• Nenhum resultado encontrado

REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OU RIDE):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OU RIDE):"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

RIDE-DF

RESUMO

(2)

2

RIDE-DF

REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OU RIDE):

• Região integrada de desenvolvimento econômico (ou RIDE) não podem ser consideradas regiões metropolitanas brasileiras porque não se situam em um mesmo estado.

• Elas são criadas por legislação federal específica, que delimita os municípios que a integram e fixa as competências assumidas pelo colegiado dos mesmos.

• A primeira RIDE estabelecida foi a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

• Em 2002, foram instituídas duas novas RIDEs, a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro e a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina.

• Está em discussão no Congresso brasileiro o projeto de lei complementar 122 de 2009 sobre a criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe (RICA), a quarta RIDE brasileira, reunindo municípios da região do Cariri-Araripe entre os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piau.

RIDE – DF:

• A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) foi criada pela Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998 e regulamentada pelo Decreto nº 2.710, de 04 de agosto de 1998, alterado pelo Decreto nº 3.445, de 04 de maio de 2000

• A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional

• Enquanto institucionalidade legalmente constituída, a RIDE tem prioridade no recebimento de recursos públicos destinados a investimentos que estejam de acordo com os interesses consensuados entre os entes.

o Esses recursos devem contemplar demandas por equipamentos e serviços públicos, fomentar arranjos produtivos locais, propiciar o ordenamento territorial e assim promover o seu desenvolvimento integrado.

(3)

3

COMPETÊNCIA:

• Articular, harmonizar e viabilizar as ações administrativas da União, do Distrito Federal, dos estados de Goiás e de Minas Gerais, e dos municípios que a compõem para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional.

ABRANGÊNCIA:

• Compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE):

o Distrito Federal.

o Municípios do Estado de Goiás:

▪ Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício.

o Municípios do Estado de Minas Gerais:

▪ Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí.

• Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal, Estados de Goiás, Minas Gerais e aos Municípios que a integram, relacionados com as seguintes áreas:

o Infraestrutura;

o Geração de empregos e capacitação profissional;

o Saneamento básico, em especial o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgoto e o serviço de limpeza pública;

o Uso, parcelamento e ocupação do solo;

o Transportes e sistema viário;

o Proteção ao meio ambiente e controle da poluição ambiental;

o Aproveitamento de recursos hídricos e minerais;

o Saúde e assistência social;

o Educação e cultura;

(4)

4

o Produção agropecuária e abastecimento alimentar;

o Habitação popular;

o Serviços de telecomunicação;

o Turismo;

o Segurança pública.

IMPORTANTE:

Essa RIDE foi criada com objetivo de buscar solução para os problemas gerados pelo crescimento desordenado de Brasília e de seu entorno, cada vez mais povoado por migrantes em busca de melhores condições de vida, que acabaram por pressionar os serviços públicos da capital do país.

• As ações da RIDE têm priorizado os Arranjos Produtivos Locais (APLs), entre eles, o de fruticultura, artesanato, confecção, movelaria e pedras que são, inclusive, exportadas por meio dos APLs.

o O cooperativismo e o associativismo como forma de aumentar a geração de renda também são fortemente incentivados.

NOVIDADE:

• Senado aprova inclusão de 12 municípios na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

o Pela proposta, dez cidades de Goiás e duas de Minas Gerais passam a integrar programa de articulação de ações administrativas.

▪ Projeto segue para sanção presidencial.

• O Senado aprovou no dia 22 de maio de 2018, um projeto que inclui, na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), dez municípios de Goiás e duas cidades de Minas Gerais.

o Foram 64 votos a favor da proposta e um único voto contrário.

o O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para a sanção do presidente da República, Michel Temer.

o Criada em 1998, a Ride tem o objetivo de articular ações administrativas da União, dos estados de Goiás, Minas e do Distrito Federal.

