Porte - EPP melhor classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após a solicitação do Pregoeiro, sob pena de preclusão.

6.11.5. Na hipótese da não contratação nos termos previstos nesta condição, o objeto será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora.

6.11.6. O disposto nesta condição somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

6.12. Constatado o atendimento pleno às exigências do Edital, será declarada a proponente vencedora, sendo-lhe adjudicado o objeto desta licitação ou aberto o prazo de 05 (cinco) dias úteis conforme o disposto no parágrafo 1º, do artigo 43 da Lei Complementar n.º 123/2006, alterada pela Lei Complementar n.º 147/2014 (regularização da habilitação tão somente fiscal).

6.13. Encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, de acordo com o menor preço apresentado, o Pregoeiro verificará a aceitabilidade da proposta de menor valor comparando-o com os valores consignados em Planilha de Orçamento Estimado e/ou valor de mercado decidindo, motivadamente, a respeito.

6.14. No julgamento das propostas, considerar-se-á o atendimento das exigências estipuladas neste Edital e seus Anexos e o menor preço total do lote, desde que compatível com os praticados no mercado.

6.15. As preferências de que trata o item 6.11, instituídas pela LC n.º 123/2006, não se aplicarão ao presente pregão se dele participarem apenas Microempresas - ME e Empresas de Pequeno Porte - EPP, indistintamente. Também

(8)

não se aplicarão os termos da LC n.º 123/2006, na fase de disputa de lances, se, a partir dela, participarem apenas ME’s e EPP’s indistintamente.

7. DA HABILITAÇÃO

O Envelope n.º 02 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO deverá conter:

7.1. Original ou cópia autenticada da Certidão Negativa de falência, concordata, recuperação judicial e extrajudicial expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida pelo distribuidor do domicílio da pessoa física, em vigor. As certidões que não expressarem o prazo de validade deverão ter data de expedição não superior a 30 (trinta) dias da data de abertura deste pregão.

7.2. Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos em lei (artigo 29, inciso IV, da Lei Federal n.o 8.666/1993 e artigo 27 da Lei Federal n.º 8.036/1990), em vigor na data de abertura da licitação.

7.3. Prova de regularidade com a Fazenda Federal, devendo ser apresentada a Certidão Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais, Dívida Ativa da União e Previdenciária, administrados pela Receita Federal do Brasil e Procuradoria- Geral da Fazenda Nacional, em vigor na data da abertura da licitação.

7.4. Prova de regularidade com a Fazenda Estadual, do domicílio ou sede da empresa, em vigor na data da abertura da licitação.

7.5. Prova de regularidade com a Fazenda Municipal (Mobiliário e Imobiliário), do município expedidor da sede da empresa, em vigor na data de abertura da licitação.

7.6. Original ou cópia autenticada da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT, em vigor na data da abertura da licitação.

7.7. Declaração da Proponente, em atendimento ao disposto no artigo 7º inciso XXXIII da Constituição Federal (Lei Federal n.º 9.854/1999), nos moldes do ANEXO IV deste Edital, que não emprega menores de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, nem menores de 16 (dezesseis) anos. No caso de empregar menores, a partir de 14 (quatorze) anos, na condição de aprendiz, assinalar na declaração.

(9)

7.7.1. Os documentos exigidos nos subitens 7.3, 7.4 e 7.5, que não expressarem o prazo de validade, deverão ter data de expedição não superior a 180 (cento e oitenta) dias.

7.7.2. Na comprovação de regularidade dos subitens 7.1, 7.2, 7.3, 7.4, 7.5 e 7.6, serão aceitas certidões e certificados emitidos via INTERNET, mediante confirmação, pelo Pregoeiro, nos respectivos sites oficiais.

7.7.3. As empresas portadoras do CRC (Certificado de Registro Cadastral), expedido pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE, autarquia do Município de Caxias do Sul - RS, e em vigor, poderão utilizá-lo em substituição aos documentos referidos nos subitens 7.1, 7.2, 7.3, 7.4, 7.5, 7.6 e 7.7, desde que constem no CRC e todos os documentos nele contidos estejam com validade vigente.

