• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

Estágio Profissionalizante

Mestrado Integrado em Medicina

Curso 2012-2018

Luís Pedro Paulino Ferreira

Aluno 2012251

(2)

ÍNDICE

I – Introdução ... 2

II –Objetivos Gerais ... 2

III – Descrição das Atividades Desenvolvidas ... 3

A. Estágio Parcelar de Saúde Mental ... 3

B. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ... 3

C. Estágio Parcelar de Pediatria ... 4

D. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia ... 5

E. Estágio Parcelar de Cirurgia ... 5

F. Estágio Parcelar de Medicina ... 6

IV – Elementos Valorativos ... 7

V - Análise Crítica ... 7

VI - Anexos ... 10

“Tell me and I forget.

Teach me and I remember. Involve me and I learn.”

(3)

I - INTRODUÇÃO

Ao longo dos últimos anos, a formação médica e os planos curriculares têm vindo a ser alvo de revisão e mudança, com o intuito de melhorar e adequar a formação dos futuros médicos àqueles que são os atuais requisitos inerentes à prática da Medicina. Além de um profissional competente, espera-se que o médico seja dotado de características, aptidões e valores diferenciadores, e que vão além do saber teórico/científico. Enquadrando-se nesta nova realidade, também o plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NMS|FCM-UNL) foi e tem vindo a ser reformulado, com o intuito de proporcionar aos seus alunos uma formação vocacionada para a prática clínica, com uma integração estruturada da componente teórica e das diversas áreas de investigação. Neste âmbito, a Unidade Curricular (UC) de Estágio Profissionalizante (EP) do 6ºano, organizada em seis estágios parcelares, visa promover o contacto do futuro médico com a realidade profissional, fomentando as suas competências práticas, o raciocínio clinico, o conhecimento científico e o desenvolvimento de relações interpessoais e de trabalho de equipa.

O presente relatório encontra-se dividido em seis partes: Introdução; Objetivos Gerais; Descrição das Atividades Desenvolvidas, onde serão descritos, sucintamente, os vários estágios realizados e os objetivos específicos para cada um; Elementos valorativos; Análise Crítica,onde consta uma reflexão sobre os aspetos positivos e menos positivos deste ano, avaliando o impacto

que o EP teve na minha formação, bem como o cumprimento dos objetivos inicialmente propostos;

e por fim, os Anexos, onde constam certificados das atividades extracurriculares mais relevantes.

II - OBJETIVOS GERAIS

Tratando-se do último estágio do ensino pré-graduado/MIM, o EP terá como objetivo principal o desenvolvimento e melhoramento das múltiplas competências do estudante e futuro médico, com vista à aquisição de conhecimentos, atitudes/valores e autonomia necessários ao exercício da profissão médica. Assim, e de forma a que a formação deste ano fosse a mais completa e enriquecedora possível, delineei alguns objetivos transversais a todos os estágios parcelares: (1)

(4)

Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo do MIM e aplicá-los na prática clínica; (2) Saber identificar e avaliar problemas médicos frequentes através da anamnese e exame objetivo; (3) Desenvolver o raciocínio clínico, formulando hipóteses de diagnóstico com subsequente requisição de exames complementares e propostas terapêuticas adequadas; (4) Aprimorar as capacidades comunicativas e de empatia com os doentes e seus familiares, por forma a estabelecer uma melhor relação médico-doente; (5) Melhorar a comunicação com os vários profissionais de saúde e adquirir competências de trabalho em equipa.

III – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A. Estágio Parcelar de Saúde Mental (11/09/2017 a 06/10/2017)

O estágio de Saúde Mental, coordenado pelo Prof. Doutor Miguel Talina, teve inicio com um seminário de apresentação e de discussão de casos clínicos e um outro sobre abordagem do Estigma em Saúde Mental. Os restantes dias, de cariz prático, decorreram no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), sob orientação da Dr.ª Beatriz Lourenço. Como objetivos específicos para este estágio estabeleci: (1) contactar com as patologias psiquiátricas mais frequentes e com a abordagem e tratamento das mesmas; (2) familiarizar-me com os elementos fundamentais da entrevista psiquiátrica; (3) passar por diversas valências, de forma a ter uma visão mais abrangente da especialidade. Grande parte do meu estágio teve lugar no Serviço de Internamento (Pavilhão 21) onde assisti à realização de entrevistas com os doentes internados (tive oportunidade de conduzir algumas delas, e realizar uma história clinica), à elaboração de diários clínicos e realização de entrevistas familiares. Assisti também, todas as semanas, às reuniões multidisciplinares, assisti à Consulta Externa de Psiquiatria e participei nas Sessões de Psicoeducação para a Doença Bipolar. Tive ainda a oportunidade de passar pelo Serviço de Urgência, pela Consulta de Sexologia e de assistir, pela primeira vez, à realização de Electroconvulsivoterapia.

B. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (MGF)(09/10/2017 a 03/11/2017)

Este estágio, sob coordenação da Prof.ª Doutora Maria Isabel Santos, decorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) Descobertas, sob a orientação da Dr.ª Joana Campina. Para o presente

(5)

estágio defini como principais objetivos: (1) estabelecer um contacto mais aprofundado com os cuidados primários de saúde; (2) melhorar e adquirir competências para uma abordagem holística do doente, com enfoque na consulta centrada na pessoa e na relação médico-doente; (3) contactar com os problemas de saúde mais prevalentes na comunidade, bem como compreender medidas no âmbito da medicina preventiva. Ao acompanhar a minha tutora, assisti a diversos tipos de consulta, nomeadamente saúde do adulto, consultas do dia, de saúde infantil/juvenil, de saúde materna, de planeamento familiar, de gestão de peso e de cessação tabágica, e tive oportunidade de acompanhar a equipa da USF nas visitas ao domicílio. Foi-me permitido um contacto mais autónomo com a realidade da consulta, tendo participado ativamente na mesma, bem como a

posteriori realizei sozinho os primeiros passos da consulta, tudo sempre sob supervisão da minha

tutora. Durante este estágio, apresentei num Journal Club da USF, um artigo de revisão: “Irritable

Bowel Syndrome”, e marquei presença nas I Jornadas de Medicina Geral e Familiar (Anexo 3). Por

fim, realizei o Diário de Exercício Orientado, cuja discussão constituiu o momento final de avaliação.

C. Estágio Parcelar de Pediatria(06/11/2017 a 30/11/2017)

Este estágio, sob coordenação do Prof. Doutor Luís Varandas, decorreu no Hospital Dona Estefânia, na Unidade de Reumatologia Pediátrica (RP), sob orientação da Dr.ª Cristina Henriques. Para o presente estágio, defini os seguintes objetivos específicos: (1) conhecer e saber abordar as principais patologias da criança e adolescente; (2) adquirir aptidões de comunicação em contexto pediátrico, nomeadamente com a criança e seus pais/cuidadores.

Grande parte do meu estágio decorreu na Consulta Externa de RP, onde tive a oportunidade de realizar um exame objetivo direcionado à patologia deste foro, bem como contactar com a abordagem diagnóstica e terapêutica destas patologias. Semanalmente, frequentei o Serviço de Urgência, onde pude ter contacto com a vertente mais geral da pediatria, estimular o meu raciocínio clínico, levantar hipóteses diagnósticas e propor medidas terapêuticas.

Além destas atividades, tive a oportunidade de passar por outras valências: Unidade de Adolescentes, Unidade de Hematologia Pediátrica, Consulta de Imunoalergologia e Serviço de Cardiologia Pediátrica (Hospital Santa Marta). Assisti às reuniões de serviço, bem como a várias

(6)

sessões clínicas decorridas no hospital. O estágio terminou com a apresentação de vários seminários por parte dos alunos, tendo o tema do meu grupo sido “Corticoterapia Prolongada’’.

D. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (04/12/2017 a 12/01/2018)

Este estágio, coordenado pela Prof.ª Doutora Teresa Ventura, foi realizado no Hospital Lusíadas de Lisboa, sob orientação do Dr. Pedro Martins. Como objetivos específicos, estabeleci: (1) consolidar conhecimentos relativos às condições ginecológicas e obstétricas mais prevalentes; (2) melhorar a prática do exame objetivo ginecológico e a avaliação da mulher grávida; (3) contactar com diversas valências da especialidade, de forma a ter uma visão mais ampla da mesma.

Durante este período, assisti a muitas consultas de Ginecologia e Obstetrícia onde observei e compreendi os vários aspetos inerentes à abordagem da patologia ginecológica bem como à avaliação da mulher grávida nos diferentes trimestres. Todas as semanas estive no Serviço de Urgência/Sala de Partos e no Bloco Operatório. De forma a tornar o estágio mais diverso e enriquecedor, assisti à realização de ecografias obstétricas, histeroscopias, consultas de patologia do colo e frequentei a unidade de Procriação Medicamente Assistida (PMA). No fim do estágio, realizei uma apresentação sobre o tema: International Ovarian Tumour Analysis (IOTA) study.

