• Nenhum resultado encontrado

Mozart Vianna retorna à Secretaria-Geral e Sérgio Sampaio é o novo diretor-geral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mozart Vianna retorna à Secretaria-Geral e Sérgio Sampaio é o novo diretor-geral"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

Encontro do dia 06 de dezembro de 2013 5A

Mozart Vianna retorna à Secretaria-Geral e Sérgio Sampaio é o novo diretor-geral

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO- PUBLICA/435728-MOZART-VIANNA-RETORNA-A-SECRETARIA-GERAL-E-SERGIO-SAMPAIO-E-O-NOVO-DIRETOR-GERAL.html

Murilo Souza / Agência Câmara Notícias – 19/02/2013

O primeiro-secretário da Câmara, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC), empossou nesta terça-feira (19) Mozart Vianna de Paiva como secretário-geral da Mesa Diretora da Casa. Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida, que substituiu Mozart na secretaria-geral nos últimos dois anos, retorna ao cargo de diretor-geral. “Só desejo a vocês sorte, porque talento vocês têm de sobra”, declarou Bittar, após assinar os termos de posse.

Mineiro de 61 anos, Mozart retorna à cadeira que ocupou por mais de 20 anos, sempre sentado à esquerda de quem preside as sessões do Plenário. “Estou voltando para a minha casa”, declarou. Nos últimos dois anos, Mozart atuou como assessor do senador Aécio Neves (PSDB-MG), ex-presidente da Câmara, e também prestou consultoria na área legislativa.

“Dr. Mozart”, como é chamado pela maioria dos deputados, servidores e jornalistas, tornou-se conhecido até por quem não é do meio político, por conta de seu amplo conhecimento sobre o Regimento Interno da Casa. O secretário-geral destacou a importância do Legislativo e lamentou o fato de às vezes esse trabalho ser mal interpretado. “Eu vivi os tempos de Congresso fechado e cada vez mais tenho certeza de como ele é fundamental para a democracia”, disse.

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Mozart entrou na Câmara por concurso, em 1975. Foi descoberto pelo então secretário-geral,

(2)

2 Final, que corrigia as leis votadas antes de elas serem sancionadas.

O advogado brasiliense Sérgio Sampaio retorna ao cargo de diretor-geral, substituindo Rogério Ventura, e acumulando também o cargo de assessor especial do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Sampaio entrou na Câmara por concurso público aos 21 anos. Seu primeiro cargo foi como secretário da Comissão de Constituição e Justiça, de 1993 a 2001. Lá, galgou posições. Em seguida, assumiu pela primeira vez a diretoria-geral, que coordena todas as atividades administrativas da Casa.

“Podem nos cobrar dedicação, empenho e respeito ao Parlamento”, disse Sampaio. “Nosso trabalho é dar condições para que os deputados entreguem à população o que ela espera em termos de uma legislação eficiente”, completou.

Julgue C ou E.

1) Estão entre as atribuições regimentais do Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados dar posse ao Diretor-Geral e ao Secretário-Geral da Mesa e receber e fazer a correspondência oficial da Câmara, exceto a das Comissões.

2) É regimentalmente admissível que o deputado federal Márcio Bittar (PSDB/AC) acumule suas funções na Secretaria da Mesa Diretora com a de Vice-Líder da Minoria.

3) É lícito inferir do texto da Agência Câmara Notícias que o “Dr. Mozart” é deputado federal eleito pelo estado de Minas Gerais.

(3)

3 Julgue os itens seguintes, relativos aos órgãos da Câmara dos Deputados.

4) Incumbe à Procuradoria Parlamentar, órgão integrante da Câmara dos Deputados, promover diretamente as medidas judiciais cabíveis para a defesa de deputado federal cuja honra ou imagem perante a sociedade tenha sido atingida em razão do exercício do mandato. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Técnica Legislativa, CESPE, outubro de 2012)

5) Compete à Ouvidoria Parlamentar realizar, com autorização da Mesa Diretora, audiências públicas com segmentos da sociedade civil. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Taquígrafo Legislativo, CESPE, outubro de 2012)

6) É competência da Mesa da Câmara apreciar e encaminhar pedidos escritos de informação a Ministros de Estado, ad referendum da maioria absoluta dos Deputados.

