• Nenhum resultado encontrado

Território ecológico do estudante INgresso em universidade pública brasileira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Território ecológico do estudante INgresso em universidade pública brasileira"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Território ecológico do estudante INgresso em universidade pública

brasileira

Maria Angélica de Moura Bueno1, Lauren Machado Pinto2, Maria Rita Assis Cesar3, Júlio Gomes4 1 Unidade de Apoio Psicossocial da Universidade Federal do Paraná, Brazil. uaps@ufpr.br; 13angelbueno@gmail.com

2

Unidade de Apoio Psicossocial da Universidade Federal do Paraná, Brazil. uaps@ufpr.br; lauren.machadopinto@gmail.com

3

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Paraná, Brazil. prae@ufpr.br; mritacesar@yahoo.com.br

4

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profisional da Universidade Federal do Paraná, Brazil. copap@ufpr.br

Resumo. Análise de território ecológico do estudante ingresso na comunidade universitária pública UFPR para identificar impasses neste momento especial de chegada. A metodologia seguiu aplicação de formulário próprio no formato de questionário individual com questões objetivas de escolha única ou múltipla sendo apenas uma questão aberta. Dentre 432 questionários dentre previsão de mais de 5mil universitários, representando 8,2% do montante geral. A mesma metodologia foi empregada na sequência no sistema de seleção unificada (SISU). No comparecimento em torno de 400 estudantes, houve adesão de 80 estudantes. Concluimos que olhar sobre as condições concretas de existência dos atores institucionais na produção de sofrimento minimiza individualização e psicologização das situações, ou seja, compreensão sobre processos de produção do fracasso escolar/acadêmico não sendo individualizante e/ou patologizante por presunção. E igualmente, subsídio à avaliação das ações de Assistência Estudantil e fomentar debate na implementação de políticas públicas conectada às diferentes realidades existentes.

Palavras-chave: Estudante; Ingresso; Universidade; Benefícios sociais; Políticas públicas.

Ecological territory of the student INgresso in Brazilian public university

Abstract. Analysis of the student's ecological territory entering the UFPR public university community to

identify deadlocks at this special time of arrival. The methodology followed the application of its own form in the format of individual questionnaire with objective questions of single or multiple choice being only an open question. Among 432 questionnaires among the forecast of more than 5 thousand university students, representing 8.2% of the overall amount. The same methodology was used in the sequence in the unified selection system (SISU). Attendance of around 400 students was attended by 80 students. We conclude that looking at the concrete conditions of existence of institutional actors in the production of suffering minimizes the individualization and psychologization of situations, that is, understanding the processes of production of academic / academic failure that is not individualizing and pathological by presumption. And also, subsidize the evaluation of the actions of Student Assistance and foment debate in the implementation of public policies connected to the different realities.

Keywords: Student; Ticket; University; Social benefits; Public policy.

1 Introdução

A universidade pública, UFPR, tendo por missão o atendimento a comunidade externa mediante a atenção ao tripé ensino, pesquisa e extensão apresenta este projeto direcionado ao conhecimento dos estudantes ingressantes na universidade visando contemplar uma abordagem integral na formação humana, digna e cidadã durante o período de permanência e convivência social. Na demanda de atenção aos acadêmicos, a PRAE dentre suas ações integradas, realiza o projeto PROBEM, que foi criado

(2)

para apoiar os estudantes com fragilidade socioeconômica que precisam de auxílio financeiro para se manter no curso constituído pelos benefícios isolados ou em composição. O auxílio integra os benefícios sociais referente à permanência e garantias a refeição, moradia e creche, quando necessário. A solicitação de participação voluntária dos estudantes mediante convite de preenchimento de questionário individual no momento do Registro Acadêmico na PROGRAD após situação de finalização do registro acadêmico empreendido objetivou tranquilizar e principalmente, não comprometer a situação nova vivenciada pelos estudantes. Sendo assim, há necessidade de levantamento das demandas sociais dos estudantes, servindo de subsídio para a avaliação das ações de Assistência Estudantil e para fomentar o debate sobre as necessidades sociais identificadas. Em relação a Unidade de Apoio Psicossocial-UAPS como existência de atendimento às prerrogativas sociais surgidas, possui equipe de Assistência Social, Pedagógica e Psicológica visando ação proativa e eficaz na orientação, Acolhimento e estabelecimento de ações integradas a realidade universitária percebida.