E. Estágio Parcelar de Cirurgia (22/01/2018 a 16/03/2018)

O estágio de Cirurgia, coordenado pelo Prof. Doutor Rui Maio, foi realizado no Hospital das Forças Armadas – Pólo de Lisboa (HFAR-PL), sob orientação do TCOR MED Bruno Ferreira. Para este estágio delineei os seguintes objetivos específicos: (1) conhecer e contactar com a abordagem às patologias cirúrgicas mais frequentes, nomeadamente em contexto de Urgência; (2) aprofundar aspetos inerentes à avaliação do doente em pós-operatório; (3) executar técnicas de desinfeção e gestos cirúrgicos simples, em contexto de Bloco Operatório/Pequena Cirurgia.

Na primeira semana, foram lecionados seminários teóricos no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), bem como decorreu o curso TEAM (Trauma Evaluation and Management) (Anexo 6). Ao longo das semanas de estágio, acompanhei o meu tutor em diversas atividades, nomeadamente na enfermaria, onde observei doentes e discuti hipóteses diagnósticas e abordagens terapêuticas, realizei procedimentos simples (como troca de pensos, remoção de drenos e suturas) e elaborei

(7)

diários clínicos e notas de alta. No bloco operatório tive a oportunidade de assistir a várias cirurgias, e participar em algumas como segundo ajudante. No bloco de ambulatório pude participar como primeiro ajudante em pequenas cirurgias, praticando simples gestos como suturas e pensos. Relativamente à Urgência de Cirurgia do HFAR, esta é feita com base numa escala de prevenção, pelo que não contactei com esta valência de forma regular. Assisti ainda às consultas externas de Cirurgia Geral e às consultas de decisão terapêutica. Tive ainda a oportunidade de visitar três valências particulares do HFAR: o Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica, o Centro de Medicina Preventiva e a Secção de Treino Fisiológico. Por fim, participei no Mini-Congresso de cirurgia, onde apresentei, junto com os meus colegas, um trabalho intitulado “Ingestão de corpo

estranho – Para além de um simples diagnóstico”.

F. Estágio Parcelar de Medicina (19/03/2018 a 18/05/2018)

O estágio de Medicina, coordenado pelo Prof. Doutor Fernando Nolasco, decorreu na Unidade de Insuficiência Cardíaca (UIC), no Hospital São Francisco Xavier, sob orientação da Dr.ª Inês Araújo. Como objetivos para este estágio defini: (1) adquirir, de forma progressiva e tutorada, mais autonomia, que conjuntamente com a integração de conhecimentos, me permitisse observar doentes com mais destreza, elaborar diários clínicos, pedidos de exames complementares e planos terapêuticos; (2) ser capaz de, em contexto de urgência, observar e avaliar doentes, abordando os diferentes quadros clínicos.

Ao longo destas semanas, a minha atividade desenvolveu-se sobretudo na enfermaria, onde me foi dada progressivamente maior autonomia, pois ficava encarregue de observar doentes diariamente, elaborar os diários clínicos, verificar e registar os resultados dos exames pedidos e a terapêutica prescrita, sendo que posteriormente procedia-se à discussão da situação clínica dos doentes. Semanalmente, frequentei o Serviço de Urgência, onde observei um maior número de doentes e um maior espetro de patologias, assisti às consultas externas de Insuficiência Cardíaca e frequentei o Hospital Dia de Especialidades Médicas. Ao longo do estágio elaborei duas histórias clinicas completas e realizei uma exposição oral para todo o serviço sobre “Insónia - um dos

(8)

IV – ELEMENTOS VALORATIVOS

Em 2013, tive a honra de ser convidado para colaborar com o Departamento de Anatomia, enquanto Monitor Voluntário, função que desempenho até hoje; além disso, este ano colaborei também como monitor no Departamento de Imagiologia e Anatomia Clinica. Sempre me interessei pela vertente do ensino, e considero que poder transmitir conhecimentos e contribuir para a formação académica dos colegas mais novos é, sem dúvida, muito gratificante.

Apesar de ter ocorrido no ano transato, gostaria de destacar a minha participação no programa de mobilidade Erasmus+, na Université Victor Segalen Bordeaux 2 (França), porque me permitiu abrir horizontes e conhecer uma realidade distinta da portuguesa, quer em termos de formação médica, quer em termos de organização dos serviços de saúde, contribuindo assim para uma visão mais alargada da Medicina, e tendo sido por isso uma experiência muito enriquecedora.