7.7.4. No caso de haver algum documento com o prazo de validade expirado, a proponente deverá apresentar, em substituição: documento em vigor, em original, cópia autenticada ou emitida via Internet, mediante confirmação, no ato de abertura, nos sites oficiais.

7.7.5. Não será aceito protocolo de pedido de emissão de documentos.

7.7.6. O Pregoeiro, em atendimento à Instrução Normativa n.º 200/2002, da Secretaria da Receita Federal, efetuará consulta no endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br, para fins de emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral (CNPJ) da proponente.

7.8. Original ou cópia autenticada de Atestado(s) fornecido(s) por pessoa jurídica, de direito público ou privado, conforme artigo 30, parágrafo 4º da Lei Federal n.º 8.666/1993, que comprove(m) ter a proponente fornecido material equivalente ao objeto licitado.

7.9. Se a documentação de habilitação não estiver completa e correta ou contrariar qualquer dispositivo deste Edital e seus Anexos e, observado ainda o disposto no parágrafo 1º, artigo 43 da LC n.º 123/2006, no caso de Microempresa - ME ou Empresa de Pequeno Porte - EPP, na comprovação da regularidade fiscal, o Pregoeiro considerará a proponente inabilitada.

7.10. Os envelopes contendo os documentos de habilitação das proponentes classificadas para a fase de lances permanecerão em poder do Pregoeiro durante o prazo de validade das propostas.

8. DA ADJUDICAÇÃO

(10)

8.1. Constatado o atendimento às exigências fixadas neste Edital, inclusive o contido no subitem 7.9, por parte da proponente que ofertou o menor preço total do lote, essa será declarada vencedora, sendo-lhe adjudicado o objeto do certame.

8.2. Em caso de desatendimento às exigências de habilitação, o Pregoeiro inabilitará a proponente e examinará as ofertas subsequentes e a qualificação das demais, na ordem de classificação e, assim, sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao Edital, sendo essa declarada vencedora, ocasião em que o Pregoeiro poderá negociar, tentando obter melhor preço.

8.3. Encerrado o julgamento das propostas e da habilitação, o Pregoeiro proclamará a vencedora, submetendo às demais proponentes a proposta e os documentos de habilitação da vencedora, proporcionando, a seguir, a oportunidade às proponentes, para que manifestem a intenção de interpor recurso, esclarecendo que a falta dessa manifestação, imediata e motivada, importará na preclusão desse direito.

8.4. A proponente a que for adjudicado o lote do presente certame, ficará obrigada a apresentar ao Pregoeiro, em até 03 (três) dias úteis, o valor unitário de cada item de sua proposta.

9. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

9.1. À proponente que manifestar, motivadamente, na sessão, intenção de recorrer, será concedido o prazo de 03 (três) dias para apresentação das razões do recurso, por escrito.

9.2. As demais proponentes, já intimadas na sessão supracitada, terão o prazo de 03 (três) dias, a contar do término do prazo da recorrente, para apresentarem as contrarrazões.

9.3. A manifestação de interpor recurso na sessão pública, acompanhada da motivação, são pressupostos de admissibilidade do recurso.

9.4. As razões e contrarrazões do recurso, por escrito, deverão ser encaminhadas ao Sr. Diretor-Presidente do SAMAE, por intermédio do Pregoeiro, no endereço mencionado no preâmbulo deste Edital.

9.5. Julgados os recursos, o objeto será adjudicado à proponente vencedora com posterior homologação pelo Sr. Diretor-Presidente do SAMAE.

9.6. O acolhimento do recurso importará na invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

(11)

10. DA GARANTIA DA EXECUÇÃO

Em garantia ao cumprimento do contrato, e antes da assinatura, a proponente vencedora deverá caucionar, junto à Seção de Tesouraria do SAMAE, a importância equivalente a 5% (cinco por cento) de seu valor, podendo ser caução em dinheiro ou títulos da dívida pública, seguro-garantia ou fiança bancária (artigo 56, parágrafo primeiro, da Lei Federal n.º 8.666/1993), que deverá estar em vigor durante todo o período contratual.

10.1. A garantia prestada pela proponente vencedora será liberada ou restituída, mediante solicitação protocolada e encaminhada à Seção de Contadoria do SAMAE, após a execução do contrato.