7) O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar compõe-se de vinte e um membros titulares e igual número de suplentes, designados pelo Presidente da Câmara dos Deputados para mandato de dois anos, os quais elegerão, dentre seus titulares, um Presidente e dois Vice-Presidentes, sendo vedada a reeleição para o mesmo cargo na eleição subsequente.

8) As deliberações do Colégio de Líderes, sempre que possível, serão tomadas mediante consenso entre seus integrantes, quando isto não for possível,

(4)

4 Julgue C ou E, de acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

9) Em caso de recurso apresentado contra a apreciação conclusiva de projeto de lei, as assinaturas de líderes partidários ou de bloco parlamentar, nele apostas, não representam as dos liderados. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Consultor Legislativo, CESPE, 2002)

10) O Presidente da Mesa da Câmara dos Deputados passará o exercício da Presidência para o Primeiro-Vice-Presidente ou, na ausência deste, ao Segundo-Vice-Presidente, quando tiver que se ausentar da Capital Federal por mais de quarenta e oito horas. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Taquígrafo Legislativo, FCC, 2007)

11) Tanto os membros efetivos da Mesa Diretora como os Suplentes de Secretário não poderão fazer parte de qualquer comissão permanente.

12) O suplente de deputado convocado em caráter de substituição não pode ser escolhido para o cargo de suplente de secretário. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Técnica Legislativa, CESPE, outubro de 2012)

13) Quanto ao instituto regimental da prejudicialidade, é correto afirmar que um requerimento com a mesma, ou oposta, finalidade de um já aprovado será considerado prejudicado.

(5)

5 14) À hora do início dos trabalhos da sessão, não se achando o Presidente no recinto do Plenário, será ele substituído, sucessivamente, pelo Primeiro Vice-Presidente, Segundo Vice-Presidente, Primeiro-Secretário, Segundo-Secretário, Terceiro-Segundo-Secretário, Quarto-Segundo-Secretário, Primeiro Suplente de Secretário, Segundo Suplente de Secretário, Terceiro Suplente de Secretário, Quarto Suplente de Secretário, deputado mais idoso da Câmara dos Deputados.

Entre as atribuições do Presidente da Câmara dos Deputados previstas no Regimento Interno estão:

15) Presidir as reuniões da Mesa e tomar parte em suas discussões e deliberações, sem direito a voto.

16) Determinar o desarquivamento de proposição a requerimento do autor, ou autores, apresentado dentro dos primeiros cento e oitenta dias da primeira sessão legislativa ordinária da legislatura subsequente ao arquivamento. (Analista Legislativo da Câmara dos Deputados / Atribuição Contador, FCC, 2007)

17) Delegar, quando entender conveniente, aos demais membros da Mesa competência que lhe seja própria.

"Conheço muitos plenários, mas nenhum é tão bonito, quanto este, nem mesmo o da Organização das Nações Unidas, em Nova York".

(6)

6 com capacidade para receber Deputados e Senadores, com galerias para centenas de visitantes, é nele que se realizam as sessões da Câmara.

Julgue C ou E, de acordo com o Regimento Interno da Câmara.

18) No Plenário da Câmara dos Deputados, durante a Ordem do Dia, se a presença nos debates for inferior a um décimo do número total de Deputados, o Presidente deverá levantar a sessão, antes do prazo regimental previsto para o término dos trabalhos.

19) No decorrer das sessões, o orador usará da tribuna à hora do Grande Expediente, nas Comunicações de Lideranças e nas Comunicações Parlamentares, ou durante as discussões, podendo, todavia, falar dos microfones de apartes sempre que, no interesse da ordem, o Presidente a isto não se opuser.

20) No recinto do Plenário, durante as sessões deliberativas, só serão admitidos os Deputados e Senadores, os ex-parlamentares, os funcionários da Câmara em serviço local e os jornalistas credenciados. Será também admitido o acesso a parlamentar estrangeiro, desde que no respectivo parlamento se adote igual medida.