Ao longo deste ano letivo, procurei complementar a minha formação através da participação em congressos e palestras, cujos respetivos certificados de participação se encontram anexados.

V – ANÁLISE CRÍTICA

Chegando à parte final do presente relatório, impõe-se a necessidade de realizar uma reflexão crítica do EP, analisando os seus aspetos positivos e menos positivos, bem como o impacto que este ano teve na minha formação académica e pessoal. Em termos globais e retrospetivos, considero que o 6º ano se revelou efetivamente um ano profissionalizante, com o aluno a ter um papel ativo no meio em que foi inserido, e onde se deu a consolidação de conhecimentos, a aquisição progressiva da componente prática (muito graças a um ensino tutorado com o rácio tutor: aluno de 1:1) bem como o ganho de parcial autonomia na realização de determinadas tarefas.

Analisando os vários estágios parcelares, considero que o de Saúde Mental permitiu um contacto com as patologias psiquiátricas mais frequentes, cumprindo assim um dos objetivos principais. Pude passar por diversas valências, cumprindo assim a minha vontade de adquirir uma visão mais alargada da especialidade (que não tinha até então). Destaco ainda as entrevistas a que assisti e conduzi, conseguindo obter algumas aptidões no que toca à comunicação com estes doentes, o

(9)

que me permitiu olhar para a doença mental de uma outra forma. Assim, este estágio suplantou as minhas expectativas e teve um importante papel na minha formação médica e pessoal.

O estágio de Medicina Geral e Familiar superou largamente as minhas expectativas e os objetivos específicos definidos. Com este estágio, fui adquirindo gradualmente mais autonomia e confiança para observar doentes, conduzir consultas, fomentar o raciocínio clinico, discutir diagnósticos, exames complementares e planos terapêuticos. Tudo isto, sob orientação de uma tutora sempre disposta a ensinar-me e a deixar-me participar ativamente na consulta, que me ia apontando os aspetos que poderia melhorar, bem como reforçando positivamente os meus progressos, contribuindo assim para o sucesso deste estágio.

No estágio de Pediatria, e tendo em conta a especificidade da unidade em que fui integrado, a minha tutora fomentou e possibilitou a minha passagem por outras unidades, bem como pelo Serviço de Urgência (SU), enfatizando sempre a importância de contactar com um maior leque de patologias da Pediatria Geral, o que constituiu um aspeto muito positivo. Como pontos menos positivos, aponto o facto de ter sido um estágio sobretudo observacional e, adicionalmente, o facto de sentir que existia uma sobrelotação de estudantes e internos, o que acabou por prejudicar o alcance da autonomia e profissionalização desejadas. Assim, apesar de não ter conseguido atingir plenamente os objetivos, faço um balanço positivo do estágio, em particular pelo contacto com patologia reumatológica pediátrica (mais especifica) e pela passagem pelo SU.

Quanto ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia, por ter decorrido num hospital privado, por um lado, teve um aspeto positivo, que se prendeu com a sua notável organização, permitindo-me passar pelas várias valências e consultas de subespecialidade, o que em termos de contato com a especialidade e aquisição de conhecimentos foi muito vantajoso, cumprindo-se assim um dos meus objetivos; por outro lado, o estágio ficou aquém das minhas espectativas no que toca à componente prática propriamente dita, pois foi estritamente observacional, sendo este o ponto menos positivo. Apesar de compreender os motivos que possam limitar a componente prática do estágio no setor privado, não posso deixar de referir que, infelizmente, um dos meus principais objetivos não foi atingido.

(10)

Com o estágio de Cirurgia, tive oportunidade de consolidar conhecimentos, ganhar alguma autonomia na observação de doentes e realizar alguns procedimentos práticos simples, que nunca tinha feito até então, permitindo assim colmatar algumas falhas que sentia ao se aproximar o final do curso. O aspeto menos positivo residiu no escasso contacto com o Serviço de Urgência, que julgo que representaria uma mais valia formativa. Não obstante, este estágio superou as minhas expectativas e a maioria dos objetivos foram bem conseguidos, sentindo que adquiri competências teórico-práticas básicas desta especialidade que todo o futuro médico deve ter.