10.2. A caução responderá automaticamente pelo inadimplemento das condições contratuais e por eventuais multas aplicadas, independentemente de outras cominações legais, quando for o caso.

10.3. A validade da garantia deverá abranger todo o prazo de vigência contratual.

10.4. A garantia, qualquer que seja a modalidade escolhida, assegurará o pagamento de:

a) Prejuízos advindos do não cumprimento das obrigações contratuais;

b) Prejuízos causados à autarquia decorrentes de culpa ou dolo, por parte do contratado, durante a execução contratual;

c) Multas moratórias e punitivas aplicadas pela Administração à Contratada;

d) Obrigações trabalhistas e previdenciárias, de qualquer natureza, não adimplidas pela Contratada, e

e) Prejuízos derivados de atos culposos, omissos ou comissivos, causados pela Contratada, ou seus prepostos, durante a execução contratual.

10.4.1. A modalidade seguro garantia somente será aceita se contemplar todos os eventos indicados neste subitem.

10.4.2. No caso de alteração ou prorrogação da vigência contratual, a garantia deverá ser readequada ou renovada nas mesmas condições.

(12)

11. DO CONTRATO

Transcorrido o prazo recursal, nos termos do artigo 109, da Lei Federal n.o 8.666/1993, a proponente vencedora será convocada pelo SAMAE, por escrito, para num prazo de 10 (dez) dias corridos assinar o instrumento contratual.

11.1. No caso de a proponente vencedora se recusar a assinar o contrato, será convocada a segunda classificada e, intimadas as demais participantes da fase de lances, para que, em sessão pública, seja examinada a última oferta válida e verificada a aceitabilidade da proposta, procedendo-se à habilitação, e assim, sucessivamente, até a apuração de uma proposta que atenda ao Edital.

11.2. Na hipótese do subitem anterior, o pregoeiro poderá negociar diretamente com a proponente para que seja obtido preço melhor.

11.3. A assinatura do Contrato será realizada na Assessoria Jurídica do SAMAE, na rua Pinheiro Machado, 1615, 4º andar, em Caxias do Sul - RS, com imediato encaminhamento à publicação.

12. DAS PENALIDADES

12.1. À proponente vencedora do presente certame que se recusar, injustificadamente, a assinar o contrato será aplicada multa de 10% (dez por cento) sobre o valor total da proposta, conforme artigo 81, da Lei Federal n.º 8.666/1993.

12.2. Pelo atraso injustificado na entrega do objeto, ou de parte desse, o SAMAE aplicará multa de 10% (dez por cento) ao mês, pró-rata dia, sobre o valor correspondente ao objeto não entregue no prazo contratual, conforme artigo 86 da Lei Federal n.º 8.666/1993.

12.2.1. Sobre o valor da multa, incidirão juros de 12% (doze por cento) ao ano, calculados pró-rata dia.

12.3. Após o período de 90 (noventa) dias de atraso, será considerada rescindida a contratação, sendo aplicada a multa especificada no subitem anterior, independente das penalidades previstas no artigo 87, da Lei Federal n.º 8.666/1993.

12.4. Pelo inadimplemento total ou parcial do objeto, à proponente vencedora serão aplicadas as penalidades descritas no subitem 12.2, até a data da formalização, pelo SAMAE e/ou proponente vencedora, da desistência do fornecimento.

(13)

12.5. A aplicação de multa não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções cabíveis.

12.6. A aplicação de qualquer penalidade não exclui a aplicação de multa.

12.7. Além das penalidades pecuniárias previstas nos subitens anteriores, a proponente vencedora estará sujeita às sanções estabelecidas no artigo 87, da Lei Federal n.º 8.666/1993.

12.8. Nos termos do artigo 7º da Lei n.º 10.520/2002, a proponente, sem prejuízo das demais cominações legais e contratuais, poderá ficar, pelo prazo de até 05 (cinco) anos, impedida de licitar e contratar com a Administração Pública e descredenciada do Cadastro de Fornecedores do SAMAE e do Município de Caxias do Sul, dentre outros, nos casos de:

a) apresentação de documentação falsa para participação no certame;

b) retardamento na execução do objeto;

c) não manutenção da proposta escrita ou lance verbal, após a adjudicação;

d) comportamento inidôneo;

e) cometimento de fraude fiscal;

f) fraude na execução do Contrato, ou g) falha na execução do Contrato.