2 Território ecológico do estudante INgresso

Identificar território ecológico da comunidade universitária UFPR com a finalidade de compreensão

dos impasses envolvendo a comunidade discente no momento de ingresso à universidade. Território ecológico compreendido como, apresentado por Guatarri, as possibilidades da realização subjetiva no alcance e conexão, equiparando-se em igual dimensão, ao contexto interpessoal e sócioambiental vigente. Como refere “O que está em questão é a maneira de viver daqui em diante sobre esse planeta, no contexto da aceleração das mutações técnico-científicas e do considerável crescimento demográfico.” (Guatarri, 2001, p.7)

Mediante atividade de conhecimento da comunidade interna, pode fornecer a dimensão complexa e imbricada de todos os atores envolvidos na comunidade universitária, a saber, estudantes em relação com os docentes, técnicos administrativos e público em geral. Inicialmente, viabilizar diagnóstico prévio inicial da comunidade universitária ingressante. Ao realizar vias de Intervenção psicossocial participativa, dinâmica e ativa integrada às necessidades percebidas como um espaço de diálogo na construção de ações pelo fortalecimento de interdependência, protagonismo e autonomia da comunidade universitária. Esta pesquisa de condições do meio econômico, espaço geográfico, expectativas e situações de desigualdades sociais e regionais dos estudantes, possibilitam efetividade no planejamento de atendimento ao público alvo da PRAE. Proporciona compreensão de sinais de vulnerabilidade sócioemocional discente e garantia de responsabilidade institucional com relação à permanência, evasão e na conclusão dos cursos pelos estudantes universitários nesta passagem inicial pela vida acadêmica na universidade.

Um aspecto importante a ser mencionado interliga-se com a possibilidade de ter geração de informações sobre a realidade vivida por estes jovens, auxiliando os gestores em educação em questões de evasão, exclusão, preconceitos e violências, relativo pois, ao universo psicossocial, , em especial, grupos sociais vulneráveis. Confirma o estudo de autores que afirmam que “Nesse sentido, é importante preocupar-se com a qualidade da permanência do estudante no ensino superior, e dar atenção para questões de satisfação com o curso, envolvimento em atividades extracurriculares, estabelecimento de relações saudáveis, bem-estar psicológico, entre outros.” (Silva, 2010, p.28). Considera-se como vital o conhecimento dos indicadores de necessidades advindas de proveniência cultural e percepção de integração da comunidade estudantil integrada ao meio urbano da cidade. Conecta-se com a responsabilidade das instituições de ensino em relação às condições de permanência, evasão e conclusão dos cursos universitários escolhidos e principalmente, criação de possibilidades de intervenção conectadas com a realidade psicossocial.

(3)

A atividade de diagnóstico refere-se ao levantamento de situações de impasses e conflitos envolvendo os profissionais e a universidade. A busca é a construção de ferramentas e estratégias que possam ser organizadas em conjunto visando auxílio e atendimento às demandas surgidas.

2.1 Objetivo geral

Identificar condições de permanência sócioeconômicacultural da comunidade universitária UFPR com

a finalidade de compreensão dos impasses envolvendo a comunidade discente no momento de

ingresso à universidade. Mediante atividade de conhecimento da comunidade Interna, pode fornecer a dimensão complexa e imbricada de todos os atores envolvidos na comunidade universitária, a saber, estudantes em relação ao contexto social ao seu entorno, envolvendo docentes, técnicos administrativos e/ou público em geral.