Quanto ao estágio de Medicina, inicialmente achei que um estágio na UIC poderia parecer um pouco limitativo no que respeitaria ao contacto com diversas patologias. Todavia, este receio não correspondeu de todo à realidade, pois contactei com doentes internados por diversos motivos com múltiplas patologias. Este estágio demonstrou ser o paradigma do estágio profissionalizante, tendo sido aquele que exigiu uma maior dedicação da minha parte, em que me foi concedida maior autonomia, e em que senti maior responsabilidade. Destaco a minha atuação no SU, onde pude observar doentes de forma inteiramente autónoma, revelando-se por isso um dos momentos onde mais senti a minha evolução, onde mais senti que aprendi e cresci enquanto futuro médico.

Em termos extracurriculares, ser monitor no Departamento de Anatomia foi a principal atividade que abracei ao longo do meu percurso académico, da qual me orgulho de ter desempenhado, pois considero que foi sem dúvida uma mais valia pessoal e profissional, permitindo-me solidificar alguns conhecimentos e adquirir competências comunicativas e expositivas importantes para o meu futuro. Em suma, os objetivos inicialmente propostos foram globalmente bem conseguidos e hoje, apesar de ciente das minhas limitações e de que há ainda um longo caminho a percorrer, sinto-me melhor preparado para o que o futuro me reserva. Este ano, fica marcado por um substancial ganho de autonomia, com aquisição de mais e melhores competências, que me permitirão, dia após dia, fazer mais e melhor. Ao longo destes 6 anos, esta casa cultivou em mim o primor pela humildade e pela excelência, valores estes que levarei comigo para sempre.

Por fim, deixo o meu profundo agradecimento a todos os professores e tutores que marcaram o meu percurso. Agradeço ainda aos meus pais, pelo apoio incondicional, familiares e amigos.

(11)

VI – ANEXOS

ANEXO 1 - Monitor no Departamento de Anatomia e no Departamento de Imagiologia e Anatomia

Clinica da NMS|FCM.

ANEXO 2 - Certificado de participação na Formação de Competências Pedagógicas Básicas.

ANEXO 3 - Certificado de participação nas I Jornadas de Medicina Geral e Familiar.

ANEXO 4 - Certificado de participação no iMed Conference 9.0.

ANEXO 5 - Certificado de participação nos Encontros com a Endocrinologia.

ANEXO 6 - Certificado de participação no Curso de Trauma Evaluation and Management.

(12)

ANEXO 1 – Monitor no Departamento de Anatomia da NMS|FCM, nos anos letivos entre

2013-2018; Monitor no Departamento de Imagiologia e Anatomia Clinica da NMS|FCM, no ano letivo 2017/2018.

(13)

ANEXO 2 - Certificado de participação na Formação de Competências Pedagógicas Básicas,

ministrada no âmbito da Formação Pedagógica de Monitores, realizada no dia 21 de setembro de 2017.

(14)

ANEXO 3 – Certificado de participação nas I Jornadas de Medicina Geral e Familiar, realizadas

(15)

ANEXO 4 – Certificado de participação no iMed Conference 9.0, realizado de 27 a 29 de outubro

(16)

ANEXO 5 – Certificado de participação nos Encontros com a Endocrinologia, realizados nos

(17)

ANEXO 6 – Certificado de participação no Curso de Trauma Evaluation and Management

(18)

ANEXO 7 - Certificado de participação na palestra “Cefaleias”, ministrada pelo Centro de Cefaleias da Luz Saúde, no dia 22 de março de 2018.

Referências

Documentos relacionados

Summary In this study, we identified copy number variants (CNVs) in 19 European autochthonous pig breeds and in two commercial breeds (Italian Large White and Italian Duroc)

If, however, the simulations are modified to include the Δ ++ (1232) as the source of the π + p pair in Reaction (5), the simulation describe the data much better [16].. This figure is

Segundo Iida (2005), as recomendações ergonômicas a serem tomadas para resolver os problemas encontrados, devem ser apresentadas de maneira clara, descrevendo as

Após a síntese e elucidação estrutural, avaliou-se a capacidade de neutralização de radicais livres dos compostos sintetizados (DC1, DC2 e DC3), dos ácidos ferúlico

Em virtude do que foi exposto, o objetivo deste trabalho é analisar os indicadores de desempenho das agroindústrias familiares de panificação da área rural do município

Para estes autores enquanto não houver uma substancial convergência, tanto nos países de origem como de destino, nos rendimentos dos trabalhadores mais qualificados haverá

Este relatório trata a automatização de um processo da indústria de produção de elementos abrasivos para polimento de rochas. Sendo esta indústria muito dependente de mão-de-obra em

Por conseguinte, esses ajustamentos, devem ser reconhecidos directamente nos resultados transitados ou noutra rubrica do capital próprio (se mais apropriado) à data da