12.9. Na aplicação das penalidades previstas, a Administração considerará, motivadamente, a gravidade da falta, seus efeitos, bem como os antecedentes da proponente ou contratada, garantindo o direito de defesa e o contraditório, podendo deixar de aplicá-las, se acolhidas as justificativas.

12.10. As penalidades aplicadas à proponente serão registradas no Cadastro de Fornecedores do SAMAE e, no caso de suspensão do direito de licitar ou contratar com a Administração, encaminhadas para registro nos cadastros da Administração Direta e Indireta do Município de Caxias do Sul - RS.

12.11. A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á mediante processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa, observando-se o procedimento previsto na Lei Federal n.º 8.666/1993.

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. Todos os documentos exigidos no presente instrumento convocatório poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada, publicação em órgão da imprensa oficial, ou emitidos via Internet.

(14)

13.2. Integram o presente Edital os seguintes anexos:

a) Anexo I - Termo de Referência;

b) Anexo II - Modelo de Carta Credencial;

c) Anexo III - Modelo de Declaração de Idoneidade;

d) Anexo IV - Modelo de Declaração em atendimento ao

disposto no artigo 7º inciso XXXIII da Constituição Federal (Lei Federal n.º 9.854/99);

e) Anexo V - Modelo de Proposta de Preços, e f) Anexo VI - Minuta de contrato.

13.3. A minuta do contrato é parte integrante do Pregão e o acompanha em cumprimento ao artigo 40, parágrafo 2º, inciso III da Lei Federal n.º 8.666/1993, cujo objetivo é informar à proponente os termos em que será firmado o contrato.

13.4. A autoridade competente poderá revogar a licitação por razões de interesse público, decorrente de fato superveniente, devidamente comprovado, pertinente e suficiente a justificar tal conduta, devendo, se for o caso, anulá-la por ilegalidade, de ofício, ou por provocação de terceiro; mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

13.5. Os licitantes assumem todos os custos de preparação e apresentação de suas propostas e a Administração não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou resultado do processo licitatório.

13.6. Da sessão pública do pregão, será lavrada ata circunstanciada, contendo, sem prejuízo de outros, o registro das proponentes credenciadas, das propostas escritas e verbais apresentadas, na ordem de classificação, da análise da documentação exigida para habilitação e da manifestação da intenção de interpor recurso, com a devida motivação.

13.7. Caso haja necessidade de suspensão da Sessão Pública, o Pregoeiro designará nova data para a continuidade dos trabalhos, ficando intimadas, no mesmo ato, as proponentes presentes.

13.8. É facultada ao Pregoeiro ou à autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência, destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública, ressalvada a previsão do parágrafo 1º, do artigo 43 da Lei Complementar n.º 123/2006.

13.9. A apresentação da proposta pela proponente implica aceitação deste edital, bem como, das normas legais que regem a matéria e, se porventura a

(15)

proponente for declarada vencedora, o cumprimento de todas as disposições contidas nesta licitação.

13.10. Os esclarecimentos que se fizerem necessários, em relação a esta licitação, poderão ser obtidos junto à Gerência de Licitações, Rua Pinheiro Machado, 1615, Caxias do Sul - RS, fone: (54) 3214.3596, fax: (54) 3223.7920, e-mail:

compras@samaecaxias.com.br

Caxias do Sul, 19 de julho de 2016.

Lourenço Benetti Bonfá, Idair Antônio Moschen, Diretor Financeiro. Diretor-Presidente do SAMAE.

(16)

ANEXO I

Termo de Referência

Objeto: Aquisição de concreto estrutural usinado fck 30 MPA – bombeado, pelo período de 12 meses.

1) Objetivo

Estas especificações estabelecem as condições para fornecimento de concreto usinado e maquinário associado para ser utilizado nas obras do SAMAE.