Pela proposta, passam a integrar a RIDE os seguintes municípios:

o 1. Alto Paraíso de Goiás (GO);

o 2. Alvorada do Norte (GO);

o 3. Barro Alto (GO);

o 4. Cavalcante (GO);

o 5. Flores de Goiás (GO);

o 6. Goianésia (GO);

o 7. Niquelândia (GO);

o 8. São João d’Aliança (GO);

o 9. Simolândia (GO);

o 10. Vila Propício (GO);

o 11. Arinos (MG);

o 12. Cabeceira Grande (MG).

• Para o relator da proposta, senador Hélio José (PROS-DF), “é evidente que o contraste entre a força econômica do Distrito Federal e as grandes deficiências de infraestrutura e as carências socioeconômicas da região do entorno acaba por induzir a dependência dos municípios vizinhos em relação ao Distrito Federal".

o Mas, segundo ele, a ampliação da Ride permitirá "desenvolver ações governamentais e viabilizar soluções para os diversos problemas que necessitam da atuação conjunta".

(5)

5

▪ FONTE: G1.COM.BR (com adaptações).

ATENÇÃO:

• Temer altera Lei e entorno do DF vira região metropolitana A expectativa é de que façam parte da Região Metropolitana as 33 cidades que hoje compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).

o Correio Braziliense 4/12/2018

• Atendendo a pedido de seu correligionário — o governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha —, o presidente Michel Temer (MDB) assinou no dia 4/12/2018 uma Medida Provisória que cria a Região Metropolitana do DF, composta por municípios do Entorno.

o A expectativa é de que façam parte da Região Metropolitana as 33 cidades que hoje compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).

o Destas, 29 pertencem ao estado de Goiás e outras quatro estão em Minas Gerais.

• Com a mudança, elas seguirão fazendo parte de seus estados, mas também poderão receber recursos e integrar políticas de desenvolvimento da nova região.

o “São pleitos da economia, mas também são dos cidadãos do DF e do entorno.

Esperamos daqui pra frente trazer uma era de desenvolvimento para a região. Com a região metropolitana você pode fazer uma só licitação, com projeto integrado”, afirmou o governador eleito, que participou da cerimônia de assinatura da MP.

• Ibaneis destacou ainda que a criação da Região Metropolitana deve facilitar o desenvolvimento das cidades que a compõem, já que hoje elas têm uma atividade econômica mais ligada ao DF que a seus estados.

o “São vários programas, como os programas de saúde, que podem ser feitos de forma integrada. […] Entra tudo. Entra segurança, saúde, infraestrutura, geração de emprego e renda, produção de energia, distribuição de água. Todos os projetos feitos de forma separada e que dependiam de consórcio agora podem ser feitos de forma direta”, explicou.

Temer sanciona expansão da região integrada do DF; veja municípios de MG e GO incluídos.

Lista é formada por 10 municípios goianos e 2 mineiros. Com a alteração, RIDE passa a ter 34 cidades, incluindo Brasília. (14/06/2018)

O presidente da República, Michel Temer, sancionou nesta quinta-feira (14) a lei que inclui 12 municípios de Goiás e Minas Gerais na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Criada em 1998, a Ride tem o objetivo de articular ações administrativas da União, dos estados de Goiás, Minas e do Distrito Federal. O mapa coincide, na maior parte, com o que os moradores do DF costumam chamar de "região do Entorno".

Até agora, 21 municípios já faziam parte da Ride, além do próprio Distrito Federal. Segundo o IBGE, somadas, essas regiões abrigam 4,4 milhões de habitantes. Sozinho, o DF tem pouco mais de 3 milhões.

Os números colocam a Ride do DF como a quarta região mais populosa do país. O pódio é ocupado pelas regiões metropolitanas de São Paulo (21,4 milhões de habitantes), do Rio de Janeiro (12,4 milhões) e de Belo Horizonte (5,9 milhões).