2.2 Objetivos específicos

-viabilizar Diagnóstico prévio inicial da comunidade universitária ingressante.

-realizar vias de Intervenção psicossocial participativa, dinâmica e ativa integrada às necessidades percebidas.

-promulgar um espaço de diálogo em busca da construção de ações e reflexões no fortalecimento de

interdependência, protagonismo e autonomia da comunidade universitária.

3 Metodologia

Na metodologia “nesse caso, recorrendo ao método da pesquisa-ação como remédio aos atores sociais, como intervenção, na procura de encontrar a racionalidade da causa, colocando como efeito uma metodologia estruturada de uma pedagogia fundamentada no estímulo da expressão individual na tomada de decisões.” (Santos, 2018, p. 272)

Pelo estabelecimento de parceria entre PRAE e PROGRAD, objetiva-se ter um levantamento de dados

sóciodemográficos da comunidade universitária da UFPR ano base 2019 no momento do Registro

Acadêmico, realizado pelo Núcleo de Assuntos Acadêmicos- NAA da PROGRAD.

O registro acadêmico é viabilizado pela preparação e planejamento da PROGRAD em todas as etapas de recepção, encaminhamento dos estudantes aos guichês de atendimento de identidade digital dos estudantes, entrega de documentação pessoal de comprovante de renda aos que desejam entrar no plano de benefícios PROBEM.

3.1 Participação voluntária como condição qualitativa de análise

A solicitação de participação voluntária dos estudantes mediante convite de preenchimento de questionário individual no momento do Registro Acadêmico na PROGRAD após situação de finalização do registro acadêmico empreendido. Objetiva tranquilizar e principalmente, não comprometer a situação nova vivenciada pelos estudantes.

A aplicação de questionário individual em sala específica designada pela coordenação do NAA da PROGRAD, com garantia do sigilo absoluto da identificação dos participantes. O vestibular 2018/2019 da Universidade Federal do Paraná (UFPR- Dados obtidos do site da UFPR em 11/01/2019) tem

(4)

público-alvo geral de 5.264 aprovados, sendo 56% na concorrência geral e 44% por cotas. Entre os candidatos aprovados, quase 60% (59,82) cursaram ensino médio em escolas públicas, 39% concluíram o ensino médio no ano passado e 27% completarão 18 anos em 2019. A maioria dos classificados reside no Paraná (90%), sendo 52% em Curitiba, 19% em municípios da região metropolitana de Curitiba e 19% no interior do Paraná. A aprovação foi de praticamente 50% por sexo: 49,56% masculino e 50,44% feminino.

3.2 Indicadores sociais de análise

A possibilidade de riscos se não completamente inexistente, refere-se a surgimento de emoções desencadeantes de mal-estar ou perturbações que terão o devido acolhimento numa atitude ativa de acolhimento e escuta. Reitera-se a eliminação de quaisquer possibilidade de prejuízo a sua atividade de trabalho por sua participação na pesquisa. Organização de relatórios setoriais por

departamentos/setores ou escolas acadêmicas da UFPR. A identificação dos indicadores sociais dos

estudantes ingressantes na UFPR podem facilitar elaboração de políticas públicas agregadas a experiências de protagonismo e apoio a diversidade estudantil conhecida. Na atividade de Plantão de

Apoio Psicológico ocorrem ações de Acolhimento imediato aos estudantes: acolhimento/atendimento

e orientação de estudantes que demandam apoio psicológico espontaneamente, sem necessidade de agendamento prévio. Nesta ação são discutidas estratégias de superação e enfrentamento das situações vivenciadas e possibilidades de encaminhamentos a outras ações, internas ou externas à universidade. Ocorreu atendimentos individuais a um Total de 2793 estudantes em 2018 e atividades grupais a 740 estudantes na Unidade de Ação Psicossocial composta por equipe de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, totalizando 15 (quinze) profissionais. Atividades grupais compõe-se de Rodas de Conversa a estudantes e docentes, Assessoria a docentes e técnicos-admnistrativos em demandas específicas, Acompanhamento de estudantes em articulação com a rede de saúde externa à universidade, Participação em comissões, Palestras nos cursos, Orientação a famílias de estudantes. Mediante discussão e debate, poderá ajudar em outros estudos e pesquisas em andamento, alavancar outros estudos e investigações que são demandados pela conjuntura atual, possibilitar elaborações de projetos e produtos pedagógicos.