2) Generalidades

O concreto será utilizado nas obras do SAMAE, como fundações, pilares, vigas, lajes, peças pré- moldadas de concreto armado, entre outras. A execução e programação das obras serão coordenadas pela fiscalização do SAMAE.

O volume especificado é um volume estimado, podendo ser utilizado na sua totalidade ou somente conforme a necessidade. Não necessariamente será utilizado o volume total estimado.

3) Especificações

O concreto estrutural usinado a ser fornecido na obra, deverá possuir resistência à compressão fck= 30 MPa, com consumo mínimo de 350 kg de cimento por m³ de concreto.

Deverão ser atendidas as especificações e métodos aprovados ou em fase de projeto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como as normas relacionadas a seguir:

NBR 7212 – Execução de concreto dosado em central;

NBR 12655 – Concreto: preparo, controle e recebimento – Procedimento;

NBR 14931/2003 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento.

Além do concreto, quando solicitado pela Fiscalização deverá estar disponível no local da obra uma bomba estacionária com lança para execução da concretagem.

Deverá ser fornecida a quantidade máxima de 300 m³, conforme necessidade da obra, sendo o fornecimento em parcelas nunca inferiores a 3 m³ para concreto convencional e nunca inferiores a 15 m³ para concreto bombeado.

4) Entrega, medição e estimativa de consumo

A entrega do volume de concreto especificado no item 3 deverá ser realizada no endereço a ser indicado pela Fiscalização, dentro da área urbana e distritos de Caxias do Sul.

A programação para entrega do concreto usinado será realizada previamente pela Fiscalização, com antecedência de pelo menos 48 horas antes das concretagens. Os custos oriundos de atrasos, cancelamentos, etc, deverão ser ressarcidos pela Contratada.

O concreto usinado será pago conforme volume fornecido, sendo que o custo com a bomba estacionária, quando utilizada, será paga conforme volume efetivamente bombeado.

O pagamento será efetuado de acordo com as entregas efetivamente realizadas durante o mês, no 10º (décimo) dia útil do mês subsequente ao da entrega do material, mediante apresentação da Nota Fiscal conferida e liberada pela seção competente. Se no 10º (décimo) dia útil não houver expediente na autarquia, o pagamento será efetuado no primeiro dia útil seguinte.

O consumo mensal estimado é de 25m³/mês de concreto estrutural.

Caxias do Sul, 27 de junho de 2016.

Engª Yuri Sawada Ono Eng.º André Krumenauer Silva Liseane Peluso Rech

DEG – SAMAE Gerente de Redes Diretora da Divisão de Esgoto

(17)

ANEXO II

MODELO DE CREDENCIAL

Prezado(s) Senhor(es):

Credenciamos o(a) Sr.(a) . ..., portador(a) da Carteira de Identidade n.º ... e CPF n.º ..., a participar da licitação promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE, na modalidade Pregão Presencial, sob n.º 070/2016, na qualidade de REPRESENTANTE LEGAL, outorgando-lhe poderes para pronunciar-se em nome da empresa ..., bem como formular propostas verbais, recorrer e praticar todos os demais atos inerentes ao certame.

Local e data.

Assinatura do Responsável Legal da Proponente.

(18)

ANEXO III

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL N.º 070/2016

Declaração de Idoneidade (modelo)

..., inscrita no CNPJ sob o n.º ..., através de seu responsável legal, Sr.(a).

..., portador(a) da Carteira de Identidade n.º ... e do CPF n.º ..., DECLARA, sob as penas da lei, que cumpre os requisitos de habilitação, inciso VII, do artigo 4º da Lei n.º 10.520/2002 e que não foi declarada inidônea para licitar ou contratar com a administração pública, nos termos do inciso IV, artigo 87, da Lei n.º 8.666/93 e alterações, bem como, comunicará qualquer fato ou evento superveniente à entrega dos documentos de habilitação, que venham alterar a atual situação da empresa, quanto à capacidade jurídica, técnica, regularidade fiscal e econômico-financeira.

Local e data.

Assinatura do Responsável Legal da Proponente.

(19)

ANEXO IV

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL N.º 070/2016

Modelo de Declaração

..., inscrita no CNPJ sob o n.º ..., através de seu responsável legal, Sr.(a).

