• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY ESTADO DA BAHIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY ESTADO DA BAHIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

LEI Nº. 208/2008, DE 26 DE AGOSTO DE 2008.

Dispõe sobre incentivos para implantação e expansão de estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços, no município de Wanderley e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE WANDERLEY, no uso de suas atribuições legais propôs, a Câmara Municipal de Wanderley aprovou e o Prefeito Municipal sanciona a seguinte Lei:

Título I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º - Fica instituído o Plano Municipal de Incentivos às Empresas, que tem por objetivo incentivar as empresas industriais, comerciais, agro-industriais, tecnológicas e prestadoras de serviço, que pretendem instalar-se no Município de Wanderley e as já instaladas com proposta de ampliação.

Art. 2º - Os incentivos físicos, fiscais ou financeiros, previstos nesta Lei, poderão ser concedidos, cumulativamente ou não, às entidades previstas no artigo anterior, desde que proporcionem incremento de empregos e impostos.

Título II

DO CADASTRO DAS ENTIDADES

Art. 3º - As entidades interessadas em participarem do Plano Municipal de incentivos às Empresas, para implantação, transferência e/ou ampliação da empresa, deverão interpelar requerimento com anteprojeto do empreendimento, anexando os seguintes documentos e informações, quando for o caso:

a) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

b) inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova da diretoria em exercício;

c) prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ/MF;

d) prova de regularidade com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal;

(2)

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

e) prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;

f) cronograma de contratação de empregados;

g) área de terreno urbano ou rural pleiteada;

h) previsão do início das operações;

Parágrafo único - No caso de empresa já constituída, apresentar certidões da sede.

Art. 4º - Ao requerer inscrição no Plano Municipal de Incentivos às Empresas, a entidade interessada fornecerá os elementos necessários à satisfação das exigências do artigo anterior, em formulário modelo aprovado pela Prefeitura Municipal.

Parágrafo único - Não se exigirá para a habilitação taxas ou emolumentos.

Art. 5º - As entidades cadastradas serão classificadas por categorias, tendo-se em vista sua especialização, segundo qualificação técnica e econômica avaliada pelos elementos constantes da documentação apresentada.

Título III

DOS INCENTIVOS FÍSICOS, FISCAIS E ECONÔMICOS

Art. 6º - Os incentivos físicos, econômicos e as isenções fiscais constituem, isoladamente ou cumulativamente, em:

I - cessão de uso das áreas urbanas e rurais industriais implantadas ou componentes do patrimônio público pelo prazo de até 10 (dez) anos;

II - execução, no todo ou em parte, dos serviços de terraplenagem, aterros e vias de acesso à empresa beneficiária;

III - rede de água, esgoto e galerias pluviais;

IV - isenção de Taxa de Licença para Localização e Permanência no Local, bem como sua renovação anual;

V - isenção do imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU;

VI - isenção de emolumentos relativos à análise e aprovação de projetos;

(3)

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

VII - isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI, incidentes na compra, pela entidade beneficiada, do imóvel para a sua instalação, a que se refere o art. 10 desta Lei;

VIII - implantação e/ou melhoria de rede de energia elétrica e iluminação pública;

IX - isenção de ISS para as obras e serviços executados para a implantação e/ou ampliação de projetos das entidades beneficiadas por esta Lei de Incentivos;

Art. 7º - As isenções de impostos e taxas municipais poderão ser concedidas pelo prazo máximo de 05 (cinco) anos.

Art. 8º - Na concessão dos incentivos fiscais previstos neste artigo, deverá ser considerada a possibilidade financeira (impacto orçamentário), do Executivo e também, respeitado os limites impostos na Legislação Fiscal vigente.

Capítulo I

DA CESSÃO DE USO DE BEM PÚBLICO

Art. 9º - As áreas destinadas à implantação de indústrias, distrito industrial, agroindustriais e tecnológicas, poderão ser cedidas mediante termo de cessão de uso de bem público pelo prazo de até 10 (dez) anos.

Art. 10º - É cláusula obrigatória na cessão de uso de bem público a rescisão contratual unilateral pela Administração, independente de interpelação judicial ou extrajudicial, quando não obedecida à destinação prevista no projeto ou pela falta de cumprimento dos prazos e encargos estipulados.

Art. 11 - Após a vigência do contato de cessão, o beneficiário poderá adquirir o imóvel cedido mediante o pagamento do valor venal estabelecido pela Planta de Valores Imobiliários.

§ 1º - O pagamento poderá ser parcelado em até 36 (trinta e seis) meses, acrescido de encargos financeiros legais.

§ 2º - A escritura definitiva somente será concedida após laudo de cumprimento das exigências preestabelecidas e término do pagamento do valor venal atualizado do imóvel e de seus encargos legais.