¿ Lo que se afirma abajo es verdadero o falso?

21) Las Sesiones Ordinarias son realizadas solamente una vez al día, con duración de cinco horas para los debates y deliberación de materias. Ocurren

(7)

7 del lunes al jueves, en el horario de las 14 horas, y, en los viernes, de las 9 horas.

22) Las Sesiones Extraordinarias son realizadas en días o horarios diferentes de las sesiones ordinarias. La sesión extraordinaria destínase, exclusivamente, a la discusión y votación de las materias constantes en el Orden del Día. Tiene duración de cuatro horas, pero pueden ser prorrogadas por una hora.

Sua vitória depende exclusivamente de vc.

Vc quer, vc pode!

Bons Estudos

Gustavo Pires

*****************

Texto Complementar

Rousseff: favorita para elecciones presidenciales de 2014

La Nación – 30 de noviembre de 2013

http://www.lanacion.cl/rousseff-favorita-para-elecciones-presidenciales-de-2014/noticias/2013-11-30/173648.html

Según un sondeo de la empresa Datafolha, 2 posibles rivales para la actual mandataria en los comicios de octubre de 2014 serían el senador Aécio Neves, del Partido de la Social Democracia Brasileña (PSDB), y al actual gobernador del estado de Pernambuco, Eduardo Campos, del Partido Socialista Brasileño (PSB).

(8)

8 según una encuesta divulgada este sábado por la firma Datafolha. El sondeo planteó 2 posibles escenarios para las elecciones, ya que aún no ha sido oficializada ninguna candidatura, incluida la de la propia Rousseff, quien sin embargo hoy se reunió con líderes de los partidos de su coalición para analizar el panorama electoral de cara al 2014.

En el primer escenario, Datafolha indicó como posibles rivales de Rousseff al senador Aécio Neves, del Partido de la Social Democracia Brasileña (PSDB), y al actual gobernador del estado de Pernambuco, Eduardo Campos, del Partido Socialista Brasileño (PSB). En ese caso, que según analistas políticos configura el escenario más probable, Rousseff obtendría un 47 por ciento de los votos, frente al 19 por ciento de Neves y el 11 por ciento de Campos. En la segunda situación propuesta por Datafolha, el candidato del PSDB sería el veterano político José Serra y la abanderada del PSB sería la ecologista Marina Silva, quien se afilió recientemente a esa formación. En ese escenario, Rousseff también ganaría con clara ventaja, aunque su intención de voto caería al 41%, frente al 24% de Marina Silva y el 19% de Serra. Según Datafolha, la encuesta tiene un margen de error de 2% y fue realizada entre el 21 y 22 de noviembre pasado, período en que fueron entrevistados 4.557 electores de 194 municipios de todas las regiones del país.

Referências

Documentos relacionados

Consideram-se partes envolvidas na LGPD: a) titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objetos de tratamento; b) controlador: pessoa natural ou

Definição e estudo dos métodos de dimensionamento Elaboração do pavimento tipo a ser dimensionado Definição dos critérios de dimensionamento Dimensionamento Análise

O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS DIANÓPOLIS, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS, nomeado pela Portaria nº 868/2018/REI/IFTO, de 30 de julho de

polaco. Os valores da demonstração da posição financeira de ativos e passivos financeiros diretamente associados à atividade operacional expressos em outras divisas

O secretário-geral será substituído por Silvio Avelino, que é o atual diretor do Departamento de Comissões da Casa. Mozart Vianna recebeu longa homenagem dos deputados durante

IX.2 O(a) aluno(a), cuja solicitação de mudança de Mestrado para Doutorado Direto tenha sido aprovada, deverá cumprir as exigências do doutorado direto, sendo que os créditos

Nesta entrevista, Andreas Schleicher, Diretor de Educação e Assessor Especial em Política Educacional da Secretaria Geral da Organização para a Cooperação e

§ 1° - O cargo do Diretor Geral do Departamento Nacional é de confiança do Presidente do Conselho Nacional do SESC e incompatível com o exercício de mandato em entidade sindical