..., portador(a) da Carteira de Identidade n.º ... e do CPF n.º ..., DECLARA que não emprega menores de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e nem menores de 16 (dezesseis) anos, conforme disposto no artigo 7º inciso XXXIII da Constituição Federal (Lei Federal n.º 9.854/1999).

Ressalva: emprega menores, a partir de 14 (quatorze) anos, na condição de aprendiz:

( ) Sim ( ) Não.

Local e data.

Assinatura do Responsável Legal da Proponente.

(20)

ANEXO V

PROPOSTA DE PREÇOS LOTE N.º 1

ITEM ESPECIFICAÇÃO QUANT. UN.

01

Código 6091 – Concreto estrutural usinado com resistência à compressão fck = 30 Mpa, conforme item 3 - Especificações do Termo de Referência - ANEXO I.

Marca:

300 M³

02 Serviço de bomba estacionária com lança. 300

VALOR TOTAL DO LOTE (R$):

VALOR TOTAL DO LOTE POR EXTENSO (R$):

a) Identificação da Proponente:

Nome:

Endereço:

Cidade/Estado: CEP:

Fone: Fax: Contato:

CNPJ: e-mail:

b) Identificação do representante (se houver):

Nome:

Endereço:

Cidade/Estado: CEP:

Fone: Fax: e-mail:

(21)

c) Identificação do responsável da proponente junto ao SAMAE, pelos contatos, recebimento das solicitações e pela solução de problemas que porventura ocorrerem:

Nome:

Endereço:

Fone:

e-mail:

Local e data.

Assinatura do Responsável Legal da Proponente.

(22)

ANEXO VI MINUTA DO CONTRATO

CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM O SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA

E ESGOTO - SAMAE E

..., PARA AQUISIÇÃO DE 300 M³ (TREZENTOS METROS CÚBICOS) DE CONCRETO ESTRUTURAL USINADO FCK 30 MPA – E MAQUINÁRIO ASSOCIADO.

O SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO - SAMAE, autarquia do Município de Caxias do Sul - RS com sede na rua Pinheiro Machado, n.º 1615, neste ato representado por seu Diretor-Presidente, ..., brasileiro, casado, residente e domiciliado nesta cidade, adiante denominado simplesmente "SAMAE", inscrito no CNPJ sob o n.º 88.659.313/0001-05 e, de outro lado a empresa ..., inscrita no CNPJ sob o n.o ...com sede na..., por seu representante legal, Sr(a).

...CPF n.º ... abaixo assinado, adiante denominada simplesmente "CONTRATADA", celebram o presente contrato, de acordo com as cláusulas e condições seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - Elementos Constitutivos, Amparo Legal e Dotação Orçamentária.

O presente contrato é celebrado à vista do contido no processo administrativo n.o..., que trata do Pregão Presencial n.º 070/2016, seu Termo de Referência, proposta da CONTRATADA e Empenho n.o ..., de ...de ... de 2016, atendendo às disposições da Lei n.º 10.520 de 17.07.2002, com aplicação subsidiária da Lei Federal n.º 8.666/93 e alterações, Decreto Municipal n.º 11.132, de 21.02.2003, Lei Municipal n.º 5.285, de 29.11.1999, Lei Complementar n.º 101, de 04.05.2000, Lei Complementar n.º 123, de 14.12.2006 e demais legislação pertinente à matéria, as regras e condições estabelecidas no Edital e anexos que o integram, sendo que as despesas decorrentes correrão à conta da dotação orçamentária consignada no presente exercício financeiro sob o código: 03.06 - DEG - 17.512.002.2.323 - 3.3.90.30.24.00.00.00, e, do próximo, a consignar.

(23)

CLÁUSULA SEGUNDA - Objeto do Contrato.

Aquisição de concreto estrutural usinado com resistência à compressão fck=30 MPa, com maquinário associado, para ser utilizado na execução de estruturas em concreto nas obras do SAMAE, em Caxias do Sul, RS, de acordo com o Termo de Referência contido no ANEXO I.

CLÁUSULA TERCEIRA - Preço.