(6)

6

• Ainda durante a cerimônia, Temer assinou uma outra MP transferindo o controle da Junta Comercial do DF — que atende micro e pequenos empreendedores — para o governo local.

o Antes, a autarquia era controlada pela União.

o As duas Medidas Provisórias precisam ser aprovadas pelo Congresso antes de entrarem em vigor.

o A previsão é de que elas sejam analisadas no início de 2019.

LEI COMPLEMENTAR Nº 94, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

• Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

o Art. 1º É o Poder Executivo autorizado a criar, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal, conforme previsto nos Arts. 21, inciso IX, 43 e 48, inciso IV, da Constituição Federal, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE.

§ 1º A Região Administrativa de que trata este artigo é constituída pelo Distrito Federal, pelos Municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas

(7)

7

Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício, no Estado de Goiás, e de Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí, no Estado de Minas Gerais.

(Redação dada pela Lei Complementar nº 163, de 2018)

§ 2º Os Municípios que vierem a ser constituídos a partir de desmembramento de território de Município citado no § 1º deste artigo passarão a compor, automaticamente, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

o Art. 2º É o Poder Executivo autorizado a criar um Conselho Administrativo para coordenar as atividades a serem desenvolvidas na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

Parágrafo único. As atribuições e a composição do Conselho de que trata este artigo serão definidas em regulamento, dele participando representantes dos Estados e Municípios abrangidos pela RIDE.

o Art. 3º Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal e aos Municípios que a integram, especialmente aqueles relacionados às áreas de infraestrutura e de geração de empregos.

o Art. 4º É o Poder Executivo autorizado a instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

Parágrafo único. O Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal, ouvidos os órgãos competentes, estabelecerá, mediante convênio, normas e critérios para unificação de procedimentos relativos aos serviços públicos, abrangidos tanto os federais e aqueles de responsabilidade de entes federais, como aqueles de responsabilidade dos entes federados referidos no art. 1º, especialmente em relação a:

I - Tarifas, fretes e seguros, ouvido o Ministério da Fazenda;

II - Linhas de crédito especiais para atividades prioritárias;

III - Isenções e incentivos fiscais, em caráter temporário, de fomento a atividades produtivas em programas de geração de empregos e fixação de mão-de-obra.

o Art. 5º Os programas e projetos prioritários para a região, com especial ênfase para os relativos à infraestrutura básica e geração de empregos, serão financiados com recursos:

I - de natureza orçamentária, que lhe forem destinados pela União, na forma da lei;

II - de natureza orçamentária que lhe forem destinados pelo Distrito Federal, pelos Estados de Goiás e de Minas Gerais, e pelos Municípios abrangidos pela Região Integrada de que trata esta Lei Complementar.

Referências

Documentos relacionados

Goiás, Bom Jesus de Goiás, Bonfinópolis, Bonópolis, Brazabrantes, Britânia, Buriti Alegre, Buriti de Goiás, Buritinópolis, Cabeceiras, Cachoeira Alta, Cachoeira de

Relata que concorreram ao cargo de Prefeito os candidatos José Silvano Fernandes da Silva (DUDU), atual Prefeito e candidato a reeleição, Nerivan Alves de Lima e José Renivan

Alexânia Novo Gama Águas Lindas de Goiás Planaltina Água Fria de Goiás Mimoso de Goiás Padre Bernardo Cocalzinho de Goiás Pirenópolis Corumbá de Goiás Brasília, DF

ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE O CASO DA CIDADE DE ALTO PARAÍSO DE GOIÁS COMO

Ce siège auto répond aux normes de la Réglementation ECE 44/04 et peut être installé dans la plupart des véhicules équipés de ceintures de sécurité à 3 points en accord avec

Comprovação de treinamento/capacitação em Medicina do Esporte por meio de atividades profissionais realizadas em período de tempo não inferior a 6 (seis) anos e tendo

ros, localizado entre as cidades de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás, Colinas, São Miguel da Aliança e Cavalcante, a 220 quilômetros ao norte de Brasília,.. no estado

O juiz Eduardo Luiz Ro- cha Cubas, da Justiça Federal de Formosa e jurisdição nos municípios de Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Buriti-