Título IV

DO CONTROLE E FISCALIZAÇÃO

Art. 12 - Incumbe a Secretaria Municipal da Administração e Finanças controlar e fiscalizar a execução da presente Lei, bem como:

(4)

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

I - fiscalizar e verificar o cumprimento dos encargos assumidos pela entidade beneficiada;

II - submeter à apreciação da Comissão de Análise de Projetos Incentivados os balanços patrimoniais de cada exercício findo e os demais demonstrativos físicos financeiros, inclusive das notas explicativas de cada conta credora ou devedora;

III - elaborar pareceres, apresentar relatórios, opinar sobre os pareceres da Comissão de Análise de Projetos Incentivados;

IV - denunciar eventuais irregularidades e propor providências;

V - solicitar informações, assim como, a elaboração de demonstrações financeiras ou contábeis especiais à Comissão de Análise de Projetos Incentivados e à entidade beneficiada.

Título V

DAS OBRIGAÇÕES DA ENTIDADE BENEFICIADA

Art. 13 - As entidades beneficiadas deverão apresentar, anualmente, relatórios que comprovem o aumento de empregos e faturamento.

Art. 14 - Após 120 (cento e vinte) dias do final de cada exercício, deverá a entidade beneficiada apresentar balanço patrimonial e resultados do exercício findo com notas explicativas de cada conta e com relação analítica das contas devedoras e credoras.

Título VI

DA PERDA DO BENEFÍCIO E DAS PENALIDADES

Art. 15 - A entidade que for beneficiada perderá os direitos decorrentes desta Lei, caso, sem motivo justificado:

I - paralisar por mais de 03 (três) meses suas atividades;

II - vender, no todo ou em parte, sua maquinaria ou equipamentos industriais ou comerciais, salvo substituição e atualização técnica;

III - alterar o ramo de atividades sem autorização prévia;

IV - alienar ou locar, no todo ou em parte, sem a expressa autorização do Poder Executivo;

V - atrasar injustificadamente a implantação do projeto;

(5)

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

VI - descumprir as cláusulas, projetos ou prazos;

VII - for decretada a falência ou a instauração de insolvência civil;

VIII - dissolver a sociedade.

Parágrafo único - A entidade beneficiada poderá ser alienada ou locada após o prazo de 36 (trinta e seis), meses contados da data de seu enquadramento, após análise da Comissão e com expressa autorização do Poder Executivo.

Art.16 - A alienação ou locação de que trata o artigo anterior não implica em permissão para mudanças de atividades que não sejam as propostas apresentadas no projeto inicial.

Art. 17 - A entidade beneficiada que não cumprir com a finalidade da presente Lei ou rescindir o contrato, terá os valores restabelecidos por lançamentos de ofício e cobrados com os respectivos acréscimos legais.

Título VII

DA COMISSÃO DE ANÁLISE DE PROJETOS INCENTIVADOS

Art. 18 - Fica criada a Comissão de Análise de Projetos incentivados, órgão consultivo com a incumbência de assessorar o Chefe do Poder Executivo na execução da presente Lei.

Art. 19 - A Comissão de Análise de Projetos Incentivados será constituída de 04 (quatro) membros:

I - 01 (um) representante da Secretaria Municipal da Administração e Finanças;

II - 01 (um) representante da Secretaria Municipal da Agricultura, do Meio Ambiente;

III - 01 (um) representante indicado pela Associação Comercial de Wanderley;

IV – 01 (um) representante indicado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS

§ 1º - Compete ao Chefe do Poder Executivo nomear os membros da Comissão de Análise de Projetos Incentivados, elegendo o Presidente.

§ 2º - Cada Titular deverá ter um Suplente.

(6)

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

§ 4º - Quando houver empate nas votações o Chefe do Executivo votará pelo desempate.

Art. 20 - O mandato dos membros da Comissão terá caráter cívico, gratuito e considerado serviço público relevante, encerrando concomitantemente com o mandato do Prefeito em exercício.

Art. 21 - Compete à Comissão examinar os pedidos de habilitação ao Plano Municipal de Incentivos às Empresas, elaborando os pareceres relativos à oportunidade e viabilidade econômica dos projetos;

Pa3ágrafo único - Para efeito de avaliação das solicitações enquadráveis na presente Lei, serão considerados prioritariamente, projetos em função de:

a) alcance social;

b) utilização de matéria - prima local;

c) atividade pioneira;

d) aplicação de alta tecnologia;

e) efeito multiplicador da atividade;

f) maior número de empregos gerados;

g) maior incremento de faturamento.

I - apresentar proposta e incentivos a serem concedidos aos interessados;

II - emitir parecer sobre o balanço patrimonial de cada exercício findo e os demonstrativos físicos financeiros, inclusive das notas explicativas de cada conta credora ou devedora;

III - encaminhar para homologação do Chefe do Poder Executivo os processos de habilitação;

IV - acompanhar e fiscalizar a implantação e o desenvolvimento do ajuste celebrado, bem como os benefícios concedidos;

V - analisar solicitações de alienação e alteração de projetos, elaborando pareceres e recomendações.

Título VIII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 22 - Fica o Poder Executivo, com a anuência da Câmara de Vereadores, autorizado a adquirir áreas destinadas à implantação de indústrias ou distritos industriais, agroindustriais e tecnológicos.

(7)

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

Art. 23 - Aprovado o pedido para implantação, transferência ou ampliação da entidade, o interessado deverá firmar documento onde serão mencionados os benefícios concedidos e os encargos assumidos de acordo com o projeto apresentado.