O SAMAE pagará a CONTRATADA o valor correspondente a R$

... (...), pelo fornecimento de concreto usinado e serviço de bomba estacionária com lança, de acordo com o descrito no ANEXO V - Proposta de Preços do Edital, conforme segue:

ITEM ESPECIFICAÇÃO QUANT. UN.

...

§ 1º - O serviço de bomba estacionária, com lança, será solicitado quando necessário. O quantitativo foi estimado para fins de orçamento, julgamento e empenho, sendo que será pago o serviço efetivamente realizado.

§ 2º - No preço estabelecido estão incluídos todos os tributos e o frete (CIF).

§ 3º - É vedado o subempreitamento ou a transferência, parcial ou total, dos serviços que compõem o objeto deste contrato.

CLÁUSULA QUARTA - Entrega, Descarga, Prazo e Local.

§ 1º - A entrega do material será de forma parcelada, conforme programação prévia, sendo que o fornecimento será em parcelas nunca inferiores a 3 m3 (três metros cúbicos) para concreto convencional e nunca inferiores a 15 m3 (quinze metros cúbicos) para concreto bombeado. O consumo mensal estimado é de 25 m³ (vinte e cinco metros cúbicos).

§ 2º - O SAMAE comunicará a CONTRATADA vencedora 48 (quarenta e oito) horas antes das concretagens, sendo que os custos oriundos de atrasos, cancelamentos, etc., deverão ser ressarcidos pela proponente vencedora.

(24)

§ 3º - O local de entrega do material será indicado pela Fiscalização, dentro da área urbana e distritos do município de Caxias do Sul. A descarga será por conta da CONTRATADA.

§ 4º - A CONTRATADA deverá disponibilizar no local da obra, quando solicitado pela Fiscalização, uma bomba estacionária com lança para execução da concretagem.

CLÁUSULA QUINTA - Condições de Pagamento.

O pagamento será efetuado de acordo com as entregas efetivamente realizadas durante o mês, no 10º (décimo) dia útil do mês subsequente ao da entrega do material, mediante apresentação da Nota Fiscal conferida e liberada pela seção competente. Se no 10º (décimo) dia útil não houver expediente na autarquia, o pagamento será efetuado no primeiro dia útil seguinte.

CLÁUSULA SEXTA - Garantia.

A garantia para o material será conforme o estabelecido no Código de Defesa do Consumidor.

Parágrafo Único - O material atenderá a padrões qualitativos aceitáveis, sendo que o SAMAE reserva-se o direito de recusá-lo se o mesmo não estiver de acordo e as despesas decorrentes correrão às expensas da CONTRATADA, sendo reiniciada a contagem do prazo para pagamento, quando da entrega definitiva.

CLÁUSULA SÉTIMA - Sanções Administrativas.

§ 1º - Pelo atraso injustificado na entrega do objeto, ou de parte desse, o SAMAE aplicará multa de 10% (dez por cento) ao mês, pró-rata dia, sobre o valor correspondente ao objeto não entregue no prazo contratual, conforme artigo 86 da Lei Federal n.º 8.666/1993.

I - Sobre o valor da multa incidirão juros de 12% (doze por cento) ao ano, calculados pró-rata dia.

§ 2º - Após o período de 90 (noventa) dias de atraso, será considerada rescindida a contratação, sendo aplicada a multa especificada no parágrafo anterior, independente das penalidades previstas no artigo 87, da Lei Federal n.º 8.666/1993.

(25)

§ 3º - Pelo inadimplemento total ou parcial do objeto, à CONTRATADA serão aplicadas as penalidades descritas no parágrafo primeiro, desta cláusula, até a data da formalização, pelo SAMAE e/ou CONTRATADA, da desistência do fornecimento.

§ 4º - A aplicação de multa não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções cabíveis.

§ 5º - A aplicação de qualquer penalidade não exclui a aplicação de multa.

§ 6º - Além das penalidades pecuniárias previstas nos subitens anteriores, a CONTRATADA estará sujeita às sanções estabelecidas no artigo 87, da Lei Federal n.º 8.666/1993:

a) advertência;

b) suspensão temporária de participar em licitações e impedimento em contratar com a Administração por até dois anos;

c) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso III, do artigo 87, da Lei Federal n.º 8.666/1993;

d) inclusão no Cadastro de Fornecedores impedidos de Licitar e contratar com a Administração Municipal na forma prevista na Lei n.º 5.285/1999.