4 Fortalecimento do território ecológico do estudante INgresso na universidade

Além do contexto da política estudantil específica a universidade pública, aplicação à prática do mundo do trabalho, enquanto contexto de recepção e acolhimento às demandas surgidas no embate diário. A contribuição para a relação estabelecida é a de estabelecer conexões entre a dinâmica institucional legal de orientação legal do registro acadêmico aliarem-se a maior conhecimento das vivências e experiências dos estudantes no momento de ingresso à vida universitária. Pode-se argumentar todas as questões de incertezas, dificuldades e, igualmente, de potencialidades e abertura ao novo também se efetivar.

(5)

5 Análise e Discussão

A contribuição para a relação estabelecida é a de estabelecer conexões entre a dinâmica institucional legal de orientação legal do registro acadêmico aliarem-se a maior conhecimento das vivências e experiências dos estudantes no momento de ingresso à vida universitária. Pode-se argumentar todas as questões de incertezas, dificuldades e, igualmente, de potencialidades e abertura ao novo também se efetivam. As informações obtidas e cruzamento de possibilidades entre as questões apresentadas podem ser evidenciadoras de indicativos e rumos para prevenção de adoecimento e manutenção de saúde mental dos estudantes num contexto carregado de normativas e previsões culturais, que necesitam de conhecimento, intervenção e ações preventivas. Organização de relatórios setoriais por

departamentos/setores ou escolas acadêmicas da UFPR. Percebemos que o “acesso ao ensino superior

deixou de ser exclusivo das famílias com melhores condições socioeconômicas, o que tem resultado na formação de uma elite intelectual menos homogênea” (Cechet, 2013). Este fato, no entanto, de acordo com grupo pesquisado tem sido ignorado, ou pelo menos pouco discutido, pela universidade.A identificação dos indicadores sociais dos estudantes ingressantes na UFPR podem facilitar elaboração de políticas públicas agregadas a experiências de protagonismo e apoio a diversidade estudantil conhecida.

Agradecimentos. A possibilidade e condições para realização da pesquisa pela Pró-Reitoria de Graduação,

especificamente, Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA).

Referências

Santos, L.C.P., & Bittencourt, D. V. M. (2018). Dialética da ação em práticas pedagógicas: um processo pessoal e único de reconstrução racional pelo ator social. Educar em Revista, 34 (72), 269–284. Cechet, A. G. S. (2013). O ingresso na universidade pública: análise dos sentidos atribuídos por um

grupo de estudantes atendidos pela assistência estudantil. Dissertação apresentada ao Programa

de Pós-Graduação em Psicologia, Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Produção de Subjetividade, Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, PR, Brasil.

Guatarri, F. (2001). As Três Ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 11ª edição.

Silva, R. R. da. (2010). O Perfil de saúde dos estudantes universitários: um estudo da Psicologia da

Referências

Documentos relacionados

Conforme descrito no tópico Integração e Comunicação Organizacional, as atividades da CIS estão concentradas na prestação do serviço final ao usuário

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

Denny Truesdale 1 The management and control of wildland fires has been a major issue for the land management agencies in the United States during the past century.. Today we

novo medicamento, tendo como base para escolha as necessidades de cada segmento do mercado farmacêutico; e c) licenciamento do produto, o processo mais demorado

modo favorável; porem uma contusão mais forte pode terminar-se não só pela resolução da infiltração ou do derramamento sanguíneo no meio dos. tecidos orgânicos, como até