Art. 24 - Às empresas beneficiadas com os incentivos econômicos e isenções fiscais desta Lei é vedado usufruir da isenção dos tributos municipais, sem que tenha iniciado a implementação do respectivo plano.

Art. 25 - As despesas decorrentes da execução da presente Lei ocorrerão por conta da dotação própria da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, suplementadas oportunamente, se necessário.

Parágrafo único - Nenhuma empresa ou grupo empresarial poderá receber como benefício desta Lei mais de 20% (vinte por cento) da dotação orçamentária prevista no exercício.

Art. 26 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Wanderley, em 26 de agosto de 2008.

NELSON ROCHA DE MAGALHÃES Prefeito Municipal

(8)

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

REQUERIMENTO DE INSTALAÇÃO OU AMPLIAÇÃO DA EMPRESA

PLANO MUNICIPAL DE INCENTIVO ÀS EMPRESAS

DADOS DA EMPRESA

Razão Social:...

CNPJ/MF.:...

Endereço:...

Cidade:...Estado:...

Fone:...Fax:...E-mail:...

Pessoa de contato na empresa:...

Regime Jurídico:...

Grupo Econômico:...

Atividade Econômica:...

Faturamento Anual (indique o ano do exercício):...

Nº atual de empregados:...

Imobilizado atual da empresa (indique o ano do exercício):

...

...

...

SOLICITA DA PREFEITURA ...

...

Localização do Projeto:...

Empregos gerados:...

(9)

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

Cronograma de contratação:...

DESCRIÇÃO DO PROJETO

...

...

* Caracterização do Projeto em função da lei a) Alcance social;

b) Utilização de matéria prima local;

c) Atividade pioneira;

d) Aplicação de alta tecnologia;

e) Efeito multiplicador da atividade;

f) Maior número de empregos gerados;

g) Maior incremento de faturamento.

INVESTIMENTOS

Valores de (indique a data): .../.../...

Investimento em Terreno:...

Realizado:...A Realizar:...Total:...

Investimento em Construção Civil:...

Realizado:...A Realizar:...Total:...

Investimento em Máquina e Equipamentos:...

Realizado:...A Realizar:...Total:...

Investimento em Instalações:...

Realizado:...A Realizar:...Total:...

Outros/Eventuais Investimentos:...

Realizado:...A Realizar:...Total:...

Capital de Giro:...

(10)

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

Realizado:...A Realizar:...Total:...

Investimento Total:...

Realizado:...A Realizar:...Total:...

Cronograma dos investimentos:...

...

FONTES DE RECURSOS:

Próprios:...

BNDES:...

BID/BIRD:...

Finame:...

PROGER:...

Outros:...

Descrever outras fontes de captação de recursos:

Total dos recursos:...

DATAS:...

Indique no campo abaixo a data de início da implantação do Projeto e das operações produtivas:

VENDAS ANUAIS:

Demonstrativo simplificado das vendas atuais e projeção com a implantação do projeto.

Informações adicionais que julgar necessárias:

...

Data.../.../...

_________________________________________

Informante

(11)

PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLEY

ESTADO DA BAHIA

PLANO MUNICIPAL DE INCENTIVO ÀS EMPRESAS DOCUMENTAÇÃO A SER ANEXADA AO PROJETO

PROJETO CATEGORIA 2

(terraplenagem - tubulação - aterro - expansão de rede de água - energia)

1. Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ/MF;

2. Comprovação de regularidade com a Fazenda Federal;

3. Comprovação de quitação com a Seguridade Social e o Fundo de Garantia;

4. Cronograma de contratação de empregados;

5. Área pleiteada;

6. Previsão de início das operações;

Referências

Documentos relacionados

Art. 1º - Fica instituído Programa Municipal denominado “MEU NOVO LAR”, visando o desenvolvimento municipal, por meio da ampliação do número de moradias, a diminuição do

Estas podem ser representadas por vetores (tendo direção e comprimentos apropriados, partindo de um ponto de referência O) e são as chamadas grandezas vetoriais... 4 1

a) Assegurar, em articulação com o GPNS, o planeamento, execução, coordenação e controlo das atividades de suporte aos serviços e sistemas em exploração, incluindo

O presente estudo, realizado no Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, dentro do projeto PROVIVE, visou avaliar a riqueza e a abundância de espécies de Coleoptera, coletadas

Art. 1º - O presente Regimento Interno estabelece normas de funcionamento e de organização do Conselho Municipal de Educação - CME, de Uruçuca, Bahia instituído pelo Art. 114 da

Silva e Gomes (2009) observaram, tal qual anteriormente mencionado nas diferenças entre médicos e enfermeiros, que as mulheres profissionais da saúde reclamam mais do

Para darmos continuidade à pesquisa, faz-se necessário uma pequena explanação sobre o que realmente vem a ser o conceito de humanização e como esse termo se aplica

O objetivo deste estudo foi investigar o perfil das publicações relacionadas à contabilidade para usuários externos divulgadas, de 2007 a 2016, nos congressos da