§ 7º - A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á mediante processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa, observando-se o procedimento previsto na Lei Federal n.º 8.666/1993.

CLÁUSULA OITAVA - Responsabilidade da CONTRATADA e Identificação do Responsável Junto ao SAMAE.

É de responsabilidade da CONTRATADA atender às especificações e métodos aprovados ou em fase de projeto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como as normas relacionadas no ANEXO I – Termo de Referência, do edital.

Parágrafo Único - Identificação do responsável junto ao SAMAE, pelo recebimento das Ordens de Serviço e pela solução de problemas que porventura ocorrerem:

Nome:

Endereço:

Fone:

e-mail:

(26)

CLÁUSULA NONA - Vigência do Contrato e Reajuste.

O presente contrato vigorará por um período de 12 (doze) meses, a contar de sua publicação, podendo ser prorrogado de acordo com o art. 57 da Lei Federal n.º 8.666/93, ou alterado, de acordo com as devidas justificativas, fundamentado no art. 65 da Lei Federal n.º 8.666/1993.

Parágrafo Único - Ocorrendo prorrogação do Contrato, para fins de reajuste, será aplicada a média percentual dos índices IGP-M, IGP-DI e INPC, mediante solicitação da CONTRATADA.

CLÁUSULA DÉCIMA - Rescisão do Contrato.

Além dos motivos enumerados nos incisos e parágrafo único do art. 78, da Lei Federal n.º 8.666/93, o contrato poderá ser rescindido, a qualquer tempo, se a CONTRATADA não desenvolver compromissos assumidos neste instrumento.

CLAUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - Da garantia de execução.

§ 1º - A CONTRATADA, neste ato, prestou garantia no valor de R$

...(...), na modalidade de ...; correspondente a 5% (cinco por cento) do valor total do contrato, observadas as condições previstas no Edital.

§ 2º - O regime jurídico da garantia é aquele previsto no instrumento convocatório.

§ 3º - As exigências referentes à garantia de execução contratual encontram-se descritas no Edital.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - Foro.

As partes declaram ser o foro da Comarca de Caxias do Sul - RS, competente para dirimir dúvidas que, porventura, surjam na interpretação e execução deste contrato.

E, por estarem justos e contratados entre si, firmam o presente em (03) três vias, de igual teor e forma, em presença de 02 (duas) testemunhas, para que produza seus jurídicos e legais efeitos.

(27)

Caxias do Sul,

Testemunhas: Diretor-Presidente - SAMAE

1.

2.

Contratada

Referências

Documentos relacionados

Las tomas de salida de la sala de control CONTROL ROOM OUT (tomas jack cableadas asimétricamente) sirven para el control de las señales suma (mezcla de efectos y mezcla

Tarde LETRAS - PORTUGUÊS AMPLA CONCORRÊNCIA Nome Identidade CONCORRÊNCIA: Classificação GIANINE DA SILVA 48606753-1 11. MARIA EDNA VELOSO DA

Добро е што уште при првиот повик кој траеше до 1 ноември 2013 година, немаше ограничување за областите за кои бизнисмените може да

FORTALECIMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TERRITÓRIO OESTE DE SANTA CATARINA: INTERVENÇÃO NO ASSSENTAMENTO DOM JOSÉ GOMES. – CHAPECÓ

Estes modelos são aqui denominados modelos FGPDEA-CCR e FGPDEA-BCC e, como objetivo específico neste trabalho, foram aplicados para avaliar a eficiência de sete minifábricas de

Todavia, não se pode esquecer da necessidade de preservar o código de reconhecimento específico. Já que esta informação pode ser colocada em qualquer parâmetro,

Em crianças, segundo Barbieri & Koda (1996), os distúrbios da deglutição.. raramente se apresentam como problemas isolados, mas com

Conforme Aragão, “[...] toda obra literária se origina de uma determinada cultura, isto é, é gerada num certo tempo e num certo espaço, filiando-se a uma